Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 66, Publicado: 2022
  • A insurreição da voz feminina em Ruína y leveza, de Julia Dantas Seção Tema Livre

    Zimmermann, Jian Marcel

    Resumo em Português:

    Resumo A nós, contemporâneos no início do século XXI, coube a tarefa de depurar mazelas sociais e históricas que produziram sociedades com desigualdades internas, seja em termos de representatividade ou de oportunidades e direitos. Nesse sentido, o presente estudo desenvolve reflexões sobre a relação entre gêneros, os estados de exploração e subalternidade presentes nesse âmbito e suas implicações coletivas e subjetivas. Para este fim, elegemos um corpo teórico heterogêneo em termos cronológicos, com autores já clássicos no assunto, como Judith Butler, e também pensadores com carreiras mais recentes, como Djamila Ribeiro. Ademais, utilizamos como corpus de análise o romance Ruína y leveza, publicado em 2015, da escritora Julia Dantas. Essa escolha se deu em função da instigante abordagem do tema e também por sua qualidade estética como objeto artístico. A protagonista da supracitada narrativa percorre caminhos geográficos, intelectuais e afetivos em busca de sanar seus conflitos pessoais. Entretanto, acaba por estabelecer contatos que despertam a consciência de que ela é apenas parte de um problema coletivo, e essa percepção afeta de forma definitiva as escolhas futuras para sua vida. O entrelaçamento analítico entre teoria (social, histórica...) e prática literária nos mostrou a produtividade da mescla entre exercício intelectual e fruição como ferramenta de resistência a um contexto de injustiça e opressão. Percebemos que, para a construção de uma sociedade mais humanizada e equilibrada, é necessário que todos, independentemente do gênero, sejam tomados como sujeitos de suas ações, com equidade de direitos e deveres.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Nosotros, los contemporáneos de principios del siglo XXI, tenemos la tarea de depurar los males sociales e históricos que produjeron sociedades con desigualdades internas, ya sea en términos de representatividad o de oportunidades y derechos. En ese sentido, el presente estudio desarrolla reflexiones sobre la relación entre géneros, los estados de explotación y subalternidad presentes en este ámbito y sus implicaciones colectivas y subjetivas. Para ello, elegimos un cuerpo teórico heterogéneo en términos cronológicos, con autores ya clásicos en el tema, como Judith Butler, y también pensadores de trayectoria más reciente, como Djamila Ribeiro. Además, se utilizó como corpus de análisis la novela Ruína y leveza, publicada en 2015, de la escritora Julia Dantas. Esta elección se debió al abordaje sugerente del tema y también a su calidad estética como objeto artístico. La protagonista de la narración mencionada recorre caminos geográficos, intelectuales y afectivos en busca de solucionar sus conflictos personales. Sin embargo, termina estableciendo contactos que despiertan su conciencia de que ella es solo parte de un problema colectivo, y esta percepción afecta definitivamente sus elecciones futuras para su vida. El entrelazamiento analítico entre teoría (social, histórica...) y práctica literaria nos mostró la productividad de la mezcla entre ejercicio intelectual y fruición como herramienta de resistencia ante un contexto de injusticia y opresión. Nos damos cuenta de que para la construcción de una sociedad más humanizada y equilibrada es necesario que todos, sin distinción de género, sean tomados como sujetos de sus acciones, con iguales derechos y deberes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We, contemporaries at the beginning of the 21st century, were tasked with debugging social and historical problems that produced societies with internal inequalities, whether in terms of representativeness or opportunities and rights. In this sense, the present study develops thoughts on the relationship between genders, the states of exploitation and subordination present in this scope and their collective and subjective implications. To this purpose, we elected a heterogeneous theoretical field in chronological terms, with authors already classic on the subject, such as Judith Butler, and also thinkers with more recent careers, such as Djamila Ribeiro. In addition, we used the novel Ruína y leveza, published in 2015, by the writer Julia Dantas, as a corpus of analysis. This choice was made both for the instigating approach to the theme and also for its aesthetic quality as an artistic object. The protagonist of the aforementioned narrative travels geographically, intellectually and emotionally in search of solving her personal conflicts. However, she establishes contacts that awaken her to the awareness that she is only part of a collective problem, and this awareness affects future choices for her life. The analytical intertwining between theory (social, historical ...) and literary practice showed us the productivity of the mix between intellectual exercise and fruition as a tool of resistance to a context of injustice and oppression. We realize that for the construction of a more humanized and balanced society, it is necessary that everyone, regardless of gender, be taken as subjects of their actions, with equal rights and duties.
  • A (re)configuração da linguagem nos mash ups literários de Machado de Assis Seção Tema Livre

