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Revista Brasileira de História, Volume: 33, Número: 65, Publicado: 2013
  • Apresentação Apresentação

    Ferreira, Marieta de Moraes
  • Uma teoria do abuso da História Dossiê: História E Demandas Sociais

    Baets, Antoon De

    Resumo em Português:

    Este ensaio pretende esboçar uma teoria coerente sobre o abuso e o uso irresponsável da história. Ainda não existe de forma acabada uma teoria como essa, com a qual historiadores possam identificar, provar, explicar e avaliar abusos da história. O texto começa com uma discussão sobre a delimitação do problema, ou seja, como distinguir uma história irresponsável e abusiva, de um lado, de uma história perigosa, não científica, incompetente, nociva e desprovida de sentido, de outro. Em seguida, define-se o abuso da história como a sua utilização com o intuito de ludibriar, e o conceito mais amplo de uso irresponsável da história como o seu uso negligente ou enganador. Finalmente, vários desdobramentos da teoria serão desenvolvidos, desde uma tipologia dos abusos e dos usos irresponsáveis, questões relativas a sua evidência, explicação e avaliação, até medidas para sua prevenção.

    Resumo em Inglês:

    This essay is an attempt to sketch a coherent theory on the abuse and irresponsible use of history. Such a general theory, which enables historians to identify, prove, explain and evaluate abuses of history, does not yet exist. The essay opens with a discussion of the demarcation problem, that is the problem of how to distinguish irresponsible and abusive history on the one hand from nonscientific, incompetent, meaningless, harmful, and dangerous history on the other. It then proceeds to define the abuse of history as its use with intent to deceive and the broader concept of the irresponsible use of history as either its deceptive or negligent use. Finally, the various ramifications of the theory are developed, from a typology of abuses and irresponsible uses, over questions of evidence, explanation and evaluation to measures of prevention.
  • Tráfico de pessoas: uma história do conceito Dossiê: História E Demandas Sociais

    Venson, Anamaria Marcon; Pedro, Joana Maria

    Resumo em Português:

    A categoria tráfico de pessoas é uma proposição jurídica e não uma elaboração sociológica. Inventada no século XIX e retomada no final do século XX, tal categoria ganhou discursividade em jogo com saberes que constituíram a prostituição como um problema. A definição de tráfico disposta no atual Código Penal brasileiro se manifesta em relação necessária com a prostituição. O artigo analisa os modos como a discussão sobre o tráfico encontra lugar e efeito em jogo com a noção de que a prostituição deve ser combatida. A batalha discursiva para dizer o tráfico de pessoas e constituí-lo como um problema funciona como um reforço ao rechaço à prostituição, não protege as pessoas que se inserem voluntariamente no mercado do sexo e acaba, por vezes, sendo cúmplice de exigências internacionais de contenção migratória.

    Resumo em Inglês:

    The concept of human trafficking was first introduced in juridical discourse in the nineteenth century and emerged again with great force in the late twentieth century. Initially the concept was used in discourses that saw prostitution as a problem. The current Brazilian penal code still manifests this construction. Focusing on the Brazilian context, this article discusses how the contemporary legal definition of trafficking fails to recognize the rights of people who voluntarily enter the transnational sex market, and is, sometimes, an accomplice to international demands for migration restraint.
  • Memória e representações: a fotografia e o movimento estudantil de 1968 no México Dossiê: História E Demandas Sociais

    Troncoso, Alberto del Castillo

    Resumo em Português:

    A história recente do movimento estudantil de 1968 no México indica que esse acontecimento tem um peso fundamental para o entendimento das atuais condições políticas do país. O artigo analisa as complexas relações entre a imprensa e o poder político da época e apresenta exemplos relevantes em torno do papel estratégico desempenhado pela fotografia na cobertura de alguns dos episódios mais significativos. Por exemplo, as multidões presentes às manifestações nas ruas, a tomada violenta das universidades por militares e o massacre da população civil em Tlatelolco por conta do Estado. Em todos esses acontecimentos houve uma disputa simbólica, entre os estudantes e o governo, pela apropriação de imagens. Depois de pouco mais de 40 anos, é possível analisar a questão e reconhecer a importância do uso político e cultural das fotografias pelos diferentes grupos.

    Resumo em Inglês:

    Recent history of the Mexican student movement of 1968 shows that this event has a central significance to understanding the existing political conditions of the country. The article analyzes the complex relations between the press and the political powers of that time and relevant examples are presented which centre around the way in which photography played a strategic role covering some of the most relevant episodes of that chapter of Mexican history. For example, the multitudinous street demonstrations, the army's violent seizure of the universities and the State's slaughter of the civil population in Tlatelolco. In all those events, a symbolic dispute between the students and the Mexican government arose for the appropriation of the images. At a distance of a little more than 40 years, it's possible to give a leading role to the political and cultural use of photographs by the different groups.
  • Intelectuais, democratização e combate à pobreza no Brasil contemporâneo Dossiê: História E Demandas Sociais

    Freire, Américo Oscar Guichard

    Resumo em Português:

    O texto aborda o tema da participação de intelectuais em projetos e programas de inclusão social no Brasil contemporâneo e toma como objeto de análise a trajetória político-intelectual de Herbert de Souza, o Betinho, e Carlos Alberto Libânio Christo, Frei Betto. Depois de examinar as formulações dos autores em torno dos problemas relativos ao elitismo das esquerdas brasileiras, volta-se para a análise da atuação de Betinho à frente da "Ação da Cidadania contra a fome, a miséria e pela vida", e de Frei Betto como um dos dirigentes do "Fome Zero".

    Resumo em Inglês:

    This paper addresses the issue of the participation of intellectuals in social inclusion projects and programs in contemporary Brazil and analyzes the political and intellectual trajectory of Herbert de Souza (Betinho), and Carlos Alberto Libânio Christo (Frei Betto). After examining these authors' writings about problems related to the elitism of the Brazilian left, the paper turns to the analysis of Betinho's performance directing the project 'Action of Citizenship Against Hunger, Misery and for Life,' and Frei Betto's as one of the leaders of 'Zero Hunger.'
  • Cultura política e políticas para o ensino de história em Santa Catarina no início do século XX Dossiê: História E Demandas Sociais

    Silva, Cristiani Bereta da; Zamboni, Ernesta

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta análises das relações estabelecidas entre a produção historiográfica e a produção de uma história de Santa Catarina para o uso escolar, no início do século XX. A cultura política republicana era construída e se legitimava como parte de um fenômeno que precisava formular respostas à sociedade sobre variados problemas 'herdados do Império' que impediam o progresso do Brasil. No caso dos catarinenses, era preciso enfrentar o desafio de uma educação cívico-patriótica num território em que o sistema escolar, precário, ainda lidava com o problema da língua, posto que em muitas escolas falava-se alemão ou italiano, por exemplo. Estas questões são problematizadas por meio da análise da produção sobre a história de Santa Catarina pelo Instituto Histórico e Geográfico Catarinense (criado em 1896), de manuais didáticos que circularam nesse período, programas e relatórios de ensino. O objetivo é contribuir para o estudo das relações entre ensino de História e cultura política, buscando compreender como o ensino de História participou, naquele período, de projeções simbólicas sobre o futuro do Brasil, a partir de leituras compartilhadas de seu passado.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the relations weaved between historiographic production and the production of a history of Santa Catarina for school use in the early 20th century. Republican political culture was constructed and legitimated as part of a phenomenon which needed to formulate answers for society regarding several 'Empire-inherited' issues holding back progress in Brazilian. In the case of Santa Catarina, one of the issues faced was the challenge of patriotic education in a territory where the precarious school system also had to deal with the issue of language, since in several schools the language spoken was German or Italian. These issues are analyzed through the production of the history of Santa Catarina history, consisting of the didactic material published at that time, such as teaching programs and reports, by the Instituto Histórico e Geográfico Catarinense (created in 1896). The objective is to contribute to discussions about the relation between history teaching and political culture, in the sense of understanding the ways in which the teaching of history participated, in the early 20th century, in symbolic projections of the future of Brazil through shared readings of their past.
  • Os lugares da produção do saber histórico escolar no Brasil: compêndios de história e narrativas conciliadoras no Paraná (1876-1905) Dossiê: História E Demandas Sociais

