Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Volume: 27, Número: 7, Publicado: 2023
  • Biomassa e eficiência no uso da água do crisântemo sob adubação orgânica, mineral e organomineral Articles

    Meneghetti, Luana A. M.; Bonfim-Silva, Edna M.; Silva, Tonny J. A. da; Duarte, Thiago F.; Pinheiro, Everton A. R.; Oliveira, Jakeline R. de

    Resumo em Português:

    RESUMO A maioria dos solos tem uma acidez excessiva que diminui a eficiência produtiva das plantas. Existem diversas formas de corrigir a acidez do solo e disponibilizar nutrientes para as culturas. A cinza vegetal é um resíduo gerado pela combustão da biomassa vegetal utilizada na correção da acidez do solo e como fertilizante. O organomineral utilizando como matéria prima a cinza vegetal é uma outra alternativa de fertilizante, reduzindo o volume de cinza vegetal e adubo mineral utilizados no campo. Objetivou-se por esta pesquisa avaliar a produção de biomassa e eficiência no uso da água no cultivo de Crisântemo sob adubação orgânica, mineral e organomineral associada a calagem. O experimento foi realizado em casa de vegetação em delineamento de blocos casualizados, com esquema fatorial 5 × 2, sendo cinco manejos de adubações (cinza de madeira incubada, cinza de madeira não incubada, organomineral, adubação mineral e controle) e dois níveis de calagem (0 e 100% da recomendação), com cinco repetições. A produção de biomassa foi significativa somente para adubação de forma isolada e o organomineral demonstrou maior produção de biomassa. Cinza incubada é mais adequada, pois resultou em maiores valores de produção.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Fertilizers with wood ash increases biomass production of chrysanthemum. Organomineral using wood ash as raw material is an alternative fertilizer for chrysanthemum cultivation. Organic, mineral, and organomineral fertilizers increase water use efficiency.
  • Transferência de calor em latossolo vermelho (Oxisol) em processo de armazenamento de calor Articles

    Sanches, Édipo S.; Sanches, Ítalo S.; Jordan, Rodrigo A.; Omido, Agleison R.; Motomiya, Anamari V. de A.; Barboza, Christian S.; Santos, Rodrigo C.; Antunes, Bruno M.

    Resumo em Português:

    RESUMO A energia geotérmica é uma fonte renovável que pode auxiliar no condicionamento térmico de ambientes construídos. O objetivo deste estudo foi analisar a transferência de calor em um Latossolo Vermelho (Oxisol), em processo de armazenamento de calor, utilizando dois trocadores de calor lineares. Os tratamentos foram dispostos em esquema fatorial 3 × 2 × 3, correspondendo a três diferenciais de temperatura entre solo e água (5, 10 e 15 °C), dois tipos de materiais (PVC e cobre) e três distâncias radiais (10, 20 e 25 cm), com três repetições. As variações de temperatura do solo foram obtidas continuamente por um período de 12 horas usando sensores DS18B20. Essas variações foram logarítmicas em função do tempo de transferência de calor e da distância radial, e lineares em função do diferencial de temperatura entre o solo e a água (θ). O diferencial de temperatura entre o solo e a água foi o principal fator que influenciou na variação da temperatura do solo, sendo que o material empregado foi insignificante nessa variação. A distância mínima entre os trocadores de calor deve ser maior que 50 cm, e os tubos de PVC se mostraram mais atrativos para uso envolvendo troca térmica com o solo por serem mais viáveis que os de cobre e mais fáceis de serem executados.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Soil temperature increased logarithmically as a function of heat transfer time. The type of material of the linear heat exchanger (PVC and copper) had no influence on soil temperature variation. The installation distance between geothermal heat exchangers must be greater than 50 cm.
  • Variabilidade espacial de atributos físicos de um Espodossolo e da produtividade da cana-de-açúcar Articles

    Souza, Diego H. S. de; Silva, Ênio F. de F. e; Paz-González, Antonio; Siqueira, Glécio M.; Silva, Jucicléia S. da; Dantas, Daniel da C.

    Resumo em Português:

    RESUMO As práticas agrícolas promovem alterações nas propriedades físicas do solo, ocasionando modificações na sua densidade, porosidade, na distribuição do diâmetro dos poros e na retenção de água pelo solo que influencia na disponibilidade às plantas. A agricultura de precisão atua como uma ferramenta que auxilia no manejo do solo favorecendo a produtividade agrícola. Dentro desta lógica, o objetivo do presente estudo foi avaliar a influência da variabilidade espacial dos atributos físicos de um Espodossolo na produtividade da cultura de cana-de-açúcar. As amostragens do solo e da produtividade da cultura foram realizadas em 90 pontos escolhidos aleatoriamente na área experimental. Foram coletadas amostras deformadas e não deformadas nas camadas de solo de 0,00-0,20 e 0,20-0,40 m, a fim de analisar os atributos: textura, densidade do solo, umidade na capacidade de campo, porosidade total, macro e microporosidade. As maiores produtividades de cana-de-açúcar foram observadas em regiões com solo mais aerado, com menor densidade do solo e maior porosidade total, e com maior capacidade de retenção de água na camada de 0,00-0,20 m. Não foi possível detectar dependência espacial para as frações granulométricas do solo com o esquema de amostragem utilizado, exceto para a argila na camada de 0,20-0,40 m. O modelo esférico foi o que melhor se ajustou ao conjunto dos dados das variáveis estudadas.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Total porosity, microporosity and macroporosity of the soil did not show spatial dependence. Among the soil granulometric fractions, only the clay present in the 0.20-0.40 m layer showed spatial dependence. Sugarcane yield was higher in points with lower bulk density and higher total soil porosity.
  • Algoritmo genético no projeto de silos de soja visando a homogeneização do fluxo de ar Articles

