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Perspectivas em Ciência da Informação, Volume: 27, Número: 4, Publicado: 2022
  • Instrumentos de gestão de documentos na legislação brasileira, 1978-2021 Artigos

    Nascimento, Mariana Batista do; Venâncio, Renato Pinto

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo, ora apresentado, tem como objetivo aferir como os instrumentos de gestão são referenciados na legislação brasileira, nos âmbitos do Poder Executivo nacional e estaduais. A metodologia empregada nessa pesquisa foi a qualitativa em que se buscou, inicialmente, definir os conceitos e usos apresentados na bibliografia nacional e internacional sobre os instrumentos de gestão de documentos, a saber, plano de classificação e tabela de temporalidade e destinação de documentos. Adotou-se o estudo de multicasos comparados visando, a partir da legislação federal, mais precisamente a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei Federal n° 8.159 de 1991, analisar como os arquivos públicos do Poder Executivo Estadual conceituam e aplicam os instrumentos de gestão de documentos. Utilizou-se da pesquisa documental com o intuito de verificar na legislação a existência dos conceitos dos instrumentos; a determinação de sua elaboração e utilização; o estabelecimento dos procedimentos de produção e responsabilidade das suas respectivas aprovações. Na legislação arquivística do Brasil, nossos resultados permitiram afirmar que houve grande avanço nos últimos anos, no que se refere aos instrumentos de gestão, entretanto, em uma visão geral, o cenário ainda parece aquém do ideal, visto que ainda não se pode contar com uma política arquivística de âmbito nacional, e nem estadual, já que os planos de classificação e as tabelas de temporalidade e destinação de documentos nem sempre são aplicados e utilizados de forma sistemática na administração pública.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article presented here aims to assess how management instruments are referenced in Brazilian legislation, within the scope of the national and state Executive Power. The methodology used in this research was a qualitative one, which initially sought to define the concepts and uses presented in the national and international bibliography on records management instruments, namely, classification scheme and schedule of disposal of records Documental research was used in order to verify the existence of instrument concepts in the legislation; the determination of its elaboration and use; the establishment of production procedures and responsibility for their respective approvals. In terms of archival legislation in Brazil, our results allow us to state that there has been great progress in recent years, with regard to management instruments, however, in a general view, the scenario still seems far from ideal, since one still cannot count on a national archival policy, and not even a state one, since classification scheme and schedule of disposal of records are not always applied and used systematically in public administration.
  • A abertura científica: O processo de ressignificação a partir dos movimentos Open Access e Open Science Artigos

    Gama, Ivanilma de Oliveira; Cianconi, Regina de Barros; Goméz, Maria Nélida González de

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo é discutida a etimologia do conceito de abertura dentro do campo científico a partir do movimento de acesso aberto e do movimento de ciência aberta. Trata da abertura científica a partir da publicação aberta, que constrói um novo modelo de documento a partir da cultura digital e outros modos de compartilhamento, revisão por pares e participação mais efetiva da sociedade. Apresenta a mudança do conceito etimológico de accountability em ciência e como colabora para a governança cidadã. Debate a questão do impacto da abertura na responsabilidade pública da ciência, como amplia a autonomia social em educação científica e a consolidação de outros modelos de avaliação e validação da ciência. A metodologia aplicada consiste em uma pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados científicas com recorte temporal entre os anos de 2002 e 2020 a partir dos principais termos presentes na literatura sobre o acesso aberto e ciência aberta que permitiu a análise conceitual evolutiva dos termos estudados. Conclui-se que está sendo construído um “novo contrato social para ciência” pautado na abertura dos processos científicos, possibilitando a difusão das inovações científicas e dados subjacentes e desenvolvendo práticas que equalizem o conhecimento dos não-cientistas com o dos cientistas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article discusses the etymology of the concept of openness within the scientific field from the open access movement and the open science movement. It deals with scientific openness based on open publication, which builds a new document model based on digital culture and other modes of sharing, peer review and more effective participation by society. It presents the change in the etymological concept of accountability in science and how it contributes to citizen governance. It debates the question of the impact of openness on the public responsibility of science, how it expands social autonomy in science education and the consolidation of other models of evaluation and validation of science. The applied methodology consists of bibliographic research in the main scientific databases with a temporal cut between the years 2002 and 2020 from the main terms present in the literature on open access and open science that allowed the evolutionary conceptual analysis of the terms studied. It is concluded that a “new social contract for science” is being built, based on the opening of scientific processes, enabling the dissemination of scientific innovations, and underlying data and developing practices that equalize the knowledge of non-scientists with that of scientists.
  • Portais semânticos na perspectiva sociotécnica da teoria ator-rede Artigos

    Guedes, Josefina Aparecida Soares; Fonseca, Rita de Cássia; Strauhs, Faimara do Rocio

    Resumo em Português:

    RESUMO Os portais semânticos, como artefatos sociotécnicos, envolvem diferentes atores que são alinhados para ofertar serviços de comunicação e de busca de informação de forma mais rápida e precisa. O objetivo desse estudo é descrever a rede de atores envolvidos na construção de portais semânticos e suas interrelações. Os preceitos da Teoria Ator-Rede foram utilizados como metodologia para desenhar uma rede de portais semânticos a partir de estudos selecionados na literatura. Os resultados indicaram que o desenho da rede de portais semânticos aponta ações de atores humanos: administradores do portal, desenvolvedores do portal e os usuários finais, mas também dos atores não humanos, que são constituídos, sobretudo, pelas tecnologias. Cada ator tem seu interesse contemplado à medida que os demais atores cumprem seus papéis em prol de um objetivo comum - informação de alto valor agregado. Conclui-se que o estudo dos traços da rede de atores dos portais pode nortear mudanças das normas vigentes, com foco na qualidade dos resultados das pesquisas e nas necessidades informacionais da comunidade de usuários.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Semantic portals, such as socio-technical artifacts, involve different actors that are aligned to offer communication and information search services more quickly and accurately. The objective of this study is to describe the network of actors involved in the construction of semantic portals and their interrelationships. The precepts of the Actor-Network Theory were used as a methodology to design a network of semantic portals from selected studies in the literature. The results indicated that the design of the network of semantic portals points to actions of human actors: portal administrators, portal developers and end users, but also of non-human actors, which are made up mainly of technologies. Each actor has his or her interest contemplated as the other actors fulfill their roles towards a common goal - information of high added value. It can be concluded that the study of the features of the portal actors' network can guide changes in current standards, focusing on the quality of research results and the informational needs of the user community.
  • Aporte institucional das Instituições de Ensino Superior aos Editores de Periódicos Científicos Artigos

    Werlang, Elisabete; Blattmann, Ursula

    Resumo em Português:

    RESUMO As instituições de ensino superior públicas são responsáveis pela edição da maioria dos periódicos científicos no Brasil. Os professores dos programas de pós-graduação realizam voluntariamente a gestão do fluxo editorial. Este artigo discute o aporte institucional em termos financeiros, humanos, físicos e tecnológicos recebidos pelos editores, necessários ao atendimento das boas práticas editoriais. É uma pesquisa de natureza aplicada, com fins exploratórios e descritivos, realizada com 95 editores vinculados à Associação Brasileira de Editores Científicos. Os resultados obtidos apontam as lacunas existentes no aporte institucional recebido, principalmente quanto ao estabelecimento de critérios técnicos para a seleção, permanência e renovação do editor; à preservação digital; à insuficiência dos recursos financeiros para a autossustentação dos periódicos e até mesmo em relação à própria formalização dos periódicos junto às instituições editoras. As conclusões evidenciam que parte das necessidades dos editores não é suprida por uma questão de responsabilidade dupla: de um lado os editores, que iniciam esta atividade sem formação ou capacitação na área editorial, o que os deixa vulneráveis às próprias intempéries da função; de outro, as próprias instituições que, por não possuírem um enquadramento específico para a função, sofrem dos mesmos problemas de desconhecimento do aporte institucional necessário à editoria científica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Public higher education institutions are responsible for editing most scientific journals in Brazil. Professors of graduate programs voluntarily manage the editorial flow. This article discusses the institutional contributions in financial, human, physical and technological terms received by editors, necessary to comply with good editorial practices. It is an applied research, with exploratory and descriptive purposes, carried out with 95 editors linked to the Brazilian Association of Scientific Editors. The results obtained point out the existing gaps in the institutional support received, mainly regarding the establishment of technical criteria for the selection, permanence and renewal of the editor; to digital preservation; the insufficiency of financial resources for the self-sustainability of the periodicals and even in relation to the formalization of the periodicals with the publishing institutions. The conclusions show that part of the editors' needs are not met due to a question of double responsibility: on the one hand, the editors, who start this activity without training or qualification in the editorial area, which leaves them vulnerable to the very poor weather of the function; on the other hand, the institutions themselves that because they do not have a specific framework for the function, suffer from the same problems of not knowing the institutional support necessary for scientific publishing.
  • Proposta de avaliação da Política Nacional de Segurança da Informação por Processo de Análise Hierárquica Artigos

    Santos, Clarice Saraiva Andrade dos; Gavião, Luiz Octávio; Oliveira, Leonardo Augusto dos Santos; Pereira, José Cristiano

    Resumo em Português:

    RESUMO Relatórios recentes de segurança cibernética evidenciam que o Brasil é um dos países com a maior quantidade de crimes cibernéticos, afetando mais de 60 milhões de pessoas e causando prejuízos estimados em mais de 20 bilhões de dólares. No âmbito da Administração Pública Federal, a Política Nacional de Segurança da Informação (PNSI) atribuiu ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) a tarefa de monitorar e avaliar a sua execução, estimulando a ampla participação da sociedade e dos órgãos e das entidades do Poder Público na construção do processo, o que inclui a academia. A fim de contribuir com esse contexto, esta pesquisa analisou diferentes modelos de referência, cuja estrutura melhor se ajustasse à necessidade de avaliar instituições e um método quantitativo capaz de indicar objetivamente o peso das diversas variáveis envolvidas. O modelo de maturidade escolhido foi o CSF-NIST e o método selecionado foi o Processo de Análise Hierárquica (AHP), para a ponderação dos critérios e subcritérios. Um estudo de caso foi explorado para ilustrar a aplicação do modelo e do método selecionados, indicando o “como” implementá-los, considerando as especificidades da instituição avaliada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Recent cybersecurity reports show that Brazil is one of the countries with the highest number of cybercrimes, affecting more than 60 million people and causing losses estimated at more than 20 billion dollars. Within the scope of the Public Administration, the National Information Security Policy (PNSI) assigned to the Institutional Security Office of the Presidency (GSI/PR) the task of monitoring and evaluating its execution, stimulating the broad participation of society and agencies and public authorities in the construction of the process, which includes the academic effort. To contribute to this context, this research analyzed different reference models, whose structure best suited the needs of the institutions evaluated and a quantitative method capable of objectively indicating the weight of the various variables in the model. The maturity model chosen was the CSF-NIST and the method selected was the Analytic Hierarchy Process (AHP), for weighting the criteria and sub criteria. A case study illustrates the application of the selected model and method, indicating “how” to implement them, considering the specificities of the evaluated institution.
  • Em cena os usuários e os sujeitos informacionais: um olhar para os estudos de usuários e para as práticas informacionais Artigos

    Tanus, Gabrielle Francinne de S. C.; Berti, Ilemar Christina Lansoni Wey; Rocha, Janicy Aparecida Pereira

    Resumo em Português:

    RESUMO Os “estudos de usuários” são uma designação consolidada no país, cujos trabalhos têm utilizado, grosso modo, o entendimento das pessoas como informantes. Contudo, é preciso tensionar o termo usuário e sujeito presente nesses estudos e no próprio campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação, pois ambos trazem implicações conceituais e teóricas que reverberam em modos diferenciados de olhar para os indivíduos. Assim, o objetivo deste artigo é discutir os estudos de usuários e as práticas informacionais com vistas a aclarar as características destas abordagens que se aproximam e se afastam pela via dos seres humanos (usuários versus sujeitos informacionais). São apresentadas pesquisas que buscaram sistematizar a presença dos usuários e/ou esses sujeitos na Ciência da Informação, o que demonstra tanto um uso despretensioso do primeiro termo quanto uma crescente preocupação na construção conceitual do que seja o sujeito informacional. As práticas informacionais foram destacadas por uma abordagem que distingue dos estudos de usuários, tendo em vista o modo particular de compreender e interpretar as ações informacionais dos sujeitos que convocam outras teorias das Ciências Sociais e Humanas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The term "user studies" is a consolidated designation in Brazil that seek to aggregate the investigations that roughly involve people as informants. However, it is necessary to tense the terms user and subject present in these studies and the field of Library and Information Science because both bring conceptual and theoretical implications that reverberate in different ways of looking at individuals. Thus, this article aims to discuss user studies and informational practices to clarify the characteristics of these approaches that come together and move apart through human beings (users versus informational subject). We present researches that sought to systematize the presence of users and or subjects in Information Science, which demonstrates both an unpretentious use of the term user and a growing concern with the conceptual construction of the informational subject. Highlight informational practices as an approach distinct from user studies, considering the particular way of understanding and interpreting informational actions of subjects that convoke other theories of the Humanities and Social Sciences.
  • Informação e empreendedorismo: estudos de caso com acadêmicos brasileiros e canadenses Artigos

    Fonseca, Flavia; Nassif, Mônica Erichsen

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo traz a informação e o empreendedorismo acadêmico como temáticas centrais, pesquisadas à luz da Biologia do Conhecer. Objetiva identificar onde está situada a informação que dá suporte à mentalidade empreendedora de acadêmicos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Brasil, e Western University, no Canadá, caracterizando os ambientes familiar e acadêmico aos quais estão expostos. Baseada em dois estudos de caso, a pesquisa tem característica qualitativa e descritiva, e os dados foram coletados a partir de entrevistas estruturadas que consideraram a história de vida de sete professores da UFMG e sete ex-alunos da Western University. As principais evidências são de que a informação determinante da mentalidade empreendedora foi construída a partir de dois fatores em interação: as características biológicas dos sujeitos de pesquisa, abertos à iniciativa empreendedora, e a influência primeira do ambiente familiar, seja através de experiências de vida ou memórias de palavras e atitudes dos pais e familiares. O ambiente acadêmico também se mostrou relevante, podendo incentivar ou se apresentar como barreira ao empreendedorismo. Destaca-se a relevância da educação empreendedora, fundamental para a formação do sujeito cognoscente e decisor, em constante interação com outros sujeitos e ambientes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article brings information and academic entrepreneurship as central themes, researched in the light of the Biology of Knowing. It aims to identify where is located the information that supports the entrepreneurial mindset of academics at the Federal University of Minas Gerais (UFMG), in Brazil, and Western University, in Canada, characterizing the family and academic environments to which they are exposed. Based on two case studies, the research has a qualitative and descriptive characteristic, and data were collected from structured interviews that considered the life stories of seven UFMG professors and seven Western University alumni. The primary evidence is that the determinant information of the entrepreneurial mentality was built from two factors in interaction: the biological characteristics of the research subjects, open to the entrepreneurial initiative, and the primary influence of the family environment, whether through life experiences or memories of words and attitudes of parents and relatives. The academic environment was also relevant, being able to encourage or act as a barrier to entrepreneurship. The relevance of entrepreneurial education is highlighted, fundamental for the formation of the knowing and decision-making subject, in constant interaction with other subjects and environments.
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