SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Communication between the Family and the Nursing Home. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823On-line version ISSN 1981-2256

Rev. bras. geriatr. gerontol. vol.10 no.2 Rio de Janeiro May/Aug. 2007  Epub Dec 13, 2019

https://doi.org/10.1590/1809-9823.2007.10021 

Editorial

Editorial

Célia Pereira Caldas, Profa. Dra.


A Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia é uma das mais gratificantes realizações da UNATI/UERJ. Acompanho o desenvolvimento deste periódico, como editora associada, desde seu nascimento, ainda como Textos sobre Envelhecimento. Tenho tido o privilégio de participar desta construção, que me enche de orgulho, gerontóloga que sou, por poder participar e acompanhar o crescimento desse valoroso campo do conhecimento.

O resultado de tal crescimento pode ser observado pelo aumento do número de artigos que chegam à nossa editoria para serem submetidos. Grande parte desses manuscritos é fruto de pesquisas consistentes e bem fundamentadas teoricamente.

Isso pode ser constatado nos artigos originais publicados neste número, como é o caso do excelente trabalho de Marion Creutzberg, Lúcia Hisako Takase Gonçalves, Emil Albert Sobottk e Beatriz Regina Lara dos Santos, sobre a comunicação entre a família e a instituição de longa permanência para idosos, pesquisa realizada no Rio Grande do Sul. Do Ceará vem uma original abordagem fisioterapêutica sobre mulheres idosas institucionalizadas, na ótica da promoção da saúde, da autoria de Silvana Mara Rocha S. Montenegro e Carlos Antonio Bruno da Silva. O perfil lipídico da dieta alimentar e fatores de risco para doenças cardiovasculares de mulheres com mais de 60 anos que freqüentam a hidroginástica é apresentado em rigoroso estudo da Universidade de Santa Cruz do Sul/RS, da autoria de Adélia Rosane Muller, Francisca Maria Assmann Wichmann e Zelia Natalia Coletti Olhweiler.

Adalgisa Peixoto Ribeiro e Gabriel Eduardo Schutz são os autores de um pertinente e relevante artigo de reflexão sobre o envelhecimento e bem-estar de idosas institucionalizadas. Outro tema atualíssimo e original é a análise sobre as tendências de Aids no grupo etário de 50 anos e mais, no período anterior e posterior à introdução de medicamentos para disfunção erétil no Brasil, de Jailson Lopes de Sousa, Maria Dolores Paes da Silva e Ulisses Ramos Montarroyos. O artigo de Renata Maria Brito de Sá, Luciana Branco da Motta e Francisco José de Oliveira, é “Insônia: prevalência e fatores de risco relacionados em população de idosos acompanhados em ambulatório”, merece ser destacado, por ter sido premiado como o melhor artigo de Residência Médica pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro.

Os dois artigos de revisão trazem temas relevantes para o entendimento da Gerontologia. Ana Paula de Oliveira Marques, Ilma Kruze Grande de Arruda, Márcia Carréra Campos Leal e Antônio Carlos Gomes do Espírito Santo são os autores do artigo “Envelhecimento, obesidade e consumo alimentar em idosos”. Já o artigo sobre os efeitos do tai chi chuan na incidência de quedas, no medo de cair e no equilíbrio em idosos é uma revisão sistemática de ensaios clínicos aleatorizados da autoria de Marina Santos Marinho, Juliana Figueira da Silva, Leani Souza Máximo Pereira e Luci Fuscaldi Teixeira Salmela.

Creio que, após terminar a leitura deste número, os leitores se sentirão tão atualizados em Geriatria e Gerontologia como nos sentimos ao fechar esta edição.

Boa leitura!

Profa. Dra. Célia Pereira Caldas

Creative Commons License  This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.