    Toledo, Maria Aparecida Leopoldino Tursi

    Resumo em Português:

    O artigo trata da disciplina de História no Paraná entre 1876 e 1905. Toma como fonte investigativa compêndios adotados à época na instituição de ensino secundário, analisa o discurso histórico escolar presente nas obras e o relaciona à narrativa produzida sobre o sentido de nação. Embora a questão que liga o nascimento da disciplina com a construção do Estado nacional seja amplamente conhecida, a forma como ela foi tratada e as nuanças que ela assumiu em diferentes províncias do Império brasileiro ainda permanecem por se conhecer. A análise constata que os livros didáticos, objeto de estudo do trabalho, estabeleceram coexistência ou concordância entre as abordagens gerais - sejam universais ou civilistas - e as nacionais, indicando como a História nacional teve dificuldades em se firmar como disciplina autônoma até os anos iniciais da República brasileira.

    Resumo em Inglês:

    The article looks at the History of Paraná discipline between 1876 and 1905. The sources focused on are the compendiums used at the time in secondary schools. In addition, the historical discourse of schools present in the textbooks is analyzed and related to narratives produced about the meaning of nation. Although the issue that links the birth of the discipline with the construction of the national state is well known, the way it was dealt with in the different provinces of the Brazilian Empire still remains to be examined. The analysis shows that the textbooks, the object of the study, created either coexistence or correlation between general approaches - whether they were universal or civilista - and national ones, indicating how national history struggled to establish itself as an autonomous discipline until the early years of the Brazilian Republic.
  • Acervos da Justiça do Trabalho como fonte de pesquisa Dossiê: História E Demandas Sociais

    Veiga, Alexandre

    Resumo em Português:

    O artigo descreve a trajetória do Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul, relatando suas experiências de atuação na área da preservação e divulgação do patrimônio documental e museológico da Justiça do Trabalho no estado, discorrendo também sobre a questão dos acervos como patrimônio da sociedade, relacionando-o com as práticas de memória e pesquisa histórica do mundo do trabalho e dos trabalhadores.

    Resumo em Inglês:

    The article describes the history of the Memorial Archive of the Labor Court of Rio Grande do Sul, and looks at experiences of working with the preservation and dissemination of the documentary and museum heritage of the Labor Court in that state, as well as discussing the issue of collections as social heritage, linking this with practices of memory and historical research in the world of work and workers.
  • A luta de brasileiros contra o miguelismo em Portugal (1828-1834): o caso do homem preto Luciano Augusto Artigos

    Gonçalves, Andréa Lisly

    Resumo em Português:

    O reinado de d. Miguel (1828-1834) colocou fim à primeira experiência liberal portuguesa e foi marcado por intensa repressão política aos seus opositores. Contra o rei absoluto formou-se uma verdadeira 'internacional antimiguelista', que incluía brasileiros de diferentes condições sociais: cirurgiões, estudantes, militares, trabalhadores domésticos. Tendo como fonte principal os processos políticos do reinado de d. Miguel, pretende-se com este artigo reconstituir alguns aspectos da resistência ao regime implantado pelo rei usurpador com base no estudo de caso do réu Luciano Augusto. Homem preto e criado de servir, Luciano foi acusado de constitucionalista e partidário de d. Pedro IV. Entre outros objetivos, busca-se esclarecer o trânsito de pessoas e de ideias no interior do que fora, talvez, a parcela mais importante do império português, permitindo até mesmo o estabelecimento de contrastes entre o contexto americano e o europeu.

