Acessibilidade / Reportar erro

Fisioterapia aquática como modalidade de tratamento em idosos não institucionalizados: uma revisão sistemática

RESUMO

Objetivo:

Revisar a literatura científica acerca da efetividade da fisioterapia aquática na população idosa e institucionalizada.

Métodos:

Revisão sistemática qualitativa nas bases de dados eletrônicas MEDLINE e LILACS, com os descritores de assunto: “hidroterapia” (“hidrotherapy”), “instituição de longa permanência para idoso” (“homes for the aged, residential facilities“) e “idoso” (“aged“). Diante da inexistência de estudos realizados na população institucionalizada, optou-se por revisar a literatura acerca da efetividade dessa modalidade de tratamento fisioterapêutico na população idosa não institucionalizada, a fim de se produzirem conhecimentos que pudessem ser analisados criticamente conforme sua aplicabilidade potencial na população institucionalizada. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada por meio da lista Delphi.

Resultados:

Foram excluídos 10 estudos dos 27 analisados a partir do resumo, por não corresponderem aos critérios de elegibilidade. Foram analisadas as características dos sujeitos de cada estudo, bem como a qualidade metodológica (boa qualidade metodológica em 47% dos estudos), as medidas de resultado consideradas, as estratégias de intervenção, os locais onde ocorreram e os profissionais envolvidos (76% por fisioterapeutas).

Conclusão:

Embora, grande parte dos estudos tenha demonstrado bons resultados com a prática da fisioterapia aquática, nenhum deles foi aplicado em instituição de longa permanência para idoso. Sendo assim, são necessários mais estudos nessa área para que seja proposto um modelo assistencial em instituição de longa permanência para idoso.

Descritores:
Hidroterapia; Instituição de longa permanência para idosos; Resultado de tratamento

ABSTRACT

Objective:

To review scientific literature pertaining to aquatic physical therapy in the elderly and institutionalized population.

Methods:

A qualitative systematic review of electronic databases MEDLINE and LILACS, with the topic index terms: “hydrotherapy,” “homes for the aged or residential facilities,” and “aged. In light of the lack of studies carried out on the institutionalized population, we opted for reviewing literature on the effectiveness of this modality of physical therapy treatment on the non-institutionalized elderly population in order to produce knowledge that can be critically analyzed according to its potential applicability for the institutionalized population. The methodological quality of the studies was assessed using the Delphi listing.

Results:

Of the 27 studies analyzed by their abstracts, 10 studies were excluded since they did not correspond to the eligibility criteria. We analyzed the subject characteristics of each study, as well as the quality of the methods (good methodological quality in 47% of the studies), the result measurements considered, the intervention strategies, the sites where they took place, and the professionals involved (76% by physical therapists).

Conclusion:

Although a large part of the studies demonstrated good results with aquatic physical therapy practice, none of them had been applied on long-stay institution for the elderly. Therefore, more studies are needed in this area for a model of assistance to long-stay institution for the elderly to be proposed.

Keywords:
Hydrotherapy; Homes for the aged; Treatment outcome

INTRODUÇÃO

Com o aumento progressivo da demanda por parte de uma população em constante crescimento – a população idosa –, espera-se o aumento da oferta de leitos em hospitais e em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) nos próximos anos(11. Gorzoni ML, Pires SL. Idosos asilados em hospitais gerais. Rev Saúde Pública. 2006;40(6):1124-30.).

As ILPIs podem ser governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania(22. Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC n. 283, de 26 de setembro de 2005. Aprova o regulamento técnico que define normas de funcionamento para as instituições de longa permanência para idosos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF) 2005 Set 27.).

Os idosos que vivem nessas instituições ou em casas geriátricas e clínicas apresentam características próprias, como idade média em torno dos 80 anos, sedentários, com baixa autonomia e ausência de familiares. Esses fatores contribuem para o aumento das prevalências das morbidades e comorbidades relacionadas à autonomia(11. Gorzoni ML, Pires SL. Idosos asilados em hospitais gerais. Rev Saúde Pública. 2006;40(6):1124-30.).

Um dos agravos mais importantes nessa faixa etária é a ocorrência de quedas, um problema de saúde pública devido à sua frequência, às morbidades associadas e ao elevado custo social e econômico, sobretudo quando ocasiona aumento da dependência e início da vida em um asilo(33. Gonçalves LG, Vieira ST, Siqueira FV, Hallal PC. Prevalência de quedas em idosos asilados do município de Rio Grande, RS. Rev Saúde Pública. 2008;42(5):938-45.).

A atividade física para o idoso é capaz de proporcionar efeitos orgânicos benéficos, incluindo o bem-estar geral, a preservação da independência, a prevenção e o tratamento de doenças, o controle de situações especiais (estresse e obesidade, por exemplo) e a diminuição de dores crônicas(44. Gimenes RO, Carvalho NT, Farelli BC, Mello TW. Impacto da fisioterapia aquática na pressão arterial de idosos. Mundo Saúde. 2008;32(2):170-5.).

Os programas de fisioterapia aquática têm sido frequentemente indicados para a população idosa, em razão de ser um ambiente seguro, menos sujeito a quedas e com boa aceitação e adesão ao tratamento(55. Perracini MR, Fló CM, organizador. Funcionalidade e envelhecimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2009.). Esse recurso é aplicado em uma piscina termoaquecida, por meio da utilização de técnicas especialmente desenvolvidas com objetivos de prevenir doenças, promover e manter a saúde, tratar, curar e reabilitar(66. Jakaitis F, Pegoraro AS, Gusman S, Abrantes CV, Santos DG, Nascimbem D. Estudo epidemiológico da Fisioterapia Aquática do Hospital Israelita Albert Einstein. Rev Neurocienc. 2008;16(3):204-8.).

