Acessibilidade / Reportar erro

Aprender no ensino superior: relações com a predisposição dos estudantes para o envolvimento na aprendizagem ao longo da vida

Learning in higher education: relations with the predisposition of students to be involved in lifelong learning

Resumos

Pretende analisar a relação entre a aprendizagem, com base na apropriação que os estudantes fazem das diferentes formas de aprender e de estudar, e a disposição que apresentam para se envolver em atividades de aprendizagem ao longo da vida (ALV). O rationale teórico inscreve-se na Teoria de Biggs (1987), no que concerne às abordagens de aprendizagem por parte do estudante, e no princípio orientador da ALV. Procedemos a um estudo comparativo-correlacional, com uma amostra constituída por 163 estudantes do ensino superior. As abordagens de aprendizagem foram avaliadas por meio da tradução luso-portuguesa da validação brasileira da escala Revised Two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F). Os resultados obtidos permitem-nos associar a abordagem profunda a algumas características do aprendiz ao longo da vida.

ensino superior; estilos de aprendizagem; aprendizagem ao longo da vida


The current investigation proposes to analyze the relationship between learning, based on the appropriation that students make of the different ways of learning and studying, and their willingness to be involved in lifelong learning (LL) activities. The theoretical rationale is inscribed in the Biggs' Theory (1987), concerning the student's approach to learning, and under the guiding principle of LL. We present a correlational study, with a sample of 163 higher education students. The approaches to learning were supported by the Revised Two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F). The results obtained allow us to associate the deep approach to some characteristics of learners throughout their life.