    Petravicius, Daniel; Binelo, Manuel O.; Binelo, Marcia de F. B.; Faoro, Vanessa; Silva, José A. G. da

    Resumo em Português:

    RESUMO Um dos processos mais usados para garantir a qualidade dos grãos em grandes armazéns é a aeração. Um modelo de otimização que considere a natureza limitada e discreta das entradas de ar, além das características geométricas do armazém dos grãos, pode produzir resultados mais facilmente aplicáveis no design de novos armazéns graneleiros. O objetivo deste estudo foi parametrizar e aplicar o modelo de Darcy-Forchheimer para simulação de fluxo de ar em massa de grãos de soja em função da altura da camada de grãos e desenvolver um método de inteligência artificial baseado em algoritmos genéticos para otimizar as dimensões do armazém de grãos e a configuração das entradas de ar para obter um fluxo de ar mais homogêneo na massa de grãos. A parametrização considerou o efeito da compactação dos grãos e as simulações em OpenFOAM mostraram boa concordância com os dados experimentais. O algoritmo genético proposto foi capaz de aumentar a homogeneidade do fluxo de ar se comparada ao armazém usado como referência.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The Darcy-Forchheimer model was parameterized for airflow in bulk soybeans. Genetic algorithms were developed to optimize the grain storage bin dimensions and air inlet configuration. The developed genetic algorithm increased the airflow homogeneity for the studied case.
  • Morfofisiologia e produção de aceroleira sob estresse salino e adubação com nitrogênio-fósforo-potássio Articles

    Souza, Leandro de P.; Lima, Geovani S. de; Gheyi, Hans R.; Fátima, Reynaldo T. de; Silva, André A. R. da; Nobre, Reginaldo G.; Soares, Lauriane A. dos A.; Lacerda, Cassiano N. de

    Resumo em Português:

    RESUMO O cultivo de aceroleira sob irrigação com água salina está sujeito aos efeitos deletérios ocasionados pelo estresse salino. Dessa forma, a identificação de combinações de adubação com NPK pode ser uma estratégia para garantir a expansão da agricultura irrigada. Neste contexto, objetivou-se com o presente estudo avaliar a morfofisiologia e a produção da aceroleira cv. Flor Branca em função da irrigação com águas de diferentes condutividades elétricas e da adubação com combinações de nitrogênio-fósforo-potássio. O experimento foi desenvolvido em casa de vegetação utilizando-se o delineamento de blocos casualizados, em esquema fatorial 2 × 10, sendo dois níveis de condutividade elétrica da água de irrigação (0,6 e 4,0 dS m-1) e dez combinações de adubação com nitrogênio (N), fósforo (P2O5) e potássio (K2O): (80-100-100; 100-100-100; 120-100-100; 140-100-100; 100-80-100; 100-120-100; 100-140-100; 100-100-80; 100-100-120 e 100-100-140% da recomendação de N-P2O5-K2O), com três repetições. A salinidade da água de irrigação de 4,0 dS m-1 afetou negativamente a condutância estomática, diâmetro médio da copa, volume de copa e número de frutos por plantas da aceroleira cv. Flor Branca. A combinação de 100-100-100% de NPK aumentou a transpiração, a taxa de assimilação de CO2 e a condutância estomática, aos 260 dias após o transplantio. Embora a combinação NPK de 80-100-100% tenha aumentado o número de frutos, a maior produção por planta foi obtida sob 100-80-100% NPK, independentemente da condutividade elétrica da água de irrigação.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Water salinity of 4.0 dS m-1 reduced stomatal conductance, crown volume, and the number of fruits of West Indian cherry. Fertilization with100-100-100% recommendation of nitrogen-phosphorus-potassium (NPK) in-creases the CO2 assimilation rate. The lowest production per plant was obtained under fertilization with 100-100-120% of the NPK recommendation.
  • Bioestimulantes aumentam o crescimento e a produtividade do milho de segunda safra Articles

    Thomé, Silvia E. N.; Lima, Sebastião F.; Oliveira, Izabela C. de; Contardi, Lucymara M.; Vendruscolo, Eduardo P.; Andrade, Maria G. de O.; Cordeiro, Meire A. S.; Arguelho, Jeysielli C.; Oliveira, Janaina J. de