O presente estudo visou pesquisar a literatura científica acerca da efetividade da fisioterapia aquática na população idosa e institucionalizada.

MÉTODOS

Tipo de estudo

Tratou-se de uma revisão sistemática narrativa.

Procedimentos de coleta

O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados LILACS e MEDLINE considerando publicações de artigos de ensaio clínico dos últimos 10 anos. Empregaram-se os seguintes descritores de assunto: “hidroterapia” (“hidrotherapy“), “instituição de longa permanência para idoso” (“homes for the aged, residential facilities“) e “idoso” (“aged“).

Não foram encontrados estudos sobre hidroterapia nessa população específica. Diante desse fato, optou-se por revisar a literatura acerca da efetividade dessa modalidade de tratamento fisioterapêutico na população idosa não institucionalizada a fim de se produzirem conhecimentos que pudessem ser analisados criticamente conforme sua aplicabilidade potencial na população institucionalizada.

Foi utilizada a interseção dos conjuntos (descritores de assunto, tipo de publicação e período de 10 anos). Os descritores utilizados para essa nova busca foram: “hidroterapia” (“hidrotherapy”) e “idoso” (“aged).

Resultaram da busca 27 artigos com os critérios citados, sendo que todos passaram por análise de resumo por um único avaliador e foram selecionados aqueles que tinham os seguintes critérios de inclusão:

  • ensaios clínicos controlados/randomizados;

  • tratamento com qualquer protocolo de intervenção, desde que com imersão completa, em piscina terapêutica.

Os artigos que apresentaram esses critérios tiveram seus conteúdos revisados na íntegra e passaram por análise crítica e confrontada com outras publicações sobre o assunto.

Para a avaliação da qualidade metodológica, foi utilizada a lista Delphi, que é composta por oito itens, e as respostas são apresentadas nas formas de “sim/não/não sei,” sendo que uma das alternativas deve ser assinalada para cada item e quanto mais respostas afirmativas, melhor a qualidade do estudo(77. Verhagen AP, de Vet HC, de Bie RA, Kessels AG, Boers M, Bouter LM, et al. The Delphi list: a criteria list for quality assessment of randomized clinical trials for conducting systematic reviews developed by Delphi consensus. J Clin Epidemiol. 1998;51(12):1235-41.) (Figuras 1 e 2).

Figura 1
Fluxograma da primeira revisão.
Figura 2
Fluxograma da segunda revisão.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foram excluídos 10 estudos dos 27 analisados pelo resumo, por não corresponderem à relação buscada da fisioterapia aquática em idosos. Esses estudos abordavam técnicas de aplicação local (sem imersão completa na piscina) e não eram experimentais, além de utilizarem população com idade inferior a 60 anos.

Os 17 artigos restantes foram analisados na íntegra. A catalogação e as características desses artigos foram incluídas nessa revisão e são apresentadas no quadro 1.

Quadro 1
Relação dos artigos resultantes do levantamento bibliográfico acerca da efetividade da fisioterapia aquática em idosos.

Todos os estudos apresentaram critérios de elegibilidade especificados, intenção de tratar e foram relatadas, na maioria das vezes, as medidas de desfecho primário, propiciando, assim, estudos de melhor qualidade.

Com essa discussão, pretendeu-se discorrer sobre os achados dos artigos levantados e associá-los à dinâmica dos idosos institucionalizados.

Características dos sujeitos

Com relação às características dos sujeitos dos artigos analisados, 29% dos artigos tinham como critérios de inclusão pacientes com diagnóstico de osteoartrite de quadril e/ou joelho(1313. Fransen M, Nairn L, Winstanley J, Lam P, Edmonds J. Physical activity for osteoarthritis management: a randomized controlled clinical trial evaluating hydrotherapy or Tai Chi classes. Arthritis Rheum. 2007;57(3):407-14.1414. Foley A, Halbert J, Hewitt T, Crotty M. Does hydrotherapy improve strength and physical function in patients with osteoarthritis--a randomised controlled trial comparing a gym based and hydrotherapy based strengthening programme. Ann Rheum Dis. 2003;62(12):1162-7.,1717. Lund H, Weile U, Christensen R, Rostock B, Downey A, Bartels EM, et al. A randomized controlled trial of aquatic and land-based exercise in patients with knee osteoarthritis. J Rehabil Med. 2008;40(2):137-44.,2323. Silva LE, Valim V, Pessanha AP, Oliveira LM, Myamoto S, Jones A, et al. Hydrotherapy versus conventional land-based exercise for the management of patients with osteoarthritis of the knee: a randomized clinical trial. Phys Ther. 2008;88(1):12-21.2424. Stener-Victorin E, Kruse-Smidje C, Jung K. Comparison between electro-acupunture and hydrotherapy, both in combination with patient education and patient education alone, on the symptomatic treatment of osteoarthritis of the hip. Clin J Pain. 2004;20(3):179-85.). Quanto ao gênero, 23% dos estudos era de idosas(10,12,18,21) e a média de idade de todos estudos era de 68 anos. Contudo, é importante ressaltar que o estudo de Silva et al.(2323. Silva LE, Valim V, Pessanha AP, Oliveira LM, Myamoto S, Jones A, et al. Hydrotherapy versus conventional land-based exercise for the management of patients with osteoarthritis of the knee: a randomized clinical trial. Phys Ther. 2008;88(1):12-21.) foi o único com amostra de faixa etária com média de 59 anos.