    Santos, Rebeca Fabiana Ferreira da Silva; Santos, Oton Magno Santana dos

    Resumo em Português:

    Resumo A literatura está em constante transformação, tanto no segmento estrutural quanto no panorama linguístico. Tendo isso em vista, o presente artigo apresenta uma breve análise da (re)configuração do segmento linguístico de três mash ups literários produzidos com obras clássicas de Machado de Assis, em relação às respectivas obras canônicas que são relidas: Dom Casmurro e os discos voadores (2010), a qual relê Dom Casmurro (1899); O Alienista caçador de mutantes (2010), que relê O Alienista (1882); e Memórias Desmortas de Brás Cubas (2010), a qual relê Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881). A metodologia empregada no estudo possui caráter qualitativo, de natureza bibliográfica, tomando como base a fortuna crítica das produções em estudo, assim como as obras literárias analisadas. Foi possível observar, por meio da análise empregada, que as produções contemporâneas consolidadas nos mash ups acompanham as mudanças linguísticas e sociais da contemporaneidade, além de ter sido possível visualizar Machado de Assis enquanto precursor de inovações no segmento linguístico. Estudiosos como Henry Jenkins (2009), Luiz Costa Lima (1979) e Michel Foucault (2002) contribuem para o desenvolvimento deste estudo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La literatura está en constante transformación, tanto en el segmento estructural como en el panorama lingüístico. En ese sentido, este artículo presenta un breve análisis sobre la (re)configuración del segmento lingüístico de 3 (tres) mash ups literarios producidos a partir de obras clásicas de Machado de Assis, en relación con las respectivas obras canónicas que se releen: Dom Casmurro y los platillos voladores (2010), que relee Dom Casmurro (1899); The Alienist Hunter of Mutants (2010), que relee The Alienist (1882); y Memórias Desmortas de Brás Cubas (2010), que relee Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881). La metodología empleada en el estudio tiene un carácter cualitativo, de carácter bibliográfico, a partir de la fortuna crítica de las producciones objeto de estudio, así como de las obras literarias analizadas. Fue posible observar, a través del análisis utilizado, que las producciones contemporáneas consolidadas en los mash ups acompañan los cambios lingüísticos y sociales de la contemporaneidad, además de haber sido posible visualizar a Machado de Assis como precursor de innovaciones en el segmento lingüístico. Académicos como Henry Jenkins (2009), Luiz Costa Lima (1979) y Michel Foucault (2002) contribuyen al desarrollo de este estudio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Literature is in constant transformation, both in the structural segment and in the linguistic panorama. With this in mind, this article presents a brief analysis of the (re)configuration of the linguistic segment of 3 (three) literary mash ups produced from classic works by Machado de Assis, in relation to the respective canonical works that are reread: Dom Casmurro and the Flying Saucers (2010), which re-reads Dom Casmurro (1899); The Alienist Hunter of Mutants (2010), which re-reads The Alienist (1882); and Memórias Desmortas de Brás Cubas (2010), which he rereads Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881). The methodology used in the study has a qualitative character, of a bibliographic nature, based on the critical fortune of the productions under study, as well as the literary works analyzed. It was possible to observe, through the analysis used, that the contemporary productions consolidated in the mash ups accompany the linguistic and social changes of contemporaneity, in addition to having been possible to visualize Machado de Assis as a precursor of innovations in the linguistic segment. Scholars such as Henry Jenkins (2009), Luiz Costa Lima (1979), and Michel Foucault (2002) contribute to the development of this study.
  • A ressemantização da literatura negra gaúcha Seção Tema Livre

    Grigoletto, Cassiana; Paiva, Barbara; Silva, Marcel Fernando da

    Resumo em Português:

    Resumo A comunidade negra foi sub-representada na literatura brasileira de outrora e teve sua história interpretada pelo entendimento branco, sofrendo uma interposição em sua discursividade, que relegou esses indivíduos a múltiplos silenciamentos como consequência do racismo. Neste artigo, são analisados dados que constatam uma ressemantização de narrativas literárias que representam aspectos vividos por esse coletivo, bem como a autoria e a predicação negras. Por meio de uma metodologia exploratória, que considerou tantos aspectos quantitativos como qualitativos, foi possível conhecer um novo cenário literário emergente no Rio Grande do Sul, como resultado da resistência desse estrato étnico. A representação contemporânea desses sujeitos marca uma reelaboração social que é ficcionalizada, respondendo às demandas de novos leitores que desejam ver-se encenados e humanizados, tendo suas histórias contadas por aqueles que vivem essa realidade e podem falar a respeito do tema com legitimidade. Investimentos recentes em políticas públicas voltados para a emancipação desse grupo proporcionaram uma ressignificação social que produziu um efeito de protagonismo, tão almejado ao longo dos tempos. Essas constatações foram feitas com base na análise da literatura gaúcha produzida por autores negros nas duas primeiras décadas deste século.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La comunidad negra estuvo subrepresentada en la literatura brasileña en el pasado y tuvo su historia interpretada por el entendimiento blanco, sufriendo una interposición en su discursividad, que relegó a esos individuos a múltiples silenciamientos como consecuencia del racismo. En este artículo se analizan datos que muestran una resemantización de narrativas literarias que representan aspectos vividos por este colectivo, así como la autoría y predicación negra. A través de una metodología exploratoria, que consideró tanto aspectos cuantitativos como cualitativos, fue posible conocer un nuevo escenario literario emergente en Rio Grande do Sul, como resultado de la resistencia de ese estrato étnico. La representación contemporánea de esos sujetos marca una reelaboración social que se ficcionaliza, respondiendo a las demandas de nuevos lectores que desean verse escenificados y humanizados, que sus historias sean contadas por quienes viven en esa realidad y pueden legítimamente hablar sobre el tema. Las recientes inversiones en políticas públicas, encaminadas a la emancipación de este colectivo, aportaron una resignificación social que produjo un efecto protagonista, tan deseado en el tiempo. Estos hallazgos fueron observados a partir del análisis de la literatura gaucha elaborada por autores negros en las dos primeras décadas de este siglo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The black community was underrepresented in Brazilian literature in the past and had its history interpreted by the understanding of white people, suffering an interposition in its discursiveness, which relegated these individuals to severe silencing as a consequence of racism. In this article, data are analyzed showing re-signification of literary narratives that represent aspects experienced by this collective, as well as black authorship and predication. Through an exploratory methodology, which considered both quantitative and qualitative aspects, it was possible to know a new emerging literary scene in Rio Grande do Sul, as a result of the resistance of this ethnic stratum. The contemporary representation of these subjects marks a fictionalized social re-elaboration, responding to the demands of new readers who wish to see themselves humanized, having their stories told by those who live this reality and can legitimately speak about the topic. Recent investments in public policies, aimed at the emancipation of this group, have provided a social re-signification that produced the so-desired feeling of protagonism. These findings were observed from the analysis of the Gaucho literature produced by black authors in the first two decades of this century.
  • Torto arado ou torto encanto: o jarê contando história Seção Tema Livre

    Chagas, Silvania Núbia

    Resumo em Português:

