Acessibilidade / Reportar erro
Trabalho, Educação e Saúde, Volume: 17, Número: 1, Publicado: 2019
  • Astana reacende disputas sobre o significado da Atenção Primária à Saúde Editorial

    Fonseca, Angélica Ferreira
  • A ATUALIDADE DA ‘PEDAGOGIA DO OPRIMIDO’ NOS SEUS 50 ANOS: A PEDAGOGIA DA REVOLUÇÃO DE PAULO FREIRE Ensaio

    Souza, Katia Reis de; Mendonça, André Luís de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Neste ensaio, para celebrar os cinquenta anos do seu manuscrito, nós revisitamos o clássico Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. Em tempos difíceis no Brasil e de Movimento Escola sem Partido, dentre tantos outros ‘avanços’ do conservadorismo, a obra magna do patrono da educação brasileira está mais atual e vigorosa do que nunca. Aqui, embora reconhecendo que o ensaio de Freire significou certa ‘revolução’ da pedagogia, nosso foco incide sobre aquela que julgamos ser, apesar de pouco debatida, sua tese central – a da pedagogia da revolução. Além disso, no final, mostramos que Freire foi um dos precursores no Brasil do pensamento pós-colonial, devendo, portanto, servir como um ponto de interseção com essa corrente libertária cujo renascimento renova as esperanças e a utopia da esquerda.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este ensayo, volvimos sobre el clásico Pedagogía del Oprimido, de Paulo Freire, con motivo de la celebración de los cincuenta años de su manuscrito. En tiempos difíciles en Brasil y del Movimiento “Escuela sin Partido”, entre tantos otros ‘avances’ del conservadurismo, la obra magna del patrono de la educación brasileña se muestra más actual y cobra más fuerza que nunca. Aquí, si bien reconocemos que el ensayo de Freire implicó una cierta ‘revolución’ en la pedagogía, nuestro análisis se centra sobre lo que consideramos como su tesis central, más allá que ha sido poco debatida – la de la pedagogía de la revolución. Así mismo, en el final, mostramos que Freire fue uno de los precursores en Brasil del pensamiento poscolonial, debiendo por lo tanto servir como un punto de intersección con esa corriente libertaria cuyo renacimiento renueva las esperanzas y la utopía de la izquierda.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the present essay, in celebration of the 50th anniversary of his manuscript, we revisit the classic book Pedagogy of the Oppressed, by Paulo Freire. Amidst difficult times for Brazil, and at a time in which we see the rise of the Non-Partisan School Movement (Movimento Escola sem Partido, in Portuguese), among other ‘advancements’ of conservatism, the masterpiece of the patron of Brazilian education is more current and vigorous than ever before. Here, even though we recognize that Freire's essay meant a certain ‘revolution’ in pedagogy, our focus is on what we consider his central, though little debated, thesis: the pedagogy of revolution. Moreover, in the end, we show that Freire was one of the pioneers in Brazil of the post-colonial thinking, and this must work as a point of convergence with this libertarian school of thought, whose revival renews the hopes and utopia of the Left.
  • DAS POSSIBILIDADES DE UM CONCEITO DE SAÚDE Ensaio

    Silva, Marcelo José de Souza e; Schraiber, Lilia Blima; Mota, André

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo tem como objetivo discutir o que é um conceito a partir da adoção do referencial teórico marxista para defini-lo, com o intuito de responder se é possível ou não existir um conceito de saúde. Foi realizada leitura de autores marxistas que tratam da relação entre pensamento e a realidade objetiva, buscando se apoiar em variados autores dentro deste referencial, para enriquecer o debate contemporâneo na Saúde Coletiva. Como resultado, entendemos que o conceito é a forma de apreensão pelo pensamento dos objetos presentes na realidade objetiva e que, exatamente por não conter as características concreto-fatuais presentes em cada caso particular, permite entendê-los com base em sua essência como objeto abstrato-universal. Dessa forma, concluímos que, apesar de a saúde ser um objeto extremamente complexo, é possível existir seu conceito, o qual, segundo nossos referenciais, deve remeter ao todo sócio-histórico e à politização da dimensão técnica que esteja implicada historicamente com este social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio tiene como objetivo discutir lo que es un concepto a partir de la adopción de las referencias teóricas marxistas para definirlo, con la intención de responder si es posible que exista un concepto de salud o no. Se realizó una lectura de autores marxistas que tratan sobre la relación entre el pensamiento y la realidad objetiva, buscando apoyarse en diversos autores dentro de este marco referencial, para enriquecer el debate contemporáneo en la Salud Pública. Como resultado, entendemos que el concepto es la forma de percepción a través del pensamiento de los objetos presentes en la realidad objetiva y que, exactamente por no incluir las características concretas-fácticas presentes en cada caso particular, permite comprenderlos con base en su esencia como objeto abstracto-universal. De esta forma, concluimos que, a pesar de la salud ser un objeto extremadamente complejo, es posible que exista su concepto, el cual, de acuerdo con nuestras referencias, debe hacer referencia al conjunto sociohistórico en su total y a la politización de la dimensión técnica que esté implicada históricamente con este aspecto social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study has the goal of discussing what is a concept based on the adoption of the Marxist theoretical framework to define it, with the intent of answering whether the existence of a concept of health is possible or not. We read Marxist authors who deal with the relationship between thought and objective reality, trying to rely on many different authors within this framework, in order to enrichen the current debate in Collective Health. As a result, we understand that that the concept is the way in which thought apprehends the objects that are present in objective reality and that, precisely because it does not contain the concrete-factual features that are present in each particular case, it enables us to understand them based on their abstract-universal objects. Therefore, we conclude that, even though health is an extremely complex object, the existence of its concept is possible, and, according to our frameworks, this concept must refer to the socio-historic whole and to the politicization of the technical dimension that is historically implicated with this social.
  • RESISTÊNCIA E PRÁXIS NA GREVE DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO Artigo

    Souza, Laís Oliveira de; Pina, José Augusto; Souza, Katia Reis de

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo tem por objetivo analisar as relações entre trabalho, educação e saúde na greve dos profissionais de educação da rede municipal do Rio de Janeiro, ocorrida no ano de 2013. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual adotou, como técnica de investigação, a realização de entrevistas individuais e a pesquisa documental, com base na imprensa sindical. Foi escolhida a técnica de análise temática, e foram identificados três temas principais de interpretação, a saber: trabalho e defesa da educação pública de qualidade; aprendizado coletivo e pedagogia da luta; e luta coletiva pela saúde. No ângulo de compreensão da história, a greve materializou-se como espaço de questionamento acerca da situação do trabalho nas escolas e como movimento de luta em defesa da educação pública de qualidade. Do mesmo modo, a greve trouxe reflexões acerca da relação entre o trabalho docente e a luta pela saúde. Conclui-se que ações coletivas de trabalhadores são espaços de aprendizagem, de produção de conhecimento e intervenção em saúde. Trata-se de uma perspectiva ampliada de educação e saúde, como práxis pedagógica, que se processa na luta e na valorização da experiência coletiva do trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tiene por objetivo analizar las relaciones entre trabajo, educación y salud en la huelga de los profesionales de educación de la red municipal de Rio de Janeiro, ocurrida en el año 2013. Se trata de una encuesta cualitativa, la cual adoptó, como técnica de investigación, la realización de entrevistas individuales y la búsqueda documental, con base en la prensa sindical. En lo que respecta al análisis de los materiales de campo, fue elegida la técnica de análisis temática, siendo identificados tres temas principales de interpretación: trabajo y defensa de la educación pública de calidad; aprendizaje colectivo y pedagogía de la lucha; y lucha colectiva por la salud. En el ángulo de comprensión de la historia, la huelga se materializó como espacio de cuestionamiento acerca de la situación del trabajo en las escuelas y como movimiento de lucha en defensa de la educación pública de calidad. Del mismo modo, la huelga trajo reflexiones acerca de la relación entre el trabajo docente y la lucha por la salud. Concluye que las acciones colectivas de trabajadores son espacios de aprendizaje, de producción de conocimiento e intervención en salud. Se trata de una perspectiva ampliada de educación y salud, como praxis pedagógica, que se procesa en la lucha y en la valorización de la experiencia colectiva del trabajo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the present study was to analyze the relationships between work, education and health in the strike of the education professionals of the Rio de Janeiro (Brazil) municipal network, in the year of 2013. This is a qualitative research, which adopted individual interviews and documentary research as its investigation technique, based on the trade union press. We chose the thematic analysis technique, and three main themes of interpretation were identified: work and defense of quality public education; collective learning and struggle pedagogy; and collective fight for health. From the angle of the historical understan-ding of the event, the strike materialized as a space for questioning the situation of work in schools and as a movement of struggle in defense of quality public education. Likewise, the strike raised reflections about the relationship between teaching as an occupation and the struggle for health. The conclusion is that the collective actions of workers are spaces of learning, of production of knowledge, and of intervention in health. It is an extended perspective of education and health, as a pedagogical praxis, which is carried out in the struggle and in the valorization of the collective experience of work.
  • O RETORNO DA CENTRALIDADE DO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO: RETROCESSOS RECENTES NA POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL Artigo

    Sousa, Fernando Sérgio Pereira de; Jorge, Maria Salete Bessa

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivou-se compreender a experiência da convivência entre os serviços substitutivos e o hospital psiquiátrico. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa hermenêutica. A pesquisa foi realizada no Nordeste brasileiro. Contemplou dois cenários: Centro de Atenção Psicossocial e Hospital Psiquiátrico. Contou com 14 participantes, dos quais oito trabalhadores do Centro de Atenção Psicossocial e seis trabalhadores de saúde do Hospital Psiquiátrico. Para alcançar as informações, utilizou-se a entrevista em profundidade e a observação sistemática. A coleta ocorreu no período de agosto a outubro de 2017. A análise das entrevistas ocorreu empregando-se a hermenêutica de Paul Ricoeur, por meio das seguintes etapas: transformação dos discursos em textos, leitura exaustiva, análise estrutural, compreensão do texto de forma abrangente, interpretação e análise. Os resultados denotaram que há uma convivência paradoxal entre os serviços de atenção psicossocial e o hospitalar psiquiátrico, mesmo que o serviço hospitalar não seja reconhecido e legitimado como parte da rede de saúde mental.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se ha intentado comprender la experiencia de la convivencia entre los servicios substitutivos y el hospital psiquiátrico. Se trata de un estudio con abordaje cualitativo hermenéutico. La encuesta fue realizada en el Nordeste brasileño. Contempló dos escenarios: Centro de Atención Psicosocial y Hospital Psiquiátrico. Contó con 14 participantes, de los cuales ocho trabajadores del Centro de Atención Psicosocial y seis trabajadores de la salud del Hospital Psiquiátrico. Para alcanzar las informaciones, se utilizó la entrevista en profundidad y la observación sistemática. La obtención ocurrió en el período de agosto a octubre de 2017. El análisis de las entrevistas se realizo empleándose la hermenéutica de Paul Ricoeur, por medio de las siguientes etapas: transformación de los discursos en textos, lectura exhaustiva, análisis estructural, comprensión del texto de forma total, interpretación y análisis. Los resultados denotaron que hay una convivencia paradoxal entre los servicios de atención psicosocial y el hospitalario psiquiátrico, aunque el servicio hospitalario no sea reconocido y legitimado como parte de la red de salud mental.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The goal of the present study was to understand the experience of the coexistence between the substitutive services and the psychiatric hospital. This is a study with a qualitative hermeneutic approach. The research was carried out in the Northeast of Brazil. It contemplated two scenarios: Center of Psychosocial Attention, and Psychiatric Hospital. It included 14 participants, 8 of whom were workers of the Center of Psychosocial Attention and 6 who were health workers at the Psychiatric Hospital. To obtain the information, an in-depth interview and a systematic observation were performed. The collection took place from August to October 2017. The analysis of the interviews was performed using the hermeneutics of Paul Ricoeur, through the following steps: speech to text transcription, exhaustive reading, structural analysis, wide-ranging comprehension of the text, interpretation and analysis. The results showed that there is a paradoxical coexistence between the psychosocial care services and the psychiatric hospital, even though the hospital service is not recognized and legitimized as part of the mental health network.
  • AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS NO CONTROLE DA DENGUE Artigo

    Evangelista, Janete Gonçalves; Flisch, Tácia Maria Pereira; Valente, Polyana Aparecida; Pimenta, Denise Nacif

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo aqui apresentado objetivou compreender como são construídas as identidades profissionais do agente de combate às endemias. Esse trabalhador tem papel estratégico na prevenção e no controle das arboviroses como dengue, chikungunya, zika e febre amarela, que constituem problemas graves de saúde pública no Brasil. A pesquisa fundamentou-se nos conceitos de qualificação e identidade profissional, referenciados pela sociologia do trabalho. Tratou-se de um estudo analítico, realizado entre 2014 e 2017, de abordagem qualitativa, realizado a partir de grupos focais, com trinta agentes de combate às endemias de um distrito sanitário de Contagem, Minas Gerais. Os dados foram analisados segundo os pressupostos da análise de conteúdo. A maioria dos agentes era mulher e com ensino médio completo. Os resultados apontaram que há um desconhecimento, por parte dos agentes, sobre o protocolo de execução de suas atividades de trabalho e dos conteúdos técnicos referentes à dengue. O processo ensino-aprendizagem ocorre por meio da oralidade e de processos de trabalho não formais. O não recebimento de crachás apresentou-se como um problema de identidade. Concluiu-se que as identidades profissionais dos agentes foram construídas e reconstruídas sem uma sólida formação profissional e em condições precárias de trabalho. O reconhecimento, como aspecto da identidade, ocorre no plano afetivo e não somente nos processos de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio aquí presentado tuvo como objetivo comprender como son construidas las identidades profesionales del agente de combate a las endemias. Ese trabajador tiene un papel estratégico en la prevención y control de las arbovirosis como dngue, chikunguña, zika y fiebre amarilla, que constituyen problemas graves de salud pública en Brasil. La encuesta se fundamentó en los conceptos de calificación e identidad profesional, referenciados por la sociología del trabajo. Se trató de un estudio analítico, realizado entre 2014 y 2017, de abordaje cualitativo, realizado a partir de grupos focales, con treinta agentes de combate a las endemias de un distrito sanitario de Contagem (Minas Gerais). Los datos fueron analizados según los presupuestos de análisis de contenido. La mayoría de los agentes eran mujer y con enseñanza secundaria completa. Los resultados apuntaron que hay un desconocimiento, por parte de los agentes, sobre el protocolo de ejecución de sus actividades de trabajo y de los contenidos técnicos referentes al dengue. El proceso enseñanza-aprendizaje ocurre por medio de la oralidad y de procesos de trabajo no formales. El no recibimiento de credenciales se presentó como un problema de identidad. Se concluyó que las identidades profesionales de los agentes fueron construidas y reconstruidas sin una sólida formación profesional y en condiciones precarias de trabajo. El reconocimiento, como aspecto de la identidad, se realiza en el plano afectivo y no solamente en los procesos de trabajo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the present study was to understand how the professional identities of the endemic combat agents are built. The endemic combat agent has a strategic role in the prevention and control of arboviruses such as dengue, chikungunya, zika, and yellow fever, which are serious public health problems in Brazil. The research was based on the concepts of qualification and professional identity, referenced by the sociology of work. This was an analytical study, conducted between 2014 and 2017, with a qualitative approach, carried out from focus groups, with 30 endemic combat agents from a sanitary district in Contagem (state of Minas Gerais). The data were analyzed according to the assumptions of the content analysis. Most of the agents were women and had completed high school. The results pointed out that there is a lack of knowledge on the part of the agents about the protocol for the execution of their work activities and about the technical contents related to dengue. The teaching-learning process occurs orally and through non-formal work processes. Failure to receive badges presented itself as an identity problem. It was concluded that the professional identities of the agents were built and rebuilt without a solid professional training and in precarious work conditions. Recognition, as an aspect of identity, occurs on the affective plane and not only in the work processes.
  • ENTRE AUSÊNCIA DE DOENÇA E CUIDADO POSSÍVEL: A SAÚDE SEGUNDO USUÁRIAS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Artigo

    Miranda, Lilian; Silva, Luciana Janeiro; Souza, Yasmim Furtado de

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo apresenta sentidos que usuárias da Estratégia de Saúde da Família atribuem à saúde e sua relação com o cuidado. Utilizou-se o método qualitativo, tomando-se como referencial teórico as discussões de Canguilhem e Winnicott acerca da noção de saúde, bem como apontamentos sobre medicalização da vida. O trabalho de campo foi desenvolvido por meio de entrevistas em profundidade entre maio e julho de 2015 com usuários da Estratégia de Saúde da Família e tratado pela análise hermenêutica. A saúde, relacionada tanto à ausência de doença e ao completo bem-estar, quanto à disposição para enfrentar os sofrimentos inerentes à vida. Coexistem a confiança incondicional na tecnologia médica e a aposta em modos de cuidado intuitivos ou oriundos de relações sociais. O serviço de saúde contribui com o acesso ao tratamento e, simultaneamente, reforça a aposta na prevenção de todos os infortúnios do corpo, bem como a ideia de que o direito à saúde é correlato à responsabilização individual de mantê-la perfeita. Numa cultura marcada pelo individualismo e competitividade, indivíduos que vivem em contextos de profundas injustiças sociais submetem-se a regras de prevenção do risco de adoecer, mas são restritas suas possibilidades de criação de modos singulares de fruição da vida.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo presenta sentidos que usuarias de la Estrategia de Salud de la Familia atribuyen a la salud y su relación con el cuidado. Se utilizó el método cualitativo, tomándose como referencial teórico las discusiones de Canguilhem y Winnicott acerca de la noción de salud, así como apuntes sobre medicalización de la vida. El trabajo de campo fue desarrollado por medio de entrevistas en profundidad entre mayo y julio de 2015 con usuarios de la Estrategia de Salud de la Familia y tratado por el análisis hermenéutico. La salud, relacionada tanto a la ausencia de enfermedad y al completo bienestar, cuanto a la disposición para enfrentar los sufrimientos inherentes a la vida. Coexisten la confianza incondicional en la tecnología médica y la apuesta en modos de cuidados intuitivos u oriundos de relaciones sociales. El servicio de salud contribuyó con el acceso al tratamiento y, simultáneamente, refuerza la apuesta en la prevención de todos los infortunios del cuerpo, así como la idea de que el derecho a la salud es correlativo a la responsabilidad individual de mantenerla perfecta. En una cultura marcada por el individualismo y competitividad, individuos que viven en contextos de profundas injusticias sociales se someten a reglas de prevención del riesgo de enfermarse, pero son restrictas sus posibilidades de creación de modos singulares de fruición de la vida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents meanings that women users of the Family Health Strategy program attribute to health and its relation to care. The qualitative method was applied, using as a theoretical reference the discussions of Canguilhem and Winnicott on the notion of health, as well as notes on the medicalization of life. The fieldwork was developed through in-depth interviews between May and July 2015, with users of the Family Health Strategy program, and was treated with a hermeneutical analysis. Health, related both to the absence of illness and to complete well-being, as well as to the disposition to face the sufferings inherent to life. There is a coexistence between the unconditional trust in medical technology and a wager on intuitive care modes or those originated from social relationships. The health service contributes to the access to the treatment and, at the same time, reinforces the commitment to the prevention of all the misfortunes of the body, as well as the idea that the right to health care is related to the individual responsibility to keep it perfect. In a culture marked by individualism and competitiveness, individuals living in contexts of deep social injustice submit to rules to prevent the risk of becoming ill, but their possibilities of creating unique ways of enjoying life are restricted.
  • AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO ENTRE EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS, BRASIL Artigo

    Lima, Cássio de Almeida; Moreira, Kênia Souto; Costa, Gustavo Silva; Maia, Rayane Soares; Pinto, Mânia de Quadros Coelho; Vieira, Maria Aparecida; Costa, Simone de Melo

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve como objetivo avaliar a organização do processo de trabalho entre equipes de saúde da família de um município de Minas Gerais (MG), Brasil. Pesquisa quantitativa, transversal, analítica, desenvolvida em 2014. Investigaram-se formulários da Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica de 73 equipes. Foram considerados 14 itens da subdimensão organização do processo de trabalho, avaliados com valores entre zero e 10 pontos, referindo-se à total inadequação ou adequação da equipe ao padrão avaliado. As equipes foram classificadas do padrão ‘muito insatisfatório’ ao ‘muito satisfatório’. Efetuaram-se análises estatísticas com nível de significância p<0,05. Classificaram-se 86,3% nos padrões muito satisfatório/satisfatório, mas 13,7% foram regular/muito insatisfatório. Três itens ‒ ‘Território definido, vínculo com a população e responsabilização pela resolução das necessidades de saúde’; ‘Coordenação do cuidado’ e ‘Monitoramento das solicitações de exames’ ‒ apresentaram desempenho inadequado. As equipes da zona urbana foram melhor avaliadas. O maior número de profissionais da odontologia foi correlacionado à maior pontuação. Atenção especial deve ser dada àquelas equipes com baixa pontuação. Melhor organização do processo de trabalho deve ser fortalecida, visando aprimorar a performance no cuidado à saúde da comunidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo evaluar la organización del proceso de trabajo entre equipos de salud de la familia de un municipio del Estado de Minas Gerais, Brasil. Investigación cuantitativa, transversal, analítica, desarrollada en el 2014. Se investigaron formularios de Autoevaluación para Mejora del Acceso y la Calidad de la Atención Básica de 73 equipos. Se consideraron 14 puntos de la subdimensión organización del proceso de trabajo, evaluados con valores entre cero y diez puntos, correspondiendo respectivamente a la total inadecuación o adecuación del equipo al estándar evaluado. Los equipos se clasificaron desde el estándar ‘muy insatisfactorio’ hasta el ‘muy satisfactorio’. Se efectuaron análisis estadísticos con nivel de significación p<0,05. El 86,3% se clasificó en los estándares muy satisfactorio/satisfactorio y el 13,7% como regular/muy insatisfactorio. Tres puntos ‒ ‘Territorio definido, vínculo con la población y responsabilidad por la resolución de las necesidades de salud’; ‘Coordinación del cuidado’ y ‘Monitoreo de las solicitudes de exámenes’ ‒ presentaron un rendimiento inadecuado. Los equipos de la zona urbana tuvieron un mejor resultado. El mayor número de profesionales de odontología estuvo correlacionado a la mayor puntuación. Se debe dar atención especial a aquellos equipos con baja puntuación. Se debe poner énfasis en una mejor organización del proceso de trabajo, a fin de optimizar el rendimiento en el cuidado de la salud de la comunidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study had the goal of assessing the organization of the work process of family health teams in a municipality in the state of Minas Gerais, Brazil. It was a quantitative, cross-sectional analytical research performed in 2014. We investigated the forms for the Self-Assessment for the Improvement in the Access and Quality of Primary Health Care of 73 teams. A total of 14 items of the subdimension organization of the work process were considered, and they were scored from 0 to 10, with 0 meaning complete inadequacy and 10 meaning complete adequacy of the team to the assessed pattern. The teams were classified from the ‘highly unsatisfactory’ pattern to the ‘highly satisfactory’ pattern. The significance level of the statistical analyses was set as values of p < 0.05. A total of 86.3% were classified in the highly satisfactory/satisfactory pattern, and 13.7% were classified as average/highly unsatisfactory. Three items ‒ ‘Defined territory, bond with the population and responsibility for the fulfilment of the health needs’; ‘Coordination of care’; and ‘Monitoring of exam requests’ ‒ had inadequate performances. The teams from urban areas scored better in the assessment. The odontology professionals were the category that scored the highest in the assessment. Special attention should be devoted to the teams with low scores. A better organization of the work process should be strengthened, with the goal of enhancing the performance in the care to health of the community.
  • O CUIDADO PARA PESSOAS COM HIV/AIDS SOB A ÓTICA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE Artigo

    Garbin, Cléa Adas Saliba; Sandre, Amanda Santos de; Rovida, Tânia Adas Saliba; Pacheco, Karina Tonini dos Santos; Pacheco Filho, Antonio Carlos; Garbin, Artênio José Ísper

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo buscou investigar a experiência de atuação dos agentes comunitários de saúde em relação aos indivíduos que vivem com HIV/Aids em áreas de risco social. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada no ano de 2015 com agentes comunitários atuantes em município de médio porte do estado de São Paulo, Brasil. A produção das narrativas foi realizada pelo método do grupo focal, interpretadas e analisadas por meio da análise temática de conteúdo. O preconceito apresentou-se como a principal causa das dificuldades de atuação dos agentes; porém, a criação do vínculo com os usuários, aliada à conquista da confiança, foi a principal potencialidade nas ações desses profissionais. Torna-se essencial o rompimento da barreira gerada pelo preconceito para uma efetiva atuação dos agentes comunitários de saúde nos territórios, para que possam colaborar com o acolhimento desses usuários e com a redução dos efeitos da vulnerabilidade existente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio buscó investigar la experiencia de trabajo de los agentes comunitarios de salud en relación a los individuos que viven con HIV/Sida en áreas de riesgo social. Se trata de una investigación de naturaleza cualitativa realizada en el año 2015 con agentes comunitarios de un municipio de tamaño mediano del estado de São Paulo, Brasil. La obtención de las narraciones se realizó a través del método del grupo focal, ¿interpretadas y analizadas por medio del análisis temático de contenido?. El preconcepto se presentó como la principal causa de las dificultades de trabajo de los agentes; sin embargo, la creación de un vínculo con los usuarios combinado a la conquista de la confianza fueron las principales potencialidades en las acciones de estos profesionales. Se vuelve esencial la ruptura de la barrera generada por el preconcepto para un trabajo efectivo de los agentes comunitarios de salud en los territorios, para que puedan colaborar con la acogida de estos usuarios y la reducción de los efectos de la vulnerabilidad existente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present study had the goal of investigating the work experience of community health workers with individuals who live with HIV/Aids in areas of social risk. It is a qualitative research performed in 2015 with community health workers of medium-sized municipalities in the state of Paulo, Brazil. The narratives were produced using the focus group method, and they were interpreted and analyzed through the thematic analysis of content. Prejudice was the main cause of difficulties in the work of these professionals; however, the establishment of bonds with the users, coupled with the fact that the workers gained their trust, was the main potentiality in the actions of those professionals. Therefore, it is essential that we break the barrier generated by prejudice in order to guarantee and effective work in the territories on the part of the community health workers, so they can contribute to the embracement of these users and to the reduction in the effects of the existing vulnerability.
  • PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE ADULTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE Artigo

    Lopes, Marcia Cavalcanti Raposo; Morel, Cristina Massadar

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo tem por objetivo problematizar os processos de aprendizagem de adultos trabalhadores na educação profissional em saúde. Considerando-se que a formação do trabalhador da saúde deve ampliar o horizonte dos alunos para além da biomedicina, tomam-se como referência os estudos de Kastrup sobre cognição inventiva. Estes estudos nos ajudam a pensar uma formação distinta daquela centrada em conteúdos e técnicas. A pesquisa foi desenvolvida com base em análise de documentos produzidos por alunos e professores do Curso de Técnico de Agente Comunitário de Saúde no Rio de Janeiro em 2017. Também são analisadas entrevistas com alunos. As análises mostraram como diferentes estratégias pedagógicas favoreceram a formação de sujeitos-trabalhadores sensíveis e comprometidos com a construção de práticas de saúde que não se constituem apenas no saber biomédico. Percebeu-se que o trabalho realizado possibilitou que os alunos problematizassem as relações entre educação, cultura e saúde, e, com isso, colocassem em questão suas práticas de saúde já naturalizadas. Estas experiências criaram a possibilidade de os alunos ‘não serem mais os mesmos’ e se fortalecerem na construção de um Sistema Único de Saúde e uma sociedade diversos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio tiene como objetivo problematizar los procesos de aprendizaje de adultos trabajadores en la educación profesional en salud. Considerando que la formación del trabajador de la salud debe ampliar el horizonte de los alumnos más allá de la biomedicina, se toman como referencia los estudios de Kastrup sobre cognición inventiva. Estos estudios nos ayudan a pensar en una formación distinta de aquella centrada en contenidos y técnicas. La investigación se desarrolló con base en análisis de documentos elaborados por alumnos y profesores de la Carrera de Técnico de Agente Comunitario de Salud en Rio de Janeiro, Brasil, en el 2017. También se analizan entrevistas con alumnos. Los análisis mostraron cómo diferentes estrategias pedagógicas favorecieron la formación de sujetos-trabajadores sensibles y comprometidos con la construcción de prácticas de salud que no sólo se constituyen por el saber biomédico. Se observó que el trabajo realizado posibilitó que los alumnos problematizasen las relaciones entre educación, cultura y salud, y, de esta manera, cuestionasen sus prácticas de salud ya naturalizadas. Estas experiencias hicieron posible que los alumnos ‘nunca más fuesen los mismos’ y que se fortalecieran en la construcción de un Sistema Único de Salud y una sociedad diversos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present study has the goal of questio-ning the learning processes of adult workers in professional training in health. Considering that the training of health workers should expand the horizons of the students beyond biomedicine, we take as reference the studies by Kastrup on inventive cognition. These studies help us conceive a training that is different from the training focused on content and techniques. The research was developed based on an analysis of documents written by students and teachers of the Community Health Worker Technical Course in Rio de Janeiro, Brazil, in 2017. The interviews performed with the students were also analyzed. The analyses show how different pedagogical strategies favor the training of individuals-workers who are sensible of and engaged with the development of health practices that are not only established within biomedical knowledge. We noticed that the work performed made it possible for the students to question the relationships among education, culture and health, and, therefore, question their already ingrained health practices. These experiences opened the possibility for the students “to no longer be who they were” and strengthen themselves in the development of a diverse Unified Health System (Sistema Único de Saúde, in Portuguese) and a diverse society.
  • O PROCESSO DE TRABALHO DO NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA Artigo

    Silva, Isabelle Cristina Borba da; Silva, Laís Alves Bernadino da; Valença, Ana Maria Gondim; Sampaio, Juliana

    Resumo em Português:

    Resumo O crescimento da implantação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na Paraíba e sua influência na melhoria da qualidade da assistência das equipes de atenção primária torna relevante conhecer a organização do processo de trabalho destes núcleos. O estudo analisou ações de planejamento, oferta de formação inicial e de educação permanente e integração com as equipes apoiadas. Metodologicamente é descritivo, quantitativo, de recorte transversal. Os dados foram obtidos do módulo IV do 2º ciclo de avaliação externa do Programa de Melhoria e Acesso da Qualidade da Atenção Básica. O mapa coroplético foi construído em TabWin e a análise descritiva realizada no IBM SPSS Statistics 20.0. Quanto à oferta de formação inicial e educação permanente para o Núcleo, notou-se que as equipes que receberam a primeira (50%) tiveram maior frequência de oferta da segunda (74,1%), e estavam localizadas em municípios de maior porte. A formação inicial teve como atividades mais frequentes as oficinas de capacitação/reunião informativa (20,7%) e curso introdutório (20,7%). Há uma fragilidade nos registros e na execução do planejamento sistematizado, principalmente no monitoramento e avaliação das ações. A integração entre as equipes Núcleo de Apoio à Saúde da Família e as equipes de referência é frágil e foge do pressuposto conceitual do apoio matricial.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El crecimiento de la implantación del Núcleo Ampliado de Salud de la Familia y Atención Básica en Paraíba y su influencia en la mejora de la calidad de la asistencia de los equipos de atención primaria, hace relevante conocer la organización del proceso de trabajo de dichos núcleos. El estudio analizó acciones de planificación, oferta de formación inicial y de educación permanente e integración con los equipos que se apoya. Metodológicamente es descriptivo, cuantitativo, de corte transversal. Los datos se obtuvieron a partir del módulo IV del 2º ciclo de evaluación externa del Programa de Mejora y Acceso de Calidad de la Atención Básica. El mapa coroplético se construyó en TabWin y el análisis descriptivo se realizó en el IBM SPSS Statistics 20.0. Respecto a la oferta de formación inicial y de educación permanente para el Núcleo, se observó que los equipos que recibieron la primera (50%) tuvieron una mayor frecuencia de oferta de la segunda (74,1%), y se ubicaban en municipios de mayor tamaño. La formación inicial tuvo como actividades más frecuentes los talleres de capacitación/reunión informativa (20,7%) y curso introductorio (20,7%). Se observa una fragilidad en los registros y en la ejecución de la planificación sistematizada, principalmente en la monitorización y evaluación de las acciones. La integración entre los equipos Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia y los equipos de referencia es frágil y escapa de la presunción conceptual de apoyo matricial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The increase in the implementation of the Family Health and Primary Health Care Expanded Support Center in the state of Paraíba, Brazil, and its influence on the improvement in the quality of the assistance of the primary health care teams makes it relevant to get to know the organization of the work process within these centers. The study analyzed the planning actions, the offer of initial training and ongoing education, and the integration with the supported teams. Methodologically, it is a descriptive, quantitative and cross-sectional study. The data was obtained from module IV of the 2nd cycle of external evaluation of the Program for the Improvement of the Access to and Quality of Primary Health Care (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, in Portuguese). The corochromatic map was developed using the TabWin software, and the descriptive analysis was made using the IBM SPSS Statistics software, version 20.0. Regarding the offer of initial training and ongoing education for the Center, we observed that the teams that underwent the former (50%) were more likely to be offered the latter (74.1%), and the courses were offered in larger municipalities. The initial training had as its most common activities the qualification/informational meeting workshops (20.7%) and the introductory course (20.7%). There is a weakness in the records and in the execution of the systematized planning, mainly regarding the monitoring and assessment of the actions. The integration between the Family Health Support Center teams and the reference teams is weak and not in line with the conceptual goals of the matrix support.
  • CARTOGRAFIAS DO ENVELHECIMENTO EM CONTEXTO RURAL: NOTAS SOBRE RAÇA/ETNIA, GÊNERO, CLASSE E ESCOLARIDADE Artigo

