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Revista de Administração Contemporânea, Volume: 27, Número: 3, Publicado: 2023
  • Pesquisa de Impacto: Teoria e Prática no Mundo Corporativo Editorial

    Martins, Orleans Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO O impacto que uma pesquisa causa na sociedade não pode ser medido apenas pela quantidade de atenção (citações) que essa pesquisa atrai. Uma pesquisa de alto impacto é aquela que tem alta relevância para a sociedade, sendo útil para fortalecer ou modificar suas práticas. Mas, para isso, o tomador de decisão precisa endereçar suas demandas e participar do processo de construção do conhecimento, especialmente por meio do uso adequado dos achados científicos. Assim, para que a pesquisa seja relevante, é essencial a aproximação entre teoria e prática. É nesse contexto que proponho a reflexão sobre a relevância da pesquisa e sua conexão com a prática no mundo corporativo. Relato que, apesar de extensos estudos nos campos da gestão, da governança e das práticas de sustentabilidade, nós continuamos a nos deparar com frequentes escândalos corporativos. Então, onde está a falha nesse processo?

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The impact that research has on society cannot be measured just by the amount of attention (citations) that it receives. High-impact research is relevant to society and is helpful to strengthen or modify its practices. However, decision-makers have to address society’s demands and participate in the knowledge construction process, primarily through the proper use of scientific findings. Thus, the approximation between theory and practice is essential for the research to be relevant,. In this context, I propose a reflection on research relevance and its connection with practice in the corporate world. It is noteworthy that, despite extensive studies in the fields of management, corporate governance, and sustainability practices, we continue to face frequent corporate scandals. So, where is the flaw in this process?
  • Usando Modelos de Linguagem Baseados em Aprendizado Profundo como Ferramentas de Auxílio em Pesquisa Interpretativa Invited Article

    Fonseca, André Luis Araujo da; Chimenti, Paula Castro Pires de Souza; Suarez, Maribel Carvalho

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: o artigo apresenta um framework para a condução de pesquisa interpretativa usando algoritmos de aprendizado profundo que dissolvem os limites entre abordagens qualitativas e quantitativas. O trabalho mostra como a pesquisa pode se beneficiar de uma abordagem integrada que usa ferramentas computacionais para superar limitações tradicionais. Proposta: a maior disponibilidade e diversidade de dados tem aumentado o valor dos algoritmos como ferramentas de pesquisa que podem ser utilizadas pelos cientistas sociais. Além disso, ajustar e usar esses artefatos computacionais pode requerer e se beneficiar de procedimentos interpretativos. Tais circunstâncias viram de cabeça para baixo o tradicional debate sobre pesquisa quantitativa e qualitativa: a estratégia de pesquisa que provavelmente produz a maior quantidade de assertividade e rigor é aquela que requer esforço interpretativo mais vigoroso. Nesses termos, a codificação de palavras por meio de redes neurais pode ajudar os pesquisadores a ler com mais proximidade os dados, antes e depois de interpretá-los. Conclusões: para aproveitar a oportunidade produzida por esses novos algoritmos, pesquisadores poderiam ampliar as concepções existentes e adotar um ponto de vista epistemológico mais participativo e agnóstico. O entrelaçamento de métodos computacionais e interpretativos tem potencial de integrar e viabilizar interpretação e mensuração com rigor analítico nos contextos de abundância de dados que devem caracterizar a pesquisa em ciências sociais nas próximas décadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: the paper introduces a framework for conducting interpretive research using deep learning algorithms that blur the boundaries between qualitative and quantitative approaches. The work evidences how research might benefit from an integrated approach that uses computational tools to overcome traditional limitations. Proposal: the increased availability and diversity of data raises the utility of algorithms as research tools for social scientists. Furthermore, tuning and using such computational artifacts may benefit from interpretive procedures. Such circumstances turn the traditional debate between quantitative and qualitative research on its head: the research strategy that likely yields the most assertiveness and rigor is the one that may require vigorous hermeneutic effort. Along these lines, neural word embeddings can be instrumental in allowing researchers to read the data closely before and after interpretation. Conclusions: to take advantage of the opportunity generated by these new algorithms, researchers may broaden their previous conceptions and adopt a participative point of view. In the coming decades, the interweaving of computational and interpretive methods has the potential to integrate rigorous social science research.
  • O Caso do Caso: A Escrita e a Aplicação do Método Caso Para Ensino

    Passos, Ana Paula Pereira dos; Meneghini, Eleandra Maria Prigol; Lana, Jeferson; Marcon, Rosilene

    Resumo em Português:

    RESUMO Este caso objetiva promover uma reflexão sobre o processo de escrita de casos para ensino e direcionamentos para aplicação do método. Em 2020, João Luiz Marinho, doutorando em Administração na Universidade do Aprendizado (UNIAPRE), foi desafiado pelo professor Fernando a escrever o seu primeiro caso para ensino para aplicação na disciplina de Estratégias Organizacionais, da qual era estagiário em docência. Porém, muitos questionamentos sobre a construção e aplicação de casos para ensino sondavam os pensamentos de João, uma vez que este não tinha experiências anteriores com o método, possuía pouca prática na docência e a migração das aulas para a modalidade on-line era novidade. Assim, a proposta foi fazer com que os alunos se colocassem no lugar de João, a fim de propiciar um debate sobre a escrita e aplicação de um caso para ensino na modalidade on-line. Sugere-se sua aplicação nos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu em Administração, nas disciplinas de Metodologia e Casos para Ensino.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT his case aims to promote a reflection on the teaching case writing process and directions for applying the method. In 2020, João Luiz Marinho, a doctoral candidate in Administration at the University of Learning (UNIAPRE), was challenged by Professor Fernando to write his first teaching case for application in the Organizational Strategies discipline, of which he was an intern in teaching. However, many questions about the construction and application of teaching cases probed João’s thoughts, since he had no previous experience with the method, he had little practice in teaching, and the migration of classes to the online mode was very new. Thus, the proposal is to make students put themselves in João’s place, in order to provide a debate on the writing and application of a case for online teaching. It is suggested that it be applied in lato sensu and stricto sensu graduate courses in Administration in the disciplines of Methodology and Teaching Cases.
  • Nuveo: Ética Digital e Inteligência Artificial para Desafios do Mundo Real Caso Para Ensino

    Biondi, Gabrielle Marques Castelo Branco; Cernev, Adrian Kemmer

    Resumo em Português:

    RESUMO Este caso de ensino apresenta o dilema enfrentado pela Nuveo em sua busca por crescer sustentavelmente e consolidar-se no mercado de inteligência artificial do país. Ao identificar a possibilidade de ofertar o uso da sua tecnologia de reconhecimento de imagens para a segurança pública, o fundador da startup depara-se com questões éticas envolvidas com essa oportunidade. Ao contar a história da Nuveo, este caso permite a identificação de princípios e recomendações para o desenvolvimento e uso ético de sistemas de IA, propiciando ainda discussões acerca dos desafios éticos relacionados à transformação digital e seus impactos para os indivíduos, empresas e sociedade. Este caso de ensino foi elaborado para ser aplicado em cursos de graduação e pós-graduação em administração de empresas, administração pública e tecnologia da informação, em disciplinas que abordem ética digital, ESG (environmental, social, and governance) e inteligência artificial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This teaching case presents the dilemma faced by Nuveo in its quest to grow sustainably and consolidate itself in the Brazilian artificial intelligence market. When the opportunity comes to offer his image recognition technology for public safety, the startup’s founder finds himself up against ethical issues. By telling Nuveo’s story, this teaching case allows the identification of principles and recommendations for ethical development and use of AI systems, enabling discussions about ethical challenges related to digital transformation and its impacts on individuals, companies, and society. It is intended for use at undergraduate and graduate courses in business administration, public administration, and information technology and can be applied in disciplines that address digital ethics, ESG (environmental, social, and governance), and artificial intelligence.
  • BRK Ambiental Sumaré: Excelência Operacional e Melhoria Contínua Caso Para Ensino

    Santos, Juliana Bonomi; Lange, Rafaella Scorsatto; Lourenço, Carlos Eduardo

    Resumo em Português:

