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Gragoatá, Volume: 28, Número: 60, Publicado: 2023
  • Repensando direitos e desigualdades nos Estudos da Linguagem Apresentação

    Windle, Joel; Jorge, Miriam
  • Barreiras ou pontos de inspeção? Ideologias linguísticas sobre migração e o modelo de comunicação moderno-colonial Artigo

    Pinto, Joana Plaza; Dias, Ana Luiza Krüger

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, apresentamos uma perspectiva crítica sobre regimes metadiscursivos da “barreira linguística” em contextos de mobilidade, no qual se discute a persistência dos pressupostos de transparência e homogeneidade herdados da razão moderno-liberal-colonial sobre nossos modelos de língua e comunicação, confrontados com práticas linguísticas heterogêneas em nossa experiência etnográfica com estudantes migrantes numa universidade pública brasileira. O artigo está dividido em três seções: inicialmente, discutimos os usos da expressão “barreira linguística” no debate acadêmico sobre línguas e migração, evidenciando sua posição metadiscursiva, para justificar ou racionalizar “desentendimentos” ou “problemas de comunicação”; em seguida, apresentamos como a noção de barreira é articulada enquanto elemento estruturante da comunicação no debate público sobre imigração no Brasil, em notícias e documentos governamentais; depois, analisamos formas metapragmáticas que emergem em interações entre estudantes migrantes participantes da nossa experiência etnográfica, quando elas avaliam e enquadram situações que poderiam ser identificadas como “barreira linguística” nos termos pressupostos pelos debates. Os resultados indicam que formas metapragmáticas, que poderiam ser identificadas como “barreira linguística”, configuram-se muito mais como “pontos de inspeção linguística”, funcionando como “paradas” interacionais de “checagem”, em que elas e/ou as/os interlocutora/es fazem uso de algum tipo de desencontro do contato linguístico para realizar ações no mundo. Concluímos que as formas interacionais resistem na fronteira da violência do modelo de comunicação moderno, desafiando seus pressupostos, ao mesmo tempo em que são tensionadas pela noção de “barreira linguística” enquanto figuração da governança das línguas e das pessoas em deslocamento ao redor do globo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, we present a critical perspective on metadiscursive regimes of the “language barrier” in contexts of mobility, discussing the persistence of the assumptions of transparency and homogeneity inherited from modern-colonial reason on our models of language and communication, confronting them with heterogeneous linguistic practices in our ethnographic experience with migrant students at a Brazilian public university. The article is divided into three sections. Initially, we discuss the uses of the expression “language barrier” in the academic debate on languages and migration, highlighting its meta-discursive position to justify or rationalize “disagreements” or “communication problems”. Next, we present how the notion of barrier is articulated as a structuring element of communication in the public debate about immigration in Brazil, both in the news and in government documents. Then, we analyze metapragmatic forms that emerge in interactions between migrant students who participated in our ethnographic experience, when they assess and frame situations that could be identified as a “language barrier” in the terms presupposed by the debates. The results indicate that metapragmatic forms that could be identified as a “language barrier” are configured much more as “linguistic checkpoints”, functioning as interactional “stops” of “checking”, in which they and/or the interlocutors make use of some linguistic misunderstanding to act in the world. We conclude that interactional forms resist on the borders of violence of the modern communication model, challenging its assumptions; at the same time, they are tensioned by the notion of “language barrier” as a figuration of the governance of languages and people in movement around the globe.
  • Os desafios no acolhimento e no ensino de língua portuguesa para estudantes imigrantes e refugiados na educação básica Artigo

    Balzan, Carina Fior Postingher; Souza, Monique Dias; Pedrassani, Júlia Sonaglio; Vieira, Leandro Rocha; Santos, Aléxia Islabão dos

    Resumo em Português:

    RESUMO As migrações impostas têm ocasionado a presença cada vez maior de estudantes deslocados forçados no sistema de ensino brasileiro. O objetivo deste artigo é abordar os desafios enfrentados no acolhimento e no ensino de alunos imigrantes e refugiados, matriculados na Educação Básica, a partir da perspectiva docente, em dois municípios da região da Serra do Rio Grande do Sul. A pesquisa, de caráter quantitativo e qualitativo, discute o ensino de Português como Língua de Acolhimento e a formação de professores em uma perspectiva plurilíngue. A análise dos dados é realizada por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam a necessidade de formação docente para o ensino de língua portuguesa para imigrantes e refugiados, ainda nos cursos de licenciatura, e a concretização de políticas públicas para o acolhimento desse público. Ao final do artigo, sugerem-se algumas ações, a fim de promover a aprendizagem e a integração desses estudantes à sociedade brasileira, garantindo-lhes o direito à educação e à construção da cidadania.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Forced migration has occasioned a higher number of displaced students in the Brazilian scholar system. The main purpose of this paper is to approach, through the teacher’s perspective, the challenges faced when welcoming and teaching immigrants and refugees students who are registered in basic education in two towns in Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul. This research, based on quantitative and qualitative methodology, discusses the teaching of Portuguese as a Welcoming Language and teacher’s training in a plurilingual outlook. The data analysis is achieved by Content Analysis. The results indicate the necessity of teacher’s training focused on teaching Portuguese to immigrants and refugees while the teachers are still in graduation courses and the accomplishment of public policies to welcome these students. By the end of the paper, some actions are suggested in order to promote the learning and integration of these subjects in Brazilian society, guaranteeing them the right to education and to the establishment of citizenship.
  • “Subjetividades-nada”, linguagem e aprendizagem: precisamos de atrapalhar as significâncias Artigo

    Oliveira, Raquel Souza de; Fabrício, Branca Falabella

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste trabalho argumentamos que a possibilidade de existir como ser epistêmico é uma dimensão pouco explorada em pautas reivindicatórias de direitos humanos. Desenvolvemos essa ideia discutindo como uma compreensão das línguas como categorias puras pode afetar estudantes, sobretudo em grupos marginalizados. Em diálogo com narrativas produzidas por Filhos, pseudônimo de uma aluna de um curso pré-universitário voltado para jovens e adultos de classes populares, refletimos sobre os efeitos perfomativos de visões modernistas das línguas, especialmente da língua inglesa. Ao focalizar diferentes momentos interacionais, analisamos como Filhos reconstrói sua trajetória de socialização acadêmica (WORTHAM, 2005) e as ordens de indexicalidade (BLOMMAERT, 2005) que a organizam. Os resultados apontam para encenações ambivalentes, nas quais sentidos de aprendizagem e comunicação são hierarquizados de modo contraditório. Filhos tanto performa uma subjetividade nula de saberes legítimos e incapaz de agir no mundo em língua inglesa, quanto se engaja em práticas translíngues criativas. Essa oscilação indica um aspecto importante em processos educacionais: “é preciso de atrapalhar as significâncias” e de ter olhos para o que pode ser apressadamente considerado menor, ou sem importância. Tal foco investigativo implica um compromisso ético-político com “uma pedagogia das misturas”, conversando diretamente com os direitos linguísticos daquelas/es que socialmente ocupam lugares marginalizados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: In the present paper, we argue that the right to exist as an epistemic being is a less explored dimension among aspects orienting human rights demands. We build on this idea discussing how a conceptualization of languages as discrete categories may affect students, especially those from marginalized groups. In exchanges with narratives produced by Filhos, a student in a college preparatory course for disadvantaged youths and adults, we reflect on the performative effects of modernist views of language, especially concerning the English language. Focusing on different instants of interaction we observe how Filhos reconstructs her academic trajectory of socialization (WORTHAM, 2015) and the orders of indexicality (BLOMMAERT, 2005) that organize it. The results point in the direction of ambivalent enactments, in which meanings concerning learning and communication are hierarchically organized in contradictory ways. Filhos enacts a subjectivity that is null in terms of legitimate knowledges and unable to perform in the world in the English language, while, at the same time, engaging in creative translingual practices. This fluctuation points to an important aspect of educational processes: “we need to disturb meaningfulness” and to have eyes for what might at first seem minute, or unimportant. Such an investigative focus implies an ethical-political commitment to a “pedagogy of mixtures,” in direct rapport with the linguistic rights of those who occupy socially marginalized positions.
  • A linguagem como zona do não-ser na vida de pessoas negras no sul global Artigo

    Santos, Gabriel Nascimento dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo objetiva analisar as contribuições do teórico negro Frantz Fanon para os estudos linguísticos de maneira a compreender em quais sentidos a linguagem pode figurar como zona do não-ser para pessoas negras. Para tanto, este trabalho liga ferramentas analíticas e teóricas advindas do pensamento fanoniano como zona do não-ser ao racismo linguístico, ao linguicídio e à raciolinguística, posicionando, assim, um pensamento negro ao sul do sul global.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article seeks to draw on Frantz Fanon’s contributions for language studies in order to understand how language can be set as a zone of non-being for black people. In order to do so, this article binds the Fanonian remarks on zone of non-being to linguistic racism, linguicide and raciolinguistics analyses, positioning, as such, a black push from the south of global south.
  • Ensino e aprendizagem de inglês no sul epistêmico: racialização, classes sociais e exclusão Artigo

