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Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, Volume: 31, Publicado: 2023
  • O Museu Paulista está fechado para obras: revisões críticas e colaborativas da pintura Independência ou Morte, de Pedro Américo Museus

    MORESCHI, BRUNO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo discute o conjunto de experiências colaborativas realizadas desde 2014 com pintores da Praça da República e do parque Trianon-Masp em reação ao fechamento temporário do Museu Paulista e à indisponibilidade da materialidade da pintura Independência ou morte, de Pedro Américo, durante a reforma dessa instituição. A partir de conceitos relacionados ao campo da pintura histórica do século XIX, aos processos de construção de memórias via símbolos oficiais do Estado, à prática de apropriação artística, incluindo também considerações dos próprios pintores participantes, este estudo evidencia como a arte contemporânea pode se aliar a outras subáreas das artes plásticas na produção de revisões críticas de obras históricas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article discusses the set of collaborative experiences carried out since 2014 with painters from Praça da República and Parque Trianon-Masp as a reaction to the temporary closure of the Museu Paulista and the unavailability of the materiality of the painting Independência ou Morte, by Pedro Américo, during the renovation of that institution. From concepts related to the field of historical painting in the 19th century, to the processes of building memories via official State symbols, to the practice of artistic appropriation and including considerations by the participating painters themselves, this study shows how contemporary art can be combined with other subareas of fine arts to produce critical reviews of historical art works.
  • A Nova Ideia de Museu (Flower, 1893): reflexões sobre a forma e a função dos museus de história natural Museus

    LANDIM, MARIA ISABEL; RUIZ, JESSICA GAETA

    Resumo em Português:

    RESUMO O termo nova ideia de museu é amplamente empregado na historiografia dos museus de história natural. Entretanto, existe uma falta de consenso quanto às ideias abrangidas pelo conceito e, em alguns casos, houve a desconexão com seu autor e sua origem. Por outro lado, a nova ideia de museu representa uma síntese sobre alguns tópicos da reforma que essas instituições passaram no século XIX elaborada por um de seus personagens centrais. Este artigo buscou elucidar a complexidade do termo em seu contexto de formulação original, no discurso do naturalista William Henry Flower (1831-1899), na reunião da Museums Association, em 1893. Ao fazê-lo, esperamos avançar no conhecimento mais preciso acerca das ideias do período e seus diversos autores. Buscamos igualmente lançar luz sobre como os naturalistas do século XIX superaram os desafios e aproveitaram as oportunidades oferecidas aos museus, legando-nos um novo modelo institucional. Revisitar o século XIX, e seu rico processo de reflexão museológica, contribui também para nossa reflexão quanto aos novos desafios dos museus de história natural no século XXI, mostrando que alguns aspectos que pareciam garantidos na época; como a pesquisa e a salvaguarda do acervo, hoje; merecem nossa atenção especial. O modelo de instituição que nos foi legado sofreu profundas adaptações, estando a serviço de um número cada vez maior de cidadãos na produção de conhecimento relevante, na educação e na comunicação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The term new museum idea is widely used in the historiography of natural history museums. However, there is no consensus regarding the ideas covered by the concept and, in some cases, there was a disconnection with its author and its origin. On the other hand, the new museum idea represents a synthesis on some topics of the reform that these institutions went through in the 19th century elaborated by one of its central thinkers. This study sought to elucidate the complexity of the term in its original formulation context, in the speech of the naturalist William Henry Flower (1831-1899) in the Museums Association’s meeting, in 1893. In doing so, we hope to advance in the more precise knowledge regarding the ideas of the period and its diverse actors. We also seek to shed light on the 19th century naturalists who resolved the challenges and took on the opportunities for museums, bequeathing us a new institutional model. Revisiting the 19th century, and its rich process of museological reflection, also inspires us to tackle on the new challenges of natural history museums in the 21st century, showing that some aspects that seemed guaranteed at the time, such as research and safeguarding of the collection, now deserve our special attention. The model of institution bequeathed to us underwent profound adaptations, serving an increasing number of citizens in the production of relevant knowledge, education, and communication.
  • Memórias da experiência de visitantes no Museu da Natureza (Piauí): um estudo dois anos após a visita Museus

    SILVA, JULIANE BARROS DA; MASSARANI, LUISA MEDEIROS

    Resumo em Português:

    RESUMO Os museus de ciência são espaços dinâmicos em que a cultura científica se associa com a cultura dos sujeitos visitantes e que têm o potencial de evocar memórias em seus frequentadores em forma de lembranças e recordações afetivas. Neste estudo investigamos as memórias da experiência de oito visitantes adultos dois anos após a visita que realizaram ao Museu da Natureza, localizado no Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí. A metodologia envolveu entrevista semiestruturada, incluindo a verbalização de lembranças espontâneas e utilização do método da lembrança estimulada. Os resultados evidenciaram diversos eventos de memórias de caráter episódico (lembrança cronológica de eventos) e semântico (associadas a fatos, conceitos, palavras e seus significados), envolvimento emocional e reinterpretações sobre a experiência anteriormente vivida em um museu de ciência.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Science museums are dynamic spaces in which scientific culture is associated with the culture of the visiting subjects and which have the potential to evoke memories in their visitors in the form of memories and affective recollections. In this study, we investigated the memories of the experience of eight adult visitors two years after their visit to the Museu da Natureza, in the Serra da Capivara National Park Piauí. The methodology involved semi-structured interviews, including the verbalization of spontaneous memories and the use of the stimulated recall method. The results showed several memory events of episodic (chronological recall of events) and semantic nature (associated with facts, concepts, words and their meanings), emotional involvement and reinterpretations of the experience previously lived in a science museum.
  • Memórias dos visitantes do Museu Nacional: lembranças que não se apagam Museus

    COSTA, ANDRÉA FERNANDES; DAHMOUCHE, MÔNICA SANTOS; DAMICO, JOSÉ SERGIO; MANO, SONIA; CAZELLI, SIBELE

    Resumo em Português:

    RESUMO O Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (OMCC&T) realizou uma pesquisa intitulada Lembranças, memórias, presenças que marcam: o que forma o público de um museu de ciência?. Foram 619 formulários respondidos por visitantes de seis diferentes museus, dos quais 87 pessoas foram sorteadas para serem entrevistadas sobre suas recordações vinculadas a visitas a museus. À vista de que mais de 70% das memórias se referem especificamente ao Museu Nacional, estabeleceu-se um recorte com foco nesses entrevistados. Por meio da análise documental, que incluíram regimentos, relatórios institucionais, acervo fotográfico e matérias jornalísticas, a pesquisa investigou a história da instituição, obtendo importantes elementos que ajudam a compreender a construção da relação do Museu com seus diferentes públicos ao longo de seus duzentos anos. A abordagem histórica destaca, entre outras informações, a localização original e atual da instituição e seus problemas correlatos; a participação da mídia no processo de divulgação; a configuração do acervo grandioso do Museu; o compartilhamento do território com um parque público e jardim zoológico, os quais conferiram ao local características de lazer familiar e social, bem como muitos visitantes ao longo das décadas. As falas dos entrevistados formaram o segundo pilar do estudo, que detalhou os vínculos emocionais de suas lembranças. Os relatos se caracterizaram pela valorização das ligações familiares, das sensações de felicidade, de assombro com a grandiosidade da arquitetura do palácio e com o acervo, além da profunda tristeza vivenciada pelo incêndio que destruiu a maior parte do patrimônio do Museu Nacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (OMCC&T) conducted research entitled Remembrances, Memories, Impacts: What Constitutes the Public of a Science Museum?. A total of 619 forms were filled by visitors of six different museums, of which 87 were drawn to be interviewed about their recollections related to visits to museums. Since over 70% of the memories refer specifically to the National Museum, we chose to focus on these interviewees. With document analysis, which included regiments, institutional reports, photographic collection and journalistic articles, the research investigated the history of the institution, obtaining important elements that help to understand the construction of the relationship of the Museum with its various publics throughout its two thousand years. The historical approach highlights, among other information, the original and current location of the institution and its related problems; the participation of the media in the dissemination process; the configuration of the Museum’s grand collection; the sharing of the territory with a public park and zoo, which conferred on the site characteristics of family and social leisure as well as many visitors throughout the decades. The speeches from the interviewees formed the second pillar of the study, which detailed the emotional bonds of their memories. The reports were characterized by valuing family connections, feelings of happiness, amazement at the magnificence of the palace architecture and the collection, in addition to the deep sadness experienced by the fire that destroyed most of the National Museum property.
  • A construção da linha do tempo do Museu Republicano “Convenção de Itu” a partir de processos de investigação para produção tecnológica e digital Museus

    VANINI, GUSTAVO NATALINO; ALMEIDA, MAISA FONSECA DE; SOUSA, MARCELA NORONHA PINTO DE OLIVEIRA E; OLIVEIRA, FABIANA LOPES DE

    Resumo em Português:

    RESUMO O edifício sede do Museu Republicano “Convenção de Itu” (MRCI) compreende um sobrado com origens que remetem ao início do século XIX. De casarão residencial a Museu representativo da instauração do regime republicano no Brasil, o edifício passou por diversas transformações, tanto arquitetônicas quanto administrativas. Em 2021, iniciou-se o projeto de levantamento documental, geométrico e cadastral com base em ferramentas digitais, com o objetivo da produção de documentação Heritage Building Information Modeling e desenvolvimento de um Gêmeo Digital para divulgação no centenário de fundação do Museu em 2023. A atividade de investigação e cotejamento de documentação, informações e dados referentes ao MRCI originou uma linha do tempo digital com o objetivo de melhor compreender aspectos arquitetônicos, urbanos, administrativos, de legislação e proteção do patrimônio arquitetônico, de técnicas construtivas e materiais, entre outros. Para que fosse possível a compreensão ideal da cronologia da edificação de forma sistêmica, é necessário um percurso investigativo de análise e gerenciamento de diversos documentos, informações e dados, incorporando metodologias e assimilando processos de levantamento documental acerca do edifício histórico. Dessa forma, obteve-se a linha do tempo descritiva e atualizada do edifício sede do Museu Republicano “Convenção de Itu”, com eventos e tópicos ao longo do ciclo de vida da edificação e considerações sobre o processo e metodologias de levantamento, inventário e curadoria de documentação de um bem patrimonial, trazendo apontamentos a respeito do assunto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The building of the Republican Museum “Convenção de Itu” (MRCI) comprises a two-story structure with origins dating back to the early 19th century. From a residential mansion to a Museum representing the establishment of the republican regime in Brazil, the building has undergone various architectural and administrative transformations. In 2021, a project was initiated for documentary, geometric, and cadastral surveying using digital tools, with the aim of producing Heritage Building Information Modeling (HBIM) documentation and developing a Digital Twin for unveiling during the Museum’s Foundation Centenary in 2023. The investigative activity and comparison of documentation, information, and data related to MRCI gave rise to a digital timeline, with the objective of better comprehending architectural, urban, administrative, legislative, and heritage protection aspects of the architectural heritage, of construction techniques and materials, among others. To achieve an optimal understanding of the building’s chronology in a systematic manner, an investigative journey involving the analysis and management of diverse documents, information, and data was undertaken, incorporating methodologies and assimilating processes of documentary surveying concerning the historic building. Thus, a descriptive and updated timeline of the Republican Museum “Convenção de Itu” building was obtained, encompassing events and topics throughout the life cycle of the structure and considerations regarding the surveying, inventorying, and curation methodologies of documentation pertaining to a heritage asset, providing insights into the subject matter.
  • “Não se improvisam museus”: a experiência do Museu Republicano “Convenção de Itu” Museus

    MARTINS, MARIANA ESTEVES

    Resumo em Português:

    RESUMO Nas últimas décadas, os museus têm sido objetos caros às ciências humanas, já que há a compreensão de que são espaços de elaboração de representações sobre o passado e, por isso, passíveis de serem também historicizados. Essas representações são elaboradas enquanto a própria instituição se forma, em diálogo com seus contextos temporais, sociais, culturais e políticos, bem como com seus diferentes interlocutores e agentes. Assim, conhecer a trajetória de um museu e entendê-la enquanto processo é fundamental para uma análise crítica de sua atuação, principalmente no desenvolvimento do acervo e das exposições. Este artigo filia-se a essa linhagem de pesquisa ao se dedicar à história do Museu Republicano “Convenção de Itu”. Nosso objetivo é entrecruzar a trajetória institucional e a análise do processo de formação das coleções e das exposições deste Museu entre os anos de 1921 e 1946 - ou seja, antecedendo brevemente sua abertura, em 18 de abril de 1923, e finalizando com a gestão de seu primeiro diretor, Afonso Taunay -, de modo a compreender as especificidades deste projeto, hoje centenário, e suas potenciais repercussões na contemporaneidade. Nesse sentido, tomar o Museu Republicano “Convenção de Itu” como projeto de pesquisa foi exercício menos comprometido com o seu caráter político, expresso em seu contexto de criação e no evento que o denomina e que pretende celebrar, mas sobretudo com seu papel na elaboração de uma noção de história, em franco compromisso com os múltiplos momentos de sua época e potencialmente com a atual.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In recent decades, museums have been objects dear to the human sciences, based on the understanding that they are spaces for the elaboration of representations about the past and therefore liable to be also historicized. These representations are elaborated while the institution itself is formed, in dialogue with its temporal, social, cultural, and political contexts, as well as with its different interlocutors and agents. Thus, knowing the trajectory of a museum and understanding it as a process is fundamental for a critical analysis of its performance, mainly in the development of the collection and exhibitions. This article joins this lineage of research by dedicating itself to the history of the Republican Museum “Convenção de Itu”. Our objective is to intertwine the institutional trajectory and the analysis of the formation process of the collections and the exhibitions of this Museum between the years 1921 and 1946 - that is, briefly preceding its opening in April 18th, 1923, and ending together with the management of its first director, Afonso Taunay - to understand the specificities of this project, now centenary, and its potential repercussions in contemporary times. In this sense, taking the Republican Museum “Convention of Itu” as a research project was an exercise less committed to its political character, expressed in its context of creation and in the event that names it and that it intends to celebrate, but above all with its role in the elaboration of a notion of history, in frank commitment with the multiple moments of its time and potentially with the current times.
  • Idosos visitantes de museus: um estudo de público em instituições brasileiras Museus

    ARAUJO, OLGA SUSANA COSTA COITO E; CACHIONI, MEIRE

    Resumo em Português:

    RESUMO O envelhecimento populacional aumentou a procura por atividades para pessoas idosas, e os museus estão bem posicionados para responder a essa demanda. Conhecer os idosos quanto às vivências em museus, interesses e motivações permitirá construir proposições museográficas de relacionamento mais assertivas para o potencial público de pessoas idosas, ou seja, os visitantes e não visitantes. O objetivo deste artigo foi conhecer as pessoas idosas visitantes de museus, quanto a características sociodemográficas, motivacionais, experiências pregressas e atuais nos museus, além de percepções de participação e emoções na experiência museográfica. O questionário foi aplicado em 24 museus brasileiros a 1.387 visitantes. A análise estatística descritiva apurou que a maioria da amostra é composta por mulheres com escolaridade superior ao ensino médio e bastante diversa quanto ao arranjo de moradia e renda. Os entrevistados vão com as famílias ou em grupos de convivência. Os principais interesses e experiências procuradas dentro dos museus são os objetos, além de aprender coisas novas, passear e conviver com outras pessoas. A alegria, satisfação e as curiosidades são as emoções mais sentidas. Mais da metade dos idosos acreditam poder contribuir com os museus, compartilhando memórias e ensinando coisas que sabem fazer. Cerca de 90% da amostra declarou não ser pessoa com deficiência e dizem não sentir falta de nenhum recurso de acessibilidade. Os museus têm o potencial para trabalhar todos os níveis de autonomia das pessoas idosas, desde que se enquadrem como ambientes amigáveis para todas as idades. Os dados são coerentes com a literatura apresentada na revisão de escopo produzida.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Population aging has increased the demand for activities for older people, and museums are well positioned to respond to this demand. Getting to know about older people’s experiences in museums, interests and motivations will allow building more assertive museographic relationship propositions for the potential public of older people, that is, visitors and non-visitors. The objective of this article was to get to know older people who visit museums, regarding their sociodemographic and motivational characteristics, previous and current experiences in museums, as well as participation perceptions and emotions in the museum experience. The questionnaire was applied in 24 Brazilian museums to 1,387 visitors. Descriptive statistical analysis found that most of the sample is composed of women with higher education than high school and quite diverse in terms of housing arrangement and income. The interviewees go with their families or in social groups. The main interests and experiences sought within the museums are the objects, in addition to learning new things, walking around and socializing with other people. Joy, satisfaction, and curiosities are the most felt emotions. More than half of the older people believe they can contribute to museums, sharing memories and teaching things they know how to do. Around 90% of the sample stated that they were not people with disabilities, and stated that they did not miss any accessibility resource. The museums have the potential to work with all levels of autonomy of older people, as long as they become age friendly environments for all ages. The data are consistent with the literature presented in a produced scoping review.
  • Deslocamentos e persistências da memória: uma leitura dos depoimentos do goalkeeper Marcos Carneiro de Mendonça ao Museu da Imagem e do Som (1967-1982) Museus

    HOLLANDA, BERNARDO BUARQUE DE

    Resumo em Português:

    RESUMO: Em um intervalo de quinze anos, o ex-goleiro Marcos Carneiro de Mendonça (1894-1988) prestou dois depoimentos ao Museu da Imagem e do Som, em suas matrizes do Rio de Janeiro e de São Paulo. Ícone do chamado amadorismo na história do futebol brasileiro, tendo sido goleiro do Fluminense durante a belle époque, ídolo da seleção e protagonista do primeiro título sul-americano da modalidade em 1919, a trajetória de Marcos é alvo recorrente de interesse acadêmico entre os historiadores e pesquisadores, seja em seus aspectos biográficos e imagéticos, seja nos arquivísticos. Neste artigo revisita-se a construção da persona e do significado do atleta, enfatizando menos sua biografia, suas imagens e seu conhecido álbum de recortes, depositado na Biblioteca Nacional, e mais esses dois relatos orais. A finalidade precípua é tomar os dois depoimentos em conjunto, como se se tratasse do mesmo testemunho, dilatado no tempo, com vistas a identificar suas continuidades e descontinuidades. Reutilizar essa fonte sonora dá subsídios para entender as estratégias dos entrevistadores na assunção do passado e, em contrapartida, permite compreender como o próprio depoente constrói o pioneirismo de sua figura desportista e direciona os episódios e os aspectos da técnica futebolística, especialmente os da posição de goleiro, que considera dignos de rememoração, em consonância com o período histórico e com o espaço institucional em que as entrevistas foram concedidas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: In a span of fifteen years, former goalkeeper Marcos Carneiro de Mendonça (1894-1988) gave two testimonies to the Museum of Image and Sound, at its headquarters in Rio de Janeiro and São Paulo. An icon of the so-called amateurism in the history of Brazilian football, having been Fluminense’s goalkeeper during the belle-époque, idol of the national team and protagonist of the first South American title of the modality in 1919, Marcos’ trajectory is a recurring target of academic interest among historians and researchers, whether in biographical and imagery aspects, or archival ones. This article revisits the construction of the athlete’s persona and meaning, emphasizing less his biography, images and well-known scrapbook, held in the National Library, and more these two oral testimonies. The main purpose is to take the two testimonies together as if they were one, extended in time, to identify their continuities and discontinuities. Reusing this sound source helps us to understand the interviewers’ strategies in assuming the past and, on the other hand, allows us to understand how the interviewee himself builds the pioneering spirit of his sports figure and directs the episodes and aspects of the soccer technique, especially those of the goalkeeper position, which he considers worthy of remembrance, in consonance with the historical period and the institutional space in which the interviews were granted.
  • As festas cívicas e a sua arquitetura efêmera na Vitória (ES) da 1ª República Estudos De Cultura Material

    RIBEIRO, NELSON PÔRTO

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo a seguir trata das continuidades e permanências de festas que tiveram suas origens no início da Idade Moderna e que sobreviveram, com significados distintos, até o final da 1ª República em território capixaba. Apesar da República recém instaurada estar impregnada do pensamento iluminista atualizado pelo positivismo de Comte, seus propósitos para a construção de uma nação e seus cidadãos envolviam a continuidade de tradições e simbolismos na execução daquilo que chamamos de festas cívicas e que derivam, paradoxalmente, de modelos criados no absolutismo monárquico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The following article deals with the continuities and permanencies of festivities that had their origins in the early Modern Age and that survived, with different meanings, until the end of the 1st Republic in Espírito Santo, Brazil. Despite the newly established Republic being impregnated with Enlightenment thought updated by Comte’s positivism, its purposes for the construction of a nation and its citizens involved the continuity of traditions and symbolism in the execution of what we call civic festivities, that derive, paradoxically, from models created in monarchical absolutism.
  • “Ibirapuera, o sonho desfeito”: o Ginásio, o Velódromo e o fracasso do calendário esportivo das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo (1954) Estudos De Cultura Material

    MILLAN VALDES, RODRIGO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa a história do calendário esportivo organizado como parte dos festejos do IV Centenário da cidade de São Paulo, assim como as dificuldades e erros que dificultaram as construções e inaugurações do Ginásio e do Velódromo do Ibirapuera, edifícios centrais no plano das comemorações. Pouco estudado, esse programa de atividades cristalizava uma fase de internacionalização do esporte paulista e exigia a construção de uma série de edifícios esportivos na cidade, que serviriam como sede para campeonatos internacionais das mais diversas modalidades durante todo o ano de 1954. O artigo discute os interesses de vários agentes da indústria do espetáculo esportivo e das associações esportivas paulistas ao impulsionarem a construção dos edifícios que sediariam os torneios, bem como as dificuldades que a Comissão do IV Centenário enfrentou, junto com o poder público, para cumprir com os compromissos de edificação de complexos esportivos e organização das competições. Atentando para problemas de financiamento e gerenciamento das obras, o artigo explica por que as festividades esportivas em comemoração aos 400 anos da cidade acabariam sendo um fracasso. O trabalho abarca novas leituras para as análises do marco geral das comemorações de 1954 e busca contribuir para o conhecimento da história do patrimônio esportivo paulista, dos investimentos públicos na cidade e do direito ao lazer no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes the history of the sports calendar, organized as part of the festivities of the IV Centenary of the city of São Paulo, and the difficulties and mistakes that hampered the construction and inauguration of the Ibirapuera’ Gymnasium and Velodrome, central buildings within the celebration plan. Scarcely studied, this program of activities crystallized a phase of internationalization of sports in São Paulo and required the construction of a series of sports buildings for the city, which would serve as venues for international sport tournaments of diver modalities throughout 1954. The article discusses the interests of various agents from the sports industry and sports associations in São Paulo in promoting the construction of the buildings that would hold the tournaments and the difficulties that the IV Centenary Organization Commission faced, alongside the public power, to fulfill the commitments of building the sports facilities and organizing the tournaments. Paying attention to problems of financing and management of the construction phases, the article explains why the sports festivities commemorating the 400th anniversary of the city would end up being a failure. The work provides new readings for the analysis of the general framework of the celebrations held in 1954, and seeks to contribute to the knowledge of the histories of São Paulo’s sporting heritage, the public investments in the city, and the right to leisure in Brazil.
  • Edifício-monumento à Independência do Brasil (1823-1923): do planejamento ao uso, operação e manutenção Estudos De Cultura Material

    SILVA, MARCUS VINICIUS ROSÁRIO DA; ORNSTEIN, SHEILA WALBE

    Resumo em Português:

    RESUMO O edifício-monumento é resultado de sessenta anos de esforços para edificar um marco comemorativo à Proclamação de Independência do Brasil, cujos desdobramentos mais efetivos significaram a instalação do Museu Paulista. O objetivo deste artigo é evidenciar as iniciativas dos intervenientes e anuentes para planejar, programar, projetar, construir, adequar, utilizar, operar e manter o edifício-monumento entre 1823 e 1923. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental a partir de série histórica da Revista do Museu Paulista e dos Anais do Museu Paulista. Como resultado, obteve-se evidências sobre importantes tomadas de decisão, como (1) a opção de uma obra arquitetônica em vez de escultórica na fase de planejamento; (2) a aplicação da razão áurea na fase de projeto; (3) custos e prazos na fase de construção; e (4) as atividades de conservação, adequação e melhorias no edifício-monumento e no seu entorno nas fases de uso, operação e manutenção. Este artigo faz parte dos estudos relativos à pesquisa de doutorado de um dos autores, que visa compreender melhor o facility management, relacionado às atividades de operação e manutenção, com potencial de ser implementado no Novo Museu do Ipiranga.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The monument-building is the result of sixty early years of efforts to build a commemorative landmark to the proclamation of Independence of Brazil, whose most effective developments led to the installation of the Paulista Museum. The goal of this article is to highlight the stakeholders and consenting parties’ efforts to plan, program, design, build, adapt, use, operate, and maintain the monument-building between 1823 and 1923. To this end, documentary research was developed from a historical series of the Revista do Museu Paulista and the Anais do Museu Paulista. As a result, evidence was obtained on important decision-making, such as (1) the option of an architectural monument instead of a sculptural one in the planning phase; (2) the application of the golden ratio in the design phase; (3) costs and deadlines in the construction phase; and (4) efforts to conserve, adapt, and improve the monument-building and surroundings in the phases of use, operation, and maintenance. This article is part of the studies related to the doctoral research of one of the authors, which seeks to better understand the facility management, related to operation and maintenance activities, with the potential to be implemented in the Novo Museu do Ipiranga.
  • A Lei do Ventre Livre e a administração do tempo histórico no Império do Brasil Estudos De Cultura Material

    MIRANDA, BRUNO

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é compreender a Lei do Ventre Livre por meio de uma análise do tempo histórico. O argumento é de que a lei de 28 de setembro de 1871 foi, em seu longo processo de gestação, concebida como um instrumento para controlar o tempo da emancipação brasileira, pautando o seu ritmo, intensidade e duração. A análise será fundamentada nos debates do Conselho de Estado de 1867 e 1868, nos debates parlamentares de 1870 e 1871, nas discussões na imprensa em 1871 e em uma gravura que comemorou a liberdade do ventre assim que ela foi aprovada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article seeks to understand the Free Womb Law by analyzing the historical time. It argues that the Law of September 28, 1871, was, in its long gestation processes, conceived as an instrument to control the time of Brazilian emancipation, guiding its rhythm, intensity, and duration. The analysis will be based in the debates of the Council of State of 1867 and 1868, in the parliamentary debates of 1870 and 1871, in the press discussions of 1871 and in an engraving that commemorated the freedom of the womb as soon as it was approved.
  • A conquista do conceito de patrimônio cultural na Constituição de 1988 Estudos De Cultura Material

    MOTTA, LIA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo visa mostrar a importância do conceito de patrimônio adotado na Constituição Federal de 1988; a primeira constituição brasileira a estabelecer uma diretriz para a atribuição de valores de patrimônio aos bens culturais. Até então, as constituições brasileiras apenas descreviam os tipos de bens que mereciam proteção. Hoje, estes devem ser valorizados como referências de memórias, identidades e ações de diferentes grupos sociais, independentemente das características estéticas e estilísticas consagradas pelas elites intelectuais ou aquelas relacionadas a fatos memoráveis da história. Para isso, o presente texto apresenta a pesquisa realizada na documentação e em informações sobre os bastidores da Assembleia Nacional Constituinte, de 1987 e 1988, e sobre o contexto político e social que a antecedeu, reafirmando o caráter democrático do conceito adotado, bem como seu potencial para a expansão de políticas públicas de valorização e preservação de bens culturais materiais e imateriais. Visa também estimular a proteção do patrimônio material, considerando o conceito constitucional, ainda a ser explorado com mais intensidade, mesmo após mais de trinta anos da promulgação da Constituição.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to show the importance of the concept of heritage adopted in the Federal Constitution of 1988; the first Brazilian constitution that establish a guideline to attribute heritage values to cultural assets. Until then, the Brazilian constitutions just described the types of goods that deserved protection. Today, they must be valued as references of memories, identities, and actions of different social groups, regardless of the aesthetic and stylistic features consecrated by intellectual elites or those related to memorable facts in history. To this end, this text presents the research carried out in the documentation and information’s about the backstage of the National Constituent Assembly, in 1987 and 1988, and about the political and social context that preceded it, reaffirming the democratic character of the adopted concept, as well as its potential for the expansion of public policies of valorisation and preservation of material and immaterial cultural assets. It also aims to stimulate the protection of material heritage considering the constitutional concept, still to be explored with more intensity, even after more than thirty years of the promulgation of the Constitution.
  • Na periferia do urbanismo mediterrâneo antigo: assentamentos e organização social no Sânio, Itália central, séculos IV-I a.C Estudos De Cultura Material

    SCOPACASA, RAFAEL

    Resumo em Português:

    RESUMO É discutível em que medida as regiões não-urbanizadas do mundo antigo desenvolveram formas de organização socioeconômica e política que divergiam daquelas em contextos de cidades-estados). Este artigo aborda essa questão a partir de um foco na região do Sânio, nas montanhas da Itália central, que desde a antiguidade é considerada uma periferia do urbanismo mediterrâneo. Segundo reconstruções modernas, nos quatro últimos séculos a.C., o sistema de povoamento disperso da região teria sustentado formas de estruturação sociopolítica em linhas étnicas ou “tribais” ao invés de cívicas. Será proposto um aprofundamento dessa visão, por meio da análise de uma amostragem de assentamentos aparentemente excepcionais na região, por conta do seu tamanho maior, suas estruturas públicas de larga escala, e, sobretudo, por concentrarem uma diversidade de atividades e ocupações socioeconômicas. Serão delineadas algumas implicações desses aglomerados para a compreensão desse contexto não-urbano, em termos do perfil socioeconômico desses centros (possivelmente mais igualitário no que se refere à distribuição social de trabalhos manuais e do acesso a confortos materiais), bem como da dimensão política que esses lugares podem ter desenvolvido, funcionando ora conjuntamente, ora alternativamente a agrupamentos maiores de tipo étnico. O objetivo é contribuir com parâmetros interpretativos para o estudo de sociedades menos ou não-urbanizadas do passado remoto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT There is still debate as to whether non-urbanized regions of the ancient world developed forms of socioeconomic and political organization that diverged significantly from those in city-state contexts. This article addresses the issue by focusing on Samnium, in the uplands of central Italy, which has been considered a periphery of Mediterranean urbanism. According to modern reconstructions, in the last four centuries BCE, the region’s dispersed settlement system would have supported alternative forms of sociopolitical organization based on ethnic or “tribal” rather than civic identification. I propose to develop this view by analysing a sample of settlement sites that were apparently exceptional in the region, owing to their increased size, their large-scale public structures, and particularly their diverse range of socioeconomic activities and occupations. I delineate some important implications of these settlements for our understanding of this non-urbanized context, in terms of the socioeconomic profile of such centres (possibly more egalitarian in terms of the social division of manual labour and access to material comfort), as well as of the political dimension these places may have developed, acting at times jointly, at others alternatively to broader ethnic settlements. The aim is to contribute with interpretative parameters for the study of less- or non-urbanized societies of the remote past.
  • O discurso iconográfico das imagens de Albert Kahn no Rio de Janeiro (1909): uma questão de posição Estudos De Cultura Material

    GOMES, PAULO CÉSAR DA COSTA; CASTRO, BERNARDO JOSÉ ALVAREZ DE

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo trata de um conjunto de imagens, em autocromos, da cidade do Rio de Janeiro. Essas imagens foram produzidas em 1909 por Albert Kahn, criador do projeto Arquivos do Planeta, que tinha como objetivo documentar em imagens o mundo e sua variedade de aspectos culturais tal como ele se apresentava no início do século XX. O objetivo é discutir como esse conjunto de imagens constitui um discurso iconográfico sobre a cidade do Rio de Janeiro por meio da análise dos elementos que aí figuram, das escolhas de ângulos, de enquadramentos e de pontos de vista. A análise composicional das imagens permitiu interpretar a construção de sentido nesse discurso: uma cidade construída entre o mar, a montanha e a densa vegetação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article deals with a set of images, in autochrome, of the city of Rio de Janeiro. These images were produced in 1909 by Albert Kahn, creator of The Archives of the Planet project, which aimed to record the world in images and its variety of cultural aspects as it appeared at the beginning of the 20th century. The objective is to discuss how this set of images constitutes an iconographic discourse about the city of Rio de Janeiro from the analysis of the elements that appear there, the choices of angles, framings and points of view. The compositional analysis allowed us to interpret the construction of meaning in this discourse: a city built between the sea, the mountain, and the thick vegetation.
  • Narrativas turísticas de paisagens escravistas: práticas de memória na interpretação do patrimônio cultural do Vale do Paraíba, SP Estudos De Cultura Material

    GAGLIARDI, CLARISSA MARIA ROSA

    Resumo em Português:

    RESUMO O texto analisa as narrativas turísticas como práticas de memória, discutindo sua relevância no reconhecimento do papel dos negros escravizados na construção social de cidades históricas brasileiras e seus patrimônios. O estudo se concentra no Vale Histórico, localizado entre Rio de Janeiro e São Paulo, cuja história esteve marcada pela lavoura cafeeira e pela presença maciça de escravizados africanos e seus descendentes no século XIX. A partir da análise de visitas oferecidas em fazendas cafeeiras convertidas para uso turístico, observa-se como a instituição da escravidão, a presença e a individualidade dos escravizados são minimizadas ou invisibilizadas nestes programas turísticos, não obstante a extensão, a produtividade e o contingente de negros escravizados tenham sido enormes nessa região. O trabalho é um recorte dos resultados da pesquisa Turismo, Patrimônio e Desenvolvimento Social no Vale Histórico Paulista, desenvolvida na Universidade de São Paulo e financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).3

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This text analyzes the tourist narratives as remembrance practices, discussing their relevance in the acknowledgement of the role of the enslaved African population in the social construction of Brazilian historical cities and its heritage. The present study is concentrated on the Historic Valley, located between Rio de Janeiro and São Paulo, whose history is marked by the coffee plantations and the massive presence of enslaved Africans and their descendants in the 19th century. By analyzing visits offered by coffee farms converted into tourist sites, it can be observed how the slavery institution and the presence and individuality of the enslaved are either minimized or invisibilized in these tourist programs, notwithstanding the extension, the productivity and the number of enslaved Africans being enormous in this region. The work is related to the project Tourism, Heritage and Social Development in the Paulista Historic Valley, São Paulo, developed at the University of São Paulo and funded by the National Council for Scientific and Technological Development - CNPq.
  • Becos, ruas e largos: o espaço urbano do arraial do Tijuco, 1735-1775 Estudos De Cultura Material

    CARRARA, ANGELO ALVES; PIRES, LETÍCIA BEDENCO CAMPANHA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem por objetivo propor um esboço do espaço urbano do antigo arraial do Tijuco entre 1735 e 1784 por meio de um conjunto variado de fontes textuais, bem como de mapas elaborados em 1775 e 1784. O período escolhido abrange os primeiros registros de nomes das vias públicas onde se localizavam as lojas ou vendas do arraial do Tijuco, e a lista de logradouros que acompanha a “pequena planta do arraial do Tijuco” elaborada em 1775. O maior desafio a ser enfrentado é sem dúvida a variação dos nomes para os mesmos logradouros. Com base nos elementos aqui expostos, busca-se mostrar que na década de 1730 os estabelecimentos comerciais se concentravam principalmente nas ruas da Quitanda, do Bonfim e do Carmo, mas também na atual praça Conselheiro Mata, rua do Contrato, Rosário e no Macau - basicamente nos logradouros situados entre a igreja de Santo Antônio e o edifício da antiga Intendência dos Diamantes (situado onde hoje é a Mitra Arquidiocesana de Diamantina). Este parece ter sido o eixo em torno do qual novas vias foram sendo constituídas. Trata-se obviamente de um primeiro esforço, e pesquisas posteriores, sem dúvida, poderão refinar esta proposta.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims at proposing an outline of the urban space of the old village of Tijuco between 1735 and 1784 through a varied set of textual sources, as well as maps prepared in 1775 and 1784. The chosen period covers the first records of names of the thoroughfare where the stores or sales of the village of Tijuco were located, and the list of public places that accompanies the “small plan of the village Tijuco” drawn up in 1775. The biggest challenge to be faced is undoubtedly the variation of the names for the same public places. Based on the elements exposed here, we seek to show that in the 1730s commercial establishments were concentrated mainly on the streets of Quitanda, Bonfim and Carmo, but also in the current Conselheiro Mata square, streets of Contrato and Rosário, and in Macau. Basically, the public places located between the church of Santo Antônio and the building of the former Intendancy of Diamonds (located where the Archdiocesan Miter of Diamantina is today). This seems to have been the axis around which new routes were built. It is obviously a first effort, and further research will undoubtedly be able to refine this proposal.
  • Antes do Sphan: notas biográficas sobre a trajetória de Rodrigo Melo Franco de Andrade nas décadas de 1920 e 1930 Estudos De Cultura Material

    PINHEIRO, MARIA LÚCIA BRESSAN

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo aborda aspectos biográficos de Rodrigo Melo Franco de Andrade relativos ao período anterior a sua atuação à frente do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), iniciado em 1936. Justifica-se a abordagem proposta em função da existência de numerosas lacunas relativas à trajetória de Rodrigo no período em questão, consideradas relevantes para entender as razões de sua indicação ao cargo de primeiro diretor do órgão. Os resultados da pesquisa apontam a importância do lastro cultural e político da família Melo Franco e seu forte engajamento na Revolução de 1930, como decisivos nesta indicação, bem como sua associação com o jornalista Assis Chateaubriand, que colocou suas empresas jornalísticas a serviço de Vargas. A par de suas qualidades pessoais e intelectuais, tais aspectos foram decisivos para que Rodrigo assumisse a posição de diretor do Sphan, que hoje se afigura predestinada, a despeito de seu alheamento em relação à problemática da preservação do patrimônio até então.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article discusses biographical aspects of Rodrigo Melo Franco de Andrade related to the period prior to his position as head of Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), which began in 1936. The proposed approach is justified in view of the existence of numerous gaps related to Rodrigo’s trajectory in the period in question, which are relevant to understand the reasons for his appointment to the position of first director of the institution. The results of the research point to the importance of the cultural and political weight of the Melo Franco family, and its strong engagement in the Revolution of 1930, as decisive in this indication, as well as its association with the journalist Assis Chateaubriand, who put his journalistic enterprises at Vargas’ service. These aspects were decisive for Rodrigo’s indication to assume the position of director of Sphan, which seems predestined today, despite his alienation in relation to heritage preservation issues until then.
  • “Por se achar arruinada a mesma rua com a invasão das águas…”: técnica e política na atuação da Câmara Municipal de São Paulo no enfrentamento de alagamentos na segunda metade do século XVIII Estudos De Cultura Material

    OLIVEIRA, THIAGO PIRES; HADDAD, THOMÁS A. S.

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo pretende abordar os impactos ocasionados por alagamentos no município de São Paulo no século XVIII, a partir de 1750. Nossa discussão busca expor as reações do poder local à dinâmica hidrológica da região em um momento anterior às severas intervenções que ocorreriam nos séculos seguintes. Identificamos, no período investigado, dezessete ocasiões em que a Câmara Municipal de São Paulo se viu compelida a tomar medidas para mitigar os efeitos danosos do acúmulo de águas pluviais, cheias de rios ou escoamento excessivo a partir de estruturas edificadas como fontes, aquedutos e diques. A documentação demonstra a recorrência tanto dos mesmos tipos de problemas causados pelas águas quanto das formas de enfrentamento adotadas pela Câmara, que, via de regra, só conseguiu agir reativamente, determinando apenas a realização de obras de reparo. Argumentamos que esse emprego muito comedido das possibilidades de intervenção técnica reflete, por um lado, os limites do poder local, e, por outro, as prioridades do próprio conhecimento colonial e do quadro de relações possíveis entre sociedade e natureza que ele determina.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article addresses the impacts caused by floodings in the municipality of São Paulo in the eighteenth century, starting in 1750. Our discussion details the reactions of local authorities to the hydrological dynamics of the region in a period before the radical interventions that would occur in the following centuries. We identified seventeen occasions in the period when the São Paulo Municipal Council was compelled to take measures to mitigate the harmful effects of rainwater accumulation, river flooding or excessive runoff from built structures such as fountains, aqueducts, and dikes. The sources demonstrate the recurrence of both the same types of water-caused problems and ways of coping adopted by the Municipal Council, which, as a rule, was only able to act reactively, ordering the execution of repair works. We argue that this very restrained use of the possibilities for technical intervention reflects, on the one hand, the limits of local power and, on the other, the priorities of colonial knowledge itself and the framework of possible relations between society and nature that it determines.
  • A alegoria da paisagem cultural brasileira Estudos De Cultura Material

    DUARTE, Mirela Carina Rêgo; SÁ CARNEIRO, Ana Rita; SILVA, Milena Torres de Melo; SOEIRO, Ítalo César de Moura; ROSSIN, Mariana Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO O texto discute a proteção da paisagem cultural brasileira levando em conta a intenção de regulamentação de um instrumento de preservação patrimonial e as implicações conceituais da paisagem como patrimônio cultural. Toma-se como pontos de inflexão a suspensão do instrumento da chancela da Paisagem Cultural Brasileira em 2014, bem como o reconhecimento de quatro paisagens culturais do Brasil pela Unesco entre 2012 e 2021, quando este instrumento ainda está em discussão no âmbito do órgão nacional de preservação patrimonial. Neste sentido, o texto propõe uma reflexão crítica sobre o instrumento da paisagem cultural brasileira no campo do patrimônio cultural, ao lado das raízes que formam a cultura brasileira, questão associada ao contexto mais amplo que atravessa a formação nacional e, consequentemente, a regulamentação das políticas de preservação do patrimônio no Brasil. A crítica almeja atrelar a paisagem cultural brasileira àquela que emerge da luta e da resistência do povo brasileiro, portanto, a uma paisagem mestiça, que precisa ser assimilada numa perspectiva inclusiva de todos os sujeitos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This text discusses protection of Brazil’s cultural landscape. Issues include intentions to regulate heritage preservation tool and conceptual implications of cultural landscape as cultural heritage. Recent turning points in Brazil are the suspension of the national cultural landscape instrument in 2014, and Unesco’s recognition, between 2012 and 2021, of four cultural landscapes in Brazil, despite the fact that this was still under discussion by Brazil’s national agency for heritage preservation. The text proposes a critical analysis of Brazil’s cultural landscape instrument in the field of cultural heritage, taking into account the roots of Brazilian culture formation, which includes the role of nation building and heritage preservation policies. The critique links Brazil’s cultural landscape to that which emerges from the struggle and resistance of the Brazilian people, therefore, to a mestizo landscape, which needs to be assimilated in an inclusive perspective of all subjects.
  • Entre o alinhamento e a dissonância: a fotografia na revista Realidade Amazônia (1971) e a defesa da colonização da floresta Estudos De Cultura Material

    MARCELINO, VITOR

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo tem como objetivo examinar a abordagem do fotojornalismo em relação às pautas indígenas e ambientais durante o período de colonização da floresta amazônica, conduzido pelo governo militar de maneira sistemática e predatória nos anos 1970. A análise centraliza-se na edição especial da revista Realidade sobre a Amazônia, lançada em outubro de 1971, a qual endossou ações governamentais. No entanto, algumas fotografias veiculadas na edição não se alinharam completamente a essa perspectiva, evidenciando elementos dissonantes em relação ao discurso oficial. O estudo examina diversas imagens presentes na revista, com ênfase nas fotografias de Claudia Andujar e George Love, figuras proeminentes do fotojornalismo brasileiro dos anos 1970.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article aims to examine the approach of photojournalism regarding indigenous and environmental issues during the period of colonization of the Amazon rainforest, conducted by the military government systematically and predatorily in the 1970s. The analysis focuses on the special edition of the Realidade magazine about the Amazon, released in October 1971, which, overall, endorsed governmental actions. However, some photographs featured in the edition did not fully align with this perspective, highlighting moments in which they shaped up as dissonant elements in relation to the official discourse. The study examines various images present in the magazine, with an emphasis on the photographs by Claudia Andujar and George Love, prominent figures in Brazilian photojournalism of the 1970s.
  • Registros de compra e venda de imóveis no Pari: um olhar sobre a urbanização de São Paulo no início da República Estudos De Cultura Material

    BARBOUR, ANA MARIA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta uma análise sobre o vetor de urbanização do Pari - bairro localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo - na virada do século XIX para o XX, a partir da elaboração de um sistema de informação geográfica (SIG), com base na espacialização dos dados encontrados em livros de transcrição de imóveis (registros de compra e venda de propriedades), entre 1890 e 1900. Composta basicamente por chácaras e terras devolutas, a localidade viveu, naquele momento, o início da sua urbanização, em razão das transformações que atingiam a cidade como todo, motivadas pelo desenvolvimento da economia cafeeira, pelo fim da escravidão, pela imigração em massa e início da sua industrialização. Em um curto espaço de tempo, a capital paulista se expandiu em tamanho, número de pessoas, edifícios e funções. Nesse cenário, as áreas rurais e de várzea ao redor do centro da cidade passaram a ser foco de ocupação, entre elas o Pari. Cortado pela estrada de ferro que ligava a cidade de Santos à de Jundiaí, em 1867, o bairro foi sendo, paulatinamente, retalhado por uma série de ruas, ocupado por indústrias, atividades, serviços e moradores de diferentes classes sociais, impulsionando o mercado de imóveis. Compreender aspectos do processo de apropriação e produção dos espaços dessa localidade, assim como os diferentes grupos sociais envolvidos, auxilia-nos a entender a natureza do processo de urbanização de São Paulo como um todo, suas especificidades e a relação com outras regiões da cidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents an analysis of the urbanization vector of Pari - a neighborhood located in the East Zone of the city of São Paulo - at the turn of the 19th to the 20th century, based on the elaboration of a Geographic Information System (GIS), based on the spatialization of data found in real estate transcription books (property purchase and sale records), between 1890 and 1900. Composed basically of farms and vacant land, the locality experienced, at that time, the beginning of its urbanization, due to the transformations that affected the city as a whole, motivated by the development of the coffee economy, the end of slavery, mass immigration and the beginning of its industrialization. In a short period of time, the capital of São Paulo expanded in size, number of people, buildings and functions. In this scenario, the rural and floodplain areas around the city center became the focus of occupation, including Pari. Cut by the railway that connected the city of Santos to Jundiaí in 1867, the neighborhood was gradually cut by a series of streets, occupied by industries, activities, services and residents of different social classes, boosting the real estate market. Understanding aspects of the process of appropriation and production of the spaces of this locality, and the different social groups involved, helps us to understand the nature of the urbanization process of São Paulo as a whole, its specificities and the relationship with other regions of the city.
  • Inventários post-mortem: potencialidades e limitações para o estudo do casario urbano (São João del-Rei, 1800-1816) Estudos De Cultura Material

    GUIMARÃES, MARCOS VINÍCIUS TELES; SILVEIRA, VINICIUS BRENEER; MORAIS, CHRISTIANNI CARDOSO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo demonstra as potencialidades e os limites dos inventários post-mortem enquanto documentos para a análise de aspectos da cultura material e da história urbana. Caracterizamos as moradas de casas urbanas de São João del-Rei, Minas Gerais, entre 1800 e 1816 e analisamos suas descrições para identificar aspectos que contribuíam para a avaliação dos imóveis. O arcabouço documental da pesquisa foi composto por 374 inventários, os quais descreviam 219 casas. A coleta de dados foi orientada a partir de itens dos documentos que podiam conter descrições dos imóveis: lista de bens de raiz, autos de partilha e adição, além de referências a testamentos. Foram compiladas informações sobre a localização, o logradouro (área urbana ou rural), a tipologia (térrea ou de sobrado) e as partes constituintes do imóvel (cozinha, quintal, assoalho, cobertura, forro etc.). Ademais, consideramos a condição social dos proprietários e vizinhos. Concluímos que a avaliação das casas urbanas da vila de São João del-Rei levava em conta critérios arquitetônicos (cobertura de telhas, assoalhos, forros, quintais), aspectos urbanos e a condição social dos proprietários, como estar localizada em região central da vila, fazer divisa com vizinhos de grupos sociais mais ou menos elitizados ou pertencer a um potentado. Nesse sentido, sob o prisma da interdisciplinaridade, os inventários possibilitam analisar questões relacionadas à moradia e às sociabilidades estabelecidas na dinâmica urbana do século XIX.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article demonstrates the potential and the limits of post-mortem inventories as documents for the study of material culture and urban history. We characterized the urban houses of São João del-Rei, Minas Gerais, between 1800 and 1816 and analyzed their descriptions to identify aspects that contributed to a good valuation of the buildings. The documental framework of the research consisted of 374 inventories, which described 219 houses. The data collection was guided by items of the documents that might contain buildings descriptions: list of real estate units, sharing and addition records, and references to wills. The information about the location, the street (urban or rural area), the typology (ground floor or two-storey), and the constituent parts of the houses (kitchen, backyard, floor, roof, ceiling, etc.) was compiled. Also, we considered the social condition of the owners and neighbors. We concluded that the evaluation of urban houses in the village of São João del-Rei permeated considered architectural criteria (tiled roof, floors, ceilings, backyards), urban aspects, and the social condition of the owners, such as being located in a central part of the village, bordering neighbors from social groups more or less from the elite, or being owned by people with other possessions. In this sense, the inventories enable us to analyze issues related to housing and its sociability established in the urban dynamic of the 19th century, under the interdisciplinarity point of view.
  • O Ipiranga na jornada da Independência Estudos De Cultura Material

    CINTRA, JORGE PIMENTEL

    Resumo em Português:

    RESUMO Determinamos e desenhamos sobre um mapa atual o caminho de d. Pedro no dia 7 de setembro de 1822: de Santos, como que atraído para o Ipiranga, e do Ipiranga impelido a São Paulo. Para isso, valemo-nos dos quatro relatos da Independência que consideramos principais, por serem de pessoas que acompanharam o príncipe regente nesse dia. Constatamse coincidências e divergências, que procuramos analisar, dirimir e harmonizar quando possível. Foram tidos em conta outros trabalhos posteriores que analisaram com profundidade o assunto, estabeleceram dúvidas e questionamentos e aventaram suas hipóteses, nem sempre acertadas. A principal outra novidade deste trabalho é a espacialização da jornada, que não foi explorada por estudos anteriores, exceto por um trabalho de 1909, repetido em 1972, mas que contém erros e que pode ser melhorado. Servimo-nos também de diversos mapas históricos de 1832, de 1900, de 1930 e de mapas atuais, com ênfase no local do Ipiranga.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We determined and drew on a current map the path of d. Pedro on September 7, 1822: from Santos, as if drawn to Ipiranga, and from Ipiranga impelled to São Paulo. To this end, we use the four accounts of the Independence of Brazil that we consider to be the main ones, since they are from people who accompanied the prince regent on that day. There are coincidences and divergences, which we try to analyze, settle, and harmonize whenever possible. Other later articles were considered that analyzed the subject in depth, established doubts and questions, and made their hypotheses, not always correct. The other main novelty of this work is the spatialization of the journey, which was not explored by previous works, except for a work from 1909, repeated in 1972, but containing errors and which could be improved. We also used several historical maps from 1832, 1900, 1930, and current ones, with emphasis on the site of Ipiranga.
  • Achaemenid court eunuchs in their Near Eastern context: images in the longue durée Material Culture Studies

    ARAUJO, MATHEUS TREUK MEDEIROS DE

    Resumo em Português:

    RESUMO Esse artigo tem por objetivo comparar algumas imagens de servidores imberbes nos relevos monumentais dos Impérios Aquemênida (c. 559-330 a.C.) e Neoassírio (c. 911-612 a.C.), que consideramos fontes relevantes para o estudo dos eunucos da corte e de noções culturais sobre castrati. Argumentamos que tais comparações são possíveis, uma vez que a instituição dos eunucos tem uma longa história no Antigo Oriente Próximo, o que demonstramos através de diversas analogias com a evidência assíria. Também argumentamos que a importância dos eunucos da corte foi minimizada pelos especialistas em razão de pressupostos de gênero e sexo baseados em perspectivas ocidentais e modernas, as quais consideram a instituição de eunucos incompatível com posições sociais elevadas. Tendo em vista tais considerações teóricas, esboçamos, por fim, algumas possíveis propostas analíticas para explorar as imagens de servidores imberbes na Pérsia e na Assíria.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to compare some images of beardless attendants in monumental reliefs from the Achaemenid (c. 550-330 BCE) and Neo-Assyrian (c. 911-612 BCE) empires, which we consider relevant sources for the study of court eunuchs and cultural conceptions about castrati. We argue that such comparisons are possible since eunuchism was a long-standing institution in the Ancient Near East, as shown by several analogies with the Assyrian evidence. We also argue that scholars have downplayed the importance of court eunuchs due to gender/sex assumptions based on Western and modern perspectives that consider eunuchism incompatible with high-ranking social standing. With these theoretical considerations in mind, we finally sketch some possible analytical proposals to explore the images of beardless attendants in Persia and Assyria.
  • Por uma infopolítica das coleções: folclore e cultura material nas práticas documentárias do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC) Estudos De Cultura Material

    SOUZA, JEAN COSTA; BRITTO, CLOVIS CARVALHO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa as práticas documentárias do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC), tendo como estudo de caso algumas ações de sua Comissão Técnica de Folclore entre os anos de 1947 e 1951. Para tanto, investiga a institucionalização de uma rede de intelectuais no Brasil que defendeu uma perspectiva científica do Folclore, estimulada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A partir de uma pesquisa qualitativa, baseada em revisão de literatura e análise documental, analisa-se como essa rede produziu uma infopolítica das coleções. Do mesmo modo, evidencia como mobilizou cultura material e práticas documentárias no intuito de autonomizar o campo do Folclore no Brasil nos primeiros anos de atuação da Comissão Técnica de Folclore.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyses the documentary practices of the Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC), taking as a case study some actions of its Technical Commission of Folklore between 1947 and 1951. To this end, it investigates the institutionalization of a network of intellectuals in Brazil who defended a scientific perspective of Folklore, stimulated by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). From a qualitative research, based on literature review and documentary analysis, it analyses how this network produced an infopolitics of collections. Likewise, it shows how it mobilized material culture and documentary practices to autonomize the field of Folklore in Brazil in the early years of the Technical Commission of Folklore.
  • Do monumento à ruína: Santo Antônio como um bairro-jardim no Recife Estudos De Cultura Material

    COSTA, Thais Santos; FELIX NETO, Antonio Severino; SÁ CARNEIRO, Ana Rita; PEREIRA, Larissa Maria Sotero

    Resumo em Português:

    RESUMO O bairro de Santo Antônio, localizado na ilha de Antônio Vaz, reúne uma história ilustrada pela monumentalidade na arquitetura e na arte dos jardins, entre o colonial e o moderno, compondo com a paisagem das águas. Dos atributos naturais nasceram jardins e ruas arborizadas distribuídos por entre as edificações institucionais e religiosas, na sua maioria, dando-lhe especial destaque. Entre os séculos XVIII e XX sofreu transformações urbanas que provocaram alterações de grande magnitude na sua configuração e na sua dinâmica. Ainda hoje, apesar de ser um sítio histórico, constata-se um processo gradual de deterioração resultante da decadência de usos que implicam o abandono das edificações e dos espaços públicos, fazendo-o perecer do monumento à ruína. A título de registro de uma época de glória, este artigo objetiva demonstrar, por meio da história urbana, em que medida as diversas camadas históricas desse palimpsesto, enraizadas de cultura popular, aliadas aos significativos espaços ajardinados caracterizaram Santo Antônio como um bairro-jardim.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The neighborhood of Santo Antônio, located on the island of Antônio Vaz, has a history illustrated by the monumentality of the architecture and the art of the gardens, between the colonial and the modern, composing with the landscape of the waters. The natural attributes gave birth to gardens and tree-lined streets distributed among the institutional and religious buildings, most of which give it special prominence. Between the 18th and 20th centuries it underwent urban transformations that caused major changes in its configuration and dynamics. Even today, despite being a historic site, there is a gradual process of deterioration resulting from the decay of uses that imply the abandonment of buildings and public spaces making it perish from monument to ruin. As a record of an era of glory, this article aims to demonstrate, with urban history, to what extent the various historical layers of this palimpsest, rooted in popular culture, allied to the significant garden spaces characterized Santo Antônio as a garden-neighborhood.
  • A produção do espaço urbano da Zona Norte paulistana: o Lausanne Paulista e a família Savoy Estudos De Cultura Material

    KNABBEN, LUCAS; ATIQUE, FERNANDO

    Resumo em Português:

    RESUMO: São Paulo atravessou intensas transformações espaciais entre o final do século XIX e o início do século XX. Com essas mudanças, impulsionadas pela chegada de imigrantes e por migrações do campo para a capital, a cidade extrapolou os limites naturais impostos pelo rio Tietê. Essa expansão da mancha urbana se deu a partir de uma atuação tanto do âmbito público quanto do privado-empresarial por meio da promoção de loteamentos e infraestrutura. Neste artigo, vamos abordar estas ações, visando compreender como a região Norte da cidade se firmava como um polo alternativo à carestia dos aluguéis nos bairros lindeiros à região central e auxiliou no processo de espraiamento da mancha urbana da capital. Para tanto, analisaremos a formação do espaço urbano além-Tietê, mostrando a atuação de promotores urbanos. A partir do parcelamento do solo de suas terras e da criação de atrativos urbanos para a ocupação desse espaço, de características ainda rurais na virada do século, os promotores lograram êxito. Especificamente, daremos destaque à formação do Lausanne Paulista, bairro originado a partir de uma gleba da família Savoy que, além do parcelamento do solo, também organizou um clube de futebol de várzea, atrativo urbano para os residentes do bairro. O artigo mostra, assim, a trajetória do Lausanne Paulista, explorando as atividades comerciais e sociais da família promotora, expondo os liames entre representação social, estratégias de comercialização do espaço e formação de sociabilidades cabíveis à área compreendida entre as escarpas da Serra da Cantareira e a várzea do Rio Tietê.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: São Paulo went through intense spatial transformations between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century. With these changes, driven by the arrival of waves of immigrants, and also by internal migrations from the countryside to the capital, the city went beyond the natural limits imposed by the Tietê River. This expansion of the urban sprawl took place from both the public and the private-business spheres with the promotion of subdivisions and infrastructure. In this article, we are going to approach these actions, focusing on understanding how the northern region of the city established itself as an alternative pole to the high rents in the neighborhoods bordering the central region and helped in the process of sprawling the urban area of the capital. To this end, we analyze the formation of the urban space beyond Tietê, showing the performance of urban promoters. From the subdivision of the soil of their lands and the creation of urban attractions for the occupation of the space, still with rural characteristics at the turn of the century, the promoters were successful. Specifically, we will highlight the formation of Lausanne Paulista, a neighborhood that originated from a piece of land belonging to the Savoy family, which, in addition to the subdivision of the land, also organized a floodplain soccer club, which served as an urban attraction for residents of the neighborhood. The article thus shows, the trajectory of Lausanne Paulista, exploring the commercial and social activities of the promoting family, exposing the links between social representation, space commercialization strategies and formation of sociabilities applicable to the area between the slopes of the Serra da Cantareira and the floodplain of the Tietê River.
  • Teoria da restauração, de Cesare Brandi: seis décadas de sua publicação Conservação E Restauração

    KÜHL, BEATRIZ MUGAYAR

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo visa a analisar algumas das características do livro Teoria da restauração, de Cesare Brandi, cuja primeira edição é de 1963. Não se pretende aqui esgotar a abordagem do livro nem tratar exaustivamente a bibliografia sobre o autor e a obra, mas oferecer contribuições para uma leitura circunstanciada. Assim, reuniu-se uma extensa bibliografia, que inclui tanto textos antigos quanto recentes, que remetem a referências ainda mais amplas. Antes de iniciar a análise do livro, examina-se a biografia de Brandi, buscando esclarecer mal-entendidos que interferem, no Brasil, na apreciação de sua obra e de sua atuação. Feito isso, a natureza do livro e o modo como se estrutura é tratado para, depois, enfrentar o conceito de restauração e algumas de suas implicações. A seguir são examinados os desdobramentos do texto e suas perspectivas atuais, pontuando certos temas, sem a pretensão de esgotá-los: a relação restauro-técnica; restauro da arte contemporânea; a restauração preventiva e a escala urbana; a restauração arquitetônica. Por fim, são feitas considerações sobre a importância de enfrentar temas de restauro de modo fundamentado e com base em princípios.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to analyse some of the characteristics of Theory of Restoration, by Cesare Brandi, whose first edition is from 1963. The intention is not to exhaustively treat the book, nor the bibliography about the author and his work, but to offer contributions for an informed reading. Thus, an extensive bibliography was collected, which includes both old and recent texts, which refer to even broader references. Before starting the analysis of the book, aspects of Brandi’s biography are examined, seeking to clarify misunderstandings that interfere, in Brazil, with the appreciation of his work and his actuation. Then, the nature of the Theory and the way it is structured is treated, to, later, face the concept of restoration and some of its implications. Next, the unfolding of the text and its current perspectives are examined, punctuating certain themes, without intending to exhaust them: the restoration-technique relation; contemporary art restoration; preventive restoration and the urban scale; architectural restoration. Finally, considerations are made on the importance of tackling restoration issues in a reasoned manner and based on principles.
  • A Carta do Levantamento Arquitetônico: leitura comentada e estado da arte de uma disciplina contemporânea Documentos

    SAVIANE, BENJAMIM MOTTA

    Resumo em Português:

    RESUMO Mensurar, registrar, representar, enfim… documentar o espaço existente (antropizado ou não) se configura como um interesse estratégico muito sedimentado na cultura ocidental. Já em contexto moderno, em grande medida, a partir do século XIX, essas práticas acabaram adquirindo uma ramificação específica para a arquitetura, sofrendo notória influência de “interesses preservacionistas”, mesmo se compreendidos de maneira difusa. Talvez, como resultado desse processo, a documentação arquitetônica ainda seja vista, por vezes, como prática subsidiária da disciplina da restauração. Contudo, uma abordagem aprofundada sobre esse tema pode revelar um desenvolvimento científico específico, com relativa independência disciplinar, que merece ser analisado com a seguinte finalidade: proporcionar a melhor utilização de uma importante ferramenta para o campo da preservação como um todo, ou seja, não apenas como subsídio a trabalhos diretamente envolvidos com o restauro arquitetônico, mas também para as disciplinas da história e arqueologia e seus congêneres vinculados à arquitetura (como história da arquitetura e arqueologia da arquitetura). Nesse sentido, o presente artigo procura subsidiar uma contextualização precisa, em que são examinados alguns desenvolvimentos recentes da temática, abordados a partir da Carta do levantamento arquitetônico, documento internacional de referência, para o qual apresentamos uma tradução diretamente do italiano, trazida originariamente em nossa dissertação de mestrado e aqui comentada à luz da produção bibliográfica. A limite, nossa investigação almeja contribuir para pacificar a compreensão de um aspecto ainda pouco discutido no contexto brasileiro: afinal, o levantamento arquitetônico se constitui enquanto prática ou disciplina?

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Measuring, recording, representing, in short… documenting the existing space (anthropized or not) is configured as a strategic interest that is deeply rooted in Western culture. In a modern context, largely from the 19th century onwards, these practices ended up acquiring a specific ramification for architecture, being notoriously influenced by “preservationist interests,” even if understood in a diffuse way. Perhaps due to this process, architectural documentation is still sometimes seen as a subsidiary practice of the discipline of restoration. However, an in-depth approach to this topic may reveal a specific scientific development, with relative disciplinary independence, which deserves to be analyzed with the following purpose: to provide a better use of an important tool for the field of preservation as a whole, that is, not only as a subsidy for works directly involved with architectural restoration, but also for the disciplines of history and archeology and their counterparts linked to architecture (such as architectural history and architectural archeology). In this sense, this article seeks to support a precise contextualization, in which some recent developments on the subject are examined, approached from the Charter of the architectural survey, an international reference document, for which we present a translation directly from Italian, originally brought in our Master’s dissertation and commented here in the light of the bibliographic production. Ultimately, our investigation aims to contribute to pacifying the understanding of an aspect that is still little discussed in the Brazilian context: after all, is the architectural survey constitutes a practice or discipline?
  • Um patrimônio centenário em Brasília: processos patrimoniais e discursos relativos a antecedentes da Nova Capital Documentos

    BARBOSA, DANIELA PEREIRA; DERNTL, MARIA FERNANDA

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho consiste numa análise documental de dossiês de tombamento relativos a construções erguidas antes da construção de Brasília e localizadas no território do Distrito Federal. Trata-se do Museu Histórico e Artístico de Planaltina, da Igreja São Sebastião de Planaltina, da Pedra Fundamental de Planaltina e da Casa da Fazenda Gama, que, por sua arquitetura e origem, contrastam com a monumentalidade moderna do Plano Piloto de Brasília. O método consistiu em coleta de dados de dossiês e análise de justificativas para os tombamentos expressas nessa documentação, o que nos permitiu investigar como ocorreu a incorporação de uma alegada "tradição goiana" em discursos patrimoniais relativos a Brasília. Nossas conclusões apontam como esse patrimônio é valorizado nos dossiês, sobretudo por seu papel no processo de implantação e construção da nova capital, em uma tentativa de reforçar a imagem monumental de Brasília.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper bases on documental analysis of heritage-processes - dossiers - related to buildings that predate the inauguration of Brasília and are located in the Nation's Federal District territory. The buildings are the Historical Museum of Planaltina, the São Sebastião Church of Planaltina, the Foundation Stone of Planaltina and the Gama Farm House, which, due to their architecture and origins, contrast with the modern monumentality of the Pilot Plan of Brasilia. The method consisted of collecting data from the dossiers and analyzing the justifications for the selections expressed in that documentation, which allowed us to analyze how a so-called predecessor tradition was incorporated into heritage discourse related to Brasilia. Our conclusions point out to how this ancient heritage is valued in the dossiers, especially for its role in the process of establishing the new capital, as par an effort to reinforce the monumental image of Brasilia.
  • O passado e o futuro como campos em disputa na Independência do Brasil Resenhas

    FORTUNATO, THOMÁZ
  • BH: do arraial à égide da modernidade utópica (in)completa Resenhas

    ORNSTEIN, SHEILA WALBE
  • Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material Errata

  • Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material Errata

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