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Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Volume: 72, Número: 1, Publicado: 2023
  • Sobre mudanças e desafios: apresentando os novos editores-chefes do Jornal Brasileiro de Psiquiatria Editorial

  • Saúde mental de trabalhadores da saúde: o que aprendemos com a pandemia? Editorial

  • Cognição social em indivíduos saudáveis, com esquizofrenia e com transtorno do espectro do autismo Original Article

    Negrão, Juliana Gioia; Osório, Ana Alexandra Caldas; Bressan, Rodrigo; Gadelha, Ary; Lederman, Vivian Renne Gerber; Tafla, Tally Lichtenstein; Fonseca, Ana Olívia; Mecca, Tatiana Pontrelli; Berberian, Arthur; Edelstein, Mariana Lederman; Schwartzman, José Salomão

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste estudo foi comparar os perfis de cognição social de adultos do sexo masculino com TEA (n = 15), SCHZ (n = 16) e controles (n = 20). Métodos: Foram aplicadas uma avaliação transversal dos domínios de cognição social com percepção emocional com rastreamento ocular, duas medidas de QI (QI verbal e QI de desempenho) (Escala de Inteligência Adulta de Wechsler) e a Entrevista Clínica Estruturada DSM-IV. Resultados: Não houve diferenças significativas em termos de desempenho médio em testes de cognição social ou tarefas de rastreamento ocular entre os grupos ASD e SCHZ. No entanto, ambos tiveram desempenhos mais baixos na maioria dos casos, quando comparados ao grupo controle. Nas tarefas de cognição social, os indivíduos do grupo controle tiveram melhor desempenho do que ambos os grupos clínicos. Conclusão: Embora tenham sido identificadas diferenças entre indivíduos com TEA e SCHZ, não foi possível determinar padrões ou diferenciar os grupos clínicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: The aim of this study was to compare the social cognition profiles of male adults with ASD (n = 15), SCHZ (n = 16) and controls (n = 20). Change the second sentence of the abstract. Methods: A cross-sectional assessment of social cognition domains with emotional face perception with eye tracking was performed, and two IQ measures (Verbal IQ and Performance IQ) (Wechsler Adult Intelligence Scale), and the DSM-IV Structured Clinical Interview were applied. Results: There were no significant differences in terms of average performance in social cognition tests or eye tracking tasks between the ASD and SCHZ groups. However, both had lower performances in most cases when compared to the control group. In the social cognition tasks, individuals in the control group performed better than both clinical groups. Conclusion: Although differences were identified between individuals with ASD and SCHZ, it was not possible to determine patterns or to differentiate the clinical groups.
  • Triagem positiva para transtorno depressivo maior em gestantes de alto risco Original Article

    Soares, Laura Britz; Bello, Alexandre Ferreira; Traebert, Jefferson

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Estimar a frequência de rastreio positivo de transtorno depressivo maior e fatores associados em gestantes de alto risco em uma maternidade de referência do Sistema Único de Saúde. Métodos: Estudo transversal envolvendo 184 gestantes de alto risco da Maternidade do Hospital Regional de São José, SC, Brasil. A variável dependente foi o rastreio de transtorno depressivo maior por meio da aplicação da Escala de Depressão Pós-parto de Edimburgo. Foram coletadas ainda variáveis sociodemográficas e relacionadas à gestação. Os dados foram analisados por meio da regressão de Poisson com estimador robusto, incluindo todas as variáveis que apresentaram valor de p < 0,20 na análise bivariada. Consideraram-se diferenças estatisticamente significativas quando p ≤ 0,05. Resultados: A frequência de rastreio positivo para transtorno depressivo foi de 37,5%. Cor da pele não branca, renda mensal inferior a USD 572,56 e idade materna inferior a 18 anos ou superior ou igual a 35 anos foram estatística e independentemente associadas ao rastreamento positivo para transtorno depressivo maior em gestantes de alto risco. Conclusão: A frequência de rastreio positivo de transtorno depressivo maior em gestantes de alto risco estudadas foi de 37,5%. A frequência mostrou-se estatisticamente associada com cor de pele, renda familiar e extremos de idade materna.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To estimate the frequency of positive screening for major depressive disorder and associated factors in high-risk pregnant women at a reference hospital of the Brazilian Public Health System. Methods: Cross-sectional study with 184 high-risk pregnant women at the Maternity at the Hospital Regional de São José , SC, Brazil. Positive screening for major depressive disorder using the Edinburgh Postpartum Depression Scale was selected as the dependent variable. Socio-demographic and pregnancy-related variables were also collected. Data were analyzed using Poisson regression with a robust estimator, including all variables that presented a p-value < 0.20 in the bivariate analysis. Statistically significant differences were considered when p ≤ 0.05. Results: The frequency of positive screening for major depressive disorder was 37.5%. Non-white skin color, income of less than USD 572,56 per month and maternal age of less than 18 years or greater than or equal to 35 years were statistically and independently associated with positive screening for major depressive disorder in high-risk pregnant women. Conclusion: The frequency of positive screening for major depressive disorder in the high-risk pregnant women studied was 37.5%. The frequency was statistically associated with skin color, family income and extremes in the maternal age.
  • Estresse percebido entre estudantes de graduação: fatores associados, a influência do modelo ENEM/SiSU e possíveis consequências sobre a saúde Original Article