    Resumo em Inglês:

    The reign of Dom Miguel (1828-1834) brought to an end the first Portuguese liberal experience, and was marked by the intense political repression of opponents. A 'anti-Miguelist international' was formed against the absolutist King, which including Brazilians from different walks of life, such as surgeons, students, military officers, and domestic workers. Drawing mainly on the political lawsuits from Dom Miguel's reign, this article seeks to reconstitute some aspects of the resistance against the regime established by the usurping king, using the case study of the Luciano Augusto. A black man and house servant, Luciano was accused of being a Constitutionalist and supporter of Dom Pedro IV. Amongst other objectives, we also seek to clarify the flow of people and ideas within what had been, perhaps, the most important part of the Portuguese Empire, which would also allow us to establish contrasts between the American and European contexts.
  • Um mundo novo no Atlântico: marinheiros e ritos de passagem na linha do equador, séculos XV-XX Artigos

    Rodrigues, Jaime

    Resumo em Português:

    O artigo analisa o rito de passagem da travessia da linha do equador e suas transformações. No século XX, a persistência desse ritual deixa a impressão de que suas formas tenham sido sempre as mesmas. Todavia, ao acompanharmos as fontes desde o século XVI, podemos perceber sua origem, disseminação e transformação na cultura marítima. Marinheiros e oficiais participaram da construção do ritual repleto de significados para a vida profissional dos homens embarcados como trabalhadores do mar. As fontes aqui utilizadas são basicamente narrativas de viagens no período assinalado.

    Resumo em Inglês:

    The article analyzes the rite of passage upon crossing the Equator line and its transformations. In the 20th century the persistence of this ritual gave the impression that its form had always been the same. However, looking at the sources from the 16th century, we can understand its origin, dissemination, and transformation in maritime culture. Sailors and officers participated in the construction of ritual, full of significance for the professional life of men working at sea. The sources used here are basically travel narratives from the period in question.
  • Comemorar Camões e repensar a nação: o discurso de Joaquim Nabuco na festa do tricentenário de morte de Camões no Rio de Janeiro (1880) Artigos

    Venâncio, Giselle Martins

    Resumo em Português:

    O presente artigo analisa os eventos realizados em comemoração ao tricentenário de morte de Luís de Camões, no Rio de Janeiro, em junho de 1880, com destaque para o discurso pronunciado por Joaquim Nabuco no momento da festa. Busca-se investigar a fala de Nabuco considerando-se as relações culturais e políticas em curso entre Portugal e Brasil, naquele período, destacando-se o fato de que as comemorações do tricentenário enfatizaram, na ação de seus organizadores, um ideal de identidade nacional brasileira definida como fundamentalmente lusitana. A contribuição de Nabuco para a composição dessa representação da Nação é o objetivo deste artigo.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the events held in Rio de Janeiro in June 1880 to commemorate the tercentenary of the death of Luis de Camoes, emphasizing the speech given by Joaquim Nabuco. The aim is to investigate Nabuco's speech in light of the cultural and political relations between Brazil and Portugal at that time, highlighting the fact that the tercentenary celebrations emphasized an ideal Brazilian national identity defined as fundamentally Lusitanian. Nabuco's contribution to the development of this representation of the nation is the aim of this article.
  • O chamado às armas: o abolicionismo radical de Nabuco em 1885-1886 Artigos

    Needell, Jeffrey D.

    Resumo em Português:

    O papel de Nabuco no movimento abolicionista tem sido caracterizado de diferentes maneiras, em relação tanto às suas próprias visões políticas quanto ao seu significado no processo que levou ao fim da escravidão em 1888. Pesquisas sugerem que tanto as visões de Nabuco quanto o seu significado mudaram no contexto contingente da trajetória histórica do movimento. Uma das conjunturas mais críticas que demonstraram isso foi o ano transformador de 1885, em que o artigo se concentra. Conforme se demonstrará, a campanha abolicionista de pressão pública, iniciada por Nabuco e seus aliados naquele ano, mobilizaram um movimento nas ruas e nos campos que, por sua vez, remontariam à imprensa e ao parlamento para reverter a política da Coroa e forçar um fim legal à escravidão.

