Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração Pública, Volume: 57, Número: 2, Publicado: 2023
  • Recentralização, conflitos intergovernamentais e desigualdade territorial: perspectiva dos governos locais no Peru Artículo

    QUISPE-MAMANI, EDGAR; BORDA, WENCESLAO QUISPE; GEBERA, OSBALDO TURPO

    Resumo em Português:

    Resumo Os conflitos intergovernamentais, no contexto do centralismo Latino-americano e da recentralização no Peru, se agravaram nos últimos 30 anos, produzindo vários problemas sociopolíticos, econômicos e culturais em níveis subnacionais. Este fenômeno sociopolítico é analisado a partir da perspectiva dos governos locais na região de Puno, com base no desenho da Grounded Theory de Glaser e Strauss, para dar conta das categorias e subcategorias emergentes de análise sobre a dinâmica das relações intergovernamentais (RIG) no processo de políticas públicas locais. O principal argumento é que, como resultado do centralismo, da recentralização e dos conflitos intergovernamentais, a desigualdade territorial é reproduzida e reforçada nos níveis locais, expressa em uma dicotomia entre: dinâmicas de déficit territorial (áreas de atraso) e dinâmicas territoriais empreendedoras (áreas de crescimento).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los conflictos intergubernamentales, en el contexto del centralismo Latinoamericano y la recentralización en el Perú, se han agudizado durante los últimos 30 años, produciendo diversos problemas sociopolíticos, económicos y culturales en los ámbitos subnacionales. Este fenómeno sociopolítico se analiza desde la perspectiva de los gobiernos locales en la región Puno, basado en el diseño de la Teoría Fundamentada de Glasser y Strauss, para dar cuenta de las categorías y subcategorías de análisis emergentes respecto de la dinámica de las relaciones intergubernamentales (RIG) en el proceso de las políticas públicas locales. El argumento principal es que, como resultado del centralismo, la recentralización y los conflictos intergubernamentales, se reproduce y se refuerza la desigualdad territorial en los ámbitos locales, expresada en una dicotomía entre: dinámicas territoriales deficitarias (zonas de atraso) y dinámicas territoriales emprendedoras (áreas de crecimiento).

    Resumo em Inglês:

    Abstract Intergovernmental conflicts, in Latin America’s centralism and the recentralization in Peru, have been more acute over the last 30 years, producing sociopolitical, economic, and cultural problems at subnational levels. Based on the design of the grounded theory of Glasser and Strauss, this sociopolitical phenomenon is analyzed from the perspective of local governments in the Puno region to account for the emerging categories and subcategories of analysis regarding the dynamics of intergovernmental relations (IGR) in the local public policy process. The main argument is that, as a result of centralism, recentralization, and intergovernmental conflicts, territorial inequality reproduces and reinforces at the local level. These are expressed in a dichotomy between the deficit territorial dynamics (backward areas) and entrepreneurial territorial dynamics (growth areas).
  • A segurança como fator-chave para a cidade inteligente, a confiança dos cidadãos e o uso de tecnologias Artigo

    Romani, Giulie Furtani; Pinochet, Luis Hernan Contreras; Pardim, Vanessa Itacaramby; Souza, Cesar Alexandre de

    Resumo em Português:

    Resumo As cidades inteligentes vêm crescendo ao redor do mundo, impulsionadas por inovações tecnológicas. Com elas surgem diversas oportunidades, mas também novas ameaças à segurança e privacidade do usuário nessa realidade interconectada. Este estudo tem como objetivo investigar a percepção de segurança e confiança na tecnologia por parte dos cidadãos e como esta afeta a propensão ao seu uso e, consequentemente, à vida na cidade inteligente. Para tanto, conduziu-se um survey (n = 601), por meio do método PLS-SEM, para testar as hipóteses formuladas. Os resultados obtidos confirmam que o modelo proposto demonstra ser consistente. As relações “confiança e segurança subjetiva” e “segurança objetiva e privacidade de dados” obtiveram relações mais consistentes, assegurando a forte influência das barreiras “tangíveis” e “intangíveis” da percepção de segurança. Dessa forma, para obter e manter a confiança dos usuários, as instituições por trás da tecnologia precisam estar atentas à opinião deles e da sociedade, de forma a manter uma boa reputação para que possam, assim, perpetuar uma percepção positiva de segurança. Conclui-se, assim, que o conceito de segurança adquire uma nova dimensão no contexto da cidade inteligente por ser um componente crucial para toda a sua base e estar intimamente ligado à tecnologia, além de se apresentar como uma preocupação fundamental para os governos e as entidades que buscam implementar soluções e aplicações do conceito.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las ciudades inteligentes están creciendo en todo el mundo, impulsadas por las innovaciones tecnológicas. Con ellas surgen diversas oportunidades, pero también nuevas amenazas a nuestra seguridad y privacidad en esta realidad interconectada. Este estudio tiene como objetivo investigar la percepción de los ciudadanos sobre la seguridad y la confianza en las tecnologías y cómo afectan la propensión a usarlas y, en consecuencia, la vida en la ciudad inteligente. Para ello, se realizó una encuesta (n = 601) utilizando el método PLS-SEM para contrastar las hipótesis formuladas. Los resultados obtenidos confirman que el modelo propuesto resulta ser consistente. Las relaciones ‘confianza y seguridad subjetiva’ y ‘seguridad objetiva y privacidad de datos’ obtuvieron relaciones más consistentes, confirmando la fuerte influencia de las barreras ‘tangibles’ e ‘intangibles’ de la percepción de seguridad. De esta forma, para obtener y mantener la confianza de los usuarios, las instituciones que están detrás de las tecnologías deben estar atentas a su opinión y a la de la sociedad a los efectos de mantener una buena reputación, para que puedan, así, mantener una percepción positiva de la seguridad. Se concluye que el concepto de seguridad adquiere una nueva dimensión en el contexto de la ciudad inteligente, ya que es un componente crucial de toda su base, estrechamente vinculado a la tecnología además de presentarse como una preocupación fundamental para los gobiernos y entidades que buscan implementar soluciones conceptuales y aplicaciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Smart cities are growing around the world, driven by technological innovations. With them come several opportunities and new threats to our security and privacy in this interconnected reality. This study investigates citizens’ perception of security and trust in technologies and how they affect the propensity to use them and, consequently, life in the smart city. Therefore, a survey was conducted (n = 601) using the PLS-SEM method to test the formulated hypotheses. The results obtained confirm that the proposed model proves to be consistent. The relationships between ‘trust and subjective security’ and ‘objective security and data privacy’ obtained stronger relationships, confirming the strong influence of the ‘tangible’ and ‘intangible’ barriers of the perception of security. Thus, to obtain and maintain users’ trust, the institutions behind the technologies need to be attentive to the opinion of their users and society to keep a good reputation and a positive perception of security. The users’ opinion is a crucial component of smart cities’ entire base, closely linked to technology, and presents as a fundamental concern for governments and entities that seek to implement concept solutions and applications.
  • A política e a administração afetam o desempenho da inovação? Uma análise comparativa Artigo