    Demenech, Lauro Miranda; Neiva-Silva, Lucas; Antochevis, Ana Furlong; Almeida, Thales Rodrigues de; Dumith, Samuel C.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Medir os níveis de estresse percebido, os fatores associados, em especial o impacto da escolha e satisfação com o curso, bem como as possíveis consequências desse desfecho entre graduandos. Métodos: Estudo transversal conduzido em 2019 com 996 estudantes de graduação de uma universidade pública no Sul do Brasil. A amostragem foi realizada de forma sistemática por conglomerados em único estágio. O desfecho foi avaliado por meio da Escala de Estresse Percebido. As análises de fatores associados e possíveis consequências foram realizadas por meio de regressão linear múltipla e regressão de Poisson, respectivamente. Resultados: O escore médio de estresse percebido foi de 31,1 (DP = 9). Indivíduos do sexo feminino, de orientação sexual não heterossexual, mais pobres, com insegurança alimentar, com medo de violência no bairro, com percepção de difícil acesso a serviço psicológico e com menor suporte social foram os mais estressados. Participantes mais velhos e com algum nível de atividade física foram menos estressados. A insatisfação com o curso atual, e não o fato de ser o curso desejado no ingresso, foi associada ao estresse. Uso não médico de remédio prescrito, ansiedade generalizada, sintomas depressivos e pior qualidade de sono e de vida foram identificados como possíveis consequências do estresse. Conclusões: O modelo ENEM/SiSU parece não exercer efeito no estresse. Além disso, esse desfecho foi mais elevado entre indivíduos mais vulneráveis, tendo contribuído para diversos desfechos negativos em saúde mental. Recomenda-se o fortalecimento de serviços de assistência estudantil para que esses casos sejam identificados e manejados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To measure levels of perceived stress, associated factors, especially the impact of choice and satisfaction with the course, as well as the possible consequences of this outcome among undergraduates. Methods: Cross-sectional study conducted in 2019 with 996 undergraduate students from a public university in southern Brazil. Sampling was carried out systematically by single-stage clusters. The outcome was assessed using the Perceived Stress Scale. Analysis of associated factors and possible consequences were performed using multiple linear regression and Poisson regression, respectively. Results: Mean perceived stress score was 31.1 (SD = 9). Female individuals, with non-heterosexual orientation, poorer, with food insecurity, with fear of violence in the neighborhood, with perception of difficult access to psychological services and with less social support were the most stressed. Older participants with some level of physical activity were less stressed. Dissatisfaction with the current course, rather than the fact that it was the desired course prior admission, was associated with high levels of stress. Non-medical use of prescribed medication, generalized anxiety, depressive symptoms, and poorer quality of sleep and life were identified as possible consequences of stress. Conclusions: The ENEM/SiSU model seems to have no effect on stress. Furthermore, this outcome was higher among more vulnerable individuals, having contributed to several negative outcomes in mental health. It is recommended to strengthen student assistance services so that these cases can be identified and managed.
  • Uso de psicofármacos por profissionais da Atenção Primária à Saúde e fatores associados Original Article

