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Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Rev. bras. educ. espec. vol.22 no.4 Marília Oct./Dec. 2016

https://doi.org/10.1590/s1413-65382216000400001 

Editorial

Editorial

Eduardo José Manzini1 

Débora Regina de Paula Nunes2 

Dirce Shizuko Fujisawa3 

Fabiana Cia4 

Márcia Denise Pletsch5 

1(Unesp)

2(UFRN)

3(UEL)

4(UFSCar)

5(UFRRJ)


Com a presente edição fechamos o volume 22 de 2016. Agradecemos a todos os nossos pareceristas do corpo editorial e ad hoc, que tiveram o árduo trabalho de avaliar e emitir pareceres sobre os artigos recebidos.

Agradecemos ao CNPq pelo apoio financeiro dispensado neste ano e informamos que enviamos nova proposta da Revista Brasileira de Educação Especial para concorrermos ao edital de Apoio a Períodos Científicos para 2017.

Nossa avaliação parcial de 2016 sobre os artigos recebidos pela revista já indica que a demanda tem aumentado. No ano de 2014, recebemos 99 artigos; no ano de 2015, esse número foi de 98; e, em 2016, já recebemos, até o início de novembro, 135 artigos.

Para o biênio 2017-2018, a ABPEE conta com nova diretoria eleita no VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, ocorrido em São Carlos na UFSCar.

Presidente: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini - UNESP/Bauru

Vice-Presidente: Sadao Omote - UNESP/Marília

1º Secretário: Neiza de Lourdes Frederico Fumes - UFAL

2º Secretário: Flávia Faissal de Souza- UERJ

1º Tesoureiro: Leonardo S. A. Cabral - UFGD

2º Tesoureiro: Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo - UFRN

Conselho Fiscal:

Edson Pantaleão Alves - UFES

Ivanilde Apoluceno de Oliveira - UEPA

Carlo Schmidt - UFSM

Para o número 4, contamos com 10 artigos originais, sendo oito artigos referentes a relatos de pesquisa e dois manuscritos sobre revisão da literatura. Os temas demonstram a variedade de opções de leitura:

  • Escolarização e institucionalização de filhos com Síndrome de Down: experiências de casais idosos portugueses

  • Indicadores de desenvolvimento em crianças e adolescentes com QI igual ou inferior a 70

  • Análise de obras cinematográficas para compreender as concepções de professores sobre o aluno com deficiência;

  • A educação inclusiva: um estudo sobre a formação docente;

  • Benefícios do programa PECS-adaptado para um aluno com paralisia cerebral;

  • Perfil do público-alvo da educação especial em uma Sala de Recursos Multifuncionais;

  • Avaliação do desenvolvimento motor em crianças com síndrome de Down;

  • Cegos e aprendizagem de genética em sala de aula: percepções de professores e alunos;

  • Substituição Sensorial visuo-tátil e visuo-auditiva em pessoas com deficiência visual: uma revisão sistemática;

  • Processos de leitura em educandos com autismo: um estudo de revisão;

Eduardo José Manzini (Unesp)
Débora Regina de Paula Nunes (UFRN)
Dirce Shizuko Fujisawa (UEL)
Fabiana Cia (UFSCar)
Márcia Denise Pletsch (UFRRJ)
Editores

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.