Acessibilidade / Reportar erro
Transinformação, Volume: 16, Número: 2, Publicado: 2004
  • Do patrimônio cultural e seus significados Artigos Originais

    Araripe, Fátima Maria Alencar

    Resumo em Português:

    Reflexões acerca do patrimônio cultural tendo em mente o conjunto de tudo o que encontramos na formação da cultura: conhecimento, crenças, arte, moral, direitos, costumes, capacidade e hábitos adquiridos pelo homem, transmitidos de geração a geração e a dimensão da força simbólica do seu significado, como representação da expressão cultural do fazer social. Propõe (re)definir o patrimônio cultural, como memória social e, por conseguinte, parte da história, na possibilidade de pensar esse patrimônio parte de um grande acervo informacional, isto é, como fonte de informação, inserido nos processos de ensino e de pesquisa, de forma a possibilitar a construção de um ser socialmente ativo. Este ser, ao unir passado e presente, (re)cria imagens da cidade _ espaço por excelência da formação do patrimônio, do povo e da cultura, observando as condições históricas, sociais e comunicacionais, bem como as exigências contemporâneas, que levam em consideração a produção humana como bem cultural e, portanto, da maior significação. Este ensaio apresenta o patrimônio cultural desde a perspectiva dos usos sociais, das apropriações que a sociedade faz da sua memória, da sua história, para que haja reconhecimento e legitimação desse patrimônio que, conseqüentemente, será elemento a permear o processo educacional e formação da cidadania.

    Resumo em Inglês:

    The author reflects upon the cultural heritage, considering everything that contribute to the culture formation knowledge, beliefs, art, morals, rights, customs, capacities and habits acquired by the human being and transmitted from generation to generation, and the dimension of the symbolic forces of their meaning, as representation of the cultural expression of social making. The author intends to (re)define cultural heritage as social memory and, therefore, part of the history, arguing that this will make it possible to approach such heritage as part of a great information collection: as a source of information, within the educational and research processes, aiming at the construction of a socially active being, who, joining past and present, would (re)create images of the city _ par excellence, the formation space of heritage, as well as images of the people and the culture, observing the historical, social and communication conditions. Such socially active being would accomplish all that, by taking into account, also, the contemporary requirements, which consider human production as a cultural good, therefore, one of the utmost significance. The author intends to approach the cultural heritage from the perspective of the social uses, the appropriation of its own history by society, which, thus, recognizing and legitimating such heritage, consequently turning its elements into facilitators of the educational and citizenship processes.
  • Filosofia da informação: reflexos e reflexões Artigos Originais

    Francelin, Marivalde Moacir; Pellegatti, Caio

    Resumo em Português:

    A Filosofia não pode restringir-se apenas à busca da verdade. A informação não é apenas suporte para o conhecimento. O pensamento no século XXI, encontra-se perante dilemas até então desconhecidos ou evitados. A sujeição e a prova de "novos" pensamentos ocorrem através de crises e rupturas. O processo de conhecer o conhecimento ou o de pensar o pensamento, indubitavelmente foram, e são importantes etapas no desenvolvimento do total conhecimento humano. Buscando-se a inserção e o entendimento da própria informação relacionada a esses processos, o presente trabalho propõe uma filosofia que pense essa informação, ou seja, uma Filosofia da Informação.

    Resumo em Inglês:

    Philosophy cannot restrict itself solely to the search for truth. Information Science is not only a support. In the 21st. Century, thought finds itself before dilemmas which had been ignored or unknown up to now. Subjection and testing of "new" thoughts, occur through crises and ruptures. The processes of "getting to know" the knowledge or "of thinking" the thought, undoubtedly have been, and are, important stages in the development of what we understand as being the total human knowledge. Seeking to understand and to insert the very information related to those processes, the present article proposes a philosophy that will reflect upon such information, namely, a Philosophy of Information.
  • A prática de indexação: análise da evolução de tendências teóricas e metodológicas Artigos Originais

    Silva, Maria dos Remédios da; Fujita, Mariângela Spotti Lopes

    Resumo em Português:

    Almejando contribuir com uma reflexão sobre a prática do indexador e tendo em vista a evolução do processo de indexação, os autores procuram identificar, pela revisão da literatura, o desenvolvimento teórico e metodológico de tal processo, extraindo as principais tendências e influências ali presentes. A revisão da literatura foi sistematizada por duas análises: a da literatura fundamental e a dos relatos de experiência. A primeira análise divide-se em três categorias: definição, história e aspectos teóricos e metodológicos da indexação, as quais permitiram evidenciar a constante preocupação, por parte dos estudiosos, com relação à abordagem do assunto do documento, tendo em vista sua recuperação. Com isso, conclui-se que a maior ênfase nesse processo está relacionada à indexação acadêmica _ resultante da concepção de análise de assunto assumida pelo indexador. Este segundo tipo de análise tem suas influências mais diretamente relacionadas às áreas de interface da Análise Documentária _ a Lingüística, a Lógica e a Psicologia Cognitiva, mais recentemente abordada pelos estudos teóricos, ainda não aprofundados. Quando estes aspectos lógicos, lingüísticos e cognitivos estiverem mais esclarecidos, permitirão ao indexador a realização de uma análise conceitual do documento mais efetiva, pois são estes aspectos que vão auxiliar na determinação da tematicidade do documento.

