Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 17, Número: 3, Publicado: 2019
  • Transformações da sociedade global: propostas de leitura Editorial

    Vasconcelos, Isabella Francisca Freitas Gouveia de; Irigaray, Hélio Arthur Reis
  • Os “pontos cegos” das teorias organizacionais segundo Guerreiro Ramos Artigo

    WEBERING, SUSANA IGLESIAS

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo se baseia em dois livros de Alberto Guerreiro Ramos, Administração e contexto brasileiro e A nova ciência das organizações: uma reconceituação da riqueza das nações, e tem por objetivo apresentar os principais aspectos das teorias organizacionais analisados pelo autor, que os denomina “pontos cegos”. São quatro os pontos cruciais que as teorias organizacionais não suprem e, ao se desenvolverem, absorveram conceitos que foram transformados: a) a noção de racionalidade, que domina não só os Estudos Organizacionais, como também a economia, a ciência política e as ciências sociais; a b) não distinção entre significado substantivo e significado formal de organização; c) as teorias organizacionais não têm clara compreensão do papel das interações simbólicas; e, por último, d) as teorias organizacionais se apoiam somente em uma visão mecanomórfica do homem. Os pontos, que são aprofundados ao longo das duas obras, aparecem enumerados em um capítulo específico de A nova ciência das organizações. A impressão é de que o próprio Guerreiro Ramos tenha sentido essa necessidade, como uma breve recapitulação, antes de propor seu modelo multidimensional de sociedade (que não é abordado neste artigo). Isso se dá pela amplitude e profundidade da obra de Guerreiro Ramos. Exemplo disso são as possíveis agendas para seu estudo já elaboradas por diversos outros autores. Conclui-se que o pensamento de Guerreiro Ramos se mantém atual, suas críticas e preocupações são pertinentes e mostram-se fundamentais para os que pretendem desenvolver estudos críticos na área de organizações, em seu ensino e no desenvolvimento de outras possibilidades de gestão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Ensayo basado en dos libros de Guerreiro Ramos: Administración y Contexto Brasileño y La Nueva Ciencia de las Organizaciones, que tiene como objetivo presentar los principales aspectos de las teorías organizacionales analizadas por Guerreiro Ramos y por él llamados “puntos ciegos”. Son cuatro puntos cruciales que las teorías organizacionales no suplen y que, al desarrollarse, absorbieron conceptos que se transformaron: la noción de racionalidad que domina no solo los estudios organizacionales, sino también la economía, la ciencia política y las ciencias sociales; la no distinción entre significado sustantivo y significado formal de organización; las teorías organizacionales no tienen clara comprensión del papel de las interacciones simbólicas; y por último, las teorías organizacionales se apoyan solamente en una visión mecanomórfica del hombre. Los puntos que aparecen en un capítulo específico de La Nueva Ciencia de las Organizaciones son profundizados con los análisis del autor en los dos libros. La impresión es que el propio Guerrero Ramos tuvo la necesidad de enumerarlos antes de proponer su modelo multidimensional de sociedad (que no se aborda en el artículo), como una breve recapitulación de aspectos que constan en sus obras. Esto se da por la amplitud y profundidad de la obra de Guerrero Ramos. Ejemplo de ello son las agendas posibles para su estudio ya elaboradas por diversos otros autores. Se concluye que el pensamiento de Guerrero Ramos continúa actual, sus críticas y preocupaciones son pertinentes y fundamentales para los que pretenden desarrollar estudios críticos en el área de organizaciones, en su enseñanza y desarrollo de otras posibilidades de gestión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is based on two books, Administração e contexto brasileiro (Administration and Brazilian context) and A nova ciência das oganizações (The new science of organizations), written by Guerreiro Ramos. The study presents the main aspects of the organizational theories analyzed by the author, observing particularly what he calls “blind spots”. Guerreiro Ramos exposes four crucial points that organizational theories fail to address and, in the development of these points, demonstrates concepts that are absorbed and transformed. The “blind spots” are: a) the notion of rationality that dominates not only organizational studies but also economics, political science, and social sciences; b) the non-distinction between substantive and formal meanings of organization; c) organizational theories have no clear understanding of the role of symbolic interactions; and d)finally, organizational theories rely only on a mechanomorphic view of the human. Guerreiro Ramos lists the points in a specific chapter of the book A nova ciência das organizações (The new science of organizations), and analyzes and explains them throughout the two works guiding this research. It appears that the author needed to present these blind points thoroughly before proposing his multidimensional model of society (which is not addressed in this study), a measure that may be explained by the extension and depth of his work, observed by the numerous possible agendas presented by several scholars in order to continue the study of Guerreiro Ramos’ contributions. It is possible to conclude that Guerreiro Ramos’ ideas remain current, and the criticisms and concerns he brought to the field of organizational studies are relevant and fundamental for those who intend to develop critical studies both in teaching and development managerial approaches.
  • Noções de sujeito e poder em leituras foucaultianas e sua influência nos estudos de organizações e gestão de pessoas Artigo

    AQUINO, MAGNO GERALDO DE

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é refletir sobre a noção de sujeito e poder caracterizada por Michel Foucault (1926-1984), considerando suas três fases intelectuais e suas possibilidades nos estudos de organizações e gestão de pessoas. Argumenta-se que os modos como o sujeito foi caracterizado em suas fases intelectuais reflete os modos como o indivíduo fora gerido nas organizações, bem como aponta o potencial que a abordagem foucaultiana oferece para as análises sobre os sujeitos e as relações de poder nas organizações. Na fase arqueológica, propõe-se priorizar o estudo dos discursos organizacionais; na genealogia, argumenta-se sobre a proposta de avançar nas análises do poder disciplinar, poder relacional e biopolítica; na ética, sugere-se a necessidade de analisar a constituição de subjetividades no espaço de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este ensayo es reflexionar sobre la noción de sujeto y poder caracterizados por Foucault, considerando sus tres fases intelectuales y sus posibilidades en los estudios de organizaciones y gestión. Se argumenta que las formas como el sujeto fue caracterizado en sus fases intelectuales refleja los modos como el individuo fue manejado en las organizaciones, así como apunta al potencial que el enfoque foucaultiano ofrece para los análisis sobre los sujetos y las relaciones de poder en las organizaciones. En la fase arqueológica se propone priorizar el estudio de los discursos organizacionales; en la genealogía se argumenta sobre la propuesta de avanzar en los análisis del poder disciplinario, relacional y biopolítico y, en la ética, se sugiere la necesidad de ser analizar la constitución de subjetividades en el espacio de trabajo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article reflects on the notion of subject and power characterized by Foucault, considering the three intellectual phases and possibilities of the subject, as portrayed in studies on organizations and management. The research assumes that the ways in which Foucault characterized the subject in intellectual phases reflects the ways the organization manages the individual. In addition, this work highlights the potential of the Foucaultian approach regarding the analysis of subjects and the relations of power in the organizations. In the archaeological phase the proposal is to prioritize the study of organizational discourses. In the genealogy phase, the idea is to advance the analyses of the disciplinary power, relational power, and biopolitics. Finally, in ethics, we suggest the need to analyze the constitution of subjectivities in the work space.
  • A semiótica do compartilhamento de conhecimento tácito: um estudo sob a perspectiva do interacionismo simbólico Artigo

    MIGUEL, LILIAN APARECIDA PASQUINI; POPADIUK, SILVIO

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo propõe um modelo teórico integrado, combinando os constructos Polany e Peirce - conhecimento tácito e semiótica, respectivamente, sob a perspectiva interacionista simbólica, visando compreender como os signos se manifestam como mediadores no processo de compartilhamento tácito do conhecimento entre os membros de uma organização cooperativa. Baseia-se em: uma articulação teórica dos princípios do conhecimento tácito, que defende a inefabilidade desse tipo de conhecimento; teoria semiótica, em que os signos são uma representação de “algo para alguém” e implicam que tudo no mundo é um signo; e a visão interacionista simbólica. Essa integração teórica apresenta uma contribuição teórica significativa, pois propõe um processo de percepção semiótica para o compartilhamento tácito do conhecimento. A perspectiva atual sugere que o compartilhamento tácito do conhecimento ocorre por meio de uma interação simbólica, mediada pela semiótica. Esse modelo inovador depende tanto das condições internas quanto externas, embora envolvendo aspectos fora do controle organizacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo propone un modelo teórico integrado, que combina los constructos de Polanyi y Peirce: conocimiento tácito y semiótica, respectivamente, bajo la perspectiva del interaccionismo simbólico, con el objetivo de comprender cómo se manifiestan los signos como mediadores en el proceso de compartición de conocimiento tácito entre los miembros de una organización cooperativa. Se basa en: una articulación teórica de los principios del conocimiento tácito, que defiende la inefabilidad de ese tipo de conocimiento; teoría semiótica, en la que los signos son una representación de “algo para alguien” e implican que todo en el mundo es un signo; y la visión simbólica interaccionista. Esta integración teórica presenta una contribución teórica significativa porque propone un proceso de percepción semiótica para compartición del conocimiento tácito. La perspectiva actual sugiere que la compartición de conocimiento tácito se produce a través de una interacción simbólica, mediada por la semiótica. Este modelo innovador depende de las condiciones internas y externas, aunque involucre aspectos fuera del control de la organización.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article proposes an integrated theoretical model, combining Polanyi and Peirce constructs - tacit knowledge and semiotics, respectively - under the symbolic interactionist perspective. It aims to understand how signs are manifested as mediators in the tacit knowledge sharing process among members of a cooperative organization. It is based on: a theoretical articulation of the principles of tacit knowledge, which defends the ineffability of this kind of knowledge; semiotic theory, in which signs are a representation of “something for someone” and imply that everything in the world is a sign; and the symbolic interactionist view. This theoretical integration presents a significant theoretical contribution because it proposes a process of semiotic perception to tacit knowledge sharing. This perspective suggests that tacit knowledge sharing occurs through symbolic interaction, mediated by semiotics; this innovative model depends both on internal and external conditions, albeit involving aspects outside organizational control.
  • Entre consensos e discordâncias: estratégias de legitimação no campo burocrático do Estado em ação nas favelas Artigo

    BRULON, VANESSA; PECI, ALKETA

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa as estratégias de legitimação utilizadas pelos agentes do campo do Estado em ação nas favelas, com vistas a trazer luz às disputas no campo. Com base na perspectiva teórica de Pierre Bourdieu, em uma pesquisa de campo de inspiração etnográfica realizada em duas favelas cariocas, foi possível investigar, por meio de análise retórica, o discurso dos agentes do campo, buscando acessar as estratégias de legitimação por eles utilizadas. O trabalho avança ao apontar as lógicas por trás dos discursos dos agentes como forças que impulsionam e moldam a dinâmica do campo. Ainda, o uso de argumentos de presença por todos os agentes do campo aponta a necessidade da apresentação de resultados materiais derivados de ações desempenhadas por agentes do Estado. Acima de tudo, a existência de disputas, guiadas por lógicas diversas, revelam que há uma liberdade fundamental para pensamentos e premissas diferentes, em nome de um mesmo Estado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo, se pretende analizar las estrategias de legitimación utilizadas por los agentes del campo del Estado en acción en las favelas, como forma de traer luz a las disputas en el campo. Con base en la perspectiva teórica de Bourdieu, en una investigación de campo de inspiración etnográfica en dos favelas cariocas, fue posible investigar, por medio del análisis retórico, el discurso de los agentes del campo, buscando acceder a las estrategias de legitimación por ellos utilizadas. El trabajo avanza al apuntar hacia las lógicas detrás de los discursos de los agentes como fuerzas que impulsan y moldean la dinámica del campo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to analyze the legitimation strategies used by agents of the State field in action in favelas, as a way to bring light to the disputes in the field. Based on Bourdieu’s theoretical perspective and in ethnographic field research in two favelas of Rio de Janeiro, the study conducts a rhetorical analysis on the discourse of the agents of the field, to access their legitimation strategies. The work advances by highlighting the logic behind the agents’ discourses as forces that drive and shape the dynamics of the field.
  • Casais dual career e suas inclinações frente a relação trabalho e família: uma visão sobre o cenário brasileiro Artigo

    BERLATO, HELIANI; FERNANDES, THAIS; MANTOVANI, DAIELLY MELINA NASSIF

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desse trabalho se pauta em explorar a base de dados proveniente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) a fim de se investigar a maneira como casais sob a ótica da dual career se inclinam diante das demandas da casa e do trabalho. Por meio de uma análise quantitativo-descritiva dos dados secundários da pesquisa buscou-se atualizar o modelo proposto por Berlato (2015), no qual tipologias foram delineadas para os brasileiros a partir de uma amostra de casais dual career ex-estudantes de uma universidade estadual paulista. A partir de uma amostra de 890 indivíduos derivada da PNAD, observou-se a predominância de características tradicionais nas inclinações do casal brasileiro, que apesar do caráter de mudança social que a dual career traz consigo, alguns traços que acentuam as disparidades entre os gêneros no país foram encontrados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este trabajo es explorar la base de datos proveniente de la Investigación Nacional por Muestra de Domicilios (PNAD) a fin de investigar la manera como parejas bajo la óptica de la dual career se inclinan ante las demandas de la casa y del trabajo. Por medio de un análisis cuantitativo-descriptivo de los datos secundarios de la investigación se buscó actualizar el modelo propuesto por Berlato (2015), en el cual se delinearon tipologías para los brasileños a partir de una muestra de parejas de doble carrera exestudiantes de una universidad estatal de São Paulo. A partir de una muestra de 890 individuos derivada de la PNAD, se observó la predominancia de características tradicionales en las inclinaciones de la pareja brasileña, que a pesar del carácter de cambio social que la doble carrera trae consigo, se encontraron algunos rasgos que acentúan las disparidades entre los géneros en el país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to explore the database of the National Household Sample Survey (PNAD) produced by the IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics) in order to investigate how couples from a dual-career perspective approach the demands of home and work. The study uses a quantitative-descriptive analysis of secondary data to update the model proposed by Berlato (2015), in which typologies were delineated from a sample of dual-career couples who were former students of a state university in São Paulo. From a sample of 890 individuals derived from the PNAD, it was possible to observe the predominance of traditional characteristics among Brazilian couples. Despite the suggestion of social change that comes with the dual-career phenomenon, there are still some features that accentuate gender disparities in the country.
  • Governança territorial e inovação social nos processos de desenvolvimento regional em territórios de mineração: um modelo teórico em construção Artigo

    Gentil, Paula Pessoa de Castro; Guimarães, Liliane de Oliveira; Pereira, Denise de Castro; Diniz, Alexandre Magno; Ckagnazarof, Ivan Beck

    Resumo em Português:

    Resumo Há uma grave contradição entre os apregoados benefícios econômicos gerados para as localidades onde se instala e onde subsiste historicamente a indústria extrativa mineral e os resultados registrados em estudos, que apontam sérios problemas e consequências negativas decorrentes da sua questionável forma de gestão e relacionamento com o ambiente local, o que têm ampliado a vulnerabilidade socioeconômica e ambiental dos territórios, nas dimensões locais e regionais. Em estudos sobre desenvolvimento, análises indicam a existência de uma relação com resultados positivos entre a governança e crescimento econômico, e entre inovação e crescimento econômico. Há estudos que apontam ainda os processos inovadores como essenciais ao desenvolvimento local e regional, ao priorizar toda a diversidade territorial e desenvolver oportunidades voltadas para o perfil de cada região. Mas essa discussão ainda está muito restrita ao ponto de vista econômico e exclusivo do setor industrial, o que limita a análise sob a perspectiva do desenvolvimento regional. Com o intuito de desvendar a natureza da relação ainda pouco explorada entre a governança territorial e a inovação social e os efeitos dessa relação nos processos de desenvolvimento regional em territórios de mineração, apresenta-se neste trabalho um conjunto de seis proposições teóricas, que formam um modelo para posterior investigação empírica, em que se possa buscar semelhanças e especificidades, e estabelecer paralelos ou análises comparativas entre estudos de casos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Hay una seria contradicción entre los pregonados beneficios económicos generados a las localidades donde se encuentra y donde históricamente subsiste la industria de la minería, y los resultados reportados en estudios, que indican problemas graves y las consecuencias negativas de su cuestionable forma de gestión y su relación con el ambiente local, lo que ha ampliado la vulnerabilidad socioeconómica y ambiental de los territorios en las dimensiones locales y regionales. En los estudios sobre el desarrollo, los análisis indican la existencia de una relación con resultados positivos entre la gobernanza y el crecimiento económico, y entre la innovación y el crecimiento económico. Los estudios también indican los procesos innovadores como esenciales para el desarrollo local y regional, al priorizar toda la diversidad territorial y desarrollar oportunidades orientadas al perfil de cada región. Sin embargo, esta discusión está todavía muy restringida al punto de vista económico y exclusivo del sector industrial, que limita el análisis desde la perspectiva del desarrollo regional. Con el fin de desentrañar la naturaleza de la relación aún poco explorada entre la gobernanza territorial y la innovación social y los efectos de esa relación en los procesos de desarrollo regional en las zonas mineras, se presentan en este trabajo un conjunto de seis propuestas teóricas, que forman un modelo para una posterior investigación empírica en la que se pueda buscar semejanzas y especificidades, y establecer paralelos o análisis comparativos entre los estudios de casos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract There are serious contradictions between the proclaimed economic benefits obtained by localities where the mineral extraction industry historically operates, and the results recorded in research work. Studies have pointed out serious problems and negative consequences from the mineral extraction industry’s questionable form of management and relationship with the local environment. These practices have increased the socioeconomic and environmental vulnerability of the territories, both in local and regional dimensions. Studies about development indicate the existence of a positive relationship between governance and economic growth, and between innovation and economic growth. There are also studies that point out innovative processes as essential to local and regional development because they prioritize the territorial diversity and develop opportunities focused on the profile of each region. However, this discussion is still restricted to the economic and exclusive point of view of the industrial sector, which limits the analysis from the perspective of regional development. To unravel the nature of the still unclear relationship between territorial governance and social innovation and the effects of this relationship in regional development processes in mining territories, this article raises a set of six theoretical propositions, which forms a schematic model for further empirical investigation. The aim is to use this model to search for similarities and peculiarities, and to establish parallel or comparative analysis between diverse and different case studies.
  • Recursos destinados à educação e resultados alcançados no Ideb de uma capital brasileira Artigo

    Oliveira Júnior, Manoel Carlos de; Minori, Américo Matsuo; Frota, Marcelo Souza

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa a relação entre investimentos em educação e os indicadores que acompanham o desenvolvimento da qualidade de ensino, especificamente com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A metodologia adotada tem caráter quantitativo e recorre à investigação bibliográfica e documental. Foram consultadas fontes estatísticas públicas, disponibilizadas por órgãos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que possibilitaram identificar o desempenho alcançado no Ideb para correlacioná-los ao volume de recursos destinados às escolas em caráter suplementar, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Para tanto, utilizaram-se ferramentas estatísticas de correlação linear de Pearson e diagrama de dispersão. Como resultado constatou-se baixa relação entre o orçamento e o resultado no Ideb. Houve situações nas quais as instituições tinham à disposição valores comparativamente altos, mas obtiveram desempenho baixo, ao passo que escolas que não dispunham de repasses suplementares consideráveis atingiram e até superaram as metas previamente estabelecidas. Isso evidencia que a correta aplicação dos recursos disponíveis é determinante na gestão escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo analiza la relación entre inversiones en educación y los indicadores que acompañan el desarrollo de la calidad de la enseñanza, específicamente con el Índice de Desarrollo de la Educación Básica (IDEB). Como metodología, se realizó una investigación de carácter cuantitativo, así como una investigación bibliográfica y documental. Se han consultado fuentes estadísticas públicas, suministradas por órganos como el Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE) y el Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP), que permitieron identificar el desempeño alcanzado en el Índice de desarrollo de la Educación Básica para correlacionarlo al volumen de recursos destinados a las escuelas en carácter suplementario, a través del Programa Dinero Directo en la Escuela (PDDE). Para ello, se utilizaron herramientas estadísticas de correlación lineal de Pearson y el diagrama de dispersión. Como resultado se verificó una baja relación entre el presupuesto y el resultado en el IDEB, ocurriendo situaciones en las que las instituciones tenían a disposición valores comparativamente altos, pero obtuvieron un desempeño bajo, y escuelas que aunque no disponían de transferencias suplementarias considerables, alcanzaron e incluso superaron las metas previamente establecidas. Eso evidencia que una correcta aplicación de los recursos disponibles es determinante en la gestión escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes the relationship between education investments and indicators that monitor the development of education quality, particularly the Index of Development of Basic Education (IDEB). The research carried out a quantitative and bibliographical and documentary investigation. Public statistical sources were consulted, provided by agencies such as the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and the National Institute of Educational Studies and Research “Anísio Teixeira” (INEP). The data obtained allowed toidentify the performance of the schools in IDEB, correlating the IDEB score with the volume of resources destined for each school through the Programa Dinheiro Direto na Escola (program that offers grants directly to the institution) (PDDE) on a supplementary basis. Statistical tools of Pearson’s Linear Correlation and Scatter Diagram were used. The results show a low relationship between the schools’ budget and the result in IDEB, with situations where the institutions had received a comparatively high amount in grants but obtained a low score in IDEB, and schools that, even without receiving substantial grants, reached and sometimes surpassed the goals previously established for their score in IDEB. This shows that the correct application of available resources is crucial in school management.
  • Para além do management: o processo de managing em uma Escola Pública de Ensino Fundamental no Brasil Artigo

    POUBEL, LUCAS; JUNQUILHO, GELSON SILVA

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo objetiva compreender a gestão em uma escola pública de ensino fundamental como um processo relacional e emergente, para além do management. A gestão das escolas públicas brasileiras é um fenômeno com características peculiares, dado que envolve múltiplos atores da comunidade escolar. Assim, práticas cotidianas, conflitos, incertezas, negociações e interesses diversos surgem constantemente no dia a dia escolar. Diante disso, é fundamental estudar a gestão escolar sob uma ótica que considere a gestão não como algo estático e dado a priori, como na ideia do management, mas enquanto um constante processo dinâmico de managing, no qual a gestão é (re)construída a partir das contínuas interações entre as pessoas e as situações vivenciadas por elas no cotidiano organizacional. Nesse sentido, para a coleta de dados, este estudo utilizou a técnica shadowing, que consiste no acompanhamento cotidiano de um ator organizacional durante determinado período de tempo, nas suas ocupações diárias, e documentos da escola estudada. As observações sistemáticas ocorreram de fevereiro a maio de 2015, complementadas por visitas mais esporádicas ao campo de junho a setembro do mesmo ano. Os dados foram analisados via análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam para uma gestão escolar como um constante processo de vir a ser, situado, transitório e produto dos constantes diálogos, interações e vivência de emergências e momentos críticos no cotidiano escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo se propone comprender cómo la gestión en una escuela pública de enseñanza fundamental se caracteriza como un proceso relacional y emergente, más allá del management. La gestión de las escuelas públicas brasileñas es un fenómeno con características peculiares, dado que involucra a múltiples actores de la comunidad escolar. Por eso, prácticas cotidianas, conflictos, incertidumbres, negociaciones e intereses diversos surgen constantemente en la vida cotidiana escolar. Por lo tanto, es fundamental estudiar la gestión escolar bajo una óptica que la considere no como algo estático y dado a priori, como en la idea del management, sino como un constante proceso dinámico de gestión, en el cual la gestión, como managing, es (re) construida a partir de las continuas interacciones entre las personas y las situaciones vivenciadas por ellas en la rutina organizacional. En este sentido, para la recolección de datos, este estudio utilizó la técnica shadowing, que consiste en el seguimiento cotidiano de un actor organizacional durante determinado período de tiempo, en sus ocupaciones diarias, y documentos de la escuela estudiada. Las observaciones sistemáticas ocurrieron de febrero a mayo de 2015, complementadas por visitas más esporádicas al campo de junio a septiembre del mismo año. Los datos se analizaron a través del análisis de contenido. Los resultados obtenidos apuntan hacia una gestión escolar como un constante proceso de venir a ser, situado, transitorio y producto de los constantes diálogos, interacciones y vivencia de emergencias y momentos críticos en la vida cotidiana escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to understand the so-called managing process in a public elementary school as a relational and emergent process, beyond the idea of management. Managing as a process in Brazilian public schools is a phenomenon with peculiar characteristics, since it involves multiple actors of a school community. Everyday practices, conflicts, uncertainties, negotiations, and diverse interests constantly arise in everyday school life. Hence, it is fundamental to study school management not from a perspective of something static and given a priori, but as a constant dynamic managing process, in which management itself is (re)constructed by continuous interactions between people and situations they experience in organizational everyday life. Data was collected using the shadowing technique, which consists of the daily monitoring of an organizational actor during a certain period, in their daily tasks, and documents of the school studied. Systematic observations occurred from February to May 2015, complemented by more sporadic visits to the field from June to September 2015. Data were analyzed through content analysis. The obtained results point to school managing as a constant process of evolution that is situated, transitory, and product of the dialogues, interactions, and experience of emergencies and critical moments in daily school life.
  • Coordenação de coalizões de defesa utilizando mapas cognitivos Artigo

    Melo, Cristiano Santos Lúcio de; Vieira, Diego Mota

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo traz uma contribuição à análise de coalizões de defesa em processos de formulação ou mudança de políticas públicas, conjugando modelos de análise de políticas públicas e da pesquisa operacional (PO). Jenkins-Smith, Nohrstedt, Weible et al. (2014) observam, a partir dos resultados de algumas aplicações empíricas, que somente as crenças dos atores envolvidos não contam toda a história da mudança da política e ressaltam que o grau de conflito entre os atores ou as coalizões está relacionado às suas percepções quanto ao alcance das ameaças, dos objetivos ou das ações de outros atores, às suas crenças acerca de uma política. Diante do exposto, propõe-se uma abordagem para análise do grau de coordenação inter e intracoalizões políticas em processos de mudança institucional, a partir da identificação das crenças, dos objetivos declarados e das alternativas políticas dos atores, utilizando o pensamento focado no valor (value-focused thinking - VFT) associado aos mapas cognitivos causais. A partir da conjugação desses métodos, espera-se, por meio da comparação dos mapas cognitivos, identificar as coalizões políticas e caracterizar os ambientes colaborativos ou conflituosos, bem como identificar as agendas políticas com variados graus de cooperação ou conflito.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo teórico presenta una contribución al análisis de coaliciones de defensa en procesos de formulación o cambio de políticas públicas, conjugando modelos de análisis de políticas públicas y de la investigación operacional. Jenkins-Smith, Nohrstedt, Weible et al. (2014) observan, a partir de los resultados de algunas aplicaciones empíricas, que sólo las creencias de los actores involucrados no cuentan toda la historia del cambio de la política, y resaltan que el grado de conflicto, entre los actores o coaliciones, está relacionado con sus percepciones en cuanto al alcance de las amenazas, de los objetivos o acciones de otros actores, a sus creencias acerca de una política. Ante lo expuesto, se propone un enfoque para analizar el grado de coordinación inter e intracoaliciones políticas en procesos de cambio institucional, a partir de la identificación de las creencias, de los objetivos declarados y de las alternativas políticas de los actores, utilizando value-focused thinking asociado a los mapas cognitivos causales. A partir de la conjugación de estos métodos se espera, a través de la comparación de los mapas cognitivos, la identificación de las coaliciones políticas, la caracterización de ambientes colaborativos o conflictivos, así como la identificación de agendas políticas con variados grados de cooperación o conflicto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This theoretical essay contributes to the analysis of advocacy coalitions in processes of formulation or change of public policies, combining public policy analysis and operational research models. Jenkins-Smith, Nohrstedt, Weible et al. (2014) observe from the results of some empirical applications that the beliefs of actors alone do not tell the whole history of policy change. In addition, the authors emphasize that the degree of conflict among actors or coalitions is related to their perceptions of the extent of threats of the goals or actions of other actors, to their beliefs about a policy. The study used an approach to analyze the degree of inter and intra political coordination in institutional change processes, based on the identification of the beliefs, declared objectives and political alternatives of the actors, using Value-Focused Thinking associated to causal cognitive maps. From the combination of these methods and the comparison of cognitive maps, the expectation is to identify political coalitions, characterize collaborative or conflicting environments, and the identify political agendas with varying degrees of cooperation or conflict.
  • Estrutura de classe e mobilidade social no processo de inserção profissional de jovens no Brasil: reflexões e agenda de pesquisa Artigo

    MARTINS, BIBIANA VOLKMER; SCHERDIEN, CAMILA; ROCHA-DE-OLIVEIRA, SIDINEI

    Resumo em Português:

    Resumo Diante do contexto de aumento do número de matrículas no Ensino Superior brasileiro e do discurso organizacional de falta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho brasileiro, cresce a importância de estudos acerca de inserção profissional no país. Contudo, grande parte dos já existentes se refere a pesquisas empíricas, sem contemplar particularidades como as especificidades socioeconômicas e a recente expansão do Ensino Superior. Assim, este artigo discute o processo de inserção profissional integrando-o aos conceitos de mobilidade e classe social, à luz das teorias de Pierre Bourdieu e Jessé Souza. A partir disso, propõe-se que a inserção profissional seja analisada como um momento que pode aumentar as chances de mobilidade social, levando-se em conta as singularidades históricas e sociais do Brasil nessa construção. Tal entendimento pode contribuir para o desenvolvimento de uma teoria acerca da inserção profissional no país, ao evidenciar a existência de outros elementos, para além da formação, que podem interferir nesse processo, rebatendo o discurso da meritocracia individual no acesso dos jovens ao mercado de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Ante el contexto de aumento del número de matrículas en la educación superior brasileña, al tiempo que se destaca la falta de mano de obra calificada, crece la importancia de los estudios sobre la inserción profesional en el país. Sin embargo, gran parte de los existentes se refiere a investigaciones empíricas, sin considerar las peculiaridades de este proceso, tales como las especificidades socioeconómicas y la reciente expansión de la educación superior. Así, este artículo se propone discutir el proceso de inserción profesional integrándolo a los conceptos de movilidad y clase social, a luz de teorías de Pierre Bourdieu y Jessé Souza. Se sugiere que la inserción profesional sea vista como un período importante para la movilidad social y que tenga en cuenta las singularidades históricas y sociales de Brasil en esa construcción. Tal entendimiento puede contribuir al desarrollo de una teoría sobre la integración profesional en el país, a partir del momento en que evidencia la existencia de otros elementos, más allá de la formación, que pueden interferir en ese proceso, rebatiendo el discurso de la meritocracia individual en el acceso de los jóvenes el mercado de trabajo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract There is a growing demand for studies on the transition from school to work in Brazil. This comes at a time that there is an increase in enrollment for higher education and when there is a lack of skilled labor force in the country. However, many of the existing studies refer to empirical research, without considering some particularities of this transition process, such as socioeconomic specificities and the recent increase in access to higher education in Brazil. This article aims to discuss the concept of transition from school to work, integrated with other concepts such as social mobility and social class, based on Pierre Bourdieu’s and Jessé Souza’s theories. It is proposed that the transition from school to work starts to be seen as an important period for social mobility, taking into account the Brazilian historical and social singularities in its theoretical construction. Such understanding may contribute to the development of a Brazilian school-to-work transition theory, since it contains other elements besides qualification that interfere in this process, countering the discourse of individual meritocracy for entering the labor market.
  • Um estudo das relações entre gênero e âncoras de carreira Artigo

    VIEIRA, ADRIANE; MONTEIRO, PLÍNIO RAFAEL REIS; CARRIERI, ALEXANDRE DE PÁDUA; GUERRA, VANESSA DE ALMEIDA; BRANT, LUIZ CARLOS

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa a relação entre gênero e âncoras de carreira de estudantes de cursos de graduação em que predominam o gênero feminino ou o masculino. O método adotado foi o levantamento (survey). A amostra englobou 251 graduandos da área de Engenharia e 251 da área de Saúde. Os dados foram coletados por meio de questionários contendo o “Inventário de Orientação de Carreira” (IOC), de Schein (1990). As técnicas aplicadas foram a estatística descritiva e a análise fatorial exploratória. Os resultados apontam que na área de Engenharia os respondentes do sexo feminino valorizaram mais as âncoras Estilo de Vida e Segurança/Estabilidade, cujos atributos estão socialmente associados ao gênero. Na área de Saúde, os respondentes do sexo masculino valorizaram mais as âncoras Autonomia/Independência, Desafio Puro e Criatividade Empreendedora, cujos atributos estão associados ao gênero. Conclui-se que as escolhas profissionais estão fortemente associadas aos valores e atributos socialmente atribuídos ao gênero.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de la investigación fue analizar la relación entre género y anclas de carrera de estudiantes de cursos de graduación. El método de investigación elegido fue la encuesta (survey). La muestra sumó 251 estudiantes del área de Ingeniería y 251 del área de la Salud. Los datos fueron recolectados a través de cuestionarios que contenían el “Inventario de Orientación de Carrera” de Schein (1990). Las técnicas de análisis utilizadas fueron la estadística descriptiva y el análisis factorial exploratorio. Los resultados apuntan que, en el área de Ingeniería, los encuestados del género femenino valorizaron más las anclas Estilo de Vida y Seguridad/Estabilidad, cuyos atributos están socialmente asociados al género femenino. En el área de la Salud, los encuestados del sexo masculino valoraron más las anclas Autonomía/Independencia, Desafío Puro y Creatividad Emprendedora, cuyos atributos están asociados al género masculino. Concluimos que las elecciones profesionales están fuertemente asociadas a los valores y atributos socialmente atribuidos al género.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The research analyzed the relationship between gender and career anchors of undergraduate students, using the survey method. The sample totaled 251 Engineering students and 251 Health Care students. To collect the data, we used questionnaires containing the Inventory Career Guidance of Schein (1990). The analysis techniques used were descriptive statistics and exploratory factor analysis. The results show that, in the Engineering area, female respondents valued more the lifestyle and safety anchors, whose attributes are socially associated with the female gender. In the area of Health Care, male respondents valued more autonomy and independency, pure challenge, and creativity anchors, whose attributes are associated with the male gender. We conclude that career choices are strongly associated with the values and attributes socially assigned to gender.
  • Uma “estética de lances” de uma “heroína ordinária”: o reorganizar de práticas de resistências de uma artesã Artigo

    RIBEIRO, ROSA CRISTINA LIMA; IPIRANGA, ANA SILVIA ROCHA; OLIVEIRA, FABÍOLA FARIA TOSTES de; DIAS, ALLAN DANIEL

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo articula uma perspectiva feminista necessária aos Estudos Organizacionais à análise das práticas de resistência de caráter infrapolítico. O estudo teve por objetivo compreender o organizar da malha de práticas cotidianas que envolvem a estética de lances e as táticas e estratégias de resistência, inclusive de caráter infrapolítico, por meio da arte de uma artesã e das ações de uma rede de mulheres da qual ela faz parte. A metodologia de pesquisa se baseou na abordagem qualitativa, com enfoque em estudo de caso, respaldada por observação direta, pesquisa documental, diário de campo e entrevista em profundidade. A análise dos relatos identificou o organizar de diferentes práticas de resistência, da artesã e da rede de mulheres, que têm como base o reúso de materiais descartados por grandes empresas. No contexto da “estética de lances”, tais materiais surgem como fonte de suprimento, geração de renda e inspiração para a recriação artística de elementos simbólicos da cultura nordestina. No âmbito da rede de mulheres, a análise aponta, ainda, os laços de afeto e ressonância como elos de um movimento infrapolítico que mobiliza as mulheres em torno de objetivos de luta e resistência em diferentes espaços. A articulação teórica promove avanços no campo dos Estudos Organizacionais ao construir uma proposição que alia os estudos do cotidiano e da estética de Certeau (2014) às questões de resistência discutidas por Spicer e Böhm (2007) e aos debates feministas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio articula una perspectiva feminista, necesaria para los estudios organizacionales, con el análisis de las prácticas de resistencia, de carácter infrapolítico. El estudio tuvo como objetivo comprender el organizar de la red de prácticas cotidianas que envuelve la “estética de las pasadas” y las tácticas y estrategias de resistencia, incluso de carácter infrapolítico, por medio del arte de una artesana y de las acciones de una red de mujeres de la que forma parte. La metodología de la investigación se basó en el enfoque cualitativo, con el abordaje del estudio de caso, respaldado por observación directa, estudio documental, diario de campo y entrevista en profundidad. El análisis de los relatos identificó el organizar de diferentes prácticas de resistencia, de la artesana y de la red de mujeres, que se basan en la reutilización de materiales desechados por grandes empresas. En el contexto de la “estética de las pasadas” tales materiales surgen como fuente de suministro, generación de ingresos e inspiración para la recreación artística de elementos simbólicos de la cultura nordestina. En el marco de la red de mujeres, el análisis apunta todavía los lazos de afecto y resonancia como enlaces de un movimiento infrapolítico que moviliza a las mujeres en torno a objetivos de lucha y resistencia en diferentes espacios. La articulación teórica promueve avances en el campo de los estudios organizacionales al construir una proposición que combina los estudios de la vida cotidiana y de la estética de Certeau (2014) a las cuestiones de resistencia discutidas por Spicer y Böhm (2007) y a los debates feministas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article adopts a feminist perspective in the analysis of the infra-political resistance practices, a perspective that is needed in organization studies. The study aimed to understand the organization of everyday practices that involves “bid aesthetics” and resistance tactics and strategies, of an infra-political character, observing the art of an artisan and actions from a women’s network which she is a member of. The research methodology used the qualitative approach, focusing on case study, supported by direct observation, documentary research, field diary, and in-depth interviews. The narrative analysis identified the organization of different practices both from the artisan and the women’s network, which are based on the reuse of materials discarded by large companies. In the “bid aesthetics” context such materials emerge as a source of supply, income generation, and inspiration for the recreation of symbolic elements of the northeastern culture. In the context of the women’s network, the analysis also points to the bonds of affection and resonance as links of an infra-political movement that mobilizes women around objectives of struggle and resistance in different spaces. The theoretical articulation promotes advances in the field of Organization Studies by constructing a proposition that combines the studies of everyday life and aesthetics of Certeau (2014) with the questions of resistance discussed by Spicer and Böhm (2007) and the feminist debate.
  • Moral tributária e o cidadão brasileiro: estudo empírico Artigo

    MARTINEZ, ANTONIO LOPO; COELHO, MARCELO LOPES BELLO

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo analisa a moral tributária do cidadão brasileiro, almejando quantificá-la, bem como identificar se existe diferença na moral tributária no que tange às características sociodemográficas. A moral tributária é um importante determinante do cumprimento da legislação fiscal, portanto, aferi-la e avaliar cada aspecto que a determina possibilita traçar estratégias e assegurar melhor conformidade fiscal. O período compreendido foi de maio a agosto de 2017 e a pesquisa teve 679 participantes. O questionário, adaptado de Torgler, Schaffner e Macintyre (2007), com perguntas objetivas de múltipla escolha, possibilitou a coleta de dados de pessoas físicas e foi aplicado indiretamente, de maneira eletrônica, e validado com base no coeficiente alfa de Crombach. Os resultados evidenciaram, em termos médios, uma percepção neutra ou parcialmente contrária à prática da evasão fiscal. No que diz respeito ao gênero, os resultados indicam que, em geral, as mulheres têm maior moral tributária do que os homens; já em relação à religião, restou demonstrado que os espíritas têm maior moral tributária em comparação com os participantes que declararam outras religiões; no que concerne à educação, percebeu-se que quanto maior a instrução formal, maior a moral tributária. Conclui-se que os resultados obtidos são pertinentes e significativos e, certamente, ajudam a compreender o desafio do compliance tributário, assim como podem subsidiar novas investigações acerca do tema, dada sua relevância teórica e social e o pioneirismo desta iniciativa de pesquisa no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio analiza la moral tributaria del ciudadano brasileño, con el objetivo de cuantificarla, así como para identificar si hay una diferencia en la moral tributaria en lo que respecta a las características sociodemográficas. La moral tributaria es un determinante importante del cumplimiento de la legislación fiscal, por lo tanto, cotejarla y evaluar cada aspecto que la determina, permite elaborar estrategias y garantizar una mejor conformidad fiscal. El período de la encuesta fue entre los meses de mayo y agosto del año 2017, con 679 participantes. El cuestionario adaptado de Torgler, Schaffner y MacIntyre (2007), con preguntas objetivas de elección múltiple, permitió la recolección de datos de personas físicas, se aplicó indirecta y electrónicamente, y se validó por el uso del coeficiente alfa de Crombach. Los resultados mostraron, en términos medios, una percepción neutra o parcialmente contraria a la práctica de la evasión fiscal. En lo que se refiere al género, los resultados indican que las mujeres generalmente tienen una mayor moral tributaria que los hombres. Por otro lado, con relación a la religión, se ha demostrado que los espiritistas tienen una mayor moral tributaria en comparación con los participantes que han declarado otras religiones; En lo que respecta a la educación, se ha observado que cuanto más alta es la educación formal, mayor es la moral tributaria. Se concluye que los resultados obtenidos son relevantes y significativos, y sin duda ayudan a comprender mejor el reto del cumplimiento tributario, así como pueden contribuir a nuevas investigaciones sobre el tema, dada la relevancia teórica y social y el carácter inédito en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study analyzes the tax morals of the Brazilian citizen, aiming to measure its level, as well as if there is a difference of the tax morals in the sociodemographic characteristics. Tax morale is an important determinant of compliance with tax legislation, so measuring it and evaluate each aspect that determines it allows to strategize and ensure better fiscal conformity. The research period was between May and August 2017, with 679 participants. The questionnaire adapted from the work of Torgler, Schaffner, and MacIntyre (2007), with multiple choice objective questions allowed the collection of data from individuals and was applied indirectly, electronically, validated by the use of the Cronbach’s alpha. The results showed in medium terms a neutral or partially contrary perception of the practice of tax evasion. As far as gender is concerned, the results indicate that women generally have higher tax morals than men. Regarding religion it has been demonstrated that spiritualists have higher tax morals compared to participants from other religions. As for education, the higher the formal education, the higher the tax moral. The results are relevant and meaningful, and help to better understand the challenge of tax compliance, as well as offer elements to insire future research on the subject, considering its theoretical and social relevance, and the fact that it is little studied in Brazil.
  • Evasão estratégica das regulações: a judicialização do sistema privado de saúde brasileiro Artigo

    RYNGELBLUM, ARNALDO L.; OLIVEIRA, PAULO C. DUARTE de; TELLES, RENATO; COSTA, MAYLA C.

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo busca aprofundar a compreensão sobre as evasões sucessivas às regulações pelas organizações, de modo a estabelecer se é possível caracterizá-las como ações intencionais, enquanto a literatura institucional analisa o descolamento e a evasão como atividades esporádicas. Nesse sentido, o artigo analisa as respostas adotadas pelas companhias de planos de saúde para favorecer seus interesses, que frequentemente deixam de cumprir as regras do contexto institucional, e que acabou por provocar o fenômeno da ‘judicialização’. Os dados analisados foram levantados nos arquivos eletrônicos do Tribunal de Justiça de São Paulo e a análise é o resultado de 158 ações impetradas por beneficiários contra os planos de saúde devido a negativas de cobertura de tratamentos. Ao fazer uso de análise de correspondência e análise temática, algumas associações entre negativas e alegações mostraram-se significativas, sugerindo padrões estratégicos das operadoras. O trabalho identificou diferentes práticas estratégicas adotadas para evitar cumprir com diretrizes institucionais e argumenta que determinadas características regulatórias podem contribuir para as estratégias de descumprimento. A contribuição para a literatura institucional reside na identificação de práticas organizacionais voltadas para sucessivamente evadir e confrontar as prescrições institucionais, indicando que as operadoras de planos de saúde aparentemente elaboram estratégias específicas para responder às demandas dos beneficiários.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo tiene como objetivo avanzar en la comprensión de la evasión sucesiva de las regulaciones por parte de las organizaciones, para determinar si es posible caracterizarlas como acciones intencionales, mientras que la literatura institucional analiza el desacoplamiento y la evasión como actividades esporádicas. De esta forma, analiza las respuestas adoptadas por las compañías privadas de seguros de salud para favorecer sus intereses que a menudo no cumplen con las reglas del contexto institucional y que impulsaron el fenómeno conocido como ‘judicialización’. Los datos analizados se recopilaron en los archivos electrónicos del Tribunal de Justicia de São Paulo y el análisis es el resultado de 158 demandas presentadas por beneficiarios individuales contra los operadores del seguro de salud debido a la negativa de cobertura de tratamientos. Usando la correspondencia y el análisis temático, algunas asociaciones entre las negaciones y las alegaciones se mostraron significativas, lo que sugiere patrones estratégicos de los operadores. El trabajo identificó diferentes prácticas estratégicas que los operadores adoptan para evitar cumplir las directrices institucionales, y argumenta que ciertas características regulatorias pueden contribuir a las estrategias de incumplimiento. La contribución a la literatura institucional reside en la identificación de prácticas organizacionales destinadas a evadir y enfrentar sucesivamente las prescripciones institucionales, lo que indica que los operadores de seguros de salud aparentemente diseñan estrategias específicas para responder a las demandas de los beneficiarios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article aims to advance the understanding of the successive circumvention of regulations by organizations, to determine whether it is possible to characterize them as purposeful actions, while the institutional literature analyzes decoupling and circumvention as sporadic activities. It analyzes the responses adopted by health plan companies to favor their interests, responses that often fail to comply with the rules of the institutional context, and which boosted the phenomenon known as ‘judicialization’. The study analyzed 158 lawsuits collected from the electronic archives of the Court of Justice of São Paulo, where beneficiaries sue health plan companies because of treatment coverage denial. Using correspondence and thematic analysis, some associations between denials and allegations showed to be significant, suggesting companies’ strategic patterns. It was possible to identify different strategic practices adopted by companies to avoid complying with institutional guidelines, and to observe that certain regulatory features can contribute to non-compliance strategies. The article contributes to the institutional literature by identifying organizational practices meant to successively circumvent and confront institutional prescriptions, indicating that health plan companies apparently design specific strategies to respond to beneficiaries’ demands.
  • Dinâmica de redes no agronegócio de internacionalização rápida Artículo