    Ferreira, João Paulo; Leeson, George; Melhado, Vivian Ramos

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo descrever e analisar as condições sociais gerais referentes à raça/etnia, gênero, classe e escolaridade, numa amostra de 500 sujeitos (n = 250 homens; n = 250 mulheres), com 60 anos e mais, usuários do Sistema Único de Saúde e residentes na zona rural de uma cidade de porte médio, no interior do estado de São Paulo, Brasil, 2015-2016. O desenho é de natureza mista, agrupando técnicas quantitativas e qualitativas, a fim de descrever e analisar interseccionalmente as categorias selecionadas. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário estruturado, com questões fechadas, sobre aspectos sociodemográficos. Com auxílio do software IBM-SPSS (versão 20.0), foi produzido um banco de dados com informações descritivas e específicas. Os resultados obtidos corroboram desigualdades em termos de gênero e raça/etnia, ao passo que as mulheres autodeclaradas pretas são mais vulneráveis do ponto de vista econômico e de escolaridade, em relação às mulheres autodeclaradas brancas e aos homens autodeclarados brancos ou pretos na mesma faixa-etária. Os dados permitem, por fim, contrapor a tese de que a Constituição de 1988 e suas políticas adjacentes teriam provocado um corte nas desigualdades em termos geracionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo describir y analizar las condiciones sociales generales referentes a la raza/etnia, género, clase y escolaridad, en una muestra de 500 sujetos (n = 250 hombres; n = 250 mujeres), con 60 años o más, usuarios del Sistema Único de Salud y residentes en la zona rural de una ciudad de tamaño medio, en el interior del estado de São Paulo, Brasil, 2015-2016. El diseño es de naturaleza mixta, agrupando técnicas cuantitativas y cualitativas, a fin de describir y analizar interseccionalmente las categorías seleccionadas. Para la recogida de datos se utilizó un cuestionario estructurado con preguntas cerradas sobre aspectos sociodemográficos. Con la ayuda del software IBM-SPSS (versión 20.0) se generó una base de datos con información descriptiva y específica. Los resultados obtenidos corroboran desigualdades en términos de género y raza/etnia, al ritmo que las mujeres autodeclaradas negras son más vulnerables desde el punto de vista económico y de escolaridad en relación a las mujeres autodeclaradas blancas y a los hombres autodeclarados blancos o negros de la misma franja de edad. Por último, los datos permiten hacer frente a la tesis que establece que la Constitución de 1988 y sus políticas adyacentes habrían provocado un corte en las desigualdades en términos generacionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article has the goal of describing and analyzing the general social conditions regarding race/ethnicity, gender, social class and schooling among a sample of 500 subjects (n = 250 men; n = 250 women), aged 60 years or older, who are users of the Unified Health System (Sistema Único de Saúde, SUS, in the Portuguese acronym) and live in the rural area of a medium-sized municipality in the state of São Paulo, Brazil, between 2015 and 2016. The design of the study is of a mixed nature, combining quantitative and qualitative techniques in order to describe and analyze the selected categories intersectionally. The data was collected using a structured questionnaire with closed questions regarding sociodemographic aspects. With the aid of the software IBM-SPSS (version 20.0), we produced a databank with descriptive and specific information. The obtained results confirm inequalities regarding gender and race/ethnicity, and the women who self-reported as being black are more vulnerable in terms of finances and schooling than the women who self-reported as being white and the men who self-reported as being white or black in the same age group. Lastly, the data enable us to counter the thesis that the 1988 Constitution and its adjacent policies would have provoked an interruption in the inequalities in generational terms.
  • EVOLUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E EXPANSÃO DOS CURSOS DE MEDICINA NO BRASIL (1808-2018) Artigo

    Oliveira, Bruno Luciano Carneiro Alves de; Lima, Sara Fiterman; Pereira, Marina Uchoa Lopes; Pereira Júnior, Gerson Alves

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo identificou o padrão de evolução, distribuição e expansão dos cursos de medicina no Brasil e descreveu os processos governamentais relacionados à ampliação da oferta de vagas. Trata-se de estudo descritivo, baseado em dados disponíveis no sistema do Ministério da Educação sobre escolas médicas. Com as informações sobre os cursos, desde os primeiros implantados, estabelecem-se seis períodos de governo para análise: de 1808 a 1963 (monarquia e governos republicanos iniciais), de 1964 a 1988 (governos militares - José Sarney), de 1989 a 1994 (Fernando Collor - Itamar Franco), de 1995 a 2002 (Fernando Henrique Cardoso), de 2003 a 2010 (Lula) e 2011 a 2018 (Dilma Rousseff - Michel Temer). Observou-se relevante expansão de escolas a partir dos governos militares, com pico em 2014 (Dilma Rousseff), frente à implementação do Programa Mais Médicos. Ao longo dos períodos analisados, o ensino médico tornou-se progressivamente privatizado e parcialmente deslocado para as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e para cidades de médio e pequeno portes populacionais no interior dos estados. Os resultados apontam que a combinação de gestão governamental das políticas de saúde e educação e de desenvolvimento socioeconômico influenciaram a expansão dos cursos de medicina e as marcadas diferenças intra e interregionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio identificó el patrón de evolución, distribución y expansión de las carreras de Medicina en Brasil y describió los procesos gubernamentales relacionados al aumento de la oferta de vacantes. Se trata de un estudio descriptivo, con base en datos disponibles en el sistema del Ministerio de Educación sobre escuelas de medicina. Con la información sobre las carreras, desde las primeras implantadas, se establecen seis períodos de gobierno para análisis: desde 1808 hasta 1963 (monarquía y gobiernos republicanos iniciales), desde 1964 hasta 1988 (gobiernos militares - José Sarney), desde 1989 hasta 1994 (Fernando Collor - Itamar Franco), desde 1995 hasta 2002 (Fernando Henrique Cardoso), desde 2003 hasta 2010 (Lula) y desde 2011 hasta 2018 (Dilma Rousseff - Michel Temer). Se observó una importante aumento de las escuelas a partir de los gobiernos militares, con un pico en el 2014 (Dilma Rousseff), frente a la implementación del Programa Más Médicos. A lo largo de los períodos analizados la educación médica se ha ido privatizando progresivamente y se trasladó parcialmente hacia las Regiones Norte, Nordeste y Centro-Oeste, y a ciudades de tamaño medio y pequeño en el interior de los estados. Los resultados indican que la combinación de la gestión gubernamental de las políticas de salud y educación y de desarrollo socioeconómico influyeron en la expansión de las carreras de medicina y las marcadas diferencias intra e interregionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study identified the pattern of evolution, distribution and expansion of the undergraduate medicine courses in Brazil and described the governmental processes related to the increase in the capacity of the courses. It is a descriptive study based on data available in the system of the Brazilian Ministry of Education about medical schools. With information about the courses dating back to the first that were implemented in the country, we could establish six periods of government for the analysis: from 1808 to 1963 (from the Monarchy to the first republican governments); from 1964 to 1988 (from the military dictatorship to the government of José Sarney); From 1989 to 1994 (Fernando Collor - Itamar Franco); from 1995 to 2002 (Fernando Henrique Cardoso); from 2003 to 2010 (Lula); and from 2011 to 2018 (Dilma Rousseff - Michel Temer). We observed a significant expansion of the schools starting with the military dictatorship and peaking in 2014 (Dilma Rousseff), and the implementation of the More Doctors Program (Programa Mais Médicos, in Portuguese). Throughout the analyzed periods, the teaching of Medicine became ever more privatized, and was partially shifted to the Northern, Northeastern and Midwestern regions of Brazil, and to medium-sized and small municipalities in the countryside of the states. The results indicate that the combination of the management by the government of the health, education and socioeconomic development policies had an influence on the expansion of the Medicine undergraduate courses and the marked intra- and interregional differences.
  • POR UMA SOCIOLOGIA DO CUIDADO: REFLEXÕES PARA ALÉM DO CAMPO DA SAÚDE Artigo