Em relação aos critérios de exclusão, 41% dos artigos excluía indivíduos portadores de patologias limitantes ao exercício(44. Gimenes RO, Carvalho NT, Farelli BC, Mello TW. Impacto da fisioterapia aquática na pressão arterial de idosos. Mundo Saúde. 2008;32(2):170-5.,1010. Candeloro JM, Caromano FA. Efeitos de um programa de hidroterapia na pressão arterial e freqüência cardíaca de mulheres idosas sedentárias. Fisioter Pesqui. 2008;15(1):26-32.1111. Cider A, Schaufelberger M, Sunnerhagen KS, Andersson B. Hydrotherapya new approach to improve function in the older patient with chronic heart failure. Eur J Heart Fail. 2003;5(4):527-35.,1313. Fransen M, Nairn L, Winstanley J, Lam P, Edmonds J. Physical activity for osteoarthritis management: a randomized controlled clinical trial evaluating hydrotherapy or Tai Chi classes. Arthritis Rheum. 2007;57(3):407-14.,1717. Lund H, Weile U, Christensen R, Rostock B, Downey A, Bartels EM, et al. A randomized controlled trial of aquatic and land-based exercise in patients with knee osteoarthritis. J Rehabil Med. 2008;40(2):137-44.,2323. Silva LE, Valim V, Pessanha AP, Oliveira LM, Myamoto S, Jones A, et al. Hydrotherapy versus conventional land-based exercise for the management of patients with osteoarthritis of the knee: a randomized clinical trial. Phys Ther. 2008;88(1):12-21.,2525. Wadell K, Sundelin G, Henriksson-Larsén K, Lundgren R. High intensity physical group training in water–an effective training modality for patients with COPD. Respir Med. 2004;98(5):428-38.), os dependentes para as atividades de vida diária e os que realizavam outros exercícios além da proposta do estudo em questão.

Em relação à amostra, 23% tinham o tamanho inferior a 25 participantes(44. Gimenes RO, Carvalho NT, Farelli BC, Mello TW. Impacto da fisioterapia aquática na pressão arterial de idosos. Mundo Saúde. 2008;32(2):170-5.,1010. Candeloro JM, Caromano FA. Efeitos de um programa de hidroterapia na pressão arterial e freqüência cardíaca de mulheres idosas sedentárias. Fisioter Pesqui. 2008;15(1):26-32.,1919. Medeiros RR, Bacchi MH, Padilha RF, Carvalho PT, Rosa AS. Influência da hidroterapia no equilíbrio estático e dinâmico em idoso. Ter Man. 2008;6(24):96-101.,2121. Ramos JM, Mansoldo AC. Efeito de 8 meses de hidroginástica em idosas com osteoporose. Motriz (Online). 2007;13(2):114-9.).

Qualidade metodológica

Dos 17 estudos, 47% deles eram randomizados e com grupo controle, ou seja, com boa qualidade metodológica(1111. Cider A, Schaufelberger M, Sunnerhagen KS, Andersson B. Hydrotherapya new approach to improve function in the older patient with chronic heart failure. Eur J Heart Fail. 2003;5(4):527-35.1414. Foley A, Halbert J, Hewitt T, Crotty M. Does hydrotherapy improve strength and physical function in patients with osteoarthritis--a randomised controlled trial comparing a gym based and hydrotherapy based strengthening programme. Ann Rheum Dis. 2003;62(12):1162-7.,1717. Lund H, Weile U, Christensen R, Rostock B, Downey A, Bartels EM, et al. A randomized controlled trial of aquatic and land-based exercise in patients with knee osteoarthritis. J Rehabil Med. 2008;40(2):137-44.,2222. Ide MR, Belini MA, Caromano FA. Efeito de um programa de cinesioterapia respiratória na flexibilidade do tronco e da pélvis em idosos saudáveis, desenvolvido em dois meios diferentes: aquático e solo. Arq Ciências Saúde UNIPAR. 2005;9(2):71-7.,2424. Stener-Victorin E, Kruse-Smidje C, Jung K. Comparison between electro-acupunture and hydrotherapy, both in combination with patient education and patient education alone, on the symptomatic treatment of osteoarthritis of the hip. Clin J Pain. 2004;20(3):179-85.2525. Wadell K, Sundelin G, Henriksson-Larsén K, Lundgren R. High intensity physical group training in water–an effective training modality for patients with COPD. Respir Med. 2004;98(5):428-38.).

Em contrapartida, 29% eram estudos apenas com intervenção, sem randomização e sem grupo controle(44. Gimenes RO, Carvalho NT, Farelli BC, Mello TW. Impacto da fisioterapia aquática na pressão arterial de idosos. Mundo Saúde. 2008;32(2):170-5.,1010. Candeloro JM, Caromano FA. Efeitos de um programa de hidroterapia na pressão arterial e freqüência cardíaca de mulheres idosas sedentárias. Fisioter Pesqui. 2008;15(1):26-32.,1818. Madureira AS, Lima SM. Influência do treinamento físico no meio aquático para mulheres na terceira idade. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 1998;3(3):59-66.1919. Medeiros RR, Bacchi MH, Padilha RF, Carvalho PT, Rosa AS. Influência da hidroterapia no equilíbrio estático e dinâmico em idoso. Ter Man. 2008;6(24):96-101.,2121. Ramos JM, Mansoldo AC. Efeito de 8 meses de hidroginástica em idosas com osteoporose. Motriz (Online). 2007;13(2):114-9.), enquanto 23% dos estudos eram ensaios controlados com randomização, mas sem grupo controle(1515. Gill SD, McBurney H, Schulz DL. Physio. Land-based versus pool-based exercise for people awaiting joint replacement surgery of the hip or knee: results of a randomized controlled trial. Arch Phys Med Rehabil. 2009;90(3):388-94.1616. Harmer AR, Naylor JM, Crosbie J, Russel T. Land-based versus water-based rehabilitation following total knee replacement: a randomized, single-blind trial. Arthritis Rheum. 2009;61(2):184-91.,2020. Rahmann AE, Brauer SG, Nitz JC. A specific inpatient aquatic physiotherapy program improves strength after total hip or knee replacement surgery: a randomized controlled trial. Arch Phys Med Rehabil. 2009;90(5):745-55.,2323. Silva LE, Valim V, Pessanha AP, Oliveira LM, Myamoto S, Jones A, et al. Hydrotherapy versus conventional land-based exercise for the management of patients with osteoarthritis of the knee: a randomized clinical trial. Phys Ther. 2008;88(1):12-21.).

