Acessibilidade / Reportar erro

O gauchismo e as escolas: a diversidade cultural em questão

Gauchism and the schools: cultural diversity in question

Resumos

Neste texto, desejamos efetuar uma reflexão sobre o gauchismo e o tradicionalismo no Rio Grande do Sul. Partimos da construção mítica da figura do gaúcho e suas utilizações pelo gauchismo, que identifica sua figura como ideal pattern a ser internalizado a partir de múltiplos aprendizados. Como conclusão, desejamos sublinhar algumas dimensões do discurso da diversidade cultural em contextos de culto do gauchismo e do tradicionalismo na atualidade. Isto se dá a partir de análise bibliográfica e de trabalhos de campo, que demonstram o cenário educacional como um campo de disputas perpassado por diferentes formas de violência simbólica, envolvendo ideias, valores e imaginários nos processos de construção das identidades regionais.

Tradicionalismo; Gauchismo; Educação; Identidade; Território; Região


In this text we wish to perform a reflection about Gauchism and Traditionalism in Rio Grande do Sul. We start from the mythical construction of the gaucho figure and its uses by Gauchism, which identifies this figure as the ideal pattern to be internalized by multiple learning processes. As a conclusion, we want to highlight some dimensions of the discourse of cultural diversity in contexts such as the cult of Gauchism and of the Traditionalism nowadays. We are based on a bibliographic analysis and fieldwork which demonstrate the educational scenery as a field of disputed permeated by different forms of symbolic violence, which involves ideas, values and imaginaries in the processes of construction of regional identities.