    Rocha, Anna Luisa Alkmin; Freitas, Ronilson Ferreira; Neves, Kelly da Rocha; Teixeira, Romero Alves; Lessa, Angelina do Carmo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Identificar a prevalência do uso de psicofármacos entre profissionais da Atenção Primária à Saúde e os fatores associados. Métodos: Este é um estudo epidemiológico, de base populacional, transversal e analítico, realizado com 290 profissionais que atuam na Atenção Primária da Região de Saúde de Diamantina, Minas Gerais, Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário contendo informações sociodemográficas e econômicas, e sobre hábitos de vida, uso de medicamentos e condições de trabalho. Utilizou-se a regressão logística múltipla para obter estimativas do efeito das variáveis no uso de psicofármacos. Resultados: Observou-se prevalência de uso de psicofármacos em 10,7% (IC95%: 7-14) dos entrevistados. Entre os profissionais da Atenção Primária à Saúde, as variáveis associadas ao uso de psicofármacos foram ter idade > 31 anos ( odds ratio ajustado [ORA] = 2,33; IC95% = 1,06-5,09; p = 0,034) e ter realizado horas extras (ORA = 2,28; IC95% = 1,06-4,89; p = 0,034). Conclusão: As condições de trabalho, como carga horária excessiva, podem contribuir para o adoecimento e, consequentemente, a necessidade de uso de psicofármacos por profissionais de saúde. Assim, é importante abordar a questão, desde a assistência à saúde até o desenvolvimento de políticas de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) que atentem para as condições de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: Identify the prevalence of psychotropic drug use among Primary Health Care professionals and associated factors. Methods: This is an epidemiological, population-based, cross-sectional and analytical study, carried out with 290 professionals working in Primary Care in the Health Region of Diamantina, Minas Gerais, Brazil. Data collection was carried out through a questionnaire containing sociodemographic and economic information, life habits, use of medication and working conditions. Multiple logistic regression was used to obtain estimates of the effect of variables on the use of psychotropic drugs. Results: A prevalence of psychotropic drug use was observed in 10.7% (CI95%: 7-14) of respondents. Among primary health care professionals, the variables associated with the use of psychotropic drugs were age > 31 years (adjusted odds ratio [ORA] = 2.33; 95%CI = 1.06-5.09; p = 0.034) and having performed overtime (ORA = 2.28; 95%CI = 1.06-4.89; p = 0.034). Conclusion: Working conditions, such as excessive workload, are conditions that can contribute to illness and, consequently, the need for the use of psychotropic drugs by health professionals. It is important to address the issue, from health care to the development of human resources policies in the Health System that meet the working conditions.
  • Violência doméstica em professores da rede pública estadual durante a pandemia da COVID-19 Original Article

    Bicalho, Ana Clara Santos; Santos, Ana Júlia Castro; Silva, Gabriela de Oliveira Maciel; Costa, Laila Santos da; Oliveira, Nathália Gomes de; Nascimento, Talita Santos; Silva, Rosângela Ramos Veloso; Brito, Maria Fernanda Santos Figueiredo; Pinho, Lucinéia de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Analisar os fatores associados ao aumento da violência doméstica entre professores no período inicial na pandemia. Métodos: Estudo transversal e analítico, do tipo websurvey , realizado com professores da educação básica pública de Minas Gerais, Brasil. A coleta de dados ocorreu de agosto a setembro de 2020, via formulário digital. A variável dependente foi o autorrelato da violência doméstica. Utilizou-se a Regressão de Poisson. Resultados: Participaram do estudo 539 professores em situação de violência doméstica na pandemia, dos quais 6,3% (n = 34) diminuíram um pouco e muito, 58,3% (n = 314) permaneceram o mesmo e 35,4% (n = 191) aumentaram um pouco e muito. Na análise ajustada, observou-se maior prevalência do aumento da violência doméstica entre os professores que referiram dificuldade com o trabalho docente (RP = 1,38; IC95% 1,01;1,89); com adesão total ao distanciamento social (RP = 1,33; IC95% 1,01;1,76); piora no estado de saúde (RP = 1,70; IC95% 1,23;2,36) e que se sentiram tristes ou deprimidos muitas vezes ou sempre (RP = 1,57; IC95% 1,15;2,16). Conclusão: O aumento da violência doméstica da pandemia em professores foi associado a características laborais e condições de saúde mental.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To analyze the factors associated with the increase in domestic violence among teachers in the initial period of the pandemic. Methods: Cross-sectional and analytical study, of the websurvey type, carried out with teachers of public basic education in Minas Gerais, Brazil. Data collection took place from August to September 2020, via a digital form. The dependent variable was self-reported domestic violence. Poisson regression was used. Results: 539 teachers participated in the study in situations of domestic violence in the pandemic, of which 6.3% (n = 34) decreased a little and a lot, 58.3% (n = 314) remained the same and 35.4% (n = 191) increased a little and a lot. In the adjusted analysis, a higher prevalence of increased domestic violence was observed among teachers who reported difficulty with teaching work (PR = 1.38; 95%CI 1.01;1.89); with full adherence to social distancing (PR = 1.33; 95%CI 1.01;1.76); worsening of health status (PR = 1.70; 95%CI 1.23;2.36) and in teachers who felt sad or depressed many times or always (PR = 1.57; 95%CI 1.15;2.16). Conclusion: The increase in domestic violence of the pandemic in teachers was associated with work characteristics and mental health conditions.
  • “Congelei com medo de me contaminar”: tratando um caso de TEPT crônico com imobilidade tônica em uma fisioterapeuta da linha de frente na pandemia de COVID-19 Case Report

