SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.28 número50vol.29 número52 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Bolema: Boletim de Educação Matemática
versão impressa ISSN 0103-636Xversão On-line ISSN 1980-4415

 

Sumário
Bolema vol.29 no.51 Rio Claro abr. 2015

 Editorial
  
 ·  Editorial


        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Artigos
  
 ·  Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático
D'Ambrosio, Beatriz Silva; Lopes, Celi Espasandin

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  (Etno)matemática como discurso
Skovsmose, Ole

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )
  
 ·  Conhecimento Matemático para o Ensino de Diferentes Significados do Sinal de Igualdade: um estudo desenvolvido com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Trivilin, Linéia Ruiz; Ribeiro, Alessandro Jacques

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A Proposal for the Analysis of Prospective Teachers' Mathematical Practices on Derivatives
Pino-Fan, Luis R.; Godino, D. Juan; Font, Vicenç

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Dispositivo Experimentoteca de Matemática: produção na imanência
Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento; Marocco, Tamiris Taroco

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Clock problems. Historical Examples and Didactical Considerations
Seguí, Vicente Meavilla; Marcén, Antonio M. Oller

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Ensino de Área de Figuras Geométricas Planas no Currículo de Matemática do Projovem Urbano
Carvalho, Dierson Gonçalves de; Bellemain, Paula Moreira Baltar

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Specialized Knowledge of One Primary Mathematics Teacher Teaching Rational Numbers
Rojas, Nielka; Flores, Pablo; Carrillo, José

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Envolvimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática: relação com o saber e possibilidades de ação
Campos, Ilaine da Silva; Araújo, Jussara de Loiola

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Epistemological, Historical, and Didactic Aspects of University Teaching Faculty Professional Knowledge of Probability
Barragués, José I.; Morais, Adolfo; Guisasola, Jenaro

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADE
Gereti, Laís Cristina Viel; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Potencialização da Aprendizagem Autorregulada de Bolsistas do PIBID/UFPel do curso de Licenciatura em Matemática através de Oficinas Pedagógicas
Pranke, Amanda; Frison, Lourdes Maria Bragagnolo

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Compreensão do Conceito de Razão por Futuros Educadores e Professores dos Primeiros Anos de Escolaridade
Fernandes, José António; Leite, Laurinda

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Um Estudo da Criação e Desenvolvimento de Licenciaturas em Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Bittar, Marilena; Nogueira, Renato Gomes

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O Conhecimento Didático de Estatística de Duas Professoras de Matemática sobre Dados Bivariados
Quintas, Sandra Maria Oliveira; Ferreira, Antónia Rosa O. F. T.; Oliveira, Hélia Margarida A. P.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  High-School Students' Use of Intuitive Simple Approximation and Feedback Phenomena in Sequences
Mellado, Francisco-Javier Claros; Compaña, Teresa Sánchez; Benarroch, Moisés Coriat

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Competência Cognitiva e Resolução de Problemas com Equações Algébricas do 1° Grau
Sperafico, Yasmini Lais Spindler; Dorneles, Beatriz Vargas; Golbert, Clarissa Seligman

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Apropriação como Produção Coletiva na Atividade e Internalização como Resultado desta Atividade: um exemplo de álgebra elementar na sala de aula
Costa, Eveline Vieira; Santa-Clara, Angela

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  As Concepções de Geometrias não Euclidianas de um Grupo de Professores de Matemática da Educação Básica
Lovis, Karla Aparecida; Franco, Valdeni Soliani

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Professional Development of Mathematics Teacher from their Classroom Tasks proposed in a Teacher Education Course
Ramos-Rodríguez, Elisabeth; Martínez, Pablo Flores; Ponte, João Pedro da; Verdejo, Antonio Moreno

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 Resenhas
  
 ·  Alterações e Manutenções: leituras sobre a geometria como saber escolar
Garnica, Antonio Vicente Marafioti

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Pró-Letramento: relações com o saber e o aprender de tutores do pólo Itapecuru-Mirim/MA
Dombrowski, Adriane Elisa

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  As Geometrias Esférica e Hiperbólica em Foco: sobre a Apresentação de alguns de seus Conceitos Elementares a Estudantes do Ensino Médio
Brum, Wanderley Pivatto; Schuhmacher, Elcio; Silva, Sani de Carvalho Rutz da

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação
Assis, Luciana M. Elias de

        · texto em Português     · Português ( pdf )
  

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons