Acessibilidade / Reportar erro
Contexto Internacional, Volume: 45, Número: 1, Publicado: 2023
  • Hegemonia, criação de consenso e colonização pedagógica: Novas formas de ingerência externa? Research Article

    Vidal, Camila

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo é um esforço teórico para repensar as Relações Internacionais a partir da perspectiva da Teoria Crítica Neo-Gramsciana na qual seu objeto empírico é a hegemonia dos EUA no âmbito da América Latina. Mais especificamente, este estudo refere-se à fabricação de um consenso dirigido por uma classe dominante americana através de seu próprio veículo para isso – a Rede Atlas – que encontra legitimidade e apoio em suas contrapartes latino-americanas. Com base em dados primários, documentos públicos e bibliografia especializada, este estudo visa contribuir para repensar as Relações Internacionais usando este instituto como objeto de relação empírica com o estudo teórico. Mais do que apresentar estratégias de dominação através de aparelhos privados de hegemonia, este estudo nos incentiva a refletir sobre práticas e conceitos relativamente esquecidos (ou marginalizados) nas Relações Internacionais, como o imperialismo, a hegemonia e o papel da construção de consensos. Finalmente, ele contribui para, a partir da Teoria Crítica, compreender o papel das classes dominantes na criação de consenso nos países e classes subalternos para manter esta mesma estrutura hegemônica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study is a theoretical effort to rethink International Relations from the perspective of Neo-Gramscian Critical Theory in which its empirical object is the US hegemony in the scope of Latin America. More specifically, this study refers to the fabrication of consensus directed by an American ruling class through its own vehicle for this – the Atlas Network – which finds legitimacy and support in its Latin American counterparts. Based on primary data, public documents, and specialised bibliography, this study aims to contribute to the rethinking of International Relations using this institute as an object of empirical relation to theoretical study. More than presenting domination strategies through private hegemony apparatus, this study encourages us to reflect on relatively forgotten (or marginalised) practices and concepts in International Relations, such as imperialism, hegemony, and the role of consensus building. Finally, from Critical Theory, it contributes to understand the role of ruling classes in the creation of consensus in subaltern countries and classes to maintain this same hegemonic structure.
  • Condicionalidade democrática da UE: princípios e procedimentos democráticos? Research Article

    Monte, Déborah Silva do

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo visa explicar as mudanças na condicionalidade democrática da União Europeia ao longo do tempo a partir dos contextos institucionais dos níveis doméstico e regional. Os marcos de comparação dizem respeito às ampliações ocorridas entre 1993 e 2014. As variações sobre a variável dependente são analisadas à luz dos princípios e procedimentos do conceito de poliarquia (Dahl 1989). Esta análise demonstra e explica que a condicionalidade democrática da UE mudou ao longo do tempo, tornando-se mais completa e com princípios mais pluralistas quando aplicada aos alargamentos. Ela também destaca a relação entre a condicionalidade democrática e o déficit democrático da UE através da incorporação de princípios e procedimentos democráticos nas instituições da UE.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims at explaining the changes in the democratic conditionality of the European Union over time from the institutional contexts of the domestic and regional levels. The comparison milestones regard enlargements that happened between 1993 and 2014. Variations on the dependent variable are analysed in light of the principles and procedures of the concept of polyarchy (Dahl 1989). This analysis demonstrates and explains that the democratic conditionality of the EU has changed over time, becoming more complete and with more pluralist principles when applied to the enlargements. It also highlights the relation between the democratic conditionality and the democratic deficit of the EU by the incorporation of democratic principles and procedures in EU institutions.
  • Guiana: petróleo, disputas internas, EUA e Venezuela Research Article

    Padula, Raphael; Cecílio, Matheus de Freitas; Oliveira, Igor Candido de; Prado, Caio Jorge

    Resumo em Português:

    Resumo A Guiana ocupa um território com posição geográfica estratégica na Amazônia e no Grande Caribe, revelada no pensamento estratégico e na presença militar dos Estados Unidos. Seu território apresenta recursos naturais abundantes, especialmente após as recentes descobertas de significativas reservas de petróleo, tendo como protagonista a empresa estadunidense ExxonMobil. Ao mesmo tempo, o país apresenta uma divisão política e étnica interna. Ainda, Venezuela e Guiana travam uma disputa histórica pela região de Essequibo, na qual há expectativa de presença de recursos estratégicos. O argumento central do artigo é que as descobertas petrolíferas na Guiana trouxeram implicações geopolíticas e geoeconômicas do ponto de vista da acentuação das disputas internas e externas, referentes aos interesses dos EUA e da Venezuela, que se revelam nas ações recentes de seus Estados. De forma mais ampla, aponta que o norte da América do Sul se tornou um dos palcos da disputa de poder global, considerando a presença sino-russa na região, em um contexto de ausência do Brasil. O artigo se apoia em conceitos de geopolítica, dados sobre energia, bibliografia acadêmica e jornalística especializadas, para fazer um levantamento e avaliação das ações dos atores mencionados em decorrência das descobertas petrolíferas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Abstract: Guyana has a strategic geographic position in the Amazon and the Greater Caribbean area, as revealed in the strategic thinking and military presence of the United States (USA). Its territory also possesses abundant natural resources, especially after the recent and significant oil discoveries, having the American company ExxonMobil as protagonist. Meanwhile, the country is characterised by a domestic political and ethnic cleavage. In addition, Venezuela and Guyana are in a historical dispute for the Essequibo area, which is potentially endowed and surrounded by areas with strategic resources. The main argument of the paper is that the oil discoveries in Guyana are leading to geopolitical and geoeconomic impacts regarding the intensification of domestic and foreign disputes, involving American and Venezuelan interests and recent state actions. More broadly, it points out that the north of South America has become one of the stages of the global power strife, in view of the Sino-Russian and American presences, in a context of Brazil’s absence. To survey and evaluate the actors’ actions resulting from the oil findings in Guyana, the paper is based on geopolitical and geoeconomic concepts, energy data, specialised academic and journalistic bibliography.
  • Desenvolvimento e o Órgão de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio: uma análise de sobrevivência Research Article

    Carvalho, Samuel Rufino de; Lucena, Andréa Freire de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa se o nível de desenvolvimento de um Estado afeta sua participação no Órgão de Solução de Controvérsias (DSB) da Organização Mundial do Comércio (OMC). A metodologia se baseia na Análise de Sobrevivência com o apoio de duas ferramentas distintas. Primeiro, a Curva Kaplan-Meier, que indica o tempo de sobrevivência de um indivíduo até a ocorrência de um evento, foi traçada. Em seguida, foi utilizada a Regressão Cox. Esta ferramenta associa a Análise de Sobrevivência à regressão linear, a fim de examinar os impactos de algumas variáveis independentes no tempo até a ocorrência dos eventos observados. Os resultados mostraram que Estados com níveis mais altos de PIB e IDH, e com uma população maior, têm mais chances de iniciar uma disputa e de ser um respondente. Da mesma forma, os continentes americano e europeu são os mais propensos a experimentar tais eventos. Os países desenvolvidos e em desenvolvimento experimentam mais facilmente a incidência de um evento quando comparados aos países menos desenvolvidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyses whether the level of development affects a state’s participation in the Dispute Settlement Body (DSB) of the World Trade Organization (WTO). The methodology relies on the Survival Analysis with two different tools. First, the Kaplan-Meier Curve, which indicates the survival time of an individual until the occurrence of an event, was plotted. Thereafter, the Cox Regression was used. This tool associates Survival Analysis to linear regression in order to examine the impacts of some independent variables on the time until the occurrence of the observed events. The results showed that states with higher levels of GDP and HDI, and with a larger population, have more chances of initiating a dispute and being a respondent. Likewise, the American and the European continents are more likely to experience these events. Developed and Developing countries experience the incidence of an event more easily when compared to Least Developed Countries.
  • Uma nova base cienciométrica de publicações científicas em Revistas Brasileiras de Relações Internacionais (1997-2021) Research Article

    Rocha, Pedro Diniz

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, apresentamos um novo conjunto de dados que abrange metadados de 14 periódicos de Relações Internacionais do Brasil (BIR) e mais de 5.000 artigos publicados entre 1997 e 2021. Coletamos os dados coletando as páginas públicas da revista via web scraping e posteriormente limpas e estruturou as informações em formato retangular. A compreensão completa da área de Relações Internacionais no Brasil exige uma análise profunda do ecossistema de periódicos acadêmicos de RI e engajamento explícita e exclusiva com artigos científicos publicados nesses locais. Mas, atualmente, a análise cienciométrica cobrindo BIR é rara e limitada, pois as fontes primárias de indexação e as bases de dados populares não cobrem integralmente os periódicos brasileiros de Relações Internacionais. Ao apresentar e publicar o conjunto de dados, pretendemos superar essa barreira e incentivar mais estudos cienciométricos no país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, we present a new dataset covering metadata on 14 Brazilian International Relations (BIR) journals and more than 5000 articles published between 1997 and 2021. We collected the data by harvesting the journals’ public web pages via web scraping and later cleaned and structured the information in a rectangular format. A complete understanding of the International Relations field in Brazil requires a deep analysis of the ecosystem of IR academic journals and engaging explicitly and exclusively with scientific articles published in such venues. But, as of today, scientometric analysis covering BIR is rare and limited, as primary indexing sources and popular databases do not fully cover Brazilian International Relations journals. By presenting and publishing the dataset we aim to overcome such a barrier and encourage further scientometric studies in the country.
  • Resposta brasileira à crise humanitária venezuelana: A Operação Acolhida como uma política de esperança Research Article

    Soares, Matheus Augusto; Farret, Nerissa Krebs

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo discute como a Operação Acolhida, no contexto da situação da Venezuela, funciona como uma política de esperança personalizada, em que a necessidade de esperança dos refugiados e migrantes venezuelanos que cruzam a fronteira brasileira é instrumentalizada em uma estratégia para definir como/o que esperar. A metodologia está dividida nas seguintes subseções: a primeira seção traz a discussão sobre a metafísica da presença e suas perspectivas logocêntrica e teleológica; a segunda seção discute como as teorias e a compreensão da esperança têm evoluído entre os pensadores desde os gregos antigos até hoje e apresenta a política da esperança como uma ferramenta para entender a Operação Acolhida. As duas últimas seções tiram suas conclusões analisando como a Operação Acolhida ativa uma estratégia personalizada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses how Operation Acolhida, within the context of the Venezuela Situation, functions as a customized politics of hope where the Venezuelans refugees and migrants crossing the Brazilian border’s need for hope of is instrumentalized in a strategy to define how/what to hope for. The methodology is divided in the following subsections: the first section brings the discussion on the metaphysics of presence and its logocentric and teleologic perspectives; section two discusses how theories and understanding of hope have been evolving from the Ancient Greek thinkers till the present day and presents the politics of hope as a tool to understand the Operation Acolhida. The last two sections draw its conclusions by analysing how Operation Acolhida activates a customized strategy.
  • Equilíbrio Pontuado no Complexo do Regime da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Research Article

    Apolinário Júnior, Laerte

    Resumo em Português:

    Resumo No passado, a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID) era um análogo para a Assistência Oficial ao Desenvolvimento (AOD) no qual três instituições centrais, o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e o Comitê de Assistência ao Desenvolvimento da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (CAD/OCDE) regulavam as práticas dos doadores e receptores. Recentemente, um cenário muito mais complexo e diversificado, caracterizado por novos atores e abordagens, está substituindo esta arquitetura. Este documento analisa as transformações no campo da CID, interpretando estes processos através de uma estrutura analítica das fontes de mudança institucional. Uma de suas principais contribuições é destacar um padrão de “equilíbrio pontuado” através de uma análise histórica teoricamente guiada, que reflete tanto períodos de estase quanto de inovação, ao invés de um processo gradual de mudança. Argumentamos que a inovação depende da insatisfação e dos choques, e que a natureza da invenção depende de uma homogeneidade de interesses entre seus atores proeminentes. Este artigo é baseado em uma agenda de pesquisa que aplica o conceito de equilíbrio pontuado da teoria social à análise dos complexos do regime internacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract  In the past, International Development Cooperation (IDC) was an analogue for Official Development Assistance (ODA) in which three central institutions, the International Monetary Fund (IMF), the World Bank, and the Development Assistance Committee of the Organisation for Economic Co-operation and Development (DAC/OECD) regulated the practices of donors and recipients. Recently, a far more complex and diversified scenario characterized by new actors and approaches is replacing this architecture. This paper analyses the transformations in the IDC field, interpreting these processes through an analytical framework of the sources of institutional change. One of its principal contributions is highlighting a pattern of “punctuated equilibrium” through a theory-guided historical analysis, that reflects both periods of stasis and innovation instead of a gradual process of change. We argue that innovation depends on dissatisfaction and shocks, and that the nature of invention depends on a homogeneity of interests among its prominent actors. This paper is based on a research agenda that applies the punctuated equilibrium concept of social theory to the analysis of international regime complexes.
  • Protecionismo Não-Tarifário no Mercosul: Análise e Recomendações Sobre as Últimas Três Décadas Research Article

    Lauria, Lucas Baggi de Mendonça

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem por objetivos discutir e demonstrar os desafios não-tarifários à integração comercial do Mercosul. Serão objetivo de debate a sua tarifa externa comum (TEC) e exceções, bem como a evolução do seu quadro de protecionismo não-tarifário nas últimas três décadas. Trata-se de um exercício exploratório, sem precedentes, sobre todas as 5019 MNTs notificadas pelos membros do Mercosul à OMC entre 1995 e 2020. Como principais resultados, vemos que (i) membros com menos exceções à TEC são os que mais utilizam MNTs para proteger seus mercados; (ii) o estoque de MNTs direcionadas a membros e não-membros varia na mesma medida; (iii) dos 10 países mais alvejados por MNTs impostas por membros Mercosul, seus próprios membros figuram nas posições 3°, 4°, 7° e 8°; (iv) o bloco carece de uma profunda harmonização regulatória, sobretudo no que toca a barreiras sanitárias e fitossanitárias em 11 setores. Com base nesses resultados, são sugeridos dois planos de ação prioritários ao bloco.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to discuss and demonstrate the non-tariff challenges to Mercosur’s trade integration. Its Common External Tariff (CET) and exceptions will be discussed, as well as the evolution of its non-tariff protectionism framework in the last three decades. This is an unprecedented exploratory exercise on all 5019 non-tariff measures (NTM) notified by Mercosur members to the WTO from 1995 to 2020. As main results, we see that (i) members with fewer exceptions to the CET are the ones that most use NTMs to protect their markets; (ii) the stock of NTMs targeted at members and non-members varies accordingly; (iii) of the 10 countries most targeted by NTMs imposed by Mercosur members, its own members figure in the 3rd, 4th, 7th, and 8th positions; (iv) the bloc lacks deep regulatory harmonization, especially with regard to sanitary and phytosanitary barriers in 11 sectors. Based on these results, two critical policy action plans are suggested to the bloc.
  • Benjamin ainda faz sentido: Fórum sobre a atualidade da “Crítica da Violência” de Benjamin em seu centenário, Introdução - Por que precisamos de Benjamin mais do que nunca Forum: The Actuality Of Benjamin’s ‘critique Of Violence’ At Its Centenary

    Azevedo, Gabriela; Franca-Lipke, Ludmila; Martel, James

    Resumo em Português:

    Resumo Walter Benjamin publicou seu influente ensaio “Critique of Violence”/”Zur Kritik der Gewalt” em 1921, e o trabalho tem incomodado e provocado pensadores de várias disciplinas há mais de um século. Este Fórum reúne um grupo de acadêmicos de filosofia, ciência política, relações internacionais e estudos jurídicos para refletir sobre a atualidade do ensaio de Benjamin para a teoria crítica contemporânea. Nesta abertura do Fórum, as editoras convidadas Gabriela Azevedo e Ludmila Franca-Lipke apresentam o Fórum como um todo. No artigo seguinte, James Martel argumenta que Benjamin nos ajuda a entender melhor nosso momento atual do que quase qualquer outro pensador. Benjamin explica a natureza do autoritarismo, a ligação entre o liberalismo (e o neoliberalismo) e o fascismo e como é possível resistir a essas forças. Em seu ensaio, Martel atualiza o conceito de violência mítica para levar em conta a resiliência da conexão liberal/fascista (mesmo que ela pareça ser um nó de luta e incompatibilidade mútua). Ele mostra que a “Crítica da Violência” não apenas diagnostica nossa época, mas também mostra uma saída para o abismo em que nos encontramos. Martel lista sete pontos-chave do ensaio de Benjamin e acrescenta um outro ponto de José Carlos Mariátegui para pensar concretamente sobre como aplicar as lições de 100 anos atrás ao nosso tempo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Walter Benjamin published his influential essay ‘Critique of Violence’/‘Zur Kritik der Gewalt’ in 1921, and the work has troubled and provoked thinkers across disciplines for over a century now. This Forum gathers a group of scholars in philosophy, political science, international relations and legal studies to reflect on the actuality of Benjamin’s essay for contemporary critical theory. In this opening to the Forum, the guest editors Gabriela Azevedo and Ludmila Franca-Lipke introduce the Forum as a whole. Then in the following piece, James Martel argues that Benjamin helps us to better understand our current moment than almost any other thinker. Benjamin explains the nature of authoritarianism, the link between liberalism (and neoliberalism) and fascism and how such forces can be resisted. In his essay, Martel updates the concept of mythic violence to take into account the resilience of the liberal/fascist connection (even as it appears to be a node of struggle and mutual incompatibility). He shows that ‘Critique of Violence’ doesn’t just diagnose our time but it also shows a way out of the abyss that we are in. Martel lists seven key points from Benjamin’s essay and adds one other point from José Carlos Mariátegui to think concretely about how to apply their lessons from 100 years ago to our own time.
  • Mito e autoridade: Fórum sobre a atualidade da “Crítica da Violência” de Benjamin em seu centenário, Parte I - A autoridade mítica da fundação: para uma crítica da justiça Forum: The Actuality Of Benjamin’s ‘critique Of Violence’ At Its Centenary

    Hillani, Allan M.

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio propõe uma interpretação da relação entre direito, violência e justiça baseada no trabalho de Walter Benjamin ‘Para a Crítica da Violência’. Eu argumento que os três termos supracitados são sustentados no ensaio de Benjamin por uma noção de autoridade que lhes é subjacente e que, de acordo com este, possui um caráter mítico. Isto é apresentado por meio de uma interpretação da autoridade do direito como vinculada à sua fundação mítica. Então, analisando a mitologia ocidental e como a noção de autoridade em nossa tradição está vinculada às figuras romanas de Rômulo e Numa, eu proponho uma nova interpretação da relação entre direito e mito no texto de Benjamin, mostrando como o direito sempre depende de uma justiça mítica e como a crítica da violência também deve envolver uma crítica da justiça. Eu concluo o trabalho traçando um paralelo entre a violência divina de Benjamin e o que poderia ser chamada de justiça divina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay proposes an interpretation of the relationship between law, violence, and justice based on Walter Benjamin’s work ‘Critique of Violence.’ I argue that, in the essay, the three terms are sustained by an underlying notion of authority, which, according to Benjamin, has a mythical character. This is shown by an interpretation of how law’s authority is linked to its mythical foundation. Then, by analysing Western mythology and how the notion of authority in our tradition is linked to the Roman figures of Romulus and Numa, I propose a new interpretation of the relationship between law and myth in Benjamin’s text, showing how law also depends on a mythical justice and how the critique of violence must also involve a critique of justice. I end the paper by tracing a parallel between Benjamin’s divine violence and what could be termed divine justice.
  • Lembranças Coloniais, Restos Coloniais: Fórum sobre a Atualidade da ‘Crítica da Violência’ de Benjamin em seu Centenário, Parte II Forum: The Actuality Of Benjamin’s ‘critique Of Violence’ At Its Centenary

    Hirst, Aggie; Houseman, Tom; Armele, Vinícius

    Resumo em Português:

    Resumo Walter Benjamin publicou seu influente ensaio “Crítica da Violência”/ “Zur Kritik der Gewalt” em 1921, e o trabalho tem incomodado e provocado pensadores de várias disciplinas por mais de um século. Este Fórum reúne um grupo de estudiosos em filosofia, ciência política, relações internacionais e estudos jurídicos para refletir sobre a atualidade do ensaio de Benjamin para a teoria crítica contemporânea. Na Parte II do Fórum, Aggie Hirst, Tom Houseman e Vinícius Armele baseiam-se em Benjamin para analisar o que resta do colonialismo europeu. Hirst e Houseman interrogam até que ponto a noção de violência divina de Walter Benjamin pode ser útil ao serviço da luta descolonial. Na medida em que é antitética à ordem colonial – que é inaugurada e reproduzida pelas funções de criação e preservação da lei da violência mítica – a violência divina parece abrir um espaço para conceituar um desafio abrangente à violência criptografada nessa ordem que é ‘letal sem derramar sangue’. Como o exercício de tal ‘poder sobre toda a vida’ é exercido ‘em nome da vida’, argumenta Benjamin, seus sacrifícios acompanhantes são aceitáveis. Baseando-se na teoria pós-colonial e descolonial, Hirst e Houseman oferecem uma crítica da ‘visão de Deus’ inerente a qualquer reivindicação de violência divina. O texto de Benjamin pode gerar insights poderosos sobre a natureza e os limites das lutas descoloniais, mas acaba falhando em fornecer uma alternativa à violência mítica que critica, reproduzindo – no coração do conceito emancipatório de violência divina – uma problemática imitação de uma voz autoral divina que já é um tropo da colonialidade. A reflexão de Armele busca recuperar o papel da tragédia antiga de relutância em relação ao poder anteriormente inquestionável da violência do destino mítico. Retoma as contribuições de Benjamin sobre (1) melancolia e Romantismo, que representa a revolta da subjetividade e afetividade reprimidas, canalizadas e deformadas, e (2) a crítica da violência que se estabelece na manifestação de suas relações éticas entre lei [Recht] e justiça [Gerechtigkeit], Armele revela o entrelaçamento da experiência do tempo histórico e a orientação das lutas políticas atuais. Inspirado por Benjamin, ele examina a ação do movimento Black Lives Matters em Bristol, Reino Unido, que derrubou uma estátua do comerciante de escravos Edward Colston e a jogou no porto da cidade, reabrindo uma ferida histórica do colonialismo e da memória nacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Walter Benjamin published his influential essay ‘Critique of Violence’/‘Zur Kritik der Gewalt’ in 1921, and the work has troubled and provoked thinkers across disciplines for over a century now. This Forum gathers a group of scholars in philosophy, political science, international relations and legal studies to reflect on the actuality of Benjamin’s essay for contemporary critical theory. In Part II of the Forum, Aggie Hirst, Tom Houseman, and Vinícius Armele draw on Benjamin to analyse what remains of European colonialism. Hirst and Houseman interrogate the extent to which Walter Benjamin’s notion of divine violence may be useful in the service of decolonial struggle. Insofar as it is antithetical to the colonial order – which is inaugurated and reproduced by the law making and law preserving functions of mythic violence – divine violence appears to open a space for conceptualising a far-reaching challenge to the violence encrypted in that order that is ‘lethal without spilling blood’. Because the exercise of such ‘power over all life’ is exercised ‘for the sake of living,’ Benjamin argues, its accompanying sacrifices are acceptable. Drawing on postcolonial and decolonial theory, Hirst and Houseman offer a critique of the ‘God’s-eye view’ inherent to any claim to divine violence. Benjamin’s text can generate powerful insights into the nature and limits of decolonial struggles, but it ultimately fails in providing an alternative to the mythic violence it criticises, by reproducing – at the heart of the emancipatory concept of divine violence – a problematic impersonation of a divine authorial voice that is already a trope of coloniality. Armele’s reflection seeks to recover ancient tragedy’s role of reluctance toward the previously unquestionable power of the violence of mythical destiny. Resume Benjamin’s contributions on (1) melancholy and Romanticism, which represents the revolt of repressed, channelled and deformed subjectivity and affectivity, and (2) the criticism of the violence that is established in the manifestation of its ethical relations between law [Recht] and justice [Gerechtigkeit], Armele reveals the intertwining of the experience of historical time and the orientation of current political struggles. Inspired by Benjamin, he examines the action of the Black Lives Matters movement in Bristol, UK, which toppled a statue of the slave trader Edward Colston, and threw it in the city’s harbour, reopening a historical wound of colonialism and national memory.
  • Reflexões sobre a Violência Divina: Fórum sobre a Atualidade da ‘Crítica da Violência’ de Benjamin em seu Centenário, Parte III Forum: The Actuality Of Benjamin’s ‘critique Of Violence’ At Its Centenary

    Cruz, Melany; Ghoreishi, Kaveh; Minelli, Sara

    Resumo em Português:

    Resumo Walter Benjamin publicou seu influente ensaio ‘Crítica da Violência’ / ‘Zur Kritik der Gewalt’ em 1921, e o trabalho tem incomodado e provocado pensadores de várias disciplinas por mais de um século. Este Fórum reúne um grupo de estudiosos em filosofia, ciência política, relações internacionais e estudos jurídicos para refletir sobre a atualidade do ensaio de Benjamin para a teoria crítica contemporânea. Melany Cruz, Kaveh Ghoreishi e Sara Minelli envolvem Benjamin na ‘violência divina’. Como observa Cruz, o linchamento no México contemporâneo tornou-se um fenômeno recorrente nas mídias nota roja. Devido à sua brutalidade, as percepções do linchamento foram reduzidas a uma forma de crime incivilizado e irracional. Em oposição a essa perspectiva, Cruz teoriza a dimensão política da violência do linchamento ao se basear em Benjamin e argumenta que tal violência simbolicamente e afetivamente dramatiza a suspensão da ‘mera vida’ na qual as comunidades que realizam os linchamentos estão imersas nas condições atuais do México neoliberal. Dessa forma, é possível afirmar que o linchamento, nos termos de Benjamin, constitui uma forma de violência divina que tem a capacidade de revelar e comunicar a necessidade de acabar com a condição provocadora de medo e raiva da ‘mera vida’. Na segunda seção, Ghoreishi e Minelli propõem uma leitura do ‘divino’ em oposição à ‘violência mítica’ que destaca os elementos radicais de algumas lutas contemporâneas ao interpretar alguns exemplos de greve que ocorreram no Curdistão iraniano (Rojhilat) nos últimos quarenta anos. Eles entendem a ‘greve geral’ revolucionária considerada por Benjamin como o que Jesi chamou de ‘suspensão do tempo’, interrompendo as relações econômicas e sociais ‘normais’. Nesse sentido, as greves gerais no Curdistão podem ser ditas como encerrando a temporalidade mitológica da opressão. Essas lutas, nas quais novas formas de coletividade surgiram e foram experimentadas, devem, portanto, ser vistas como antecipações da ‘violência divina’ que põe fim à “violência mítica”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Walter Benjamin published his influential essay ‘Critique of Violence’/‘Zur Kritik der Gewalt’ in 1921, and the work has troubled and provoked thinkers across disciplines for over a century now. This Forum gathers a group of scholars in philosophy, political science, international relations and legal studies to reflect on the actuality of Benjamin’s essay for contemporary critical theory. Melany Cruz, Kaveh Ghoreishi and Sara Minelli engage Benjamin on ‘divine violence.’ As Cruz notes, lynching in contemporary Mexico has become a recurrent phenomenon in nota roja outlets. Due to its brutality, perceptions of lynching have been reduced to a form of uncivilised and irrational crime. In opposition to this perspective, Cruz theorises the political dimension of the violence of lynching by drawing from Benjamin and argues that such violence symbolically and affectively dramatises the suspension of ‘mere life’ in which the communities enacting the lynchings are immersed in the current conditions of neoliberal Mexico. In this way, it is possible to claim that lynching, in Benjamin’s terms, constitutes a form of divine violence that has the capacity to reveal and communicate the need to end the fear- and anger-provoking condition of ‘mere life.’ In the second section, Ghoreishi and Minelli propose a reading of ‘divine’ as opposed to ‘mythical violence’ that brings out the radical elements of some contemporary struggles by interpreting some examples of strike which took place in Iranian Kurdistan (Rojhilat) in the last forty years. They understand the revolutionary ‘general strike’ considered by Benjamin as what Jesi has called a ‘suspension of time,’ bringing ‘normal’ economic and social relations to a halt. In this sense, the general strikes in Kurdistan can be said to bring the mythological temporality of oppression to an end. These struggles, in which new forms of collectivity have emerged and been experimented, should, therefore, be seen as anticipations of the ‘divine violence’ that puts an end to ‘mythical violence.’
  • Biopoder: Fórum sobre a atualidade da “Crítica da Violência” de Benjamin em seu centenário, Parte IV Forum: The Actuality Of Benjamin’s ‘critique Of Violence’ At Its Centenary

    skaidra, sasha; Emerson, R. Guy

    Resumo em Português:

    Resumo Walter Benjamin publicou seu influente ensaio “Crítica da Violência” / “Zur Kritik der Gewalt” em 1921, e o trabalho tem perturbado e provocado pensadores de várias disciplinas há mais de um século. Este Fórum reúne um grupo de estudiosos em filosofia, ciência política, relações internacionais e estudos jurídicos para refletir sobre a atualidade do ensaio de Benjamin para a teoria crítica contemporânea. sasha skaidra e R. Guy Emerson elaboram sobre como o clássico de Benjamin ilumina as compreensões contemporâneas da política da vida e da morte (violenta) globalmente. skaidra foca no movimento da Cidade Santuário na Europa e América do Norte. Argumentando que a política do Santuário é limitada em sua capacidade de desafiar as fronteiras em si mesmas porque o movimento está preso em uma falsa antinomia entre lei natural e positiva que Benjamin critica, a contribuição de skaidra propõe uma crítica das fronteiras que emula o método de Benjamin, isolando a violência da mistificação da teoria jurídica. Enquanto os movimentos de justiça migratória ameaçam a ordem estatal desafiando as noções de tempo westphaliano, o Santuário opera como um purgatório onde uma potencial figura migrante messiânica poderia anunciar o fim das fronteiras estatais. skaidra propõe a ideia de um purgatório utópico como meio de isolar como as Cidades Santuário contribuem e limitam uma crítica das fronteiras. A contribuição de Emerson relembra Benjamin em relação a Foucault, pensando o biopoder por meio de critérios irredutíveis a qualificações oficiais sobre a vida ou à gestão eficiente de populações. Como meio puro sem fins, a violência para Benjamin não pode confirmar nada externo a ela, seja a proteção da vida que vem após sua eliminação em outro lugar ou a regulação da vida que segue a supressão da alteridade. Para Emerson, o biopoder violento, como puro, manifesta uma ordem mortal que atinge imediatamente a vida de uma maneira muito abrupta para confirmar a regra ou regular as populações. O resultado é um critério para entender tanto a violência quanto a vida no biopoder, que mantém sua distância das intenções oficiais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Walter Benjamin published his influential essay ‘Critique of Violence’/‘Zur Kritik der Gewalt’ in 1921, and the work has troubled and provoked thinkers across disciplines for over a century now. This Forum gathers a group of scholars in philosophy, political science, international relations and legal studies to reflect on the actuality of Benjamin’s essay for contemporary critical theory. In their separate contributions, sasha skaidra and R. Guy Emerson each elaborate on how Benjamin’s classic illuminates contemporary understandings of the politics of life and (violent) death globally. skaidra takes the Sanctuary City movement in Europe and North America as a focus. Arguing that Sanctuary politics is limited in its capacity to challenge borders in-of-themselves because the movement is caught in a false antinomy between natural and positive law that Benjamin critiques, skaidra’s contribution proposes a critique of borders that emulates Benjamin’s method which isolates violence from the mystification of legal theory. Whereas migrant justice movements threaten the state order by challenging Westphalian notions of time, Sanctuary operates like a purgatory wherein a potential messianic migrant figure could herald the end of state borders. skaidra proposes the idea of utopic purgatory as a means to isolate how Sanctuary Cities contribute to and limit a critique of borders. In the second sole-authored contribution to this section of the forum, Emerson rereads Benjamin in relation to Foucault by thinking biopower through criteria irreducible to official qualifications on life or the efficient management of populations. As a pure means without ends, violence for Benjamin cannot confirm anything external to it, be it the protection of life that comes after its elimination elsewhere or the regulation of life that follows the suppression of alterity. Instead, for Emerson, violent biopower, as pure, manifests a deadly order that immediately strikes life in a manner too abrupt to confirm rule or regulate populations. The result is a criterion for understanding both violence and life in biopower that maintains its distance from official intentions.
  • Violência/poder/força e luta contra o tempo no Brasil contemporâneo: Fórum sobre a atualidade da “Crítica da Violência” de Benjamin em seu centenário, Parte V Forum: The Actuality Of Benjamin’s ‘critique Of Violence’ At Its Centenary

    Vieira, Rafael Barros

    Resumo em Português:

    Resumo Walter Benjamin publicou seu influente ensaio ‘Crítica da Violência’ / ‘Zur Kritik der Gewalt’ em 1921, e o trabalho tem perturbado e provocado pensadores de várias disciplinas há mais de um século. Este Fórum reúne um grupo de estudiosos em filosofia, ciência política, relações internacionais e estudos jurídicos para refletir sobre a atualidade do ensaio de Benjamin para a teoria crítica contemporânea. Em Parte V do Fórum, Rafael Barros Vieira argumenta que o ensaio ‘Zur Kritik der Gewalt’ (Crítica da violência/poder/força) de Benjamin é profundamente penetrado pelos problemas históricos da revolução e da contrarrevolução na Alemanha. Em certo sentido, é um texto conjuntural, embora vá além de seu próprio contexto, procurando apreender fenômenos históricos de longa duração. Infelizmente, este aspecto contextual tende a desaparecer em leituras que enfatizam apenas uma espécie de ‘pureza’ filosófica deste ensaio. Na hipótese deste artigo, o ensaio, além de enfrentar problemas conjunturais, pode ser utilizado para compreender outras conjunturas, destacando as relações entre direito, história e classes sociais (em uma ampla concepção das classes sociais que estarão presentes na obra de Benjamin e serão explicitadas em seus escritos posteriores). O objetivo deste ensaio é entender criticamente o exercício da violência/poder/força nos Estados liberais, particularmente o brasileiro, destacando o movimento através do qual as forças autoritárias e fascistas se levantam em torno destas estruturas. Como assinala Benjamin em uma das variantes do ensaio sobre a obra de arte, o fascismo é a conservação das relações de produção e propriedade através da violência. Entretanto, a violência não é um produto apenas deste tipo de regime, embora certamente a radicalize. A proposta é entender como isto se expressa neste período recente do Brasil, marcado pela combinação da ascensão de um presidente com características fascistas, a reorganização de certas instituições liberais e a implementação de reformas tipicamente neoliberais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Walter Benjamin published his influential essay ‘Critique of Violence’/‘Zur Kritik der Gewalt’ in 1921, and the work has troubled and provoked thinkers across disciplines for over a century now. This Forum gathers a group of scholars in philosophy, political science, international relations and legal studies to reflect on the actuality of Benjamin’s essay for contemporary critical theory. In Part V of the Forum, Rafael Barros Vieira argues that Benjamin’s essay ‘Zur Kritik der Gewalt’ (Critique of Violence/Power/Force) is deeply penetrated by the historical problems of the revolution and counterrevolution in Germany. In a certain sense, it is a conjunctural text, although it goes beyond its own context by seeking to apprehend historical phenomena of longue durée. Unfortunately, Vieira argues, this contextual aspect tends to disappear in readings that emphasize only a kind of philosophical ‘purity’ of this essay. Vieira hypothesizes that the essay, in addition to facing conjunctural problems, can be used to understand other conjunctures by highlighting the relations between law, history and social classes (in a wide conception of social classes that will be present in Benjamin’s work and will be made explicit in his late writings). The purpose of turning to this essay is to critically understand the exercise of violence/power/force in liberal states, particularly that of Brazil, highlighting the movement through which the authoritarian and fascist forces rise around liberal state structures. As Benjamin points out in one of the variants of the essay on the work of art, fascism is the conservation of relations of production and property through violence. However, violence is not a product only of this type of regime, although it certainly radicalizes it. Vieira proposes to understand how this is expressed in this recent period of Brazil, marked by the combination of the rise of a president with fascist traits, the reorganization of certain liberal institutions and the implementation of typically neoliberal reforms.
  • Benjamin e o Brasil, uma interpretação final: Fórum sobre a atualidade da “Crítica da Violência” de Benjamin em seu centenário, Parte VI Forum: The Actuality Of Benjamin’s ‘critique Of Violence’ At Its Centenary

    Assy, Bethânia; Rolo, Rafael Felgueiras; Gagnebin, Jeanne Marie

    Resumo em Português:

    Resumo Walter Benjamin publicou seu influente ensaio “Critique of Violence”/”Zur Kritik der Gewalt” em 1921, e o trabalho tem incomodado e provocado pensadores de várias disciplinas há mais de um século. Este Fórum reúne um grupo de acadêmicos de filosofia, ciência política, relações internacionais e estudos jurídicos para refletir sobre a atualidade do ensaio de Benjamin para a teoria crítica contemporânea. Na Parte VI do Fórum, Bethânia Assy, Rafael Felgueiras Rolo e Jeanne Marie Gagnebin encerram a série com reflexões sobre Benjamin e o Brasil. Em seu ensaio, Assy e Rolo discutem o trabalho de Benjamin para afirmar qual concepção de história poderia fazer justiça às necessidades reais na luta contra as formas contemporâneas de fascismo, especialmente considerando a realidade dos movimentos urbanos como o MUST e o MTST. Para Rolo e Assy, o conceito de violência divina precisa ser reconsiderado e deslocado dos entendimentos tradicionais da literatura contemporânea sobre Benjamin, e os autores fazem isso desenvolvendo uma noção imanente de violência divina. Eles desenvolvem uma análise da oitava tese de Benjamin para dar sentido ao chamado “estado de exceção” em relação a um verdadeiro estado de exceção, que é o dever do pensamento crítico de instaurar. Assy e Rolo lançam luz sobre o fenômeno social dessas ocupações urbanas, de modo que um melhor posicionamento na luta contra o fascismo contemporâneo é (se é que é possível) à luz dos textos de Benjamin. Na reflexão final, Gagnebin recorre à sua vasta experiência em filosofia contemporânea para tecer percepções conceituais e filológicas sobre o marxismo de Benjamin em relação ao seu pensamento político e teológico, sobre o direito e a justiça, e sobre o mito e o mítico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Walter Benjamin published his influential essay ‘Critique of Violence’/‘Zur Kritik der Gewalt’ in 1921, and the work has troubled and provoked thinkers across disciplines for over a century now. This Forum gathers a group of scholars in philosophy, political science, international relations and legal studies to reflect on the actuality of Benjamin’s essay for contemporary critical theory. In Part VI of the Forum, Bethânia Assy, Rafael Felgueiras Rolo, and Jeanne Marie Gagnebin close the series with reflections on Benjamin and Brazil. In their essay, Assy and Rolo discuss Benjamin’s work to assert which conception of history could render justice to actual needs in the struggle against contemporary forms of fascism, especially considering the reality of the urban movements such as MUST and MTST. For Rolo and Assy, the concept of divine violence needs to be reconsidered and dislocated from traditional understandings in contemporary literature on Benjamin, and the authors do so by developing an immanent notion of divine violence. They develop an analysis of Benjamin’s eighth thesis to make sense of the so-called ‘state of exception’ regarding a real state of exception, which is the duty of critical thinking to instate. Assy and Rolo shed light on the social phenomenon of these urban occupations, so that a better positioning in the struggle against contemporary fascism is (if at all) possible in the light of Benjamin’s texts. In the final reflection, Gagnebin draws on her vast expertise in contemporary philosophy to weave together conceptual and philological insights on Benjamin’s Marxism in relation to his political and theological thought, on law and justice, and on myth and the mythical.
  • Erratum Errata

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto de Relações Internacionais Rua Marques de São Vicente, 225 - Casa 20 , 22453-900 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3527-2284, Fax: (55 21) 3527-1560 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cintjournal@puc-rio.br