SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Message of the president of the brazilian league of epilepsy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology

Print version ISSN 1676-2649

J. epilepsy clin. neurophysiol. vol.18 no.3 Porto Alegre  2012

http://dx.doi.org/10.1590/S1676-26492012000300001 

EDITORIAL

 

 

Esta edição do JECN aborda aspectos relacionados ao estigma, depressão e autismo. Os dados apresentados por Lunardi e colaboradores mostram que os profissionais da educação têm um conhecimento parcial sobre epilepsia e que um curso de curta duração foi capaz de aumentar o conhecimento e reduzir o estigma nesta população. Este tipo de abordagem é fundamental para reduzir a lacuna de tratamento e melhorar a qualidade de vida das pessoas com epilepsia.

O trabalho de Salgado et al., confirma a opinião generalizada de que a depressão é comum nas pessoas com epilepsia e mostra a associação da depressão com alguns fatores sociodemográficos bem como a relação entre sintomas depressivos e controle de crises antes e depois do tratamento cirúrgico em pacientes com crises refratárias ao tratamento medicamentoso.

Pereira et al. discute em um artigo de revisão que o autismo é associado com epilepsia na infância em quase 30% das crianças, sugerindo que as duas condições apresentam mecanismos fisiopatológicos semelhantes.

 

Fernando Cendes
Editor, JECN

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License