Em 47% os avaliadores dos desfechos eram mascarados(44. Gimenes RO, Carvalho NT, Farelli BC, Mello TW. Impacto da fisioterapia aquática na pressão arterial de idosos. Mundo Saúde. 2008;32(2):170-5.,1313. Fransen M, Nairn L, Winstanley J, Lam P, Edmonds J. Physical activity for osteoarthritis management: a randomized controlled clinical trial evaluating hydrotherapy or Tai Chi classes. Arthritis Rheum. 2007;57(3):407-14.1717. Lund H, Weile U, Christensen R, Rostock B, Downey A, Bartels EM, et al. A randomized controlled trial of aquatic and land-based exercise in patients with knee osteoarthritis. J Rehabil Med. 2008;40(2):137-44.,2020. Rahmann AE, Brauer SG, Nitz JC. A specific inpatient aquatic physiotherapy program improves strength after total hip or knee replacement surgery: a randomized controlled trial. Arch Phys Med Rehabil. 2009;90(5):745-55.,2323. Silva LE, Valim V, Pessanha AP, Oliveira LM, Myamoto S, Jones A, et al. Hydrotherapy versus conventional land-based exercise for the management of patients with osteoarthritis of the knee: a randomized clinical trial. Phys Ther. 2008;88(1):12-21.). Essa decisão metodológica é de grande importância, pois quando isso não ocorre, os resultados dos estudos podem ser tendenciosos.

Applegate e Curb(88. Applegate WB, Curb D. Designing and executing randomized clinical trials involving elderly persons. J Am Geratr Soc.1990;38(8):943-50.) afirmam que muitos estudos não permitem um verdadeiro duplo-cego, mas, mesmo assim, é possível realizar estudos randomizados bem sucedidos sem cegamento completo. Isso é possível se os avaliadores do desfecho forem cegos ao tratamento proposto.

Medidas de resultado

Em relação às medidas de resultado, 35% artigos(1313. Fransen M, Nairn L, Winstanley J, Lam P, Edmonds J. Physical activity for osteoarthritis management: a randomized controlled clinical trial evaluating hydrotherapy or Tai Chi classes. Arthritis Rheum. 2007;57(3):407-14.1616. Harmer AR, Naylor JM, Crosbie J, Russel T. Land-based versus water-based rehabilitation following total knee replacement: a randomized, single-blind trial. Arthritis Rheum. 2009;61(2):184-91.,2020. Rahmann AE, Brauer SG, Nitz JC. A specific inpatient aquatic physiotherapy program improves strength after total hip or knee replacement surgery: a randomized controlled trial. Arch Phys Med Rehabil. 2009;90(5):745-55.,2323. Silva LE, Valim V, Pessanha AP, Oliveira LM, Myamoto S, Jones A, et al. Hydrotherapy versus conventional land-based exercise for the management of patients with osteoarthritis of the knee: a randomized clinical trial. Phys Ther. 2008;88(1):12-21.) aplicaram o questionário de qualidade de vida específico para osteartrose Western Ontário McMaster Universities (WOMAC), capaz de avaliar intensidade de dor, rigidez articular e dificuldades funcionais decorrentes da osteoartrite de quadril ou joelho(99. Fernandes MI. Tradução e validação do questionário de qualidade de vida específico para osteoartrose WOMAC (Western Ontario and McMaster Universities) para a língua portuguesa [dissertação]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 2002.).

Em 23% dos estudos(1111. Cider A, Schaufelberger M, Sunnerhagen KS, Andersson B. Hydrotherapya new approach to improve function in the older patient with chronic heart failure. Eur J Heart Fail. 2003;5(4):527-35.1212. Devereux K, Robertson D, Briffa NK. Effects of a water-based program on women 65 years and over: a randomized controlled trial. Aust J Physiother. 2005;51(2):102-8.,1414. Foley A, Halbert J, Hewitt T, Crotty M. Does hydrotherapy improve strength and physical function in patients with osteoarthritis--a randomised controlled trial comparing a gym based and hydrotherapy based strengthening programme. Ann Rheum Dis. 2003;62(12):1162-7.,2525. Wadell K, Sundelin G, Henriksson-Larsén K, Lundgren R. High intensity physical group training in water–an effective training modality for patients with COPD. Respir Med. 2004;98(5):428-38.), o questionário utilizado para avaliar qualidade de vida foi o Short Form Health Survey (SF-36).

