SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Non-nutritive sucking in pre-term infants: a bibliographic studyThe Taxonomy II proposed by the North American Nursing Diagnosis Association ( NANDA) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Latino-Americana de Enfermagem

On-line version ISSN 1518-8345

Rev. Latino-Am. Enfermagem vol.11 no.2 Ribeirão Preto Mar./Apr. 2003

https://doi.org/10.1590/S0104-11692003000200015 

ARTIGO DE ATUALIZAÇÃO

 

Desenvolvimento da especialidade saúde e trabalho, no departamento de enfermagem do Hospital Virtual Brasileiro1

 

Development of the health and work speciality at the nursing department of a Brazilian Virtual Hospital

 

Desarrollo de la especialidad de trabajo y salud del departamento de enfermería en el Hospital Virtual Brasileño

 

 

Regina Helena do NascimentoI; Maria Inês Monteiro CoccoII; Maria Helena Baena de Moraes LopesIII

IAcadêmica do 4º ano do Curso de Graduação em Enfermagem, e-mail: renurse@hotmail.com
IIProfessor Assistente Doutor, Orientador da pesquisa, e-mail: inesmon@obelix.unicamp.br
IIIFaculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas

 

 


RESUMO

O objetivo deste estudo é criar uma página na internet, sobre a especialidade Saúde e Trabalho, no Departamento de Enfermagem do Hospital Virtual Brasileiro. A estrutura da página está dividida nos seguintes temas: Sistema Único de Saúde (SUS); SUS x Norma Operacional de Saúde do Trabalhador (NOST); Breve histórico da organização do trabalho; Qualidade de vida; Eventos e links sobre o tema. Foi utilizada a metodologia de navegação e programação HTML (hyper text markup language) para o desenvolvimento das páginas WWW, revisão bibliográfica dos últimos anos, através de bibliotecas e da própria internet; além da revisão por especialistas na área de Saúde e Trabalho.

Descritores: saúde, trabalho, internet, enfermagem, saúde ocupacional


ABSTRACT

The goal of this study is to create a page on internet about the Health and Work speciality, at the Nursing Department of a Brazilian Virtual Hospital. The page structure is divided in these subjects: Unified Health System, Unified Health System and the Operational Occupational Health Norm, a small history about work organization, life quality and courses and links about this subject. The authors utilized the navigation and programming methodology of hyper text markup language (HTML) to develop the www pages bibliographic revision as well as peer review with respect to the content on the areas of work and health.

Descriptors: health, work, internet, nursing, occupational health


RESUMEN

El objetivo de este es crear una página en la internet sobre la especialidad de Trabajo y Salud, en la sección del Departamento de Enfermería del Hospital Virtual Brasileño, permitiéndole al internauta obtener informaciones sobre el tema; contactar sites sobre el asunto; y ver la relación de eventos científicos en esa área. La diagramación de la página incluye los siguientes temas: Sistema Único de Salud (SUS), SUS vs. Norma Operacional de Salud del Trabajador (NOST), un resumen histórico sobre la organización del trabajo, Calidad de Vida, Eventos, y En laces sobre el tema. Las páginas WWW fueron realizadas con programación HTML (hiper text markup language). La metodologia incluyó la revisión de la bibliografía actualizada sobre el tema y la revisión del texto por especialistas del área.

Descriptores: trabajo, salud, internet, enfermería, salud del trabajador


 

 

INTRODUÇÃO

A internet tem se mostrado, nos últimos anos, um excelente veículo de comunicação, tornando-se cada vez mais acessível a todas as classes sociais. Esse fato evidencia que as pessoas passaram a usar a rede mundial de computadores, dentre outras finalidades, para manterem-se informadas sobre diversos assuntos presentes na mesma.

Diversos autores(1-3) têm enfatizado a importância da informática e dos recursos da internet na enfermagem.

"Os recursos oriundos desta tecnologia são de grande valia para a enfermagem quando aplicados tanto no gerenciamento dos serviços de atendimento à saúde, ou seja, Hospitais, Unidades básicas de Saúde e afins, quanto no apoio ao profissional nas atividades de assistência ao paciente"(1).

Desse modo, a realização de trabalhos burocráticos poderá ser facilitada, possibilitando incrementar a atividade de prestação de assistência direta ao paciente. Além disso, a informática proporciona acesso a informações para determinar um cuidado de melhor qualidade a ele, bem como o acesso a tratamentos mais recentes(1).

O Hospital Virtual Brasileiro(4) é uma proposta de educação contínua para os profissionais de saúde, a qual não se restringe apenas aos locais de trabalho, mas possibilita o acesso e consulta residencial, com o intuito de manter disponível para o público, durante vinte e quatro horas por dia, documentos, imagens e sons. Isso auxiliará a assistência prestada, ampliando o papel dos centros educacionais. Além da população em geral, profissionais de saúde, estudantes de graduação, pós-graduação e docentes também poderão se beneficiar com o Hospital Virtual(2).

Um dos objetivos da criação do Departamento de Enfermagem do Hospital Virtual Brasileiro é "tornar acessível informações sobre diversas especialidades de enfermagem com indicações a respeito de dados disponíveis na internet mundial". Ressalta-se que o Hospital Virtual Brasileiro é pioneiro na América Latina e o terceiro a ser criado em âmbito mundial(2).

Desse modo, construir uma "Home Page" sobre Saúde e Trabalho é uma forma de contribuir para a educação continuada dos profissionais da área de saúde, sendo uma maneira de informá-los sobre as questões relacionadas a esse tema, tornando-se uma das possibilidades para compartilhar o conhecimento. É importante destacar que este trabalho engloba, também, os trabalhadores em geral e a população, permitindo o acesso às informações sobre os direitos dos trabalhadores, dentre outros assuntos, por meio de links que conduzirão o usuário a diversos "sites".

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Desenvolver um "site" sobre Saúde e Trabalho na WWW, disponibilizando esse material para profissionais da área de saúde e a comunidade de usuários da internet.

Objetivos Específicos

- facilitar o acesso a informações sobre Saúde e Trabalho aos usuários da internet;

- divulgar a "Home Page" sobre Saúde e Trabalho junto à comunidade de profissionais e usuários da internet;

- divulgar cursos sobre Saúde e Trabalho e outros assuntos de interesse.

 

MÉTODOS

Foi realizada a capacitação em HTML (hyper text markup language), que forneceu maiores informações e ferramentas de navegação pela rede e programação HTML para a confecção das páginas WWW (World Wide Web).

Utilizou-se, para desenvolver tais páginas, a rede acadêmica da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (UNINET) que apresenta grande capacidade de tráfego de informação eletrônica e também o acesso discado fora da universidade.

O contato com outros profissionais e especialistas na área de Saúde e Trabalho foi possível por meio de contato direto com eles, para que se procedesse a correção das páginas antes da disponibilização na internet. A consulta bibliográfica foi realizada continuamente nas bibliotecas da UNICAMP, Centros de Pesquisas e na internet.

 

DESENVOLVIMENTO

A estrutura da página do "Hospital Virtual Brasileiro" sobre "Saúde e Trabalho" está disponibilizada no endereço http://www.hospvirt.org.br/enfermagem(5) , na especialidade "Saúde do Trabalhador", abordando os seguintes temas:

Sistema Único de Saúde (SUS) - Essa página aborda o modo como a assistência à saúde no Brasil está organizada, por meio da retrospectiva de alguns acontecimentos que precederam a implantação do SUS, bem como os seus princípios.

Sistema Único de Saúde (SUS) X Norma Operacional de Saúde do Trabalhador (NOST) - Essa página aborda o modo como as ações em Saúde do Trabalhador estão organizadas dentro do SUS, bem como as legislações que norteiam essas ações e tomam a saúde do trabalhador como campo que atua em atenção à saúde. Enfoca, também, os princípios do SUS direcionados à Saúde do Trabalhador.

Breve histórico da organização do trabalho - Enfoca um breve histórico sobre a evolução do modo de produção capitalista e seus reflexos no modo de organização do trabalho e na saúde do trabalhador.

Legislação trabalhista - Aborda algumas leis que norteiam as esferas do Trabalho, Saúde e Previdência Social, além de proporcionar acesso ao "site" que disponibiliza as Normas Regulamentadoras, dentre outras Leis Trabalhistas.

Qualidade de vida - Essa página aborda a promoção à saúde como forma de melhoria na qualidade de vida no trabalho e do trabalhador, bem como alguns indicadores para obtenção da medida da qualidade de vida. Destaca, também, a importância de as empresas investirem na melhoria da qualidade de vida no trabalho, enfocando alguns modelos, de acordo com visões de diferentes autores.

"Links" sobre Saúde e Trabalho - Nessa página, encontra-se disponível uma listagem de "links" que conduzem à "sites" sobre Saúde e Trabalho, bem como à descrição do que encontrar em cada um deles.

Eventos - Essa página apresenta uma listagem de eventos, além de endereços eletrônicos para correspondências a fim de obter maiores informações e "sites" para obtê-las.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Deve ser ressaltado que "a informática em enfermagem é área de conhecimento que diz respeito ao acesso e uso de dados, informação e conhecimento, para padronizar a documentação, melhorar a comunicação, apoiar o processo de tomada de decisão, desenvolver e disseminar novos conhecimentos, aumentar a qualidade, a efetividade e a eficiência do cuidado em saúde, fornecendo maior poder de escolha aos clientes, e fazer avançar a ciência da enfermagem"(1).

Pode-se evidenciar a importância do uso da informática, dos recursos da internet e da informatização em enfermagem, bem como suas contribuições para a educação continuada dos profissionais de enfermagem, dos trabalhadores e da população. É fundamental que os mesmos estejam preparados para obterem e manipularem informações, por meio desses recursos, além de manterem-se atualizados.

Ressalta-se, também, a necessidade de os profissionais de enfermagem contribuírem para que haja uma ampliação de temas referentes a essa área, disponibilizados na internet, a fim de contribuir com a atualização constante tanto dos profissionais quanto da população em geral, assim como para uma melhor qualidade da assistência prestada à população. É importante, também, a divulgação do Departamento de Enfermagem do Hospital Virtual Brasileiro, a fim de que os usuários da internet acessem as subespecialidades de enfermagem nele contidas.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Marin HF. Informática em Enfermagem. São Paulo (SP): EPU; 1995.         [ Links ]

2. Lopes MHBM. O Projeto: Departamento de enfermagem do Hospital Virtual Brasileiro. J Bras Enfermagem 1997 novembro/dezembro; 21(140):3.         [ Links ]

3. Caliri MHL. Usando os recursos da internet na enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem 1997 janeiro; 5(1):98-100.         [ Links ]

4. Hospital Virtual Brasileiro. [acessado em 26 maio 2001]. Disponível em: URL: http://www.hospvirt.org.br.         [ Links ]

5. Hospital Virtual Brasileiro Departamento de Enfermagem. [acessado em 26 maio 2001]. Disponível em: URL: http://www.hospvirt.org.br/enfermagem.         [ Links ]

 

 

Recebido em: 29.11.2001
Aprovado em: 20.6.2002

 

 

1 Projeto financiado pelo PIBIC-CNPq

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License