Acessibilidade / Reportar erro
Mana, Volume: 28, Número: 3, Publicado: 2022
  • O humanismo radical de Sylvia Wynter:uma apresentação Artigos

    Paterniani, Stella Zagatto; Belisário, Gustavo; Nakel, Laura

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo faz um sobrevoo pela vida e obra de Sylvia Wynter, intelectual, artista e ativista jamaicana, para o público leitor de português, sobretudo no Brasil. Para isso, iniciamos o texto com elementos de contextualização histórica da Jamaica e do Caribe, com ênfase nos efeitos deletérios da plantation e do imperialismo na constituição da pessoa negra; seguem-se alguns apontamentos biográficos da autora; para, por fim, apresentar algumas de suas contribuições analíticas, políticas e teóricas, com ênfase em três aspectos. Primeiro, sua crítica ao equacionamento da humanidade com o conceito ocidental de Homem e a proliferação epistemológica e analítica do Homem. Segundo, seu chamado para a reconstituição epistêmica da universidade e o papel seminal dos Black studies nessa empreitada, bem como a crítica à pacificação dos Black studies quando incorporados como etno-história. Por fim, sua proposta de humanismo radical.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar el trabajo de Sylvia Wynter, intelectual, artista y activista jamaiquina, a los lectores de portugués, especialmente de Brasil. Empezamos el texto con elementos de contextualización histórica de Jamaica y el Caribe, con énfasis en los efectos deletéreos de la plantation y el imperialismo en la constitución de las personas negras; seguido de algunas notas biográficas de la autora; para, finalmente, presentar algunas de sus contribuciones analíticas, políticas y teóricas. En cuanto a esto último, nuestro énfasis estará enfocado en tres aspectos. Primero, en su crítica de la ponderación de la humanidad con el concepto occidental de Hombre y la proliferación epistemológica y analítica del Hombre. Segundo, en su llamado a la reconstitución epistémica de la universidad y el papel fundamental de los Black studies en este empeño, así como en la crítica a su pacificación cuando incorporados como etnohistoria. Finalmente, presentamos su propuesta de humanismo radical.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to present the Brazilian audience to the work of Sylvia Wynter, a Jamaican intellectual, artist and activist. We begin the text with elements of the historical contextualization of Jamaica and the Caribbean, with an emphasis on the deleterious effects of the plantation system and imperialism on the constitution of Black people, followed by some biographical notes on Wynter. Finally, we present some of her analytical, political and theoretical contributions, for which we emphasize three aspects. First, her critique of merging humanity with the western concept of Man, and the epistemological and analytical proliferation of Man. Second, her call for an epistemic reconstruction of the university and the seminal role of Black studies in this endeavor, as well as a critique of the pacification of Black studies when incorporated as ethnohistory. Finally, we present her proposal for radical humanism.
  • Domesticação contra a plantation Artigos

    Bulamah, Rodrigo Charafeddine

    Resumo em Português:

    Resumo A plantation esteve no centro do projeto colonial europeu no Caribe e em outras partes das Américas. Contudo, para que pudesse florescer como uma infraestrutura moderna, a plantation dependia de múltiplas conexões regionais e globais, assim como de um amplo espectro de interações entre humanos e mais-que-humanos. Neste artigo, me debruço sobre um conjunto de fontes coloniais, tais como relatos de viagem e romances históricos para retraçar a jornada dos porcos europeus ao Caribe. Ao olhar especificamente para este animal, com um enfoque particular sobre a ilha de Espanhola - atualmente dividida entre o Haiti e a República Dominicana - mostro como o par domesticação e feralização (ou marronage) definia ritmos de colonização ao mesmo tempo em que possibilitava o surgimento de novas e desafiadoras alianças nas margens e fraturas das paisagens coloniais - alianças que podemos chamar também de contraplantation.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La plantación estuvo en el centro del proyecto colonial europeo en el Caribe y en otras partes de las Américas. Sin embargo, para que prosperase como una infraestructura moderna, la plantación dependía de múltiples conexiones regionales y globales, así como de una amplia gama de interacciones entre humanos y más que humanos. En este artículo, me baso en fuentes coloniales, como relatos de viajeros y novelas históricas, para remontar el viaje de los cerdos europeos al Caribe. Al enfocarme en este animal específico, con una mirada particular sobre la isla de La Española - actualmente dividida entre Haiti y República Dominicana - muestro cómo tanto la domesticación cuanto la feralización (o marronage) definieron los ritmos de colonización al mismo tiempo que permitieron el surgimiento de nuevas y desafiantes alianzas en los márgenes y fracturas de los paisajes coloniales - alianzas que podemos llamar también de contraplantación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The plantation was at the center of the European colonial project in the Caribbean and other regions of the Americas. However, for it to thrive as a modern infrastructure, it depended on multiple regional and global connections as well as on a wide range of human and more-than-human interactions. In this article, I draw on colonial sources such as traveler’s accounts and historical novels to retrace the journey of European pigs to the Caribbean. Focusing on this specific animal, particularly in the island of Hispaniola - currently divided between Haiti and the Dominican Republic - I show how both domestication and feralization (or marronage) defined rhythms of colonization while allowing for the rise of new and defiant alliances at the margins and fractures of plantation landscapes - alliances we might also call counterplantation.
  • Lélia Gonzalez e seu lugar na antropologia brasileira: “cumé que fica?” Artigos

    Ratts, Alex

    Resumo em Português:

    Resumo Este é um estudo bibliográfico inserido numa pesquisa mais ampla com a intelectualidade negra dos anos 1970 e 1980, na qual expresso também minha experiência pessoal e coletiva. O foco é a obra e a trajetória de Lélia Gonzalez (1935-1994) e sua relação com a antropologia, com falas e escritas insurgentes, retomada como disputa epistemológica, no contexto das ações afirmativas. A matéria-prima está constituída por um acervo de textos originais e republicados - ensaios, artigos, entrevistas, discursos - e algumas imagens publicadas de arquivos pessoais da autora ativista.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este es un estudio bibliográfico dentro de una investigación más amplia sobre la intelectualidad negra de los años 1970 y 1980, en la cual expreso también mi experiencia personal y colectiva. El enfoque es la obra y trayectoria de Lélia Gonzalez (1935-1994) y su relación con la antropología, con conversaciones y escrituras insurgentes retomadas como disputa epistemológica en el contexto de acciones afirmativas. La materia prima está constituida por una colección de textos originales y republicados -ensayos, artículos, entrevistas, discursos- y algunas imágenes publicadas de archivos personales de la autora activista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This bibliographic review, itself part of a wider research on black intellectuals from 1970- 1980, reports on my collective and personal experience. It focues on Lélia Gonzalez’s (1935-1994) oeuvre and trajectory and her relationship with anthropology, with written and insurgent speeches that are recaptured as an epistemological dispute in the context of affirmative actions. It is based on a collection of original and republished texts: essays, articles, interviews, speeches, and some images from personal files of the activist author.
  • Dessenhorizar a universidade: 10 anos da lei 12.711, ação afirmativa e outras experiências Dossiê

    Borges, Antonádia; Bernardino-Costa, Joaze

    Resumo em Português:

    Resumo Ao passo em que apresentamos os artigos reunidos no dossiê Dessenhorizar a Universidade: 10 anos da Lei 12.711, ação afirmativa e outras experiências, fazemos um balanço dos debates políticos e legais travados em 2022 acerca da chamada revisão da lei de cotas. Comentamos algumas experiências de ação afirmativa em diferentes universidades do país e, finalmente, levantamos questões e ensaiamos propostas para a futura ampliação da Lei 12.711 e outras políticas de ação afirmativa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En esta presentación del dossier Dessenhorizar la Universidad: 10 años de la Ley 12.711 y otras políticas de acción afirmativa, evaluamos la discusión político-jurídica en torno a la revisión de la referida ley durante el año 2022. También comentamos algunas experiencias de acción afirmativa en diferentes universidades del país y, finalmente, planteamos algunos interrogantes y proposiciones para la futura expansión de la Ley 12.711 y otras políticas de acción afirmativa en el país.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this presentation of the dossier De-lording the University: 10 years of Law 12.711/2012 and other affirmative action policies, we assess political and legal discussions of the revision of the aforementioned law during the year of 2022. We also comment on affirmative action experiences in different Brazilian universities. Finally, we raise questions and propositions for the future expansion of Law 12.711 and other affirmative action policies in the country.
  • Dessenhorizar a academia: ações afirmativas na pós-graduação Dossiê