    Contatore, Octávio Augusto; Malfitano, Ana Paula Serrata; Barros, Nelson Filice de

    Resumo em Português:

    Resumo Embora a pesquisa sobre o cuidado esteja predominantemente associada ao campo da saúde, os estudos sociológicos ressaltam que os elementos que o influenciam não se restringem a ele, na medida em que é a expressão de apoio social intenso e atributo fundamental para a manutenção da vida coletiva. Objetivou-se hipervisibilizar a dimensão sociológica do cuidado para problematizar sua transposição como fator necessário à vida social para uma ação técnica de saúde. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura, entre 2003 e 2013, na Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed, Scopus, Embase, Web of Science, Francis (Ovid), ProQuest Central, Academic Search Premier (EBSCOhost), Jstor e Sage, com o unitermo cuidado e variantes. De 262 artigos identificados, foram selecionados 15 sobre as dimensões sociais do cuidado. Observou-se que o cuidado aludiu à solidariedade e qualidade da interação entre sujeitos nas microrrelações e nas macroestruturas, diferenciando-se de sua aplicação técnica/tecnológica em saúde; e também que é mais abrangente defini-lo sociologicamente do que pela especificidade de um ato, pois inclui dimensões de solidariedade, respeito, zelo e ajuda mútua para a conservação da vida. Concluiu-se que uma abordagem sociológica do cuidado é necessária, contribuindo inclusive para o campo da saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Mientras la encuesta sobre el cuidado esté predominantemente asociada al campo de la salud, los estudios sociológicos resaltan que los elementos que lo influencian no se restringen a él, en la medida en que es la expresión de apoyo social intenso y atributo fundamental para el mantenimiento de la vida colectiva. El objetivo es hipervisibilizar la dimensión sociológica del cuidado para problematizar su transposición como factor necesario para la vida social para una acción técnica de salud. Se realizó una revisión sistemática de literatura, entre 2003 y 2013, en la Biblioteca Virtual en Salud, PubMed, Scopus, Embase, Web of Science, Francis (Ovid), ProQuest Central, AcademicSearch Premier (EBSCOhost), Jstor y Sage, con el unitérmino cuidado y variantes. De 262 artículos identificados, fueron seleccionados 15 sobre las dimensiones sociales del cuidado. Se observó que el cuidado aludió la solidaridad y calidad de la interacción entre sujetos en las microrrelaciones y en las macroestructuras, diferenciándose de su aplicación técnica/tecnológica en salud; y también que es más abarcativo definirlo sociológicamente que por la especificidad de un acto, pues incluye dimensiones de solidaridad, respecto, entusiasmo y ayuda mutua para la conservación de la vida. Se concluyó que un abordaje sociológico del cuidado es necesario, contribuyendo inclusive al campo de la salud.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Although research on care is predominantly associated with the health field, sociological studies emphasize that the elements that influence the health field are not restricted to it, insofar as it is the expression of intense social support and a fundamental attribute for the maintenance of collective life. The objective of the present study was to hypervisualize the sociological dimension of the care to problematize its transposition as a necessary factor to the social life for a technical action of health. A systematic literature review was conducted between 2003 and 2013 in the Virtual Health Library, PubMed, Scopus, Embase, Web of Science, Francis (Ovid), ProQuest Central, Academic Search Premier (EBSCOhost), and Jstor and Sage databases, with the single term care and its variants. Of the 262 articles identified, 15 on the social dimensions of care were selected. It was observed that care referred to the solidarity and quality of the interaction between subjects in micro-relationships and macro-structures, differing from its technical/technological application in health. It was also observed that it is more comprehensive to define care sociologically than by the specificity of an act, for it includes dimensions of solidarity, respect, zeal, and mutual help for the preservation of life. It was concluded that a sociological approach to care is necessary, even contributing to the health field.
  • ATENDIMENTO INTEGRAL E COMUNITÁRIO EM SAÚDE MENTAL: AVANÇOS E DESAFIOS DA REFORMA PSIQUIÁTRICA Artigo

    Clementino, Francisco de Sales; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de; Pessoa Júnior, João Mário; Marcolino, Emanuella de Castro; Silva Júnior, José Antônio da; Brandão, Gisetti Corina Gomes

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivou-se caracterizar e analisar a organização dos processos de trabalho em serviços de saúde mental no município de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, retrospectivo e documental, realizado entre julho e agosto de 2014. Coletaram-se os dados a partir de formulário baseado em instrumento validado para o estudo, considerando uma amostra de 402 prontuários. Para o processamento das análises estatísticas, utilizou-se o SPSS, versão 17.0. Observou-se um perfil de usuários predominantemente composto por mulheres na faixa etária adulta, com diagnóstico clínico de esquizofrenia, associado a outros diagnósticos clínicos. Quanto às internações em hospitais psiquiátricos antes e após o ingresso no serviço, notou-se redução estatisticamente significante. Como importante avanço, evidenciaram-se os elevados registros de oficinas realizadas. Como principal limitação do estudo, apontam-se falhas nos registros dos prontuários, mas que não os tornam menores ou irrelevantes. Reforça-se que o atendimento integral e de base comunitária ao usuário com transtorno mental e sua família, condizente com os preceitos reformistas, requer, entre outros, maiores investimentos na infraestrutura dos serviços, equipamentos e tecnologias, apoio institucional, capacitação e comprometimento da gestão nos processos de educação permanente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se buscó caracterizar y analizar la organización de los procesos de trabajo en servicios de salud mental en el municipio de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Se trata de un estudio cuantitativo, retrospectivo y documental, realizado entre julio y agosto del 2014. Se recolectaron los datos a partir de un formulario basado en el instrumento validado para el estudio, considerando una muestra de 402 historias clínicas. Para el procesamiento de los análisis estadísticos se utilizó el SPSS, versión 17.0. Se observó un perfil de usuarios predominantemente compuesto por mujeres de edad adulta, con diagnóstico clínico de esquizofrenia, asociado a otros diagnósticos clínicos. Respecto a las internaciones en hospitales psiquiátricos antes y después del ingreso al servicio, se observó una reducción estadísticamente significativa. Como avance importante se destacan los altos registros de talleres realizados. Como principal limitación del estudio se indican fallas en los registros de las historias clínicas, pero que no las hacen menos importantes o irrelevantes. Se hace énfasis en que la atención integral y de base comunitaria al usuario con trastorno mental y a su familia, de acuerdo con las políticas reformistas, requiere entre otros aspectos de mayores inversiones en la infraestructura de los servicios, equipos y tecnologías, apoyo institucional, capacitación y compromiso de la gestión en los procesos de educación permanente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The goal of the article was to characterize and analyze the organization of the work processes in mental health services in the municipality of Campina Grande, in the state of Paraíba, Brazil. It is a quantitative, retrospective and documentary study that was performed between July and August 2014. The data was collected from a form based on an instrument validated for the study, considering a sample composed of 402 medical records. In order to process the statistical analyses, we used the SPSS software, version 17.0. We observed that the users were predominantly adult women with a clinical diagnosis of schizophrenia associated with other clinical diagnoses. Regar-ding the admissions to psychiatric hospitals before and after enrolling in the service, we noticed a statistically significant reduction. The high number in the records of workshops held was an important progress. The main limitations of the study were the mistakes in the medical records, which do not make them less important or irrelevant, though. We stress that the comprehensive and communal embracement of the users with mental disorders and their families, which is in line with the psychiatric reform norms, requires, among other things, higher investments in the infrastructure of the services, equipment and technologies, institutional support, qualification and commitment of the management in the ongoing education processes.
  • O PET-SAÚDE COMO NORTEADOR DA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Artigo

