Acessibilidade / Reportar erro

Proposta metodológica para avaliação dos benefícios de um centro de distribuição urbano para mitigação dos problemas de logística urbana

Proposed methodology to evaluate the benefits of an urban distribution center for mitigation of city logistics problems

Resumos

Este trabalho apresenta uma metodologia desenvolvida para avaliar a implantação de um modelo de centros de distribuição de mercadorias em áreas urbanas (CDU) com critérios econômicos e ambientais. A metodologia é composta por quatro etapas: modelo de adesão (etapa 1), utilizando a técnica de preferência declarada, para a definição dos cenários de atendimento da demanda do sistema de entrega de produtos proposto para a cidade (etapa 2). Para cada um dos cenários, foram realizados estudos de localização de instalações e de roteirização de veículos (etapa 3) utilizando o software Transcad. Na etapa 4 foram feitas as avaliações econômica, ambiental e logística dos cenários analisados. A metodologia foi aplicada em Belo Horizonte (MG) e os resultados indicaram que o CDU reduziu o número de veículos de carga em circulação na cidade em até 51,4%, além de aumentar a produtividade destes equipamentos com uma elevação de 264% no número de rotas alocadas por veículo e diminuir em 37,27% a emissão de poluentes e o consumo de combustíveis fósseis. Estes resultados apontam que o CDU pode aperfeiçoar os processos logísticos urbanos e mitigar as externalidades negativas do transporte de produtos nas cidades.

logística urbana; distribuição urbana de mercadorias; centro de distribuição urbano


This paper presents a methodology to evaluate the implementation of urban distribution centers of products model (UDC) with economical and environmental criteria. The methodology is shared in four steps: adoption model (step 1), based on stated preference, in order to define scenarios to achieve the demand offered by the product delivery system to the city (step 2). To each scenario, it was performed facility location and routing studies (step 3) by using Transcad software. In step 4, it was made economical, environmental and logistic evaluations of each scenario analyzed. This methodology was applied in Belo Horizonte (MG) and showed that the UDC reduced the number of cargo vehicle to drive in the city by up 51.4%, besides that, the model increased the productivity of these vehicles by elevating in 264% the routes numbers allocated in each truck and decreased in 37.27% the pollutant emission and the fossil fuel consumption. These results indicated that the UDC can improve urban logistics processes and it can mitigate negatives externalities of products transportations in cities.

city logistics; urban freight transport; urban distribution center


  • Almeida, L. M. W. (1999) Desenvolvimento de uma metodologia para análise locacional de sistemas educacionais usando modelos de interação espacial e indicadores de acessibilidade. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) -Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
  • Baldacci, R., Mingozzi, A., Roberti, R. e Calvo, R. W. (2013) An exact algorithm for the two-echelon capacitated vehicle routing problem. Operations Research, vol. 6, n. 2, pp. 298-314.
  • Benjelloun, A., Crainic, T.G. e Brigas, Y. (2009) Toward a taxonomy of city logistics projects. The Sixth International Conference on City Logistics, vol. 2, n. 3, pp. 6217-6228.
  • BHTRANS (2012) Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte -Site Institucional Disponível em www.bhtrans.pbh.gov.br
  • Browne, M., Piotrowska, M., Woodburn, A. e Allen, J. (2007) Literature Review WM9: Part I - Urban Freigth Transport. Documento de Trabalho - University of Westminster, London
  • Browne, M., Sweet, M., Woodburn, A. e Allen, J. (2005) Urban freight consolidation centers. Documento de Trabalho -University of Westminster, London
  • Carrara, C. M. (2007) Uma aplicação do SIG para a localização e alocação de terminais logísticos em áreas urbanas congestionadas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) -Universidade de São Paulo, São Carlos.
  • Castro, N. (2013) Mensuração de externalidades do transporte de carga brasileiro. Journal of Transport Literature, vol. 7, n. 1, pp.163-181.
  • Chwesiuk, K., Kijewska, K. e Iwan, S. (2010) Idea of urban consolidation centres for medium-size touristics cities of Westpomeranian Region of Poland. The sixth International Conference on City Logistics vol. 2, n. 3, pp. 6264-6273
  • Crainic, T. G. e Kim, K. H. (2007) Intermodal Transportation Handbooks in Operations Research and Management Science. Amsterdam: Editora Elsevier. vol. 14. pp. 467-537.
  • Crainic, T. G., Ricciardi, N. e Storchi, G. (2009a) Models for evaluating and planning city logistics systems. Transportation Science, vol. 43, n. 4, pp. 432-454.
  • Crainic, T. G., Gendreau, M. e Potvin, J.Y. (2009b) Intelligent freight-transportation systems: assessment and the contribution of operations research. Transportation Research Part C, vol. 17, pp. 541-557.
  • Crainic, T. G., Ricciardi, N. e Storchi, G. (2004) Advanced freight transportation systems for congested urban areas. Transportation Research Part C, vol. 12, p. 119-137.
  • Dablanc, L. (2007) Goods transport in large European cities: Difficult to organize, difficult to modernize. Transportation Research Part A, vol. 41, pp. 280-285.
  • Dablanc, L. (2008) Urban goods movement and air quality policy and regulation issues in European cities. Journal of Environmental Law, pp. 1-2.
  • Dablanc, L. (2010) Freight transport, a key element of the urban economy, guidelines for practitioners. 89th Annual Meeting of Transportation Research Board Washington DC.
  • Fundação João Pinheiro. (2003) Pesquisa domiciliar de origem e destino na região metropolitana de Belo Horizonte em 2001/2002. Belo Horizonte.
  • GHG Protocol (2010) Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol: Contabilização, Quantificação e Publicação de Inventários Corporativos de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Documento de trabalho -Fundação Getúlio Vargas e World Resources Institute, Segunda Edição
  • Hensher, D. e Figliozzi, M. (2007) Behavioral insights into the modelling of freight transportation and distribution systems. Transportation Research Part B, vol. 41, p. 921-923.
  • Karrer, R. e Ruesch, M. (2007) Road pricing and urban freight transport - Urban freight platforms. Documento de trabalho -BESTUFS II: Best Urban Freight Solutions II.
  • Kroes, P. E. e Sheldon, R. J. (1988) Stated preference methods: an introduction. Journal of Transport Economics and Policy, vol. 28, n. 1, pp. 11-25.
  • Jepsen, M., Spoorenddonk, S. e Ropke, S. (2013) A branch-and-cut algorithm for the symmetric two-echelon capacitated vehicle routing problem.Transportation Science, vol. 47, pp. 23-37.
  • Martins, R. S., Lobo, D. S. e Pereira, S. M. (2005) Atributos Relevantes no Transporte de Granéis Agrícolas: Preferência Declarada pelos Embarcadores. Revista de Economia e Negócio, vol. 3, n. 2, pp. 173-192.
  • Minihane, E. D (2009) Bristol Consolidation Centre. Documento de Trabalho -START - Short term actions to reorganize transport of goods, Bristol.
  • Nemoto, T., Browne, M., Visser, J. e Castro, J. T. (2006) Intermodal transport and city logistics policies. The 4th International Conference on City Logistic, Langkaui.
  • PBH (2012). Prefeitura Municipal de Belo Horizonte -Site institucional. Disponível em www.pbh.gov.br
  • Perboli, G., Tadei, R. e Vigo, D. (2011) The two-echelon capacitated vehicle routing problem: models and math-based heuristics. Transportation Science, vol. 45, pp. 364-380.
  • Quak, H. (2008) Sustainability of urban freight transport retail distribution and local regulations in cities. Thesis (Ph.D. in Management), Erasmus Research Institute of Management (ERIM), Erasmus University Rotterdam, Rotterdan.
  • Rooijen, T. V. e Quak, H. (2010) Local impacts of a new urban consolidation centre -the case of Binnenstadservice.NL. The Sixth International Conference on City Logistics, vol. 2, n. 3, pp. 5967-5979.
  • Santos, F. A., Cunha, A. S. e Mateus, F. R. (2012) Branch-and-price algorithms for the two-echelon capacitated vehicle routing problem. Optimization Letters, vol. 7, pp. 1537-1547.
  • Souza, O. A. (1999) Delineamento experimental em ensaios fatoriais utilizados em preferência declarada. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
  • Taniguchi, E. e Heijden, R. E. C. M. V. D. (2000) An evaluation methodology for city logistics. Transportation Reviews, vol. 20, n. 1, pp. 65-90.
  • Taniguchi, E., Thompson, R. G., Yamada, T. e Duin, R. V. (2001) City Logistics: Network Modelling and Intelligent Transport Systems. Elsevier Science Limited, England.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Jun 2014
  • Data do Fascículo
    Out 2014

Histórico

  • Recebido
    20 Mar 2013
  • Aceito
    02 Mar 2014
  • Revisado
    23 Dez 2013
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Tecnologia - Pavilhão Rio Japurá - Setor Norte, Av. Gal Rodrigo Otávio, n. 3000, Coroado, CEP 69077-000, Tel.: (55 92) 3305-4613 | 3305-4607 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: editor.jtl@gmail.com