    Borges, Antonádia; Bernardino-Costa, Joaze

    Resumo em Português:

    Resumo A partir de uma etnografia do processo de reivindicação e implementação da política de ações afirmativas para os programas de pós-graduação da Universidade de Brasília, o texto procura refletir sobre a afinidade e a imbricação entre critérios de excelência acadêmica, colonialidade do saber e racismo institucional. O artigo resgata eventos que antecederam os acontecimentos do ano de 2020, a fim de coadunar os enfrentamentos locais com outras agendas de longa data que tiveram estopim em momento concomitante, como o movimento #BlackLivesMatter. Seu objetivo é apontar para a necessidade de se dessenhorizar a academia e enfrentar sua constituição plantation. O artigo frisa ainda a importância da prática etnográfica nas instituições de ensino e pesquisa em que atuamos e onde, em nosso cotidiano, dilemas éticos com implicações políticas e epistemológicas cruciais têm lugar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A partir de una etnografía del proceso de reivindicación e implementación de la política de acción afirmativa para los programas de posgrado de la Universidad de Brasilia, el texto busca reflexionar sobre la afinidad y superposición entre criterios de excelencia académica, colonialidad del saber y racismo institucional. El artículo rescata hechos que antecedieron al año 2020, con el fin de alinear los enfrentamientos locales con otras agendas de larga data que tuvieron un detonante en un momento concomitante, como el movimiento #BlackLivesMatter. Su objetivo es señalar la necesidad de dessenhorizar la academia y enfrentar su constitución de plantación (plantation). El artículo también enfatiza la importancia de la práctica etnográfica en las instituciones de enseñanza e investigación en las que operamos y donde, en nuestra vida cotidiana, se presentan dilemas éticos con implicaciones políticas y epistemológicas cruciales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article reflects on the affinity and overlap between criteria of academic excellence, coloniality of knowledge and institutional racism. It is an ethnography of the affirmative action policy for graduate programmes at the University of Brasília. In order to combine local confrontations with other long-standing agendas that are triggered simultaneously, the article retrieves events that preceded the year 2020, such as the #BlackLivesMatter movement. Its aim is to highlight the need to dessenhorizar (de-lord) the academy, which means de-empowering and de-mastering it out of its plantation mode of existence. It also stresses the importance of ethnographic practice in the teaching and research institutions we operate, where ethical dilemmas in our daily lives have crucial political and epistemological implications.
  • Cotas étnico-raciais e cotas epistêmicas: bases para uma antropologia antirracista e descolonizadora Dossiê

    Carvalho, José Jorge de

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo oferece uma leitura das políticas de cotas após duas décadas da sua implementação autônoma em quase uma centena de universidades e após uma década de implementação da Lei de Cotas nas Universidades. Traz como perspectiva o valor antirracista na Antropologia, que deve estimular um engajamento maior dos antropólogos para a formulação de uma proposta ampliada das cotas, em duas dimensões: as cotas étnicas e raciais em todos os níveis e espaços acadêmicos; e as cotas epistêmicas como mecanismo de descolonização do currículo eurocêntrico nas universidades brasileiras. Para as cotas étnico-raciais, propõe dois modelos novos: as cotas de preferência e as cotas de indução ou busca ativa, ambas concebidas como um mecanismo de aceleração da inclusão de docentes negros e indígenas. Para as cotas epistêmicas, propõe o projeto “Encontro de Saberes”, de cotas na docência para os mestres e mestras dos saberes das comunidades indígenas e afro-brasileiras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo ofrece una lectura de las políticas de cuotas después de dos décadas de su implementación autónoma en una centena de universidades y de una década de la Ley de Cuotas. Desde una perspectiva antirracista de la Antropología e intentando estimular un compromiso más profundo en los antropólogos, este trabajo formula una propuesta ampliada de cuotas, en dos dimensiones: cuotas étnicas y raciales en todos los niveles; y cuotas epistémicas, como un mecanismo de descolonización del currículo eurocéntrico en las universidades. Para las cuotas étnicas y raciales, proponemos dos nuevos modelos: preferencia y búsqueda activa, ambos concebidos para acelerar la inclusión de docentes negros e indígenas y superar la desigualdad étnica y racial en la educación superior. Para las cuotas epistémicas, proponemos el proyecto Encuentro de Saberes, concebido para incluir los sabedores y sabedoras de las comunidades indígenas y afrobrasileñas como docentes en las universidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article offers an interpretation of quota policies two decades after their implementation and one decade after Law of Quotas in Universities was passed. Its perspective is that of an anti-racist value in anthropology, one that should prompt anthropologists to commit to formulating a broad proposal for quotas along two dimensions: ethnic and racial quotas at all levels; and epistemic quotas as a mechanism for decolonization of the Eurocentric curriculum in Brazilian universities. For the ethnic and racial quotas, we offer two new models of affirmative action: quotas of preference and quotas based on active search, both conceived as a means to accelerate the inclusion of black and indigenous lecturers, considering the delay in overcoming ethnic and racial inequality in higher education. For the epistemic quotas we propose the Meeting of Knowledges project, designed to include Indigenous and Afro-Brazilian masters of knowledge as lectures in Higher Education.
  • A implementação das cotas raciais nos concursos públicos para o magistério federal: um olhar a partir do Colégio Pedro II Dossiê

    Coutinho, Gabriela dos Santos; Arruda, Dyego de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo A partir da análise de editais dos concursos para cargos efetivos no magistério do Colégio Pedro II (CPII), no período entre 2014 e 2019, elucidamos os fatores que tornam pouco eficaz a implementação das cotas raciais nos concursos, conforme a Lei nº 12.990/2014, impedindo a presença de um maior quantitativo de pessoas negras no corpo docente da instituição. Com esta pesquisa, concluímos que a maneira como a reserva de vagas é implementada nos concursos do CPII e em outras instituições federais de ensino revela a face do racismo estrutural presente na sociedade brasileira. Para combater a implementação equivocada da Lei nº 12.990/2014, sugerimos que as instituições realizem uma avaliação crítica dos procedimentos adotados para a reserva de vagas às pessoas negras nos concursos para o magistério, de modo que sejam desenvolvidas estratégias para reparar esses desvios e, dessa forma, permitir o engajamento das instituições federais de ensino na luta antirracista.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A partir del análisis de las convocatorias de concursos para cargos en la carrera docente del Colegio Pedro II (CPII, Brasil), en el período entre 2014 y 2019, se dilucidan los factores que tornan ineficaz la implementación de cuotas raciales en los concursos, conforme a ley nº 12.990/2014, impidiendo la presencia de un mayor número de negros en el cuerpo docente de la institución. Con esta investigación, concluimos que la forma en que se implementa la reserva de vacantes en los concursos del CPII y en otras instituciones educativas federales revela el racismo estructural presente en la sociedad brasileña. Para combatir la implementación errónea de la Ley nº 12.990/2014, sugerimos que las instituciones realicen una evaluación crítica de los procedimientos adoptados para la reserva de vacantes a personas negras en los concursos de educación, de modo que se desarrollen estrategias para reparar estas desviaciones, permitiendo el compromiso de las instituciones con la lucha antirracista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Through the analysis public office notices for teaching positions in the Colégio Pedro II (CPII, Brazil) between 2014 and 2019, we elucidate the factors that render ineffective the implementation of racial quotas in public office contests, according to law nº 12,990/2014, thus inhibiting the presence of a greater number of black people among the institution’s faculty. We conclude that the way in which the reservation of vacancies is implemented in CPII contests, as well as in other federal educational institutions, reveals the face of structural racism present in Brazilian society. To tackle the mistaken implementation of Law nº 12,990/2014, we suggest that institutions carry out a critical evaluation of the procedures adopted for the reservation of vacancies for black people in the teaching contests in order to develop strategies to repair these deviations and enable the engagement of federal educational institutions in the anti-racist struggle.
  • “Você é um dos reprovados?”: cotas, tensões e processos de subjetivação entre universitários negros de medicina Dossiê

