SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Heat transfer applied to rapid prototyping by metal deposition in successive layers using 3D welding author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Soldagem & Inspeção

Print version ISSN 0104-9224

Soldag. insp. vol.18 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2013

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-92242013000400001 

EDITORIAL

 

 

Conferir metas é sempre um passo importante no gerenciamento de projetos e a revista Soldagem&Inspeção não é diferente. É hora de fazer uma autoavaliação confrontando as metas propostas com os resultados. Ao iniciar o desafio de estar como Editora Chefe da Revista Soldagem&Inspeção, foram estabelecidas algumas diretrizes em particular relacionadas ao tempo de publicação, qualidade e a divulgação, qualidade dos artigos., critérios que refletem a valorização dos autores colaboradores

O tempo de publicação é uma estratégia para fazer circular rapidamente o conhecimento científico produzido e estimular os autores dando-lhes visibilidade e reconhecimento. Neste período se trabalhou na redução do tempo para publicação dos artigos submetidos a S&I e desde janeiro de 2012 o tempo médio entre a submissão e a publicação dos artigos foi de 5 meses. Bastante bom para uma revista trimestral mas ainda com espaço para melhorias.

Tornar a divulgação da produção científica uma meta prioritária, bem sucedida, é poder medir o seu crescente impacto na comunidade científica. O cumprimento dessa meta mede-se de várias maneiras: pela diversidade e abertura a novos autores, iniciantes ou reconhecidos internacionalmente, pelas consultas aos artigos e pela indexação da Revista.

Entre as ações conduzidas se destaca o numero de aniversário de 10 anos da Revista e a seção de artigos de revisão/estado da arte que vem trazendo uma visão global e atualizada de tópicos de interesse, eles mesmos estimulantes do desenvolvimento dos pesquisadores e do conhecimento técnico-científico.

Neste período se manteve a indexação junto a Thomson Reuters (ISI) e a qualidade e importância dos artigos publicados pode ser medida pelo número de consultas aos artigos. De Janeiro de 2012 até fim de setembro 2013 a média de consultas por trimestre é de 25000, valor este ao se considerar a dimensão da nossa comunidade, deixa uma visão bem otimista quanto à grande contribuição da Revista S&I para a comunidade científica de Soldagem e processos afins.

Um especial agradecimento se faz necessário a todos os que fazem a revista: autores, editores associados e revisores que trabalharam para melhorar estes índices. E o desafio continua junto com o estimulo por melhorias destacando-se: o sistema de submissão e de acompanhamento de artigos, o aumento no número de citações por artigo, e a classificação no Qualis de diferentes áreas.

 

Profª. Ana Sofia C. M. d'Oliveira
Editora Chefe Revista Soldagem& Inspeção

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License