SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Tratamento de vômito psicogênico em uma criança author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.4 no.2 Brasília  1984

https://doi.org/10.1590/S1414-98931984000200008 

Contraponto

 

 

Thereza Pontual de Lemos Mettel

Departamento de Psicologia da Universidade de Brasília

 

 

A pesquisa de Zilda e Almir del Prette tem grande interesse por se desenvolver num âmbito institucional, com equipe multiprofissional e, finalmente, por se apresentar em linguagem extremamente objetiva, o que permite sua fácil apreensão e divulgação.

Para ampliar a discussão, gostaria de acrescentar o seguinte: o comportamento de vomitar, no caso citado, poderia ser considerado como um raro comportamento esteriotipado e de auto-estimulação encontrado em crianças carenciadas. Parece, também, ter funcionado como um recurso à repetição da cadeia alimentar, pois incluía "reingestão do alimento regurgitado" como seu elo final. Esta categorização parece ser importante para efeito de diagnóstico e de programação do tratamento ideal, no caso, intensificação do contacto social e manejo alimentar.

Neste sentido, o programa de intervenção pode dever seu êxito, não tanto aos procedimentos de "timeout", mas, principalmente, à intensiva estimulação ambiental e social e à modificação da freqüência da escala alimentar.

O desenvolvimento do sistema interativo da criança e das enfermeiras que dela cuidavam, como verdadeiras mães substitutas, levou à ampliação do repertório e ao abandono progressivo do processo de auto-estimulação, ultrapassado pelos de hetero-estimulação e trocas efetivas com o meio ambiente. A criança cresceu! Assim, os terapeutas deveriam reconhecer que houve, no seu "pacote" de intervenção, algo mais (enriquecimento ambiental?) que as três técnicas descritas. A especificação disso permitiria a avaliação completa do sucesso do procedimento e sua replicação.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License