    Melani, Marina S.; Paiva, Jéssica M.; Jannuzzi, Ingrid; Perozo, Raquel; Ventura, Paula Rui; Berger, William

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Neste estudo relatamos o caso de uma profissional de saúde com vivência de imobilidade tônica (IT) e posterior desenvolvimento de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) crônico em decorrência de trauma laboral por conta da COVID-19 que recebeu tratamento remoto com terapia cognitivo-comportamental focada no trauma (TCC-FT). Métodos: Relato de caso de uma paciente acompanhada por seis meses após o recebimento de TCC-FT remota. Resultados: Paciente do sexo feminino, de 36 anos, fisioterapeuta, que desenvolveu TEPT crônico e experienciou IT por medo da contaminação por coronavírus. As escalas psicométricas demonstraram que a TCC-FT reduziu consideravelmente os sintomas de TEPT e depressão e aumentou o apoio social e a resiliência. De acordo com o relato, o tratamento melhorou a concentração e a motivação, e reduziu o sentimento de culpa, a irritabilidade, a insegurança e o desconforto em lidar com outras pessoas. Conclusão: Este artigo demonstra que traumas decorrentes da COVID-19 podem ser capazes de desencadear IT e exemplifica um favorável desempenho da TCC-FT na melhoria global da saúde mental dos pacientes com TEPT crônico com vivência de IT.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: In this study, we report the case of a health professional with experience of tonic immobility (TI) and subsequent development of post-traumatic stress disorder (PTSD) as a result of occupational trauma due to COVID-19 who received remote treatment with Trauma-Focused Cognitive Behavioral Therapy (TF-CBT). Methods: A case report of a patient followed for six months after receiving remote TF-CBT. Results: A 36-year-old female patient, the physiotherapist who developed chronic PTSD and experienced TI for fear of coronavirus contamination. Psychometric scales demonstrated that TF-CBT considerably reduced PTSD and depression symptoms and increased social support and resilience. According to the report, the treatment improved concentration and motivation, and reduced feelings of guilt, irritability, insecurity, and discomfort in dealing with other people. Conclusion: This article demonstrates that trauma resulting from COVID-19 can trigger TI and exemplifies a favorable performance of TF-CBT in the global improvement of the mental health of patients with chronic PTSD who experience TI.
  • Prática e incentivo paterno a dietas podem predizer comportamentos de risco relacionados a transtornos alimentares? Uma revisão sistemática Review

    Dunker, Karin Louise Lenz; Portella, Laís Lopes; Haddad, Lívia Kalil; Nobrega, Fernanda Gramigna de; Latorre, Fernanda Andrade de Oliveira; Pascoal, Melissa; Grigolon, Ruth Bartelli

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: Avaliar se a modelagem paterna, quanto à prática e/ou ao incentivo a dietas, pode predizer comportamentos de risco relacionados a transtornos alimentares (TAs) em crianças e adolescentes. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática dos estudos publicados até junho de 2022, disponíveis nas bases de dados indexadas — como PubMed, Biblioteca Virtual de Saúde, SciELO e Cochrane Library. Estudos transversais e longitudinais em línguas portuguesa, espanhola e inglesa foram incluídos e avaliados quanto ao risco de viés de acordo com a NewCastle – Ottawa Quality Assessment Scale . Resultados: Quatorze estudos foram considerados na revisão. A maioria deles é transversal (71,4%), proveniente dos Estados Unidos e de países europeus (57,1%), além de apresentar baixo risco de viés (85,7%). Grande parte dos trabalhos encontrou associações entre o incentivo a dietas por parte dos pais (modelagem direta) e comportamentos de risco em crianças e adolescentes, como o uso de métodos de controle de peso, a insatisfação corporal e a restrição alimentar. Poucos estudos relacionaram o hábito de o pai fazer dieta (modelagem indireta) com esses comportamentos. Conclusões: Os dados embasam a ideia de que a modelagem direta, ou seja, o incentivo verbal ao uso de dietas, pode ser muito danosa, principalmente em indivíduos que têm preocupações excessivas com peso e alimentação. Futuras pesquisas são necessárias para avaliar o impacto das práticas alimentares parentais e o desenvolvimento de possíveis ações de prevenção a problemas relacionados ao peso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: To assess whether parental modeling, regarding the practice and/or encouragement of diets, can predict risk behaviors related to eating disorders (EDs) in children and adolescents. Methods: A systematic review of studies published until June 2022, available in indexed databases – such as PubMed, Virtual Health Library, SciELO and Cochrane Library, was carried out. Cross-sectional and longitudinal studies in Portuguese, Spanish and English were included and assessed for risk of bias according to the NewCastle – Ottawa Quality Assessment Scale. Results: Fourteen studies were considered in the review. Most of them are cross-sectional (71.4%), coming from the United States and European countries (57.1%), in addition to presenting a low risk of bias (85.7%). Most of the studies found associations between parental encouragement of diets (direct modeling) and risk behaviors in children and adolescents, such as the use of weight control methods, body dissatisfaction and food restriction. Few studies have related the father’s habit of dieting (indirect modeling) with these behaviors. Conclusions: Data support the idea that direct modeling, that is, verbal encouragement to use diets, can be very harmful, especially to individuals who are excessively concerned about weight and food. Future research is needed to assess the impact of parental eating practices and the development of possible actions to prevent weight-related problems.
  • Revisão sistemática sobre resolução de problema e mediação de conflito pela terapia cognitivo-comportamental Review