    Reis, Patricia; Oliveira, Layenne

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo contribui para as discussões acerca de racialização, classes sociais e exclusão no ensino e aprendizagem de inglês no Brasil. Seu foco é a região norte, mais especificamente, a cidade de Parintins, no Amazonas, considerada, neste artigo, como parte do sul epistêmico (SOUSA SANTOS, 2007). Além de Sousa Santos (2007) fazem parte do referencial teórico deste artigo Dias (2021), Pennycook (1998), Servelati (2021), entre outros. A metodologia do artigo é baseada em estudos qualitativos, interpretativistas e discursivos. Analisamos a história de formação de um professor de inglês atuante na cidade de Parintins, em uma entrevista virtual. Os resultados da análise do discurso do professor apontam para desigualdades e injustiças observadas ao longo de sua história de formação, corroborando a noção de língua inglesa como prática racializada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article contributes to discussions on racialization, social class and exclusion in English teaching and learning in Brazil. Its focus is the northern region, more specifically, the city of Parintins, in the Amazon, considered, in this article, as part of the epistemic south (SOUSA SANTOS, 2007). In addition to Sousa Santos (2007), authors such as Dias (2021), Pennycook (1998), Servelati (2021), among others, are part of the theoretical framework of this article. The article’s methodology is based on qualitative, interpretative and discursive studies. We analyzed a Parintins English Teacher’s educational history, in a virtual interview. The results of the teacher’s discourse analysis point to inequalities and injustices observed throughout his educational history, corroborating the notion of English language as a racialized practice.
  • Aporias da desigualdade: o por vir das políticas afirmativas Artigo

    Moraes, Marcelo José Derzi; Pinto, Marinazia Cordeiro

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir da discussão sobre Justiça e Direito trazida por Derrida em sua obra Força de Lei: o fundamento místico da autoridade, discorremos sobre as aporias com que convivemos na rotina do pré-vestibular PVC 21290, em relação à política afirmativa de reserva de vagas. Para tanto, trazemos uma reflexão sobre o espectro da colonialidade que hierarquiza as pessoas, dividindo-as entre as que devem ter acesso e as que não devem ter acesso a determinados espaços, incluindo nesses espaços as universidades públicas. Entretanto, entendendo que as políticas afirmativas são da ordem do Direito, portanto, da ordem do cálculo, acreditamos que elas precisam estar em um movimento contínuo de aprimoramento, movimento que nos impõe uma responsabilidade, um investimento radical em ações que visem alcançar a Justiça.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on the discussion on Justice and Law fostered by Derrida in his book Force of Law: mystical foundation of Authority, we discuss in this article about the aporias with which we live in the routine of the PVC 21290 pre-university entrance exam, in relation to the affirmative policy of reserving vacancies. To do so, we bring a reflection on the spectrum of coloniality that hierarchizes people, dividing the min to those who should have access and those who should not have access to certain spaces, including public universities. However, understanding that affirmative policies are from the Law, therefore, of the order of predictability, we believe that they need to be in a continuous movement of improvement, a movement that imposes a responsibility on us, a radical investment in actions aimed at achieving Justice.
  • A leitura como prática emancipatória em contexto penitenciário: um estudo à luz da linguística aplicada Artigo

    Dal Bosco, Júlia Cerutti; Santos, Dalve Oliveira Batista

    Resumo em Português:

    RESUMO Como recorte de um projeto maior, denominado A leitura dialógica em contexto penitenciário: vozes femininas que ecoam responsivamente na construção de sentidos, este artigo busca investigar a prática social de leitura numa perspectiva dialógica, em uma penitenciária feminina de Palmas-Tocantins. Inserido na área da Linguística Aplicada, numa concepção Transgressiva, mais especificamente, buscamos compreender como as reeducandas constroem sentidos como forma de emancipação e conscientização. Para tanto, esta investigação tem orientação interpretativista e inspirou-se na metodologia do Pensar Alto em Grupo - PAG. Assim, analisamos, a partir da vivência de leitura do conto A moça tecelã, como se deu a constituição da identidade leitora das mulheres encarceradas. A fundamentação teórica relaciona-se aos pressupostos dialógicos do Círculo de Bakhtin, sobre os estudos sobre letramento e à epistemologia da educação emancipadora. Os dados revelaram que: i) as participantes descobriram suas vozes, subjetivas e dialógicas (refutando, concordando, ressignificando), por meio da leitura, confirmando que o ato de ler no presídio é uma forma de emancipação, de denúncia social e libertação; ii) as reeducandas se emancipam quando tomam consciência do seu estado e a partir daí buscam transformá-lo de maneira crítica e reflexiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT As part of a larger project, called Dialogic reading in a prison context: female voices that echo responsively in the construction of meanings, this article seeks to investigate the social practice of reading from a dialogical perspective in a female penitentiary in Palmas-Tocantins. Inserted in the area of Applied Linguistics, in a Transgressive conception, we seek to understand how inmates build meanings as a form of awareness. This investigation has an interpretive orientation and was inspired by the methodology of Pensar Alto em Grupo-PAG. We analyze, from the experience of reading the short story A Moça tecelã, how the constitution of the incarcerated women's reading identity took place. The theoretical foundation is related to the dialogical assumptions of the Bakhtin Circle, on literacy studies and the epistemology of emancipatory education. The data revealed that: i) the participants discovered their subjective and dialogic voices (refuting, agreeing, giving new meaning) through reading, confirming that the act of reading in prison is a form of emancipation; ii) the inmates emancipate themselves when they become aware of their state and from there they seek to transform it in a critical and reflexive way.
  • Linguagem, neoliberalismo e direitos humanos: A erótica dos signos em um app de pegação Article

    Bonfante, Gleiton Matheus; Silva, Daniel de Augustinis

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo focaliza a naturalização do individualismo neoliberal online, a performance da desigualdade profunda como um recurso estilístico sensual e a equalização entre o capital e as relações sexuais. Para tanto, destaca-se o parentesco entre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Neoliberalismo. Em seguida, argumentamos que o Grindr foi planejado para nos fazer retornar constantemente a ele, sujeitando-nos, assim, a abusos pelos desenvolvedores do aplicativo. Passamos então à análise dos dados gerados por meio da erótica dos signos (BONFANTE, 2016), metodologia que sublinha performances sexual-capitais que trazem dois fenômenos relacionados à nossa atenção: o espraiamento de práticas neoliberais no Grindr e a disseminação da perspectiva do sexo como produto comercial. Por fim, consideramos os ganhos éticos e epistemológicos do nosso trabalho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to address the naturalization of a neoliberal individualism online, the performance of profound inequality as a sexualized stylistic resource, and the equalization of capital and sexual relations. This is done by highlighting the kinship between the Universal Declaration of Human Rights and Neoliberalism. We then argue that Grindr is designed to keep us coming back to it, subjecting us to misconduct by the app developers. We then proceed to report on the data generated by the erotics of signs (BONFANTE, 2016), methodology that highlights sexual-capital performances which bring two related phenomena to our attention: the spread of neoliberal practices on Grindr and the dissemination of the perspective of sex as a commercial good. Finally, we consider the ethical and epistemological gains of our paper.
  • A crítica indígena e a hipótese do cérebro dividido: Ideias para adiar o fim do mundo Article

    Martin, Ian

    Resumo em Português:

    RESUMO A voz dos intelectuais indígenas sobre a conduta dos conquistadores europeus, sempre e onde quer que nas Américas tenha sido registrada, consiste em uma crítica completa das inclinações genocidas e ecocidas dos europeus. Nos últimos tempos, a voz assumiu tons apocalípticos, enfatizando que o desrespeito crônico do Ocidente pela natureza põe em perigo todos nós, com o apelo eloquente de Ayton Krenak por "ideias para adiar o fim do mundo". Uma crítica surpreendentemente semelhante ao mundo ocidental, baseada na neurociência, vem do psiquiatra e filósofo escocês Iain McGilchrist, cuja Hipótese do Cérebro Dividido propõe uma explicação para aquilo que o Ocidente se tornou: uma ameaça existencial à sobrevivência humana. Outros, como Mignolo, Sousa Santos, Bateson, Harries-Jones, apresentaram ideias que se alinham com essa hipótese, mas este ensaio reúne essas duas correntes pela primeira vez e propõe que foi a conquista das Américas pelo Ocidente - seu povo, seus recursos naturais - que foi um fator-chave para normalizar essa mentalidade. Para estender a metáfora, a conquista do hemisfério americano normalizou a conquista do hemisfério direito pelo esquerdo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The voice of Indigenous intellectuals on the conduct of the European conquerors, whenever and wherever in the Americas it has been recorded, consists of a thoroughgoing critique of the Europeans’ genocidal and ecocide al proclivities. In recent times, the voice has taken on apocalyptic tones, emphasizing that the West’s chronic disregard for nature imperils all of us, with Ayton Krenak’s eloquent appeal for ‘ideas to postpone the end of the world’. An astoundingly similar critique of the Western World based on neuroscience comes from the Scottish psychiatrist and philosopher Iain McGilchrist whose Divided Brain Hypothesis proposes an explanation for what the West has become: an existential threat to human survival. Others such as Mignolo, de Sousa Santos, Bateson, Harries-Jones, have put forward ideas which align with this hypothesis, but this essay brings these two currents together for the first time and proposes that it was the West’s conquest of the Americas - its people, its natural resources - that was a key factor in normalizing this mindset. To extend the metaphor, the conquest of the American hemisphere normalized the conquest of the right hemisphere by the left.
  • “Não somos todos cúmplices?”: um comentário sobre as múltiplas faces de raça e linguagem no ensino da língua inglesa Article

