Acessibilidade / Reportar erro
Alea: Estudos Neolatinos, Volume: 25, Número: 1, Publicado: 2023
  • APRESENTAÇÃO DO VOLUME 25, N.1 DE ALEA. ESTUDOS NEOLATINOS Editorial

    González, Elena Palmero
  • Lispector y Borges. Los teólogos Artículo

    Sawala, Wojciech

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo é um exercício de aproximação dialética entre Clarice Lispector e Jorge Luis Borges, levando em consideração o conteúdo filosófico das suas escritas, específicamente no que tange ao questionamento da subjetividade individual. As principais diferenças entre os dois autores (o raciocínio frente à intuição, a intertextualidade frente à introspecção, a erudição frente ao misticismo) são desconstruídas de tal forma que ambos os projetos literários se revelam complementários ou inclusive reduzíveis a um denominador comum.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo constituye un ejercicio de aproximación dialéctica entre Clarice Lispector y Jorge Luis Borges, considerando el contenido filosófico de sus escritos, específicamente en lo referido al cuestionamiento de la subjetividad individual. Las principales diferencias entre los dos autores (lo racional frente a lo intuitivo, la intertextualidad frente a la introspección, la erudición frente al misticismo) se deconstruyen de tal forma que ambos proyectos literarios resultan complementarios o incluso reductibles a un denominador común.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper is an attempt to approach dialectically Clarice Lispector and Jorge Luis Borges, bearing in mind the philosophical content of their writings, regarding the undermining of individual subjectivity. The main differences between the two authors (rationality vs. intuition, intertextuality vs. introspection, erudition vs. mysticism) are deconstructed in a way that configures the two literary projects as complementary or even reducible to a common denominator.
  • O retrato móvel de uma alma errante: Clarice Lispector tradutora de Oscar Wilde Artigo

    Ferreira, Rony Márcio Cardoso; Macedo, Pedro Guilherme Lopes de

    Resumo em Português:

    Resumo Amparados nos pressupostos da Literatura Comparada, dos Estudos Culturais e dos Estudos da Tradução, procuramos compreender as relações culturais que formaram (Bildung) Clarice Lispector em termos de sua identidade linguística, cultural e tradutória, a fim de estudar a tradução do romance O retrato de Dorian Gray (2016), assinada por Clarice em 1974 em diálogo com a sua novela de 1977, A hora da estrela (2020). Partindo da sua relativa proximidade com o imaginário judaico ao seu conhecimento do inglês, francês e espanhol, podemos entender Clarice como uma tradutora cultural. Dentre as várias conexões culturais que pudemos traçar no interior da novela de Clarice, as questões relativas às possibilidades e aos limites da representação literária e visual nos permitem lê-la em comparação com o romance de Wilde.

    Resumo em Francês:

    Résumé En partant des postulats de la Littérature Comparée, des Études Culturelles et des Études de Traduction, nous cherchons à comprendre des relations culturelles qui étaient significatives pour Clarice Lispector en termes de sa formation (Bildung) linguistique, identitaire, culturelle et de traduction, avec le but d’établir un dialogue entre le roman A hora da Estrela (2020), publié en 1977 et la traduction de The Picture of Dorian Gray [O Retrato de Dorian Gray (2016)], signée par Clarice en 1974. En commençant par sa relative proximité avec l’imaginaire juif, sa connaissance d’Anglais, Français et Espagnol, nous pouvons comprendre Clarice comme une traductrice culturel. Parmi plusieurs connexions que nous pouvons tracer dans le roman de Clarice, les questions qui concernent les possibilités et les limites de la représentation littéraire et visuel nous ont permis de le lire en comparaison avec le roman de Wilde.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Drawing on premises from Comparative Literature, Cultural Studies and Translation Studies, this paper seeks to understand the cultural relations that played a significant part in shaping Clarice Lispector’s linguistic, cultural and translational identity (Bildung), intending to establish a dialogue between the novel The Hour of the Star (2020), first published in 1977, and Clarice’s translation of The Picture of Dorian Gray [O Retrato de Dorian Gray (2016)], penned by Clarice in 1974. Starting from her relative closeness to the Jewish imaginary to her knowledge of English, French and Spanish, we can understand Clarice as a cultural translator. Among the various cultural connections, we can trace inside Clarice’s novel, the issues concerning the possibilities and the limits of literary and visual representation allows us to read Clarice’s novel tracing a comparison with Wilde’s novel.
  • “O autor de si mesmo” e “Mineirinho” diante da violência Artigo

    Gonçalves, Mateus Toledo

    Resumo em Português:

    Resumo “O autor de si mesmo” e “Mineirinho” são reações a notícias de jornal sobre casos de grande violência. Ambos são também crônicas publicadas em órgãos importantes da imprensa de sua época, a Gazeta de Notícias, no caso de Machado de Assis, e a revista Senhor, no caso de Clarice Lispector. Este artigo propõe analisar essas crônicas paralelamente, de modo a investigar as modalidades de reação diante da violência que elas corporificam.

    Resumo em Francês:

    Resumé “O autor de si mesmo” et “Mineirinho” sont deux chroniques nées en réaction à des articles de presse sur des cas de grande violence. Les deux sont également des chroniques publiées dans d'importants organes de presse de leur époque, la Gazeta de Notícias, dans le cas de Machado de Assis, et la revue Senhor, dans le cas de Clarice Lispector. Cet article propose d'analyser ces chroniques en parallèle, afin d'enquêter sur les modalités de réaction à la violence qu'elles incarnent.

    Resumo em Inglês:

    Abstract “O autor de si mesmo” and “Mineirinho” are both chronicles written as reactions to newspaper reports about cases of extreme violence. Both are also texts published in the mainstream media of their time: Gazeta de Notícias, in the case of Machado de Assis, and the magazine Senhor, in the case of Clarice Lispector. This article seeks to analyze these texts in parallel, in order to investigate the modalities of reaction to the violence that they embody.
  • Em virtude do muito desejar: a personagem Flora, do romance Esaú e Jacó, de Machado de Assis, à luz do desejo mimético Artigo

    Quevedo, Rafael Campos; Rodrigues, Emilly Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Em estudo sobre as metáforas machadianas, Dirce Côrtes Riedel (1979) identifica, no capítulo LXXXIII de Esaú e Jacó, a presença de nove grandes paradoxos estruturantes do modo como é narrada a situação vivida por Flora, no decorrer de uma noite de insônia, em que sofre a angústia da cisão interna de seu desejo oscilante entre os irmãos Paulo e Pedro. Este trabalho parte da premissa de que a personagem corresponde à personificação do desejo e que o paradoxo funciona, na literatura e na poesia, como um eficiente recurso de figuração desse impulso humano. Pretendemos mostrar de que maneira o dilema da “inexplicável” Flora diz respeito ao próprio modo de ser e à própria dinâmica de funcionamento do desejo. Para alcançarmos esse objetivo utilizaremos a teoria do desejo mimético, tal como a desenvolveu René Girard em seus principais livros, Mentira romântica e verdade romanesca e Coisas ocultas desde a fundação do mundo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el estudio de las metáforas machadianas, Dirce Côrtes Riedel (1979) identifica, en el capítulo LXXXIII de Esaú e Jacó, la presencia de nueve grandes paradojas estructurantes del modo como es narrada la situación vivida por Flora, en el transcurso de una noche de insomnio, en la que sufre la angustia de la escisión interna de su deseo oscilante entre los hermanos Paulo y Pedro. Este trabajo parte de la premisa de que el personaje corresponde a la personificación del deseo y que la paradoja funciona, en la literatura y la poesía, como un eficiente recurso de figuración de este impulso humano. Pretendemos mostrar cómo el dilema de la “inexplicable” Flora dice respecto al propio modo de ser y la propia dinámica de funcionamiento del deseo. Para lograr este objetivo utilizaremos la teoría del deseo mimético, tal como la pensó René Girard en sus principales libros, Mentira romántica y verdad novelesca y Cosas ocultas desde la fundación del mundo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In a study of Machado’s metaphors, Dirce Côrtes Riedel (1979) identifies, in chapter LXXXIII of Esau and Jacob, the presence of nine great paradoxes structuring the way that Flora’s situation is narrated, during a sleepless night, while she suffers the anguish of the inner split of her oscillating desire between the brothers Paulo and Pedro. This paper starts from the premise that the character corresponds to the personification of desire and that paradox operates, in literature and poetry, as an efficient resource to represent this human impulse. We intend to show how the dilemma of the “inexplicable” Flora concerns her own way of being and the dynamics of desire. To achieve this aim, we will use Rene Girard's theory of mimetic desire, as developed in his main books, Deceit, Desire, and the Novel: Self and Other in Literary Structure and Things Hidden Since the Foundation of the World.
  • Perspectivas conflitivas em Infância, de Graciliano Ramos Artigo

    Furtado, Pedro; Leonel, Maria Célia

    Resumo em Português:

    Resumo Procuramos, neste trabalho, demonstrar que na obra Infância, de Graciliano Ramos, são construídos dois pontos de vista conflitivos. Baseados nas ideias do mecanismo de harmonização e desarmonização da narrativa de Fredric Jameson (1992), em O inconsciente político, e de textos da fortuna crítica da autobiografia em questão, sobretudo de Alfredo Bosi (2013), constatamos, por um lado, que a mirada adulta, contida na narração, objetifica o relato - principalmente reinterpretando as pessoas conhecidas e criticando a ordem social do período de menino. Por outro lado, vemos que a dominante mirada infantil se fundamenta na apreensão fragmentária e sinestésica do mundo. A narração por esse olhar figura a contínua busca da criança de adaptação e de amparo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Buscamos, en este trabajo, demostrar la construcción de dos puntos de vista conflictivos en la autobiografía Infancia, de Graciliano Ramos. Basados en la idea del mecanismo de armonización y desarmonización de la narrativa de Fredric Jameson (1992), en El inconsciente político, y de textos de la fortuna crítica del libro en cuestión, sobre todo de Alfredo Bosi (2013), constatamos que, por un lado, la mirada adulta, contenida en la narración, objetifica el relato - principalmente reinterpretando las personas conocidas y criticando el orden social del período de niño. Por otro lado, vemos que la dominante mirada infantil se fundamenta en la aprehensión fragmentaria y sinestésica del mundo. La narración mediante esta mirada figura la continua búsqueda del niño de adaptación y de amparo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper seeks to analyze the development of two conflicted points of view in Graciliano Ramos’ autobiography Childhood. Drawing on Fredric Jameson’s notion of the harmonizing and disharmonizing mechanism of the narrative, in The political unconscious (1992), and on essays about the critical fortune of Childhood, especially those by Alfredo Bosi (2013), we can ascertain, on the one hand, that the adult gaze, which pervades the narration, objectifies the story - mainly reinterpreting the people in the child’s life and criticizing the social order of his childhood. On the other hand, it is clear that the child’s gaze is based on the fragmentary and synesthetic apprehension of the world. The narration through this gaze represents the child’s continuous search for adaptation and protection.
  • A relação dinâmica entre cultura oral e cultura escrita no conto “Famigerado”, de Guimarães Rosa Artigo

    Acco, Cleideni Alves do Nascimento; Carvalho, Gilcinei Teodoro; Machado, Maria Zélia Versiani

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como foco a questão das negociações de sentido no conto “Famigerado”, de Guimarães Rosa. O conto permite o enquadramento complexo de uma cena enunciativa cujos gestos interpretativos indicam dinâmicas sociais de processos interacionais em que se relativiza a dicotomia entre a cultura oral e a cultura escrita. O objetivo deste trabalho é demonstrar que, subjacente às tensões interpretativas vivenciadas na negociação de sentidos, é possível observar diferenças de ordem socioeconômica e cultural entre os personagens, atravessadas por posicionamentos sobre as práticas sociais de letramento de cada um deles, com influência direta tanto na origem quanto no desfecho da narrativa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo se centra en la cuestión de las negociaciones de sentido en el cuento “Famigerado”, de Guimarães Rosa. El cuento permite enmarcar de manera compleja una escena enunciativa cuyos gestos interpretativos señalan dinámicas sociales de procesos interaccionales en los que se relativiza la dicotomía entre cultura oral y cultura escrita. El artículo pretende demostrar que, subyacentes a las tensiones interpretativas experimentadas en la negociación de significados, es posible observar diferencias socioeconómicas y culturales entre los personajes, atravesadas por posiciones sobre las prácticas sociales de literacidad de cada uno de ellos, con influencia directa tanto en el origen como en el desenlace de la narración.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article focuses on the issue of negotiations of meaning in the short story “Famigerado”, by Guimarães Rosa. This short story allows the complex framing of an enunciative scene whose interpretive gestures indicate social dynamics of interactional processes in which the dichotomy between oral culture and written culture is relativized. The aim is to demonstrate that, underlying the interpretive tensions experienced in the negotiation of meanings, it is possible to observe socioeconomic and cultural differences between the characters, which are intertwined with their positionings in social literacy practices, with direct influence both on the origin and the outcome of the narrative.
  • A lua vem da ásia de Campos de Carvalho como paródia de Viagem ao fim da noite de Louis-Ferdinand Céline Artigo

    Ferreira, Arthur Barboza

    Resumo em Português:

    Resumo Amparando-se em Uma teoria da paródia, de Linda Hutcheon, o artigo constata que A lua vem da Ásia, de Campos de Carvalho, é uma paródia de Viagem ao fim da noite de Louis-Ferdinand Céline. Descreve-se o romance carvalhiano como uma tensa síntese bitextual que retoma, de maneira deferente, a visão de mundo pessimista do romance céliniano, não obstante contraditando-a, com distanciamento crítico e ironia, ao endossar reiteradamente a busca por uma transcendência transmundana, isto é, uma salvação através de outro mundo.

    Resumo em Francês:

    Résumé En s’apuiant sur Une théorie de la parodie, de Linda Hutcheon, l‘article constate que La lune vient d‘Asie de Campos de Carvalho est une parodie de Voyage au bout de la nuit de Louis-Ferdinand Céline. Le roman carvalhien est décrit comme une synthèse bitextuelle tendue qui reprend avec déférence la vision du monde pessimiste du roman célinien, tout en la contredisant, avec distance critique et ironie, en renforçant à plusieurs reprises la recherche d'une transcendance transmondaine, c'est-à-dire un salut à travers un autre monde.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Drawing on Linda Hutcheon’s A Theory of Parody, this article considers Campos de Carvalho’s A lua vem da Ásia as a parody of Louis-Ferdinand Céline’s Journey to the End of the Night. The article describes A lua vem da Ásia as a tense bitextual synthesis that deferentially picks up the pessimistic worldview of Céline’s novel, whilst contradicting it with critical distance and irony by repeatedly endorsing the quest for a transmundane transcendence, i.e., a salvation by means of another world.
  • A metaforologia de Paul Ricœur: retorno à metáfora e à imaginação na teoria literária Artigo

    Primon, Henrique Barbosa

    Resumo em Português:

    Resumo Tem-se observado, especialmente em língua francesa e alemã - Paul Ricœur (1913-2005), Hans Blumenberg (1920-1996), Anselm Haverkamp (1943-), Katrin Kohl (1956-) são alguns expoentes -, uma volta aos estudos em torno da metáfora. O domínio já tem configurado um campo de estudos, chegando mesmo a receber denominação própria nessas línguas. Neste trabalho, percorremos a teoria da referência metafórica de Ricœur, como desenvolvida em seu seminal A metáfora viva (1975) e trabalhos ulteriores. Levantamos três ideias fundantes para o desenvolvimento de sua metaforologia: a tensão constitutiva do verbo ser metafórico; a suspensão da referência literal em favor de uma referência metafórica desdobrada; e a ficção como heurística do real. Postulamos, enfim, que a compreensão ricœuriana da metáfora incorpora um elemento extralinguístico: o ato imaginativo. Almejamos, assim, contribuir para um retorno aos estudos da metáfora e do imaginário na teoria literária, examinando, com Ricœur, como a metáfora logra realizar: tornar real a referência metafórica.

    Resumo em Francês:

    Resumée On a observé, surtout en français et en allemand - Paul Ricœur (1913-2005), Hans Blumenberg (1920-1996), Anselm Haverkamp (1943-), Katrin Kohl (1956-) en sont quelques uns des représentants -, un retour aux études autour de la métaphore. Le domaine a déjà configuré un champ d'études, recevant même sa propre dénomination dans ces langues. Dans cet article, nous examinons la théorie de la référence métaphorique de Ricœur, telle qu'elle a été développée dans son ouvrage fondamental La métaphore vive (1975) et dans ses travaux ultérieurs. Nous soulevons trois idées fondamentales pour le développement de sa métaphorologie : la tension constitutive du verbe être métaphorique ; la suspension de la référence littérale en faveur d'une référence métaphorique dédoublée ; la fiction comme heuristique du réel. Nous postulons, enfin, que la compréhension Ricœurienne de la métaphore incorpore un élément extralinguistique : l'acte imaginatif. Nous voulons ainsi contribuer à un retour aux études sur la métaphore et l'imaginaire dans la théorie littéraire, en examinant, avec Ricœur, comment la métaphore parvient à réaliser: rendre réelle la référence métaphorique.

    Resumo em Inglês:

    Abstract A return to the studies on metaphor has been observed, especially in the French and German languages - Paul Ricoeur (1913-2005), Hans Blumenberg (1920-1996), Anselm Haverkamp (1943-), Katrin Kohl (1956-) are some of the main exponents. This area has already configured a whole field of studies, even receiving its own denomination in these languages. In this paper, we will go through Ricoeur's theory of metaphorical reference, as developed in his seminal The Rule of the Metaphor (1975) and later works. We suggest three foundational ideas for the development of his metaphorology: the constitutive tension of the metaphorical verb to be; the suspension of the literal reference in favor of an unfolded metaphorical reference; fiction as heuristic of the real. We postulate, finally, that the Ricoeurian understanding of metaphor incorporates an extralinguistic element: the imaginative act. We aim, thus, to contribute to a return to the studies of the metaphor and the imaginary in literary theory, examining, with Ricoeur, how metaphor manages to realize: making real the metaphorical reference.
  • Jacques Rancière, leitor de Erich Auerbach Artigo

    Corpas, Danielle; Malcher, Beatriz

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discute o aproveitamento crítico da obra de Erich Auerbach no pensamento de Jacques Rancière desde a década de 1990, com ênfase na reflexão em torno da prosa de ficção moderna. Para ilustrar decorrências do modo como Rancière reafirma percepções e refuta juízos de Auerbach a respeito do tratamento do cotidiano na literatura, são comentados seus ensaios a propósito de Stendhal e Guimarães Rosa.

    Resumo em Francês:

    Résumé L'article traite de l'utilisation critique de l'œuvre d'Erich Auerbach chez Jacques Rancière depuis les années 1990, ayant pour objet privilégié la réflexion sur la fiction moderne. Pour illustrer la manière dont Rancière réaffirme les perceptions et réfute les jugements d'Auerbach quant au traitement de la vie quotidienne en littérature, on prend en compte ses essais sur Stendhal et Guimarães Rosa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses how Jacques Rancière thought critically explores Erich Auerbach’s work since the 1990s with an emphasis on the reflection about modern fiction prose. To illustrate how Rancière reaffirms perceptions and refutes Auerbach´s judgments regarding the treatment of daily life in literature we will consider Rancière’s essays on Stendhal and Guimarães Rosa.
  • Pertencimento: discussão teórica Artigo

    Mathias, Dionei

    Resumo em Português:

    Resumo Como recurso existencial central, o pertencimento tem um lugar proeminente na experiência humana, sendo, portanto, também objeto de interesse em textos literários. Este artigo deseja discutir três dimensões do conceito de pertencimento: (1) o vetor social e suas formas de hierarquização do pertencimento, (2) o corpo e seu papel de mediação, e, por fim, (3) pertencimento como disposição afetiva atrelada ao sentido existencial. Num último movimento, procura discutir sua importância e seus potenciais nos estudos literários. Nessa perspectiva, o pertencimento é identificado como um recurso instável, foco de negociações ininterruptas que definem as configurações e as modalidades de participação dos diferentes membros de uma comunidade sociocultural.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Como recurso existencial central, la pertenencia ocupa un lugar destacado en la experiencia humana, por lo que también es objeto de interés en los textos literarios. Este artículo tiene como objetivo discutir tres dimensiones del concepto de pertenencia: (1) el vector social y sus formas jerárquicas de pertenencia, (2) el cuerpo y su rol mediador, finalmente, (3) la pertenencia como disposición afectiva ligada al sentido existencial. En un último movimiento, busca discutir su importancia y su potencial en los estudios literarios. En esta perspectiva, la pertenencia se identifica como un recurso inestable, foco de negociaciones ininterrumpidas que definen las configuraciones y modalidades de participación de los diferentes miembros de una comunidad sociocultural.

    Resumo em Inglês:

    Abstract As a central existential resource, belongingness has a prominent place in human experience and is therefore also the object of interest in literary texts. This article aims to discuss three dimensions of the concept of belongingness: (1) the social dimension and the hierarchies of belonging, (2) the body and its mediation role, and finally, (3) belonging as an affective disposition linked to existential meaningfulness. In a last step, this paper will discuss the importance of belongingness and its potential in literary studies. From this perspective, belongingness is identified as an unstable resource, the focus of ongoing negotiations that define the configurations and modalities of participation of the different members of a socio-cultural community.
  • Considerações sobre o problema das formas do sujeito Artigo

    Guimarães, Jonatas Aparecido

    Resumo em Português:

    Resumo A noção de sujeito recentemente tem ganhado espaço nas discussões da crítica e teoria literárias, sendo Luiz Costa Lima um dos autores que se dedica ao tema. Apesar da preocupação em enunciar seus pressupostos, ele não se detém na discussão filosófica sobre a variabilidade sócio-histórica do sujeito, que singularizou os debates sobre o conceito no século XX. Essa perspectiva permite problematizar quais são suas diferentes formas e, sobretudo, por quais processos essas são produzidas. Assim, o presente artigo tem o objetivo de delinear os pontos fundamentais do debate acerca da epocalização do sujeito, identificando seus problemas e pressupostos, os quais estão na base da discussão de Costa Lima. A partir sobretudo de Heidegger, de Foucault e de Elias Palti, pretende-se compreender as bases filosóficas da variabilidade de formas do sujeito que, mesmo não enunciadas, podem ser associadas aos debates recentes da teoria da literatura.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El sujeto ha ganado recientemente espacio en las discusiones de crítica y teoría literaria, por lo que Luiz Costa Lima es un autor que se dedica al tema. A pesar de la preocupación por enunciar sus supuestos, no se detiene en la discusión filosófica sobre la variabilidad sociohistórica del sujeto, que singularizó los debates sobre el concepto en el siglo XX. Esa perspectiva nos permite cuestionar cuáles son sus diferentes formas y, sobre todo, por qué procesos se producen. Luego, este artículo tiene como objetivo esbozar los puntos fundamentales del debate sobre la epocalización del sujeto, identificando el problema que moviliza tales discusiones, que están en la base de la discusión de Costa Lima. A partir sobre todo de Heidegger, de Foucault y de Elias Palti, se pretende comprender las bases filosóficas de la variabilidad de formas del sujeto que, aunque no se enuncian, pueden asociarse a debates recientes en la teoría de la literatura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The notion of subject has recently gained increasing influence in discussions of literary criticism and theory, particularly among authors such as Luiz Costa Lima. Despite his concern to enunciate his assumptions, Costa Lima does not dwell on the philosophical discussion about the historical variation of the subject, which characterised the debates on the concept in the 20th century. This perspective allows us to problematize what are the different forms of the subject and, above all, by which processes these forms are produced. Thus, this article aims to outline the key points of the debate about the epochalization of the subject, identifying its problems and assumptions, which are the basis of Costa Lima's discussion. From a critical analysis of the perspectives of Heidegger, Foucault and Elias Palti, the paper seeks to shed light on the philosophical bases of the variability of forms of the subject, which, even if not stated, can be linked to recent debates in the theory of literature.
  • O dandismo heteronímico é uma poética Artigo

    Casaroto Filho, Cesar Marcos

    Resumo em Português:

    Resumo Os heterônimos são uma forma poética de romper com o mito moderno de um eu indivisível e uno. A poética do dandismo heteronímico encontra na multiplicação de si uma poesia em democrático diálogo com o mundo, afastada das relações hierárquicas que visam julgar o certo e o errado. Para pensar um eu heteronímico não mais encerrado em si mesmo, mas poroso e aberto para diversas formas de fingir compreender o mundo, é preciso basear-se em pensadores vitalistas como Karl Marx, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson e Vladimir Safatle, somados à filosofia heteronímica, sensacionista, que une o corpo ao pensamento por meio de um discurso inquieto, anárquico, que não está procurando uma harmonia, mas uma posição radical, modernista, de olhar para a vida.

    Resumo em Francês:

    Résumé Les hétéronymes sont une manière poétique de rompre avec le mythe moderne d'un moi indivisible et unifié. La poétique du dandysme hétéronyme trouve dans sa multiplication de soi une poésie en dialogue démocratique avec le monde, loin des rapports hiérarchiques qui visent à juger du bien et du mal. Pour penser un moi hétéronyme, non plus fermé sur lui-même, mais poreux et ouvert à différentes façons de prétendre comprendre le monde, il faut s'appuyer sur des penseurs vitalistes comme Karl Marx, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Vladimir Safatle, en plus de la philosophie hétéronyme, sensationniste, qui unit le corps à la pensée à travers un discours inquiet et anarchique, qui ne recherche pas l'harmonie, mais une position radicale, moderniste, du regard sur la vie.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Heteronyms are a poetic way to break with the modern myth of an indivisible and one self. The poetics of heteronymic dandyism finds in the multiplication of itself a poetry in democratic dialogue with the world, far removed from the hierarchical relationships that aim to judge right and wrong. In order to think of a heteronymic self, no longer closed in on itself, but porous and open to different ways of pretending to understand the world, it is necessary to draw on vitalist thinkers such as Karl Marx, Friedrich Nietzsche, Henri Bergson, Vladimir Safatle, added to heteronymic sensationalist philosophy, which unites the body and thought through a restless, anarchic discourse, which is not looking for harmony, but a radical, modernist position of looking at life.
  • La invención del comienzo: vacío, desierto y ficción Artículo

    Neuburger, Ana

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho explora a maneira como a crítica literária questiona as relações entre deserto, vazio e imaginação, a partir da noção moderna de paisagem. Com base nas contribuições teórico-críticas de F. Rodríguez, J. Andermann, J. Uriarte, indagamos sobre as operações estéticas que expõem a crise contemporânea da forma da paisagem e suas derivadas críticas em torno da imaginação. Para isso, trabalhamos em Un episodio en la vida del pintor viajero (2015), um retorno ao deserto que imagina e com ele reinicia a imagem de um novo território, mas também a invenção de um olhar que reconfigura os sentidos da paisagem e suas relações com a natureza. Entre a alucinação e o transe, a ficção de Aira testa novas relações em torno da percepção e descobre ali uma série de procedimentos que imaginam outro começo e removem as bases da fundação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo explora cómo la crítica literaria se pregunta por las relaciones entre desierto, vacío e imaginación a partir de la noción moderna de paisaje. Desde los aportes teóricos-críticos de F. Rodríguez, J. Andermann, J. Uriarte, nos preguntamos por las operaciones estéticas que exponen la crisis contemporánea de la forma paisaje y sus derivas críticas alrededor de la imaginación. Para eso trabajamos, en Un episodio en la vida del pintor viajero (2015), un retorno al desierto que imagina y con ello recomienza la conformación de un nuevo territorio pero también la invención de una mirada que reconfigura los sentidos del paisaje y sus relaciones con la naturaleza. Entre la alucinación y el trance, la ficción de Aira ensaya nuevas relaciones en torno a la percepción y descubre allí una serie de procedimientos que imaginan otro comienzo y remueven los cimientos de la fundación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The following paper explores how literary criticism questions the relationship between desert, emptiness and imagination based on the modern notion of landscape. From the theoretical-critical contributions of F. Rodríguez, J. Andermann, J. Uriarte, we wonder about the aesthetic operations that expose the contemporary crisis of the landscape form and its critical drifts around the imagination. To this end we will discuss César Aira’s An Episode in the Life of a Landscape Painter (2015), a return to the desert that imagines and thereby recommences the conformation of a new territory, but also the invention of a gaze that reconfigures the senses of landscape and its relationship with nature. Between hallucination and trance, Aira's fiction rehearses new relationships around perception and discovers a series of procedures that imagine another beginning and shake the basis of the foundation.
  • Ella escribía poscrítica apesar das ruínas: Margarita Mateo Palmer entre a crítica e a ficção Artigo

    Sousa, Pacelli Dias Alves de

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo apresenta uma análise de Ella escribía poscrítica, de Margarita Mateo Palmer, publicado por primeira vez em 1995, com segunda edição definitiva em 2005. Mais do que discutir seu argumento, buscamos analisar as imposturas do gênero que caracterizam o livro, que defendemos ser construído a partir da colagem de textualidades de diferentes naturezas. O objetivo principal do artigo é analisar alguns dos significados produzidos por essa estratégia de escrita na crítica literária, especialmente no que se refere à relação com o contexto do Período Especial cubano.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El articulo presenta un análisis de Ella escribía poscrítica, de Margarita Mateo Palmer, publicado por primera vez en 1995, con segunda edición definitiva en 2005. Más que discutir su argumento, buscamos analizar los incumplimientos de género que caracterizan el libro, que defendemos se construye a partir del collage de textualidades de diferentes naturalezas. El objetivo principal del artículo es analizar algunos de los sentidos que produce esta estrategia de escritura en la crítica literaria, especialmente en lo que se refiere a la relación con el contexto del Período Especial cubano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper presents an analysis of Ella escribía poscrítica, by Margarita Mateo Palmer, first published in 1995, with a second definitive edition in 2005. More than to discuss its argument, we seek to analyze the book's characteristic genre transgressions and read it defending that it was constructed with the collage of diverse textualities. The main objective is to analyze some of the meanings produced by this writing strategy in literary criticism, especially regarding the relationship with the context of the Cuban Special Period.
  • Orientalismos zoológicos, querelas de camelos Artigo

    Gomes Júnior, Guilherme Simões

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo trata de histórias sobre o camelo no imaginário zoológico do Ocidente. Tem como centro uma querela entre artistas e letrados que ocorre na Academia de Pintura e Escultura, em Paris, no fim do século XVII, sobre a ausência de camelos em um quadro de Poussin, em época na qual códigos retóricos e poéticos invadem a pintura. O problema enfrentado diz respeito à pertinência da contiguidade entre o animal e o homem na pintura de história, com seus temas e personagens elevados; e tem como desdobramento a questão da admissão do animal no universo da semelhança do homem. Há duas questões de fundo, uma diz respeito ao animal incômodo, na mediação entre culturas, aquele que é veículo e símbolo do outro e está prestes a atravessar a fronteira, criando desconforto no universo das taxonomias e no sistema de representações; outra, relativa à constituição simbólica do dualismo global Oriente-Ocidente, na qual o camelo terá um papel.

    Resumo em Francês:

    Résumé L'article traite des récits du chameau dans l'imaginaire zoologique occidental. Il est centré sur une dispute entre artistes et érudits qui eut lieu à l'Académie de peinture et de sculpture, à Paris, à la fin du XVIIe siècle, à propos de l'absence de chameaux dans un tableau de Poussin, à une époque où les codes rhétoriques et poétiques envahi la peinture. Le problème posé concerne la pertinence de la contiguïté entre l'animal et l'homme dans la peinture d'histoire, avec ses thèmes et ses personnages élevés ; et elle a pour dépliement la question de l'admission de l'animal dans l'univers de la ressemblance de l'homme. Il y a deux questions fondamentales, l'une concerne l'animal qui gêne, dans la médiation entre les cultures, celui qui est le véhicule et le symbole de l'autre et qui s'apprête à franchir la frontière, créant un malaise dans l'univers des taxonomies et dans le système des représentations ; l'autre concerne la constitution symbolique du dualisme global Est-Ouest, dans lequel le chameau jouera un rôle.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article deals with stories about camels in the zoological imaginary of the West. The focus lies in a quarrel that occurred between artists and scholars at the Academy of Painting and Sculpture in Paris in the 17th century about the absence of camels in a Poussin painting, at a time when rhetorical and poetic codes invaded painting. The problem addressed is about the significance of contiguity between animal and man in history painting, with its lofty themes and characters, and the question of the admission of the animal in the universe of man’s resemblance. There are two fundamental questions, one concerns the bothersome animal, in the mediation between cultures, the one that is the vehicle and symbol of the other and can cross the boundaries, creating discomfort in the universe of taxonomies and in the system of representations; the other concerns the symbolic constitution of the global East-West dualism, in which the camel will play a role.
  • O basilisco - a história da lenda Article

    Krzyszczuk, Łukasz; Morta, Krzysztof

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo traça o desenvolvimento das características lendárias de uma das criaturas mais ameaçadoras da antiguidade greco-romana: o basilisco. Os autores referem-se à descrição mais antiga (Nicandro de Cólofon), na qual as características extraordinárias do basilisco são ‘limitadas’ (ainda não pode matar com sua visão, respiração ou sibilo). Representações posteriores, no entanto, dotam a criatura com essas habilidades. Os autores pretendem demonstrar que várias corrupções dos textos de origem ocorreram na transmissão do conteúdo. Mais tarde, as características da criatura foram exageradas e dramatizadas. Os topoi pré-existentes representando outras criaturas perigosas e sua venenosidade - após a sua incorporação e adaptação - embelezaram ainda mais a descrição do basilisco. Algumas qualidades mutuamente exclusivas foram misturadas. Devido a erros textuais, algumas características (mal adequadas à convenção de caracterização desta criatura) apareceram, por exemplo, o poder de fender pedras. Os autores tentam estabelecer como tais erros podem ter acontecido.

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet article retrace l’évolution des caractéristiques légendaires de l’une des créatures les plus menaçantes de l’antiquité gréco-romaine : le basilic. Les auteurs examinent tout d’abord la description la plus ancienne du basilic (Nicandre de Colophon) dans laquelle ses caractéristiques extraordinaires sont encore « limitées » (il ne peut en effet tuer avec sa vue, son souffle ou son sifflement). En étudiant les représentations ultérieures de cette créature, on constate qu’elles le dotent de ces nouvelles capacités. Ils essaient de démontrer que diverses corruptions des sources textuelles ont eu lieu lors de la transmission des descriptions du basilic. Avec le temps, les caractéristiques du basilic ont été exagérées et dramatisées. Ayant été importés et adaptés, des topoï préexistants décrivant d’autres créatures dangereuses et leur vénénosité, ont enjolivé les descriptions du basilic. Certaines qualités, qui s’excluaient pourtant mutuellement, ont même été combinées. En raison d’erreurs textuelles dans les sources, certaines caractéristiques (ne correspondant pas à la caractérisation conventionnelle de cette créature) sont apparues, comme par exemple le pouvoir de fendre les rochers. Les auteurs essaient d’établir comment de telles erreurs ont pu se produire.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article traces the development of the legendary features of one of the most menacing creatures of Graeco-Roman antiquity, i.e., the basilisk. The authors refer to the earliest description (Nicander of Colophon), where the basilisk’s extraordinary features are “limited” (it cannot yet kill with its sight, breath or hiss). Later depictions, however, do endow the creature with these abilities. The authors aim to demonstrate that various corruptions of the source texts have occurred in the transmission of the content. Later the creature’s characteristics were exaggerated and dramatized. The pre-existing topoi depicting other dangerous creatures and their venomousness - after their import and adaptation - have further embellished the basilisk’s description. Some mutually exclusive qualities have even been combined. Due to textual errors some features (ill-fitting to the convention of this creature’s characterisation) have appeared, i.e., the power to crack rocks. The authors try to establish how such mistakes might have happened.
  • La presencia de la abuela en la poética del narrador proustiano: de Les soixante-quinze feuillets a “Combray” Artículo

    Puente, Felicitas Romero

    Resumo em Português:

    Resumo O contraste entre a primeira unidade narrativa dos Soixante-quinze feuillets, recentemente publicados, “Une soirée à la campagne” e “Combray”, o primeiro capítulo de No caminho de Swann, permite-nos tirar novas conclusões sobre a forma como Marcel Proust construiu a sua obra. Nesse sentido, o caráter da avó, protagonista nos fragmentos selecionados de ambas as versões, constitui um ponto central de referência para o narrador. Esta análise centrar-se-á em certos aspectos da personalidade da avó que têm repercussões na construção da perspectiva infantil e da ideia de arte do narrador: a sua forma de compreender a natureza e a sua relação com o caminhar e a desordem, o seu conceito de distinção social e a projeção destes nos postulados estéticos presentes na obra final.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El contraste entre la primera unidad narrativa de los recientemente publicados Soixante-quinze feuillets, “Une soirée à la campagne”, y “Combray”, primer capítulo de Por la parte de Swann, permite sacar nuevas conclusiones respecto al modo en que Marcel Proust construyó su obra. En ese sentido, el personaje de la abuela, protagonista en los fragmentos seleccionados de ambas versiones, constituye un punto de referencia central para el yo narrador. El presente análisis se aproximará puntualmente a ciertos aspectos de la personalidad de la abuela que tienen repercusión en la construcción de la perspectiva infantil y en la idea de arte del narrador: su modo de entender lo natural y su relación con el paseo y el desorden, su concepto de distinción social y la proyección de estos en los postulados estéticos presentes en la obra definitiva.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The contrast between the first narrative unit of the recently published Les Soixante-quinze feuillets, "Une soirée à la campagne", and "Combray", the first chapter of Swann’s Way, allows us to draw new conclusions about the way in which Marcel Proust constructed his work. In this sense, the character of the grandmother, the protagonist in the selected fragments of both versions, constitutes a central point of reference for the narrator self. This paper will focus on certain aspects of the grandmother's personality that have repercussions on the construction of the narrator's childhood perspective and on his idea of art: her way of understanding nature and her relationship with walking and disorder, her concept of social distinction and the projection of these in the aesthetic postulates present in the final work.
  • Le mort hante le vif. A questão da ficção e o lugar do sujeito na literatura de Annie Ernaux Artigo

    Brito, Pedro Gomes Dias

    Resumo em Português:

    Resumo Annie Ernaux vem ganhando um destaque cada vez maior na paisagem editorial brasileira, sobretudo após o Nobel de Literatura 2022 e as recentes traduções de cinco de seus livros pela editora Fósforo. Pretendo explorar, neste ensaio, o lugar aparentemente contraditório que a ficção ocupa em sua obra: em uma série de entrevistas (ERNAUX, 2011), a autora defende que sua produção literária implica, a um só tempo, a incorporação e o questionamento do ficcional. Para dar corpo ao meu argumento, examinarei dois longos trechos de um livro de Ernaux, Os anos (2008), propondo um diálogo com Wolfgang Iser, Ivan Jablonka, Luiz Costa Lima e Pierre Bourdieu. Meu objetivo é mostrar que o projeto de uma frase “cheia de coisas reais” não consegue se desvencilhar de certa elaboração ficcional, afinal, é a perspectivação pela via da ficção que permite colocar a vida e os fatos entre parênteses para melhor se aproximar deles e melhor pensá-los.

    Resumo em Francês:

    Résumé Annie Ernaux s'impose de plus en plus dans le paysage éditorial brésilien, notamment après le Nobel de littérature 2022 et les récentes traductions de cinq de ses livres, publiées par la maison d’édition Fósforo. J'ai l'intention d'explorer dans cet essai la place apparemment contradictoire que la fiction occupe dans son œuvre : dans une série d'entretiens (ERNAUX, 2011), l'auteure soutient que sa production littéraire implique, à la fois, l'incorporation et la mise en question du fictionnel. Pour ce faire, j'examinerai deux longs extraits de Les années (2008), en proposant un dialogue avec Wolfgang Iser, Ivan Jablonka, Luiz Costa Lima et Pierre Bourdieu. Mon objectif sera de montrer que le projet d'une phrase "pleine de choses réelles" ne peut se détacher d'une certaine élaboration fictionnelle, après tout, c'est la mise en perspective par la fiction qui permet de mettre la vie et les faits entre parenthèses pour mieux les approcher et mieux les penser.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Annie Ernaux has been the subject of considerable attention in the Brazilian publishing landscape, especially after her 2022 Nobel Prize in Literature and the recent translations of five of her books published by Fósforo. In this essay, I intend to explore the apparently contradictory place that fiction occupies in her work: in a series of interviews (ERNAUX, 2011), Ernaux argues that her literary production involves, at the same time, the incorporation and the questioning of the fictional. To flesh out my argument, I will examine two long excerpts from The Years (2008), proposing a dialogue with Wolfgang Iser, Ivan Jablonka, Luiz Costa Lima, and Pierre Bourdieu. My goal will be to show that the project of a sentence "full of real things" cannot be detached from a certain fictional elaboration; after all, it is the perspectivation through fiction that allows putting life and facts in parentheses in order to better approach them and better think of them.
  • Entre cantos e poesias a voz de uma mulher indígena ecoa e resiste: entrevista com Márcia Kambeba Artigo

    Pereira Junior, Nilo Marinho; Araújo, Edileuza Batista de; Testa, Eliane Cristina

    Resumo em Português:

    Resumo Esta entrevista nasce a partir das discussões provocadas no decorrer da disciplina “Fundamentos em Leitura do Texto Literário: Poesia e Etnopoesia”, que discutiu a importância da literatura indígena por meio da poesia, em especial como instrumento de resistência e de preservação do pensamento do povo originário. A entrevista tem como objetivo conhecer um pouco mais da realidade da poeta e ativista indígena Márcia Kambeba, bem como suscitar debates a partir de seus textos e averiguar como eles refletem sua cultura, suas crenças e suas vivências. As perguntas foram elaboradas com base na vida da escritora e ativista, além de suas obras, que falam desse contexto indígena, dando destaque para a contribuição de suas obras no processo educacional de pessoas indígenas e não indígenas. A entrevista foi realizada de forma remota, em que foram realizadas perguntas abertas que geraram respostas que corroboram com as discussões acerca da exclusão, marginalização e resistência do povo indígena no contexto atual.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta entrevista nace de las discusiones suscitadas durante el curso: “Fundamentos de la Lectura del Texto Literario: Poesía y Etnopoesía”, que discutió la importancia de la literatura indígena a través de la poesía, especialmente como instrumento de resistencia y preservación del pensamiento. de los nativos. La entrevista tiene como objetivo conocer un poco más sobre la realidad de la poeta y activista indígena Márcia Kambeba, así como provocar debates a partir de sus textos y averiguar cómo reflejan su cultura, sus creencias y sus vivencias. Las preguntas fueron elaboradas a partir de la vida de la escritora y activista, además de sus obras que hablan de este contexto indígena, destacando el aporte de sus obras en el proceso educativo de indígenas y no indígenas. La entrevista se realizó a distancia, en la que se realizaron preguntas abiertas que generaron respuestas que corroboran las discusiones sobre la exclusión, marginación y resistencia de los indígenas en el contexto actual.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This interview is born from the discussions arisen during the course: “Fundamentals in Reading the Literary Text: Poetry and Ethnopoetry”, which highlighted the importance of indigenous literature through poetry, especially as an instrument of resistance and preservation of thought of the native people. The interview aims to get to know a little more about the reality of the indigenous poet and activist Márcia Kambeba, as well as to provoke debates based on her texts and to find out how they reflect her culture, her beliefs and her experiences. The questions were prepared based on the life of the writer and activist, in addition to her works that speak of this indigenous context, highlighting the contribution of her works in the educational process of indigenous and non-indigenous people. The interview was carried out remotely, in which open questions were asked that generated answers that corroborate the discussions about the exclusion, marginalization and resistance of the indigenous people in the current context.
  • Revisitando a história literária hispano-americana Resenha

    Bernd, Zilá
Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: alea.ufrj@gmail.com