Outro dado prevalente foi a avaliação da dor, realizada também em 23% dos estudos pela Escala Visual Analógica (EVA)(1616. Harmer AR, Naylor JM, Crosbie J, Russel T. Land-based versus water-based rehabilitation following total knee replacement: a randomized, single-blind trial. Arthritis Rheum. 2009;61(2):184-91.1717. Lund H, Weile U, Christensen R, Rostock B, Downey A, Bartels EM, et al. A randomized controlled trial of aquatic and land-based exercise in patients with knee osteoarthritis. J Rehabil Med. 2008;40(2):137-44.,2323. Silva LE, Valim V, Pessanha AP, Oliveira LM, Myamoto S, Jones A, et al. Hydrotherapy versus conventional land-based exercise for the management of patients with osteoarthritis of the knee: a randomized clinical trial. Phys Ther. 2008;88(1):12-21.2424. Stener-Victorin E, Kruse-Smidje C, Jung K. Comparison between electro-acupunture and hydrotherapy, both in combination with patient education and patient education alone, on the symptomatic treatment of osteoarthritis of the hip. Clin J Pain. 2004;20(3):179-85.).

A pressão arterial (PA) foi citada como medida de resultado em Candeloro e Caromano(1010. Candeloro JM, Caromano FA. Efeitos de um programa de hidroterapia na pressão arterial e freqüência cardíaca de mulheres idosas sedentárias. Fisioter Pesqui. 2008;15(1):26-32.) juntamente da frequência cardíaca. Já em Gimenes et al.(44. Gimenes RO, Carvalho NT, Farelli BC, Mello TW. Impacto da fisioterapia aquática na pressão arterial de idosos. Mundo Saúde. 2008;32(2):170-5.), somente a PA foi utilizada como resultado.

Para se evitarem os viéses, é importante identificar todas as importantes variáveis resultantes e relatar hipóteses antes de se começar o estudo. Entretanto, investigadores conduzem ensaios com idosos, muitas vezes confrontados com o problema de vários resultados. Por exemplo, qualidade de vida ou função física podem ser resultados mais importantes do que mortalidade, apesar deste último ser mais fácil de medir(88. Applegate WB, Curb D. Designing and executing randomized clinical trials involving elderly persons. J Am Geratr Soc.1990;38(8):943-50.).

Como a intervenção nesses estudos era de caráter curativo, foram selecionados grandes grupos de diagnósticos relacionados a perdas funcionais específicas. Em idosos institucionalizados, estudos como esses, com intenção de tratar, poderiam empregar como medidas de resultados avaliações mais genéricas, como capacidade funcional e qualidade de vida, já que essa população tem maior grau de fragilidade funcional.

Estratégias de intervenção

No geral, o protocolo de exercícios realizados na piscina terapêutica seguia a seguinte sequência: aquecimento, fortalecimento de membros inferiores, flexibilidade, resistência e alongamentos, todos com grau de dificuldade crescente e em grupo.

Devereux et al.(1212. Devereux K, Robertson D, Briffa NK. Effects of a water-based program on women 65 years and over: a randomized controlled trial. Aust J Physiother. 2005;51(2):102-8.), além desses exercícios mencionados, também propuseram atividades na água baseadas no Tai Chi e demonstraram que o exercício na água produzia mudanças significativas no equilíbrio e na qualidade de vida, mas não no medo de cair.

Fransen et al.(1313. Fransen M, Nairn L, Winstanley J, Lam P, Edmonds J. Physical activity for osteoarthritis management: a randomized controlled clinical trial evaluating hydrotherapy or Tai Chi classes. Arthritis Rheum. 2007;57(3):407-14.) compararam grupos na hidroterapia, exercícios do Tai Chi e grupo controle, e verificaram os benefícios clínicos nos dois grupos de intervenção.

Dos artigos, 23% utilizaram exatamente o mesmo grupo de intervenção(1414. Foley A, Halbert J, Hewitt T, Crotty M. Does hydrotherapy improve strength and physical function in patients with osteoarthritis--a randomised controlled trial comparing a gym based and hydrotherapy based strengthening programme. Ann Rheum Dis. 2003;62(12):1162-7.,1717. Lund H, Weile U, Christensen R, Rostock B, Downey A, Bartels EM, et al. A randomized controlled trial of aquatic and land-based exercise in patients with knee osteoarthritis. J Rehabil Med. 2008;40(2):137-44.,2222. Ide MR, Belini MA, Caromano FA. Efeito de um programa de cinesioterapia respiratória na flexibilidade do tronco e da pélvis em idosos saudáveis, desenvolvido em dois meios diferentes: aquático e solo. Arq Ciências Saúde UNIPAR. 2005;9(2):71-7.,2525. Wadell K, Sundelin G, Henriksson-Larsén K, Lundgren R. High intensity physical group training in water–an effective training modality for patients with COPD. Respir Med. 2004;98(5):428-38.), que consistia em hidroterapia, exercícios no solo e um grupo controle.

Stener-Victorin et al.(2424. Stener-Victorin E, Kruse-Smidje C, Jung K. Comparison between electro-acupunture and hydrotherapy, both in combination with patient education and patient education alone, on the symptomatic treatment of osteoarthritis of the hip. Clin J Pain. 2004;20(3):179-85.) compararam hidroterapia e eletroacupuntura, combinados a palestras educacionais, a um grupo que recebeu apenas palestra educacional. Os autores puderam afirmar que os dois grupos de intervenção produziam efeitos duradouros, e demonstraram redução da dor ao movimento e qualidade de vida. Apenas este último utilizou-se de terapias combinadas. Em casos em que o objetivo fosse a recuperação da funcionalidade, pacientes idosos poderiam se beneficiar de terapias combinadas, por exemplo, da hidroterapia e exercícios em solo.