    Resumo Torto arado, de Itamar Vieira Junior, é um romance que resgata vários episódios importantes que nortearam uma vertente da literatura brasileira, o regionalismo, com todas as suas nuances sobre o coronelismo no Brasil, mais especificamente no Nordeste. Retrata a continuação do trabalho escravo após a abolição, a subserviência dos mais velhos com referência aos desmandos dos senhores e a revolta das novas gerações. Demonstra as condições dos negros que, apesar de serem beneficiados com a isenção dos castigos corporais, não conseguiram modificar sua condição, continuaram trabalhando sem direito a nada. No entanto, o jarê, religiosidade típica da Chapada Diamantina, construída com base na mistura de credos africanos e indígenas permeados pelo cristianismo, é o fio condutor. “Santa Rita Pescadeira” é a divindade esquecida que sobressai na narrativa, conduzindo a vida das personagens, e no final ainda toma a palavra e termina de contar a história. Romance que na atualidade se volta para situações que parecem pertencer ao passado, mas ainda são vigentes nos rincões do país. Analisar essa narrativa tendo como força motriz a religiosidade é o objetivo deste trabalho. Para isso, os estudos de Ronaldo de Salles Senna (2011), Gabriel Banaggia (2013), Reginaldo Prandi, Vallado e Souza (2011), Roger Bastide (1989), Joana Elbein dos Santos (1986), Beatriz Góis Dantas (1988), Achille Mbembe (2014), Vilaça e Albuquerque (1978), entre outros, serão imprescindíveis.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Torto arado, de Itamar Vieira Junior, es una novela que rescata varios episodios importantes que orientaron una vertiente de la literatura brasileña, el regionalismo, con todos sus matices sobre el coronelismo en Brasil, más específicamente, en el Nordeste. Retrata la continuación del trabajo esclavo después de la abolición, el servilismo de los mayores con referencia a los excesos de los amos y la revuelta de las nuevas generaciones. Demuestra las condiciones de los negros que, a pesar de beneficiarse de la exención del castigo corporal, no pudieron cambiar su condición, continuaron trabajando sin derecho a nada. Sin embargo, el jarê, religiosidad típica de la Chapada Diamantina, construida a partir de la mezcla de creencias africanas e indígenas, permeadas por el cristianismo, es el hilo conductor. “Santa Rita Pescadeira” es la deidad olvidada que se destaca en la narración, conduce la vida de los personajes, y al final todavía toma la palabra y termina de contar la historia. Una novela que en la actualidad recurre a situaciones que parecen del pasado, pero que siguen vigentes en los rincones del país. Analizar esta narrativa, teniendo como motor la religiosidad, es el objetivo de este trabajo. Para ello, se utilizaron los estudios de Ronaldo de Salles Senna (2011), Gabriel Banaggia (2013), Reginaldo Prandi, Vallado e Souza (2011), Roger Bastide (1989), Joana Elbein dos Santos (1986), Beatriz Góis Dantas (1988), Achille Mbembe (2014), Vilaça y Albuquerque (1978), entre otros, serán imprescindibles.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Torto arado, by Itamar Vieira Junior, is a novel that rescues several important episodes that guided a strand of Brazilian literature, regionalism, with all its nuances about coronelism in Brazil, more specifically, in the Northeast. It portrays the continuation of slave labor after abolition, the subservience of the elders with reference to the excesses of the masters and the revolt of the new generations. It demonstrates the conditions of blacks who, despite benefiting from the exemption from corporal punishment, were not able to change their condition, and continued to work without a right to anything. However, the jarê, a typical religiosity of Chapada Diamantina, built from the mixture of African and indigenous beliefs, permeated by Christianity, is the guiding thread. “Santa Rita Pescadeira” is the forgotten deity that stands out in the narrative, leading the lives of the characters and in the end still takes the floor and finishes telling the story. A novel that currently turns to situations that seem to belong to the past, but are still valid in the corners of the country. Analyzing this narrative, having religiosity as the driving force, was the objective of this work. For this, the studies of Ronaldo de Salles Senna (2011), Gabriel Banaggia (2013), Reginaldo Prandi, Vallado e Souza (2011), Roger Bastide (1989), Joana Elbein dos Santos (1986), Beatriz Góis Dantas (1988), Achille Mbembe (2014), among others, will be essential.
  • O conto brasileiro durante a ditadura Tema Livre

    Dalcastagnè, Regina

    Resumo em Português:

    Resumo O chamado boom do conto brasileiro dos anos 1970 marcou um momento de efervescência do gênero até hoje não igualado. O artigo discute as circunstâncias em que ele ocorreu, tanto econômicas quanto políticas. Forma breve, de produção e de consumo muito mais rápidos que o romance, o conto adaptava-se bem às urgências de um tempo em que escritores queriam usar sua arma, a palavra, para se somar à luta contra a ditadura e expor as desigualdades que nos formam.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El llamado boom del cuento brasileño de la década de 1970 marcó un momento de efervescencia para el género, que no ha sido igualado hasta hoy. El artículo analiza las circunstancias en las que se produjo, tanto económicas como políticas. Forma breve de producción y consumo mucho más rápido que la novela, el cuento se adaptaba bien a las urgencias de una época en la que los escritores querían utilizar su arma, la palabra, para sumarse a la lucha contra la dictadura y exponer las desigualdades que nos configuran como sociedad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The so-called Brazilian short story boom of the 1970s marked a moment of effervescence for the genre, which has not been equaled until today. The article discusses the circumstances in which it took place, both economic and political. A brief narrative, of production and consumption much faster than the novel, the short story was well suited to the urgencies of a time when writers wanted to use their weapon, the word, to join the fight against dictatorship and expose the inequalities that shape us as a society.
  • Makunaima comeu Mário de Andrade: pós-humano, antropofagia e o fantástico no conto “Makunaima e os Manos Deuses” de Julie Dorrico Tema Livre

