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Ciência & Educação (Bauru), Volume: 25, Número: 2, Publicado: 2019
  • Educação em Ciências e Educação em Saúde: breves apontamentos sobre histórias, práticas e possibilidades de articulação Editorial

    Martins, Isabel
  • Evaluación de competencias en salud: elaboración y validación de un cuestionario, primeros resultados Artigos

    Catalán, Valentín Gavidia; Ortega, Marta Talavera; Lucía, Oscar Raúl Lozano

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo de este trabajo ha consistido en elaborar y validar una herramienta en forma de cuestionario con la que averiguar las competencias en salud que posee el alumnado al finalizar la educación obligatoria. Su importancia radica en que sirve para conocer el aprendizaje producido en Educación para la Salud durante ese tiempo y, por tanto, es punto de referencia para la actuación educativa posterior. El cuestionario trata 24 problemas significativos para la salud, ha sido sometido a juicio de expertos, evaluado con una prueba de legibilidad, con entrevistas a la población diana, y con una prueba piloto con alumnos de 1º y 4º de la Educación Secundaria Obligatoria (12 y 16 años). Sus resultados sirven para detectar carencias y las cuestiones invitan a utilizar las metodologías didácticas adecuadas para que todos los estudiantes tengan la oportunidad de mejorar su formación en salud y desarrollar las competencias que permitan mejorar la calidad de vida personal, colectiva y ambiental.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The aim of this study is to develop and validate a self-administered written questionnaire. It will be a tool to find out the health-care skills that students will have reached at the end of their compulsory education stage. Its significance lies in the usefulness of knowing the Health Education learning achieved during that time and, therefore, as a reference point for subsequent teaching interventions. The questionnaire has been designed to include 24 significant problems for the students' health. It has been subjected to expert opinion, and has been evaluated with a readability test, interviews with the target population, and has been piloted with students of 1st and 4th years of secondary education (12 and 16 years old). The questionnaire results serve to identify gaps, and the questions in it encourage the use of proper teaching methodologies, which give students the opportunity to improve their health-care education training and to develop skills to enhance the quality of their lives at the personal, collective and environmental domains.
  • Análise moral e ética no cuidado com a saúde de adolescentes cabo-verdianos e brasileiros referente ao consumo de cigarros, álcool, drogas e anabolizantes Artigos

    Marinho, Julio Cesar Bresolin; Silva, João Alberto da

    Resumo em Português:

    Resumo: A saúde dos adolescentes tem sido pauta de discussões visto que esses sujeitos configuram-se como vulneráveis. Nesse trabalho tratamos da temática do consumo de cigarros, álcool/drogas e anabolizantes e procuramos analisar suas percepções morais e éticas sobre a questão. A pesquisa é qualitativa e o método utilizado foi o Estudo de Caso. Foram realizados cinco grupos focais tendo como instrumentos de coleta de dados os dilemas morais. Participaram 45 adolescentes de Cabo-Verde e do Brasil. Para não utilizar drogas evidencia-se que é importante a construção das representações de si com valor positivo, mas por vezes os adolescentes se vêem coagidos por pressão do grupo. Em relação à utilização de anabolizantes, alegaram que é incorreto, faz mal e deve-se pensar na saúde. Por outro lado, acreditam que os adolescentes acabam por utilizar, pois pensam apenas no hoje e buscam a perfeição.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Adolescent health has been the subject of discussions because these subjects are vulnerable. In this paper we deal with the issue of cigarettes, alcohol / drug and anabolic steroid consumption and try to analyze moral and ethical perceptions about the issue. The research is qualitative, and the method used was the Case Study. Five focal groups were held to address moral dilemmas. Participants included 45 adolescents from Cape Verde and Brazil. In order not to use drugs it is evident that the construction of positive representations of the self is important, but sometimes adolescents find themselves coerced by pressure from the group. Regarding the use of anabolic substances, they have alleged that such use is incorrect, it is harmful, and that one should think about health instead. They believe that teenagers end up using those substances because they think only about the present and seek perfection.
  • Modelos didáticos no ensino de Vertebrados para estudantes com deficiência visual Artigos

    Nascimento, Lhiliany Miranda Mendonça; Bocchiglieri, Adriana

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho tem por objetivo, por meio da elaboração de recursos didáticos, promover estratégias de acessibilidade pedagógica aos estudantes com deficiência visual no ensino de Biologia em relação ao estudo dos Vertebrados. Algumas estruturas anatômicas são de difícil visualização no material fresco e/ou fixado devido ao tamanho reduzido ou da alteração na forma. Foram elaborados quatro modelos biológicos tridimensionais com o uso de diferentes materiais para representar aspectos da anatomia e morfologia de representantes das Classes Reptilia e Aves. Legendas em braille foram elaboradas visando complementar a interpretação dos recursos didáticos produzidos. Para a validação da eficiência dos modelos foram realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes de Ciências Biológicas de uma universidade pública de Sergipe com deficiência visual. As percepções dos estudantes foram positivas em relação aos recursos produzidos, ressaltando a importância do uso de materiais didáticos como facilitadores na aquisição do conhecimento, destacando-se ainda a importância dos professores no processo de inclusão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The objective of this study, through the creation of didactic resources, is to promote pedagogical accessibility strategies for students with visual impairment in the teaching of Biology, particularly the study of Vertebrates. Four biological three-dimensional models were produced with different materials to represent aspects of the anatomy and morphology of representatives of the Reptilia and Aves Classes. Subtitles in Braille were provided aiming to complement the interpretation of the produced material. For the validation of the efficiency of the models, semi-structured interviews were conducted with visually impaired students of Biological Sciences in a public university of the state of Sergipe, Brazil. The perceptions of the students were positive regarding the resources produced, emphasizing the importance of the use of didactic materials as facilitators in the acquisition of knowledge, also emphasizing the importance of teachers in the process of inclusion.
  • O ensino de Sciencias Naturaes e os alunos surdos do século XIX Artigos

    Sofiato, Cássia Geciauskas; Santana, Ronaldo Santos

    Resumo em Português:

    Resumo: A educação formal de alunos surdos no Brasil teve início no século XIX, mais precisamente em 1856, por meio da fundação da primeira instituição especializada denominada Collegio Nacional para Surdos-Mudos de ambos os gêneros, na cidade do Rio de Janeiro. Este artigo objetiva apresentar indícios de como era desenvolvido o ensino de Ciências para alunos surdos no período de 1856 a 1889, no Collegio Nacional para Surdos-Mudos de Ambos os Sexos. A pesquisa em questão é de abordagem qualitativa e do tipo documental. O corpus documental foi constituído por fontes primárias, tais como coleções de relatórios e leis específicas do Império do Brasil. Por meio do estudo realizado percebe-se que o ensino de sciencias naturaes não estava previsto no currículo prescrito para os alunos surdos em seus anos de escolaridade no Instituto, mas que perpassava o referido currículo por meio de atividades extraclasse e desenvolvidas no museu escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The formal education of deaf students in Brazil began in the nineteenth century, more precisely in 1856, with the foundation of the first specialized institution in this regard, the National College for the Deaf-Mutes of Both Genders, in the city of Rio de Janeiro. The present study aims to present evidence of the development of science education for deaf students from 1856 to 1889 at the National College for the Deaf-Mutes of Both Sexes. This research is qualitative and documentary. The documentary corpus consisted of primary sources, such as a compilation of reports and specific Laws of the Brazilian Empire. With this study, we note that the teaching of natural sciences was not expected in the curriculum prescribed for deaf students in their school years within the institute, but that it was integrated into the said curriculum through extra-class activities developed in the school museum.
  • Ensino de Ciências Biológicas: materiais didáticos para alunos com necessidades educativas especiais Artigos

    Stella, Larissa Ferreira; Massabni, Vânia Galindo

    Resumo em Português:

    Resumo: A legislação e as metas educacionais, atualmente, valorizam a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, especificamente alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Porém, para que a inclusão se efetive no que se refere às Ciências Biológicas, torna-se necessário aprimorar a formação inicial e continuada de professores, bem como a proposição e disponibilidade de recursos ou materiais didáticos apropriados para a aprendizagem da área, enfrentando estas, entre outras questões que dificultam o processo educacional. Se metodologias e recursos diferenciados de ensino facilitam a inclusão destes alunos, precisam ser investigados e propostos. A partir disto, o presente estudo teve como objetivo analisar a diversidade dos materiais didáticos no ensino de Ciências Biológicas (ou Biologia) em revistas acadêmicas de plataformas de pesquisa na internet. Para o levantamento de trabalhos foram consultadas 16 bases de dados, sendo encontrados apenas 18 trabalhos. Constatou-se a necessidade de mais estudos relacionados à criação de recursos didáticos que possam ser utilizados em sala de aula na área de Biologia por alunos com deficiência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The legislation and the educational goals value the inclusion of students with special educational needs, specifically students with disabilities, global developmental disorders and high skills. However, with regard to Biological Sciences, there is inadequate initial and continuing training of science teachers, and a lack of funding in schools or of suitable teaching resources, among other issues, which hinders the educational process. If differentiated teaching methods and resources are necessary for the inclusion of these students, they need to be investigated and proposed. Considering that, the present study aimed to analyze the diversity of didactic materials for Biological Sciences in journals and research platforms on the Internet. In order to identify the publications, 16 databases were consulted, and 18 items were found. There is a need for more studies related to the creation of didactic resources that can be used in the classroom by students with disabilities, global developmental disorders and high skills.
  • Análise de conteúdo das questões de Fisiologia Humana da Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (1998-2016) Artigos

    Miranda, Leonídio Antonio Sousa de; Ferreira, Andrea Claudia Freitas; Dias, Glaecir Roseni Mundstock

    Resumo em Português:

    Resumo: Sob a luz da análise quantitativa-qualitativa, este trabalho traça o perfil das questões de Fisiologia Humana abordadas no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM (1998-2016) e busca não apenas compreendê-las, mas também fornecer subsídios concisos e fidedignos para o debate acerca do tema. Ao empregar a análise de conteúdo como técnica metodológica, as questões foram categorizadas de acordo com o sistema fisiológico contextualizado e com as habilidades requeridas pelas competências 4 e 8 da Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza. Os resultados indicaram que 38 das 294 questões de Biologia analisadas exigiram conhecimentos de, pelo menos, um dos sistemas fisiológicos definidos no conteúdo programático e de, pelo menos, uma das habilidades que integram a competência 4. As questões, bastante contextualizadas, apresentaram riqueza de gráficos, tabelas e diagramas, de maneira a auxiliar na interpretação de seus enunciados, representando um mérito em exigir do candidato a análise crítica em detrimento da memorização por repetição.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: From the perspective of quantitative-qualitative analysis, this paper delineates the profile of the Human Physiology questions collected from the Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM (1998-2016) not only seeking to understand them, but also to provide concise and reliable sources for the debate on the subject. With the use of content analysis as a methodological technique, the questions were categorized according to the physiological system involved and to the abilities required by skills 4 and 8 of the Reference Matrix for Natural Sciences. The results showed that 38 out of the 294 analyzed biology questions required the knowledge of at least one of the physiological systems defined in the program, and at least one of the abilities belonging to competence 4. The questions were contextualized and had a wealth of charts, tables and diagrams to aid in the interpretation of their statements, which represents an advantage since they require from candidates critical analysis instead of rote learning.
  • Formação continuada de professores de ciências utilizando a Aquaponia como ferramenta didática Artigos

    Souza, Rondon Tatsuta Yamane Baptista de; Souza, Leandro de Oliveira; Oliveira, Sarah Ragonha de; Takahashi, Erico Luis Hoshiba

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo relata uma pesquisa de mestrado que teve como foco desenvolver a formação de professores de ensino médio, procurando compreender como a Aquaponia pode dar suporte para atividades pedagógicas, enfatizando o desenvolvimento da ciência. Os resultados retratam a dificuldade de aplicar a interdisciplinaridade com projetos integrados na escola, devido à extensa carga horária de trabalho dos professores e ementas com conteúdos amplos, o que acarreta falta de tempo para planejar e realizar atividades em conjunto. Isso repercute na falta de interesse e na indisciplina dos alunos. Contudo, as avaliações finais dos professores que utilizaram o sistema foram positivas: eles ressaltaram a importância de atividades que fogem do cotidiano da sala de aula, pois as aulas diversificadas prendem a atenção dos alunos e os motivam a interagir com os professores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study reports on a study that focused on the continuing education of secondary school teachers, trying to understand how aquaponics could support pedagogical activities, emphasizing the development of science. Results show the difficulty in applying interdisciplinarity to integrated projects at school, due to the heavy workload for teachers, and contents that they should account for, which leads to a lack of time to plan and carry out activities together. This may have an effect on students' lack of interest and indiscipline. However, teachers' final evaluations using the system were positive, thus reflecting the importance of activities that differ from everyday classroom routines. We realize that these diverse classes hold students' attention and motivate them to interact with teachers.
  • O potencial formativo dos grupos focais na constituição de educadoras/es ambientais Artigos

    Tullio, Ariane Di; Hofstatter, Lakshmi Juliane Vallim; Santos, Silvia Aparecida Martins dos; Oliveira, Haydée Torres de

    Resumo em Português:

    Resumo: Analisamos neste artigo o potencial formativo da técnica de grupos focais na constituição de educadores ambientais, a partir de três diferentes pesquisas pautadas na perspectiva dialógica crítica. Utilizamos a hermenêutica enquanto modo de interpretação do conjunto dos dados e percebemos, enquanto resultado, que os grupos focais não são permanentes, ao contrário, possibilitam múltiplas construções partilhadas de sentidos, podendo gerar mudanças de posturas pessoais diante da aquisição de novas informações, reflexões e argumentos. Destacamos algumas habilidades de educadoras/es ambientais, tais como a mediação, a reflexão, a criticidade, o compromisso com a transformação, a alteridade e a flexibilidade que podem ser alcançados com o grupo focal. Dessa forma, observamos o grande potencial formativo dessa técnica quando conduzida de maneira dialógica e participativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this article, we analyze the formative potential of the focus-group technique in the constitution of environmental educators, based on three different studies grounded on the critical dialogical perspective. We use hermeneutics as a way of interpreting the data and realize as a result that focus groups are not permanent; instead, they allow for multiple shared constructions of meanings, and can generate changes of personal attitudes during the acquisition of new information, reflections and arguments. We highlight some skills of environmental educators, such as mediation, reflection, critical thinking, commitment to transformation, alterity, flexibility, which can be achieved with the focus group. Thus, we realize the great potential of this technique when it is conducted in a dialogic and participative approach.
  • Cultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências: um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieu Artigos

    Nascimento, Matheus Monteiro; Lima, Nathan Willig; Cavalcanti, Cláudio José de Holanda; Ostermann, Fernanda

    Resumo em Português:

    Resumo: Discussões sobre política e economia não estão presentes nas aulas de Ciências do Ensino Médio, restringindo-se em geral ao contexto das disciplinas das Ciências Humanas. Isso gera, por vezes, um desinteresse e uma alienação dos jovens sobre temas políticos, econômicos e sociais. Neste trabalho pretendemos chamar a atenção para a falta de interesse pela política por parte dos alunos e que esta pode estar associada ao seu desempenho escolar, especialmente nos estudantes oriundos das classes populares. Para tanto, utilizamos como dados empíricos as respostas dadas a um questionário por candidatos ao maior exame de larga escala do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Na sequência, nos apropriamos do trabalho teórico de Pierre Bourdieu para tentar justificar a relação existente entre política, economia e os resultados escolares. Além disso, discutimos de que forma o Ensino de Ciências pode contribuir para a diminuição da brecha entre cultura política e cultura escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Discussions about politics and economics are not present in high school science classes, thus they remain restricted in most cases to the context of Human Sciences. This sometimes leads to disinterest and alienation among young people regarding political, economic and social issues. In this paper, we intend to emphasize that the students' lack of interest in politics may be associated with their school performance, especially in the case of students of lower social classes. Therefore, we use as empirical data the answers to a questionnaire which were provided by candidates in the largest large-scale exam in Brazil, used as a form of admission to public universities. Next, we will use the theoretical work of Pierre Bourdieu to justify the relations among politics, economics and school results. In addition, we will discuss how Science Education can contribute to narrow the gap between political culture and school culture.
  • Ensino em ciências e educação para o patrimônio: uma fusão metodológica para o ensino de Química, a preservação patrimonial e a alfabetização científica Artigos

    Puglieri, Thiago Sevilhano; Ribeiro, Diego Lemos; Souza, Daniel Mauricio Viana de; Gastaud, Carla; Yamasaki, Alzira; Schneid, Patrícia Santos

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste trabalho - que tem foco na contextualização da química e no impacto que essa atividade pode ter na preservação patrimonial e na alfabetização científica - propôs-se, elaborou-se, aplicou-se e avaliou-se uma atividade que objetivou promover o ensino de química por meio do patrimônio cultural ao mesmo tempo em que suscitou a preservação patrimonial e a alfabetização científica na área da química aplicada a bens culturais. O trabalho, desenvolvido por equipe interdisciplinar, fundamentou-se na integração de metodologias de ensino em ciências e de educação para o patrimônio, contemplando o conceitual químico e as implicações sociais e culturais envolvidas no patrimônio. Como resultados, os alunos assimilaram conteúdos de química e demonstraram a apropriação da relação entre ciência e patrimônio. Passaram também a melhor reconhecer o valor e o significado de patrimônio cultural, identificando-se como agentes de preservação e demonstrando o reconhecimento de suas responsabilidades sociais, culturais e ambientais no processo de preservação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this paper - focusing on the contextualization of chemistry and on the possible impact of this activity on heritage preservation and scientific popularization - an activity was proposed, elaborated on, applied and evaluated that aimed to promote the teaching of chemistry through cultural heritage alongside the promotion of heritage preservation and scientific popularization in the field of chemistry applied to cultural heritage. The work, developed by an interdisciplinary team, was based on the integration of science teaching and heritage education methodologies, dealing with chemical concepts and the social and cultural implications involved in cultural heritage. In terms of results, the students assimilated chemistry contents and demonstrated the appropriation of the relation between science and heritage. They also recognized better the value and meaning of cultural heritage, identifying themselves as agents of preservation and demonstrating the recognition of their social, cultural and environmental responsibilities in the preservation process.
  • La interactividad en los museos de ciencias, pivote entre expectativas y hechos empíricos: el caso del Centro Interactivo de Ciencia y Tecnología Abremate (Argentina) Artigos

    Massarani, Luisa; Fazio, María Eugenia; Rocha, Jessica Norberto; Dávila, Analía; Espinosa, Susana; Bognanni, Fabián Alejandro

    Resumo em Espanhol:

    Resumo: Este artículo reflexiona sobre la interactividad y la experiencia de los adolescentes en museos de ciencias, a través de un estudio exploratorio y cualitativo realizado en el Centro Interactivo de Ciencia y Tecnología Abremate (Argentina). El corpus recoge el registro audiovisual de las visitas realizadas por cinco grupos de estudiantes de 14 a 17 años de escuelas públicas del conurbano bonaerense. Los datos recolectados se codificaron con una herramienta orientada a comprender procesos de aprendizaje en museos de ciencias de América Latina. El análisis indica que la interactividad está presente, principalmente, en situaciones en las que los jóvenes interactúan en simultáneo con la exhibición y entre ellos, mientras conversan sobre la manipulación de los artefactos. También se observa que hay condiciones iniciales para promover el aprendizaje de actividades que enseñen a pensar y ejercitar emociones sobre la inteligibilidad del mundo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article reflects on the interactivity and experience of adolescents in science museums, through an exploratory and qualitative study carried out in the Interactive Center of Science and Technology Abremate (Argentina). The corpus includes the audiovisual record of the visits made by five groups of students between 14 and 17 years old from public schools in the Buenos Aires suburbs. The collected data were coded with a tool oriented towards the understanding of learning processes in science museums in Latin America. The analysis indicates that interactivity is present, especially, in situations in which young people interact simultaneously with the exhibition and with each other, while they talk about the manipulation of the artifacts. It is also observed that there are initial conditions to promote the learning of activities that teach thinking and to exercise emotions about the intelligibility of the world.
  • Práticas educativas CTS: busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade Artigos

    Santos, Rosemar Ayres dos; Auler, Décio

    Resumo em Português:

    Resumo: A problematização da suposta neutralidade da Ciência-Tecnologia para a constituição de uma cultura de participação em processos decisórios é fundamental. Investigamos quais os encaminhamentos em práticas educativas Ciência-Tecnologia-Sociedade, no contexto brasileiro, contemplam a presença de valores, de interesses no direcionamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico. Na análise do corpus, composto por artigos de edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), e de periódicos, utilizamos a Análise Textual Discursiva. Sintetizamos os resultados em: (i) superação do determinismo científico-tecnológico; (ii) valores e características de determinado espaço-tempo condicionam a agenda de pesquisa, o produto científico-tecnológico; (iii) participação social na definição da agenda de pesquisa em Ciência-Tecnologia; (iv) encaminhamentos promissores; (v) participação social limitada às implicações/impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade. Sinalizamos a necessidade de assumir novo objetivo em processos educativos: potencializar para a participação em processos decisórios envolvendo a formulação de políticas públicas para a Ciência-Tecnologia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: It is crucial to problematize the supposed neutrality of Science-Technology for the constitution of a culture of participation in decision-making processes. We have investigated which procedures have been deployed in Science-Technology-Society educational practices, in the Brazilian context, which take into account values and interests in how scientific-technological development is promoted. The analysis of the corpus was composed of papers from different editions of Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) and journal articles, Discursive Textual Analysis has been used. The findings can be summarized as follows: (i) shifts that go beyond scientific-technological determinism; (ii) values and characteristics of given space-time influence the research agenda, the scientific-technological product; (iii) social participation in setting the research agenda in Science-Technology; (iv) promising routes; (v) social participation limited to the implications/impacts of Science-Technology for/on Society. We point to the need to define new objectives in educational processes: leverage for participation in decision-making processes involving the formulation of Public Policies for Science-Technology.
  • Manifestação de habilidades cognitivas em um curso de férias: a construção do conhecimento científico de acordo com a Aprendizagem baseada em Problemas Artigos

    Coelho, Antonia Ediele de Freitas; Malheiro, João Manoel da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo: Esta pesquisa trata das habilidades cognitivas manifestadas por um grupo de seis professores participantes de um curso de férias ocorrido na cidade de Belém (PA), o qual utiliza metodologias que procuram incentivar a participação mais ativa dos cursistas, por meio da realização de atividades práticas fundamentadas, principalmente, na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Dessa forma, objetivamos analisar quais os níveis de habilidades cognitivas manifestados pelos professores ao resolverem um problema real, durante a realização de atividades experimentais investigativas. Procuramos ainda ponderar em relação às perguntas elaboradas pelos monitores e sua relação intrínseca com as habilidades manifestadas pelos professores. Caracterizamos esta investigação como qualitativa, na qual utilizamos recursos como diários de campo e vídeogravações, com posterior transcrição das falas dos sujeitos para a constituição da mesma. As atividades desenvolvidas neste curso aproximam-se dos objetivos apresentados pela ABP sendo perceptível, em diversos momentos, manifestação de habilidades de níveis N4 e N5 de cognição nos participantes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This research deals with on the cognitive skills manifested by a group of six teachers participants in a vacation course, occurred in the city of Belém (PA), which uses methodologies that seek to encourage more active participation of its course participants, by means of the realization of practical activities grounded mainly on Problem Based Learning (PBL). Thus, we aim to analyze which cognitive skills levels manifested by teachers to solve a real problem, while conducting investigative experimental activities seeks to also ponder over the questions elaborated by the monitors and its intrinsic relationship with the skills expressed by the teachers. We characterize this research as qualitative, using features such as field diaries and video recordings, with subsequent transcription of participants' speech to its constitution. The activities developed in this course approximate the objectives presented by PBL, and is perceptible at different moments, the manifestation of skills of N4 and N5 skills levels of cognition in the participating.
  • Formação de professores de Física e interdisciplinaridade: episódios de refração de políticas em narrativas de reforma curricular Artigos

    Calado, Henrique Carvalho; Petrucci-Rosa, Maria Inês

    Resumo em Português:

    Resumo: A presente pesquisa focaliza o processo de reestruturação dos cursos de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocorrido entre 2001 e 2005, buscando compreender como a noção de interdisciplinaridade presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores se modifica no caminho entre políticas curriculares e histórias de vida. Foram entrevistados cinco professores que participaram de tais processos, sendo quatro deles do Instituto de Física e uma da Faculdade de Educação. A partir dessas entrevistas foram produzidas mônadas, fragmentos de histórias que representam narrativas de história de vida, e que foram justapostas às narrativas sistêmicas, próprias da esfera política governamental, a fim de dar visibilidade à refração da política na prática. Como resultado da pesquisa, em contexto analítico, identificamos quatro episódios de refração: a formação equivalente, a demanda pela interdisciplinaridade, o trabalho em áreas de conhecimento, e as condições para transformar o currículo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This research focuses on the restructuring process of the Physics licensure programs of Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) that took place between 2001 and 2005, in an attempt to explain how the notion of interdisciplinarity in the National Curriculum Guidelines for Teacher Training gets transformed along the way between curricular policies and life histories. Five teachers who participated in these processes were interviewed, four are professors at the Institute of Physics and one is a professor at the School of Education. Based on these interviews, monads were produced which are fragments of stories that represent the narratives of life histories. These fragments were then juxtaposed to the systemic narratives, which are discourses representing the governmental political sphere, in order to give visibility to the refraction of politics in practice. Thus, we identified four episodes of refraction: the equivalent training; the demand for interdisciplinarity; the work in fields of knowledge; and the conditions for curriculum transformation.
  • Tensões Representacionais nos Discursos dos alunos durante a realização das atividades experimentais de Física Artigos

    Campos, Luís da Silva; Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de

    Resumo em Português:

    Resumo: Baseada na teoria dos códigos de Basil Bernstein, Andréia de Oliveira propôs o conceito de Tensão nos Discursos para designar as descontinuidades entre os diferentes discursos presentes na prática educacional, marcadas pelas contradições, rupturas e dilemas gerados pelos espaços que separam as categorias de discursos especializados. Neste artigo analisamos as tensões representacionais manifestadas nos discursos dos alunos quando realizavam atividades experimentais em um laboratório didático de Física. Essas tensões se caracterizam por mostrar as contradições, rupturas, dilemas, conflitos e incertezas quando os dados provenientes das atividades experimentais são confrontados com os conceitos apresentados nas aulas teóricas, evidenciando um isolamento no discurso interno à Física. Verificamos que os estudantes manifestaram essas tensões nos momentos em que representaram as medidas com suas incertezas, transformaram as unidades de medidas e suas incertezas e ao registrarem o número de casas decimais e de algarismos significativos das medidas e de suas incertezas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Based on the theory of codes by Basil Bernstein, Andréia de Oliveira presents the concept of Tension in Discourses to designate the discontinuities between the different discourses present in educational practice, characterized by contradictions, ruptures and dilemmas that are generated by spaces that separate the categories of specialized discourses. In this paper, we analyze the representational tensions manifested in students' discourses when they performed experimental activities in a didactic physics laboratory. These tensions are characterized by showing the contradictions, ruptures, dilemmas, conflicts and uncertainties when data coming from experimental activities are contrasted with the concepts present in theoretical classes, thus causing an isolation in the internal discourse about physics to become evident. We found that the students revealed these tensions at the moments when they represented the measures with their uncertainties, when they transformed units of measurement and their uncertainties, and when they registered the number of decimal places and of significant algorithms for the measurements and their uncertainties.
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
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