Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração de Empresas, Volume: 63, Número: 2, Publicado: 2023
  • IMPULSIONANDO DEMANDAS E RECURSOS PARA CULTIVAR APOIO PARA A MUDANÇA: UMA PERSPECTIVA INTEGRATIVA Artigos

    Mehboob, Farhan; Othman, Noraini

    Resumo em Português:

    RESUMO Pesquisas anteriores sugerem que iniciativas de mudança do tipo bottom-up (ou de baixo para cima), conduzidas por indivíduos, são eficazes na obtenção de apoio a tal mudança. Essa constatação, entretanto, ainda carece de validação empírica no contexto das organizações públicas. Com base na teoria das demandas de recursos do trabalho (JD-R), o objetivo deste estudo é examinar o processo que contribui para traduzir a atuação comportamental positiva e o apoio à mudança, particularmente em organizações públicas. As descobertas do estudo são teórica e praticamente significativas porque fornecem novas percepções sobre os mecanismos comportamentais envolvidos no cultivo do apoio à mudança nas organizações públicas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Las investigaciones anteriores sugieren que las iniciativas de cambio del tipo “bottom-up” (en sentido ascendente) lideradas por individuos son efectivas en la consecución de apoyo al cambio. No obstante, dicha constatación aún carece de validación empírica en el contexto de las organizaciones públicas. Sobre la base de la teoría de las demandas y recursos laborales (DRL), el propósito de este estudio es examinar el proceso que contribuye a traducir la promulgación del comportamiento positivo y el apoyo al cambio, particularmente en las organizaciones públicas. Los hallazgos del estudio son teórica y prácticamente significativos porque brindan nuevas percepciones sobre los mecanismos de comportamiento involucrados en el cultivo del apoyo al cambio en las organizaciones públicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Prior research suggests that individuals’ bottom-up initiatives are effective in developing support for change, yet it lacks empirical validation in the context of public organizations. Building on the job demands-resources theory (JD-R), this study examines the process that contributes to translating one’s positive behavioral enactment and support for change, particularly in public organizations. The findings are theoretically and practically significant, providing fresh insights into the behavioral mechanisms involved in the cultivation of support for change in public organizations.
  • REDE DE PROPRIEDADE CORPORATIVA: CAPITALISMO HIERÁRQUICO NO CONTEXTO BRASILEIRO Artigos

    Cruz, Wilton Vicente Gonçalves da; Sacomano Neto, Mário; Ribeiro, Evandro Marcos Saidel

    Resumo em Português:

    RESUMO Vários estudos têm apontado para um tipo de capitalismo hierárquico na América Latina, caracterizado pela presença de corporações multinacionais, estatais, grupos multiempresariais diversificados, baixa qualificação da mão de obra e mercados de trabalho segmentados. A partir da perspectiva das redes proprietárias - que revelam atores e grupos com posições proeminentes na estrutura e propriedade das empresas - exploramos quem são os donos das grandes corporações brasileiras. Assim, este artigo propõe: 1) descrever a rede proprietária das maiores corporações brasileiras; 2) analisar a densidade, o grau médio, a modularidade e o número de componentes conectados nessa rede; 3) analisar medidas de centralidade de grau ponderado, intermediação e autovetor; 4) identificar e analisar subgrupos na rede e 5) relacionar a configuração da rede proprietária com o capitalismo hierárquico no contexto brasileiro. Os resultados indicam que acionistas financeiros, o Estado brasileiro (por meio de empresas estatais) e grupos compostos majoritariamente por grandes multinacionais, empresas financeiras, famílias e empresas estatais estão em posições proeminentes, confirmando que a estrutura de propriedade está fortemente atrelada a esses atores.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Varios estudios han señalado un tipo de capitalismo jerárquico en América Latina, caracterizado por la presencia de corporaciones multinacionales y estatales, grupos multiempresariales diversificados, mano de obra poco cualificada y mercados laborales segmentados Desde la perspectiva de las redes de propiedad, exploramos quiénes son los dueños de las grandes corporaciones brasileñas. Estas redes revelan actores y grupos con posiciones destacadas en la estructura y propiedad de las empresas. Así, este artículo se propone: 1) describir la red propietaria de las mayores corporaciones brasileñas; 2) analizar la densidad, el grado medio, la modularidad y el número de componentes conectados en esta red; 3) analizar medidas de grado ponderado de centralidad, intermediación y vector propio; 4) identificar y analizar subgrupos en la red y 5) relacionar la configuración de la red propietaria con capitalismo jerárquico en el contexto brasileño. Los resultados apuntan a posiciones destacadas de accionistas financieros, del Estado brasileño (empresas de propiedad estatal) y de grupos compuestos mayoritariamente por grandes multinacionales, empresas financieras, familias y empresas de propiedad estatal, lo que confirma que la estructura de propiedad está fuertemente vinculada a esos actores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Several studies have indicated a type of hierarchical capitalism in Latin America, characterized by the presence of multinational and state corporations, diversified multi-enterprise groups, low-skilled labor, and segmented labor markets. From the perspective of ownership networks, we explore who the owners of large Brazilian corporations are. These networks reveal actors and groups with prominent positions in the structure and ownership of companies. Thus, this article proposes to 1) describe the ownership network of the largest Brazilian corporations; 2) analyze the density, average degree, modularity, and the number of components connected in this network; 3) analyze measures of weighted degree centrality, intermediation, and eigenvector; 4) identify and analyze subgroups in the network, and 5) relate the configuration of the ownership network with hierarchical capitalism in the Brazilian context. The results point to prominent positions of financial shareholders, the Brazilian state (state-owned firms), and groups composed mostly of large multinationals, financial firms, families, and state-owned firms, confirming that the ownership structure is strongly linked to these players.
  • CULTURA ANTIÉTICA E DESEMPENHO DAS EMPRESAS COM BASE NAS AVALIAÇÕES DOS EMPREGADOS Artigos

    Silveira, Alexandre Di Miceli da

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo estuda a relação entre cultura antiética e desempenho financeiro das empresas brasileiras com base em uma análise de texto de mais de 100 mil avaliações de empregados publicadas no website Glassdoor. Um indicador original de cultura antiética foi elaborado a partir de 1.400 termos relativos a cinco dimensões éticas. Como principal resultado, constatou-se que empresas com maior pontuação no indicador de cultura antiética são menos lucrativas e que essa relação é relevante economicamente. Das cinco dimensões que compõem uma cultura antiética, a injustiça organizacional, a falta de consciência e o medo de retaliação foram as três mais negativamente vinculadas ao desempenho. Este é o primeiro artigo a documentar a relação entre cultura (anti)ética e desempenho corporativo usando avaliações on-line. Para investidores, a pesquisa contribui ao indicar que a mensuração da cultura ética é uma informação relevante para o valor das empresas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo analiza la relación entre la cultura poco ética y el desempeño financiero de las empresas brasileñas según un análisis de texto de más de 100,000 comentarios de empleados publicados en el sitio web Glassdoor. Se creó un indicador original de cultura poco ética basado en 1.400 términos relacionados con cinco dimensiones éticas. Como resultado principal, se descubrió que las empresas con puntajes más altos en el indicador de cultura poco ética son menos rentables y que esta relación es económicamente relevante. De las cinco dimensiones que conforman una cultura poco ética, la injusticia organizacional, la falta de conciencia y el miedo a las represalias fueron las tres más negativamente vinculadas al desempeño. Este es el primer artículo que documenta la relación entre la cultura ética y el desempeño corporativo mediante evaluaciones en línea. Para los inversores, la investigación contribuye al demostrar que la cultura ética es una información relevante para el valor de las empresas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT I investigate the relationship between unethical culture and financial performance based on a text analysis of over 100,000 employee reviews posted at Glassdoor in Brazil. An original measure of unethical culture is created based on five ethical dimensions companies need to avert for an ethical culture to flourish. After creating an original list of around 1,400 terms, I find that companies scoring higher in unethical culture are less profitable and that this relationship is likely to be economically relevant. Of the five dimensions that make up an unethical culture, organizational unfairness, lack of awareness, and fear of retaliation are the three most strongly negatively related to performance. To my knowledge, this is the first paper to document a link between (un)ethical culture and corporate performance using online reviews. For investors, this paper contributes by showing that ethical culture measured by employee reviews is a value-relevant source of information.
  • ATRIBUTOS EMPREENDEDORES EM MIGRANTES VENEZUELANOS QUE SE ESTABELECERAM NA COLÔMBIA Artigos

    Albornoz-Arias, Neida; Santafé-Rojas, Akever-Karina

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo analisa os atributos empreendedores dos migrantes venezuelanos instalados em Gramalote, Departamento do Norte de Santander, Colômbia, que explicam a percepção e a capacidade de aproveitar as oportunidades (como variável dependente) e as características sociodemográficas e contextuais (variáveis independentes). Foram adotados um paradigma positivista e uma abordagem quantitativa. Os dados vieram de uma pesquisa com 88 migrantes venezuelanos. Para o processamento de dados, foi realizada uma análise bivariada, e as categorias de variáveis foram agrupadas para serem tratadas estatisticamente por meio de regressão logística multinomial. Recomenda-se que as políticas públicas sobre migração, para inclusão de empreendedores venezuelanos na Colômbia, considerem os seguintes atributos: nível educacional, geração de emprego, eficiência e qualidade, conformidade com normas e responsabilidade, busca de informação e persuasão, e redes de apoio. Esses atributos são recomendados por estarem associados à probabilidade de percepção e capacidade de aproveitar as oportunidades de negócios.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El estudio analiza los atributos emprendedores en migrantes venezolanos asentados Gramalote, Departamento Norte de Santander, Colombia que explican la percepción y habilidad para aprovechar oportunidades (como variable dependiente) y las características sociodemográficas y de contexto (variables independientes). Se adoptó un paradigma positivista y enfoque cuantitativo. Los datos provienen de una encuesta aplicada a 88 migrantes venezolanos. Para el tratamiento de los datos se realizó un análisis bivariado y se agruparon las categorías de las variables para ser tratadas estadísticamente mediante una regresión logística multinomial. Se recomienda que las políticas públicas sobre migración, para la inclusión laboral en Colombia, consideren los siguientes atributos de los emprendedores venezolanos: nivel educativo, generación de empleo, eficiencia y calidad, cumplimiento y responsabilidad, búsqueda de información y persuasión, y redes de apoyo porque están asociados con la probabilidad de percepción y capacidad para aprovechar oportunidades de negocio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The study analyzes the entrepreneurial attributes of Venezuelan migrants settled in Gramalote (Norte de Santander Department, Colombia) that explain the perception and ability to seize opportunities (as a dependent variable) and the sociodemographic and contextual characteristics (independent variables). The research adopted a positivist paradigm and a quantitative approach to obtain data from a survey conducted with 88 Venezuelan migrants. A bivariate analysis was carried out for data processing, and the categories of variables were grouped to be treated statistically using multinomial logistic regression. It is recommended that public policies on migration for the inclusion of Venezuelan entrepreneurs in Colombia consider the following entrepreneurial attributes: educational level, employment generation, efficiency and quality, compliance and responsibility, information seeking, and support networks since these attributes are associated with the likelihood of perception and capacity to seize business opportunities.
  • RELATO DE SUSTENTABILIDADE NA CADEIA DE SUPRIMENTOS NO SUL GLOBAL: O PAPEL DO FINANCIAMENTO Artigos

    Lins, Rodrigo Freire; Erthal, Alice; Marques, Leonardo

    Resumo em Português:

    RESUMO Empresas lidam com a crescente pressão de stakeholders diversos para divulgar não apenas suas práticas sustentáveis, mas também a sustentabilidade da sua cadeia de suprimentos (SCS). No entanto, a forma pela qual as pressões de stakeholders são moldadas no Sul Global – caracterizado por vazios institucionais (contratação, terceirização e frágil aplicação da legislação) – é um fenômeno que tem recebido menos atenção da literatura. O estudo mapeia quais pressões de stakeholders estão associadas à divulgação de relatórios de SCS analisando um painel de dados não balanceado de 220 relatórios de sustentabilidade corporativa de 2016 a 2018 por empresas brasileiras de capital aberto. Os resultados mostram que acionistas e credores orientados para o longo prazo, o porte da empresa e a adoção da estrutura do GRI estão associados a níveis mais altos de divulgação de relatórios de SCS, enquanto as pressões públicas e regulatórias não estão associadas da mesma forma, o que embasa a lógica de vazios institucionais. Na ausência de pressões regulatórias, fontes de financiamento de longo prazo e acesso a recursos parecem emergir em associação à divulgação de relatórios de SCS.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Las empresas se enfrentan a la creciente presión de los stakeholders para informar no solo sobre sus prácticas sostenibles, sino también sobre la sostenibilidad de su cadena de suministro (SCS). Sin embargo, la forma en que se configuran las presiones de stakeholders en el Sur Global, caracterizado por brechas institucionales (subcontratación y cumplimiento débil de la legislación), ha recibido menos atención en la literatura. Este estudio mapea qué presiones de stakeholders están asociadas con los informes de SCS mediante el análisis de un panel de datos desequilibrado de 220 informes de sostenibilidad corporativa de 2016 a 2018 de empresas brasileñas que cotizan en bolsa. Los resultados muestran que los accionistas y acreedores orientados a largo plazo, el tamaño de la empresa y la adopción de las pautas GRI están asociados con niveles más altos de divulgación de informes de SCS, mientras que las presiones públicas y regulatorias no lo están, lo que fundamenta la lógica de los vacíos institucionales. En ausencia de presiones regulatorias, las fuentes de financiamiento a largo plazo y el acceso a los recursos emergen en asociación con la divulgación de informes de SCS.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Companies deal with increasing pressure from multiple stakeholders to report not only their sustainable practices, but also their extended supply chain sustainability (SCS). However, the literature has paid less attention to how stakeholder pressures are shaped in the Global South characterized by institutional voids related to contracting, outsourcing, and weak legislation enforcement. This study maps which stakeholder pressures are associated with SCS reporting analyzing an unbalanced panel data of 220 corporate sustainability reports from 2016 to 2018 by Brazilian listed companies. Results show that long-term oriented shareholders and creditors, company size, and adoption of GRI guidelines are all associated with higher levels of SCS reporting, while public and regulatory pressures are not, offering support to the institutional voids rationale. In the absence or weakness of regulatory pressures, long-term funding sources and access to resources seem to step-in as associated drivers of SCS reporting.
  • REFLEXÕES SOBRE O SENTIDO DE SUSTENTABILIDADE EM ORGANIZAÇÕES Artigos

    Zanoni, Beatriz Lima; Oliveira, Samir Adamoglu de

    Resumo em Português:

    RESUMO Empreendemos uma reflexão institucionalista sobre a construção do(s) sentido(s) de sustentabilidade enquanto fator legitimador das organizações, argumentando que a construção polissêmica do conceito é linguisticamente operada intencionando legitimação em campos organizacionais heterogêneos. Aplicamos o modelo semiótico do processo de institucionalização ao conceito de sustentabilidade, evidenciando sua construção linguístico-social de duas formas – denotacional e conotacional –, discutindo a saída da natureza objetiva do conceito para sua natureza mítico-racional na qual a dissociação do fazer, dizer e significar transmuta seu conteúdo semântico. A sustentabilidade é, então, entendida como mais uma pressão institucional à qual as organizações precisam responder, e estas geralmente o fazem de maneira estratégica, mediante aceitação, adaptação ou contestação. Assim, ainda que determinados atores busquem institucionalizar a sustentabilidade denotacionalmente, seu sentido oscila conotacionalmente conforme é difundido, seja por conveniência ou falta de clareza sobre como operacionalizá-lo nas organizações.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Realizamos una reflexión institucionalista sobre la construcción del(de los) sentido(s) de la sustentabilidad como factor legitimador de las organizaciones, argumentando que la construcción polisémica del concepto es operada lingüísticamente pretendiendo legitimarse en campos organizacionales heterogéneos. Aplicamos el modelo semiótico del proceso de institucionalización al concepto de sustentabilidad, destacando su construcción lingüístico-social en dos sentidos –denotativo y connotativo–, discutiendo el paso de la naturaleza objetiva del concepto a su naturaleza mítico-racional en la que la disociación de hacer, decir y significar transmuta su contenido semántico. La sustentabilidad se entiende, entonces, como una presión institucional más a la que las organizaciones deben responder, y estas suelen hacerlo estratégicamente, a través de la aceptación, la adaptación o la contestación. Así, aunque ciertos actores busquen institucionalizar la sustentabilidad denotacionalmente, su sentido oscila connotacionalmente a medida que se difunde, ya sea por conveniencia o por falta de claridad sobre cómo operacionalizarla en las organizaciones.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Adopting an institutionalist perspective on the construction of the meaning(s) of sustainability for organizations, we argue that this polysemic concept is linguistically employed in diverse fields with the intent to provide legitimacy. We apply the semiotic model of the institutionalization process to the concept of sustainability, highlighting its linguistic-social construction in two ways: as denotation and connotation. We then discuss the departure from the objective nature of the concept to its mythical-rational nature in which the separation of doing, saying, and meaning transmute its semantic content. Sustainability is, then, understood as another institutional pressure to which organizations need to respond, and they usually do so strategically through acceptance, adaptation, or contestation. Thus, even if certain actors aim to institutionalize sustainability as a denotation, its connotation fluctuates due to convenience or lack of clarity on how to operationalize it in organizations.
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br