A duração da intervenção variou de apenas 10 sessões, em Medeiros et al.(1919. Medeiros RR, Bacchi MH, Padilha RF, Carvalho PT, Rosa AS. Influência da hidroterapia no equilíbrio estático e dinâmico em idoso. Ter Man. 2008;6(24):96-101.), ao acompanhamento de 6 meses, em Rahmann et al.(2020. Rahmann AE, Brauer SG, Nitz JC. A specific inpatient aquatic physiotherapy program improves strength after total hip or knee replacement surgery: a randomized controlled trial. Arch Phys Med Rehabil. 2009;90(5):745-55.). Quase todos os estudos aplicaram seus protocolos na frequência de 2 a 3 vezes por semana, com duração de 30 minutos a 1 hora em cada sessão.

Dos 17 estudos, 41% deles apresentaram acompanhamento mesmo após o término da intervenção(1313. Fransen M, Nairn L, Winstanley J, Lam P, Edmonds J. Physical activity for osteoarthritis management: a randomized controlled clinical trial evaluating hydrotherapy or Tai Chi classes. Arthritis Rheum. 2007;57(3):407-14.,1515. Gill SD, McBurney H, Schulz DL. Physio. Land-based versus pool-based exercise for people awaiting joint replacement surgery of the hip or knee: results of a randomized controlled trial. Arch Phys Med Rehabil. 2009;90(3):388-94.1717. Lund H, Weile U, Christensen R, Rostock B, Downey A, Bartels EM, et al. A randomized controlled trial of aquatic and land-based exercise in patients with knee osteoarthritis. J Rehabil Med. 2008;40(2):137-44.,2020. Rahmann AE, Brauer SG, Nitz JC. A specific inpatient aquatic physiotherapy program improves strength after total hip or knee replacement surgery: a randomized controlled trial. Arch Phys Med Rehabil. 2009;90(5):745-55.,2323. Silva LE, Valim V, Pessanha AP, Oliveira LM, Myamoto S, Jones A, et al. Hydrotherapy versus conventional land-based exercise for the management of patients with osteoarthritis of the knee: a randomized clinical trial. Phys Ther. 2008;88(1):12-21.2424. Stener-Victorin E, Kruse-Smidje C, Jung K. Comparison between electro-acupunture and hydrotherapy, both in combination with patient education and patient education alone, on the symptomatic treatment of osteoarthritis of the hip. Clin J Pain. 2004;20(3):179-85.)

Locais de intervenção e profissional envolvido na aplicação do método

De todos os artigos revisados, nenhum deles teve como local de intervenção uma ILPI; 52% foi realizado em clínicas-escola de universidades(44. Gimenes RO, Carvalho NT, Farelli BC, Mello TW. Impacto da fisioterapia aquática na pressão arterial de idosos. Mundo Saúde. 2008;32(2):170-5.,1010. Candeloro JM, Caromano FA. Efeitos de um programa de hidroterapia na pressão arterial e freqüência cardíaca de mulheres idosas sedentárias. Fisioter Pesqui. 2008;15(1):26-32.,1515. Gill SD, McBurney H, Schulz DL. Physio. Land-based versus pool-based exercise for people awaiting joint replacement surgery of the hip or knee: results of a randomized controlled trial. Arch Phys Med Rehabil. 2009;90(3):388-94.,1616. Harmer AR, Naylor JM, Crosbie J, Russel T. Land-based versus water-based rehabilitation following total knee replacement: a randomized, single-blind trial. Arthritis Rheum. 2009;61(2):184-91.,1919. Medeiros RR, Bacchi MH, Padilha RF, Carvalho PT, Rosa AS. Influência da hidroterapia no equilíbrio estático e dinâmico em idoso. Ter Man. 2008;6(24):96-101.,2121. Ramos JM, Mansoldo AC. Efeito de 8 meses de hidroginástica em idosas com osteoporose. Motriz (Online). 2007;13(2):114-9.2424. Stener-Victorin E, Kruse-Smidje C, Jung K. Comparison between electro-acupunture and hydrotherapy, both in combination with patient education and patient education alone, on the symptomatic treatment of osteoarthritis of the hip. Clin J Pain. 2004;20(3):179-85.), enquanto 23% foi em piscinas terapêuticas dentro de hospitais(1313. Fransen M, Nairn L, Winstanley J, Lam P, Edmonds J. Physical activity for osteoarthritis management: a randomized controlled clinical trial evaluating hydrotherapy or Tai Chi classes. Arthritis Rheum. 2007;57(3):407-14.,1414. Foley A, Halbert J, Hewitt T, Crotty M. Does hydrotherapy improve strength and physical function in patients with osteoarthritis--a randomised controlled trial comparing a gym based and hydrotherapy based strengthening programme. Ann Rheum Dis. 2003;62(12):1162-7.,2020. Rahmann AE, Brauer SG, Nitz JC. A specific inpatient aquatic physiotherapy program improves strength after total hip or knee replacement surgery: a randomized controlled trial. Arch Phys Med Rehabil. 2009;90(5):745-55.,2525. Wadell K, Sundelin G, Henriksson-Larsén K, Lundgren R. High intensity physical group training in water–an effective training modality for patients with COPD. Respir Med. 2004;98(5):428-38.). Apenas 11% não mencionaram onde foram desenvolvidos(1111. Cider A, Schaufelberger M, Sunnerhagen KS, Andersson B. Hydrotherapya new approach to improve function in the older patient with chronic heart failure. Eur J Heart Fail. 2003;5(4):527-35.,1717. Lund H, Weile U, Christensen R, Rostock B, Downey A, Bartels EM, et al. A randomized controlled trial of aquatic and land-based exercise in patients with knee osteoarthritis. J Rehabil Med. 2008;40(2):137-44.). Houve também estudo desenvolvido em centro aquático na comunidade e academia(1212. Devereux K, Robertson D, Briffa NK. Effects of a water-based program on women 65 years and over: a randomized controlled trial. Aust J Physiother. 2005;51(2):102-8.,1818. Madureira AS, Lima SM. Influência do treinamento físico no meio aquático para mulheres na terceira idade. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 1998;3(3):59-66.).