    Resumo em Inglês:

    Nabuco's role in the Abolitionist movement has been characterized in different ways, both in regard to his own political views and in regard to his significance in the process that led to slavery's end in 1888. Research suggests that both Nabuco's views and his significance changed within the contingent context of the historical path of the movement. One of the most critical conjunctures demonstrating this is the transformational year of 1885, upon which this article focuses. As will be shown, the Abolitionist campaign of public pressure, initiated by Nabuco and his allies that year, mobilized a movement in the streets and in the fields which, in turn, would reach back through press and parliament to reverse crown policy and compel a legal end to slavery.
  • A produção de materiais didáticos pelo MEC: da campanha nacional de material de ensino à fundação nacional de material escolar Artigos

    Filgueiras, Juliana Miranda

    Resumo em Português:

    O artigo analisa a constituição e principais realizações da Campanha Nacional de Material de Ensino (CNME) e da Fundação Nacional de Material Escolar (Fename). A CNME foi criada em 1956 pelo Ministério da Educação com a função de produzir materiais escolares e obras de consulta para os estudantes brasileiros. Em 1967, a CNME transformou-se na Fename, que ampliou a publicação das obras didáticas, além da produção e distribuição de materiais de consumo, lápis, canetas etc. A produção desses manuais didáticos revelou a atuação do Ministério da Educação em uma área dominada pelo mercado privado, sobretudo pela indústria editorial de didáticos. O estudo revelou ainda que os dois órgãos produziram suas obras em parceria com professores de instituições tradicionais de ensino secundário e superior do Rio de Janeiro.

    Resumo em Inglês:

    The article analyzes the establishment and main achievements of the Campanha Nacional de Material de Ensino - CNME (Teaching Material National Campaign) and the Fundação Na-cio-nal de Material Escolar - Fename (School Material National Foundation). The CNME was established in 1956 by the Ministry of Education with the task of producing learning materials and reference works for Brazilian students. In 1967, the CNME became the Fename that expanded the publication of textbooks, consumption materials, pencil, pen, etc. The production of these textbooks revealed the performance of the Ministry of Education in an area dominated by the private market, especially for the didactic publishing industry. The study also revealed that the two agencies produced their works in partnership with teachers from traditional institutions of secondary and higher education in Rio de Janeiro.
  • Formação do jornalista contemporâneo: a história de um trabalhador sem diploma Artigos

    Bernardo, Cristiane Hengler Corrêa; Leão, Inara Barbosa

    Resumo em Português:

    Reconstituir e analisar o contexto em que a profissão de jornalista se desenvolveu no Brasil e as influências que sofreu é o objetivo deste artigo que, por meio do materialismo histórico dialético, pretende explicar o processo pelo qual a situação contemporânea se configura como síntese. Essa contextualização torna-se fundamental para a compreensão dos conflitos de interesses políticos e econômicos que determinaram a configuração histórica dessa profissão e do controle sobre a atuação do profissional que a exerce. Revela ainda como as mudanças técnicas alteraram a sua base material de produção e, necessariamente, geraram novos conceitos, que compuseram a sua superestrutura nos diferentes períodos sociais, econômicos e políticos, tornando possível observar os objetivos relacionados a tais mudanças.

