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Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro

Resumos

Neste artigo, situamos, inicialmente, o surgimento histórico do movimento ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Por se tratar de um movimento que emerge em contextos bastante distintos do nosso, num segundo momento discutimos aspectos a serem considerados na configuração de seus objetivos no contexto educacional brasileiro, apontando limitações e desafios que se colocam. Destacamos a nossa inexperiência democrática, relacionada com a trajetória histórica do país, como um dos obstáculos/desafios para colocar a tomada de decisões, em relação à ciência e à tecnologia, numa perspectiva mais democrática (mais atores sociais participando) e menos tecnocrática, aspecto central do CTS.

movimento CTS; contexto brasileiro; ensino de ciências


In the present article we initially situate the historical appearance of the Science-Technology-Society movement (STS). As it is a movement emerging in contexts which are quite different from ours, we then discuss aspects to be considered in the configuration of STS's aims for the Brazilian educational context, identifying potential limitations and challenges. We also remark our lack of democratic experience, which is related to the country's historical background, as one of the obstacles for decision making regarding science and technology, in a more democratic (more social agents taking part of it) and less technocratic perspective, a core aspect for the STS movement.

CTS movement; brazilian context; science teaching


ARTIGOS

Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro

Décio AulerI; Walter Antonio BazzoII

IProfessor do Departamento de Metodologia do Ensino, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC (e-mail: decio@ced.ufsc.br)

IIProfessor Adjunto Doutor do Departamento de Engenharia Mecânica e Coordenador do Núcleo de Pesquisas em Ensino de Engenharia e Tecnologia (Nepet), Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC (e-mail: wbazzo@emc.ufsc.br)

RESUMO

Neste artigo, situamos, inicialmente, o surgimento histórico do movimento ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Por se tratar de um movimento que emerge em contextos bastante distintos do nosso, num segundo momento discutimos aspectos a serem considerados na configuração de seus objetivos no contexto educacional brasileiro, apontando limitações e desafios que se colocam. Destacamos a nossa inexperiência democrática, relacionada com a trajetória histórica do país, como um dos obstáculos/desafios para colocar a tomada de decisões, em relação à ciência e à tecnologia, numa perspectiva mais democrática (mais atores sociais participando) e menos tecnocrática, aspecto central do CTS.

Unitermos: movimento CTS; contexto brasileiro; ensino de ciências

ABSTRACT

In the present article we initially situate the historical appearance of the Science-Technology-Society movement (STS). As it is a movement emerging in contexts which are quite different from ours, we then discuss aspects to be considered in the configuration of STS's aims for the Brazilian educational context, identifying potential limitations and challenges. We also remark our lack of democratic experience, which is related to the country's historical background, as one of the obstacles for decision making regarding science and technology, in a more democratic (more social agents taking part of it) and less technocratic perspective, a core aspect for the STS movement.

Keywords: CTS movement; brazilian context; science teaching

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Fev 2012
  • Data do Fascículo
    2001
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