Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 68, Publicado: 2023
  • O realismo performático reflexivo no romance latino-americano contemporâneo: a autoria feminina além do “teto todo seu” Seção Tema Livre

    Felippe, Renata de

    Resumo em Português:

    Resumo Com base nos romances Temporada de huracanes (2017), da escritora mexicana Fernanda Melchor, e Enterre seus mortos (2018), de Ana Paula Maia, este artigo pretende refletir sobre a incidência e as conotações assumidas pelo realismo performático reflexivo — denominado por Ravetti (2019) como “paradigma Bolaño” —, nos romances latino-americanos contemporâneos de autoria feminina. Nas narrativas de Melchor (2017) e Maia (2018), a violência hiperbólica e a sobreposição/seriação de brutalidades direcionam para uma melancolia de futuro de dimensões antiépicas, traços reiteradamente presentes nos romances latino-americanos contemporâneos. Voltados à tendência apontada, os romances das autoras mexicana e brasileira revelam perspectivas críticas que são erigidas de temas e de abordagens distanciados tanto do “teto todo seu” (Woolf, 2014) quanto das facilidades de um realismo codificado e de pretensões didáticas. Refletir sobre as escolhas autorais responsáveis por esses deslocamentos, bem como sobre a possibilidade de as referidas estratégias acrescerem mais uma nuança às manifestações romanescas recentes, está entre as questões abordadas neste texto.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A partir de las novelas Temporada de huracanes (2017), de la escritora mexicana Fernanda Melchor, y Enterre seus mortos (2018), de Ana Paula Maia, este artículo pretende reflexionar sobre la incidencia y las connotaciones que el realismo reflexivo performativo — nombrado por Ravetti (2019) como el “paradigma Bolaño” — asume en la novela contemporánea latinoamericana de autoría femenina. En las narrativas de Melchor y Maia, la violencia hiperbólica y la superposición/serialización de brutalidades conducen a una melancolía del futuro con dimensiones antiépicas, rasgos repetidamente presentes en la novela latinoamericana contemporánea. Dirigidas a la tendencia mencionada, las novelas de las escritoras mexicana y brasileña revelan perspectivas críticas que se construyen sobre temas y enfoques alejados tanto de “una habitación propia” (Woolf, 2014) como de las facilidades de un realismo codificado y con pretensiones didácticas. Reflexionar sobre las elecciones autorales responsables por estos desplazamientos, así como sobre la posibilidad de que las mencionadas estrategias agreguen un matiz más a las manifestaciones novelísticas recientes, son algunos de los temas abordados en este texto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the novels Temporada de huracanaes (2017), by Mexican writer Fernanda Melchor and Enterre seus mortos (2018), by Ana Paula Maia, this article intended to reflect on the incidence and the connotations assumed by the performative reflexive realism — denominated by Ravetti (2019) as “Bolaño paradigm” — in the Latin American contemporary novels of female authorship. In the narratives of Melchor and Maia, the hyperbolic violence and the overlapping/serialization of brutalities point to a melancholy of the future of anti-epic dimensions, features that are repeatedly present in the Latin American contemporary novels. Oriented to the cited tendency, the novels of both the Mexican and the Brazilian writer reveal critical perspectives that are built from themes and approaches distanced not only from “A room of one’s own” (Woolf, 2014) and from the easiness of a codified realism, but also from didactic pretensions. Reflecting upon the authorship choices that are responsible for such deslocations, as well as about the possibility that the referred strategies can add another shade to the recent novelistic manifestations are among the matters approached in this text.
  • Allan da Rosa e a criação de uma imaginação radical afro-brasileira Seção Tema Livre

    Jacob, Eliseo

    Resumo em Português:

    Resumo Ao criar uma literatura enraizada nas experiências dos afro-brasileiros que vivem nas comunidades periféricas de São Paulo, o escritor Allan da Rosa articula um espaço imaginativo para moradores negros marginalizados como forma de escapar da pobreza e do racismo. Neste artigo, enquadro minha análise das obras literárias Zagaia (2007) e Da Cabula (2008), de Allan da Rosa, pelo eixo teórico desenvolvido por Robin D. G. Kelley (2003) da imaginação radical negra para examinar como os espaços liminares encontrados na periferia urbana de São Paulo se tornam o ímpeto para a mudança social. A imaginação como prática social desempenha papel fundamental na esfera pública negra, pois as comunidades afrodescendentes buscam em outros tempos historicamente imaginados inspiração para conceber um futuro enraizado na liberdade. Com base nessas duas obras literárias, este artigo analisa a imaginação na esfera pública negra da qual emergem os discursos de Allan da Rosa em termos de como seus protagonistas habitam espaços liminares que oscilam continuamente entre a realidade da vida urbana e a metafísica. O objetivo deste artigo, portanto, foi demonstrar por meio de Zagaia e Da Cabula que o autor pertence a essa tradição de se engajar na imaginação radical negra como estratégia política que não apenas resiste à desigualdade racial e social, mas busca soluções para empoderar afrodescendentes comunidades por intermédio de estratégias criativas de afirmação cultural e de mobilização social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Al crear una literatura arraigada en las experiencias de los afrobrasileños que viven en las comunidades periféricas de São Paulo, el escritor Allan da Rosa articula un espacio imaginativo para los residentes negros marginados como una forma de escapar de la pobreza y del racismo. Este artículo enmarca los análisis del autor sobre las obras literarias Zagaia (2007) y Da Cabula (2008), de Allan da Rosa, por el eje teórico desarrollado por Robin D. G. Kelley (2003) de Black Radical Imagination para examinar cómo los espacios liminales que se encuentran en la periferia urbana de São Paulo se convierten en el ímpetu del cambio social. La imaginación como práctica social cumple un papel fundamental en la esfera pública negra, ya que las comunidades afrodescendientes miran hacia otros tiempos históricamente imaginados en busca de inspiración para concebir un futuro arraigado en la libertad. A partir de estas dos obras literarias, este artículo analiza el imaginario en la esfera pública negra del que emergen los discursos de Allan da Rosa en términos de cómo sus protagonistas habitan espacios liminales que oscilan continuamente entre la realidad de la vida urbana y la metafísica. El propósito de este artículo, por lo tanto, es demostrar a través de Zagaia y Da Cabula que el autor pertenece a esta tradición de comprometerse a la imaginación radical negra como una estrategia política que no solo resiste la desigualdad racial y social, sino que busca soluciones para empoderar a las comunidades afrodescendientes a través de estrategias creativas de afirmación cultural y movilización social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract By creating a literature rooted in the experiences of Afro-Brazilians living in São Paulo's peripheral communities, writer Allan da Rosa articulates an imaginative space for marginalized black residents as a way to escape poverty and racism. This article frames the author's analysis of Allan da Rosa's literary works Zagaia (2007) and Da Cabula (2008) through the lens of Robin D. G. Kelley's concept (2003) of the Black radical imagination to examine how liminal spaces found in São Paulo's urban periphery become the impetus for social change. Imagination as a social practice plays a key role in the black public sphere, as Afro-descendent communities look to other historically imagined times for inspiration to conceive a future rooted in freedom. Based on these two literary works, this article analyzes the role of the imagination in the black public sphere from which Allan da Rosa's discourses emerge in terms of how his protagonists inhabit liminal spaces that continually fluctuate between the reality of urban life and the metaphysical. The purpose of this article, therefore, was to demonstrate through Zagaia and Da Cabula that the author belongs to this tradition of engaging in the Black radical imagination as a political strategy that not only resists racial and social inequity but seeks out solutions to empower afro-descendent communities through creative strategies of cultural affirmation and social mobilization.
  • Cultura de massa e cultura compartilhada em Tupinilândia Tema Livre

    Lancman, Thais Kuperman; Pereira, Helena Bonito Couto

    Resumo em Português:

    Resumo O romance Tupinilândia, de Samir Machado de Machado, publicado em 2018, utiliza a cultura de massa para falar dela mesma e de como ela alicerça a memória coletiva e também as aspirações de uma sociedade em um contexto capitalista. O presente artigo mostra como Machado, ao construir uma narrativa paródica, como definido por Hutcheon (1988), com elementos da cultura de massa, sem recair em adesão nem em homenagem acrítica ou rechaço, consegue estabelecer um jogo que permite uma reflexão acerca da história do país, de questões contemporâneas como capitalismo e memória, pontos levantados com profundidade em um romance paródico da literatura de entretenimento. Para tanto, foram selecionados personagens e momentos históricos utilizados pelo autor, bem como referências a elementos de época, a fim de compreender o repertório factual no qual Tupinilândia se sustenta. Ainda, foram analisadas passagens que ecoam histórias clássicas de aventura e mobilizam o conhecimento geral desse tipo de narrativa. Observa-se que Tupinilândia tanto reflete tendências na literatura brasileira contemporânea apontadas por Schollhammer (2009) quanto cria um espaço particular, com sua reflexão sofisticada tanto acerca da realidade brasileira atual, questionando o papel da distopia como mero sarcasmo diante dos absurdos que nos cercam, quanto da maneira como a nossa sociedade lida com memória e nostalgia: uma fantasia seletiva na qual elementos relevantes são eliminados com descaso, e aqueles que são danosos estão sempre sujeitos a retornarem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La novela Tupinilândia, de Samir Machado de Machado, publicada en 2018, utiliza la cultura de masas para hablar de sí misma y de cómo sustenta la memoria colectiva y también las aspiraciones de una sociedad en un contexto capitalista. Este artículo muestra cómo Machado, al construir una narrativa paródica, tal como la define Hutcheon (1988), con elementos de la cultura de masas, sin caer en la adhesión y el homenaje o el rechazo acríticos, logra establecer un juego que permite reflexionar sobre la historia del país, de temas contemporáneos como el capitalismo y la memoria, puntos planteados en profundidad en una novela paródica de la literatura de entretenimiento. Para eso, fueron apuntados personajes y eventos históricos mencionados por el autor, así como referencias a ese período de la Historia, con el fin de comprender el repertorio factual en el que se basa Tupinilândia. También destacamos pasajes que hacen eco de las historias de aventuras clásicas y movilizan el conocimiento general de este tipo de narrativa. Se observa que Tupinilândia refleja tendencias de la literatura brasileña contemporánea señaladas por Schollhammer (2009), en la medida en que crea un espacio particular, con su sofisticada reflexión tanto sobre la realidad brasileña actual, cuestionando el papel de la distopía como mero sarcasmo en la cara de los absurdos que nos rodean, y de la forma en que nuestra sociedad trata la memoria y la nostalgia: una fantasía selectiva en la que se descartan elementos que en realidad son relevantes, y los que son nocivos siempre corren el riesgo de volver.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The novel Tupinilândia, by Samir Machado de Machado, published in 2018, uses mass culture to talk about itself, and how it sustains the collective memory as well as the aspirations of a society in a capitalist context. This article showed how Machado, by building a parodic narrative, as defined by Hutcheon (1988), with elements of mass culture, without falling back into adherence and uncritical homage or rejection, manages to establish a game that allows a reflection on the country’s history, of contemporary issues such as capitalism and memory, points raised in depth in a parodic novel of entertainment literature. For that, historical characters and events mentioned by the author were selected, as well as cultural references to that period of History, in order to understand the factual repertoire on which Tupinilândia is based. Passages that echo classic adventure stories and mobilize the general knowledge of this type of narrative were also highlighted. It was observed that Tupinilândia both reflects trends in contemporary Brazilian literature pointed out by Schollhammer (2009), in how much it creates a particular space with his sophisticated reflection both about the current Brazilian reality, questioning the role of dystopia as mere sarcasm in the face of of the absurdities that surround us, and about the way in which our society deals with memory and nostalgia, a selective fantasy in which relevant elements are disregarded, and those that are harmful are always at risk to return.
  • Academias de letras e escritoras: barreiras e mudanças no século XX e um caso em Minas Gerais Tema Livre

    Ribeiro, Ana Elisa

    Resumo em Português:

    Resumo Neste trabalho, após uma breve história das mulheres nas academias de letras no Brasil e fora dele, passamos a discutir a entrada tardia das escritoras nesses espaços de legitimação e consagração, de maneira especial desde a segunda metade do século XX. A discussão focaliza a centenária e prestigiosa Academia Mineira de Letras (AML), instituição que salvaguarda os documentos examinados e aqui apresentados. O acervo pesquisado é o da AML, em Belo Horizonte (MG), principalmente os discursos de posse e de recepção das escritoras mineiras que ali têm cadeiras. São destacados alguns elementos importantes do perfil dessas escritoras, assim como aspectos discursivos dos registros dessas personagens históricas, sobretudo as palavras do intelectual Eduardo Frieiro na posse de Maria José de Queiroz, em 1973.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este trabajo, además de una brevísima historia de las mujeres en las academias literarias, tanto en Brasil cuanto en otros países, vamos a discutir la entrada retrasada de las escritoras en estos espacios de legitimación y consagración, especialmente desde la segunda mitad del siglo XX. La discusión focaliza la centenaria y prestigiosa Academia Mineira de Letras — en Minas Gerais, Brasil —, institución responsable por la guardia de los documentos aquí examinados y destacados. El acervo investigado es el de la AML, en la ciudad de Belo Horizonte, especialmente los discursos escritos en las ceremonias de llegada de las escritoras mineiras que ahí tienen lugar. Se destacan también elementos importantes de los perfiles de esas mujeres, además de los aspectos discursivos de los registros de tales personajes históricas, especialmente las palabras del intelectual brasileño Eduardo Frieiro, responsable por la recepción de la escritora Maria José de Queiroz en la AML, en el año de 1973.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this work, after a brief history of women in academies, of letters in Brazil and abroad, we discuss the late entry of female writers into these spaces of legitimation and consecration, especially since the second half of the 20th century. The discussion focuses on the centenary and prestigious Academia Mineira de Letras, at Minas Gerais, Brazil, an institution that safeguards the documents examined and highlighted used as archives in this article. The researched collection is that of the AML, in Belo Horizonte, in particular the speeches of inauguration and reception of writers who have chairs there (in this academy). Some important elements of the profiles of these writers are highlighted, as well as discursive aspects of the records of these historical characters, in particular the words of the writer Eduardo Frieiro in reception of the female writer Maria José de Queiroz, in 1973.
  • Guilherme Zarvos e o CEP 20.000: novas políticas da poesia na cidade Tema Livre

    Fernandes, Thiago

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, será analisada a produção poética em torno do coletivo de poesia CEP 20.000 — Centro de Experimentação Poética, criado no ano de 1990 no Rio de Janeiro, e de um de seus criadores, o poeta Guilherme Zarvos, tendo em vista a ideia de que a cena artística, literária e cultural da década de 1990 parece acompanhar, no Brasil, certa transformação político-social operada nos meios de produção, respondendo a essa transformação a sua maneira. É proposta uma atualização do conceito de “campo ampliado” para a poesia, não mais pensando o termo com base na ampliação que ele descreve nos meios de produção de arte, mas sobretudo em sua relação com os modos de produção.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo, se analizó la producción poética en torno al colectivo de poesía CEP 20.000 — Centro de Experimentación Poética —, creado en 1990 en Río de Janeiro, y uno de sus creadores, el poeta Guilherme Zarvos, con miras a la idea de que el escenario artístico, literario y cultural de la década de 1990 parece acompañar, en Brasil, una cierta transformación política y social operada en los medios de producción, respondiendo a esa transformación a su manera. Se propone una actualización del concepto de “campo expandido” para la poesía, no pensando ya en el término desde la expansión que describe en los medios de producción del arte, sino sobre todo desde su relación con los modos de producción.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, the poetic production around the poetry collective CEP 20.000 — Centro de Experimentação Poética —, created in 1990 in Rio de Janeiro, and one of its creators, the poet Guilherme Zarvos, were analyzed, with a view to the idea that the artistic, literary, and cultural scene of the 1990s seem to accompany, in Brazil, a certain political and social transformation operated in the means of production, responding to this transformation in its own way. An update of the concept of “expanded field” for poetry is proposed, no longer thinking about the term from the expansion that it describes in the means of art production, but above all from its relationship with the modes of production.
  • Carola Saavedra e a arte dos enigmas: sobre o poder e a impotência da literatura Resenha

    Sitta, Gabriela Dal Bosco; Pinezi, Gabriel Victor Rocha

    Resumo em Português:

    Resumo Neste texto, resenhamos o livro O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim, da escritora brasileira Carola Saavedra. Procuramos mostrar como os ensaios contidos na obra desdobram a questão “o que pode a literatura?”. Fazemos ainda alguns apontamentos sobre o que chamamos incoerência teórica da obra, indicando, ao final, as possibilidades que Saavedra vislumbra para a literatura dos próximos anos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto es una reseña del libro O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim, de la escritora brasileña Carola Saavedra. Se intentó mostrar cómo los ensayos contenidos en la obra despliegan la pregunta “¿Qué puede hacer la literatura?”. Hacemos también algunos apuntes sobre lo que llamamos “inconsistencia teórica” de la obra, indicando, al final, las posibilidades que vislumbra Saavedra para la literatura de los próximos años.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work brings the review of the book O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim, by the Brazilian writer Carola Saavedra. It attempts to show how Saavedra’s essays unfold the question “What can literature do?”. We also comment what we call the “theoretical incoherence” of the book, indicating, in the end, the possibilities Saavedra glimpses for the literature in the coming years.
  • Vaga carne: a visão da voz Resenha

    Santos, Luciany Aparecida Alves

    Resumo em Português:

    Resumo Grace Passô é autora de Vaga Carne, lançado em 2018 pela Editora Javali. O livro é um marco pelos temas abordados e pela estrutura do texto, no crescente cenário da literatura contemporânea brasileira de publicações de dramaturgias. Nesse solo, Passô levanta questões sobre classe, raça e gênero. A autora escreve dramaturgia iluminada por vivências negro-brasileiras. Imagens, como uma voz invadindo um corpo, são a referência principal nesse livro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Grace Passô es autora de Vaga Carne, publicado en 2018 por la Editora Javali. El libro marca un hito, por los temas tratados y la estructura del texto, en el creciente escenario de la literatura brasileña contemporánea de publicaciones de dramaturgia. En este solo, Passô plantea preguntas sobre clase, raza y género. La autora escribe dramaturgia iluminada por experiencias negro-brasileñas. Imágenes como una voz invadiendo un cuerpo son la principal referencia de este libro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Grace Passô is the author of Vaga Carne, released in 2018 by Editora Javali. The book is a landmark, due to the topics covered and the structure of the text, in the growing scenario of contemporary Brazilian literature of dramaturgical publications. In this solo, Passô raises questions about class, race, and gender. The author writes dramaturgy illuminated by black-Brazilian experiences. Images like a voice invading a body are the main reference in this book.
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com