SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Editorial I author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista CEFAC

Print version ISSN 1516-1846On-line version ISSN 1982-0216

Rev. CEFAC vol.11 no.3 São Paulo July/Sept. 2009

https://doi.org/10.1590/S1516-18462009000300001 

EDITORIAL I

 

 

Caros Leitores,

Aproveito esta edição para agradecer a todos os membros do conselho editorial/ científico, comissão editorial e equipe da Revista CEFAC pelo esforço e dedicação dispensados à revista desde 2006 quando iniciei meus primeiros passos na gestão editorial ainda na presença da Dra Kátia Nemr. A partir deste número, passo o cargo a Dra Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini, para poder envolver-me com novos projetos pessoais e profissionais na área da Ciência. A Revista CEFAC reafirma seu compromisso e sua responsabilidade com a divulgação do conhecimento científico na área da Fonoaudiologia. Mostra-se uma revista inovadora, de qualidade, representativa e com facilidades no acesso às informações científicas de nossa área.

O início foi cheio de desafios. Houve uma série de aprendizados na área de gestão editorial, na elaboração de normas, na implantação da política editorial, no envolvimento efetivo dos fonoaudiólogos atuantes na área, na produção científica de diferentes instituições, na apreciação dos artigos quanto ao mérito científico por meio do sistema de dupla avaliação por pares e na garantia de acesso on-line dos artigos publicados. Vale destacar que marcamos presença nos dois últimos encontros da ABEC, de editores de revistas científicas LILACS e Coleção SciELO, que ocorreram na cidade do Rio de Janeiro. Tal aprendizado proporcionou uma revista com maior número de artigos recebidos e publicados, aumento de qualidade e maior disseminação de conhecimento científico fonoaudiológico. Além do aumento de artigos publicados por edição, a Revista CEFAC elaborou suplementos temáticos específicos da área. Na procura de informações novas e relevantes, disponibilizamos os Anais do II Congresso Internacional de Dislexia que pode ser acessado no site da revista em www.revistacefac.com.br/cid2009.

Ainda comprometidos com os critérios de indexação respeitamos a periodicidade trimestral, a pontualidade na entrega das edições, o respeito a endogenia e alterações gráficas necessárias. Desta forma, pudemos receber o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Em relação à Coleção SciELO, iniciamos a publicação ahead of print e o uso do DOI.

Muitas foram as conquistas, mas ainda maiores são nossos anseios. No momento, sob a supervisão da nova editora científica e dos editores fundadores, Irene Marchesan e Jaime Zorzi, a revista prepara-se para novas indexações, revitaliza seu site e estuda em detalhes o novo sistema de avaliação de Periódicos Científicos Qualis-Capes. Para isso, novamente estaremos presentes, em novembro, em Águas de Lindóia, no Encontro Nacional de Editores Científicos promovido pela ABEC.

Sinto orgulho ao ver que a equipe desta gestão editorial valorizou nossos periódicos e aumentou a credibilidade de nossa pesquisa, docência e assistência.

 

Forte abraço,
Ana Lúcia de Magalhães Leal Chiappetta

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License