    Rocha, Frederico Di Giacomo

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo analisa o conto Makunaíma e os Manos Deuses, da autora e acadêmica indígena Julie Dorrico, e sua relação antropofágica com a novela Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade, na qual performa ecos vingativos de complexo oral-canibal. O artigo procura definir se Makunaíma e os Manos Deuses pertence a uma nova literatura brasileira decolonial e menor que foge das tentativas frustradas de criar uma literatura nacional alinhada ao cânone ocidental e faz as pazes com suas raízes indígenas, africanas e populares. A presente análise dá-se por meio das chaves do pós-humanismo, do perspectivismo ameríndio, da menoridade literária, da antropofagia e do fantástico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo analizó el cuento Makunaíma e os Manos Deuses, de la autora y estudiosa indígena Julie Dorrico, y su relación antropofágica con Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade, en la que realiza ecos vengativos del “complejo oral-caníbal”. El artículo buscó definir si Makunaíma e os Manos Deuses pertenece a una nueva literatura brasileña decolonial y menor que evita los intentos frustrados de crear una literatura nacional alineada con el canon occidental y hace las paces con sus raíces indígenas, africanas y populares. El presente análisis se realiza a través de las claves del posthumanismo, el perspectivismo amerindio, la minoridad literaria, la antropofagia y lo fantástico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyzed the short story Makunaíma e os Manos Deuses, by author and indigenous scholar Julie Dorrico, and its anthropophagic relationship with Mário de Andrade’s novel Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, in which it perfumes vengeful echoes of an “oral-cannibal complex”. The article sought to define whether Makunaíma e os Manos Deuses belongs to a new decolonial and minor Brazilian literature that eschews the failed attempts to create a national literature aligned with the Western canon and makes peace with its indigenous, African, and popular roots. The present analysis takes place through the keys of posthumanism, Amerindian perspectivism, literary minority, anthropophagy, and the fantastic.
  • Memória, alteridade e escritas de si em Conceição Evaristo, Maria Auxiliadora, Carolina de Jesus e Elza Soares: a arte da “escrevivência” Seção Tema Livre

    Rezende, Luciana Barreto Machado; Campos, Beatriz Schmidt

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre o conceito de escrevivência na perspectiva de literatura e outras artes, com base nas obras de Carolina Maria de Jesus, Elza Soares e Maria Auxiliadora da Silva, no arco escuta-experiência-escritura. Conceição Evaristo inaugura essa vertente, relacionando-a ao campo de pesquisa da expressão negra e feminina, por meio da escrita de vivências próprias e da escuta de experiências outras, resultando em um ato de resistência e de manifestação tanto estética quanto crítico-sociorracial.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo presenta una reflexión sobre el concepto de “escrevivencias” en la perspectiva de la literatura y otras artes, a partir de las obras de Carolina Maria de Jesus, Elza Soares y Maria Auxiliadora da Silva, en el arco escucha-experiencia-escritura. Conceição Evaristo inaugura esa vertiente, relacionándola al campo de búsqueda de expresión negra y femenina, por medio de la escrita de vivencias propias y de escucha de otras experiencias, resultando en un acto de resistencia y de manifestación tanto estética como crítico-sociorracial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay reflects on the concept of writexperience under the perspective of Literature and other Art forms, based on the works of Carolina Maria de Jesus, Elza Soares, and Maria Auxiliadora da Silva, in the arc of listening, experiencing, and writing. Conceição Evaristo inaugurates this trend, relating it to the field of research in the black and female expression, through the writing of her own experiences and listening to other people's stories, which results in an act of resistance and manifestation that is both aesthetic and critical-socioracial.
  • Gih Trajano: quem saberia perder Resenhas

    Coronel, Luciana Paiva
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com