Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, Volume: 28, Número: 2, Publicado: 2020
  • Terapia ocupacional em tempos de pandemia: seguridade social e garantias de um cotidiano possível para todos Editorial

    Malfitano, Ana Paula Serrata; Cruz, Daniel Marinho Cezar da; Lopes, Roseli Esquerdo
  • Consciência sociológica: uma analise conceitual e implicações para terapia ocupacional Original Article

    Kyler, Darby; Taff, Steven

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo explora a consciência sociológica, um quadro de pensamentos proposto por Peter Berger e seu potencial valor para a terapia ocupacional. Este artigo explora como os quatro motivos de Berger de consciência social (desmembramento, desrespeitabilidade, relativização e cosmopolitismo) podem ser ensinados como um processo de apoio aos terapeutas ocupacionais no processo de racionalização da interação com diversos pacientes e situações. O presente estudo responde a três perguntas: “O que é consciência sociológica?”, “A consciência sociológica tem valor?” e “A consciência sociológica é aplicável à terapia ocupacional?” A análise conceitual do método de Wilson é utilizada para entender este tópico e suas aplicações práticas à terapia ocupacional. Utilizando o método de análise de Wilson para destrinchar os componentes deste conceito, os resultados sugerem que a consciência sociológica é relevante para a terapia ocupacional e garante inclusão na prática, pesquisa, curriculum e educação continuada. A consciência sociológica agrega profundidade à análise clínica e promove o pensamento crítico e reflexões em desvios implícitos que podem influenciar negativamente as interações terapêuticas com os pacientes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article explores sociological consciousness, a framework of thought proposed by Peter Berger, and its potential value for occupational therapy. This article explores how Berger’s four motifs (debunking, unrespectable, relativization, and cosmopolitan) of sociological consciousness can be taught as a process to help occupational therapists frame their thinking when approaching various clients and situations. The current study answers three questions: “What is sociological consciousness?”, “Is sociological consciousness valuable?”, and “Is sociological consciousness applicable to occupational therapy?” Wilson’s method of concept analysis is used to understand this topic and its practical applications to occupational therapy. Using the Wilson method of analysis to break down the components of this concept, compare it to similar and contrary cases, and explore its social context, the findings suggest that sociological consciousness is relevant to occupational therapy and warrants inclusion in practice, research, curriculum, and continuing education. Sociological consciousness adds depth to clinical reasoning and promotes critical thinking and reflection on implicit biases which may negatively influence therapeutic interactions with clients.
  • Construção da subjetividade trans a partir da ocupação compreendida como fazer, ser e chegar a ser Artículo Original

    Gómez-Antilef, Bárbara Francisca; Heise-Barrera, Camila Alejandra; Muñoz-Vidal, Gloria Andrea; Velásquez-Bórquez, Genesis Estefanía; Verdugo-Álvarez, Valeria Nicol; Carrasco-Madariaga, Jimena Soledad

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução Esta pesquisa investiga a influência do sistema binário de gênero na construção do sujeito trans desde a perspectiva do fazer e as potencialidades do tornar-se a ser, no contexto sociocultural e político chileno, enfocando as experiências dos participantes através do resgate de História Ocupacional. Objetivos Analisar a construção do sujeito trans através do fazer, ser e tornar-se, com base em suas narrativas e em relação à estrutura social chilena em que atuam, visualizando a influência em seus estados de saúde. Método Em uma perspectiva qualitativa, com foco no conhecimento situado, foi utilizada a metodologia de produção de narrativa e técnicas descontínuas com múltiplas vozes. As informações foram coletadas por meio de entrevistas individuais e um grupo focal. Resultados O processo de trânsito é apresentado como um continuum ocupacional, identificando a performatividade de gênero através da ocupação, bem como transformações corporais na construção da subjetividade. Além disso, é identificado um contexto sociocultural e político que viola os direitos, com impacto na saúde e no envolvimento em ocupações coletivas. Conclusões A ocupação é apresentada como um elemento reprodutor do sistema binário sexo-gênero, no entanto, também pode ser entendida como uma ferramenta de emancipação, na medida em que permite transgredi-la. Nesse sentido, interpela-se a Terapia Ocupacional a promover ocupações coletivas que aumentem a capacidade de agência de sujeitos abjetos, determinando estados de saúde favoráveis.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Introducción Esta investigación indaga la influencia del sistema binario de género en la construcción del sujeto trans desde la perspectiva del Hacer y las potencialidades de Llegar a Ser, en el contexto sociocultural y político chileno, centrándose en las experiencias de los participantes mediante el rescate de la historia ocupacional. Objetivos Analizar la construcción del sujeto trans a través del hacer, ser y llegar a ser en base a sus narrativas y en relación a la estructura social chilena en la cual se desenvuelven, visualizando la influencia en sus estados de salud. Metodo Desde una perspectiva cualitativa con enfoque de conocimientos situados, se utiliza la metodología de producciones narrativas y técnicas discontinuas a múltiples voces. La información fue recolectada mediante entrevistas individuales y un grupo focal. Resultados El proceso de tránsito se presenta como un continuo ocupacional, identificando la performatividad del género mediante la ocupación, así como las transformaciones corporales en la construcción de subjetividad. Además se identifica un contexto sociocultural y político que vulnera derechos, lo cual impacta en la salud y el involucramiento en ocupaciones colectivas. Conclusiones La ocupación se presenta como un elemento reproductor del sistema binario de sexo-género, no obstante, también puede ser entendida como una herramienta de emancipación en la medida que permite transgredirla. En este sentido, se interpela a la Terapia Ocupacional a promover ocupaciones colectivas que potencien la capacidad de agencia de sujetos abyectos, determinando estados de salud favorables.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction This research inquires the influence of the binary gender system on the construction of the trans subject from the perspective of Doing and the potential of becoming, in the Chilean socio-cultural and political context, focusing on the experiences of the participants through the rescue of history occupational. Objectives Analyze the construction of the trans subject through doing, being and becoming based on their narratives, the Chilean social structure in which they develop, visualizing the influence on their health states. Method From a qualitative perspective with focus on situated knowledge, the methodology of narrative productions and discontinuous techniques is used to multiple voices. The information was collected through individual interviews and a focus group. Results The transit process is presented as an occupational continuum, identifying the performativization of gender through occupation, such as bodily transformations, in the construction of subjectivity. In addition, a sociocultural and political context that violates rights is identified, which impacts on health and participation in collective occupations. Conclusions Occupation is presented as a reproductive element of the binary sex-gender system, however, it can also be understood as a tool of emancipation insofar as it transgresses it. In this sense, Occupational Therapy is called upon to promote collective occupations that enhance the capacity of agency of abject subjects, determining favorable health states.
  • Estratégias de intervenção do fator de risco psicossocial relacionadas ao trabalho: uma visão da terapia ocupacional Artículo Original

    Murillo, Karen Danniela Medina; Suárez, Olga Beatriz Guzmán; Moreno-Chaparro, Jaime