    Costa, Rafael T. da; Carvalho, Marcele R. de; Nardi, Antonio E.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Na prática clínica, é importante diferenciar problema e conflito, porque os passos sugeridos na técnica de resolução de problemas costumam não ser suficientes para auxiliar o cliente a lidar com conflitos. Esta revisão sistemática teve como objetivos: investigar como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode auxiliar na resolução de problemas e na mediação de conflito; sugerir uma estratégia que favoreça a melhor capacidade de mediar conflitos (QPD). Métodos: Foi realizada uma busca nas bases de dados: PubMed, PsycINFO, Web of Science (ISI) e Scopus. O método prisma foi utilizado, e foram selecionados para leitura na íntegra artigos experimentais. Resultados: Trezentos e sessenta e quatro ensaios clínicos aplicaram a resolução de problemas, apontando a eficácia dessa técnica juntamente com outras estratégias/intervenções da TCC. Livros-guias de TCC: não diferenciam problema e conflito; descrevem detalhadamente passos para resolução de problemas, focando na perspectiva do cliente, no momento presente e no uso da razão lógica; não abordam a mediação de conflitos pela TCC. Sugerimos uma estratégia que pode ajudar na mediação de conflitos: auxiliando na coleta/organização de informações; melhorando a comunicação – empática e assertiva; favorecendo escolhas com o intuito de causar o menor dano possível a todas as partes envolvidas no conflito. Conclusões: Para treinar terapeutas para aplicarem a resolução de problemas, há descrição detalhada dos passos a serem seguidos. Entretanto, para capacitar os terapeutas para mediarem conflitos, práticas clínicas que têm sido frequentemente descritas/utilizadas nas terapias cognitivas contextuais podem ser necessárias: aceitação psicológica, mindfulness , entender valores individuais, vivenciar/considerar a emoção em tomadas de decisão, ativar a compaixão/autocompaixão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: It is important to differentiate between problem and conflict in clinical practice, because the steps suggested in the problem-solving technique are usually not enough to help patients deal with conflicts. This systematic review aimed to: investigate how cognitive-behavioral therapy (CBT) can help in problem solving and conflict mediation; suggest a strategy that can improve conflict mediate skills (QPD). Methods: A search was performed in the following databases: PubMed, PsycINFO, Web of science (ISI) and Scopus. Prisma flow diagram was used and experimental articles were selected for full reading. Results: Three hundred and sixty four clinical trials applied problem solving, showing the effectiveness of this technique with other CBT strategies/interventions. CBT guide books: do not differentiate between problem and conflict; describe in detail problem solving steps, focusing on the customer’s perspective, the present moment and the use of logical reason; do not explore conflict mediation in the CBT. We suggest a strategy that can help in the mediation of conflicts: assisting in the collection/organization of information; improving communication – empathic and assertive; favoring choices that can cause the least possible harm to all parties in the conflict. Conclusions: There is detailed description of the steps to train therapists to apply problem solving. However, to improve therapeutic skills to mediate conflicts, clinical practices that have been frequently described/used in the contextual cognitive behavioral therapies may be necessary: psychological acceptance, mindfulness, understanding personal values, experiencing/considering emotion in decision making, activating compassion/self-compassion.
  • Variações de humor e oportunidades na vida do neurofisiologista Charles Brown-Séquard (1817-1894) Special Article

    Gomes, Marleide da Mota; Santos, Roberto Pereira; Nardi, Antonio E.
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