SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número71Com a PEC 241/55 (EC 95) haverá prioridade para cumprir as metas do PNE (2014-2024)? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Rev. Bras. Educ. vol.22 no.71 Rio de Janeiro  2017  Epub 09-Out-2017

https://doi.org/10.1590/s1413-24782017227144 

Editorial

EDITORIAL

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim1 

Carlos Bernardo Skliar2 

Cláudia Ribeiro Bellochio3 

Laura Cristina Vieira Pizzi4 

Luiz Fernandes Dourado5 

Marcus Levy Bencostta6 

Maria Alfredo Moreira7 

Maria da Conceição Passeggi8 

1Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

2Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, Cidade Autônoma de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina

3Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

4Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

5Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

6Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

7Universidade do Minho, Braga, Portugal

8Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil


Este número da Revista Brasileira de Educação (RBE) marca uma transição importante do seu projeto editorial. A partir de agora, a publicação de artigos será contínua, e não mais organizada em volumes impressos e números específicos como se fazia anteriormente. Essa modificação no projeto editorial da RBE, que vem sendo discutida nos últimos seis anos, é mais um fruto do trabalho dedicado e conjunto de sua Comissão Editorial e das Diretorias da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Nos últimos anos, e com o propósito de aprimorar seu projeto, a RBE adotou a publicação bilíngue on-line; reduziu sensivelmente os prazos entre submissão, avaliação e publicação dos artigos; optou pela afirmação política do acesso aberto para sua divulgação e publicização; zelou pelo escopo da revista, priorizando sua responsabilidade social na disseminação de conhecimentos resultantes de pesquisas de alta qualidade, assim como por sua inserção nacional e internacional no âmbito de publicações especializadas.

Constatou-se, no entanto, que a sua edição em formato brochura e impresso, por várias razões, constituía um entrave à agilidade da publicação dos artigos aprovados. Por essa razão, o formato da edição avulsa digital foi considerado a alternativa mais adequada às exigências atuais da área, opção já adotada por periódicos científicos consagrados nas áreas de humanidades e ciências sociais.

Nesta primeira edição avulsa da RBE será publicado um total de 36 artigos, sendo 12 a cada mês: outubro, novembro e dezembro de 2017, o que corresponderá, no final do ano, a 40% a mais de artigos publicados com relação às edições anteriores. A previsão é a de manter ou até mesmo ampliar esse percentual. Estima-se que com um maior número de artigos publicados a cada ano, expandem-se igualmente as relações da revista com a produção científica na área de Educação e com a sociedade em geral.

Nesse sentido, e com a finalidade de dar ainda mais visibilidade à agenda de discussão política e acadêmica da ANPEd, este número da RBE traz três artigos encomendados por esta Comissão a pesquisadores que vêm desenvolvendo análises críticas e proposições pertinentes para um maior entendimento de temáticas relevantes que emergem do atual cenário das políticas públicas brasileiras.

A expectativa da Comissão Editorial da RBE, com relação à publicação contínua de artigos exclusivamente por meio digital, é que esse formato torne mais dinâmicas as suas edições e que venham a se multiplicar as contribuições de quem escreve, publica, avalia e lê a revista ampliando seus horizontes e promovendo os novos caminhos que a publicação enseja desenhar.

Aproveitamos para dar as boas-vindas aos colegas Maria Alfredo Moreira (Universidade do Minho, Portugal), Luiz Fernandes Dourado (Universidade Federal de Goiás - UFG) e Salomão Antônio Mufarrej Hage (Universidade Federal do Pará - UFPA), novos membros da Comissão Editorial a partir de junho de 2017. E agradecemos o trabalho sério e solidário realizado pelos colegas Marcelo Andrade (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ) e Marília Gouvea de Miranda (UFG), que encerraram seus mandatos como integrantes da Comissão Editorial da RBE.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons