Acessibilidade / Reportar erro

Algumas premissas à crítica de Nietzsche à teatrocracia

Resumos

Na crítica que desenvolverá em relação a Wagner, Nietzsche aponta para o perigo de uma nova forma de poder, nomeadamente o da teatrocracia de Bayreuth, que pode ser interpretada, na senda das reflexões de Benjamin, Debord e Agamben, como o exórdio daquela forma de representação estética do domínio político chem durante todo o século XX, dará vida a novas formas de mitologia política. Nietzsche contrapor-lhe-á uma forma de "escrita trágica" inspirada, nos anos da juventude, ao tema hölderliniano da morte de Empédocles: uma fidelidade que, através do Zarathustra, voltaremos a encontrar até nos últimos escritos de Nietzsche: Ecce Homo e as cartas da "loucura".

teatrocracia; representação; Empédocles; Hölderlin-teologia politica


In his critics towards Wagner, Nietzsche suggests that a new form of power is appearing, as a danger, in Bayreuth's theatrocracy. On the basis of analysis like Benjamin's, Debord's and Agamben's ones, we can look at Bayreuth's theatrocracy as the beginning of a modern, aesthetic representation of power: and during all 20th Century, many forms of political mythologies will appear as marked by this inheritance. As known, Nietzsche will oppose it a "tragic writing", which is inspired, when he is still a young student, to Hölderlin's topic of Empedocles' Death. Across Zarathustra, we can find his adhesion to a "tragic writing" also in his last works, as Ecce homo, and in his Letters of "insanity" too.

theatrocracy; representation; Empedocles; Hölderlin; political theology


  • AGAMBEN, G.., Il Regno e la Gloria. Per una genealogia teologica dell'economia e del governo. Homo sacer, II, 2, Vicenza: Neri Pozza, 2007.
  • BARBERA, S., CAMPIONI, G., Il genio tiranno: ragione e dominio nell'ideologia dell'Ottocento. Wagner, Nietzsche, Renan Pisa: ETS, 2010.
  • CALASSO, R., Monologo fatale Em NIETZSCHE, F., Ecce homo. Come si diventa ciò che si è (a cura e con un saggio di R. Calasso), Milano: Adelphi, 2005, pp.151-202.
  • COLLI, G. , Dopo Nietzsche, Milano: Adelphi, 1974.
  • FERRARO, G., FORNARI, M. C. (a cura di), Chi ha veramente letto Nietzsche?, Firenze: «Il Ponte», anno LXIX, nn. 8-9, Agosto-Settembre 2013.
  • LACOUE-LABARTHE, Ph., Le théâtre de Hölderlin Em Métaphrasis suivi de Le théâtre de Hölderlin, Paris: PUF, 1998.
  • LUPO, L., Appena prima del buio. Le lettere di Nietzsche da Torino Em CAMPIONI, G.., -PICA CIAMARRA, L., SEGALA, M., (a cura di), Goethe Schopenhauer Nietzsche. Saggi in memoria di Sandro Barbera, Pisa: ETS, 2011, pp. 463-472.
  • Cf. MEIER, Die politische Kunst der griechischen Tragödie, München: C. H. Beck'sche Verlagbuchhandlung, 2000.
  • MONTINARI, M., Nietzsche e Wagner cent'anni fa, em Su Nietzsche, Roma: Editori Riuniti, 1981.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014

Histórico

  • Recebido
    14 Maio 2013
  • Aceito
    20 Jun 2013
Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br