    RESUMO O caso retrata o dilema de Rafaella Scorsatto, gerente de operações da unidade de Sumaré da BRK Ambiental, que precisa propor um plano operacional para ganhar a concessão dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto do município de Maceió. Rafaella coordenou o processo de melhoria da gestão operacional que ocorreu no município de Sumaré, SP, quando a empresa assumiu a concessão em 2015. Apesar de um início conturbado, em menos de seis anos, Sumaré tornou-se uma referência em gestão operacional dentro da BRK Ambiental. Isso porque, em três diferentes fases, a unidade foi capaz de entender as principais demandas dos usuários e poder público e alinhar seus recursos operacionais com elas. O caso foi pensado para mostrar para os alunos elementos da estratégia de operações (demandas de mercado e decisões operacionais), a necessidade de alinhamento entre esses elementos e a importância da adaptação das práticas operacionais à medida que novas demandas surgem. Para isso, o caso descreve as demandas latentes de cada fase e as medidas operacionais adotadas para atendê-las. Ao entender a necessidade de alinhamento e como cada medida operacional auxilia a entrega das demandas de mercado, o aluno adquire condições para ajudar Rafaella a propor um plano com potencial de ganhar a concessão do município de Maceió. O uso deste caso é recomendado em cursos de graduação e pós-graduação de Estratégia de Operações, principalmente no início do curso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The case portrays the dilemma of Rafaella Scorsatto, operations manager at the Sumaré unit, who needs to propose an operational plan to win the concession for water supply and sewage collection and treatment in the municipality of Maceió. Rafaella managed the process of operational improvement in the Sumaré unit when the company took over the concession in 2015. Despite a troubled start, in less than six years, the Sumaré unit has become a reference in operational excellence within BRK Ambiental. This achievement was possible because, in three different moments in time, the unit was able to understand the main demands of users and public authorities and align its operational resources with them. The case was designed to show students the elements of operations strategy (market demands and operational decisions), the need for alignment between these elements, and the importance of adapting operational practices as new demands arise. To achieve this purpose, the case describes the latent demands of each phase and the operational practices adopted to meet them. By understanding the need for alignment and how each operational decision helps in delivering market demands, students acquire conditions to help Rafaella propose a plan with the potential to win the concession in Maceió. The use of this case is recommended in operations strategy undergraduate and graduate courses, especially at the beginning of the course.
  • Comportamentos (Não)Monetários: Como Moralidade e Status Formam as Percepções sobre Ações Sustentáveis Theoretical-Empirical Article

    Maior, Cecília Souto; Mantovani, Danielle

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: em resposta à crescente importância de questões ambientais, mais e mais consumidores têm adotado um estilo de vida sustentável. Dessa forma, é importante entender como consumidores formam julgamentos e percepções sobre as diferentes possibilidades de ser mais sustentável. O objetivo deste estudo é investigar como a sinalização sobre comportamentos sustentáveis (não)monetários impacta as avaliações que os consumidores fazem sobre a contribuição da ação sustentável e sobre o ator responsável pela ação. Marco teórico: com base na teoria da sinalização de custos, esta pesquisa investiga como os consumidores formam julgamentos sobre comportamentos sustentáveis (não) monetários. Método: o Estudo 1 foi um single factor (ação sustentável: não monetária vs. monetária) com design entre grupos. O Estudo 2 foi um 2 (ação sustentável: não monetária vs. monetária) por 2 (intensidade dos custos: alto vs. baixo custo) com design entre grupos. As variáveis mensuradas foram: contribuição percebida, elevação moral, moralidade e status socioeconômico. Resultados: esta pesquisa mostra que observadores formam percepções mais positivas sobre ações sustentáveis não monetárias (vs. monetárias), fazendo inferências mais positivas em relação à contribuição ambiental e elevação moral. Adicionalmente, há evidências de que julgamentos morais delineiam o efeito proposto. Dado o esforço dos indivíduos em realizar a ação não monetária, estes são percebidos com maior moralidade quando comparados aos indivíduos que compram produtos sustentáveis. Conclusão: embora pesquisas anteriores mostrem que comprar produtos green sinaliza status, este estudo mostra que o status não é suficiente para disparar inferências mais positivas sobre o ator (elevação moral - admiração) e sobre a contribuição da ação para o meio ambiente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: in response to the growing importance of environmental issues, more and more consumers are adopting a sustainable lifestyle. Therefore, it is important to understand the judgments and perceptions consumers form about the different possibilities of being sustainable. This study aims to investigate how consumers’ inferences about (non)monetary sustainable actions impact the judgments about the contribution of this action and about the actor responsible for the sustainable action. Theoretical framework: based on the costly signaling theory, this research investigates how consumers form judgments about (non)monetary sustainable actions. Method: Study 1 was a single factor (sustainable action: non-monetary vs. monetary) between-subjects design. Study 2 employed a 2 (sustainable action: non-monetary vs. monetary) by 2 (cost intensity: high vs. low costs) between-subjects design. In both studies, participants completed scales that measured the perceived environmental contribution of the action, the moral elevation of the actor performing the sustainable action, morality, and socioeconomic status. Results: consumers form more positive perceptions about non-monetary (vs. monetary) sustainable actions, making more positive inferences about environmental contribution and moral elevation. There is also evidence that morality shapes this effect. Given the actor’s self-investment imputed in a non-monetary action, these individuals are perceived as signaling more morality than those buying a sustainable product. Conclusions: although past research shows that buying a green product signals status, this study shows that it is not enough to trigger more positive inferences about the actor (moral elevation - admiration) and about the contribution of the action to the environment.
  • Cosméticos Orgânicos e o Uso de Apelos Emocionais Artigo Teórico-Empírico