    Noro, Luiz Roberto Augusto; Moya, José Luis Medina

    Resumo em Português:

    Resumo A saúde de qualidade e de acesso universal é um direito que deve ser garantido por políticas públicas, financiamento compatível e pela adequada formação dos profissionais de saúde. Uma das estratégias identificadas para alcançar esse desafio é o Programa de Educação para o Trabalho em Saúde, que visa promover a interação ativa de alunos e professores com os serviços de saúde. O objetivo deste estudo foi comparar, por meio dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes dos cursos de Enfermagem de 2013, o desempenho dos que participaram com o daqueles que não fizeram parte do referido Programa. Trata-se de estudo observacional, de corte transversal analítico, que analisou o desempenho pelas médias ponderadas em formação geral, formação profissional e em Saúde Coletiva. A pesquisa analisou o desempenho pelas médias ponderadas em formação geral, formação profissional e saúde coletiva. A amostra do estudo consistiu de 30.289 estudantes, dos quais 876 vinculados ao Programa de Educação para o Trabalho em Saúde. Os alunos envolvidos com o Programa tiveram um desempenho superior em todos os segmentos, com diferença estatisticamente significativa (p <0,001) em comparação com aqueles que não participaram. Os resultados indicam que o Programa em questão tem potência para compreender a necessidade da formação no Sistema Único de Saúde, ao envolver conhecimentos de Saúde Coletiva e da área profissional, e deve ser elemento norteador da construção dos currículos dos cursos de Enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La salud de calidad y de acceso universal es un derecho que debe ser garantizado a partir de políticas públicas, financiación compatible y la adecuada formación de los profesionales de salud. Una de las estrategias identificadas para alcanzar este desafío es el Programa de Educación para el Trabajo en Salud, que busca promover la interacción activa de alumnos y profesores con los servicios de salud. El objetivo de este estudio fue utilizar los resultados del Examen Nacional de Rendimiento de los Estudiantes de las carreras de Enfermería del 2013 para comparar el rendimiento de aquellos que participaron de dicho Programa con el de aquellos que no formaron parte del mismo. Se trata de estudio observacional, de corte transversal analítico, realizado en el período de febrero a junio del 2017. La investigación analizó el rendimiento a partir de las medias ponderadas en formación general, formación profesional y salud pública. La muestra del estudio consistió en 30.289 estudiantes, de los cuáles 876 estaban vinculados al Programa de Educación para el Trabajo en Salud. Los alumnos involucrados con el Programa tuvieron un rendimiento superior en todos los segmentos, con diferencia estadísticamente significativa (p <0,001) en comparación con aquellos que no participaron del mismo. Los resultados indican que el Programa en cuestión tiene potencial para comprender la necesidad de la formación en el Sistema Único de Salud, incluyendo conocimientos de Salud Pública y del área profesional, debiendo servir como elemento orientador de la construcción de los programas de las carreras de Enfermería.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Quality and universal health care is a right that should be guaranteed through public policies, proper funding, and through the adequate training of the health professionals. One of the strategies identified to overcome this challenge is the Education for the Work in Health Program (Programa de Educação para o Trabalho em Saúde, PET-Saúde, in the Portuguese acronym; PET-Health henceforth), which has the goal of promoting the interaction of students and professors with the health services. The goal of the present study was to compare, using the results of the 2013 National Nursing Student Performance Exam (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes dos cursos de Enfermagem, in Portuguese), the performance of the individuals who took part in the mentioned program with that of those who did not. It is an observational study, with a cross-sectional and analytical perspective, which was conducted between February and June 2017. The research analyzed the performance through the weighted arithmetic means regarding general training, professional training and Collective Health. The sample was composed of 30,289 students, 876 of which took part in the PET-Health. The students involved with the program performed better in every segment, with a statistically significant difference (p < 0.001) in comparison to those who did not take part in the program. The results indicate that the program in question has the power to understand the need for training within the Unified Health System (Sistema Único de Saúde, SUS, in the Portuguese acronym) regarding the knowledge on Collective Health and the professional area, which should be a guiding element in the development of the syllabuses of Nursing Courses.
  • A LITERATURA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS EM EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL: NOTAS PARA UMA REFLEXÃO CRÍTICA Artigo

    França Junior, Raimundo Rodrigues de; Maknamara, Marlécio

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho parte da emergência de escolas médicas que fundamentam seus currículos nas metodologias ativas. Teve como objetivo realizar um mapeamento na Revista Brasileira de Educação Médica com base na produção científica sobre conexões entre formação médica e metodologias ativas. O levantamento bibliográfico incluiu 53 artigos, agrupados em quatro categorias de análise: análise comparativa entre modelos curriculares fundamentados no método tradicional e nas metodologias ativas; avaliação da mudança curricular baseada no uso das metodologias ativas; avaliação do desempenho discente com uso das metodologias ativas; e capacitação docente no contexto das metodologias ativas. Esses resultados apontam as metodologias ativas como propostas que podem dar respostas aos anseios de mudança curricular dos cursos de medicina no Brasil, ainda que não exista um consenso em relação à efe-tividade do seu uso nessa área. Todavia, um olhar mais detalhado sobre esses resultados nos permitiu concluir que esse processo, quando baseado apenas na mudança do método de ensino, pode apresenta lacunas e mostra não ser suficiente para mudança do perfil do egresso em medicina. Desse modo, recomendamos serem realizadas mais pesquisas nesse campo para melhor compreender os usos das metodologias ativas nas dinâmicas curriculares que fundamentam a educação médica no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo parte de la emergencia de escuelas médicas que fundamentan sus programas en las metodologías activas. Tuvo como objetivo realizar un mapeo en la Revista Brasileña de Educación Médica con base en la producción científica sobre conexiones entre formación médica y metodologías activas. El relevamiento bibliográfico incluyó 53 artículos, agrupados en cuatro categorías de análisis: análisis comparativa entre modelos curriculares fundamentados en el método tradicional y en las metodologías activas; evaluación del cambio curricular basado en el uso de las metodologías activas; evaluación del desempeño docente con uso de las metodologías activas; y capacitación docente en el contexto de las metodologías activas. Estos resultados señalan a las metodologías activas como propuestas que pueden dar respuestas a los anhelos de cambio curricular de las carreras de medicina en Brasil, incluso aunque aún no exista un consenso en relación a la efectividad de su uso en esta área. Sin embargo, una mirada más detallada sobre estos resultados nos permitió concluir que este proceso, cuando se basa sólo en el cambio del método de enseñanza, puede presentar lagunas y muestra no ser suficiente para cambiar el perfil del egresado en medicina. De este modo, recomendamos que se realicen más investigaciones en este campo para comprender mejor los usos de las metodologías activas en las dinámicas curriculares que fundamentan la educación médica en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study begins with the emergence of medical schools that base their syllabuses on active methodologies. It had the goal of mapping Revista Brasileira de Educação Médica (Brazilian Journal of Medical Training) based on the scientific articles about the connections between medical training and active methodologies. The bibliographic survey included 53 articles, which were grouped into four categories of analysis: comparative analysis of the syllabus models based on the traditional method and on the active methodologies; assessment of the syllabus change based on the use of active methodologies; assessment of professor performance with the use of active methodologies; and student training in the context of the active methodologies. The results indicate that the active methodologies are proposals that may fulfil the wish to promote syllabus changes in the medicine courses in Brazil, even though there still is not a consensus regarding the effectiveness of its use in this field. However, a closer look at the results enabled us to conclude that this process, when based only on the change in teaching method, may present gaps and proves insufficient to change the profile of the medicine graduates. Thus, we recommend the conduction of further researches in this field in order to better understand the uses of the active methodologies in the syllabus dynamics that form the basis of medical training in Brazil.
  • PROGRAMA MAIS MÉDICOS E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: AVANÇOS E FORTALECIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE Artigo