    Resumo em Português:

    RESUMO O uso de bioestimulantes no milho segunda safra (Zea mays) pode promover maior atividade fisiológica das plantas, resultando em maior produtividade de grãos. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar as características de crescimento e produtividade do milho segunda safra sob aplicação de fitormônios e nicotinamida. O delineamento estatístico utilizado foi em blocos casualizados dispostos em esquema fatorial com 2 doses de fitohormônios (0 e 500 mL ha-1) × 5 concentrações de nicotinamida (0, 200, 400, 600 e 800 mg L-1) com quatro repetições. O uso dos dois bioestimulantes favoreceu todas as variáveis avaliadas para a cultura do milho. O uso isolado de fitormônios e nicotinamida promoveu produtividades de grãos de 6.089,6 e 6.242,5 kg ha-1, representando respectivamente, ganhos de 6,0 e 11,6%, em relação à testemunha. A aplicação de 800 mg L-1 de nicotinamida proporcionou maior produtividade de grãos de milho. O uso de fitohormônios e nicotinamida, isolados ou associados, foram favoráveis às características de crescimento e produtividade do milho segunda safra. Houve efeito sinérgico de fitormônios e nicotinamida para altura de inserção da primeira espiga e o número de fileiras por espiga.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: The use of phytohormones and nicotinamide promotes growth and yield in maize crop when used together or alone. Phytohormones increase maize grain yield by 6.0%. Nicotinamide increases maize grain yield by 11.6%.
  • Velocidade de impacto e análise de danos de tubérculos de batata sob teste de impacto pendular Articles

    Xie, Shengshi; Deng, Weigang; Liu, Fei

    Resumo em Português:

    RESUMO Um estudo foi realizado para investigar a relação entre os fatores (altura inicial, massa de tubérculo, temperatura de tubérculo e impacto material) e as variáveis características do impacto (velocidade e volume da lesão), determinado através do equipamento de teste de impacto de pêndulo. Verificou-se que o volume de contusão e a velocidade máxima aumentaram significativamente com o aumento da altura inicial, enquanto a velocidade mínima e o tempo de atingir a velocidade máxima diminuíram durante o mesmo processo de impacto. Com o incremento da massa do tubérculo, suas velocidades de impacto e tempo de atingir a velocidade máxima apresentaram alteração linear, mas o volume de contusão mudou não linearmente. Enquanto isso, as relações entre temperatura do tubérculo e parâmetros característicos de impacto foram de acordo com relações lineares. A haste de borracha de 65 Mn pode reduzir notavelmente os danos causados pelo impacto da batata devido ao seu efeito amortecedor. O volume de contusões de batata pode ser previsto com base na velocidade máxima e mínima.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Initial height and tuber mass significantly affect bruise volume and velocity characteristics. Suitable temperature (above 20 °C) and impact material (especially rubber) can reduce bruise of potato. Maximum and minimum velocities can predict bruise volume of potato.
  • Milho orgânico cultivado com Herbaspirillum seropedicae e Azospirillum brasilense associados com adubos verdes Articles

    Ávila, Joseani S.; Ferreira, Joilson S.; Santos, Rayka K. A.; Rocha, Pablo A. da; Lima, Maida C. D. de

    Resumo em Português:

    RESUMO O cultivo orgânico de milho vem ganhando maior relevância em todo o setor agrícola, com mercado em ascensão, mais rentável para os produtores além de contribuir com o meio ambiente, reduzindo impactos ambientais. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da adubação verde e inoculação com bactérias diazotróficas na produtividade do milho, sob o sistema orgânico de cultivo. O experimento foi conduzido no Sítio Vale da Jaqueira (área com certificação orgânica), povoado da Estiva, município de Vitória da Conquista, Bahia. O delineamento foi em blocos casualizados, esquema fatorial 4 × 3. Os fatores foram: Adubação verde (mucuna preta, crotalária, feijão de porco, plantas espontâneas) com inoculação (Herbaspirillum seropedicae, Azospirillum brasilense) e sem inoculação, com quatro repetições. A associação entre Herbaspirillum seropedicae e feijão de porco proporcionou incremento de 44,91% na produtividade de grãos em relação a testemunha, sendo uma alternativa viável para o cultivo de milho em sistema orgânico.

    Resumo em Inglês:

    HIGHLIGHTS: Associative bacteria increase maize yield. Green manure associated with diazotrophic bacteria is a viable alternative for organic maize culti-vation. Jack bean, sunn hemp, and velvet bean as green manure promote a good performance of the maize crop.
Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola, UFCG, Av. Aprígio Veloso 882, Bodocongó, Bloco CM, 1º andar, CEP 58429-140, Campina Grande, PB, Brasil, Tel. +55 83 2101 1056 - Campina Grande - PB - Brazil
E-mail: revistagriambi@gmail.com