SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
Research determines occurrence of E.coli on an exporter slaughterhouse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Cienc. Rural vol.43 no.6 Santa Maria June 2013

 

Pesquisa testa eficiência de métodos alternativos para diagnóstico de microorganismos em carne suína

 

 

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, demonstraram que os sistemas Petrifilm™ (3M) e TEMPO® (bioMeriéux) são eficientes como métodos alternativos para diagnóstico de Escherichia coli, enterobactérias e microorganismos mesófilos em suínos. O estudo foi publicado no periódico Ciência Rural, v.43, n.6, de junho de 2013.

O estudo teve como objetivo verificar e comparar a correlação e o tempo de processamento da metodologia convencional com as metodologias alternativas. Para isso, os pesquisadores selecionaram amostras da superfície de carcaças suínas em um abatedouro com Inspeção Federal no Estado de Santa Catarina. A contagem de microorganismos mesófilos, de enterobactérias e Escherichia coli foi feita por meio de ensaios realizados com os métodos alternativos e com o método convencional. Os resultados observados pelos pesquisadores foram a redução do tempo de execução dos ensaios utilizando as metodologias alternativas e correlação positiva entre essas metodologias.

Para a pesquisadora Cristhiane Cattani, o estudo mostra que as metodologias alternativas proporcionam ganho ao processo produtivo de indústrias que abatem e processam carne suína, pela rapidez na obtenção dos resultados da análise microbiológica. "Há uma otimização do processo para a indústria de carne suína, que necessita de resultados laboratoriais precisos e rápidos", avalia ela.

 

 

Pesquisador:
Cristhiane Stecanella de Oliveira Cattani

E-mail: cristhianecattani@gmail.com.
Ministerio da Agricultura Pecuaria e Abastecimento, Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Rua João Grumiché, 117
Kobrasol
88102600 - São José, SC - Brasil
Telefone: (48) 32619938
Fax: (48) 32619941

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License