higher education; learning styles; lifelong learning


  • ANTUNES, F. A nova ordem educacional: espaço europeu de educação e aprendizagem ao longo da vida. Coimbra: Almedina, 2008.
  • BELL, J. Como realizar um projecto de investigação. 5. ed. Lisboa: Gradiva, 2010.
  • BIGGS, J.; KEMBER, D.; LEUNG, D. The revise two-factor study process questionnaire: R- SPQ-2F. British Journal of Education Psychology, Chichester, v. 71, p. 133-149, 2001.
  • BIGGS, J. From theory to practice: a cognitive systems approach. Higher Education Research and Development, Milperra, n. 12, p. 73-86, 2001.
  • BIGGS, J. Student approaches to learning and studying Hawthorn: Australian Council for Educational Research, 1987.
  • BIGGS, J. What do inventories of students' learning process really measure? A theoretical review and clarification. British Journal of Education Psychology, Chichester, v. 83, p. 3-19, 1993.
  • BIGGS, J.; KIRBY, J. Approaches to learning in universities and CAEs. Vestes, Melbourne, v. 27, n. 2, p. 3-9, 1983.
  • CENTENO, V. Lifelong learning: a policy with a long past but a short history. International Journal of Lifelong Education, London, v. 30, n. 2, p. 133-150, 2011.
  • DAVIS, C.; NUNES, M.; NUNES, C. Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 125, p. 205-230, 2005.
  • PORTUGAL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). Direção-Geral de Ensino Superior (DGES). ECTS: European Credit Transfer System [Sistema europeu de transferência de créditos]. Lisboa: DGES, [s.d.]. Disponível em: <http://tinyurl.com/bfbkqpv>. Acesso em: 26 jan. 2013.
  • ENTWISTLE, N. Taking stock: an overview of key research findings. In: HUGHES, J.; MIGHTY, J. Taking Stock: research on teaching and learning in higher education. Montreal; Kingston: McGill-Queens University Press, 2010. (Queen's Policy Studies Series). p. 15-57.
  • ENTWISTLE, N.; RAMSDEN, P. Understanding student learning London: Croom Helm, 1983.
  • ERIKSON, E. Infância e sociedade Rio de Janeiro: Zahar, 1963.
  • EUROPEAN COMISSION EDUCATION & TRAINING. The lifelong learning programme: education and training opportunities for all. Disponível em: <http://ec.europa.eu/education/lifelong-learning-programme/doc78_en.htm>. Acesso em: 12 jan. 2009.
  • FAURE, E. et al. Learning to be: the world of education today and tomorrow. Paris: UNESCO, 1972.
  • FONTAINE, A. M. Motivação e realização escolar. In: CAMPOS, B. Psicologia do desenvolvimento e da educação de jovens Lisboa: Universidade Aberta, 1990. p. 93-132.
  • GARRISON, D. Self-directed learning: toward a comprehensive model. Adult Education Quarterly, Califórnia, v. 48, n. 1, p. 18-33, 1997.
  • GODOY, S. Validação para o Brasil da escala Revised two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F). 2009. 112 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2009.
  • ISTANCE, D. Education at OECD: recent themes and recommendations. European Journal of Education, Chichester, v. 46, n. 1, p. 87-100, 2011.
  • JALLADE, J-P. International approaches to education: a review of some major cooperative programmes. European Journal of Education, Chichester, v. 46, n. 1, p. 7-24, 2011.
  • JARVIS, P. Inquiry Journal of Lifelong Education. International Journal of Lifelong Education, London, v 29, n. 4, p. 397-400, 2010.
  • JUSTICIA, F. et al. The revised two factor study process questionnaire (R-SPQ-2F): exploratory and confirmatory factor analyses at item level. European Journal of Psychology of Education, Chichester, v. 23, n. 3, p. 355-372, 2008.
  • KIRBY, J. et al. Development of a scale to measure lifelong education. International Journal of Lifelong Education, London, v. 29, n. 3, p. 291-302, 2010.
  • KNAPPER, C. K.; CROPLEY, A. Lifelong learning in higher education London: Kogan Page, 2000.
  • KLEIBRINK, A. The EU as a norm entrepreneur: the case of lifelong learning. European Journal of Education, Chichester, v. 46, n. 1, p. 70-84, 2011.
  • LEE, M.; FRIEDRICH, T. Continuously reaffirmed, subtly accomodated, obviously missing and fallaciously critiqued: ideologies in UNESCO's lifelong learning policy. International Journal of Lifelong Education, London, v. 30, n. 2, p. 151-169, 2011.
  • LENGRAND, P. An introduction to lifelong education Paris: UNESCO, 1970.
  • MAROCO, J.; BISPO, R. Estatística aplicada às ciências sociais e humanas Lisboa: Climepsi, 2005.
  • MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.
  • ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Lifelong learning for all Paris: OECD, 1996.
  • OLESEN, H. Lifelong Learning: a challenge for adult education research. In: CASTRO, R.; SANCHO, A.; GUIMARÃES, P. Adult education: new routes in a new landscape Braga: Unidade de Educação de Adultos/ Universidade do Minho, 2006.
  • PACHECO, J. Discursos e lugares das competências em contexto de educação e formação Porto: Porto Editora, 2011.
  • PIRES, A. Reconhecimento e validação das aprendizagens experienciais. Sísifo: revista de ciências da educação, Lisboa, n. 2, p. 5-19, 2007.
  • PREECE, J. Research in adult education and lifelong learning in the era of CONFINTEA VI. International Journal of Lifelong Education, London, v. 30, n. 1, p. 99-117, 2011.
  • ROSENHEAD, J.; MINGERS, J. Rational analysis for a problematic world: problem structuring methods for complexity, uncertainty and conflit. West Sussex: John Willey & Sons, 2001.
  • SANTOS, P.; MAIA, J. Análise factorial confirmatória e validação preliminar de uma versão portuguesa da escala de autoestima de Rosenberg. Psicologia, teoria, investigação e prática, Braga, n. 2, p. 253-268, 2003.
  • UNESCO. Relatório global sobre aprendizagem e educação de adultos Brasília, DF: UNESCO, 2010.
  • CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS, 6., 2009, Belém. Anais eletrônicos... Belém: UNESCO, 2009. Disponível em: <http://www.unesco.org/pt/confinteavi/confintea-vi/objectives/>. Acesso em: 10 jan. 2009.
  • VASCONCELOS, R.; ALMEIDA, L.; MONTEIRO, S. Métodos de estudo em alunos do 1º ano da universidade: métodos de estudo na universidade. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 9, n. 2, p. 195-202, 2005.
  • VALADARES, J.; MOREIRA, M. A teoria da aprendizagem significativa: sua fundamentação e implementação. Coimbra: Almedina, 2009.
  • YOUNG, M. The motivational effects of the classroom environment in facilitating self-regulated learning. Journal of Marketing Education, Califórnia, n. 27, p. 25-40, 2005.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Jan 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2014

Histórico

  • Recebido
    06 Ago 2013
  • Aceito
    15 Abr 2014
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br