SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Standing on the shoulders of giants: production concepts versus production applications. The Hitachi Tool Engineering example author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530XOn-line version ISSN 1806-9649

Gest. Prod. vol.16 no.3 São Carlos July./Sept. 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2009000300001 

Carta do Editor

 

 

Caros Leitores,

Com imensa satisfação estamos publicando o número 3, volume 16 da Gestão & Produção (G&P). Aproveitamos para anunciar que a partir de outubro já poderemos contar com as contribuições dos editores associados no processo de gestão da G&P e, além disso, estamos envidando esforços para ampliar o conjunto de avaliadores e assim reduzirmos o tempo médio de avaliação dos artigos submetidos à revista.

Neste número, além dos treze artigos - a seguir sucintamente apresentados - que foram apreciados por pelo menos dois avaliadores, convidamos o Professor Eliyahu M. Goldratt, do Goldratt Group, a publicar um artigo na G&P. Em seu artigo, que é o primeiro neste número, o professor Goldratt apresenta sua visão sobre o Sistema Toyota de Produção, utilizando a Hitachi como caso ilustrativo.

No segundo artigo deste número, Salgado et al. avaliam a contribuição do mapeamento do fluxo de valor no processo de desenvolvimento de produtos de uma empresa do sul de Minas. E no terceiro, Conceição et al. empregam a pesquisa-ação para desenvolver uma metodologia de redução do tempo de preparação de máquina em uma empresa de manufatura contratada que produz grande variedade de produtos.

No quarto artigo, Yanasse, Rodrigues e Senne desenvolvem um algoritmo para resolver o problema de sequenciamento de tarefas de modo a minimizar o número requerido de trocas de ferramentas. E Bouzada e Saliby, no quinto, formulam um modelo de Regressão Múltipla com variáveis dummy para servir como base do processo de previsão de demanda em um call center.

Em seguida, no artigo de número seis, Selau e Ribeiro propõem um método para construção de modelos de previsão de risco de crédito e aplicam-no em uma amostra de clientes de uma rede de farmácias. Já no de número sete, Nomelini, Ferreira e Oliveira ilustram e discutem alguns padrões de não aleatoriedade que podem ser encontrados nos gráficos de Controle Estatístico de Processo (CEP), procurando auxiliar a interpretação de tais gráficos.

No oitavo artigo, Guerra propõe um modelo para a definição de estoques de segurança de itens comprados em empresas que fabricam produtos complexos, sob encomenda, com base em critérios qualitativos e quantitativos. No nono, Barbalho et al. apresentam o caso da criação de um escritório de projetos em uma empresa de médio porte e discutem a efetividade das práticas de gestão sobre os resultados dos projetos.

No décimo artigo, Piekarski e Cziulik desenvolvem um modelo para a tomada de decisão quanto ao emprego de sistemas de fixação desmontáveis, considerando os custos envolvidos. E Aymard e Brito, no décimo primeiro, discutem os custos relacionados à troca de fornecedores a partir de um levantamento das percepções de compradores de serviços logísticos de indústrias químicas e petroquímicas do Estado de São Paulo.

Carvalho e Silva, no décimo segundo artigo, apresentam um método para avaliar a cooperação entre empresas pela troca de informação e aplicam-no em empresas do setor de autopeças. Já Souza e Amato Neto, no décimo terceiro artigo, discutem as características das cadeias de valor que envolvem as transações entre produtores brasileiros de manga e uva e compradores europeus.

No último artigo publicado neste número, Seno e Belhot apresentam uma matriz de relacionamentos para auxiliar a identificação de competências desejáveis em professores de ensino a distância na área de engenharia.

 

Néocles Alves Pereira
Editor-Chefe

Alceu Gomes Alves Filho
Editor-Adjunto

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License