    Ha, Phan Le

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo é uma revisão de literatura de trabalhos recentes sobre ideologias de raça e linguagem na Ásia, em busca de uma compreensão mais aprofundada do assunto e que evite determinismos e pensamentos dicotômicos. A primeira parte do artigo discute trabalhos atuais sobre o ensino de inglês no Japão e conclui que é necessária maior ênfase no protagonismo dos professores. A segunda parte oferece vinhetas etnográficas de cenários nos quais a raça desempenha um papel às vezes surpreendente no desenvolvimento de interações e exclusões. Esses cenários demonstram as implicações do comprometimento de acadêmicos com a justiça social em estruturas ideológicas e institucionais nas quais os preconceitos são veículados e reproduzidos em situações que envolvem múltiplas identidades e posicionamentos asiáticos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper reviews recent work on race and language ideologies in Asia, aiming to a more complex understanding on the subject that avoids determinism and dichotomous thinking. The first part of the paper discusses current work on English language teaching in Japan, and concludes that greater emphasis on teacher agency is needed. The second part offers ethnographic vignettes of scenarios in which race plays sometimes a surprising role in shaping interactions and exclusions. These scenarios focus on the implications of the scholars’s commitement to social justice in ideological and institutional structures in which prejudice is reproduced and relayed in situations that involve multiple Asian identities and positionalities.
  • O debate sobre a pronúncia padrão brasileira nos preparativos para o II Congresso da Língua Nacional Falada e Cantada (1945-1952) Varia

    Monteiro, Luciano

    Resumo em Português:

    RESUMO Em 1945, com o fim do Estado Novo, um grupo de intelectuais decidiu retomar o projeto de padronização da pronúncia proposto por Mário de Andrade e discutido no Primeiro Congresso da Língua Nacional Cantada (1937). A iniciativa coube inicialmente à Secretaria Geral de Educação e Cultura do Distrito Federal, que não conseguiu levá-la adiante, e acabou incorporada aos planos do Centro de Pesquisa da Casa de Rui Barbosa. Este trabalho investiga os preparativos para o II Congresso da Língua Nacional Falada e Cantada, examinando sua repercussão na imprensa, sobretudo as declarações de membros da Comissão Organizadora do evento, e as reações de articulistas nos jornais. A investigação esclarece como o evento foi organizado, por que não aconteceu e quais eram suas motivações, abordando a perspectiva dos organizadores quanto à padronização da pronúncia como um projeto glotopolítico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In 1945, after the end of Estado Novo (New State), some intellectuals decided to revive Mario de Andrade’s project of establishing a standard pronunciation discussed at the First Congress on Sung National Language (1937). The project was initially assigned to the Federal District’s General Office for Culture and Education, which failed to take it forward. Eventually, the project was added to the agenda of the Casa de Rui Barbosa Research Center. This article dives into the procedures of the Second Congress of Spoken and Sung National Language, examining its reception in the press, particularly the statements by members of The Organizing Committee and the reactions of newspaper writers. This exploration sheds light on the motivations of this event, how it was planned, and why it did not happen, and frames the organizers’ perspective on establishing a standard pronunciation as a glotopolitical project.
  • Perspectivas Internacionais e Mediocridade do Ensino Superior na Ásia Book Review

    Irham, Irham
  • Erratum Erratum

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