    Resumo em Inglês:

    To contribute with a reflection on the indexer's practice, having in mind the evolution of the indexing process, the authors of this paper sought to assess the theoretical and methodological development of such process, through a survey of the literature, extracting from it the main trends and influences. The scrutiny of the relevant literature was systematized in two types of analyses: one, the analysis of fundamental literature in the area, and the other, that of experience stories. The first analysis was divided in three categories: theoretical and methodological definition, history, and aspects of indexing. These have allowed the authors to substantiate a constant concern on the part of the scholars, regarding the approach to the document as a subject and having in mind its recovery. The authors conclude that the emphasis in this process rests in the academic indexing-resultant of the outset of subject analysis carried out by the indexer. This second type of analysis is more directly influenced by the interfacing areas of Documentation Analysis - Linguistics, Logic and more recently, of sciences such as the Cognitive Psychology, which was approached in theoretical studies that did not prove deep enough yet. Once the logical, linguistic and cognitive aspects affecting document contents be better clarified, they will assist the indexing professionals in determining the topics actually involved in a document, and will allow them to accomplish a more effective conceptual analysis of such document.
  • Estatísticas, representação e conhecimento Artigos Originais

    Guizzardi Filho, Osvaldo

    Resumo em Português:

    As estatísticas são representações, estão no lugar de alguma coisa. Estas representações são.produzidas a partir da definição de recortes que procuram simplificar os aspectos do mundo, os quais são o objeto de estudo. Esses recortes têm como finalidade o conhecimento desses aspectos, e expressam-se nas questões constantes do questionário de uma pesquisa, nas categorias que são associadas aos elementos por ela coletados, na definição de um determinado indicador, etc; tais recortes são estabelecidos em detrimento de outros, que também seriam possíveis. O que visualizamos com as estatísticas são números, que representam conjuntos com as mesmas características, expressas em classificações idealizadas pelos pesquisadores que as constróem. Para que as estatísticas possam ser utilizadas, essas escolhas precisam, portanto, estar explícitas, revelando-se nas classificações e conceitos associados à representação, nos segmentos do universo que são escolhidos como objeto de estudo, nos erros que estão associados aos resultados que são divulgados. Se isso não ocorrer, o uso da estatística pode resultar no oposto do que se espera dela, que é o conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    The statistics are representations of something else. These representations are produced from pre-defined segments, chosen to simplify certain aspects of the world, which are the object of a given study Those segments are intended to comprehend such aspects and are expressed, for instance, in the questions of a questionnaire, in the categories associated to the elements collected by the research and defined by some specific indicator that is unique among several others. The statistics show numbers that represent sets with the same characteristics expressed in the idealized classification built by the researchers. They may only be used if they reveal the researchers´ choices, which should be expressed: in classification and concepts associated to the representation; in the segments of the universe chosen as object of study; and in the errors that are associated to the divulged results. If the statistics do not reveal those choices, using them will defeat the very purpose of statistics: to increase knowledge.
  • A empresa e os sistemas humanos de informação: uma abordagem conceitual para a gestão da informação Artigos Originais

    Jannuzzi, Celeste Aída Sirotheau Corrêa; Tálamo, Maria de Fátima Gonçalves Moreira

    Resumo em Português:

    Este é um estudo conceitual que procura identificar, no fluxo de uma comunicação, as características da informação no campo da Administração, sob o ponto de vista das empresas. Destaca os aspectos conceituais da informação e, devido à ausência de consenso na definição do termo, busca extraí-los dos discursos sobre informação em algumas áreas do conhecimento, especialmente naquelas inseridas no âmbito da Ciência da Informação. Discute as particularidades da informação e da comunicação nos procedimentos adotados para a gestão da informação nas empresas. Discorre sobre os sistemas humanos de informação, evidenciando o sistema empresa e o seu subsistema de informação como subsídios necessários ao estabelecimento de políticas para a gestão da informação.

    Resumo em Inglês:

    This is a conceptual study aiming at identifying, in the flow of communication and from the point of view of the companies, the characteristics of the information in the administration field. It focuses on the description of the conceptual aspects of the information; however, due to the absence of consensus in the definition of the term information, the authors try to extract a consensus from such definitions as found in various knowledge areas, especially those integrating the Information Science. They discuss the particularities of the information and the communication in the procedures adopted by the companies' information management. They also discuss the human systems of information, and make it evident that the company system and its information subsystem are necessary subsidies to the establishment of information management policies.
  • O desafio da inclusão digital Artigos Originais

    Freire, Isa Maria

    Resumo em Português:

    Apresenta resultados preliminares da pesquisa da autora sobre o desafio que se coloca à sociedade brasileira, com relação à disseminação e utilização das tecnologias digitais de comunicação da informação. Discute as reais possibilidades de atuação democrática através da Internet, bem como a constatação de uma `brecha digital' entre países ricos e países pobres em informação, em nível internacional, e entre grupos sociais, em nível nacional. Comenta a responsabilidade social dos profissionais da informação, qual seja, a de facilitar a comunicação do conhecimento para aqueles que dele necessitam na sociedade, contribuindo para democratizar o uso dos recursos de informação.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the preliminary results of the author's research on the challenges the Brazilian society faces, regarding the dissemination and use of the digital technologies of information communication. It discusses the real possibilities of democratic action through the Internet, as well as the `digital gap' between information rich and information poor countries at the international level, and between social groups, at the national levels. The social responsibilities of the information professionals encompassing that of facilitators of knowledge communication to those who need it is thereby stressed, with aims to the democratization of the use of society's information resources.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II - Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, Jd. Ipaussurama - 13059-900 - Campinas - SP, Tel.: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: transinfo@puc-campinas.edu.br