Tradicionalism; Gauchism; Education; Identity; Territory; Region


  • AUGÉ, Marc. Temps en Ruines Paris: Galilée, 2003.
  • BHABHA, Romi. O Local da Cultura Belo Horizonte: UFMG, 1998.
  • BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico Rio de Janeiro: Bertrand Brasil/DIFEL, 1989. (Coleção Memória e Sociedade).
  • BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Cluade. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Educação Como Cultura Campinas: Mercado das Letras, 2002.
  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Vocação de Criar: anotações sobre a cultura e as culturas populares. Cadernos de Pesquisa Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v. 39 n. 138. p. 715-746, set./dez. 2009.
  • BRUM, Ceres Karam. Esta Terra Tem Dono: representações do passado missioneiro no Rio Grande do Sul. Santa Maria: Ed. UFSM, 2006.
  • BRUM, Ceres Karam. Educar Para Ser Gaúcho: apontamentos sobre as relações entre movimento tradicionalista gaúcho e a escola. In: CUNHA, J. L. et al. (Org.). Escola, Conflitos e Violências Santa Maria: Editora da UFSM, 2008. P. 33-60.
  • BRUM, Ceres Karam. Tradicionalismo e Educação no Rio Grande do Sul. Cadernos de Pesquisa Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v. 39, n. 138, p. 775-794, set./dez. 2009.
  • BRUM, Ceres Karam. Sepé Tiaraju: o índio que os gaúchos querem viver, representações, identidades e educação. In: PENNA, Rejane; SILVA, Gilberto; CARNEIRO, Luiz Carlos da Cunha (Org.). RS Indios: cartografias sobre a produção do conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009a. P. 15-28.
  • BRUM, Ceres Karam. Indumentária Gaúcha: uma análise etnográfica da pedagogia tradicionalista das pilchas In: OLIVEN, Ruben; MACIEL, Maria Eunice; BRUM, Ceres Karam (Org.). Expressões da Cultura Gaúcha Santa Maria: EDUFSM, 2010. P. 65-96.
  • CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural São Paulo: Papirus, 1995.
  • CHAUÍ, Marilena. Conformismo e Resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1985.
  • DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia São Paulo: Melhoramentos, s/d.
  • FELDMAN-BIANCO, Bela. Imigração, Confrontos Culturais e (re)construção de Identidade Feminina: o caso das intermediárias culturais portuguesas. Revista Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, n. 5, p. 65-83, 1997.
  • GARAVAGLIA, Juan Carlos. Gauchos: identidad, identidades. Paris: CERMA, 2003.
  • GINSBURG, Carlo. Olhos de Madeira: nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
  • HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence. A Invenção das Tradições Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
  • JULIA, Dominique. A Cultura Escolar Como Objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, 2001.
  • KAISER, Jacksan. Ordem e Progresso: o Brasil dos gaúchos. Florianópolis: Insular, 1999.
  • KAISER, Jacksan. O Brasil dos Gaúchos. In: OLIVEN, Ruben; MACIEL, Maria Eunice; BRUM, Ceres Karam (Org.). Expressões da Cultura Gaúcha Santa Maria: EDUFSM, 2010. P. 185-212.
  • LESSA, Barbosa Luiz Carlos. Nativismo: um fenômeno social gaúcho. Porto Alegre: LPM, 1985.
  • LIMA Jarbas. Tradicionalismo... Responsabilidade Social: reflexões. Porto Alegre: Movimento Tradicionalista Gaúcho, 2004.
  • MACIEL, Maria Eunice. Le Gaucho Brésilien: identité culturelle dans le sud du Brésil. Tese (Doutorado em Sociologia) - Université Paris, Paris, 1984.
  • MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO (MTG). Relatórios de Atividades dos Anos 1998 -2001 Porto Alegre: Brindes, 2002.
  • MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO (MTG). Código de Ética Tradicionalista. In: Coletânea da Legislação Tradicionalista Porto Alegre, 2001.
  • MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO (MTG). Disponível em: <www.mtg.org.br>. Acesso em: 15 out. 2010.
    » link
  • NUNES, Zeno Cardoso; NUNES, Rui Cardoso. Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul Porto Alegre: Martins livreiro, 1993.
  • OLIVEN, Ruben. A Parte e o Todo: a diversidade cultural no Brasil-nação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
  • OLIVEN, Ruben. Rio Grande do Sul: um só estado, várias culturas. In: OLIVEN, Ruben; MACIEL, Maria Eunice; BRUM, Ceres Karam (Org.). Expressões da Cultura Gaúcha Santa Maria: EDUFSM, 2010. P. 15-38.
  • ORTIZ, Renato. Românticos e Folcloristas São Paulo: Olho d'Água, 1992.
  • ORTIZ, Renato. O Próximo e o Distante: Japão e modernidade - mundo. São Paulo: Brasiliense, 2000.
  • ORTNER, Sherry. Poder e Projetos: reflexões sobre a agência. In: GROSSI, Miriam et al. (Org.). Conferências e Diálogos Saberes e Práticas Antropológicas. Brasília: ABA/ Nova Letra, 2007. P. 45-80.
  • PADOIM, Maria Medianeira. A Revolução Farroupilha. In: PICCOLO, Helga et al. (Org.). Império Passo Fundo: Méritos, 2006. P. 39-69.
  • PILETTI, Felipe. História do Rio Grande do Sul: 4ª série. São Paulo: Ática, 2007.
  • RIVIÈRE, Claude. Ritos Profanos Petrópolis: Vozes, 2000.
  • SAVARIS, Manoelito Carlos (Org.). Nossos Símbolos: nosso orgulho. Porto Alegre: IGTF, 2008.
  • SCHWARCZ, Lilia M.; BOTELHO, André (Org.). Um Enigma Chamado Brasil São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
  • TEIXEIRA, Sérgio Alves. Os Recados das Festas Rio de Janeiro: FUNARTE, 1988.
  • THIESSE, Anne-Marie. Ils Apprenaient la France: l'exaltation des régions dans le discours patriotique. Paris: Maison des Sciences de L'Homme, 1997.
  • THIESSE, Anne-Marie. A Criação das Identidades Nacionais Lisboa: Temas e Debates, 2001.
  • THIESSE, Anne-Marie. Ensinar a Nação pela Região: o exemplo da terceira república francesa. Educação, Dossiê: Antropologia da Educação, Santa Maria, v. 34, n. 1. p. 13-27, jan./abr. 2009.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Jun 2013
  • Data do Fascículo
    Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    07 Ago 2011
  • Aceito
    05 Dez 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br