SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
Research studies the process of construction of geographical indications for Brazilian food and beverage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Cienc. Rural vol.43 no.7 Santa Maria July 2013

 

Pesquisa testa as relações entre o índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) e o rendimento de grãos de quatro cultivares de trigo

 

 

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Porto Alegre, demonstraram que o índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) avaliado por leituras com sensor óptico ativo foi eficiente para identificar variações de produtividade na cultura do trigo. O estudo foi publicado no periódico Ciência Rural, v.43, n.7, de julho de 2013.

O estudo teve como objetivo avaliar a relação entre o NDVI, medido por sensor óptico ativo, e o rendimento de grãos em quatro cultivares de trigo, visando o desenvolvimento de procedimentos mais precisos para a adubação nitrogenada em cobertura em dose variada. Para tanto, os pesquisadores realizaram experimento em campo em 2009, onde avaliaram o NDVI em diferentes estágios de desenvolvimento e o rendimento de grãos. As leituras do NDVI foram eficientes em identificar variações na produtividade do trigo.

Na prática, o estudo demonstra que é possível adotar um modelo único para descrever a relação entre NDVI e potencial produtivo de trigo para as quatro cultivares testados no experimento. A quantificação dos valores de NDVI pode auxiliar na realização da adubação nitrogenada em cobertura em dose variável, segundo o potencial produtivo da cultura estimado de cada local dentro da lavoura.

Para o pesquisador Christian Bredemeier, a importância da pesquisa está justamente em auxiliar na aplicação do nitrogênio. "Na maioria das situações, a aplicação de fertilizantes nitrogenados é realizada sem considerar a variabilidade espacial do solo e da cultura. A medição de variáveis do dossel durante o desenvolvimento da cultura, como o NDVI, é uma oportunidade para melhorar o rendimento e a qualidade de grãos, através da aplicação localizada de fertilizantes nitrogenados", avalia ele.

O estudo posiciona-se numa área de pesquisa bastante promissora e estudada no Brasil. Atualmente, existem alguns grupos de pesquisa no país estudando a aplicação de sensores ópticos como ferramenta para realização da adubação nitrogenada em dose variada. Alguns grupos também trabalham com diferentes sensores e com as mais variadas culturas, especialmente milho, trigo e cana de açúcar.

 

 

Pesquisador
Christian Bredemeier

E-mail: bredemeier@ufrgs.br
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Agronomia.
Departamento de Plantas de Lavoura - Av. Bento Gonçalves, 7.712
Agronomia
91501-970 - Porto Alegre, RS - Brasil - Caixa-postal: 15100
Telefone: (51) 33086572

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License