    Resumo em Inglês:

    Reconstructing and analyzing the context in which the journalistic profession has developed in Brazil and the influences on it are the purposes of this article, which aims through the historical and dialectical materialism, to explain the process by which the contemporary situation is configured. This context is fundamental to understanding the conflicts of political and economic interests that determined the historical setting of this profession and the control over professional practice. The results indicate how technological changes altered its material base of production and have generated new concepts, which have become parts of its superstructure in different social, economic, and political periods.
  • O Banco Mundial e a construção política dos programas de ajustamento estrutural nos anos 1980 Artigos

    Pereira, João Márcio Mendes

    Resumo em Português:

    O artigo discute a gestação e operacionalização dos programas de ajustamento estrutural do Banco Mundial ao longo da década de 1980, situando o tema nos marcos das mudanças mais amplas em curso na economia política internacional. O trabalho problematiza a relação entre o Banco Mundial e o seu Estado-membro mais poderoso, os Estados Unidos, mostrando as tensões entre o Executivo e o Congresso em torno da definição da política norte-americana para a instituição. Evidencia-se um conjunto de pressões sobre o Banco que concorreram para delimitar o seu campo de atuação. Mostra-se como a pauta dos programas de ajustamento estrutural cresceu junto com a gestão da crise da dívida externa e a quais interesses a atuação do Banco Mundial serviu.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the administration and operation of World Bank structural adjustment programs during the 1980s, contextualizing the theme in a framework of on-going broader changes in the international political economy. The work questions the relationship between the World Bank and its most powerful member-state, the United States, showing the tensions between the executive and Congress in relation to the definition of US policy for the institution. A set of pressures on the Bank are shown to have helped constrain its field of action. Also discussed is how the set of structural adjustment programs developed alongside the administration of the foreign debt crisis and which interests the World Bank's actions served.
  • Conferência - Ritual de Aurora e de Crepúsculo: a comemoração como a experiência de um tempo fronteiriço e multiplicado ou as antinomias da memória Memória

    Albuquerque Júnior, Durval Muniz de

    Resumo em Português:

    Este texto foi apresentado como conferência de abertura do XXVI Simpósio Nacional de História, ocasião em que se comemoravam os 50 anos de fundação da Anpuh-Brasil - Associação Nacional de História. Ao mesmo tempo em que analisa os vários sentidos do comemorar, trata da relação entre as práticas de comemoração e o trabalho do historiador, faz uma reflexão sobre a relação entre memória, temporalidade e rituais de comemoração, e se apresenta também como um texto comemorativo, por isso sujeito às mesmas ambiguidades e antinomias que aponta em todo gesto de comemoração. Ele constitui, ainda, uma análise das práticas de comemoração e um texto comemorativo. Texto, portanto, fronteiriço e antinômico.

    Resumo em Inglês:

    This paper was presented at the opening conference of the XXVI National Symposium of History, which commemorated the fiftieth anniversary of the founding of ANPUH: Brazil - the National History Association. At the same time as analyzing the various senses of celebrating, dealing with the relationship between the practices of commemoration and the work of the historian, which is a reflection on the relationship between memory, temporality and rituals of commemoration, this text is also a commemorative text, and thus subject to the same ambiguities and antinomies that it highlights in every gesture of celebration. It is at the same time, an analysis of the practices of commemoration and a commemorative text, and thus both border and antinomian.
  • John Manuel Monteiro (1956-2013): um legado inestimável para a Historiografia Memória

    Almeida, Maria Regina Celestino de
  • Jean-François Sirinelli Entrevistas

    Ferreira, Marieta de Moraes
  • Eugenia Meyer Entrevistas

    Ferreira, Marieta de Moraes
  • Viñas, Ángel (Ed.) En el combate por la historia: la República, la guerra civil, el franquismo Resenhas

    Mansan, Jaime Valim
  • Fields, Karen E.; Fields, Barbara J. Racecraft: the soul of inequality in American Life Resenhas

    Chaves, Wanderson da Silva
  • Chartier, Roger O que é um autor? Revisão de uma genealogia Resenhas

    Moraes, Kleiton de Sousa
  • Gonçalves, Marcia de A.; Rocha, Helenice Ap. de B.; Resnik, Luís; Monteiro, Ana M. F. da C. (Org.) Qual o valor da história hoje? Resenhas

    Penna, Fernando de Araujo
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