A maioria dos exercícios (76%) foi aplicada por fisioterapeutas(44. Gimenes RO, Carvalho NT, Farelli BC, Mello TW. Impacto da fisioterapia aquática na pressão arterial de idosos. Mundo Saúde. 2008;32(2):170-5.,1212. Devereux K, Robertson D, Briffa NK. Effects of a water-based program on women 65 years and over: a randomized controlled trial. Aust J Physiother. 2005;51(2):102-8.,1717. Lund H, Weile U, Christensen R, Rostock B, Downey A, Bartels EM, et al. A randomized controlled trial of aquatic and land-based exercise in patients with knee osteoarthritis. J Rehabil Med. 2008;40(2):137-44.,1919. Medeiros RR, Bacchi MH, Padilha RF, Carvalho PT, Rosa AS. Influência da hidroterapia no equilíbrio estático e dinâmico em idoso. Ter Man. 2008;6(24):96-101.,2020. Rahmann AE, Brauer SG, Nitz JC. A specific inpatient aquatic physiotherapy program improves strength after total hip or knee replacement surgery: a randomized controlled trial. Arch Phys Med Rehabil. 2009;90(5):745-55.,2222. Ide MR, Belini MA, Caromano FA. Efeito de um programa de cinesioterapia respiratória na flexibilidade do tronco e da pélvis em idosos saudáveis, desenvolvido em dois meios diferentes: aquático e solo. Arq Ciências Saúde UNIPAR. 2005;9(2):71-7.2525. Wadell K, Sundelin G, Henriksson-Larsén K, Lundgren R. High intensity physical group training in water–an effective training modality for patients with COPD. Respir Med. 2004;98(5):428-38.); apenas dois foram conduzidos por educadores físicos(1818. Madureira AS, Lima SM. Influência do treinamento físico no meio aquático para mulheres na terceira idade. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 1998;3(3):59-66.,2121. Ramos JM, Mansoldo AC. Efeito de 8 meses de hidroginástica em idosas com osteoporose. Motriz (Online). 2007;13(2):114-9.). Em dois artigos, não foi mencionado o profissional envolvido(44. Gimenes RO, Carvalho NT, Farelli BC, Mello TW. Impacto da fisioterapia aquática na pressão arterial de idosos. Mundo Saúde. 2008;32(2):170-5.,1111. Cider A, Schaufelberger M, Sunnerhagen KS, Andersson B. Hydrotherapya new approach to improve function in the older patient with chronic heart failure. Eur J Heart Fail. 2003;5(4):527-35.).

Lund et al.(1717. Lund H, Weile U, Christensen R, Rostock B, Downey A, Bartels EM, et al. A randomized controlled trial of aquatic and land-based exercise in patients with knee osteoarthritis. J Rehabil Med. 2008;40(2):137-44.) relataram que os profissionais envolvidos eram, na verdade, estudantes do último ano de fisioterapia. Já Rahmann et al.(2020. Rahmann AE, Brauer SG, Nitz JC. A specific inpatient aquatic physiotherapy program improves strength after total hip or knee replacement surgery: a randomized controlled trial. Arch Phys Med Rehabil. 2009;90(5):745-55.) referiram que seu profissional tinha 5 anos de experiência no pós-operatório ortopédico. Apenas 17% dos artigos declararam a experiência de seus profissionais(1414. Foley A, Halbert J, Hewitt T, Crotty M. Does hydrotherapy improve strength and physical function in patients with osteoarthritis--a randomised controlled trial comparing a gym based and hydrotherapy based strengthening programme. Ann Rheum Dis. 2003;62(12):1162-7.,2020. Rahmann AE, Brauer SG, Nitz JC. A specific inpatient aquatic physiotherapy program improves strength after total hip or knee replacement surgery: a randomized controlled trial. Arch Phys Med Rehabil. 2009;90(5):745-55.,2424. Stener-Victorin E, Kruse-Smidje C, Jung K. Comparison between electro-acupunture and hydrotherapy, both in combination with patient education and patient education alone, on the symptomatic treatment of osteoarthritis of the hip. Clin J Pain. 2004;20(3):179-85.).

CONCLUSÃO

Embora grande parte dos estudos tenha demonstrado resultados com a prática da fisioterapia aquática, nenhum deles foi aplicado em ILPI. Baseado nesses estudos em idosos da comunidade, um modelo assistencial de fisioterapia aquática pode ser proposto, com critérios de inclusão e exclusão bem definidos. Sendo assim, são necessários mais estudos nessa área, para que seja proposto um modelo assistencial em ILPI.