    Rosa, William; Facchini, Regina

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo contribui para as reflexões sobre as relações entre cotas, identificação racial, bancas de heteroidentificação e disputas epistêmicas que emergem a partir do ingresso de um maior contingente de universitários pretos e pardos no ensino superior público brasileiro. O material analisado é fruto de etnografia realizada em um coletivo de estudantes negros do curso de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), chamado Quilombo Ubuntu. A análise focaliza a chegada dos estudantes cotistas, os conflitos, os estereótipos e os processos de agenciamento; os dilemas envolvidos na opção pela modalidade de cotas para o ingresso, a heteroidentificação racial e sua relação com processos de tornar-se negro; e o modo como esse processo se articula com a produção de conhecimento, incluindo mudanças epistêmicas, nos temas de pesquisas, nos eventos da área, e na maneira como olham para a própria prática médica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo contribuye a las reflexiones sobre las relaciones entre cuotas, identificación racial, grupos de heteroidentificación y disputas epistémicas que emergen de la entrada de un mayor contingente de universitarios negros y pardos en la educación superior pública brasileña. El material analizado es resultado de una etnografía realizada en un colectivo de estudiantes negros de la carrera de Medicina de la Universidad Estadual de Campinas (Unicamp), denominado Quilombo Ubuntu. El análisis se centra en la llegada de estudiantes de cuotas, los conflictos, estereotipos y procesos de agencia; los dilemas que implica optar por la modalidad de admisión por cuotas, la heteroidentificación racial y su relación con los procesos de volverse negro, además de la forma en que este proceso se articula con la producción de conocimiento, incluso los cambios epistémicos, en los temas de investigación, en los eventos del área, y en la forma de mirar la propia práctica médica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article contributes to reflections on the relations between quotas, racial identification, heteroidentification boards and the epistemic disputes that emerge from the admission of a larger contingent of black and brown university students in Brazilian public higher education. The material analyzed results from ethnography carried out among a collective of black students from the Medicine course at the State University of Campinas (Unicamp), called Quilombo Ubuntu. Analysis focuses on the arrival of quota students, conflicts, stereotypes and agency processes; the dilemmas surrounding the choice of quota modality for admission, racial hetero-identification and its relationship with the processes of becoming black, as well as how this process is articulated with the production of knowledge, including epistemic changes, research themes, events in the area, and with the way they look at medical practice itself.
  • Comissões de heteroidentificação e universidade pública: processos, dinâmicas e disputas na implementação das políticas de ação afirmativa Dossiê

    Silva, Ana Claudia Cruz da; Leite, Douglas Guimarães; Rios, Flavia; Vinuto, Juliana

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo versa sobre o desenvolvimento de comissões de heteroidentificação na Universidade Federal Fluminense com vistas à implementação das ações afirmativas de cunho étnico-racial para o ingresso nos cursos de graduação e nos concursos públicos para docentes. A adoção pela mesma instituição de modelos distintos, com base no critério identitário ou exclusivamente fenotípico, evidencia as tensões e as disputas em jogo em relação ao tema. Ao contrastar a operacionalização institucional dessas diferentes comissões será possível observar as singularidades dos modelos analisados, mas também alguns elementos comuns, sobretudo no que se refere às relações complexas entre Poder Judiciário, burocracias e movimentos sociais, bem como aos modos de identificação fenotípica do pardo. Tais elementos são alguns dos principais desafios para garantir tanto o direito de pessoas negras às ações afirmativas quanto o objetivo de mudar a monocromia branca das salas de aula das universidades públicas brasileiras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo aborda el desarrollo de comités de heteroidentificación en la Universidad Federal Fluminense con vistas a la implementación de acciones afirmativas de tipo etno-racial para la admisión en los programas de grado y en los procesos de selección pública de profesores. La adopción por parte de la misma institución de modelos diferentes, basados en criterios identitarios o exclusivamente en criterios fenotípicos, pone de manifiesto las tensiones y disputas en relación con el tema. Al contrastar la operacionalización institucional de estas diferentes comisiones será posible observar las singularidades de los modelos, pero también algunos elementos comunes, especialmente en lo que se refiere a las complejas relaciones entre el Poder Judicial, las burocracias y los movimientos sociales, así como los modos de identificación fenotípica del “pardo”. Tales elementos son algunos de los principales desafíos para garantizar tanto el derecho de los negros a la acción afirmativa como el objetivo de cambiar el monocromo blanco de las aulas de las universidades públicas brasileñas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article deals with the development of hetero-identification committees in the Universidade Federal Fluminense with a view toward implementing affirmative action of a ethno-racial variety for admission to undergraduate programs and in public selection processes for professors. The adoption of different models by the same institution, based on identity criteria or exclusively on phenotypic criteria, highlights tensions and disputes. By contrasting the institutional operationalization of these different commissions, the article observes the specificities of the models but also certain common elements, especially with reference to the complex relationships between Judiciary, bureaucracies and social movements, as well as the modes of identifying the “pardo” phenotype. Such elements are some of the main challenges in ensuring both the rights of black people to affirmative action and the aim of changing the white monochrome of the classroom in Brazilian public universities.
  • Sistemas de classificação racial em disputa: comissões de heteroidentificação em três universidades públicas brasileiras Dossiê

    Neves, Paulo S. C.

    Resumo em Português:

    Resumo Nesta pesquisa procuro analisar como a introdução de comissões de heteroidentificação (CHI) nas universidades federais tem sido acompanhada de discussões sobre quem tem ou não direito às ações afirmativas, em narrativas raciais que redimensionam os sistemas de classificação por raça/cor em disputa no país. Interessa-nos neste artigo analisar o sistema inicialmente utilizado pelo Estado quando da implantação das ações de reparação para a população negra e as mudanças por que tem passado. Nessas narrativas, que ameaçam a categoria negro, duas figuras são recorrentes: o “branco fraudador” das cotas e o “pardo claro” não reconhecido como negro pelas CHI. Este artigo busca mostrar como os vários debates indicam o efeito das mudanças demográficas e simbólicas que a política de ações afirmativas tem suscitado, tanto no interior das universidades como para além delas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En esta investigación trato de analizar cómo la introducción de las comisiones de heteroidentificación (CHI) en las universidades federales ha suscitado discusiones sobre quién tiene o no derecho a la acción afirmativa, produciendo narrativas raciales que redimensionan el sistema de clasificación por raza/color utilizado inicialmente por el Estado en la implementación de acciones de reparación para la población negra. En esas narrativas, que amenazan la categoría negro, dos figuras son recurrentes: el “blanco estafador” de cuotas y el “moreno claro” que no es reconocido como negro por las CHI. Este artículo busca mostrar cómo la existencia del debate en sí mismo es un indicador de cambios demográficos y simbólicos que la política de acciones afirmativas han suscitado, dentro y fuera de las universidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article I analyze how the introduction of heteroidentification commitees in federal universities has provoked discussions about who is or is not entitled to benefit from affirmative action, producing racial narratives that resize the system of classification according to race/colour initially used by the State in the implementation of reparation for the black population. These narratives revolve around two emblematic figures: the “white fraudster” of quotas and the “light brown person” who is not recognized as black by committees which believe that only blacks and browns with dark skin are deserving of dedicated university places because of the prejudice that they have suffered. I do not decide who is right in this struggle, but rather show how the existence of the debate itself is an indicator of demographic and symbolic changes within universities and beyond.
  • Políticas Afirmativas para os povos indígenas: Universidade pública como território em processo de demarcação e retomada Dossiê