    Souza, Lucas Lopes Ferreira de; Victor, Caio; Dumont, Julia Jorge Rodrigues; Maia, Lorena Medeiros

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar a influência de apelos emocionais na intenção comportamental com relação a produtos orgânicos para cuidados pessoais. Marco teórico: utilizou-se a literatura dos apelos emocionais, em específico os apelos de culpa, medo, orgulho autêntico e orgulho hubrístico, para identificar seus efeitos na intenção comportamental no contexto dos produtos orgânicos para cuidados pessoais. Desta forma, utilizaram-se os apelos de culpa, medo, orgulho autêntico e orgulho hubrístico. Metodologia: quatro experimentos sequenciais em configurações de anúncios reais, com desenho experimental (within-subjects e between-subjects), foram realizados. Os dados foram analisados mediante ANOVA. Resultados: o apelo de orgulho autêntico estimulou maior valor de alegria, além de aumentar a probabilidade de os consumidores doarem, enquanto o apelo de orgulho hubrístico estimulou maior efeito de orgulho autêntico. Desta forma, foi evidenciado que o orgulho é uma emoção unidimensional no contexto nacional do consumidor de cosméticos orgânicos. Em seguida, descobriu-se que o apelo de orgulho unidimensional despertou uma maior atitude favorável e intenção de compra do produto anunciado em comparação às emoções culpa, medo e alegria. Conclusão: os achados reposicionam a discussão sobre o orgulho sob uma perspectiva unidimensional, pois o orgulho autêntico estimulou alegria. Ademais, os apelos positivos são mais eficazes para aumentar a intenção comportamental de cosméticos orgânicos. Em divergência com pesquisas anteriores, o orgulho provoca maiores atitudes favoráveis em relação ao produto anunciado. Portanto, para a conscientização do consumidor deve-se incentivar o uso de apelo de orgulho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to analyze the influence of emotional appeals on behavioral intention regarding organic products for personal care. Theoretical framework: this article uses the literature of emotional appeals, specifically the appeals of guilt, fear, authentic pride, and hubristic pride, to identify their effects on consumers’ behavioral intention in the context of organic personal care products. Emotional appeals of guilt, fear, authentic pride, and hubristic pride were examined. Methodology: four sequential experiments were conducted in real advertisement settings using a within-subjects and between-subjects experimental design. Data were analyzed using ANOVA. Results: the appeal of authentic pride was associated with a heightened value of joy and increased likelihood of consumer donation. The appeal of hubristic pride stimulated an effect of authentic pride. This way, the findings indicate that pride is a one-dimensional emotion in the national context of organic cosmetics consumers. Additionally, the appeal of one-dimensional pride aroused a more positive attitude and purchase intention regarding the advertised product compared to the emotions guilt, fear, and joy. Conclusion: these findings reposition the discussion on pride from a one-dimensional perspective because authentic pride stimulates joy. Further, positive appeals were more effective than negative appeals at increasing the consumers’ behavioral intention toward organic cosmetics. Contrary to the findings of previous surveys, pride was associated with more positive consumer attitudes toward the advertised product. Therefore, the use of pride appeal should be encouraged to promote consumer awareness.
  • O Convidado Ilustre: Observações sobre Participação e Prática Docente em Bancas Examinadoras Pensata Provocativa

    Vieira, Francisco Giovanni David

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: pensata de natureza provocativa que procura promover reflexão e debate acerca da participação docente em bancas examinadoras de dissertações e teses em programas de pós-graduação em administração. Provocações: argumenta-se que os convidados mais performam uma espécie de espetáculo acadêmico durante as bancas do que analisam propriamente as dissertações e teses, e que isso é prejudicial à formação de pesquisadores. Conclusões: a formação do pesquisador deve ser o centro das atenções. É um equívoco que particularidades, idiossincrasias e vaidades obscureçam a realização de exames. A participação de docentes em bancas examinadoras é uma expressão significativa da prática docente e pode representar importante contribuição para a formação de pesquisadores. É preciso que ela não seja tomada como algo dado, tampouco perpetuada como um espetáculo onde se reúnem convidados ilustres.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: a thought-provoking essay that seeks to promote reflection and debate about faculty participation in boards examining dissertations and theses in graduate administration programs. Provocations: it is argued that the guests perform a kind of academic spectacle during the examinations rather than analyze the dissertations and theses themselves and that this is detrimental to researchers’ training. Conclusions: such training of researchers should be the center of attention, and particularities, idiosyncrasies, and vanities should not overshadow the performance of examinations. As the participation of professors in examining boards is a significant expression of teaching practice and can make an important contribution to researchers’ training, it cannot be taken for granted, nor does it need to be perpetuated as a spectacle by distinguished guests.
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