  • Trabalho realizado no Residencial Israelita Albert Einstein – São Paulo (SP), Brasil

REFERENCES

  • 1
    Gorzoni ML, Pires SL. Idosos asilados em hospitais gerais. Rev Saúde Pública. 2006;40(6):1124-30.
  • 2
    Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC n. 283, de 26 de setembro de 2005. Aprova o regulamento técnico que define normas de funcionamento para as instituições de longa permanência para idosos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF) 2005 Set 27.
  • 3
    Gonçalves LG, Vieira ST, Siqueira FV, Hallal PC. Prevalência de quedas em idosos asilados do município de Rio Grande, RS. Rev Saúde Pública. 2008;42(5):938-45.
  • 4
    Gimenes RO, Carvalho NT, Farelli BC, Mello TW. Impacto da fisioterapia aquática na pressão arterial de idosos. Mundo Saúde. 2008;32(2):170-5.
  • 5
    Perracini MR, Fló CM, organizador. Funcionalidade e envelhecimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2009.
  • 6
    Jakaitis F, Pegoraro AS, Gusman S, Abrantes CV, Santos DG, Nascimbem D. Estudo epidemiológico da Fisioterapia Aquática do Hospital Israelita Albert Einstein. Rev Neurocienc. 2008;16(3):204-8.
  • 7
    Verhagen AP, de Vet HC, de Bie RA, Kessels AG, Boers M, Bouter LM, et al. The Delphi list: a criteria list for quality assessment of randomized clinical trials for conducting systematic reviews developed by Delphi consensus. J Clin Epidemiol. 1998;51(12):1235-41.
  • 8
    Applegate WB, Curb D. Designing and executing randomized clinical trials involving elderly persons. J Am Geratr Soc.1990;38(8):943-50.
  • 9
    Fernandes MI. Tradução e validação do questionário de qualidade de vida específico para osteoartrose WOMAC (Western Ontario and McMaster Universities) para a língua portuguesa [dissertação]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 2002.
  • 10
    Candeloro JM, Caromano FA. Efeitos de um programa de hidroterapia na pressão arterial e freqüência cardíaca de mulheres idosas sedentárias. Fisioter Pesqui. 2008;15(1):26-32.
  • 11
    Cider A, Schaufelberger M, Sunnerhagen KS, Andersson B. Hydrotherapya new approach to improve function in the older patient with chronic heart failure. Eur J Heart Fail. 2003;5(4):527-35.
  • 12
    Devereux K, Robertson D, Briffa NK. Effects of a water-based program on women 65 years and over: a randomized controlled trial. Aust J Physiother. 2005;51(2):102-8.
  • 13
    Fransen M, Nairn L, Winstanley J, Lam P, Edmonds J. Physical activity for osteoarthritis management: a randomized controlled clinical trial evaluating hydrotherapy or Tai Chi classes. Arthritis Rheum. 2007;57(3):407-14.
  • 14
    Foley A, Halbert J, Hewitt T, Crotty M. Does hydrotherapy improve strength and physical function in patients with osteoarthritis--a randomised controlled trial comparing a gym based and hydrotherapy based strengthening programme. Ann Rheum Dis. 2003;62(12):1162-7.
  • 15
    Gill SD, McBurney H, Schulz DL. Physio. Land-based versus pool-based exercise for people awaiting joint replacement surgery of the hip or knee: results of a randomized controlled trial. Arch Phys Med Rehabil. 2009;90(3):388-94.
  • 16
    Harmer AR, Naylor JM, Crosbie J, Russel T. Land-based versus water-based rehabilitation following total knee replacement: a randomized, single-blind trial. Arthritis Rheum. 2009;61(2):184-91.
  • 17
    Lund H, Weile U, Christensen R, Rostock B, Downey A, Bartels EM, et al. A randomized controlled trial of aquatic and land-based exercise in patients with knee osteoarthritis. J Rehabil Med. 2008;40(2):137-44.
  • 18
    Madureira AS, Lima SM. Influência do treinamento físico no meio aquático para mulheres na terceira idade. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 1998;3(3):59-66.
  • 19
    Medeiros RR, Bacchi MH, Padilha RF, Carvalho PT, Rosa AS. Influência da hidroterapia no equilíbrio estático e dinâmico em idoso. Ter Man. 2008;6(24):96-101.
  • 20
    Rahmann AE, Brauer SG, Nitz JC. A specific inpatient aquatic physiotherapy program improves strength after total hip or knee replacement surgery: a randomized controlled trial. Arch Phys Med Rehabil. 2009;90(5):745-55.
  • 21
    Ramos JM, Mansoldo AC. Efeito de 8 meses de hidroginástica em idosas com osteoporose. Motriz (Online). 2007;13(2):114-9.
  • 22
    Ide MR, Belini MA, Caromano FA. Efeito de um programa de cinesioterapia respiratória na flexibilidade do tronco e da pélvis em idosos saudáveis, desenvolvido em dois meios diferentes: aquático e solo. Arq Ciências Saúde UNIPAR. 2005;9(2):71-7.
  • 23
    Silva LE, Valim V, Pessanha AP, Oliveira LM, Myamoto S, Jones A, et al. Hydrotherapy versus conventional land-based exercise for the management of patients with osteoarthritis of the knee: a randomized clinical trial. Phys Ther. 2008;88(1):12-21.
  • 24
    Stener-Victorin E, Kruse-Smidje C, Jung K. Comparison between electro-acupunture and hydrotherapy, both in combination with patient education and patient education alone, on the symptomatic treatment of osteoarthritis of the hip. Clin J Pain. 2004;20(3):179-85.
  • 25
    Wadell K, Sundelin G, Henriksson-Larsén K, Lundgren R. High intensity physical group training in water–an effective training modality for patients with COPD. Respir Med. 2004;98(5):428-38.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Mar 2011

Histórico

  • Recebido
    20 Maio 2010
  • Aceito
    20 Dez 2010
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br