    Cavalcante, Pedro Luiz Costa

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo principal do artigo é analisar os efeitos da política e da capacidade administrativa sobre o desempenho inovador dos países. A pesquisa examina comparativamente possíveis correlações entre democracia, competição política, desigualdade de renda, capacidade burocrática e corrupção/transparência com os resultados de inovação dos países. As variáveis dependentes são três indicadores de desempenho dos Índices de Inovação Global (GII). Após apresentar a teoria e a análise descritiva dos dados das variáveis da pesquisa, o trabalho emprega modelos de regressão multivariada para testar as hipóteses. A análise empírica reforçou que as dimensões política e administrativa são relevantes para entender as realizações dos sistemas nacionais de inovação. No entanto, democracia, qualidade da burocracia e corrupção/transparência não são fatores influentes nas performances inovadoras dos países como supõem os pressupostos normativos. Por outro lado, a competição política e a desigualdade impactam consideravelmente a forma como as economias estão inovando. Em conclusão, o artigo trouxe descobertas originais e interessantes que colocam em perspectiva a afirmação de que existe um caminho único ou regra geral para o crescimento da inovação. Consequentemente, as inferências fornecem subsídios para acadêmicos e atores envolvidos, públicos e privados, para melhorar os debates e decisões sobre as prioridades das ações governamentais em tempos de formulação de políticas baseadas em evidências.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo principal del documento es analizar los efectos de la política y la capacidad administrativa en el desempeño innovador de los países. La investigación examina comparativamente las posibles correlaciones entre democracia, competencia política, desigualdad de ingresos, capacidad burocrática y corrupción/transparencia con los resultados de innovación de los países. Las variables dependientes son tres indicadores de desempeño de los Índices Globales de Innovación (GII). Después de presentar la teoría y el análisis descriptivo de los datos sobre las variables de investigación, el documento ejecuta modelos de regresión multivariados para probar las hipótesis. El análisis empírico reforzó que las dimensiones política y administrativa son relevantes para comprender los logros de los sistemas nacionales de innovación. Sin embargo, la democracia, la calidad de la burocracia y la corrupción/transparencia no son factores influyentes en los resultados innovadores de los países como lo supondrían los supuestos normativos. Por el contrario, la competencia política y la desigualdad afectan considerablemente la forma en que las economías están innovando. En conclusión, el documento presentó hallazgos originales e interesantes que pusieron en perspectiva la afirmación de que existe un camino único o regla general para el crecimiento de la innovación. En consecuencia, las inferencias brindan información a académicos y partes interesadas, públicas y privadas, para mejorar los debates y las decisiones sobre las prioridades de las acciones gubernamentales en tiempos de formulación de políticas basadas en evidencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper’s primary goal is to analyze the effects of politics and administrative capacity on countries’ innovative performance. The inquiry comparatively examines possible correlations between democracy, political competition, income inequality, bureaucratic capacity, and corruption/transparency with countries’ innovation results. The dependent variables are three performance indicators of the Global Innovation Indexes (GII). After presenting the theory and the descriptive data analysis on the research variables, the paper runs multivariate regression models to test the hypotheses. The empirical analysis reinforced that political and administrative dimensions are relevant to understanding the national innovation systems’ achievements. However, democracy, bureaucracy quality and corruption/transparency are not influential factors in countries’ innovative results as the normative assumptions would suppose. On the contrary, political competition and inequality considerably impact how economies innovate. In conclusion, the paper brought original and intriguing findings that put in perspective the claim that there is a unique path or rule of thumb for innovation growth. Consequently, the inferences provide insights to scholars and stakeholders, public and private, to improve the debates and decisions regarding the priorities for government actions in times of evidence-based policymaking.
  • Redes de governança intermunicipal: aplicação de modelos de gráficos aleatórios exponenciais em Los Lagos, Chile Artículo

    Retamal-Soto, Karina; Arias-Yurisch, Karina; Ramos-Fuenzalida, Camila

    Resumo em Português:

    Resumo Desde a década de noventa, a ideia de governança permeou os debates sobre a transformação do Estado no âmbito regional, não obstante, as dificuldades de sua operacionalização têm limitado nosso conhecimento. Este artigo busca contribuir para essa lacuna, examinando a dimensão interjurisdicional da governança regional. Aplicando a perspectiva da análise de redes, estuda-se a formação de redes intermunicipais que se configuram a partir de diferentes mecanismos de colaboração. Com base no marco institucional da ação coletiva, o artigo analisa a prevalência de estruturas de relacionamento associadas a diferentes tipos de capital social (bonding/bridging) em três redes intermunicipais da região de Los Lagos, no Chile. Através da aplicação de modelos de gráficos aleatórios exponenciais (ERGM), obtêm-se evidências que suportam a prevalência consistente de bonding nas três redes estudadas e sua coexistência com estruturas descentralizadas em redes de maior complexidade regional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Desde los noventa, la idea de gobernanza ha permeado los debates acerca de la transformación del Estado a escala regional, sin embargo, las dificultades de su operacionalización han limitado nuestro conocimiento. Este artículo busca contribuir con esta brecha, examinando la dimensión interjurisdiccional de la gobernanza regional. Aplicando la perspectiva de análisis de redes, se estudia la formación de las redes intermunicipales que se configuran a partir de diferentes mecanismos de colaboración. Con base en el marco de acción colectiva institucional, el artículo analiza la prevalencia de estructuras de relacionamiento asociadas a diferentes tipos de capital social (bonding - capital social vínculo ‒ y bridging - capital social puente ‒) en tres redes intermunicipales de la región de Los Lagos, en Chile. Por medio de la aplicación de modelos de grafos aleatorios exponenciales (ERGM), se obtiene evidencia para sustentar la consistente prevalencia de bonding en las tres redes estudiadas y su coexistencia con estructuras descentralizadas en las redes de mayor complejidad regional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The idea of governance has permeated the debates on the state’s transformation at the regional level since the 1990s. However, operationalization difficulties have limited our knowledge of the phenomenon. This article contributes to filling this gap by examining the inter-jurisdictional dimension of regional governance. From a network perspective, the article studies the emergence of inter-municipal networks from different local collaborative mechanisms. Based on the institutional collective action framework, the study analyzes the prevalence of network structures associated with different types of social capital (bonding/bridging) in three inter-municipal networks in the Los Lagos Region in Chile. The application of exponential random graph models (ERGM) revealed evidence supporting the consistent prevalence of bonding in the three networks studied. The findings also showed the networks’ coexistence with structures decentralized in more complex regional networks.
  • O papel das capacidades de TI, capacidade de reconfiguração de TI e inovatividade no desempenho organizacional: evidências do setor público brasileiro Artigo

    Marchiori, Danilo Magno; Rodrigues, Ricardo Gouveia; Mainardes, Emerson Wagner; Popadiuk, Silvio

    Resumo em Português:

    Resumo Tendo em vista o crescente volume de recursos investidos em tecnologia da informação a cada ano, as organizações do setor público devem cada vez mais ter a capacidade de reunir, integrar e implementar recursos de TI, a fim de atender às necessidades dos processos organizacionais. Além disso, as organizações públicas são cada vez mais exigidas a serem mais ágeis e flexíveis para atender às demandas dinâmicas das sociedades. Nesse sentido, as organizações públicas devem ser capazes de administrar e aplicar adequadamente os recursos de TI de que dispõem, bem como criar ambientes organizacionais que permitam e estimulem o florescimento da inovação. Ou seja, devem aprender a cultivar as capacidades de TI e a inovação, com o objetivo de melhor cumprir sua missão e criar valor público. Assim, o objetivo deste estudo é identificar as relações existentes entre inovatividade, capacidades de TI, capacidade de reconfiguração de TI e desempenho organizacional, no contexto do setor público. Para tanto, dados de 254 organizações públicas brasileiras, dos mais diversos portes e setores, foram analisados por meio de uma abordagem de equações estruturais (SEM). Os resultados indicaram que a capacidade de reconfigurar TI deve ser listada entre as capacidades de TI das organizações públicas, bem como que as capacidades de TI desempenham um papel no fomento da inovação das organizações e que ambas (as capacidades de TI e a inovatividade) têm um impacto positivo no desempenho das organizações. Ao testar proposições teóricas identificadas no contexto do setor privado, mas insuficientemente avaliadas no setor público, o estudo acrescenta um bloqueio na construção do conhecimento sobre capacidade de inovação e capacidades de TI, além de apontar caminhos para gestores públicos sobre como eles podem tornar suas instituições mais bem preparadas para enfrentar ambientes em constante mudança.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En vista del creciente volumen de recursos invertidos anualmente en tecnología de la información, las organizaciones del sector público deben tener cada vez más la capacidad de reunir, integrar e implementar recursos de TI para satisfacer las necesidades de los procesos organizacionales. Además, a las organizaciones públicas se les exige cada vez más ser más ágiles y flexibles para poder atender las demandas dinámicas de las sociedades. En este sentido, las organizaciones públicas deben ser capaces de gestionar y aplicar adecuadamente los recursos informáticos de los que disponen, así como crear entornos organizativos que permitan y favorezcan el florecimiento de la innovación. Es decir, deben aprender a cultivar las capacidades de TI y la innovación, con el objetivo de cumplir mejor su misión y crear valor público. Así, el objetivo de este estudio es identificar las relaciones existentes entre la innovación, las capacidades de TI, la capacidad de reconfiguración de TI y el desempeño organizacional, en el contexto del sector público. Para ello, se analizaron datos de 254 organizaciones públicas brasileñas de los más diversos tamaños y sectores, utilizando un enfoque de ecuaciones estructurales (SEM). Los resultados indicaron que la capacidad de reconfigurar la TI debe figurar entre las capacidades de TI de las organizaciones públicas, así como que las capacidades de TI desempeñan un papel en el fomento de la innovación de las organizaciones y que ambas (capacidades de TI e innovación) tienen un impacto positivo en el desempeño de las organizaciones. Al contrastar proposiciones teóricas identificadas en el contexto del sector privado, pero insuficientemente evaluadas en el sector público, el estudio agrega un bloque en la construcción de conocimiento sobre la capacidad de innovación y las capacidades de TI, además de señalar caminos para los gestores públicos sobre cómo pueden hacer que sus instituciones estén mejor preparadas para enfrentar entornos en constante cambio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The growing investments in information technology (IT) each year pushes public sector organizations to develop the ability to gather, integrate, and implement these resources to improve organizational processes. Public sector organizations have to be agile and flexible to meet society’s dynamic demands. In this sense, IT management and creating an organizational environment facilitating innovation are crucial measures. These organizations must learn to cultivate IT capabilities and innovativeness to improve their performance and create public value. Thus, this study aims to identify the existing relationships between innovativeness, IT capabilities, IT reconfiguration capability, and organizational performance in the public sector. The research analyzed data from 254 Brazilian public organizations of the most diverse sizes and sectors using structural equation modeling (SEM). The results indicated that the ability to reconfigure IT must be listed among the organizations’ IT capabilities. Also, the findings suggest that IT capabilities foster organizations’ innovativeness, and IT capabilities and innovativeness positively impact the organizations’ performance. The study contributes to knowledge of innovation and IT capabilities by testing theoretical propositions identified in the context of the private sector but insufficiently assessed in the public sector. Finally, the study points out ways for public managers to better prepare their institutions to face constantly changing environments.
  • Transparência, accountability e governance: revisão sistemática da literatura nos hospitais públicos Artigo

    Nunes, Carlos; Gomes, Patrícia; Santana, Joaquim

    Resumo em Português:

    Resumo Neste estudo busca-se desenvolver uma revisão da literatura baseada na análise bibliométrica sobre o tema da transparência e da accountability no contexto da governance dos hospitais públicos, procurando identificar linhas de investigação, teoria, método de investigação e lacunas existentes por intermédio da análise das publicações científicas datadas até 2020. A investigação seguiu o referencial teórico da transparência e da accountability no setor público com o intuito de compreender o seu enquadramento no contexto da governance dos hospitais. Com recurso ao software Bibliometrix e terminado o processo de consulta dos artigos nas bases de dados Scopus e WoS, foram selecionados 118 artigos para este estudo. Constatou-se que, no período entre 2017-2020, cerca de 85% das publicações são de base qualitativa e há uma tendência crescente no estudo da transparência e da accountability na governança dos hospitais públicos. A transparência surge frequentemente interligada à responsabilização dos agentes (accountability), às políticas de comunicação externa (relatórios públicos) e interna, assim como à sua compreensibilidade. Verificou-se a ainda predominância das publicações de origem norte-americana e chinesa. O estudo identifica também a escassez de investigação baseada em modelos quantitativos que explorem relações de dependência entre as dimensões estudadas, limitando a compreensão da interdependência entre as práticas de transparência e os atributos internos e externos das organizações. O estudo contribui para o conhecimento sobre interações entre transparência, accountability e prestação de contas na governança dos hospitais públicos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio es desarrollar una revisión bibliográfica basada en el análisis bibliométrico sobre el tema de la transparencia y la rendición de cuentas en el ámbito de la gobernanza de los hospitales públicos, buscando identificar líneas de investigación, teorías, métodos de investigación y lagunas existentes a través del análisis de las publicaciones científicas fechadas hasta 2020. La investigación siguió el referencial teórico de la transparencia y la rendición de cuentas en el sector público para comprender su marco en el ámbito de la gobernanza de los hospitales. Recurriendo al software Bibliometrix, y tras el proceso de consulta de los artículos en las bases de datos Scopus y WoS, se seleccionaron 118 artículos de interés para este estudio. Se constató que, en el periodo comprendido entre 2017 y 2020, aproximadamente el 85% de las publicaciones son de base cualitativa y existe una tendencia creciente en el estudio de la transparencia y la rendición de cuentas en el ámbito de la gobernanza de los hospitales públicos. La transparencia aparece a menudo interconectada con la responsabilidad de los agentes (rendición de cuentas), las políticas de comunicación externa (informes públicos) e interna, así como su comprensibilidad. También se observó el predominio de publicaciones de origen norteamericano y chino. El estudio también identifica la escasez de investigaciones que utilicen modelos cuantitativos que exploren las relaciones de dependencia entre las dimensiones estudiadas, lo que limita la comprensión de la interdependencia entre las prácticas de transparencia y los atributos internos y externos de las organizaciones. El estudio contribuye al conocimiento de las interacciones entre transparencia, rendición de cuentas y reporte en el ámbito de la gobernanza de los hospitales públicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study develops a literature review based on bibliometric analysis on the theme of transparency and accountability within the scope of governance of public hospitals, seeking to identify research lines, theories, research methods, and existing gaps through the analysis of scientific publications until 2020. The investigation followed the theoretical lens of transparency and accountability in the public sector to understand its framework within the scope of the governance of hospitals. Using the Bibliometrix software, and after the consultation process of the articles published in the Scopus and WoS databases, a sample with 118 articles was selected. It was found that, in the period between 2017-2020, approximately 85% of the publications were qualitative, and there is a growing trend in the study of transparency and accountability within the scope of governance of public hospitals. Transparency often appears interconnected with the accountability of agents (accountability), external communication policies (public reports), internal communication policies, and their comprehensibility. The predominance of publications of North American and Chinese origin was also noted. The study also identifies the scarcity of research using quantitative models that explore dependency relationships between the dimensions studied, limiting the comprehensibility of the interdependence between transparency practices and organizations’ internal and external attributes. The study contributes to the knowledge about the interactions between transparency, accountability, and reporting within the scope of governance of public hospitals.
Fundação Getulio Vargas Fundaçãoo Getulio Vargas, Rua Jornalista Orlando Dantas, 30, CEP: 22231-010 / Rio de Janeiro-RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rap@fgv.br