    Munzanzu, Carla Ramos; Barboza, Myrian Sá Leitão; Moura, Beatriz Martins

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo, elaborado a partir das experiências de três docentes negras, lança um olhar para os processos envolvendo a implementação de políticas afirmativas voltadas para estudantes indígenas. Construímos um percurso que nos leva a refletir desde o Processo Seletivo Especial Indígena, da Universidade Federal do Oeste do Pará, em que duas de nós estivemos diretamente envolvidas, até um debate sobre os reflexos em sala de aula da presença de estudantes vindos das comunidades do oeste do estado do Pará, onde se localiza a Ufopa. Traçamos um panorama analítico sobre os impactos da política de cotas nas vidas de estudantes indígenas e de suas comunidades, bem como nas dinâmicas das universidades desde onde enunciamos, e nas nossas relações, enquanto docentes negras, em sala de aula e na luta política antirracista que se faz dentro da universidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto, elaborado a partir de las experiencias de tres profesoras negras, propone una mirada hacia las políticas afirmativas dirigidas a los estudiantes indígenas. Construimos un camino que nos lleva a reflexionar desde el Proceso Especial de Selección Indígena, en la Universidad Federal do Oeste do Pará en el que participamos directamente dos de nosotras, hasta un debate sobre las reflexiones en el aula de la presencia de los estudiantes que vienen de las comunidades del oeste del estado de Pará, donde se encuentra Ufopa. Trazamos un panorama analítico de los impactos de la política de cuotas en la vida de los estudiantes indígenas y sus comunidades, pero también en las dinámicas de las universidades desde las que enunciamos y en nuestras relaciones, como profesoras negras, en el aula y en la lucha política antirracista que se realiza dentro de la universidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the experiences of three black scholars, this article investigates the processes involved in the implementation of affirmative action policies for indigenous students. To this end, we construct a narrative path that leads us to reflect on the Special Indigenous Selection Process at the Federal University of Oeste do Pará, in which two of us were directly involved, all the way to a debate on the consequences of the presence of indigenous and black students hailing from communities in the west of the state of Pará, where Ufopa is located. The article provides an analytical overview of the impacts of affirmative action policies on the lives of indigenous students and their communities. Finally, it asks questions on the dynamics of universities from which we speak and where we, as black scholars, establish relations in the classroom and in th political anti-racist struggles that are carried out within the university.
  • Dying by degree Dossiê

    Nyamnjoh, Francis; Borges, Antonádia
  • Felipe Tuxá ou A antropologia como projeto Entrevista

    Sanabria, Guillermo Vega; Cruz, Felipe Sotto Maior
  • Ações que pintam a universidade de povo: carta do coletivo negro Marlene Cunha para a Sociedade Brasileira de Luiz a André, quantos Rebouças perdemos por não termos ações afirmativas? Documenta

    Batista, Luana Braga; Nascimento, Maria Aline Sabino; Juliano, Filipe Romão; Nyack, Zwanga Adjoa
  • SOUZA, Neusa Santos. 2021. Tornar-se negro: Ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Zahar. 171 pp. Resenha

    Nasciutti, Luiza Freire
  • OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ́ . 2021. A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Trad. wanderson flor do nascimento. - 1. ed - Rio de Janeiro: Editora Bazar do Tempo, 2021. 324 p. Resenha

    Vasconcellos, Hannah Lima Alcantara de
  • Césaire, Suzanne. 2021. A Grande Camuflagem: Escritos de dissidência (1941-1945). Rio de Janeiro: Papéis Selvagens Edições. Tradução de Júlio Castañón Guimarães. 140 pp. Resenha

    Toledo, Magdalena Sophia
  • HURSTON, Zora Neale. Olualê Kossola, as palavras do último homem negro escravizado. Rio de Janeiro: Record: 2021. 240 pp. Resenha

    Cruz, Denise Ferreira da Costa
  • CONCEIÇÃO, Willian Luiz da. 2020. BRANQUITUDE: dilema racial brasileiro. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens. 92 pp. Resenha

    Eichenberger, Hernandez Vivan
  • PINHO, Osmundo. 2021. Cativeiro: Antinegritude e Ancestralidade. Salvador: Segundo Selo. 300 pp. Resenha

    Soares, Maria Andrea dos Santos
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão, 20940-040 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel.: +55 21 2568-9642, Fax: +55 21 2254-6695 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistamanappgas@gmail.com