    Oliveira, Felipe Proenço de; Santos, Leonor Maria Pacheco; Shimizu, Helena Eri

    Resumo em Português:

    Resumo Há iniciativas, em diversos países, de adequar a formação médica às necessidades dos sistemas de saúde. No Brasil, o Programa Mais Médicos introduziu as modificações mais recentes estabelecendo um novo marco regulatório na formação médica exposto nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais, enfatizando o desenvolvimento de capacidades profissionais na atenção básica. Neste estudo, buscou-se analisar as representações sociais de estudantes de medicina sobre o trabalho na atenção básica no contexto de implantação das referidas diretrizes. Para tanto, 149 estudantes de medicina de cursos públicos ‘tradicionais’ e ‘novos’ da Região Nordeste responderam a um questionário sociodemográfico e a um roteiro de evocação livre no segundo semestre de 2017. Os resultados demonstram um perfil de estudantes correspondente à ‘primeira geração universitária’ nas escolas ‘novas’. Nestas escolas, as representações sociais dos estudantes de medicina são mais condizentes com as novas diretrizes, com destaque para a evocação de termos como ‘vínculo’, ‘responsabilidade’ e ‘comunidade’. Nas escolas ‘tradicionais’, os termos mais destacados foram ‘desvalorizado’ e ‘precariedade’, sugerindo uma vivência insuficiente destes estudantes na atenção básica. Espera-se que as experiências inovadoras analisadas possam ser multiplicadas e aprofundadas na radicalidade necessária para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde em uma formação de acordo com as necessidades sociais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En diversos países existen iniciativas de adecuar la formación médica a las necesidades de los sistemas de salud. En Brasil, el Programa Máis Médicos introdujo las modificaciones más recientes estableciendo un nuevo marco regulatorio en la formación médica evidenciado en las nuevas Directrices Curriculares Nacionales, enfatizando el desarrollo de capacidades profesionales en la atención básica. En este estudio se buscó analizar las representaciones sociales de los estudiantes de medicina sobre el trabajo en la atención básica en el contexto de la implantación de las mencionadas directrices. Para ello, 149 estudiantes de medicina de carreras públicas ‘tradicionales’ y ‘nuevas’ de la Región Nordeste respondieron un cuestionario sociodemográfico y un itinerario de evocación libre, durante el segundo semestre del 2017. Los resultados demuestran un perfil de estudiante correspondiente a la ‘primera generación universitaria’ en las escuelas ‘nuevas’. En estas escuelas, las representaciones sociales de los estudiantes de medicina son más consistentes con las nuevas directrices, destacándose la evocación de términos como ‘vínculo’, ‘responsabilidad’ y ‘comunidad’. En las escuelas ‘tradicionales’, los términos más destacados fueron ‘desvalorizado’ y ‘precariedad’, sugiriendo una vivencia insuficiente de estos estudiantes en la atención básica. Se espera que las experiencias innovadoras analizadas puedan multiplicarse y profundizarse con la radicalidad necesaria para el fortalecimiento del Sistema Único de Salud en una formación acorde con las necesidades sociales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In many countries there are initiatives of adapting the medical training to the needs of the health systems. In Brazil, the More Doctors Program (Programa Mais Médicos, in Portuguese) introduced the most recent changes, establishing a new regulatory framework in the medical training, which is expressed in the National Syllabus Guidelines, emphasizing the development of professional abilities in primary health care. In the present study, we tried to analyze the social representations of medicine students about the work in primary health care within the context of the implementation of the aforementioned guidelines. In order to do so, 149 medicine students from ‘traditional’ and ‘new’ public courses in the Northeastern region of Brazil answered a sociodemographic questionnaire and a free evocation script in the second semester of 2017. The results show a student profile that corresponds to the ‘first university student generation’ of the ‘new schools’. In these schools, the social representations of the medicine students are more in line with the new guidelines, with an emphasis on the evocation of terms such as ‘bond,’ ‘responsibility’ and ‘community.’ In the ‘traditional’ schools, the terms that stood out the most were ‘underappreciation,’ and ‘precariousness,’ which suggests that these students do not have enough experience in primary health care. We hope that the innovative experiences that were analyzed can be multiplied and deepened in the radicality needed for the strengthening of the Unified Health System (Sistema Único de Saúde, in Portuguese), with training that is in line with the social needs.
  • PROJOVEM URBANO: A PRECARIZAÇÃO MASCARADA SOB O SIGNO DA FORMAÇÃO INICIAL PARA O TRABALHO SIMPLES Artigo

    Gaspar, Leandro

    Resumo em Português:

    Resumo A primeira década do século XXI é particularmente importante para a educação brasileira por registrar o crescimento das políticas de governo direcionadas aos jovens e adultos trabalhadores. Especificamente, após a criação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (2005), a relação entre as políticas de governo e a educação profissional tornam-se parte da promessa integradora da educação hegemônica para a redução das desigualdades sociais. Nessa direção, o Projovem Urbano passa a instituir, em suas práticas pedagógicas, a formação inicial em um arco de ocupações para que os trabalhadores consigam responder às demandas da reestruturação produtiva, reduzindo, assim, a crise do desemprego. O objetivo deste estudo foi apreender a realidade concreta sobre a formação inicial para o trabalho, com base em um quadro categorial, composto por algumas experiências do Projovem Urbano. O resultado da pesquisa aponta na direção de que o signo da formação inicial tem servido para mascarar a precarização da qualificação profissional para o trabalho simples.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La primera década del siglo XXI es particularmente importante para la educación brasileña por registrar el crecimiento de las políticas de gobierno dirigidas a los jóvenes y adultos trabajadores. Específicamente, después de la creación del Programa Nacional de Inclusión de Jóvenes (2005), la relación entre las políticas de gobierno y la educación profesional se vuelven parte de la promesa integradora de la educación hegemónica para la reducción de las desigualdades sociales. En esa dirección, el Projovem Urbano pasa a instituir, en sus prácticas pedagógicas, la formación inicial en un arco de ocupaciones para que los trabajadores consigan responder a las demandas de la reestructuración productiva, reduciendo, así, la crisis del desempleo. Luego, el objetivo de ese estudio consistió en aprehender la realidad concreta sobre la formación inicial para el trabajo, a partir de un marco categorial, compuesto por algunas experiencias del Projovem Urbano. El resultado de la encuesta apunta en la dirección de que el signo de la formación inicial ha servido para enmascarar la precarización de la calificación profesional para el trabajo simple.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The first decade of the 21st century is particularly important for Brazilian education because it records the growth of the government policies aimed at youth and adult workers. Specifically, after the creation of the National Youth Inclusion Program (2005), the relationship between government policies and professional education becomes part of the integrative promise of hegemonic education to reduce social inequalities. In this direction, Projovem Urbano establishes, in its pedagogical practices, the initial training in an arc of occupations so that workers can respond to the demands of productive restructuring, thus reducing the unemployment crisis. Therefore, the objective of the present study consisted in apprehending the concrete reality about the initial training for work, from a categorial frame, composed by some experiences of the Projovem Urbano program. The result of the research points in the direction that the guise of the initial training has served to mask the precariousness of the professional qualification for the simple work.
  • Mercado e formação: uma análise crítica da mercantilização da educação profissional no Brasil Resenha

    Ventura, Jaqueline
  • Encontros e diálogos entre a saúde e a educação no Brasil Resenha

    Ruela, Helifrancis Condé Groppo
  • ERRATA: CURSO PARA A FORMAÇÃO HISTÓRICO-POLÍTICA NA GRADUAÇÃO EM SAÚDE: ANÁLISE DE UMA CONSTRUÇÃO PARTILHADA Errata

  • ERRATA: POR UMA SOCIOLOGIA DO CUIDADO: REFLEXÕES PARA ALÉM DO CAMPO DA SAÚDE Errata

  • ERRATA Errata

  • Pareceristas ad hoc do volume 16 (ano 2018) Pareceristas

Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Avenida Brasil, 4.365, 21040-360 Rio de Janeiro, RJ Brasil, Tel.: (55 21) 3865-9850/9853, Fax: (55 21) 2560-8279 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revtes@fiocruz.br