SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
Research tests use of 1-MCP to block the action of ethylene on ornamental pepper plants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478On-line version ISSN 1678-4596

Cienc. Rural vol.45 no.6 Santa Maria June 2015

 

Press Release

Diluente TRIS-plasma de gema de ovo é alternativa para criopreservação do sêmen de carneiros

Ivo Walter dos Santos1 

1Universidade Federal do Paraná, Campus Palotina, Departamento de Medicina Veterinária. Rua Pioneiro, 5123. Jardim Dallas 85950000 - Palotina, PR - Brasil Telefone: (44) 32118500 Ramal: 1300 Fax: (44) 36496616


Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, em Palotina, Paraná, e da Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, demonstraram que o diluente TRIS-plasma de gema de ovo (TRISP) é uma alternativa para criopreservação do sêmen em carneiros. O estudo foi publicado no periódico Ciência Rural, v.45, n.6, de junho de 2015.

O objetivo do estudo foi o de avaliar a capacidade crioprotetora das lipoproteínas de baixa densidade (LDL) presentes no plasma de gema de ovo, adicionado ao trihidroxiaminometano (TRIS) para congelar sêmen ovino. Para isso, os pesquisadores coletaram trinta e seis ejaculados para formar 12 “pools”. Cada alíquota de sêmen foi diluída em TRIS-gema de ovo (TRISG) ou TRIS-plasma de gema de ovo (TRISP) antes de congelar o sêmen. Para a obtenção do plasma da gema de ovo, os pesquisadores utilizaram o método de ultracentrifugação.

Os resultados mostram que após o descongelamento não houve diferença entre os dois extensores em relação aos parâmetros seminais (motilidade, viabilidade, membrana acrossômica e plasma). No entanto, no Teste de Termo Resistência Lenta, o sêmen congelado com TRISP possibilitou um aumento no número de espermatozoides com acrossoma intacto. Segundo o pesquisador Ivo Walter dos Santos, os resultados demonstram que TRISP é uma alternativa viável de diluente, que melhora o quadro do sêmen sem a necessidade do processo de purificação das LDL.

Pesquisador: Ivo Walter dos Santos, email: santosiw@ufpr.br.

Creative Commons License This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.