Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 21, Número: 2, Publicado: 2023
  • “Deveríamos estar nos salões de Viena, mas eu não quero aprender a dançar valsa”: reflexões sobre a inserção internacional dos acadêmicos brasileiros Editorial

    IRIGARAY, HÉLIO ARTHUR REIS; WANDERLEY, SERGIO; STOCKER, FABRICIO
  • Horizontes de decolonização em marketing: uma proposta com base na crítica à colonialidade da teoria da globalização de mercados Artigo

    FERREIRA, MÍRIAM DE SOUZA; HEMAIS, MARCUS WILCOX

    Resumo em Português:

    Resumo As teorias mais reconhecidas em marketing foram, em sua maioria, escritas por autores do norte global, que foram reverenciados na área por seus ideais. Entre estes, um que merece destaque é Theodore Levitt, com a teoria da globalização de mercados, que é considerada relevante até os dias atuais. Todavia, ao analisar essa teoria e as interpretações feitas a seu respeito por meio de uma perspectiva decolonial da América Latina, percebe-se o quanto ela reproduz a colonialidade. Assim, este artigo buscou analisar, segundo a perspectiva decolonial, com particular atenção ao conceito de colonialidade do poder - e suas derivações, a colonialidade do saber e a colonialidade do ser -, como a colonialidade se faz presente na teoria da globalização de mercados desenvolvida por Theodore Levitt. Tal teoria reitera uma assimetria racial entre povos, posiciona-se como uma perspectiva epistemológica superior e universal e promove uma convergência para formas de Ser associadas ao mundo eurocêntrico. Contudo, sabendo que esta é apenas uma entre outras teorias que compõem o marketing e que reverberam a mesma lógica colonial, propõe-se aqui uma descolonização do marketing no Brasil. Para tanto, sugere-se a incorporação dos pensamentos de autores como Lélia Gonzalez e Ailton Krenak, que debatem criticamente questões relacionadas com a globalização, o capitalismo e mercados. A utilização de conhecimentos subalternizados exteriores à área é uma ousadia teórica necessária para construir uma disciplina do marketing menos assimétrica e mais conscientemente orientada para lidar com as complexidades e os desafios desse contexto.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las teorías más reconocidas en marketing fueron escritas en su mayoría por autores del norte global. Entre estos, uno que merece ser destacado es Theodore Levitt, con la teoría de la globalización de los mercados, considerada relevante hasta hoy. Sin embargo, al analizar dicha teoría y sus interpretaciones desde una perspectiva decolonial de América Latina, se puede ver cuánto reproduce la colonialidad. De esta forma, el presente artículo buscó analizar, desde la perspectiva decolonial ‒con especial atención al concepto de colonialidad del poder y sus derivaciones, de colonialidad del saber y de colonialidad del ser‒ cómo la colonialidad está presente en la teoría de la globalización de mercados desarrollada por Theodore Levitt. Dicha teoría reitera una asimetría racial entre los pueblos, se posiciona como una perspectiva epistemológica superior e universal y promueve una convergencia hacia modos de Ser asociados al mundo eurocéntrico. Sin embargo, sabiendo que esta es sólo una entre otras teorías que componen el marketing y que resuenan en la misma lógica colonial, aquí se propone una descolonización del marketing en Brasil. Para ello, se sugiere incorporar el pensamiento de autores como Lélia Gonzalez y Ailton Krenak, quienes debaten críticamente temas relacionados con la globalización, el capitalismo y los mercados. El uso de saberes subalternos fuera del área es una osadía teórica necesaria para construir una disciplina de marketing menos asimétrica y más conscientemente orientada a enfrentar las complejidades y desafíos de este contexto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The most recognized theories in marketing were mostly written by authors from the Global North, who were revered within the field for their ideals. Among these, one that deserves to be highlighted is Theodore Levitt, with the theory of globalization of markets, which is considered relevant to this day. However, when analyzing the theory of globalization of markets and the interpretations made about it through a decolonial perspective from Latin America, one can see how much it reproduces coloniality. Therefore, this article analyzed, from the decolonial perspective, with particular attention to the concept of coloniality of power - and its derivations, the coloniality of knowledge, and the coloniality of being - how coloniality is present in the theory of globalization of markets developed by Theodore Levitt. This theory stands for a racial asymmetry between peoples, positions itself as a superior epistemological perspective, and promotes a convergence toward ways of Being associated with the Eurocentric world. However, knowing that this is just one of the theories that make up marketing and reverberate the same colonial logic, the decolonization of marketing in Brazil is proposed. We suggest incorporating the thoughts of authors such as Lélia Gonzalez and Ailton Krenak, who critically debate issues related to globalization, capitalism, and markets. The use of subaltern knowledge outside the area is a theoretical dare necessary to construct a marketing discipline that is less asymmetrical and more consciously oriented to deal with the complexities and challenges of this context.
  • Educação Empreendedora nas Artes: perspectivas e desafios Artigo

    ÁVILA, ALEXANDRE LEITE DE; DAVEL, EDUARDO PAES BARRETO

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desta pesquisa é integrar, consolidar, contextualizar e discutir a produção acadêmica sobre a Educação Empreendedora nas Artes (EEA). A EEA é essencial ao desenvolvimento do empreendedorismo artístico, fenômeno imprescindível à economia criativa. Por meio dela, artistas podem aprender a tangibilizar suas criações, gerando valor para a sociedade. Todavia as pesquisas sobre a EEA ainda são dispersas e carecem de discussões mais acuradas e aprofundadas. Com a realização de uma revisão e análise sistemática da produção acadêmica, desenvolvemos os seguintes resultados: (a) reflexão sobre a importância do empreendedorismo artístico para a economia criativa, (b) definição do empreendedorismo artístico com base em quatro âncoras conceituais e (c) apresentação de uma visão consolidada da produção sobre EEA. O artigo contribui para discutir quatro perspectivas e desafios para pesquisas futuras em EEA: (a) o contexto local, (b) o choque de identidades (artística versus empreendedora), (c) a questão da prática e (d) a questão das emoções.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de esta investigación es integrar, consolidar, contextualizar y discutir la producción académica sobre Educación Emprendedora en las Artes (EEA). La EEA es esencial para el desarrollo del emprendimiento artístico, un fenómeno imprescindible para la economía creativa. A través de ella, los artistas pueden aprender a hacer tangibles sus creaciones, generando valor para la sociedad. Sin embargo, la investigación sobre EEA todavía está dispersa y carece de discusiones más precisas y profundas. A partir de una revisión y análisis sistemático de la producción académica, desarrollamos los siguientes resultados: (a) reflexión sobre la importancia del emprendimiento artístico para la economía creativa, (b) definición del emprendimiento artístico a partir de cuatro anclas conceptuales y (c) presentación de una visión consolidada de la producción sobre EEA. El artículo contribuye a discutir cuatro perspectivas y desafíos para futuras investigaciones sobre EEA: (a) el contexto local, (b) el choque de identidades (artística versus empresarial), (c) la cuestión de la práctica y (d) la cuestión de las emociones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aims to integrate, consolidate, contextualize, and discuss the academic production of Entrepreneurial Education in the Arts (EEA). EEA is essential for developing artistic entrepreneurship, an essential phenomenon for the creative economy. Through EEA, artists can learn to make their creations tangible, generating value for society. However, research on EEA is still dispersed and lacks more accurate and in-depth discussions. From a systematic review and analysis of academic production, we: (a) reflected on the importance of artistic entrepreneurship for the creative economy, (b) defined artistic entrepreneurship from four conceptual anchors, and (c) presented a consolidated view of production on EEA. The article contributes to discussing four perspectives and challenges for future research on EEA: (a) the local context, (b) the clash of identities (artistic versus entrepreneurial), (c) the issue of practice, and (d) the issue of emotions.
  • Modernidade crítica, pensamento criativo e inovação: um estudo sobre as startups no Brasil Artigo

    VASCONCELOS, ISABELLA FRANCISCA FREITAS GOUVEIA DE; LEFRERE, FRÉDÉRIC; HOUAISS, ELIAS CURY; SOUZA, ALMIR ROGÉRIO DA SILVA

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo principal do presente estudo é entender quais critérios influenciam o processo decisório de seleção das melhores startups em inovação por um fundo de venture capital, na visão dos investidores, profissionais de fundos de venture capital e empreendedores de startups entrevistados. Apresentamos algumas ideias sobre as características das principais cidades que promovem inovação e os ideais do modernismo e do modernismo crítico (Habermas) e do pensamento criativo (Einstein). As entrevistas confirmaram diversas relações entre as hipóteses encontradas na literatura sobre teoria organizacional. Achados como os ambientes pós-burocráticos (Heckscher) e a proposta de adhocracia de Mintzberg (1995), assim como a Teoria da Escolha Racional de Herbert Simon (1987) e seus estudos sobre o processo decisório nas organizações pelo reconhecimento de padrões cognitivos pelos decididores, foram corroborados pela análise das entrevistas. Foram elaboradas entrevistas semiestruturadas (nove, no total) com profissionais de fundos de venture capital, empreendedores de startups e investidores com alguma experiência no mercado em questão. A importância do tema resiliência organizacional também foi ressaltada, e, no fim, sugere-se o estudo sobre a abertura de novos espaços de criação de startups e inovação, como a Station F, em Paris, França, o espaço La Nave, em Madri, e o projeto Porto Maravilha, no Rio, e de centros urbanos de inovação, como a Vila Olímpia e a Avenida Paulista, em São Paulo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo principal del presente estudio es comprender cuáles son los criterios que influyen en el proceso de toma de decisiones de selección de las mejores startups en innovación por parte de un fondo de capital de riesgo, a juicio de los inversores, profesionales de fondos de capital de riesgo y emprendedores de startups entrevistados. Presentamos algunas ideas sobre las características de las principales ciudades que promueven la innovación y los principios del modernismo, del modernismo crítico (Habermas) y del pensamiento creativo (Einstein). Las entrevistas confirmaron varias relaciones entre las hipótesis encontradas en la literatura sobre teoría organizacional. A través del análisis de las entrevistas, se corroboraron hallazgos como los entornos posburocráticos (Heckscher) y la propuesta de adhocracia de Mintzberg (1995), así como la teoría de la elección racional de Herbert Simon (1987) y sus estudios sobre el proceso de toma de decisiones en las organizaciones a través del reconocimiento de patrones cognitivos por parte de los decisores. También se destacó la importancia del tema de la resiliencia organizacional. Finalmente, se sugiere estudiar la apertura de nuevos espacios para la creación de startups e innovación, como la Station F, en París, el espacio La Nave en Madrid, el proyecto Porto Maravilha, en Río de Janeiro, y de centros urbanos de innovación como Vila Olímpia y Avenida Paulista, en São Paulo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to understand the criteria that influence the decision-making process of selecting startups that have innovated successfully. In this article, this kind of selection was made by venture capital enterprises. We studied the view of the investors, venture capital professionals, and startup entrepreneurs interviewed. We present the actual global characteristics of the main cities where innovation takes place and the modernism and critical modernism aspects and creative thinking beliefs (Einstein, Habermas). The qualitative research was carried out using an exploratory approach and case study methodology based on semi-structured interviews (nine in total) with professionals from venture capital funds, startup entrepreneurs, and investors. The interviews confirmed several relationships between theories found in the business management literature. Findings such as post-bureaucratic environments (Heckscher), Mintzberg’s (1995) Adhocracy, and Simon’s decision-making process (1987) for pattern recognition were corroborated by the analysis of the interviews. We present some initiatives for innovation such as Station F in France, El Espacio La Nave, Madrid, the Project Porto Maravilha in Rio, and Vila Olimpia e Paulista avenue, São Paulo.
  • Influência do suporte parental na intenção empreendedora de estudantes universitários: evidências empíricas no Brasil Artigo

    SOARES, ANA MARIA JERÔNIMO; MELO, FELIPE LUIZ NEVES BEZERRA DE; SAMPAIO, LUCIANO MENEZES BEZERRA

    Resumo em Português:

    Resumo Pais empreendedores são importantes agentes para transmitir intenções empreendedoras aos filhos. Estudos recentes têm destacado que a influência parental sobre a carreira empreendedora dos filhos pode aumentar quando os pares forem do mesmo gênero (homofilia de gênero), ou seja, os efeitos tornam-se maiores nas díades pai-filho ou mãe-filha. No entanto, apenas a exposição a pais empreendedores é insuficiente para explicar as intenções empreendedoras dos filhos, visto que dimensões como a natureza da comunicação/interação e até mesmo os incentivos financeiros podem impactar esse relacionamento. Todavia, esses canais de transmissão têm recebido pouca atenção na literatura. Assim, o objetivo deste estudo é examinar se ter pais empreendedores afeta a propensão a empreender dos filhos, analisando quais os principais fatores/canais de transmissão, bem como se a homofilia de gênero exerce papel moderador de tal efeito. A amostra foi composta por 20.623 estudantes universitários que participaram do Global University Entrepreneurial Spirit Students’ Survey (GUESSS) Brasil 2018. Os dados foram analisados por meio de Modelos de Regressão Linear Múltipla e Regressão Probit. Os resultados sugerem que possuir pai empreendedor ou pais (pai e mãe) empreendedores está associado a um aumento na probabilidade de o indivíduo empreender e tal efeito é maior no caso do gênero masculino na díade pai-filho. Ademais, no tocante aos canais de transmissão, constatou-se que a influência parental na carreira empreendedora é exercida, sobretudo, pelos modelos de profissionais que os pais representam (modelagem relacionada com a carreira), comentários/elogios dos pais (encorajamento verbal), bem como pelo incentivo financeiro/material (assistência instrumental).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los padres emprendedores son agentes importantes para transmitir las intenciones emprendedoras a sus hijos. Estudios recientes han destacado que la influencia de los padres en las carreras emprendedoras de los hijos puede aumentar cuando los pares son del mismo género (homofilia de género), es decir, los efectos son mayores en las díadas padre-hijo o madre-hija. Sin embargo, la exposición a padres emprendedores por sí sola es insuficiente para explicar las intenciones emprendedoras de los hijos, ya que dimensiones como la naturaleza de la comunicación/interacción e incluso los incentivos financieros pueden afectar esta relación. Sin embargo, estos factores/canales de transmisión han recibido poca atención en la literatura. Así, el objetivo de este estudio es examinar si tener padres emprendedores afecta a la propensión a emprender de sus hijos, analizando los principales factores/canales de transmisión, así como si la homofilia de género juega un papel moderador de este efecto. La muestra estuvo compuesta por 20.623 estudiantes universitarios que participaron en la encuesta Global University Entrepreneurial Spirit Students’ Survey -GUESSS Brasil 2018. Los datos se analizaron mediante modelos de regresión lineal múltiple y regresión probit. Los resultados sugieren que tener un padre emprendedor o padres emprendedores (padre y madre) está asociado con un aumento en la probabilidad de emprender de un individuo y este efecto es mayor en el caso de los varones, en la díada padre-hijo. Además, en cuanto a los canales de transmisión, se encontró que la influencia de los padres en la carrera emprendedora la ejercen, sobre todo, los modelos profesionales que representan los padres (modelado relacionado con la carrera), los comentarios/elogios de los padres (estímulos verbales), así como el incentivo económico/material (asistencia instrumental).

    Resumo em Inglês:

    Abstract Entrepreneurial parents are important agents for transmitting entrepreneurial intentions to their children. Recent studies have highlighted that parental influence on children’s entrepreneurial careers can increase when peers are of the same gender (gender homophily) - the effects become greater in father-son or mother-daughter dyads. However, exposure to entrepreneurial parents alone is insufficient to explain their children’s entrepreneurial intentions, as dimensions such as the nature of communication/interaction and financial incentives can impact this relationship. However, these transmission factors/channels have received little attention in the literature. Thus, this study examines whether having entrepreneurial parents affects their children’s propensity to become entrepreneurs, analyzing the main transmission factors/channels and whether gender homophily moderates this effect. The sample consisted of 20,623 university students who participated in the Global University Entrepreneurial Spirit Students’ Survey -GUESSS Brazil 2018. Data were analyzed using Multiple Linear Regression and Probit Regression Models. The results suggest that having an entrepreneurial father or entrepreneurial parents (father and mother) is associated with an increase in the probability of an individual becoming an entrepreneur. This effect is greater in the case of males in the father-son dyad. In addition, with regard to transmission channels, it was found that parental influence on the entrepreneurial career is exerted, above all, by the professional models that parents represent (career-related modeling), comments/compliments from parents (verbal encouragement), and financial/material incentive (instrumental assistance).
  • Traduzindo ideias de gestão: consultores como artífices da linguagem Artigo

    VALVERDE, JÉSSICA MONTEIRO; OLIVEIRA, SAMIR ADAMOGLU DE

    Resumo em Português:

    Resumo Com base na perspectiva da tradução e edição de ideias, buscamos compreender como consultores organizacionais utilizam elementos linguísticos para fazer circular ideias de gestão. Para isso, realizamos um estudo qualitativo com 16 consultores, por meio do emprego de análises de conteúdo e de retórica em entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para o uso da tradução durante toda a atuação dos consultores, o que permite que eles obtenham legitimidade no campo. Evidenciamos que, para transitar entre os diferentes segmentos e portes organizacionais, os consultores utilizam a retórica numa perspectiva persuasiva, aliada ao conhecimento prático e teórico, por meio de um mecanismo por nós denominado “tradução para a prática” que visa à adaptação de conceitos à realidade consultada. Os consultores também recorrem a vocabulários específicos e a jogos de linguagem, o que enfatiza a importância estratégica do uso da linguagem para esse grupo ocupacional, que busca profissionalizar-se na sociedade contemporânea.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Con base en la perspectiva de la traducción y edición de ideas, nos proponemos comprender cómo los consultores organizacionales usan elementos lingüísticos para hacer circular ideas de gestión. Realizamos un estudio cualitativo con 16 consultores, utilizando análisis de contenido y retórica en entrevistas semiestructuradas. Los resultados indican el uso de la traducción en todo el trabajo de los consultores, lo que les permite obtener legitimidad en el campo. Mostramos que, para moverse entre diferentes segmentos y tamaños organizacionales, los consultores utilizan la retórica de manera persuasiva, combinada con conocimientos prácticos y teóricos, a través de un mecanismo que llamamos ‘traducción a la práctica’, que tiene como objetivo adaptar los conceptos a las realidades consultadas. Los consultores también recurren a vocabularios específicos y juegos de lenguaje que enfatizan la importancia estratégica del uso del lenguaje para este grupo ocupacional que aspira a profesionalizarse en la sociedad contemporánea.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Using translation theory and management ideas literature, we aim to understand how organizational consultants use linguistic elements to circulate management ideas. We carried out a qualitative study with 16 consultants, using content and rhetoric analysis in semi-structured interviews. Results indicate the use of translation throughout the consultants’ work, allowing them to obtain legitimacy in the field. We showed that to move between different segments and organizational sizes, consultants persuasively use rhetoric, combined with practical and theoretical knowledge, through a mechanism we call ‘translation into practice,’ which aims to adapt concepts to the realities consulted. Consultants also resort to specific vocabularies and language games, emphasizing the strategic importance of language use for this occupational group that aims to professionalize itself in contemporary society.
  • Dimensões do uso de tecnologia e Inteligência Artificial (IA) em Recrutamento e Seleção (R&S): benefícios, tendências e resistências Artigo

    BLUMEN, DANIEL; CEPELLOS, VANESSA MARTINES

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo investiga as dimensões do uso de dispositivos tecnológicos, entre eles a Inteligência Artificial (IA), em processos de Recrutamento e Seleção (R&S) sob a perspectiva de recrutadores de empresas do setor farmacêutico instaladas no estado de São Paulo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de um roteiro semiestruturado, com 12 entrevistados com experiência em R&S antes e depois do advento da tecnologia. Foram observados os benefícios, as tendências e resistências com relação ao uso de tecnologia e IA nos processos de R&S. Como benefício, tem-se o papel da tecnologia e IA na desburocratização da área de Recursos Humanos (RH), de modo a tornar seu foco mais estratégico e consultivo, na medida em que reduz tempo e custo na triagem de currículos e seleção de candidatos. Como tendência, verificou-se que a pandemia trouxe uma quebra de paradigma no uso de tecnologias no processo de R&S, a qual deverá ser utilizada, seja de forma integral ou parcial, em uma maior amplitude de vagas. Dentre as resistências ao seu uso, tem-se o ceticismo acerca da assertividade na seleção do candidato por meio da tecnologia e IA, devido à redução do contato humano. Foram abordadas, ainda, as questões ambíguas acerca das implicações do uso de tecnologia e IA na diversidade dos negócios. Sugestões para futuras pesquisas e limitações da pesquisa também foram apresentadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio investiga las dimensiones del uso de dispositivos tecnológicos, incluyendo la inteligencia artificial (IA) en procesos de reclutamiento y selección (R&S) desde la perspectiva de reclutadores de empresas farmacéuticas ubicadas en el estado de São Paulo. Para ello, se realizó una investigación cualitativa, a través de un guión semiestructurado, con 12 entrevistados con experiencia en R&S antes y después del advenimiento de la tecnología. Se verificaron los beneficios, tendencias y resistencias en cuanto al uso de tecnología e IA en los procesos de R&S. Como beneficio, está el papel de la tecnología y la IA en la reducción de la burocracia de RR.HH., dejándolo con un enfoque más estratégico y consultivo, ya que reducen el tiempo y el costo en la selección de currículums y selección de candidatos. Como tendencia, se constató que la pandemia trajo un cambio de paradigma en el uso de tecnologías en el proceso de R&S, las cuales deben ser utilizadas, total o parcialmente, para una mayor gama de vacantes. Una de las resistencias es el escepticismo sobre la asertividad en la selección del candidato mediante el uso de tecnología e IA, debido a la reducción del contacto humano. También se discutieron las cuestiones ambiguas sobre las implicaciones del uso de la tecnología y la IA en la diversidad empresarial. Asimismo se presentaron sugerencias para futuras investigaciones y limitaciones de la investigación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study investigates the dimensions of the use of technological devices, including Artificial Intelligence (AI) in Recruitment and Selection (R&S) processes, from the perspective of recruiters from pharmaceutical companies located in the state of São Paulo. A qualitative research was carried out, through a semi-structured interviews with 12 people with experience in R&S before and after the advent of technology. The benefits, trends, and resistance regarding the use of technology and AI in R&S processes were verified. One benefit is the role of technology and AI in reducing the bureaucracy of HR, leaving it with a more strategic and consultative focus, by reducing time and cost in screening CVs and selecting candidates. A trend was that the pandemic brought a paradigm shift in the use of technologies in the R&S process, which should be used, either fully or partially, for a greater range of vacancies. Resistance was found in the skepticism about the assertiveness in candidate selection from the use of technology and AI due to the reduction of human contact. The ambiguous questions about the implications of the use of technology and AI on business diversity were also discussed. Suggestions for future research and research limitations were also presented.
  • Cidade, encarceramento e violência: uma geografia da sobrevivência dos negros para os estudos organizacionais Artigo

    ANDRADE, LUÍS FERNANDO SILVA; REZENDE, ANA FLÁVIA

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é propor desdobramentos entre a formação socioespacial como manifestação de um racismo estrutural, com o encarceramento em massa e a violência contra a população negra, numa geografia de sobrevivência a qual pode trazer contribuições para a virada espacial nos estudos organizacionais. Partimos de uma consideração de espaço social, cidade e raça que indica que o direito de habitar e viver na cidade de homens e mulheres negros é fortemente afetado pelo racismo estrutural. Dessa forma, não se deve colocar a questão de “como se dá a estrutura da vida cotidiana na cidade” e, sim, indagar “como é possível para os negros viverem na cidade”. A literatura sobre raça e cidade indica a existência de áreas moles, áreas duras e espaços negros. O encarceramento em massa e a violência contra homens e mulheres negros, exposta também nos dados sobre abordagens policiais, remonta ao histórico de escravização, elemento constituinte das cidades na classificação da corporeidade, fator limitante para que a população negra possa se apropriar e participar dos rumos da cidade. Logo, essa perspectiva espacial das relações raciais na cidade denota como hoje se produz o espaço urbano.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es proponer desarrollos entre la formación socioespacial como manifestación del racismo estructural, con el encarcelamiento masivo y la violencia contra la población negra, en una geografía de la supervivencia que puede traer aportes para el giro espacial en los estudios organizacionales. Partimos de una consideración sobre espacio social, ciudad y raza que indica que el derecho de hombres y mujeres negros a habitar y vivir en la ciudad está fuertemente afectado por el racismo estructural, por lo tanto, no se cuestiona “¿cómo se da la estructura de la vida cotidiana en la ciudad?” sino “¿cómo es posible que los negros vivan en la ciudad?”. La literatura sobre raza y ciudad indica la existencia de áreas blandas, áreas duras y espacios negros. El encarcelamiento masivo y la violencia contra hombres y mujeres negros ‒también expuesta en los datos sobre abordajes policiales‒ se remontan a la historia de la esclavitud, elemento constitutivo de las ciudades en la clasificación de la corporeidad, factor limitante para que la población negra pueda apropiarse y participar del destino de la ciudad, por lo que una perspectiva espacial de las relaciones raciales en la ciudad denota cómo se produce hoy el espacio urbano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article proposes developments between socio-spatial formation as a manifestation of structural racism with mass incarceration and violence against the Black population in a geography of survival, which can bring contributions to the spatial turn in organizational studies. We start from a consideration of social space, city, and race, indicating that Black peoples’ right to inhabit and live in the city is strongly affected by structural racism. Therefore, the question isn’t “how is the structure of everyday life in the city?” but “how is it possible for Black people to live in the city?” The literature on race and city indicates soft areas, hard areas, and Black spaces. Mass incarceration and violence against Black people, also exposed in police approaches, dates back to the history of enslavement, a constituent element of cities, in the classification of corporeality, a limiting factor for the Black population to appropriate and participate in the city. Thus a spatial perspective of the racial relations in the city denotes how the urban space is produced today.
  • Juventudes, patrimônio disposicional e aprendizagem situada: proposição de um modelo teórico para pesquisas Artigo

    MORAES, JHONY PEREIRA; COSTA, SILAS DIAS MENDES; HELAL, DIOGO HENRIQUE

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste ensaio teórico é articulara discussão entre meios populares, patrimônio disposicional e aprendizagem situada, propondo um modelo teórico para pesquisas futuras. Sugere-se que o patrimônio disposicional dos jovens de meios populares (inclinações, comportamentos e práticas sociais) seja forjado em trajetórias individuais e contextuais, implicando o processo de aprendizagem situada e a socialização. A proposta traz contribuições para a compreensão sobre juventude de uma perspectiva sociológica e de práticas sociais, diferentemente de pesquisas conduzidas no mainstream da Administração, que tendem a focalizar a formação profissional e inserção dos jovens no mercado de trabalho do ponto de vista do comportamento organizacional. Após a articulação entre os conceitos, aponta-se um modelo teórico que pode orientar estudos empíricos. Ao fim, são apresentadas algumas possibilidades para a condução dessas pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este ensayo teórico es articular la discusión entre medios populares, patrimonio disposicional y aprendizaje situado, proponiendo un modelo teórico para futuras investigaciones. Se sugiere que la herencia disposicional de los jóvenes de origen popular (inclinaciones, comportamientos y prácticas sociales) se forja a partir de trayectorias individuales y contextuales, e implica el proceso de aprendizaje situado y socialización. La propuesta trae aportes para la comprensión sobre la juventud desde una perspectiva sociológica y desde las prácticas sociales, a diferencia de las investigaciones realizadas dentro de la corriente principal de la administración, que tiende a centrarse en la formación profesional y la inserción de los jóvenes en el mercado de trabajo a partir del comportamiento organizacional. Luego de la articulación entre los conceptos, se sugiere un modelo teórico que pueda orientar los estudios empíricos. Finalmente, se presentan algunas posibilidades para la realización de esas investigaciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This theoretical essay links the discussion between popular media, dispositional heritage, and situated learning, proposing a theoretical model for future research. It is suggested that the dispositional heritage of young people from popular backgrounds (inclinations, behaviors, and social practices) is forged from individual and contextual trajectories and implies the process of situated learning and socialization. The proposal contributes to understanding youth from a sociological perspective and social practices, unlike research conducted within the administration mainstream, which tends to focus on professional training and the insertion of young people into the job market based on organizational behavior. After connecting the concepts, a theoretical model is suggested that can guide empirical studies. Finally, some possibilities for conducting this research are presented.
  • Transferência do conhecimento de trabalhadores em processo de aposentadoria em uma instituição de ensino superior Artigo

    FOSSATTI, EMANUELE CANALI; MOZZATO, ANELISE REBELATO

    Resumo em Português:

    Resumo Buscou-se, neste trabalho, compreender a importância e a contribuição da transferência do conhecimento (TC) de trabalhadores em processo de aposentadoria em uma instituição de ensino superior (IES). Tal pesquisa se justifica em razão de a TC, no contexto da aposentadoria, ser abordada por diferentes áreas, porém, ter pouca ênfase nas ciências administrativas. Realizou-se um estudo de caso qualitativo, embasado no marco teórico da criação e na TC, do qual participaram trabalhadores em processo de aposentadoria, gestores e trabalhadores jovens. Foram realizados entrevistas semiestruturadas e grupos focais, com a participação de 32 pessoas, bem como observação não participante com cerca de 260 trabalhadores. Os dados foram organizados com o apoio do software NVivo®11, triangulados e analisados por meio da análise de conteúdo. Afirma-se que a TC traz contribuições para os trabalhadores no sentido de melhorar as relações de trabalho e aproximar as pessoas, promover maior grau de autonomia e reconhecimento, perceber oportunidades de crescimento profissional e pessoal, bem como contribuir para a IES, uma vez que o histórico institucional é valorizado, processos são aprimorados, custos organizacionais são reduzidos e o clima organizacional é otimizado. Assim, concluímos que os diferentes conhecimentos são importantes para a IES, bem como para as pessoas que dela fazem parte, e ressaltamos a necessidade da implementação de ações para que o conhecimento não seja perdido quando o trabalhador se afastar do trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este trabajo, se buscó comprender la importancia y contribución de la transferencia de conocimiento (TC) de trabajadores en etapa de jubilación en una institución de educación superior (IES). Tal investigación se justifica por el hecho de que la TC en el contexto de la jubilación es abordada por diferentes áreas, pero con poco énfasis en las ciencias administrativas. Se realizó un estudio de caso cualitativo, basado en el marco teórico de creación y transferencia de conocimiento, en el que participaron trabajadores en proceso de jubilación, directivos y trabajadores jóvenes. Se realizaron entrevistas semiestructuradas y grupos focales con la participación de 32 personas, así como observación no participante con cerca de 260 trabajadores. Los datos se organizaron con el apoyo del software NVivo®11, y se triangularon y analizaron mediante análisis de contenido. Se afirma que la TC brinda un aporte a los trabajadores con el fin de mejorar las relaciones laborales y acercar a las personas, promover un mayor grado de autonomía y reconocimiento, percibir oportunidades de crecimiento profesional y personal, así como contribuir a la IES, una vez que se valora la historia institucional, se mejoran los procesos, se reducen los costos organizacionales y se optimiza el clima organizacional. Se concluye que los diferentes saberes son importantes para la IES, así como para las personas que forman parte de ella, y se destaca la necesidad de implementar acciones para que los saberes no se pierdan cuando el trabajador se jubile.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We sought to understand the importance and contribution of knowledge transfer (KT) of workers in the retirement phase in a higher education institution (HEI). Such research is justified by the fact that KT in retirement is approached by different areas but with little emphasis on administrative sciences. A qualitative case study was carried out based on the theoretical framework of knowledge creation and transference, in which retired workers and managers and young workers participated. Semi-structured interviews and focus groups were carried out with the participation of 32 people and non-participant observation with about 260 workers. Data were organized with the support of NVivo®11 software, triangulated, and analyzed using content analysis. It is stated that KT contributes to improve work relationships and bring people together, acquires a greater degree of autonomy and recognition, perceives opportunities for professional and personal growth, and contributes to the HEI since the institutional history is valued, processes are improved, organizational costs are reduced, and the organizational climate is optimized. It is concluded that different knowledge is important for HEIs and the people who are part of them, and the need to implement actions is highlighted so that knowledge is not lost when the worker retires.
  • Frames de uma violência: uma leitura sobre as pressões para a inclusão da pauta da violência contra as mulheres nas políticas públicas brasileiras Artigo

    VENTURA, YOHANA WIHBY; MENDONÇA, PATRÍCIA MARIA EMERENCIANO DE; BRIGAGÃO, JACQUELINE ISAAC MACHADO

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é identificar e analisar as frames mobilizadas pelos movimentos feministas para tratar da violência contra as mulheres, bem como discutir suas influências nas políticas públicas. O referencial teórico e metodológico é o das frames (Snow & Benford, 1992). O corpus de pesquisa constitui-se de matérias publicadas nos jornais Folha de S. Paulo e O Globo, em períodos de tempo relacionados a três ações estatais de combate à violência contra a mulher: i) criação das delegacias da mulher, em 1985; ii) estabelecimento dos juizados especiais criminais, em 1995; e iii) aprovação da Lei 11.340 de 2006 (Lei Maria da Penha). Os resultados indicam que, ao longo dos períodos analisados, uma master frame, “violência contra a mulher”, ressoou na opinião pública e fez esta questão ser reconhecida como um problema pelo Estado, que estabeleceu medidas para seu enfrentamento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es identificar y analizar los frames movilizados por los movimientos feministas para hacer frente a la violencia contra las mujeres y discutir su influencia en las políticas públicas. El marco teórico y metodológico es el de los frames (Snow & Benford, 1992). El corpus de la investigación se compone de artículos publicados en los periódicos Folha de S. Paulo y O Globo durante los períodos relacionados con tres acciones estatales para combatir la violencia contra las mujeres: i) la creación de las comisarías de la mujer en 1985, ii) el establecimiento de tribunales penales especiales en 1995, y iii) la aprobación de la Ley 11.340 de 2006 (Ley Maria da Penha). Los resultados indican que a lo largo de los periodos analizados resonó en la opinión pública un master frame "violencia contra las mujeres", y este tema fue reconocido como un problema por el Estado, que estableció medidas para enfrentarlo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to identify and analyze the frames mobilized by feminist movements to address violence against women and discuss their influences on public policies. The theoretical and methodological framework comprises frames (Snow & Benford, 1992). The research material consists of articles published in the newspapers Folha de S. Paulo and O Globo during periods related to three state actions that sought to combat violence against women: i) the creation of the women’s police stations in 1985, ii) the Special Criminal Courts in 1995, and iii) the approval of Law 11.340, of 2006 (Maria da Penha Law). The results indicate that throughout the analyzed periods, a master frame, "violence against women," resonated in public opinion, and this issue was recognized as a problem by the state that established measures to confront the problem.
  • O planejamento estratégico ainda é válido e eficaz para as organizações contemporâneas? Resenha Bibliográfica

    CALVOSA, MARCELLO VINICIUS DORIA
  • O risco político da guerra da Ucrânia para o mercado global de combustíveis: o caso da British Petroleum na Rússia Estudos De Casos & Ensino

    RUSSO, EDUARDO; FIGUEIRA, ARIANE RODER

    Resumo em Português:

    Resumo Em fevereiro de 2022, a Rússia invadiu os territórios do leste da Ucrânia. Pressionada pela opinião pública e pelo governo britânico, a British Petroleum (BP) anunciou, três dias após a invasão, o abandono da sua participação acionária de quase 20% na estatal russa Rosneft, com custo avaliado em USD 25 bilhões para a empresa. O caso coloca o leitor na posição do CEO da multinacional, Bernard Looney, para refletir sobre o redesenho da estratégia da empresa no que diz respeito à avaliação do impacto do risco político em seus demais negócios do mundo. O caso foi pensado para alunos de graduação e pós-graduação em administração, relações internacionais e áreas afins que queiram tratar de temas como geopolítica do petróleo, estratégia empresarial, risco político e negócios internacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En febrero de 2022, Rusia invadió los territorios orientales de Ucrania. Presionada por la opinión pública y el gobierno británico, British Petroleum (BP) anunció, tres días después de la invasión, el abandono de su participación accionaria de casi el 20% en la estatal rusa Rosneft, con un costo estimado de USD 25 mil millones para la compañía. El caso pone al lector en la posición del CEO de la multinacional, Bernard Looney, para reflexionar sobre el rediseño de la estrategia de la compañía con respecto a evaluar el impacto del riesgo político en sus otros negocios en el mundo. El caso fue concebido para estudiantes de grado y posgrado de Administración de Empresas, Relaciones Internacionales y áreas afines que quieran abordar temas como geopolítica petrolera, estrategia empresarial, riesgo político y negocios internacionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In February 2022, Russia invaded the eastern territories of Ukraine. Three days after the invasion, pressured by public opinion and the British government, British Petroleum (BP) announced the abandonment of its almost 20% equity shareholding in Russian state-owned Rosneft at an estimated cost of USD 25 billion for the company. The case puts the reader in the position of CEO Bernard Looney to reflect on the redesign of the company’s strategy with regard to assessing the impact of political risk on its other businesses in the world. The case was designed for undergraduate and graduate students in Business Administration, International Relations, and related areas who want to address topics such as oil geopolitics, business strategy, political risk, and international business.
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br