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução Os fatores psicossociais são interações dinâmicas entre diferentes dimensões do ser humano, tarefa, ocupação, meio ambiente, entre outros. A alteração dessa dinâmica produz riscos que impactam a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. Objetivo Identificar e propor estratégias de intervenção voltadas para fatores psicossociais no nível ocupacional a partir da terapia ocupacional. Método Estudo do paradigma histórico qualitativo, transversal e de baixa hermenêutica. Duas fases focalizaram intervenções psicossociais de origem ocupacional a partir da terapia ocupacional. A primeira fase foi busca documental e a segunda um levantamento dos terapeutas ocupacionais colombianos sobre sua experiência específica na intervenção de risco psicossocial. A análise foi realizada por triangulação dos dados. Resultados Foram identificados sete documentos com influência teórica, prática e histórica para a investigação e análise. A partir da segunda fase, foram validadas 11 respostas de terapeutas ocupacionais colombianos, que descreveram duas questões de interesse relacionadas a fatores protetores ou preventivos em relação aos riscos psicossociais de origem laboral. Descrevem ações, intervenções ou atividades em que em sua perícia profissional consideraram eficazes para a formulação de uma estratégia de intervenção psicossocial. Uma triangulação analítica foi realizada entre as estratégias derivadas da pesquisa documental, as respostas da pesquisa e as informações compiladas. As categorias de promoção, prevenção, teoria e apoio também foram identificadas. Conclusão Treze estratégias de intervenção são propostas enquadradas no objetivo e sua especificidade na promoção da saúde, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, reabilitação laboral e favorecimento da população trabalhadora.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Introducción Los factores psicosociales son interacciones dinámicas entre diferentes dimensiones del ser humano, quehacer, ocupación, ambiente, entre otros. La alteración de esta dinámica produce riesgos que impactan en la salud y bienestar de los trabajadores. Objetivo Identificar y proponer estrategias de intervención enfocadas en los factores psicosociales a nivel laboral desde terapia ocupacional. Método Estudio de enfoque cualitativo, transversal y bajo paradigma histórico hermenéutico. Se realizaron dos fases enfocadas en intervenciones psicosociales de origen laboral desde terapia ocupacional. La primera fase de búsqueda documental y la segunda, una encuesta a terapeutas ocupacionales colombianos sobre su experiencia específica en intervención del riesgo psicosocial. Se realiza análisis por triangulación. Resultados Se identifican siete documentos con influencia teórica, práctica e histórica relevantes para la investigación y análisis. De la segunda fase, se validan 11 respuestas de terapeutas ocupacionales colombianos los cuales describen dos preguntas de interés para esta investigación relacionadas a factores protectivos o preventivos en cuanto a riesgos psicosociales de origen laboral. Acerca de la segunda pregunta describen acciones, intervenciones o actividades que desde su experticia profesional han considerado efectivos para la formulación de una estrategia de intervención de factores psicosociales. Se realiza una triangulación analítica donde se proponen estrategias derivadas de la búsqueda documental, las respuestas de la encuesta y la información compilada. Se identifican adicionalmente categorías de promoción, prevención, teoría y sustentación. Conclusión Se proponen trece estrategias de intervención enmarcadas en el objetivo y su especificidad en promoción de la salud, prevención de accidentes y enfermedades laborales, rehabilitación laboral y favorecimiento de la población trabajadora.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction Psychosocial factors are dynamic interactions between different dimensions of the human being, task, occupation, environment, among others. The alteration of this dynamic produces risks that impact the health and well-being of workers. Objective To identify and propose intervention strategies focused on psychosocial factors at the occupational level from occupational therapy Method Study of qualitative, transversal and hermeneutical historical paradigm. Two phases focused on psychosocial interventions of occupational origin from occupational therapy. The first phase of documental search and the second, a survey of Colombian occupational therapists about their specific experience in psychosocial risk intervention. Analysis are carried out by triangulation. Results Seven documents with theoretical, practical and historical influence relevant to the investigation and subsequent analysis are identified. From the second phase, 11 responses from Colombian occupational therapists are validated, which describe two questions of interest for this investigation related to protective or preventive factors regarding psychosocial risks of work origin. About the second question describe actions, interventions or activities that your professional expertise has considered effective for the formulation of a psychosocial intervention strategy. An analytical triangulation is carried out where strategies derived from the documentary search, the answers of the survey and the compiled information are proposed. Categories of promotion, prevention, theory and support are also identified. Conclusion Thirteen intervention strategies are proposed framed in the objective and its specificity in health promotion, prevention of accidents and occupational diseases, labor rehabilitation and favoring the working population.
  • Enquadramento da temática da inclusão de pessoas com deficiência no trabalho em Jornal de grande circulação do estado do Paraná de 1991 a 2006 Artigo Original

    Simonelli, Angela Paula; Jackson Filho, José Marçal; Teixeira, Araiê Carolina; Oliveira, Beliza Andréia de; Friebe, Emanuele Caroline de Lima; Canali, Raquel Del; Bordignon, Tarciana Maria; Oliveira, Vanderléia Pontes Marques de

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução A inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no trabalho é um processo longo, sendo resultado de movimentos sociais iniciados nos anos de 1980, cujo marco regulatório foi a Lei n. 8.213/91. Objetivo Analisar o enquadramento do fenômeno da inclusão de PCDs no trabalho nos 25 anos subsequentes à promulgação da lei, na principal mídia impressa (jornal) do estado do Paraná. Método Pesquisa documental foi realizada com textos publicados no jornal, de 1991 a 2016. Os textos foram lidos por dois pesquisadores, sendo excluídos aqueles cujo conteúdo se tratava de informes e ofertas de emprego. Para caracterizar o enquadramento do jornal, foi realizada análise de conteúdo discursivo dos textos, organizada por temas. Resultados Foram encontrados 98 textos que atendiam aos critérios de inclusão, sendo nove em 1999, ano de maior número de publicações. A análise do conteúdo discursivo mostra que o jornal enquadra a questão da inclusão mais como problema para as empresas, adotando discurso que aponta a falta de qualificação das pessoas como maior barreira à inclusão. Conclusão O jornal não trata a inclusão como um direito social, ou seja, enquanto objeto de política pública que visaria a favorecer o alcance dos plenos direitos pelas PCDs.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction The inclusion of people with disabilities (PWDs) in a job is a long process, resulting from social movements initiated in the eighties, whose regulatory framework was the enactment of the Law 8213/91. Objective To analyze the framing of the phenomenon of inclusion of people with disabilities in the workplace in the twenty-five years following the enactment of the law, in the main press media of the state of Paraná. Method Documentary research was conducted based on news related to the inclusion of people with disabilities in the workplace, published in the newspaper from 1991 to 2016. The texts were read by two researchers, being excluded those whose content was about reports and job offers. To characterize the framing of the newspaper, an analysis of the discursive content of the texts was carried out, organized by themes. Results Ninety-eight journalistic texts were found in the newspaper that met the inclusion criteria, being nine in 1999, the year with the highest number of publications. The analysis of the discursive content shows that the newspaper framed the issue of inclusion more as a problem for companies, adopting a discourse that points to the lack of qualification of people as a major barrier to inclusion. Conclusion The newspaper considers inclusion neither as a social right nor as a public policy that would aim to favor the achievement of full rights by people with disabilities.
  • Caminhos históricos da regulamentação dos school-based occupational therapists nos Estados Unidos da América Artigo Original

    Souza, Joana Rostirolla Batista de; Borba, Patrícia Leme de Oliveira; Lopes, Roseli Esquerdo

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução Os Estados Unidos da América (EUA) destacam-se pela quantidade expressiva de terapeutas ocupacionais atuando profissionalmente em escolas e pela produção de regulamentações específicas dessa ação profissional. Este artigo deriva de uma revisão sistemática de mapeamento, por meio da qual reunimos 190 textos em torno da temática “terapia ocupacional e escolas”. Destes, 10 eram textos (ensaios teóricos, artigos de reflexão, um documento oficial e um artigo “informativo”) que se voltavam para a atuação dos “school-based occupational therapists” (SBOTs). Objetivo Conhecer os caminhos pelos quais a regulamentação dessa atuação profissional ocorreu nos EUA, tomando-se legislações, documentos e publicações. Método Realizou-se uma análise compreensiva das publicações selecionadas (10) e da legislação relacionada reunida (5), consideradas como documentos a serem também descritos, produzindo-se um panorama geral sobre o tema e uma historicização da regulamentação da atuação dos SBOTs no país. Resultados Desde 1986, publicam-se artigos para o debate teórico e a reflexão acerca do desenvolvimento da terapia ocupacional estadunidense nas escolas. A essas, somam-se publicações na direção de constituir fundamentos teórico-práticos, compondo consensos operativos com vistas a viabilizar a contratação do serviço terapêutico-ocupacional nesse setor. Evidenciou-se o papel da associação profissional nacional estadunidense (AOTA), perpassando toda essa construção. Contudo, ao criarem-se determinados consensos, delimitou-se a ação profissional ao campo da deficiência, notadamente voltada a crianças e adolescentes. Conclusão Compreender essa trajetória pode nos inspirar quanto às estratégias eficientes criadas pelos terapeutas ocupacionais nos EUA, não obstante, seja necessário apreender nossas singularidades e construir formas orgânicas de ampliarmos esse campo no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction United States of America (USA) stands out for the expressive number of occupational therapists working in schools and for the production of specific regulations for this professional action. This article derives from a systematic mapping review, in which we collected 190 texts on the theme ‘occupational therapy and schools.’ Ten of them were related to the SBOTs practice (theoretical essays, reflection papers, one official document, and one 'informative' paper). Objective To know how this professional regulation took place in the USA, taking laws, documents, and publications. Method A comprehensive analysis of the selected publications (10) and the related legislation (5) was carried out, resulting in a general overview of the subject and a historicization of the regulation of the SBOTs in that country. Results Since 1986, articles have been published for the theoretical debate and reflection on the development of USA occupational therapy practices in schools. Also, publications aimed to constitute theoretical-practical foundations, composing operational consensuses to make feasible the contracting of that service in this sector. The role of the American Occupational Therapy Association (AOTA) was evident, passing through all this construction. However, when certain consensuses were created, professional action was limited to the field of disability, especially focus on children and adolescents. Conclusion Understanding this trajectory may inspire us about the efficient strategies created by occupational therapists in the USA, nevertheless, it is necessary to apprehend our singularities and to construct organic ways of expanding this field in Brazil.
  • Adaptação transcultural do quadro de estruturação para a modelagem conceitual de resultados de dispositivos de tecnologia assistiva para o português (Brasil)1 Artigo Original

    Barroso, Bárbara Iansã de Lima; Lancman, Selma

    Resumo em Português:

    Resumo O modelo “Prática Baseada em Evidência na Tecnologia Assistiva” tem como norte agregar os objetivos dos clientes e a experiência dos profissionais às melhores evidências disponíveis da pesquisa sistemática para escolher Dispositivos em Tecnologia Assistiva (DTA). Isso é feito por meio do “Quadro de Estruturação para a Modelagem Conceitual de Resultados de Dispositivos de TA” (QEMCRDTA), que guia o profissional durante o processo de seleção e implementação do DTA. Objetivou-se adaptar transculturalmente um modelo conceitual de Tecnologia Assistiva, por meio de um quadro estruturado para a língua portuguesa brasileira. Foi realizado o processo de adaptação transcultural do QEMCRDTA, norteado pela Prática Baseada em Evidência na Tecnologia Assistiva (PRABETA), com base na literatura nacional e internacional na área. O uso de instrumentos de medida possibilita a obtenção de dados padronizados, permitindo comparar os resultados entre populações distintas, e é uma forma econômica e eficaz de adquirir medidas de resultado confiáveis e válidas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The “Evidence-Based Practice in Assistive Technology” model has as its guiding object to aggregate the clients' “objectives and the professionals” experience to the best available evidence of the systematic research for the choice of Assistive Technology Devices (ATD). This is done through the 'Structuring Framework for Conceptual Modeling of AT Device Outcomes (SFCMATDO) that guides the professional during the process of selection and implementation of DTA. The goal was adapting a conceptual model of Assistive Technology cross-culturally, through a structured framework for the Brazilian Portuguese language. Transcultural adaptation of the Framework for Conceptual Modeling of AT Devices Outcomes (SFCMATDO), guided by Evidence-Based Practice in Assistive Technology (EBPAT) was carried out from the national and international literature in the area. The use of measuring instruments allows standardized data to be obtained, comparing the results among different populations, as well as being an economical and efficient way of acquiring reliable and valid results.
  • Concordância entre testes concorrentes para identificação de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação Artigo Original

    Martins, Renata; Lisboa, Tailine; Lopes, Jéssica; Beltrame, Thaís Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Verificar a concordância dos resultados de diferentes instrumentos, Movement Assessment Battery for Children – checklist e teste motor (MABC-2) e Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-BR), utilizados para indicação de transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC). Método Estudo transversal, realizado no ano de 2017, com dados de crianças entre sete e 10 anos de idade, provenientes de escolas municipais de São José/SC. Elas foram avaliadas quanto ao desempenho motor por meio dos instrumentos MABC-2 (teste motor e checklist) e DCDQ-BR. A análise estatística incluiu o coeficiente Kappa (K) para verificar a concordância entre os resultados dos instrumentos, considerando um nível de significância de 5%. Resultados Participaram do estudo 302 crianças, com média de idade de 8,5±1,09 anos. Ao comparar o MABC-2 teste motor, MABC-2 checklist e o DCDQ-BR, foram observadas concordâncias de regular a fraca (K = 0,303 / 0,116 / 0,039). Conclusão O presente estudo não identificou concordância consistente entre os resultados dos instrumentos MABC-2 e DCDQ-BR para indicação de crianças com TDC, mas a combinação deles é a forma mais completa de avaliação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective To verify the agreement of the results between different instruments, Movement Assessment Battery for Children – checklist and motor test (MABC-2) and Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-BR), used to indicate developmental coordination disorder (DCD). Method A cross-sectional study, carried out in 2017, with data from seven to 10-year-old children from municipal schools in São José/SC. They were evaluated for motor performance using the MABC-2 (motor test and checklist) and DCDQ-BR instruments. The statistical analysis included the Kappa coefficient (K) to verify the agreement between the results of the instruments, considering a level of significance of 5%. Results 302 children participated in the study, with a mean age of 8.5 ± 1.09 years old. When comparing the MABC-2 motor test, MABC-2 checklist, and the DCDQ-BR, we observed concordances from regular to weak (K = 0.303 / 0.116 / 0.039). Conclusion The present study did not identify consistent agreement between the results of the MABC-2 and DCDQ-BR instruments for an indication of children with DCD, but their combination is a more complete form of evaluation.
  • Atividades terapêuticas ocupacionais desenvolvidas com crianças e pré-adolescentes com síndrome de Down Artigo Original

    Pelosi, Miryam Bonadiu; Ferreira, Karine Guedes; Nascimento, Janaína Santos

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho é descrever as atividades utilizadas em uma brinquedoteca terapêutica com grupos de crianças e pré-adolescentes com síndrome de Down e correlacioná-las com a faixa etária. Para tanto, foi realizado um estudo analítico de 297 atividades desenvolvidas com 44 participantes com síndrome de Down de 2 a 13 anos, com base na análise da Ficha de Registro de Atividades. Para atender ao primeiro objetivo, foi feita a análise univariada descritiva, utilizando-se frequências absolutas e relativas para as variáveis categóricas. A fim de responder ao segundo objetivo, que comparou as variáveis categóricas relacionadas às atividades desenvolvidas na brinquedoteca com as faixas etárias, foi feita a análise bivariada, empregando-se o teste qui-quadrado (X2). Os resultados mostraram que foi utilizado um conjunto variado de atividades, em especial aquelas envolvendo música, brincadeiras de empilhar, encaixar e construir para o grupo de 2 a 3 anos e 11 meses; atividades expressivas para o grupo de 4 a 7 anos e 11 meses; e jogos, atividades de matemática, leitura, escrita, e aquelas relacionadas ao desenvolvimento de linguagem para o grupo de 8 a 13 anos. O estudo trouxe dados relevantes para o desenvolvimento da terapia ocupacional na área da infância, em especial no trabalho com crianças com deficiência intelectual.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this work is to describe the activities used in a therapeutic toy library with groups of children and pre-teens with Down syndrome and to correlate them with the age group. For that, an analytical study of 297 activities developed with 44 participants with Down syndrome from 2 to 13 years old was performed, based on the analysis of the Activity Record Sheet. To meet the first objective, a descriptive univariate analysis was performed, using absolute and relative frequencies for the categorical variables. In order to answer the second objective, which compared the categorical variables related to the activities developed in the toy library with the age groups, a bivariate analysis was performed using the chi-square test (X2). The results showed that a varied set of activities was used, especially those involving music, stacking, fitting and building games for the 2 to 3 years old and 11 months old group; expressive activities for the 4 to 7 years old and 11 months old group; and games, math activities, reading, writing, and activities related to language development for the 8 to 13 years old group. The study brought relevant data to the development of Occupational Therapy in the childhood area, especially in working with children with intellectual disabilities.
  • Prevalência de crianças identificadas com dificuldades motoras Artigo Original

    Santos, Letícia Rodrigues Vieira dos; Ferracioli, Marcela de Castro

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução Avaliação da coordenação motora possibilita identificar em quais habilidades crianças apresentam dificuldades. Por meio dessa identificação, é possível discutir o impacto dessas dificuldades no desenvolvimento motor e quais fatores interferem neste processo. Objetivo Identificar a prevalência de crianças com dificuldades motoras em uma amostra da cidade de Fortaleza/CE e em quais componentes motores essas dificuldades são mais evidentes. Método Quatrocentos e vinte e três crianças de 7-10 anos de idade, de ambos os sexos, foram avaliadas com a Movement Assessment Battery for Children (MABC-2) e identificadas com Dificuldades Motoras, Risco para Dificuldade Motora e Desenvolvimento Típico. Análise Quiquadrado foi utilizada para identificar as diferenças entre os sexos quanto à prevalência de crianças identificadas nessas categorias. Testes T de Student e U de Mann-Whitney foram utilizados para analisar diferenças entre os sexos quanto à pontuação nos componentes motores (Destreza Manual, Arremessar e Agarrar, e Equilíbrio) e à pontuação total na MABC-2. Resultados 11,6% das crianças foram identificadas com Dificuldades Motoras e 25,8% com Risco para Dificuldade Motora. Apesar de não haver diferença entre as prevalências de meninas e meninos com Dificuldades Motoras, as meninas apresentaram desempenho superior aos meninos no componente Destreza Manual e Equilíbrio, enquanto os meninos apresentaram desempenho superior ao das meninas no componente Arremessar e Agarrar. Conclusão A prevalência de crianças com Dificuldades Motoras na amostra de Fortaleza é semelhante à apontada em outras regiões brasileiras. Essa prevalência é preocupante, considerando as consequências decorrentes das dificuldades motoras. Fatores ambientais, relacionados ao contexto sociocultural, podem influenciar o desenvolvimento motor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction Motor coordination assessment enables to identify the motor difficulties in the skills of children. Through this identification, we discuss the impact of these difficulties on motor development and the factors that interfere in this process. Objective To identify the prevalence of children with motor difficulties in a sample from Fortaleza/CE and to identify in which motor components these difficulties are more evident. Method Four hundred and twenty-three children aged 7-10 years old, both genders and from elementary school were assessed by the Movement Assessment Battery for Children (MABC-2) and identified with Motor Difficulties, Risk at a motor difficulty and Typical Development. We used a Qui-square analysis to identify the differences between genders regarding the prevalence of children identified in these categories. We used Student’s T and Mann-Whitney U test to analyze differences between genders regarding motor components scores (Manual Dexterity, Throw and Receive and Balance) and MABC-2 total score. Results 11.6% of the children had Motor Difficulties and 25.8% had Risk for motor difficulty. Although there was no difference between the prevalence of girls and boys identified with Motor Difficulties, girls performed better than boys in the Manual dexterity and Balance components, while boys performed better than girls on the Throwing and Catching component. Conclusion The prevalence of children identified with Motor Difficulties in the sample from Fortaleza is similar to other studies in Brazilian regions. This prevalence is worrisome, considering the consequences caused by the motor difficulties. Environmental factors, related to the socio-cultural context, can influence motor development.
  • Efeitos da música nas expressões corporais e faciais e nos sintomas psicológicos e comportamentais de idosos Artigo Original

    Corrêa, Larissa; Caparrol, Ana Julia de Souza; Martins, Gabriela; Pavarini, Sofia Cristina Iost; Gratão, Aline Cristina Martins

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Comparar os efeitos da música popular brasileira (representativa da história de vida do idoso) e da música clássica nas expressões corporais e faciais e sintomas psicológicos e comportamentais de idosos com demência institucionalizados. Método Realizou-se um estudo quantitativo, quase experimental e comparativo, com dois grupos: “Grupo Intervenção com Música Popular” (GIMP; n=19) e “Grupo Controle com Música Clássica” (GCMC; n=14), em duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (Processo nº 1.981.699/2017), foram realizadas quatro (4) sessões individuais, com apresentação de cinco (5) músicas. Foram comparadas as medidas dos Sintomas Psicológicos e Comportamentais da Demência (SPCD) entre os grupos; os parâmetros fisiológicos (frequência e pressão arterial) antes e após intervenção; as expressões faciais por meio do “Facial Action Coding System” (FACS); e movimentos corpóreos. Resultados Maior percentual obtido pelo GIMP para: expressões pelo FACS de alegria (p=0,039) e surpresa (p=0,041); e maior número de movimentos de Tronco e Cabeça (TC) (t=2,94; p=0,006) quando comparados ao GCMC. Quanto aos SPCD, o GIMP apresentou diminuição significativa na gravidade dos sintomas de delírio (t=2,379; p=,029). Conclusão Os achados demonstram que as músicas representativas da trajetória de vida a esta população podem despertar: satisfação com a vida, recordações e alegria em viver quando comparadas às músicas clássicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective To compare the physiological, behavioral and expressive effects of nonpharmacological interventions through songs of Brazilian popular character (representative of the life history of the older adults) and classical music in the elderly population with institutionalized dementia. Method A quantitative, almost-experimental and comparative study was carried out in two groups: “Intervention Group with Popular Music” (IGPM; n = 19) and “Control Group with Classical Music” (CGCM n = 14) in two Long Institutions Stay for the Elderly people (ILPI). After approval by the Research Ethics Committee (Process nº 1,981,699 / 2017), four (4) individual sessions were held, with five (5) songs. The measures of Psychological and Comparative Symptoms of Dementia (PCSD) were compared between groups; the physiological parameters (frequency and blood pressure) before and after the intervention; facial expressions through the Facial Action Coding System (FACS); and bodily movements. Results Greater percentage obtained by IGPM for: expressions by FACS of joy (p = 0.039) and surprise (p = 0.041); and greater number of head and trunk movements (t) (t = 2.94, p = 0.006) when compared to CGCM. Regarding SPCD, GIMP presented a significant decrease in the severity of delirium symptoms (t = 2.379, p = .029). Conclusion The findings demonstrate that the representative of the song of the life trajectory of this population can awaken: satisfaction with life, memories, and joy to live when compared to classical music.
  • A Dança Sênior® como recurso do terapeuta ocupacional com idosos: contribuições na qualidade de vida Artigo Original

    Nadolny, Aline Miotto; Trilo, Mayara; Fernandes, Jéssica da Rosa; Pinheiro, Cecília Sommer Passos; Kusma, Solena Ziemer; Raymundo, Taiuani Marquine

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivou-se analisar e identificar possíveis contribuições na qualidade de vida de idosos participantes de oficinas de Dança Sênior® aplicadas como recurso do terapeuta ocupacional. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, intervencional, longitudinal prospectivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para a seleção da amostra, os idosos foram submetidos a um rastreamento cognitivo por meio do Mini Exame do Estado Mental (MEEM), e para a análise da qualidade de vida foi aplicada a avaliação Short Form Health Survey 36 (SF-36) antes e após a oficina. Para coleta de dados qualitativos, os idosos participaram de dois grupos focais, antes e após a oficina. Os dados foram analisados por estatística descritiva, Teste t e análise de conteúdo. A oficina foi desenvolvida ao longo de 12 encontros semanais, com duração de 90 minutos cada. Observou-se, após o término da oficina, melhora na qualidade de vida, com destaque para as médias individuais dos domínios aspectos físicos (pré-oficina: 69,4; pós-oficina: 83,3) e aspectos emocionais (pré-oficina: 74,1; pós-oficina: 96,3). Quando comparadas às médias do grupo como um todo, antes e após a oficina, foi possível notar que os domínios “capacidade funcional” (p=0,01), “aspectos sociais” (p=0,04) e “saúde mental” (p=0,02) apresentaram melhora significativa. Portanto, o presente estudo apontou os benefícios de uma oficina de Dança Sênior® sendo utilizada como recurso do terapeuta ocupacional com idosos, e os resultados obtidos possibilitam chegar à conclusão que a oficina de dança contribuiu para melhoria na qualidade de vida dos idosos que dela participaram.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to analyze and identify possible contributions in the quality of life of older adult participants of senior dance workshops applied as a resource of the occupational therapist. It is an exploratory, descriptive, interventional, longitudinal prospective study with a qualitative and quantitative approach. For the selection of the sample, the elderly were submitted to a cognitive screening through the Mini-Mental State Examination (MMSE), for the analysis of the quality of life, the 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36) was applied before and after the workshop. To collect qualitative data, the older adults participated in two focus groups, before and after the workshop. The data were analyzed by descriptive statistics, paired T-test of the difference between two means and content analysis. The workshop was developed over 12 weekly meetings, lasting 90 minutes each. After finishing the workshop, it was observed improvement in the quality of life, with emphasis on the individual averages of the physical aspects (pre-workshop: 69.4, post-workshop: 83.3) and emotional aspects (pre-workshop: 74.1; post-workshop: 96.3). When the Student's T-test was used to compare the means of the group as a whole before and after the workshop, it was possible to note that the domains “functional capacity” (p=0.01), “social aspects” (p=0.04) and “mental health” (p=0.02) presented significant improvement. Therefore, the present study pointed out the benefits of a senior dance workshop being used as a resource for the occupational therapist with the elderly, and the results obtained lead to the conclusion that the dance workshop contributed to an improvement in the quality of life of elderly people who participated in it.
  • Contribuições da terapia ocupacional no atendimento a usuários com insuficiência renal crônica no contexto de hospitalização Artigo Original

    Pereira, Jaqueline Barbosa; Almeida, Maria Helena Morgani de; Batista, Marina Picazzio Perez; Toldrá, Rosé Colom

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução A insuficiência renal crônica (IRC) e o tratamento a ela relacionado causam restrições e prejuízos à saúde física, mental, funcional e social dos usuários acometidos. A atenção desenvolvida pela terapia ocupacional com essa população na perspectiva da integralidade do cuidado durante o período de hospitalização contribui para melhorar a ambientação, qualificação do tempo de internação, recuperação funcional e confere apoio emocional. Objetivo Identificar e analisar as contribuições da terapia ocupacional no atendimento a usuários com IRC no contexto de hospitalização. Método Estudo qualitativo do tipo exploratório e descritivo que utilizou análise documental dos-relatórios de terapia ocupacional, referentes aos atendimentos realizados por este profissional no período de abril de 2015 a abril de 2018. Resultados Foram analisados 42 relatórios, sendo a maioria de usuários do sexo masculino, com idade igual ou maior de 60 anos e com algum nível de dependência funcional. As intervenções da terapia ocupacional foram categorizadas em quatro principais temáticas: contato inicial e acolhimento das necessidades; apoio para ressignificação do processo saúde-doença; auxílio para adaptação à nova condição de saúde e preparo para a alta e a nova rotina de cuidados. Conclusão A terapia ocupacional permitiu que aspectos de vida dos usuários alterados pela IRC, pela hospitalização e pelas mudanças no modo de vida decorrentes da doença fossem abordados por meio de técnicas terapêuticas diversas voltadas ao acolhimento das necessidades, estímulo à capacidade funcional, promoção da independência, (re) organização do cotidiano e inserção na rede de serviços.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction Chronic renal insufficiency (CRI) and its treatment cause restrictions and damages to the physical, mental, functional and social health of the affected users. The attention developed by Occupational Therapy with this population from the perspective of integral care during the period of hospitalization contributes to improve the setting, qualification of hospitalization time, functional recovery and emotional support. Objective To identify and analyze the contributions of Occupational Therapy in health care of users with CRI in hospital context. Method Qualitative study of descriptive type that used documentary analysis of the occupational therapy reports referring to the appointments made by this professional from April 2015 to April 2018. Results 42 occupational therapy reports were analyzed, the majority of users were male, aged 60 or over and with some degree of functional dependence. The interventions of the Occupational Therapy were categorized in four main themes: initial contact and reception of the needs; support for resignification of the health-disease process; assistance to adapt to the new health condition and preparation for hospital discharge and the new routine of care. Conclusion The Occupational Therapy allowed that aspects of patients’ life altered by the CRI, hospitalization and changes in lifestyle due to the disease, were approached through different therapeutic techniques aimed at the reception of needs, stimulation of functional capacity, promotion of independence, (re) organization of daily life and insertion into the service network.
  • Um panorama das práticas comunitárias da terapia ocupacional na América Latina Artigo De Revisão

    Vinzón, Valentina; Allegretti, Maitê; Magalhães, Lilian

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução A história recente da terapia ocupacional (TO) mostra, em escala global, grande preocupação com questões sociocomunitárias que afetam as ocupações e o cotidiano das pessoas. Terapeutas ocupacionais, atuando na sociedade e atendendo a suas demandas, buscam promover inclusão, emancipação e participação na vida sociocomunitária das pessoas. Não obstante, estudos latino-americanos sobre as intervenções comunitárias de terapeutas ocupacionais ainda são escassos, o que sugere pesquisas mais específicas sobre os contornos e fundamentos dessas intervenções. Objetivo Investigar a produção de terapeutas ocupacionais sobre as práticas comunitárias em terapia ocupacional, priorizando os conceitos utilizados para fundamentar essas intervenções, na América Latina, entre 2006 e 2016. Método Uma revisão de escopo foi realizada nos idiomas português e espanhol. A busca pelos artigos foi feita por meio das bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES, de questionários para informantes chave, além de busca manual em revistas de terapia ocupacional. Foram usados os descritores: terapia ocupacional, práticas, intervenção, comunidade e terapia ocupacional social, nos dois idiomas. Resultados A análise temática do material mostrou que há grande diversidade nas práticas desenvolvidas em comunidade, que vêm crescendo nos últimos anos. Não obstante, a fundamentação teórico-metodológica, bem como as definições conceituais ainda são escassas. Conclusão As práticas comunitárias desenvolvidas por terapeutas ocupacionais, embora mais frequentes, ainda não são sistematicamente investigadas na América Latina. Recomenda-se maior aprofundamento teórico e metodológico dos modelos identificados para a consolidação do campo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction The recent history of Occupational Therapy (OT) shows, on a global scale, great concern about socio-communal issues that affect people's occupations and daily lives. Occupational therapists, acting in society and meeting its demands, seek to promote inclusion, emancipation, and participation in the socio-communal life of people. Nevertheless, Latin American studies on community interventions realized by occupational therapists are still scarce, suggesting more specific research on the designs and foundations of these interventions. Objective To investigate the production by occupational therapists on community practices in Occupational Therapy, prioritizing the concepts used to support these interventions in Latin America, between 2006 and 2016. Method A scoping review was carried out in Portuguese and Spanish. We searched for the articles through the CAPES Portal of Periodical databases, questionnaires for key informants, and manual searches in Occupational Therapy journals. The descriptors applied were: occupational therapy, practices, intervention, community, and occupational social therapy, in both languages. Results The thematic analysis of the material showed that there is great diversity in the practices developed in the community, which have been growing in recent years. Nevertheless, theoretical-methodological foundations, as well as conceptual definitions, are still scarce. Conclusion Community practices developed by occupational therapists, although more frequent, are still not systematically investigated in Latin America. Greater theoretical and methodological work on identified models is recommended for the consolidation of the field.
  • Território e comunidade na terapia ocupacional brasileira: uma revisão conceitual Artigo De Revisão

    Bianchi, Pamela Cristina; Malfitano, Ana Paula Serrata

    Resumo em Português:

    Resumo As palavras território e comunidade foram incorporadas à terapia ocupacional advindas por caminhos relacionados às políticas sociais e econômicas do país, como uma maneira de informar teoricamente a crítica sobre a realidade social e as práticas profissionais, bem como influenciar a forma de sua realização. Neste debate, visou- se identificar o uso e o desenvolvimento teórico dos termos território e comunidade nas produções da terapia ocupacional brasileira para discutir se as palavras são conceitos ou noções para o campo. Para tanto, realizou-se uma revisão conceitual dos termos nos principais periódicos da área e nas bases Lilacs e SciELO, entre 1990 e 2016, e entrevistou-se as duas autoras mais recorrentes nas publicações selecionadas, com o intuito de discutir e ratificar os resultados encontrados. Foram selecionados 124 artigos que apenas citavam e 30 publicações que se dedicavam à apresentação de um dos conceitos. As primeiras conceituações datam dos anos 1990, elaboradas por autores da terapia ocupacional. O diálogo com outras áreas de saber, como geografia, sociologia e filosofia, iniciou-se em 2011, acompanhado pelo aumento de pesquisas e produção de conhecimento no campo. O conceito território sugere uma combinação de espaço, processo e relação, superando a definição de um espaço geográfico físico. Já comunidade traz a noção de coletividade, redes, pertencimento e identidade. A utilização de ambos pressupõe a reflexão sobre os modos de vida e de apropriação dos recursos materiais, sociais e culturais que se estabelecem em um lugar. Apresentam-se, assim, de forma intrínseca às ações em terapia ocupacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The words territory and community were incorporated into the occupational therapy derived from social and economic policies in the country, as a way of theoretically informing the critique of social reality and professional practices, as well as influencing the way of its achievement. In this debate, we aimed to identify the use and theoretical development of the terms territory and community in the productions of Brazilian occupational therapy to discuss whether words are concepts or notions for the field. We conducted a conceptual review of the terms in the main journals of the area and in the Lilacs and SciELO databases between 1990 and 2016, and the two most recurrent authors in the selected publications were interviewed, with the purpose of discussing and ratifying the results found. The total of selected productions was: 124 articles that only present a concept to the terms and 30 publications that were dedicated to it. The first conceptualizations were from the 1990s, elaborated by the authors of occupational therapy. The dialogue with other knowledge areas, such as deinstitutionalization, geography, sociology, and philosophy began in 2011, accompanied by the increase of research and production of knowledge in the field. The concept of territory suggests a combination of space, process, and relation, surpassing the definition of physical geographic space. In its turn, the community brings the notion of collectivity, networks, belonging and identity. The use of both presupposes the reflection on the ways of life and of the appropriation of the material, social and cultural resources that are established in a place. Therefore, they are presented in an intrinsic way to the actions in occupational therapy.
  • Cuidado humanizado e as práticas do terapeuta ocupacional no hospital: uma revisão integrativa da literatura1 Artigo De Revisão

    Aniceto, Bárbara; Bombarda, Tatiana Barbieri

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução Visando superar as formas de trabalho e os modos de funcionamentos institucionais há tempos impostos e reproduzidos no setor da saúde, emerge, em 2003, a Política Nacional de Humanização – PNH. Objetivo Identificar e analisar as produções de terapia ocupacional sobre assistência humanizada no âmbito hospitalar e caracterizá-las de acordo com seu público-alvo, objetivos e diretrizes da PNH. Método Trata-se de uma revisão integrativa em que as buscas efetivadas ocorreram na segunda quinzena do mês de dezembro de 2018, nas bases de dados MEDLINE, PubMed e LILACS e nos periódicos Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional e Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional. Os dados foram estudados por meio da análise de conteúdo temática. Resultados A amostra final contemplou 12 artigos que apresentaram maior enfoque na área materno-infantil, sendo a contação de histórias e o uso de grupos, respectivamente, o recurso e a abordagem mais citados. Além disso, as descrições dos estudos se pautaram em especial nas diretrizes de clínica ampliada, acolhimento e ambiência. Acredita-se que estes dados se justificam pelo quantitativo de projetos existentes apoiados pelo Ministério da Saúde e pelas relações estabelecidas com o processo de formação do terapeuta ocupacional. Conclusão Percebeu-se um delineamento comum entre recursos e abordagens aplicadas pelos terapeutas ocupacionais no âmbito hospitalar, fator que pode guiar a construção de novas pesquisas voltadas à produção de evidências mais robustas sobre as contribuições do trabalho da terapia ocupacional na assistência hospitalar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction Aiming to overcome the forms of work and modes of institutional functioning that have long been imposed and reproduced in the health sector, the National Humanization Policy - NHP emerged in 2003. Objective To identify and analyze Occupational Therapy articles on humanized care in the hospital setting and characterize them according to their target audience, goals, and guidelines of the NHP. Method It is about an integrative review in which the data collected was in December 2018 in the MEDLINE, PubMed, LILACS databases and the journals: Journal of Occupational Therapy, University of São Paulo; Brazilian Notes of Occupational Therapy and Interinstitutional Brazilian Journal of Occupational Therapy. The data were studied by thematic analysis. Results The final sample consisted of 12 articles that presented a greater focus in the maternal-child area, being the stories and the use of groups, respectively, the most cited. Also, the descriptions of the studies were based in particular on the guidelines of extended clinic, welcoming, and ambience. It is believed that this data is justified by the number of existing projects supported by the Ministry of Health and by the relationships established with the process of the training of the occupational therapist. Conclusion It was noticed a common design of the resources and approaches developed by occupational therapists in the hospital setting that can guide the construction of new research aimed at producing more robust evidence on the contributions of Occupational Therapy work in hospital care.
  • Treinamento de habilidades com cadeiras de rodas manuais: uma revisão integrativa da literatura Artigo De Revisão

    Caro, Camila Caminha; Cruz, Daniel Marinho Cezar da

    Resumo em Português:

    Resumo O treinamento de habilidades com cadeiras de rodas é um aspecto fundamental na reabilitação de sujeitos com deficiência, sendo considerado um passo imprescindível nos serviços de prescrição/dispensação de cadeiras de rodas. Este estudo teve por objetivos: (1) realizar o mapeamento das intervenções voltadas ao treinamento de habilidades com cadeiras de rodas manuais disponíveis na literatura dos últimos 10 anos (2008-2018); e (2) identificar os melhores níveis de evidências científicas sobre essa prática. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura realizada na biblioteca virtual Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe de Ciências da Saúde (LILACS) e PubMed/MEDLINE, com artigos nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa, entre os anos de 2008 e 2018. Foram encontrados sete ensaios clínicos controlados randomizados, todos disponíveis na língua inglesa e a maioria de afiliação canadense. O protocolo do Wheelchair Skills Training Program – WSTP foi o que apresentou o maior número de estudos (n=5), com eficácia comprovada quanto ao desempenho e confiança em habilidades com cadeiras de rodas e alcance de metas de treinamento. Este protocolo também se mostrou eficaz em abordagens individuais e grupais, em contextos de serviços especializados de reabilitação e na comunidade, com público diversificado e tempo de treinamento variável entre duas e 24 horas. Conclui-se que o WSTP demonstrou ser uma estratégia com altos níveis de evidências sobre o treinamento de habilidades com cadeiras de rodas, sendo necessárias novas investigações para avaliar a eficácia dessa prática em aspectos ainda não investigados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Wheelchairs skills training is fundamental in the rehabilitation of disabled people and is considered an essential step in wheelchair prescription/dispensing services. The objective of this study was: (1) to map the interventions for manual wheelchairs skills training available in the literature of the last 10 years (2008-2018); and (2) identify the best levels of scientific evidence on this practice. This was an integrative review of the literature in the Virtual Electronic Library Online (SciELO) and in the Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe de Ciências da Saúde (LILACS), and PubMed / MEDLINE, with articles in English, Spanish and Portuguese between 2006 and 2018. We found seven randomized controlled trials, all available in the English language and most of Canadian affiliation. The protocol of the Wheelchair Skills Training Program - WSTP presented the largest number of studies (n=4) with proven efficacy and confidence in wheelchair skills and attainment of training goals. This protocol has also proved to be effective in individual and group approaches, in contexts of specialized rehabilitation and community services, with a diversified public and a variable training time between two and 24 hours. It is concluded that WSTP has been shown to be a strategy with high levels of evidence on wheelchair skills training, and further research is needed to evaluate the effectiveness of this practice in aspects not yet investigated.
  • Prática de mediação corporal com gestantes: orientações e fundamentos Artigo De Reflexão

    Fernandes, Jorge; Marmeleira, José; Gutierres Filho, Paulo

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio versa sobre algumas noções teóricas que fundamentam a intervenção profilática e terapêutica com gestantes por intermédio da mediação corporal. Tendo em conta que os processos relativos à maternidade podem dificultar a aceitação do próprio corpo pela gestante e a construção da identidade de mãe, apresentam-se as alterações psicocorporais inerentes a este período, assim como a importância do estabelecimento de uma relação empática entre mãe-criança do interior. Com base nesse enquadramento teórico, abordam-se indicações teórico-práticas que alicerçam a pertinência da utilização da corporeidade e da mediação corporal na aceitação e utilização do corpo da gestante no cotidiano. Neste sentido, as considerações finais abarcam linhas orientadoras que permitem aos terapeutas, independentemente de serem psicomotricistas, terapeutas ocupacionais ou outros, refletirem sobre a forma de auxiliar na aceitação do corpo pela gestante nos ambientes e contextos que a envolvem, com vista a facilitar o processo de pensar, imaginar e desejar o filho.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article approaches some theoretical notions that support a prophylactic and therapeutic intervention with pregnant women, through body mediation. Considering that the processes related to motherhood can make it difficult for the pregnant woman to accept their own body and the construction of their mother's identity, we present the psychocorporeal changes inherent to this period, as well as the importance of establishing an empathic relationship between mother and the child inside. Based on this framework, we approach theoretical and practical indications that support the relevance of the use of corporeality and body mediation in the acceptance and use of the pregnant woman's body in daily life. Thus, final considerations include some guidelines that allows psychomotor therapist, occupational therapists and others, to reflect on how to support a pregnant woman to accept her new body in the surrounding environments and contexts, in order to facilitate the process of thinking, imagining and desiring the child.
  • Crise da democracia brasileira e o cotidiano de pessoas dissidentes de gêneros e sexualidades: reflexões baseadas na terapia ocupacional social Artigo De Reflexão

    Braga, Iara Falleiros; Melo, Késia Maria Maximiano de; Monzeli, Gustavo Artur; Leite Junior, Jaime Daniel; Farias, Magno Nunes; Correia, Ricardo Lopes

    Resumo em Português:

    Resumo A vida social está organizada com base em modelos normativos no que diz respeito aos gêneros e às sexualidades. Considerar as forças que a atravessam e a determinam é condição para que terapeutas ocupacionais atuem sob a perspectiva da cidadania junto às populações que caminham contra os significados e materialidades da heteronormatividade. Assim, este ensaio tem como objetivo produzir reflexões, ancoradas na terapia ocupacional social, que ajudam a compreender os constantes ataques aos direitos da população dissidente de gêneros e sexualidades, e o quanto essas situações de violências atravessam seus cotidianos e a práxis de terapeutas ocupacionais junto a essas populações. Para tanto, toma-se como ponto de partida o debate sobre a crise da democracia brasileira contemporânea, localizada a partir do golpe de impeachment da presidenta Dilma Rousseff e as sucessões presidenciais com agendas conservadoras e antidemocráticas. Em seguida, são identificados e discutidos os projetos de leis em tramitação que materializam tais agendas de caráter controlador e disciplinar da sociedade. E, por fim, um debate sobre como tais problemáticas deflagram em impedimentos e invisibilizações das atividades performativas nos diversos cotidianos de pessoas dissidentes de gêneros e sexualidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The social life is organized on normative models according to genders and sexualities. Considering the forces that go through and determine it is a condition for occupational therapists to act from the perspective of citizenship with the populations that are opposite to the meanings and materiality of heteronormativity. Thus, this essay aims to produce reflections anchored in social occupational therapy that help to understand the constant attacks on the rights of the dissident people in genders and sexualities and how these situations of violence cross their everyday life and the praxis of occupational therapists with these populations. To this end, it takes as its starting point the debate on the crisis of contemporary Brazilian democracy, located from the impeachment coup of President Dilma Rousseff and the presidential successions with conservative and undemocratic agendas. Then, the bills that are materializing such controlling and disciplinary agendas of society are identified and discussed. Finally, there is a debate on how these problems lead to impediments and invisibilizations of performative activities in the various everyday life of dissident people in genders and sexualities.
  • Juventudes, trabalho e cultura em tempos de racionalidade neoliberal Artigo De Reflexão/ensaio

    Prado, Ana Carolina da Silva Almeida; Silva, Carla Regina; Silvestrini, Marina Sanches

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo se debruça sobre a temática das juventudes enquanto importante categoria social, inscrita em um contexto de diversidade social interessada, em especial, nos grupos que mais sofrem com os efeitos da exclusão e da desigualdade. Temos que a expansão da lógica do atual modo social de produção capitalista e suas respostas diante das crises, como o neoliberalismo e a reestruturação das relações de trabalho, por exemplo, resultaram em mutações acerca do trabalho e das sociabilidades no mundo contemporâneo. Compreende-se, então, que a racionalidade neoliberal interfere diretamente na relação entre juventudes, trabalho e cultura e o presente texto apresenta análise crítica sobre como esse contexto interfere nos/as jovens trabalhadores/as da cultura. O trabalho no campo cultural se apresenta como possibilidade factível e também como potencializador para a essência criativa, novas subjetividades e formas de ser e estar no mundo, ao mesmo tempo em que enfrenta e reproduz os desafios da precarização e flexibilização e o próprio desemprego ou não trabalho como parte deste processo. Na terapia ocupacional se faz essencial investigar como a desigualdade, a exclusão e a exploração, intrínsecos ao capitalismo e à racionalidade neoliberal, interferem e alteram as ocupações, as atividades humanas e os cotidianos, sobretudo daqueles que mais vivenciam seus efeitos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article focuses on the theme of youth as an important social category, in a context of social diversity especially interested in the groups that suffer most the effects of exclusion and inequality. The expanded logic of the current social mode of capitalist production and its responses to crises such as neoliberalism and the restructuring of labor relations has resulted in mutations about work and sociability in the contemporary world. It is understood, then, that neoliberal rationality directly interferes in the relation between youths, work and culture and the present essay presents a critical analysis on how this context interferes in the young cultural workers. In the cultural field, labor is a feasible possibility and also enhances the creative essence, new subjectivities and ways of being and being in the world, at the time it faces and reproduces the challenges of precarious work and flexibilization and unemployment or not working as part of this process. In occupational therapy, it is essential to investigate how inequality, exclusion and exploitation intrinsic to capitalism and neoliberal rationality interferes and alters occupations, human activities and daily life, especially of those who most experience its effects.
  • Reflexões sobre a atenção psicossocial no campo da saúde mental infantojuvenil Artigo De Reflexão

    Fernandes, Amanda Dourado Souza Akahosi; Matsukura, Thelma Simões; Lussi, Isabela Aparecida de Oliveira; Ferigato, Sabrina Helena; Morato, Giovana Garcia

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi discorrer e refletir sobre a Atenção Psicossocial para a infância e adolescência, bem como apontar os impasses e os principais desafios presentes neste campo na atualidade. Trata-se de um ensaio reflexivo, apresentado com base na análise de documentos institucionais e apontamentos da literatura científica que sustentam o aporte teórico da Atenção Psicossocial e o percurso histórico das transformações na assistência à saúde mental infantojuvenil no Brasil. Foi possível elucidar aspectos concernentes ao campo da atenção psicossocial, em geral, e da saúde mental infantojuvenil, em específico, e discuti-los com vistas a avançar nos debates que dizem respeito à oferta e à estrutura de cuidado no Sistema Único de Saúde. Considera-se que análises críticas possam ser construídas, produzindo subsídios teóricos para estudos posteriores, além de viabilizar a afirmação do fortalecimento desse campo para a população infantojuvenil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to discuss and reflect on Psychosocial Care for children and adolescents, as well as to point out the impasses and the main challenges in this field today. This is a reflexive essay, based on the analysis of institutional documents and notes from the scientific literature that support the theoretical contribution of Psychosocial Care and the historical path of transformations in child and adolescent mental health care in Brazil. It was possible to elucidate aspects related to the field of psychosocial care in general and child and adolescent mental health in particular, and to discuss them in order to advance in the debates regarding the supply and structure of care in the Sistema Único de Saúde. It could be possible to construct critical analyzes, producing theoretical subsidies for later studies, besides enabling the strengthening of this field for the children and adolescents.
Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br