SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
Effectiveness of disinfectants compounds against bacterial strains of Salmonella enterica serovar Enteritidis and Escherichia coli from poultry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478On-line version ISSN 1678-4596

Cienc. Rural vol.46 no.8 Santa Maria Aug. 2016

 

Press Release

Revisão de literatura aborda fatores de virulência da Escherichia coli enterotoxigênica em suínos

Daniele Araujo Pereira1 

1Unesp-Jaboticabal/SP - Clínica e Cirurgia Veterinária Via de Acesso Prof.Paulo Donato Castellane s/n , Jaboticabal 14884-900 Brazil


Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista, em Jaboticabal, São Paulo, e da Universidade Estadual de Londrina, em Londrina, Paraná, mostraram os fatores de virulência da Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC) mais ocorrentes em suínos e a importância de se recorrer a vacinas específicas na imunização de matrizes suínas. O estudo foi publicado no periódico Ciência Rural, v.46, n.8, de agosto de 2016.

O estudo teve como objetivo compreender melhor a Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC) e buscar melhores formas de minimizá-la dentro das granjas suinícolas. Para isso, os pesquisadores realizaram uma revisão de literatura sobre a temática, reportando estudos que tratam do modo de funcionamento e dos distúrbios entéricos causados pela ETEC em suínos. O levantamento permitiu aos pesquisadores mostrarem que a imunização das matrizes com adesinas é importante para estimular a produção de anticorpos e a consequente transferência através do colostro aos leitões.

De acordo com a pesquisadora Daniele Araújo Pereira, a pesquisa pode ajudar na prática com o manejo e biosseguridade dentro do sistema de produção de suínos, já que mostra a necessidade de se produzir vacinas específicas para matrizes suínas para imunizar o leitão. Muito estudada no mundo, a bactéria E.coli ainda tem muito que ser pesquisada, principalmente em suínos. Daniele cita, por exemplo, a importância de se estudar a produção de vacinas para prevenir essa infecção bacteriana, compreendendo como funcionam suas vias de inoculação e seus tipos mais eficazes (se são autógenas ou de proteínas recombinantes.

Daniele Araujo Pereira E-mail: daniele.araujop@gmail.com

Creative Commons License This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.