SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
números disponiblesvol.33 número64vol.34 número66 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos   RSS

Bolema: Boletim de Educação Matemática
versão impressa ISSN 0103-636Xversão On-line ISSN 1980-4415

 

Sumário
Bolema vol.33 no.65 Rio Claro set./dez. 2019

 Editorial
  
 ·  A SBEM e a Produção de Conhecimento em Educação Matemática


        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 Artigo
  
 ·  Construção do Conhecimento Matemático: natureza, transmissão e gênese
Becker, Fernando

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Meta-análise sobre Conhecimento para Ensinar Divisão de Frações
Moriel Junior, Jeferson Gomes; Wielewski, Gladys Denise; Carrillo, José

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Exploring Slope's Conceptualizations of University Students
López, Martha Iris Rivera; Beltrán, Gerardo Salgado; Flores, Crisólogo Dolores

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Correlação entre o Raciocínio Lógico e o Raciocínio Matemático em Crianças Escolarizadas
Silva, Simone de Oliveira Andrade; Luna, Sérgio Vasconcelos de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Protagonismo Feminino na Matemática: criação e evolução do Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia
Menezes, Márcia Barbosa de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Cantinho Vermelho e outros Símbolos: como se ensinou matemática na URSS
Silva, Circe Mary Silva da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  O Ensino de Matemática em um Número Especial da Revista The New Era, 1934
Rabelo, Rafaela Silva

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  How is Statistics and Probability Learning Promoted? An analysis on Primary Education textbooks
Vásquez, Claudia; Pincheira, Nataly; Piñeiro, Juan Luis; Díaz-Levicoy, Danilo

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Abordagem das Dificuldades de Ensino e Aprendizagem do Domínio da Estatística na Graduação em Psicologia: um olhar através do contrato didático
Nóbrega, Giselda Magalhães Moreno; Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Desenvolvimento Profissional de uma Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Tema Probabilidade
Pinheiro, Maria Gracilene de Carvalho; Serrazina, Maria de Lurdes; Silva, Angélica da Fontoura Garcia

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Apropriação Linguística e Significado em Atividades de Modelagem Matemática
Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; Almeida, Lourdes Maria Werle de

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Do Modelo Matemático à Modelagem Matemática: descontinuidades históricas
Magnus, Maria Carolina Machado; Caldeira, Ademir Donizeti; Duarte, Claudia Glavam

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Modelagem Matemática e uma Proposta de Trajetória Hipotética de Aprendizagem
Ferreira, Pamela Emanueli Alves; Silva, Karina Alessandra Pessoa da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  A Teoria da Atividade na Produção de Material Didático Digital Interativo de Matemática
Chiari, Aparecida Santana de Souza; Borba, Marcelo de Carvalho; Souto, Daise Lago Pereira

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Necessary Knowledge for Managing Mathematical Work in Simulators Development with GeoGebra
Prieto G., Juan Luis; Buitrago, José Ortiz

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Incluir não é Apenas Socializar: as Contribuições das Tecnologias Digitais Educacionais para a Aprendizagem Matemática de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista
Souza, Andiara Cristina de; Silva, Guilherme Henrique Gomes da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender: como e por que educação matemática na terceira idade?
Lima, Luciano Feliciano de; Penteado, Miriam Godoy; Silva, Guilherme Henrique Gomes da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Praxeologias do Professor: análise comparativa do livro didático no ensino de equações polinomiais do primeiro grau
Barbosa, Edelweis Jose Tavares; Lima, Anna Paula Avelar Brito

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Covariation in Precalculus Textbooks Tasks: a Case of Trigonometric Ratios
Villa-Ochoa, Jhony Alexander; Acevedo, Ferney Tavera

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  “Lendo e escrevendo o mundo” com Matemática: estudando trigonometria com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental
Jürgensen, Bruno Damien da Costa Paes

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Invariantes Operatórios de Equilíbrio Algébrico Presentes nas Estratégias de Estudantes do 3° Ano do Ensino Fundamental
Beck, Vinicius Carvalho; Silva, João Alberto da

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Frações na Formação Continuada de Professoras dos Anos Iniciais: fragmentos de uma complexidade
Mocrosky, Luciane Ferreira; Orlovski, Nelem; Tychanowicz, Simone Danielle; Andrade, Salete Pereira; Panossian, Maria Lucia

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Descriptors of the Professional Look Development in the Context of Pattern Generalization
Llinares, Alberto Zapatera

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Histórias de Insubordinações Criativas - narrativas de educadoras matemáticas
Crecci, Vanessa; Nacarato, Adair Mendes

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Construção e Interpretação de Diagramas de Extremos e Quartis por Alunos Portugueses do 9.° ano de Escolaridade
Carvalho, Maria José; Fernandes, José António; Freitas, Adelaide

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  Ideias de Van Hiele e Educação Matemática Realística: algumas aproximações
Passos, Adriana Quimentão; Buriasco, Regina Luzia Corio de; Soares, Maria Tereza Carneiro

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  
 ·  The Comprehension through Process-Object Conceptions. A Study on the Concepts Involved in the Resolution of Optimization Problems
Williner, Betina; Engler, Adriana; Lavalle, Andrea

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )
  
 ·  Uma Leitura Utilizando a Lente da Teoria Antropológica do Didático acerca de uma Aula sobre Expressões Numéricas
Goulart, Jany Santos Souza; Farias, Luiz Marcio Santos

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )
  

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons