Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Civitas - Revista de Ciências Sociais, Volume: 23, Publicado: 2023
  • Juventudes latino-americanas: desafios e potencialidades no contexto da pandemia Apresentação

    Perez, Olívia Cristina; Vommaro, Pablo

    Resumo em Português:

    Resumo: Este texto apresenta o dossiê “Juventudes latino-americanas: desafios e potencialidades no contexto da pandemia” que tem como objetivo principal visibilizar as vivências das juventudes latino-americanas durante o período da pandemia, oferecendo aportes para a resolução dos problemas revelados e aprofundados nesse tempo. O dossiê reúne dez estudos sobre cinco países da América Latina que abordam os seguintes temas: o deslocamento e a importância do tempo, do espaço e das perspectivas para o futuro entre os jovens durante a pandemia, as desigualdades educacionais reveladas e aprofundadas durante o período, especialmente, por conta do acesso desigual às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a vinculação precária ao mercado de trabalho e a participação política das juventudes. Por conta das importantes contribuições, consideramos o dossiê como um marco no campo de estudos sobre as juventudes latino-americanas e como um registro ímpar de como a pandemia impactou a vida das juventudes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este texto presenta el dossier “Juventudes latinoamericanas: desafíos y potencialidades en el contexto de la pandemia”, cuyo principal objetivo es visibilizar las experiencias de los jóvenes latinoamericanos durante el período de la pandemia, ofreciendo aportes a la resolución de los problemas emergentes y que se profundizaron durante el período. El Dossier reúne diez estudios sobre cinco países de América Latina que abordan los siguientes temas: el desplazamiento y la importancia del tiempo, el espacio y las perspectivas de futuro entre los jóvenes durante la pandemia, las desigualdades educativas emergentes y persistentes durante el período, especialmente em lo referido al acceso desigual a las TICs, la precaria vinculación al mercado laboral y la participación política de los jóvenes. Consideramos el Dossier como un hito en el campo de los estudios de juventudes latinoamericanas y como un registro singular de los modos en los que la pandemia ha impactado en sus vidas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This text presents the dossier “Latin American youth: challenges and potentialities in the context of the pandemic” whose main objective is to make visible the experience of Latin American youth during the pandemic, offering contributions to the resolution of the revealed and deepened problems in this period. The Dossier brings together ten studies on five Latin American countries that address the themes: the displacement and importance of time, space and perspectives for the future among young people during the pandemic, inequality in the use of ICTs in the area of education, growth in precarious jobs and the political participation of youth. Due to the important contributions, we consider the Dossier as a landmark in the field of studies on Latin American youth and as a unique record of how the pandemic has impacted the lives of youth.
  • A infância urbana nas ciências sociais: problemáticas e desafios metodológicos Apresentação

    Carvalho, Levindo Diniz; Seixas, Eunice Castro; Seixas, Paulo Castro

    Resumo em Português:

    Resumo: Este texto apresenta o dossiê “A infância Urbana nas ciências sociais: problemáticas e desafios metodológicos”. Seu objetivo é situar as principais questões que caracterizam os estudos das relações entre a infância e a cidade. Em uma primeira parte, indicamos como os estudos urbanos (Seixas 2003; Harvey 2008; Fernandez Martorell 2009) e os estudos da infância (Balagopalan 2019; Castro Seixas 2021; Sarmento 2018) assumem interfaces na análise de temáticas como: o direito à cidade pelas crianças; apropriação do espaço e participação infantil na cidade; desigualdades socioterritoriais e infância; e as crianças como atores políticos na cidade. Na segunda parte, sugerimos uma breve sistematização dos textos, em diálogo com pesquisadores portugueses, espanhóis, brasileiros, argentinos e ingleses colocando em evidência a interdisciplinaridade e a denúncia. Busca-se, com este trabalho, colaborar nos debates contemporâneos sobre as múltiplas infâncias urbanas que se constroem nos diferentes espaços da cidade e nas diferentes cidades do mundo evidenciando desafios metodológicos e epistemológicos e éticos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este texto presenta el dossier “La infancia urbana en las ciencias sociales: cuestiones metodológicas y desafíos”. Su objetivo es situar las principales cuestiones que caracterizan los estudios de la relación entre infancia y ciudad. En una primera parte, indicamos cómo los estudios urbanos (Seixas 2003; Harvey 2008; Fernandez Martorell 2009) y los estudios de infancia (Balagopalan 2019; Castro Seixas 2022; Sarmento 2018) asumen interfaces en el análisis de temas como: el derecho a la ciudad por los niños; apropiación del espacio y participación infantil en la ciudad; las desigualdades socioterritoriales y la infancia y los niños como actores políticos en la ciudad. En la segunda parte, sugerimos una breve sistematización de los textos, en diálogo con investigadores portugueses, españoles, brasileños, argentinos e ingleses, destacando la interdisciplinariedad y la denuncia. El objetivo de este trabajo es colaborar en los debates contemporáneos sobre las múltiples infancias urbanas que se construyen en diferentes espacios de la ciudad y en diferentes ciudades del mundo, destacando desafíos metodológicos, epistemológicos y éticos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This text presents the dossier “Urban childhood in social science: problems and methodologic challenges”. It aims to situate the main questions which characterizes the works on the relation between childhood and city. In the first part, we indicate how urban studies (Seixas 2003; Harvey 2008; Fernandez Martorell 2009) and childhood studies (Balagopalan 2019; Castro Seixas 2022; Sarmento 2018) have interfaces in the analysis of some topics: the right for the city; appropriation of the public space and children participation in the city; socio-territorial inequality and childhood, and the children as political actors in the city. In the second part, we suggest a brief systematization of articles, dialoguing with Brazilian, Spanish, Argentinean, and British researchers. It points out interdisciplinarity and denouncements. We seek to collaborate in the contemporary debates about the multiple urban childhood built in different spaces in the city and in different city in the world, highlighting methodological, epistemological, and ethical challenges.
  • Ciganos no Brasil: relações entre continuidade, mudança e diferença Apresentação

    Campos, Juliana Miranda Soares; Fotta, Martin

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente dossiê tem como objetivo reunir estudos inéditos realizados no Brasil sobre povos ciganos nos últimos anos e apresentá-los ao público acadêmico mais amplo. Pretende-se mostrar esses povos como agentes que vêm co-construindo o Brasil há séculos e a variedade de experiências vividas por eles no contexto nacional. A partir de diferentes abordagens empíricas (e em grande parte dos casos, privilegiando o ponto de vista cigano), os artigos mostram alguns dos modos como os coletivos ciganos no Brasil articulam as relações internas (de parentesco ou comunais) e com o mundo não cigano à sua volta.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este dossier reúne investigaciones inéditas sobre los romaníes realizadas en Brasil en los últimos años y las presenta a un público académico más amplio. El objetivo es mostrar a los pueblos romaníes como agentes que vienen co-construyendo Brasil desde hace siglos y la variedad de experiencias de estos pueblos en el contexto nacional. A partir de diferentes enfoques empíricos (y, en la mayoría de los casos, privilegiando el punto de vista romaní), los artículos aquí reunidos revelan algunas de las formas en que los romaníes de Brasil articulan sus relaciones internas (de parentesco o comunitarias), por un lado, y con el mundo no romaní que les rodea, por otro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This dossier brings together unpublished research about Romanies undertaken in Brazil in recent years and presents them to a wider academic audience. The aim is to show Romani peoples as agents who have been co-constructing Brazil for centuries and the variety of experiences of these peoples in the national context. From different empirical approaches (and in most cases, privileging a Romani point of view), the articles gathered here reveal some of the ways in which Romanies in Brazil articulate internal relations (of kinship or communal), on the one hand, and with the non-Romani world around them, on the other.
  • Teoria da crença no mundo justo e socialização legal: perspectivas em estudos sobre crianças e adolescentes Artigo

    Thomas, Kendra J.; Gomes, Aline Morais Mizutani; Rodrigues, Herbert

    Resumo em Português:

    Resumo: No presente artigo, apresentamos um panorama acerca da teoria da crença no mundo justo e da socialização legal, objetivando expor uma visão geral das perspectivas de estudos e suas aproximações para compreender como crianças e adolescentes legitimam as autoridades e dão sentido ao cumprimento das regras a partir da crença na justiça. O artigo apresenta uma análise da literatura dividida em três eixos: exposição da socialização legal como campo de pesquisa que investiga a internalização de normas e regras sociais, a formação de confiança nas autoridades e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos em relação às leis; apresentação da teoria da crença no mundo justo, cujo intuito consiste em identificar os mecanismos pelos quais os indivíduos elaboram as noções de justiça; e discussão sobre como as percepções da justiça podem influenciar as relações das crianças com as autoridades e mobilizar diferentes atitudes diante de normas e leis. Com base nas evidências apresentadas, concluímos que uma elevada crença no mundo justo aumenta o nível de cooperação com as autoridades, uma vez que os indivíduos são motivados pelas expectativas de tratamentos justos e de esforços recompensados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este artículo, presentamos una visión general de la Teoría del Mundo Justo y de la socialización legal, con el fin de exponer un panorama de las perspectivas de los estudios y sus enfoques para comprender cómo los niños y adolescentes legitiman a las autoridades y dan sentido al cumplimiento de las normas desde la creencia en la justicia. El artículo presenta un análisis de la literatura dividido en tres partes: exposición de la socialización legal como campo de estudio que investiga la interiorización de las normas y reglas sociales, la formación de confianza en las autoridades y el desarrollo de actitudes y comportamientos en relación con las leyes; presentación de los estudios sobre la Teoría del Mundo Justo cuyo fin es identificar los mecanismos por los cuales los individuos desarrollan nociones de justicia; y discusión sobre cómo las percepciones de la justicia pueden influir en las relaciones de los niños con las autoridades y movilizar diferentes actitudes hacia las normas y leyes. Con base en la evidencia presentada, concluimos que una alta creencia en un mundo justo aumenta el nivel de cooperación con las autoridades, ya que las personas están motivadas por expectativas de trato justo y esfuerzos recompensados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this article, we provide an overview of Just World Theory and legal socialization research and how these explain how youth legitimize authorities and comply with rules based on justice. The article analyzes the literature in three parts: demonstrating legal socialization as a valuable research field to study how people internalize norms and social rules, develop trust in authorities, and shape legal attitudes and behaviors; presenting just world theory as a way to identify the mechanisms that shape justice perceptions; discussing how perceptions of justice can influence the relationships between children and authorities and shape attitudes towards the law. Based on the evidence presented, we conclude that a higher belief in justice can increase the level of cooperation with authorities because individuals are motivated by the expectations of just treatment and just rewards.
  • Entre o empoderamento light e o feminismo corporativo moderado: igualdade de gênero e emancipação das mulheres nas organizações Articles

    Jaime, Pedro; Bandeira, Mariana Lima; Brunstein, Janette

    Resumo em Português:

    Resumo: A relação dos arranjos institucionais e do movimento da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) com a igualdade de gênero tem sido escassamente analisada no contexto de economias em desenvolvimento. Pretendemos contribuir com o preenchimento desta lacuna, trazendo para o debate os conceitos de emancipação nas organizações e grupos de suporte. Indagamos de que maneira a igualdade de gênero fomentada em economias em desenvolvimento por iniciativas de corporações transnacionais, por meio de grupos de suporte, permite transformações organizacionais que fortalecem a emancipação das mulheres nas organizações? Para responder a essa pergunta, apresentamos os resultados de uma etnografia feita em uma empresa transnacional que atua no Brasil. Os achados evidenciam que esta iniciativa pode levar a transformações organizacionais que fortaleçam o empoderamento das mulheres se elas se inscreverem em um quadro institucional que garanta a participação de múltiplos atores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La relación entre los arreglos institucionales y la promoción de la equidad de género, considerando el movimiento de Responsabilidad Social Empresarial (RSE), apenas fue analizada en el contexto de las economías en desarrollo. Pretendemos contribuir a esta brecha, a partir del lente conceptual de emancipación y grupos de soporte. Preguntamos cómo la equidad de género impulsada en las economías en desarrollo por iniciativas de empresas transnacionales, a través de grupos de soporte, permite transformaciones organizacionales que fortalecen la emancipación de las mujeres en las organizaciones. Respondiendo a esta pregunta, presentamos los resultados de una etnografía realizada en una empresa transnacional en Brasil. Los hallazgos evidencian que esta iniciativa puede conducir a un proceso de emancipación siempre cuando exista un marco institucional que garantiza la participación de múltiples actores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The relation between the institutional frameworks and the promotion of gender equality, considering the corporate social responsibility (CSR) movement, has been scarcely analyzed from the experiences of developing economies. We aimed to contribute to fill that gap, bringing to the debate the concepts of emancipation in organizations and support groups. We asked: in which ways, gender equality fostered by initiatives implemented in developing economies by transnational corporations in the form of support groups allow for organizational transformations that strengthen the process of women's emancipation in the corporate world? So, an ethnography was undertaken within a transnational company of the financial sector that operates in Brazil. The results show that these initiatives can only lead to organizational transformations that strengthen women's empowerment if they are inscribed in an institutional framework that guarantees the participation of multiple actors.
  • Desconstrução do conceito de “índio”: um desafio pendente em La Araucanía, Chile Artigos

    Cárdenas, Viviana Villarroel; Arias-Ortega, Katerin; Quintriqueo, Segundo

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo problematiza o uso da conceitualização de “índio” em La Araucanía, Chile. Através de uma abordagem histórica, são discutidas as origens do “índio”, bem como as causas e consequências psicossociais que essa denominação trouxe para os sujeitos indígenas, principalmente, os Mapuche, no Chile. A metodologia utilizada no artigo científico é qualitativa, do tipo documentário-descritivo, que permite uma compreensão histórica das origens do conceito índio e como ele prevalece na sociedade. Utiliza-se a análise de conteúdo na qual são identificados os núcleos de sentido e os significados explícitos e latentes que fundamentam o conceito “índio”. Os resultados revelam que a desconstrução do “índio” erradicaria progressivamente práticas de racismo e discriminação contra crianças, jovens e adultos indígenas. Concluímos que a desconstrução do conceito de “índio” implica partir da base do reconhecimento de um pluralismo epistemológico intercultural.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El artículo problematiza el uso de la conceptualización de ‘indio’ en La Araucanía, Chile. A través de una aproximación histórica se discuten los orígenes del ‘indio’, las causas y consecuencias psicosociales que esta denominación ha traído para los sujetos indígenas, principalmente los mapuches en Chile. La metodología es cualitativa de tipo documental-descriptiva de artículos científicos, que permite una comprensión histórica de los orígenes del concepto ‘indio’ y cómo éste prevalece vigente en la sociedad chilena. Se utiliza el análisis de contenido en el que se identifican los núcleos de sentido y significado explícitos y latentes que subyacen al concepto ‘indio’. Los resultados relevan que la deconstrucción del ‘indio’, permitiría erradicar progresivamente prácticas de racismo y discriminación hacia niños, jóvenes y adultos indígenas. Concluimos que la deconstrucción del concepto “indio” implica partir de la base del reconocimiento de un pluralismo epistemológico intercultural.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article problematizes the use of the conceptualization of ‘Indian’ in La Araucanía, Chile. Through a historical approach, the origins of the ‘Indian’ are discussed, as well as the causes and psychosocial consequences that this denomination has brought to indigenous subjects, mainly the Mapuche in Chile. The methodology is qualitative of documentary-descriptive type of scientific articles, they allow a historical understanding of the origins of the Indian concept and how it prevails in society. Content analysis is used in which the nuclei of explicit and latent sense and meaning that underlie the concept ‘Indian’ are identified. The results reveal that the deconstruction of the ‘indian’ would progressively eradicate practices of racism and discrimination against indigenous children, youth and adults. We conclude that the deconstruction of the “Indian” concept implies starting from the basis of the recognition of an intercultural epistemological pluralism.
  • Estudos romanis (ciganos) na América Latina e no Caribe: temas emergentes e estado do campo em Argentina, Colômbia e México Dossiê: Ciganos No Brasil: Relações Entre Continuidade, Mudança E Diferença

    Fotta, Martin; Salazar, Mariana Sabino

    Resumo em Português:

    Resumo: Os acadêmicos brasileiros geralmente não participam do desenvolvimento dos estudos ciganos em outros países da América Latina e Caribe (ALC). Para estimular esse intercâmbio e dar a visibilidade que esses conhecimentos continentais emergentes merecem, este artigo fornece uma introdução aos estudos ciganos na região. A primeira parte do artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que realizamos entre acadêmicos em 2021 e que identificou os principais temas e preocupações nos estudos ciganos na ALC. A segunda parte oferece um retrato da área em três países onde, além do Brasil, a atividade foi mais alta: Argentina, Colômbia e México. Apresenta os principais autores de cada país, áreas de investigação e publicações-chave. Na terceira parte argumentamos que os estudos ciganos na ALC formam um campo de investigação moldado por suas próprias questões e preocupações. Esses desafiam a compreensão eurocentrista da diáspora cigana que domina os estudos ciganos no âmbito internacional, e conclamam explorações das experiências ciganas junto a outras comunidades.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Los estudiosos brasileños no suelen estar comprometidos con el desarrollo de los estudios romaníes en otros países de América Latina y el Caribe (ALC). Para estimular este intercambio y dar a esta línea de investigación continental emergente la visibilidad que merece, este artículo ofrece una introducción a los estudios romaníes en la región. La primera parte del artículo presenta los resultados de una encuesta que realizamos entre académicos en 2021 y que identificó los principales temas y preocupaciones en los estudios romaníes de ALC. La segunda sección ofrece un retrato del campo en tres países donde, además de Brasil, la actividad ha sido mayor: Argentina, Colombia y México. Presentamos los principales autores, las áreas de investigación y las principales publicaciones de cada país. En la tercera sección, argumentamos que los estudios romaníes de la ALC son un campo de investigación emergente conformado por sus propias preguntas y preocupaciones. Este desafía la comprensión eurocéntrica de la diáspora romaní que domina el campo a nivel internacional y reclama la exploración de las experiencias romaníes junto a otras comunidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Brazilian scholars of Romani studies have not generally engaged with the field’s development in other Latin American countries and the Caribbean (LAC). To stimulate such an exchange and give this emerging continental scholarship the visibility it deserves, this article provides an introduction to Romani studies in the region. The first part of the article presents the results of a survey we conducted among scholars in 2021, which identified main themes and concerns in LAC Romani studies. The second section provides a portrait of the field in the three LAC countries aside from Brazil where the activity in the field has been the highest: Argentina, Colombia, and Mexico. It introduces each country’s main authors, areas of inquiry, and key publications. In the third section, we argue that LAC Romani studies is an emergent field of inquiry shaped by its own questions and concerns. It challenges the Europe-centric understanding of the Romani diaspora that dominates the field internationally and calls for an exploration of Romani experiences alongside other communities.
  • “Um presente de Deus”: a correlação entre memória e identidade no processo legislativo do Estatuto do Cigano Dossiê: Ciganos No Brasil: Relações Entre Continuidade, Mudança E Diferença

    Silva, Phillipe Cupertino Salloum e

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste trabalho, descrevo e busco refletir acerca do papel desempenhado pela Associação Nacional das Etnias Ciganas (Anec) na articulação política do Projeto de Lei do Senado n.° 248, de 2015, que propõe a instituição do Estatuto do Cigano. Por meio do trabalho de campo, que envolveu a observação participante das articulações políticas em torno da tramitação do projeto do lei, análise de documentos, incursões na vida cotidiana do Acampamento Nova Canaã, sede da Anec, entrevistas semiestruturadas e diálogos abertos, assim como o acesso às narrativas existenciais e das estórias de vida dos atores sociais que constroem a Anec, compilei e interpretei os dados etnográficos à luz dos estudos envolvendo processos identitários e memória, para compreender de que forma os sujeitos envolvidos nesta trama interpretam e atribuem sentido acerca do seu papel no processo de criação do Estatuto. Notei que as narrativas mobilizadas pelo grupo não se restringem a reivindicar um marco normativo com a previsão de políticas públicas para os povos ciganos. Envolvem de forma preponderante o esforço em entrelaçar a trajetória do grupo à luta política dos povos ciganos de modo geral no Brasil, o que ocorre por meio de um ímpeto dicotômico na qual este experimenta seu processo de subjetivação e disputa politicamente a narrativa de atuar como protagonistas na luta por direitos e na proposição do Estatuto do Cigano no Senado Federal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este trabajo es una descripción y análisis del papel jugado por la Asociación Nacional de Etnias Gitanas (Anec) en la articulación política del Proyecto de Ley del Senado N° 248, de 2015, que propone la institución del Estatuto del Gitano. A través del trabajo de campo, que involucró la observación participante de los avances del proyecto de ley, análisis de documentos, incursiones en el cotidiano del Acampamento Nova Canaã, sede de la Anec, entrevistas semiestructuradas y diálogos abiertos, además de narrativas existenciales y relatos de vida de los actores sociales que construir la Anec, los datos etnográficos fueron recopilados e interpretados, a la luz de estudios que involucran procesos de identidad y memoria. El objetivo fue comprender cómo los sujetos involucrados en esta trama atribuyen sentido a la creación de esta ley ya la lucha política por la afirmación de los derechos de los gitanos. Se advierte que la acción política de esta asociación no se restringe a la reivindicación de un marco normativo con provisión de políticas públicas. Implica también el esfuerzo de entrelazar la trayectoria del grupo con la historia del reconocimiento de los derechos de los gitanos en el Poder Legislativo federal, lo que se da a través de un impulso dicotómico en el que experimenta su proceso de subjetivación y disputa políticamente la narrativa en torno a la proposición de el Estatuto del Gitano en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This work is a description and analysis of the role played by the Associação Nacional das Etnias Ciganas (Anec) in the political articulation of the Senate Bill No. 248, of 2015, which proposes the institution of the Statute of the Gypsy. Through field work, which involves incursions into the daily life of the Nova Canaã camp, document analysis, semi-structured interviews and open dialogues, as well as the existential narratives and life stories of the two social actors who built Anec, we compile and interpret the ethnographic data, along with light two studies involving processes of identity and memory. The objective was to understand how the subjects involved in this plot attribute meaning to the creation of this law and to the political struggle for the affirmation of two blind rights. It is noted that the political action of this association is not restricted to the claim of a regulatory framework with the provision of public policies. It also involves an effort to intertwine the trajectory of the group with the history of the recognition of the gypsies rights at the Federal Legislative Power, a that occurs through a dichotomous impetus in which socials subjects experiences its process of subjectivity and dispute politically the narrative regarding the proposition of the Statute of the Gypsy in Brazil.
  • “Tudo é troca”: ensaio sobre a catira cigana em Minas Gerais Dossiê: Ciganos No Brasil: Relações Entre Continuidade, Mudança E Diferença

    Campos, Juliana Miranda Soares

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo trata da catira entre os ciganos calon, também chamada breganha, um sistema de trocas que coloca coisas e pessoas em constante movimento. Argumenta-se que toda a produção de relações entre ciganos, e entre ciganos e não ciganos, segue a lógica da catira, envolvendo sempre um jogo de negociações, um encadeamento de intercâmbios e a produção e atualização de vínculos entre os parceiros. Algumas regras e as margens de vantagem, no entanto, mudam, dependendo se o parceiro é outro cigano ou um não cigano; não se alterando, por outro lado, a importância em qualquer situação, de se manter a palavra.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El artículo trata de la catira entre los gitanos calon, también llamada breganha, un sistema de intercambios que pone las cosas y las personas en constante movimiento. Se argumenta que toda la producción de relaciones entre gitanos, y entre gitanos y no gitanos, sigue la lógica de la catira, implicando siempre un juego de negociaciones, una cadena de intercambios y la producción y actualización de vínculos entre socios. Sin embargo, algunas reglas y los márgenes de ventaja cambian, dependiendo de si la pareja es un no gitano o un familiar gitano; la importancia en cualquier situación de mantener la palabra dada permanece inalterada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article deals with the catira, also known as breganha, among the Calon Romanies, a system of exchanges that puts things and people in constant movement. It is argued that the entire production of relations among Calon, and between Calon and non-Romani follows the logic of the catira, always involving a game of negotiations, a chaining of exchanges, and the production and actualization of bonds between exchange partners. Some rules and the margins of advantage are a subject of change, since they depend on whether the partner is a non-Romani or a relative. In any situation, however, keeping one's word (palavra) is of paramount important.
  • Fazer família e ser parente: tessituras sobre famílias e parentes entre ciganos calon Dossiê: Ciganos No Brasil: Relações Entre Continuidade, Mudança E Diferença

    Souza, Edilma do Nascimento

    Resumo em Português:

    Resumo: A proposta deste artigo é uma reflexão das noções de “fazer família”, “ser família” e “ser parente” na perspectiva dos calon. Para tal, faço uma construção empírica sobre os matrimônios entre as famílias calons brasileiras e como as suas configurações direcionam relações de descendência e afinidade ao produzirem família e parentes na perspectiva calon. Costuro a escrita deste texto em momentos subsequentes, nos quais escrevo sobre o deixar de ser criança e os ritos de matrimônios e um caso de separação entre matrimônio de calon com não cigana; posteriormente, analiso as possibilidades de matrimônios; e, finalizo ao escrever sobre as redes familiares e sua importância na elaboração processual da pessoa calon no processo de fazer entre “família”. Por isso, a importância de pensar como os matrimônios se inscrevem na vida das crianças. Os dados analisados são parte de uma pesquisa de longa duração, entre os anos de 2013 e 2019, momento em que estive etnograficamente envolvida com redes familiares calons.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La propuesta de este artículo es una reflexión sobre las nociones de “hacer familia”, “ser familia” y “ser pariente” en la perspectiva de calon. Para ello, hago una construcción empírica sobre los matrimonios entre familias calons brasileñas y cómo sus configuraciones dirigen las relaciones de descendencia y afinidad al producir familia y parientes en la perspectiva calon. Coso la redacción de este texto en momentos posteriores, en los que, escribo sobre el dejar de ser niño y los ritos matrimoniales, y un caso de separación entre un matrimonio calon con un no gitano; posteriormente, analizo las posibilidades de matrimonios; y, termino escribiendo sobre las redes familiares y su importancia en la elaboración procesal de la persona calon en el hacerse entre ‘familia’. De ahí la importancia de reflexionar sobre cómo se inscriben los matrimonios en la vida de los hijos. Los datos analizados forman parte de una investigación a largo plazo realizada entre los años 2013 y 2019, época en la que me involucré etnográficamente con las redes familiares de calon.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of this article is a reflection on the notions of “making family,” “being family,” and “being kin” in the calon perspective. To this end, I make an empirical construction about the marriages among Brazilian calon families and how their configurations direct relations of descent and affinity when producing family and relatives in thec perspective. I sew the writing of this text in subsequent moments, in which, I write about the ceasing to be a child and the rites of marriages, and a case of separation between a calon marriage with a non-gypsy; later, I analyze the possibilities of marriages; and, I finish by writing about family networks and their importance in the procedural elaboration of the calon person in making himself or herself among ‘family’. Hence, the importance of thinking about how marriages inscribe themselves in the lives of children. The data analyzed is part of a long-term research between the years 2013 and 2019, a time when I was ethnographically involved with calon family networks.
  • Ciganos como povos e comunidades tradicionais: reconhecimento e direitos territoriais Dossiê: Ciganos No Brasil: Relações Entre Continuidade, Mudança E Diferença

    Dolabela, Helena

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre o processo de visibilização e o reconhecimento de direitos para povos ciganos no Brasil a partir de casos etnográficos junto aos calon de Minas Gerais. Intenta-se mostrar que o reconhecimento dos ciganos como povos e comunidades tradicionais deu sentido às demandas práticas dos ciganos, especialmente, em relação a direitos territoriais, o que representa uma conquista inédita para os povos ciganos no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este artículo presentamos una reflexión sobre el proceso de visibilización y reconocimiento de derechos del pueblo gitano en Brasil a partir de casos etnográficos con el calón de Minas Gerais. Se pretende mostrar que el reconocimiento de los gitanos como pueblos y comunidades tradicionales dio sentido a las demandas prácticas de los gitanos, especialmente en relación a los derechos territoriales, lo que representa un logro sin precedentes para los pueblos gitanos en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this article we present a reflection on the process of visibility and recognition of rights for Romani peoples in Brazil from ethnographic cases with the calon of Minas Gerais. It is intended to show that the recognition of romanies as traditional peoples and communities gave meaning to practical demands of romanies, especially in relation to territorial rights, which represents unprecedented achieve for the romani peoples in Brazil.
  • Ciganos no Brasil: o olhar dos viajantes do século 19 e início do século 20 Dossiê: Ciganos No Brasil: Relações Entre Continuidade, Mudança E Diferença

    Karpowicz, Débora Soares

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste artigo é investigar como seis viajantes do século 19 e início do século 20, por meio dos seus relatos de viagens, descrevem a prática comercial dos ciganos do Brasil e, de forma etnocêntrica, a relacionaram a estereótipos como o roubo. O percurso metodológico desta pesquisa foi de cunho quanti-qualitativo, a partir de uma análise documental e bibliográfica. Nos resultados, constatou-se a recorrência de temas como: comércio, aparência, linguagem, nomadismo, roubo, religião, práticas culturais, educação e origens, estando o comércio ligado diretamente ao roubo em uma tentativa de desqualificar o sujeito quando comparado à cultura de quem os observou. Constata-se que, já nos séculos 19 e 20, estereótipos que hoje são recorrentes, foram amplamente usados e divulgados pelos viajantes, o que nos remete a identificarmos a importância desta fonte histórica para a divulgação e a construção de olhares etnocêntricos e estereotipados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo de este artículo es investigar cómo seis viajeros del siglo 19 y principios del 20, a través de sus relatos de viaje, describen la práctica comercial de los gitanos en Brasil y, de manera etnocéntrica, la relacionan con estereotipos como el robo. El recorrido metodológico de esta investigación fue cuantitativo y cualitativo a partir de un análisis documental y bibliográfico. Como resultado, se verificó la recurrencia de temas como: comercio, apariencia, lengua, nomadismo, hurto, religión, prácticas culturales, educación y orígenes, vinculándose directamente el comercio al hurto en un intento de descalificar al sujeto frente a la cultura. de quienes los observaron. Parece que ya en los siglos 19 y 20, los estereotipos que hoy son recurrentes fueron ampliamente utilizados y difundidos por los viajeros, lo que nos lleva a identificar la importancia de esta fuente histórica para la difusión y construcción de miradas etnocéntricas y estereotipadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of this article is to investigate how six travelers from the 19th and early 20th centuries, through their travel reports, describe the commercial practice of gypsies in Brazil and, in an ethnocentric way, relate it to stereotypes such as theft. The methodological route of this research was quantitative and qualitative based on a documental and bibliographical analysis. As a result, the recurrence of themes such as: commerce, appearance, language, nomadism, theft, religion, cultural practices, education and origins, with commerce being directly linked to theft in an attempt to disqualify the subject when compared to culture of those who observed them. It appears that already in the 19th and 20th centuries, stereotypes that are recurrent today were widely used and disseminated by travelers, which leads us to identify the importance of this historical source for the dissemination and construction of ethnocentric and stereotyped views.
  • Juventude equatoriana em uma pandemia: tempo e espaço fraturados Dossiê: Juventudes Latino-Americanas: Desafios E Potencialidades No Contexto Da Pandemia

    Cerbino, Mauro; Panchi, Marco; Angulo, Natalia

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo avalia alguns dos efeitos que o tratamento da pandemia de Covid-19 teve sobre os jovens no Equador. Para construir a pesquisa, 28 jovens, mulheres e homens, das três regiões continentais do Equador foram consultados por meio de grupos focais online. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, de modo que mais do que sua representatividade como amostra estatística, a análise das histórias e experiências das pessoas consultadas foi priorizada em torno de dois eixos de discussão: espaço e tempo. Os achados permitiram avaliar como as desigualdades econômicas e a falta de acesso a oportunidades, somadas a uma visão sempre estigmatizada dos jovens, fizeram dessa população as primeiras vítimas do tratamento de uma pandemia que esqueceu as possibilidades culturais de contenção.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo evalúa algunos de los efectos que el tratamiento de la pandemia de la Covid-19 ha tenido en las y los jóvenes del Ecuador. Para construir la investigación se ha consultado a 28 jóvenes, mujeres y hombres, de las tres regiones continentales del Ecuador por medio de grupos focales online. El enfoque de la investigación fue cualitativo, por lo que más que su representatividad como muestra estadística, se priorizó el análisis de los relatos y experiencias de las personas consultadas alrededor de dos ejes de discusión: espacio y tiempo. Los hallazgos nos han permitido valorar cómo las desigualdades económicas y la falta de acceso a oportunidades, sumadas a una visión siempre estigmatizada de las y los jóvenes, ha convertido a esta población en las primeras víctimas del tratamiento de una pandemia que ha olvidado las posibilidades culturales de contención.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article evaluates some effects that the treatment of the Covid-19 pandemic has had on young people in Ecuador. To build the research, 28 young women and men from the three continental regions of Ecuador have been consulted through online focus groups. The research approach was qualitative, so that more than its representativeness as a statistical sample, the analysis of the stories and experiences of the people consulted was prioritized around two axes of discussion: space and time. The findings have allowed us to assess how economic inequalities and lack of access to opportunities, added to an always stigmatized vision of young people, has made this population the first victims of treatment of a pandemic that has forgotten the cultural possibilities of containment.
  • Temporalidades juvenis e impactos do contexto pandêmico Dossiê: Juventudes Latino-Americanas: Desafios E Potencialidades No Contexto Da Pandemia

    Koerich, Bruna Rossi; Pimenta, Melissa de Mattos

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo objetiva refletir sobre os impactos do contexto de pandemia nos modos como jovens experienciam o tempo. Para tanto, partimos de conversas mediadas pelas redes sociais com quatro jovens de diferentes idades, percursos escolares e contextos de vida, todos residentes em Porto Alegre (RS), Brasil. A análise do campo empírico se amparou em autores que vêm se dedicando a compreender diferentes dimensões das temporalidades juvenis, como Carmen Leccardi e José Machado Pais. Foi possível constatar mudanças nas percepções de temporalidade, que puderam ser observadas em duas dimensões: na organização do tempo cotidiano e nas projeções acerca do futuro. Para alguns jovens, o tempo pareceu ter acelerado enquanto para outros, o tempo pareceu mais arrastado e entediante. Além disso, alterações nas trajetórias escolares foram apontadas por alguns jovens como geradoras de mudanças em suas expectativas de futuro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo tiene por objetivo reflexionar a respeto de los impactos del contexto de la pandemia en las formas en que los jóvenes experimentan el tiempo. Para ello partimos de conversaciones mediadas por redes sociales con cuatro jóvenes de diferentes edades, antecedentes educacionales y contextos de vida, todos residentes en Porto Alegre (RS), Brazil. El análisis del campo empírico fue apoyado por autores que se han dedicado a comprender diferentes dimensiones de las temporalidades juveniles, como Carmen Leccardi y José Machado Pais. Fue posible observar cambios en las percepciones de la temporalidad en dos dimensiones: en la organización del tiempo diario y en las proyecciones sobre el futuro. Para algunos jóvenes, el tiempo pareció haberse acelerado, mientras para otros, el tiempo pareció haberse vuelto más lento y aburrido. Además, algunos jóvenes identificaron los cambios em sus trayectorias escolares como generadores de cambios en sus expectativas de futuro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article considers the impacts of the pandemic context on how young people experience time. To do so, we started with conversations mediated by social media with four young people of different ages, educational backgrounds, and life contexts, all residing in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. The analysis of these conversations was supported by authors who have been dedicated to understanding different dimensions of youth temporalities, such as Carmen Leccardi and José Machado Pais. It was possible to observe changes in the perceptions of temporality, both in the organization of daily time and in projections about the future. For some young people, time seemed to have accelerated while for others, time appeared to be more sluggish and tedious. In addition, changes in school trajectories were identified by some young people as generators of changes in their expectations for the future.
  • “Acontece que por causa da pandemia”: reconfiguração de projetos de trabalho e educativos de jovens de famílias hortícolas do General Pueyrredón (Buenos Aires, Argentina) Dossiê: Juventudes Latino-Americanas: Desafios E Potencialidades No Contexto Da Pandemia

    Nessi, María Virginia

    Resumo em Português:

    Resumo: O estudo dos itinerários vitais dos jovens, em particular os do trabalho e da educação, contempla não só experiências passadas, mas também a sua concretização na prossecução dos seus planos de vida através de projetos intermédios e alternativos. Este trabalho se propõe a investigar a reconfiguração de projetos de juventude a partir do contexto da pandemia Covid-19 e seu condicionamento (ou não) em seus planos de vida. É tomado o caso de jovens de famílias horticultoras do cinturão verde de General Pueyrredón, retomando uma abordagem qualitativa por meio de entrevistas em profundidade realizadas em 2021. Como principais conclusões, verifica-se que os projetos intermediários foram modificados, mas não seus planos principais. Além disso, se observa a suspensão de alguns projetos intermediários em relação ao início de algumas alternativas que haviam sido consideradas anteriormente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El estudio de los itinerarios vitales de los jóvenes, en particular, los laborales y educativos, contempla no solo las experiencias pasadas sino también su puesta en juego en pos de sus planes de vida mediante proyectos intermedios y alternativos. Este trabajo propone indagar la reconfiguración de los proyectos de jóvenes a partir del contexto de pandemia por Covid-19 y su condicionamiento (o no) en sus planes vitales. Se toma el caso de jóvenes de familias hortícolas del cinturón verde de General Pueyrredón, retomando un abordaje cualitativo a través de entrevistas en profundidad realizadas en 2021. Como principales hallazgos, se encuentra que los proyectos intermedios se vieron modificados, no así sus planes vitales. Además, se observa la suspensión de ciertos proyectos intermedios frente a la puesta en marcha de algunos alternativos que habían sido barajados con anterioridad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The study of the vital itineraries of young people, those of work and education, contemplates not only past experiences but also their putting into play in pursuit of their life plans through intermediate and alternative projects. This work proposes to investigate the re configuration of youth projects from the context of the Covid-19 pandemic and its conditioning (or not) in their life plans. The case of young people from horticultural families in the green belt of General Pueyrredón is taken, retaking a qualitative approach through in-depth interviews carried out in 2021. As main findings, it is found that the intermediate projects were modified, but not their vital plans. In addition, the suspension of certain intermediate projects compared to the start-up of some alternatives that had been considered previously.
  • Reflexos do isolamento social no período pandêmico para juventude Dossiê: Juventudes Latino-Americanas: Desafios E Potencialidades No Contexto Da Pandemia

    Severo, Ricardo Gonçalves

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa os impactos da pandemia em jovens estudantes e egressos do ensino médio em escolas do Rio Grande do Sul. Com relatos de suas vivências no isolamento social, apreende-se quais questões são relevantes no referido momento. Realizaram-se 44 entrevistas online com jovens de 15 a 23 anos em três cidades: Caxias do Sul, Pelotas e Porto Alegre, entre outubro de 2020 e abril de 2021. A questão-guia da análise foi a percepção sobre o período pandêmico para suas vidas. As entrevistas tiveram focos narrativos, abordando os temas autoanálise, ensino remoto, rearranjos familiares, mudanças no trabalho e formas de interação. Percebeu-se a mudança de padrões de sociabilidade, via de regra com percepção negativa sobre o atual momento, a dificuldade na mudança das relações presenciais para virtuais, em especial, no aspecto educacional, o sentimento de isolamento e as dificuldades financeiras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo analiza los impactos de la pandemia en los jóvenes estudiantes y graduados de la escuela secundaria en las escuelas de Rio Grande do Sul. Con los relatos de sus experiencias en el aislamiento social se aprecia cuáles son los temas relevantes en ese momento; se realizaron 44 entrevistas online a jóvenes de 15 a 23 años en tres ciudades: Caxias do Sul, Pelotas y Porto Alegre, desde octubre de 2020 hasta abril de 2021. La pregunta que guiaba el análisis era la percepción sobre el periodo de pandemia para sus vidas. Las entrevistas tenían enfoques narrativos, abordando los temas del autoanálisis, el aprendizaje a distancia, los reajustes familiares, los cambios en el trabajo y las formas de interacción. Se percibió el cambio de patrones de sociabilidad, generalmente con percepción negativa sobre el momento actual, la dificultad de cambiar las relaciones presenciales por las virtuales, especialmente en el aspecto educativo, la sensación de aislamiento y las dificultades económicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article analyzes the impacts of the pandemic on young students and graduates of high school in schools in Rio Grande do Sul. With reports of their experiences in social isolation it is apprehended which issues are relevant at that moment; it was carried out 44 online interviews with young people aged 15 to 23 years in three cities: Caxias do Sul, Pelotas and Porto Alegre, from October 2020 to April 2021. The guiding question of the analysis was the perception about the pandemic period for their lives. The interviews had narrative focuses, addressing the themes of self-analysis, remote learning, family rearrangements, changes at work and forms of interaction. It was perceived the change of sociability patterns, usually with negative perception about the current moment, the difficulty in changing face-to-face relationships to virtual ones, especially in the educational aspect, the feeling of isolation and financial difficulties.
  • Entre cumprir e aprender: experiências de jovens rurais na educação superior durante a pandemia Dossier: Juventudes Latino-Americanas: Desafios E Potencialidades No Contexto Da Pandemia

    Sánchez, David Sánchez; Aguayo, Yesica Tejeda

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo explora a condição da juventude rural durante a pandemia de Covid-19 recuperando a voz e as experiências de jovens estudantes de Engenharia de Inovação Agrícola Sustentável no Instituto Tecnológico Superior do município de Cuquío, em Jalisco, México. A pandemia é apresentada como um fenômeno que acentua as desigualdades já existentes nas áreas rurais, tornando visível como os jovens têm enfrentado os desafios de sustentar a educação de forma virtual, desafiando as deficiências presentes em suas famílias e comunidades. Os estudantes experimentam uma diminuição em seu aprendizado, no entanto, eles responderam com seus recursos à obrigação de atender às exigências da escola apesar da mudança das condições, isto mostra que a condição da juventude rural está relacionada com as circunstâncias vividas em nível estrutural a partir de suas experiências intersubjetivas em territórios específicos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El artículo explora la condición juvenil rural durante la pandemia por Covid-19, a través de recuperar la voz y las vivencias de jóvenes estudiantes de la Ingeniería en Innovación Agrícola Sustentable, del Instituto Tecnológico Superior en el municipio de Cuquío, del estado de Jalisco en México. Se plantea la pandemia como un fenómeno que acentúa las desigualdades ya existentes en los espacios rurales, visibilizando como las juventudes han enfrentado los desafíos de sostener la educación de manera virtual desafiando las carencias presentes en sus familias y comunidades. Las y los estudiantes vivencian una disminución en sus aprendizajes, sin embargo, respondieron con sus recursos a la obligación de cumplir con las exigencias escolares a pesar de las condiciones cambiantes, lo cual es una muestra de que la condición juvenil rural está relacionada con las circunstancias que se viven a nivel estructural desde sus vivencias intersubjetivas en territorios específicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article explores the rural youth condition during the Covid-19 pandemic, by recovering the voice and experiences of young students of the Sustainable Agricultural Innovation Engineering program at the Instituto Tecnológico Superior in the municipality of Cuquío, in Jalisco, México. The pandemic is presented as a phenomenon that accentuates the already existing inequalities in rural areas, making visible how young people have faced the challenges of sustaining education in a virtual way, challenging the deficiencies present in their families and communities. The students experience a decrease in their learning, however, they responded with their resources to the obligation to comply with school requirements despite the changing conditions, which is a sign that the rural youth condition is related to the circumstances experienced at a structural level from their intersubjective experiences in specific territories.
  • Inclusão digital e desempenho escolar no contexto da pandemia: uma análise comparativa entre Brasil e Colômbia Dossiê: Juventudes Latino-Americanas: Desafios E Potencialidades No Contexto Da Pandemia

    Izquierdo, Jesus; Paulo, Maria de Assunção Lima de

    Resumo em Português:

    Resumo: Seguindo pistas analíticas da Sociologia, este artigo analisa alguns aspectos da relação entre políticas públicas de inclusão digital e desempenho escolar. Os dados empíricos que fundamentaram a presente pesquisa foram adquiridos no contexto da pandemia, causada pelo novo coronavírus. Para tanto, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas em profundidade com professores e adolescentes, todos vinculados às escolas públicas do estado da Paraíba, no Brasil, e do estado de Antioquia, na Colômbia. Entre os resultados alcançados, ganham destaque a necessidade do planejamento estratégico governamental no que tange à inclusão digital; a importância do ensino presencial; e a percepção de professores e estudantes das novas tecnologias digitais como subsidiárias do processo de ensino e aprendizado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Siguiendo pistas analíticas de la sociología, este artículo analiza algunos aspectos de la relación políticas públicas de inclusión digital y rendimiento escolar. Los datos empíricos que fundamentan la investigación fueron adquiridos en el contexto de la Pandemia causada por el nuevo coronavirus. Para tanto, fueron aplicados cuestionarios y realizadas entrevistas en profundad con profesores y adolescentes, todos vinculados a escuelas públicas del estado de Paraíba, en Brasil, y del estado de Antioquia, en Colombia. Entre otros resultados alcanzados en la investigación se destacan la necesidad de planeación estratégica gubernamental en lo referente a la inclusión digital, la importancia de la enseñanza presencial y la percepción de profesores y estudiantes de las nuevas tecnologías como subsidiarias del proceso de enseñanza y aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Following analytical clues from sociology, this article analyzes some aspects of the relation between public policy on digital inclusion and school performance. The empirical data that supported the research was acquired in the context of the Pandemic caused by the New Coronavirus. Therefore, questionnaires were applied and in-depth interviews were conducted with teachers and adolescents, all linked to public schools in the state of Paraíba, in Brazil, and in the state of Antioquia, in Colombia. Among the results achieved, the need for strategic government planning with regard to digital inclusion, the importance of face-to-face teaching and the perception of teachers and students of the new digital technologies as subsidiaries of the teaching and learning process stand out.
  • Estratégias sociais e educativas para enfrentar a “continuidade pedagógica”: jovens estudantes, desigualdade e apropriações tecnológicas em Villa María, Argentina, durante a pandemia de Covid-19 Dossiê: Juventudes Latino-Americanas: Desafios E Potencialidades No Contexto Da Pandemia

    Monti, Daiana; Assusa, Gonzalo

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo analisa a relação entre a configuração da desigualdade social, o acesso e o uso das tecnologias de informação e comunicação na educação e sua constituição como recurso mediador para o exercício do direito à educação no contexto local e a crise regional a partir da emergência da pandemia de Covid-19. A análise que aqui apresentamos constitui o avanço preliminar sobre os dados qualitativos gerados a partir de estratégias metodológicas alternativas, implantadas no contexto do isolamento social entre outubro e dezembro de 2020 entre agentes escolares jovens e não jovens da cidade de Villa María, Argentina. Pretendemos, assim, intervir nos debates sociológicos em uma série de dimensões: a pandemia como fator dinâmico das desigualdades sociais, a validade da exclusão digital e o problema das apropriações tecnológicas, a evolução cotidiana das políticas públicas de gestão da pandemia no território e o repertório de ação dos diferentes agentes sociais para resolver sua reprodução social em um novo contexto.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El presente artículo analiza la relación entre la configuración de la desigualdad social, el acceso y uso de tecnologías de la información y la comunicación en el ámbito educativo, y su constitución en recurso de mediación para el ejercicio del derecho a la educación en el contexto local y regional de crisis a partir de la emergencia de la pandemia Covid-19. El análisis que aquí presentamos constituye el avance preliminar sobre datos cualitativos generados a partir de estrategias metodológicas alternativas, desplegadas en el contexto de aislamiento social entre octubre y diciembre de 2020 entre agentes escolares jóvenes y no jóvenes de la ciudad de Villa María, Argentina. De este modo pretendemos intervenir sobre debates sociológicos en una serie de dimensiones: la pandemia como factor dinamizador de las desigualdades sociales, la vigencia de la brecha digital y la problemática de las apropiaciones tecnológicas, el devenir cotidiano de las políticas públicas de gestión de la pandemia en el territorio y el repertorio de acción de distintos agentes sociales para resolver su reproducción social en un nuevo contexto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article analyzes the relationship between the configuration of social inequality, the access and use of information and communication technologies in the educational field, and its constitution as a mediation resource for the exercise of the right to education in the local and regional context of crisis on the emergency of the Covid-19 pandemic. The analysis that we present here constitutes the preliminary advance on qualitative data generated from alternative methodological strategies, deployed in the context of social isolation between October and December 2020 among young and non-young school agents in the city of Villa María, Argentina. In this way, we intend to intervene on sociological debates in a series of dimensions: the pandemic as a dynamic factor of social inequalities, the validity of the digital gap and the problem of technological appropriations, the daily evolution of public policies for the management of the pandemic in the territory and the action repertoire of different social agents to resolve their social reproduction in a new context.
  • O trabalho de jovens entregadores por aplicativos em tempos de pandemia Dossiê: Juventudes Latino-Americanas: Desafios E Potencialidades No Contexto Da Pandemia

    Feffermann, Marisa; Luz, Lila Cristina Xavier; Ferreira, Maria D'alva Macedo

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo reflete sobre o trabalho de jovens paulistas, entregadores por aplicativo durante a pandemia. É parte da pesquisa “Trajetórias/Práticas Juvenis nos tempos de Covid-19”, desenvolvida por meio de entrevista semiestruturada, em profundidade, na modalidade online, com 26 jovens de 15 a 29 anos, cujo critério de escolha foi ser entregador por aplicativo. A análise foi norteada pelas categorias: (a) precarização do trabalho; e (b) juventude; e, pelas subcategorias: autonomia/autogerenciamento vs. controle, risco, tempo e empreendedorismo. Dentre as conclusões, destacam-se: a intensificação da precarização; o aumento da concorrência; a diminuição da taxa de pagamento de entrega; o aumento do controle; e o aumento dos riscos e da jornada de trabalho mascarados pela ideologia do empreendedorismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo reflexiona sobre el trabajo de los jóvenes de São Paulo, repartidores por aplicación durante la Pandemia. Forma parte de las Trayectorias/Prácticas Juveniles en tiempos del Covid-19, desarrolladas a través de entrevista semiestructurada, en profundidad, en la modalidad online, con 26 jóvenes de 15 a 29 años, cuyo criterio de elección fue ser repartidor por solicitud. El análisis se guió por las categorías precarias de trabajo y juventud y por las subcategorías: autonomía/autogestión x control, riesgo, tiempo y emprendimiento. Entre las conclusiones destacan: la intensificación de la precariedad; aumento de la competencia; la disminución de la tasa de pago de la entrega; mayor control; aumento de los riesgos y aumento de las horas de trabajo enmascaradas por la ideología del emprendimiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article reflects on the work of young people from São Paulo, delivery men per application during the Pandemic. It is part of the Youth Trajectories/Practices in the times of Covid-19, developed through semi-structured interview, in depth, in the online modality, with 26 young people from 15 to 29 years, whose criterion of choice was to be delivery man per application. The analysis was guided by the precarious categories of work and youth and by the subcategories: autonomy/self-management x control, risk, time and entrepreneurship. Among the conclusions stands out: the intensification of precariousization; increased competition; the decrease in the delivery payment rate; increased control; increased risks and increased working hours masked by the ideology of entrepreneurship.
  • Pautas da juventude estudantil no Brasil e na Argentina durante a pandemia Dossiê: Juventudes Latino-Americanas: Desafios E Potencialidades No Contexto Da Pandemia

    Perez, Olivia Cristina; Vommaro, Pablo

    Resumo em Português:

    Resumo: Para captar como as juventudes estudantis compreenderam os principais problemas e soluções na pandemia, a pesquisa qualitativa verificou todas as 282 notícias divulgadas entre março de 2020 e setembro de 2021 nas páginas virtuais de duas grandes organizações de estudantes no Brasil e na Argentina: a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Federação Universitária Argentina (Federación Universitaria Argentina, FUA). Os resultados mostraram semelhanças e diferenças na forma como as duas organizações perceberam os temas mais importantes em seus países durante o período. Enquanto na Argentina, mesmo durante a pandemia, as notícias, em sua maioria, versavam sobre o resgate da memória da ditadura, no Brasil a preocupação maior foi com a renda e as vidas ameaçadas pela má condução da pandemia por parte do governo Bolsonaro. No que diz respeito às semelhanças, as duas organizações expressaram preocupação com as desigualdades de gênero, reafirmando a importância dessa agenda nos últimos anos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Para captar cómo los jóvenes estudiantes entendieron los principales problemas y soluciones de la pandemia, la investigación cualitativa verificó las 282 noticias publicadas entre marzo de 2020 y septiembre de 2021 en las páginas virtuales de dos grandes organizaciones estudiantiles de Brasil y Argentina: la Unión Nacional de Estudiantes (União Nacional dos Estudantes, UNE) y la Federación Universitaria Argentina (FUA). Los resultados muestran similitudes y diferencias en la forma en que las dos organizaciones percibieron los temas más importantes en sus países durante el período. Mientras que en Argentina, incluso durante la pandemia, la noticia se centró principalmente en rescatar la memoria de la dictadura, en Brasil la mayor preocupación fue con los ingresos y las vidas amenazadas por el mal manejo de la pandemia por parte del gobierno de Bolsonaro. En cuanto a las similitudes, ambas organizaciones expresaron su preocupación por las desigualdades de género, reafirmando la importancia de esta agenda en los últimos años.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: To capture how student youths understood the main problems and solutions in the pandemic, qualitative research verified all 282 news published between March 2020 and September 2021 on the virtual pages of two large student organizations in Brazil and Argentina: the National Union of Students (União Nacional dos Estudantes, UNE) and the Argentine University Federation (Federación Universitaria Argentina, FUA). The results show similarities and differences in the way the two organizations perceived the most important issues in their countries during the period. While in Argentina, even during the pandemic, the news was mostly about rescuing the memory of the dictatorship, in Brazil the biggest concern was with income and lives threatened by the poor handling of the pandemic by the Bolsonaro government. In terms of similarities, the two organizations expressed concern about gender inequalities, reaffirming the importance of this agenda in recent years.
  • Pandemia, políticas públicas y participación: estratégias y modos de promoción de la participación juvenil desde ámbitos socio-estatales nacionales y locales en Argentina Dossier: Juventudes Latino-Americanas: Desafios E Potencialidades No Contexto Da Pandemia

    Vázquez, Melina

    Resumo em Português:

    Resumen: El trabajo analiza las políticas públicas participativas para jóvenes durante el primer año de la pandemia por Sars-Co-V2. Este tipo de intervenciones reconoce una larga trayectoria que reenvía a la creación de los organismos sectoriales de juventud en la década del 80. Sin embargo, la promoción de la participación adopta particularidades en el seno de diferentes contextos político-institucionales. El artículo interroga la manera en que se llevan adelante las políticas de promoción de la participación por medio del desarrollo de conversatorios virtuales durante las medidas de aislamiento social. Se exploran las escenas participativas atendiendo a las características de los diálogos, el perfil de quienes participan y las modulaciones que surgen en torno a qué es participar. La investigación se lleva adelante por medio de herramientas de la etnografía virtual.

    Resumo em Espanhol:

    Resumo: O trabalho analisa as políticas públicas participativas para jovens durante o primeiro ano da pandemia por Sars-Co-V2. Este tipo de intervenção reconhece uma longa trajetória que remete à criação dos organismos setoriais de juventude na década de 80. Porém, a promoção da participação adota particularidades no centro de diferentes contextos políticos e institucionais. O artigo questiona a maneira como as políticas de promoção da participação são conduzidas, por meio do desenvolvimento de debates virtuais durante as medidas de isolamento social. Exploram-se as cenas participativas levando em consideração as características dos diálogos, o perfil de quem participa e as modulações que surgem em torno do que é participar. A investigação realiza-se por meio de ferramentas da etnografia virtual.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper analyzes the participatory public policies for the young during the first year of the Sars-CoV2 pandemic. This type of intervention recognizes a long trajectory that refers back to the creation of sectoral youth organizations in the 1980s decade. However, the promotion of participation adopts particularities within different political-institutional contexts. The article questions the way in which the policies to promote participation are carried out through the development of virtual discussion boards during social isolation measures. Participatory scenes are explored considering the characteristics of the dialogues, the profile of those who participate and the modulations that arise around what it means to participate. The investigation is carried out through virtual ethnography tools.
  • A (c)idade importa! Conceções, experiências e deambulações de crianças pequenas Dossiê: A Infância Urbana Nas Ciências Sociais: Problemáticas E Desafios Metodológicos

    Tomás, Catarina; Trevisan, Gabriela

    Resumo em Português:

    Resumo: Trabalhar teoricamente a ideia de geração e diversidade das experiências das crianças no espaço público é um desafio que tem ganho visibilidade nos últimos anos. Centradas, sobretudo, em ideias como o direito à cidade e ao espaço público por diferentes grupos geracionais e aos direitos de participação na construção e conceção de espaços adequados às diferentes idades, as perspetivas teóricas têm salientado as competências das crianças em analisar, experienciar e viver o espaço público. Ao mesmo tempo, discutem-se as tensões e as dificuldades desses processos a partir da Sociologia da Infância. O estudo de caso realizado em um jardim de infância em Lisboa, em 2019/2020, procurou caracterizar as conceções e as experiências das crianças sobre o bairro onde vivem quebrando, assim, a ideia de exclusão das crianças mais pequenas sobre o pensamento sobre a cidade e os ambientes que vivem e experienciam, quotidianamente. No final, lançam-se diferentes questionamentos a partir dos quadros teóricos trabalhados e das análises realizadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Trabajar teóricamente sobre la idea de generación y la diversidad de experiencias de los niños y niñas en el espacio público es un desafío que ha ganado visibilidad en los últimos años. Centradas, sobre todo, en ideas como el derecho a la ciudad y al espacio público por parte de diferentes grupos generacionales y el derecho a participar en la construcción y diseño de espacios adecuados para diferentes edades, las perspectivas teóricas han destacado a los diferentes niños y niñas en el análisis, experimentar y vivir el espacio público. Al mismo tiempo, se discuten las tensiones y dificultades de estos procesos a partir de la Sociología de la Infancia. El caso de estudio realizado en un centro de educación infantil en Lisboa, en 2019/2020, buscó caracterizar las concepciones y vivencias de los niños sobre el barrio donde viven, rompiendo así la idea de exclusión de los más pequeños al pensar en la ciudad y los entornos que viven y viven, cada día. Al final, se plantean diferentes cuestiones en base a los marcos teóricos trabajados y los análisis realizados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Working theoretically on the idea of generation and the diversity of children's experiences in the public space is a challenge that has gained visibility in recent years. Centred, above all, on ideas such as the right to the city and the public space by different generational groups and the rights to participate in the construction and design of spaces suitable for different ages, the theoretical perspectives have highlighted children's competences in analysing, experiencing and living the public space. At the same time, the tensions and difficulties of these processes are discussed based on the Sociology of Childhood. The case study carried out in a kindergarten in Lisbon, during the school year of 2019/2020, wanted to characterize children's conceptions and experiences about the neighbourhood where they live, thus breaking the idea of exclusion of younger children about thinking about the city and the environments they live and experience, every day. In the end, different questions are raised based on the theoretical frameworks worked and the analyses carried out.
  • Etnografias em movimento: deslocar-se com as crianças pela cidade Dossiê: A Infância Urbana Nas Ciências Sociais: Problemáticas E Desafios Metodológicos

    Müller, Fernanda; Sousa, Emilene Leite de

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo busca refletir sobre os aspectos metodológicos de pesquisas realizadas com crianças nas cidades. Elege as etnografias em movimento como mote, revelando as virtudes e os percalços quando o foco da pesquisa está na circulação e no deslocamento de crianças. Argumenta em favor de algumas técnicas de pesquisa potentes para o caso de pesquisas itinerantes com crianças. Nas etnografias em movimento, a observação participante e a observação flutuante são consideradas complementares, assim como as categorias olhar/ver e escutar/ouvir. O movimento pode ser analisado por meio de uma experiência direta ou indireta da pesquisadora. As representações expressas por meio de desenhos e fotografias mostram-se úteis para explorar os deslocamentos das crianças. Os métodos aqui analisados não são classificados como móveis porque servem para coletar dados sobre movimento apenas, mas porque também permitem coletar dados em movimento e apreender as mobilidades em suas várias manifestações.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El artículo pretende reflexionar sobre los aspectos metodológicos de la investigación realizada con niños(as) en las ciudades. Elige como lema las etnografías en movimiento, revelando las virtudes y los escollos cuando la investigación se centra en la circulación y en el desplazamiento de los/as niños(as). Argumenta a favor de algunas poderosas técnicas de investigación para el caso de la investigación itinerante con niños(as). En las etnografías en movimiento, la observación participante y la observación flotante se consideran complementarias, al igual que las categorías mirar/ver y escuchar/oír. El movimiento puede analizarse a través de la experiencia directa o indirecta de la investigadora. Las representaciones expresadas mediante dibujos y fotografías son útiles para explorar el movimiento de los/as niños(as). Los métodos analizados aquí no se clasifican como móviles porque sirvan para recoger datos sobre el movimiento únicamente, sino porque también permiten recoger datos en movimiento y aprehender las movilidades en sus diversas manifestaciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article seeks to reflect on the methodological aspects of research conducted with children in cities. It elects ethnographies on the move as a motto, revealing the virtues and pitfalls when the focus of the research is on the circulation and displacement of children. It argues for some powerful research techniques for the case of itinerant research with children. In ethnographies on the move, participant observation and floating observation are considered complementary, as are the categories of looking/seeing and listening/hearing. Movement can be analyzed through a direct or indirect experience of the researcher. Representations expressed through drawings and photographs are useful for exploring children's movement. The methods analyzed here are not classified as mobile because they serve to collect data on movement only, but because they also allow for data collection on movement and apprehend mobilities in their various manifestations.
  • (A)tendendo aos rizomas: como a pesquisa de brincadeiras de bairro com crianças pode afetar e ser afetada por políticas e práticas de maneira transcalar no contexto do programa governamental ‘Play Sufficiency Duty’ do País de Gales Dossiê: A Infância Urbana Nas Ciências Sociais: Problemáticas E Desafios Metodológicos

    Russell, Wendy; Tawil, Ben; Barclay, Mike

    Resumo em Português:

    Resumo: Os autores baseiam-se nas suas experiências de investigação sobre o programa Play Sufficiency Duty do governo do País de Gales, para discutir como as condições do referido programa e a sua implementação para que as crianças brinquem nos seus bairros, se desenvolvem de maneiras rizomáticas que podem ser planejadas e inesperadas. Observando exemplos de pesquisas em bairros com crianças, os autores sugerem quatro dimensões da participação infantil (entendida como a capacidade de afetar e ser afetada): primeiro, vendo o brincar como um modo de participação na produção do espaço público; segundo, através da participação na pesquisa e influenciando o planejamento e o design a um nível hiperlocal; terceiro, pelas formas como essa pesquisa afeta pesquisadores e outros; e, quarto, como as histórias que emergem da pesquisa se espraiam em formas rizomáticas que afetam a referida política pública e a sua prática em múltiplas escalas intrarrelacionadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Los autores se basan en sus experiencias de investigación sobre el programa Play Sufficiency Duty del gobierno de Gales para discutir como las condiciones del programa y su implementación para que los niños jueguen en sus vecindarios, se desarrollan de maneras rizomáticas que pueden ser planificadas e inesperadas. A partir de ejemplos de investigaciones vecinales con niños y ninãs, los autores sugieren cuatro dimensiones de la participación infantil (entendida como la capacidad de afectar y ser afectada): primero, ver el juego como una forma de participar en la producción del espacio público; segundo, participar en la investigación e influir en la planificación y en el diseño a nivel hiperlocal; tercero, las formas en que esta investigación afecta a los investigadores y otros; y cuarto, cómo las historias que emergen de la investigación se propagan en formas rizomáticas que afectan la dicha política y la práctica en múltiples escalas interrelacionadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The authors draw on their experiences of researching the Welsh Government’s Play Sufficiency Duty to discuss how the conditions for the Duty itself, its implementation and for children to play out in their neighbourhoods develop in rhizomatic ways that can be both planned and unexpected. Looking at examples of neighbourhood research with children, they suggest four dimensions of children’s participation (as the capacity to affect and be affected): first, seeing playing itself as a mode of participation in the production of public space; second, through participation in research and influencing planning and design at a hyperlocal level; third, through the ways such research affects researchers and others; and fourth, how the stories that emerge from the research spread in rhizomatic ways that affect policy and practice at multiple intra-related scales.
  • “Um lugar para brincar”: espaço público e infância Dossiê: A Infância Urbana Nas Ciências Sociais: Problemáticas E Desafios Metodológicos

    Rodríguez, Alba Crusellas; Pérez, Marta Domínguez

    Resumo em Português:

    Resumo: Nas últimas décadas, uma tendência geral tem sido observada nas cidades ocidentais no sentido de cada vez menos uso dos espaços públicos por crianças. Embora, do ponto de vista psicológico, sejam amplamente conhecidas suas consequências negativas para as crianças, no plano sociológico, seus efeitos sobre a cidade têm sido muito menos explorados. Porém, se partirmos das abordagens que avaliam o sucesso ou fracasso da cidade a partir de sua capacidade de incluir a diversidade social, o uso do espaço público por crianças pode ser considerado um indicador sintonizado do bom ou mau funcionamento de uma cidade. Com base nesta hipótese e através de um estudo comparativo de dois espaços públicos no centro de Madrid, faz-se uma reflexão sobre as causas do problema e as respostas necessárias para caminhar rumo a cidades mais sustentáveis e inclusivas. Especificamente, propõe-se resgatar o conceito de “olhos da rua” de Jane Jacobs como uma ferramenta para a avaliação e dimensionamento de espaços públicos na perspectiva infantil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En las últimas décadas, se ha venido observando en las ciudades occidentales una tendencia generalizada a un uso cada vez menor de los espacios públicos por parte de la infancia. Si bien, desde una perspectiva psicológica, sus consecuencias negativas sobre los y las niñas son ampliamente conocidas, en el plano sociológico, sus efectos sobre la ciudad han sido mucho menos explorados. Sin embargo, si partimos de los planteamientos que evalúan el éxito o fracaso de la ciudad a partir de su capacidad de incluir la diversidad social, el uso del espacio público por parte de la infancia puede considerarse un indicador afinado de su buen o mal funcionamiento. Partiendo de esta hipótesis y por medio de un estudio comparativo de dos espacios públicos del centro de Madrid, se hace una reflexión sobre las causas del problema y las respuestas necesarias para avanzar hacia ciudades más sostenibles e inclusivas, proponiendo recuperar el concepto de “los ojos de la calle” de Jane Jacobs como herramienta para la evaluación y diseño de los espacios públicos desde una perspectiva infantil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The last few decades show a widespread tendency in western towns to an ever-decreasing use of public spaces by children. While from a psychological perspective, its negative consequences on children are widely known, in sociological terms, its effects on the city have been far less explored. However, if we start from the approaches that evaluate the success or failure of the city based on its capacity to include social diversity, the use of public space by children can be considered a refined indicator of how well or poorly it is performing. Based on this hypothesis and through a comparative study of two public spaces in the center of Madrid, this article reflects on the causes of the problem and the necessary responses to move towards healthier cities. In particular, Jane Jacobs’ concept of “eyes on the street” is proposed as a tool in the assessment and design of public space from a child’s view.
  • Entre ruínas e muros: a perspectiva de crianças sobre a remoção de uma favela no Rio de Janeiro Dossiê: A Infância Urbana Nas Ciências Sociais: Problemáticas E Desafios Metodológicos

    Freire, Leticia de Luna

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo discutir a perspectiva de crianças a respeito do processo de remoção da favela Metrô Mangueira, na zona norte do Rio de Janeiro, a partir de trabalho de campo e oficinas realizadas tanto com crianças que ainda vivem na localidade quanto com algumas que foram reassentadas em um condomínio popular nos arredores. Estreitando o diálogo entre a antropologia urbana e a antropologia da criança, a pesquisa evoca a pluralidade de experiências urbanas infantis e a necessidade de reconhecer as crianças como atores sociais legítimos na construção da cidade. Por fim, discute o papel exercido pelo estado no referido processo de remoção que, em vez de zelar pelos direitos das crianças, atuou como violador desses direitos, inclusive do direito à cidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo discutir la perspectiva de los niños con respecto al proceso de desalojo de la favela Metrô Mangueira, en la Zona Norte de Río de Janeiro, a partir de un trabajo de campo y de talleres realizados tanto con niños que aún viven allí como con algunos que fueron reubicados en un condominio popular cercano. Estrechando el diálogo entre la antropología urbana y la antropología infantil, la investigación evoca la pluralidad de las experiencias urbanas de los niños y la necesidad de reconocerlos como actores sociales legítimos en la construcción de la ciudad. Por último, se discute el papel desempeñado por el estado en el proceso de traslado, que, en lugar de velar por los derechos de los niños, actuó como violador de estos derechos, incluido el derecho a la ciudad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to discuss the perspective of children about the eviction process of the Metrô Mangueira favela, in the North Zone of Rio de Janeiro, based on fieldwork and workshops conducted both with children who still live there and with some who were resettled in a nearby popular condominium. Narrowing the dialogue between urban anthropology and child anthropology, the research evokes the plurality of children's urban experiences and the need to recognise children as legitimate social actors in the construction of the city. Finally, it discusses the role played by the State in the eviction process, which, instead of watching over the children's rights, acted as a violator of these rights, including the right to the city.
  • Mulheres em luta e a educação de crianças pequenas em uma ocupação urbana: perspectivas anticoloniais Dossiê: A Infância Urbana Nas Ciências Sociais: Problemáticas E Desafios Metodológicos

    Ramalho, Bárbara; Carvalho, Levindo Diniz; Bizzotto, Luciana Maciel

    Resumo em Português:

    Resumo: Tendo como referência os campos teóricos dos estudos anticoloniais e dos estudos da infância, o presente artigo parte da escuta de educadoras moradoras de uma ocupação urbana em Belo Horizonte e analisa as relações entre a luta por moradia e o direito à educação infantil. Para tanto, são analisados dados de uma pesquisa de doutorado que teve como espaço de investigação uma creche comunitária localizada nesse território. Os resultados do estudo apontam para: os atravessamentos da luta feminista e o papel das mulheres na reivindicação pelos direitos das crianças; a singularidade na oferta da educação infantil no contexto de uma ocupação urbana; e a pertinência da lente anticolonial para a compreensão dos processos de reivindicação de direitos de crianças e mulheres em um movimento social urbano.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Partiendo de los campos teóricos de los estudios anticoloniales y de los estudios de la infancia, este artículo se basa en los testimonios de educadoras que viven en una ocupación urbana de Belo Horizonte para investigar las relaciones entre la lucha por la vivienda y el derecho a la educación infantil. Para ello, analizamos datos de una tesis doctoral que tuvo como espacio investigativo una guardería comunitaria en aquel territorio. Los resultados del estudio demuestran los siguientes aspectos: los cruces de la lucha feminista y el rol de la mujer en la reivindicación por los derechos de los niños; la singularidad presente en la oferta de educación infantil dentro de un contexto de ocupación urbana; y la relevancia de la mirada anticolonial para que se comprendan los procesos de reivindicación de derechos a los niños y a las mujeres en un movimiento social urbano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Based on the theoretical fields of anti-colonial perspectives and childhood studies, this article is based on testimonies of women educators who live in an urban occupation in Belo Horizonte and investigates the relationship between the struggle for housing and Early Childhood Education rights. Therefore, we analyze data produced in doctoral research within a community day care center in this territory. The results point to: the crossings between feminist struggle and women's role in claiming for children's rights; the singularity present in the provision of Early Childhood Education in the context of an urban occupation; and the relevance of anti-colonial lenses to understand the processes of claiming for children's and women's rights in an urban social movement.
  • O lugar das crianças. Experiências espaciais de meninos e meninas em um bairro da periferia de Buenos Aires Dossiê: A Infância Urbana Nas Ciências Sociais: Problemáticas E Desafios Metodológicos

    Winckler, Greta

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste artigo recuperamos algumas percepções sobre o bairro habitado pelas crianças que frequentam o Merendero Los Pibes em Villa París, na conurbação de Buenos Aires. A preocupação de elaborar uma memória própria, que retomou as opiniões dessas crianças, foi desencadeada pelas obras públicas municipais que começaram em meados de 2021. A dinâmica própria das crianças e o seu uso nos espaços comunitários não foram considerados, nem a participação delas na tomada de decisões foi promovida. Neste artigo, apressentam-se os conhecimentos cotidianos de meninos e meninas, bem como as distintas formas de apropriação de espaços públicos e comunitários, seguindo a ideia de “lugares para, com e das crianças” (Gülgönen y Corona 2019). As contribuições da geografia da infância e da antropologia da infância estruturaram a pesquisa, com base em uma metodologia de pesquisa-comprometida.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En este trabajo se recuperaron algunas percepciones sobre el barrio que habitan los niños y niñas que asisten al Merendero Los Pibes de Villa París, en el cordón conurbano de Buenos Aires. La preocupación por elaborar una memoria propia que retomara sus opiniones se disparó a partir de las obras públicas municipales que se iniciaron a mediados de 2021. En este proceso, no se consideraron las dinámicas propias de los niños y su uso de los espacios comunales; ni se promovió su participación en la toma de decisiones. En el artículo, se dio cuenta de los conocimientos cotidianos de niños y niñas, así como de las distintas formas de apropiación de espacios públicos y comunitarios, de acuerdo a la idea de “sitios para, con y de los chicos y chicas” (Gülgönen y Corona 2019). Los aportes de la geografía de la infancia y la antropología de la niñez estructuraron la pesquisa, a partir de una metodología de investigación comprometida.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this paper we recovered some perceptions about the neighbourhood inhabited by the children who attend the Merendero Los Pibes from Villa París, on the outskirts of Buenos Aires. The concern to register their own memory about their spatial experiences was triggered by the municipal public works that began in mid-2021. In this process, children's own dynamics and their use of communal spaces were not considered, nor was their participation in decision-making promoted. In the article, children's everyday knowledge and the different forms of appropriation of public and community spaces were reported, following the idea of “places for, with and of the children's” (Gülgönen y Corona 2019). The contributions of the geography of childhood and the anthropology of childhood structured the research, based on a committed-research methodology.
  • Um passo para trás para ver melhor a cidade: uma análise configuracional de crianças em Curitiba Dossiê: A Infância Urbana Nas Ciências Sociais: Problemáticas E Desafios Metodológicos

    Ferreira, Valéria Milena Rohrich

    Resumo em Português:

    Resumo: Discute-se aqui como o referencial teórico-metodológico de Norbert Elias pode ajudar a pensar sobre a relação entre criança e cidade. Investiga-se, do ponto de vista teórico – mas também a partir de alguns resultados de pesquisa –, qual a influência da dimensão espacial nas redes de interdependência de crianças. Para tal, destaca-se três aspectos importantes para esse tipo de produção do conhecimento: o construto teórico-metodológico eliasiano que parte de configurações sociais; as implicações deste construto para pensar pesquisas com crianças; e as implicações disso para compreender como diferentes crianças podem viver em cidades tão excludentes, hierarquizadas e produtoras de desigualdades. Conclui-se que este referencial ajuda muito pois provoca um tipo de compreensão do espaço como sendo tecido a partir de diferentes gradientes de poder e status e de acordo com as posições que as crianças e suas famílias ocupam na configuração do bairro e da cidade. Por outro lado, como a criança age na sua própria rede, ela questiona, significa, tensiona e altera o território como qualquer outro cidadão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo discute cómo el marco teórico-metodológico de Norbert Elias puede ayudar a pensar en la relación entre los niños y la ciudad. Investiga, desde el punto de vista teórico -pero también a partir de algunos resultados de investigación-, cuál es la influencia de la dimensión espacial en las redes de interdependencias de los niños. Para ello, se destacan tres aspectos importantes para este tipo de producción de conocimiento: el constructo teórico-metodológico eliasiano que parte de las configuraciones sociales; las implicaciones de este constructo para pensar los estudios de investigación con niños y niñas; y las implicaciones de esto para entender cómo pueden vivir niños y niñas diferentes en ciudades tan excluyentes, jerarquizadas y que producen desigualdades. Es posible concluir que esta referencia es muy útil ya que provoca un tipo de comprensión del espacio como tejido a partir de diferentes gradientes de poder y estatus, y como elemento que relaciona las posiciones que los niños y sus familias ocupan en las configuraciones del barrio y de la ciudad. Por otro lado, los niños, al actuar en sus propias redes, cuestionan, significan, tensionan y cambian el territorio como cualquier otro ciudadano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper discusses how Norbert Elias's theoretical-methodological framework may help to think about the relation between child and city. It investigates, from a theoretical view -but also from some research results-, what is the influence of spatial dimension in the networks of interdependencies of children. In order to do so, three important aspects for this type of knowledge production are highlighted: the Eliasian theoretical-methodological construct based on social configurations; the implications of this construct to think research studies with children; and the implications of it to understand how different children may live in such excluding cities, which are hierarchical and which produce inequalities. It is possible to conclude that this framework helps very much because it promotes a type of space comprehension as woven from different gradients of power and status, and as an element that relates the positions children and their families hold in the neighborhood and the city configurations. On the other hand, as children act in their own networks, they question, mean, tension, and change the territory such as any other citizen.
  • Quando uma palavra toca a outra: topogênese e ensaios sobre a espacialização da vida de bebês e crianças e o direito a (outra) cidade. O desacostumar em formas de becos Dossiê: A Infância Urbana Nas Ciências Sociais : Problemáticas E Desafios Metodológicos

    Lopes, Jader Janer Moreira; Paula, Sara Rodrigues Vieira de

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste texto, desejamos dialogar sobre a espacialização da vida de bebês e crianças nas cidades, a partir de um olhar sobre a urbanização e sobre o viver em diferenciados territórios. Nossa reflexão se faz a partir da condição do beco, como uma expressão espacial desacostumada, que tem a força e a potência das próprias infâncias. Contaremos, assim, as histórias dos becos, em formas de geografias, com as crianças e com os bebês, para, com eles, olharmos suas vivências espaciais e o seu direito à cidade. Este artigo é um encontro com outros, um ajuntar de vozes oriundas não só de outras pesquisas, mas com autores acadêmicos e, também, com a literatura. Trata-se de um ensaio que busca colocar em interface os temas centrais presentes no próprio título. Nessa perspectiva, busca-se pensar o direito à criação de outra forma de espacialidade, em que está posta a própria condição de humanização e, em especial, a dimensão da topogênese como uma das marcas a ser apreciada. Defendemos que a garantia do direito a (outra) cidade deve ter como princípio não somente a tão apontada autonomia espacial, mas, junto a ela, a garantia da autoria espacial e do desenvolvimento em sua totalidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En el texto queremos dialogar sobre la espacialización de la vida de bebés, niños y niñas en las ciudades, desde una mirada a la urbanización y la convivencia en diferentes territorios. Nuestra reflexión se basa en la condición del callejón, como expresión espacial desacostumbrada, que tiene la fuerza y la potencia de la propia infancia. Así contaremos las historias de los callejones, en formas de geografías, con niños, niñas y bebés, para que podamos mirar sus vivencias espaciales y su derecho a la ciudad. Este artículo es un encuentro con otros, un encuentro de voces provenientes no solo de otras investigaciones, sino también de autores académicos y también de la literatura. Es un ensayo que busca interconectar los temas centrales presentes en el título mismo. Y, en esta perspectiva, pensar en el derecho a crear otra forma de espacialidad, en la que la propia condición de humanización y, en particular, la dimensión de la topogénesis sea considerada como una de las marcas a valorar. Defendemos que la garantía del derecho a (otra) ciudad debe tener como principio no solo la llamada autonomía espacial, sino, junto con ella, la garantía de la autoría espacial y el desarrollo en su totalidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this text, we want to dialogue about the spatialization of the lives of babies and children in the cities, from a look at urbanization and living in different territories. Our reflection is based on the condition of the alley, as an unaccustomed spatial expression, which has the strength and potency of childhood itself. We will thus tell the stories of the alleys, in the form of geographies, with children and babies, so that we can look at their spatial experiences and their right to the city. This paper is an encounter with others, a set of voices coming from other research, with academic authors and with the literature. It is an academic essay that addresses the central themes present in the title itself. And, in this perspective, thinking about the right to create another form of spatiality, in which the very condition of humanization and, in particular, the dimension of topogenesis is considered as one of the marks to be appreciated. We argue that the guarantee of the right to (another) city must have as a principle not only the so-called spatial autonomy, but, together with it, the guarantee of spatial authorship and development in its entirety.
  • Casa da mãe solo: na cidade segregada, a produção de um lugar para mulheres e crianças que estão por vir Dossiê: A Infância Urbana Nas Ciências Sociais – Problemáticas E Desafios Metodológicos

    Gobbi, Marcia

    Resumo em Português:

    Resumo: Mulheres mães-solo tornaram-se um fenômeno social comum não apenas a quem pesquisa o tema. Sua existência remete à produção de diferentes configurações familiares e organizações produzidas pelas mulheres de modo individual ou coletivamente, econômica ou espacialmente. Neste artigo, fruto de pesquisas sobre luta por moradia na cidade de São Paulo, destaca-se a ideia de criação da Casa da Mãe Solo e sua confluência com práticas de empoderamento, tal como chamadas por sua criadora na Ocupação Jardim da União, situada no extremo da Zona Sul paulistana. A Casa é/foi criada de modo concomitante à espera das crianças que estão sendo gestadas. Entrevistas-passo e outras semidirigidas somaram-se a observações de campo realizadas ao longo de 2018/2019, compondo metodologicamente a pesquisa. A Casa da Mãe Solo é um ponto de partida para se refletir sobre diferentes configurações de lutas de mulheres em movimentos sociais urbanos por moradia. Ela busca abrigar e produzir discussões, formação, cuidados e solidariedade às mães-solo desta Ocupação, o que, indiretamente, implica reflexões sobre a produção de uma infância periférica na relação com as mulheres. O artigo visa contribuir para estudos sociais da infância e estudos de gênero e mulheres na intersecção com a educação, bem como indagar políticas públicas para mulheres, infância, moradia e educação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La mujer como madre sola se ha convertido en un fenómeno social común, y no sólo para quienes investigan el tema. Su existencia se refiere a la producción de diferentes configuraciones y organizaciones familiares producidas por las mujeres individual o colectivamente, económica o espacialmente. Este artículo, fruto de una investigación sobre la lucha por la vivienda en la ciudad de São Paulo, destaca la idea de la creación de la Casa da Mãe Solo y su confluencia con las prácticas de empoderamiento, tal y como fue convocada por su creador en la ocupación Jardim da União, situada en el extremo de la Zona Sur de São Paulo. La Casa es/ha sido creada concomitantemente con la espera de los niños que se están gestando. Las entrevistas escalonadas y otras semidirigidas se sumaron a las observaciones de campo realizadas a lo largo de 2018/2019 y compusieron metodológicamente la investigación. Casa da Mãe Solo es un punto de partida para reflexionar sobre las diferentes configuraciones de las luchas de las mujeres en los movimientos sociales urbanos por la vivienda. La Casa busca albergar y producir debates, formación, atención y solidaridad a las madres solas de esta Ocupación que, indirectamente, implica reflexiones sobre la producción de una infancia periférica en la relación con las mujeres. El artículo pretende contribuir a los estudios sociales sobre la infancia y los estudios de género y las mujeres en la intersección con la educación, así como investigar las políticas públicas para las mujeres, la infancia, la vivienda y la educación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Single mothers have become a common social phenomenon, not only for those who research the subject. Their existence refers to the production of different family configurations and organizations produced by women individually or collectively, economically or spatially. This article, the result of research on the struggle for housing in the city of São Paulo, highlights the idea of creating the Casa da Mãe Solo and its confluence with empowerment practices, as called by its creator in Ocupação Jardim da União, located in the extreme South Zone of São Paulo. The House is/was created concomitantly to the waiting of the children being gestated. Step-interviews and other semi-directed interviews added to field observations conducted throughout 2018/2019 and methodologically composed the research. Casa da Mãe Solo is a starting point to reflect on different configurations of women's struggles in urban social movements for housing. The House seeks to shelter and produce discussions, training, care and solidarity to the Solo Mothers of this Occupation which, indirectly, implies reflections on the production of a peripheral childhood in relation to women. The article aims to contribute to social studies of childhood and gender studies and women in the intersection with education, as well as to investigate public policies for women, childhood, housing and education.
  • Reclusão territorial de crianças e adolescentes no Reassentamento Urbano Coletivo Jatobá em Altamira Pará: privação da liberdade devido à hidrelétrica Belo Monte Dossiê: A Infância Urbana Nas Ciências Sociais – Problemáticas E Desafios Metodológicos

    Conceição, Ronicleici Santos da; Herrera, José Antônio; Oliveira, Assis da Costa

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo apresenta uma discussão sobre a reclusão territorial urbana de crianças e adolescentes residentes no Reassentamento Urbano Coletivo (RUC) Jatobá, cidade de Altamira-PA, como consequência da desterritorialização causada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, tendo como escopo a violência e o medo como processos que interferem na relação social do sujeito, intercedendo na construção de laços imateriais e materiais no novo espaço. Assim, objetiva-se problematizar a reclusão territorial vivenciada pelas crianças e adolescentes do RUC Jatobá e discutir a reverberação disso em suas condições de vida. O artigo é oriundo da pesquisa da dissertação de mestrado “Desterritorialização das crianças e dos adolescentes face a UHE Belo Monte: um estudo das territorialidades no RUC Jatobá em Altamira-PA”, realizada com o apoio do Laboratório de Estudo das Dinâmicas Territoriais na Amazônia (Ledtam). Metodologicamente, foram realizadas a aplicação quali-quantitativa de 82 formulários no RUC, sendo 41 entrevistas com crianças de oito a 12 anos e adolescentes de 13 a 18 anos e 41 entrevistas com seus responsáveis legais, Conselho Tutelar e Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El artículo presenta una discusión sobre la reclusión territorial urbana de niños y adolescentes residentes en el Reasentamiento Urbano Colectivo (RUC) Jatobá, ciudad de Altamira-PA, como consecuencia de la desterritorialización causada por la represa de Belo Monte, la producción de la violencia y el miedo como procesos que interfieren en la relación social del sujeto, interfiriendo directamente en la construcción de lazos inmateriales y materiales en el nuevo espacio. Así, se pretende problematizar la reclusión territorial vivida por los niños y adolescentes del RUC Jatobá y discutir la reverberación de ésta en sus condiciones de vida. El artículo se deriva de la investigación de la tesis de maestría “Desterritorialización de niños y adolescentes frente a UHE Belo Monte: un estudio de territorialidades en el RUC Jatobá en Altamira-PA”, realizada con el apoyo del Laboratorio de Estudio de Dinámicas Territoriales en la Amazonía (Ledtam). Metodológicamente, se realizó la aplicación cualitativa-cuantitativa de 82 formularios en la RUC, siendo 41 entrevistas con niños de 8 a 12 años y adolescentes de 13 a 18 años y 41 entrevistas con sus tutores legales, Consejo Tutelar y Movimiento de Afectados por Represas (MAB).

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article presents a discussion on the urban territorial seclusion of children and adolescents residing in the Collective Urban Resettlement (CUR) Jatobá, city of Altamira-PA, because of the deterritorialization caused by the Belo Monte Hydroelectric Plant Power with the scope of violence and fear as processes that interfere in the social relationship of the subject, directly interfering in the construction of immaterial and material ties in the new space. Thus, it aims to discuss the territorial seclusion experienced by children and adolescents of the RUC Jatobá and discuss the reverberation of this in their living conditions. The article is derived from the research of the master's dissertation “Deterritorialization of children and adolescents in relation to the UHE Belo Monte: a study of territorialities in the RUC Jatobá in Altamira-PA”, carried out with the support of the Laboratory of Study of Territorial Dynamics in the Amazon. Methodologically, the qualitative-quantitative application of 82 forms was carried out in the RUC, being 41 interviews with children from 8 to 12 years and adolescents between 13 and 18 years, and 41 interviews with their legal guardians, Guardianship Council and Movement of Affected by Dam.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 6681 - Partenon, Cep: 90619-900, Tel: +55 51 3320 3681 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: civitas@pucrs.br