    LAZARTE, CHRISTIAM MENDEZ

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo visa compreender os benefícios oferecidos pelas redes no processo de rápida internacionalização dos empreendimentos de agronegócio, em base aos tipos de rede (classificadas pela origem). O estudo adotou como referência a emergência de empresas do tipo Born Global and International New Ventures (INVs), bem como a abordagem do Networking. A pesquisa usa um método indutivo e interpretativo baseado em entrevistas em profundidade, trianguladas com informações sobre as empresas (obtidas através de documentos disponíveis em agências governamentais e online). Foram selecionadas duas empresas que, desde sua criação, são voltadas ao mercado internacional. A transcrição das entrevistas foi analisada com uso de matrizes elaboradas ao longo do estudo, relacionando os fatores relevantes a esse tipo de empreendimento e aos tipos de rede. A análise permitiu elaborar uma cronologia de eventos nas empresas estudadas, identificando as redes presentes na origem de cada uma delas, os benefícios relacionados aos tipos de rede, e as estratégias adotadas no modelo de rápida internacionalização. Os resultados mostraram uma diversidade de redes, identificadas por sua origem: redes familiares; oriundas de experiências anteriores de trabalho; redes acadêmicas (graduação e pós-graduação); formadas em eventos ou em instituições (públicas e privadas); redes dos sócios da empresa. Essas redes promovem o processo de rápida internacionalização por meio de contatos, apoio emocional, formação (treinamento, troca de experiências, entre outros), recursos (financeiros e outros), formação de equipes e networking (conexão com mais redes), elementos importantes no modelo de empresas Born Global ou INVs. O estudo conclui que a produção agroindustrial com baixa demanda local, mas com nichos de mercado internacional forma um contexto adequado para o desenvolvimento de empresas Born Global ou INVs, e que as redes presentes no estágio imediatamente anterior a fundação das empresas orientam as suas estratégias de internacionalização. As estratégias escolhidas, por sua vez, guiam o crescimento e a evolução das redes que seguem fazendo parte do contexto nas demais etapas de desenvolvimento da empresa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La presente investigación se orienta a comprender los beneficios que generan las redes según su origen en el proceso de internacionalización acelerado de los emprendimientos. Se tomó como referencia el surgimiento de Born Global, International New Venture (INV) y el enfoque de Networking. Se aplicó un método inductivo e interpretativo mediante la técnica de entrevistas en profundidad, triangulada con información pública disponible. Se seleccionó dos empresas con orientación a los mercados internacionales, desde sus primeros años de creación. Se analizaron los transcripciones mediante matrices, que se interrelacionaron con los constructos identificados en los entrevistados. El análisis permitió la elaboración de una cronología de los casos para luego identificar a las redes por origen, beneficios y estrategias que se relacionan con el modelo de internacionalización acelerado. Los resultados mostraron una tipología diversa de redes por origen: familiares, experiencia de trabajo previa, académicas (pre-grado y post-grado), eventos, institucionales (públicos y privados) y socios, que promueven el proceso de internacionalización acelerado con: contactos, soporte emocional, conocimiento (lecciones, experiencias, entre otros), recursos (monetario y no monetario), confirmación de equipos y contactos (más redes), en los factores del modelo de Born Global y International New Venture. La investigación concluye que los productos con baja demanda local y con nichos de mercado internacionales son un contexto adecuado para el surgimiento de Born Global o International New Venture, y que las redes en la etapa de pre - fundación orientan la estrategia de internacionalización, y estas a su vez guían el crecimiento y evolución de las redes en las etapas del proceso emprendedor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aims to understand the benefits of networks, based on their origin, for the process of companies’ accelerated internationalization. The study adopts as a reference the emergence of Born Global enterprises, International New Ventures (INV), and the Networking approach. An inductive and interpretative method was applied, using in-depth interviews, triangulated with public documents about the studied companies. The research analyzed two companies oriented to international markets since their establishment. The interviews’ transcripts were analyzed using matrices elaborated throughout the study, which were interrelated with the elements of early international business, identified in the interviewees’ responses. The analysis allowed the development of a chronology of the cases, and the networks’ origin, benefits, and strategies related to the accelerated internationalization model were identified. The results showed a diverse typology of networks by origin: family, previous work experience, academic (Undergraduate and Graduate), events, institutional (public and private), and partners. These networks promote the process of accelerated internationalization with: contacts, emotional support, knowledge (lessons, experiences, among others), resources (monetary and non-monetary), forming teams and networking, which are elements of the Born Global and INV companies. The research concludes that the scenario of products with low local demand and niches in the international markets form an appropriate context for the emergence of Born Global or INVs, and that networks in the first stage (even before the companies foundation) guide the internationalization strategies. These strategies support the growth and evolution of networks the company is connected to throughout its development process.
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br