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Revista Brasileira de Literatura Comparada, Volume: 25, Número: 48, Publicado: 2023
  • Literatura Comparada e suas encruzilhadas (políticas, discursivas e interculturais) Apresentação

    Lopes, Cássia; Yerro, Jorge Hernán; Lima, Rachel Esteves
  • tatiana nascimento, pensamento amefricano no presente Dossiê

    Alves, Alcione Corrêa

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo propõe a discussão, a partir do pensamento de tatiana nascimento, da chave de leitura dor/resistência/denúncia, enquanto solução modelar a nossa comunidade científica, no tratamento científico a textos literários amefricanos. O exame do problema requer um diálogo entre o ensaio de tatiana nascimento e um corpus de obras literárias amefricanas, com destaque ao conto “El espíritu africano en Parque Capurro”, de Mónica dos Santos. Por fim, o artigo esboça o silenciamento como categoria de análise às obras literárias. Como uma de suas hipóteses, se ressalta o quanto interpretações a partir da referida chave de leitura correm o risco de implicar um gesto de violência epistêmica, no bojo de nosso fazer-ciência, quando lemos literaturas amefricanas [quiçá naturalmente] como literaturas de nossos Outros.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article proposes a discussion, based on tatiana nascimento's thinking, of the pain/resistance/denunciation motif as a model solution for our scientific community in the scientific treatment of Amefrican literary texts. Examining the problem requires a dialogue between the essay by tatiana nascimento and a corpus of Amefrican literary works, with an emphasis on the short story “El espíritu Africano en Parque Capurro”, by Mónica dos Santos. Finally, the article outlines silencing as a category of analysis for literary works. As one of its hypotheses, it is highlighted how much interpretations from the aforementioned motif take the risk of implying a gesture of epistemic violence, in the midst of our doing-science, when we read Amefrican literatures [perhaps naturally] as literatures of our Others.
  • Eredità e riappropriazioni indigene decoloniali dell’antropofagia di Oswald de Andrade Dossiê

    Di Eugenio, Alessia

    Resumo em Português:

    RESUMO Analisando o sucesso e o longo percurso da Antropofagia cultural de Oswald de Andrade, o artigo pretende refletir sobre a forma como ela foi recentemente redesenhada a partir de contribuições teóricas e artísticas indígenas. Considerando as críticas elaboradas por essas reapropriações, o texto entende ler a Antropofagia como uma proposta onto-política de aliança e transformação decolonial, em conexão com produções e escritas contemporâneas.

    Resumo em Italiano:

    ABSTRACT Ripercorrendo il successo e il lungo cammino dell’Antropofagia culturale di Oswald de Andrade, l’articolo intende riflettere sul modo in cui è stata recentemente risignificata a partire da contributi teorici e artistici indigeni. Considerando le critiche mosse da tali riappropriazioni, questo testo si propone di leggere l’Antropofagia come proposta onto-politica di alleanza e trasformazione decoloniale, in connessione con produzioni e scritture contemporanee.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT By retracing the success and the long journey of Oswald de Andrade's cultural Anthropophagy, the article aims to reflect upon how it has recently been reinterpreted through indigenous theoretical and artistic contributions. Considering the critique related to such reappropriations, this paper reads Anthropophagy as an onto-political proposition for an alliance and a decolonial transformation, in connection with contemporary productions and writings.
  • As multidões da meia-noite: vida e época de Saleem Sinai Dossiê

    Martins, Anderson Bastos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo propõe uma leitura de Os filhos da meia-noite (1981), de Salman Rushdie, ao lado de Multidão: guerra e democracia na era do Império (2004), de Michael Hardt e Antonio Negri, numa tentativa de adentrar a discussão proposta pelos autores do segundo volume de que a multidão necessita de um novo Rabelais que possa captar sua monstruosidade revolucionária em ação rumo a uma nova concepção de democracia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper reads Salman Rushdie’s Midnight’s Children (1981) alongside Michael Hardt and Antonio Negri’s Multitude: War and Democracy in the Age of Empire (2004) in an attempt to enter the discussion presented by the latter authors that the multitude requires the existence of a new Rabelais who can capture its revolutionary monstrosity in action towards a new sense of democracy.
  • Trilogia da miséria. A literatura de João do Rio e o Brasil de hoje Dossiê

    Domingues, Chirley; Juliano, Dilma Beatriz Rocha

    Resumo em Português:

    RESUMO Em texto redigido na última década do século XX, o crítico Antonio Candido destaca a importância da crônica para a história da literatura brasileira, uma vez que o gênero proporcionou a muitos autores nacionais relevante projeção no meio literário. Acrescentamos a isso, o vigor que a crônica pode manter transformando-se em documento histórico - um retrato, um ponto de vista de seu tempo capaz de reverberar no presente. Nessa perspectiva é que se propõe a leitura de João do Rio, considerado como um dos maiores cronistas do fim do século XIX e início do XX. Conciliando ficção e realidade, ou ainda, imaginação e informação, ele esculpe a sociedade brasileira em sua obra, permitindo imagens nítidas do que, no presente, pode ser apontado como a estrutura política e social do Brasil, desde os tempos coloniais. Com uma linguagem marcada pelo sarcasmo, como destaca Candido, a obra de João do Rio reitera, na atualidade, a relevância de pensarmos o Brasil em sua história, na medida em que apresenta uma crítica evidente à sociedade brasileira do início do século XX, que se tornou mais aguda hoje. E é esse o objetivo do estudo aqui apresentado, ou seja, destacar em três textos de João do Rio, intitulados “A peste”, “A galeria superior” e “Crimes de amor”, temas que evidenciam, em pleno século XXI, traços de um Brasil atrasado e anacrônico, ainda marcado pela desigualdade social, pelo racismo e pela violência contra as mulheres, evidenciando o que denominamos aqui de trilogia da miséria: desproteção de crianças e adolescentes pobres, vitimização dos homens nos crimes passionais e privilégios de classe em períodos de crises sanitárias. Com o estudo em questão, verificamos o quanto a escrita de João do Rio, 100 anos após sua morte, ainda se revela um importante testemunho literário de um Brasil no qual a violência se manifesta de formas diversas em seus modos mais desiguais de convivência social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In a text written in the last decade of the 20th century, critic Antonio Candido highlights the importance of the newspaper column for the history of Brazilian literature, as the genre provided many national authors with a relevant projection in the literary world. We add the vigor that the column retains by being transformed into a historical document - a portrait, a point of view of its time capable of reverberating in the present. From this perspective, this study proposes reading João do Rio, considered one of the greatest columnist of the late 19th and early 20th centuries. Reconciling fiction and reality, or even imagination and information, João do Rio’s work sculpts Brazilian society, allowing clear images of what, in the present, can be seen as Brazilian political and social structure since colonial times. With sarcastic language, as highlighted by Candido, João do Rio’s work reiterates, nowadays, the relevance of thinking about Brazil in its history insofar as it presents an evident criticism - intensified nowadays - of Brazilian society at the beginning of the 20th century. The objective of this study is to highlight, based on three texts by João do Rio, “A peste” [The Plague], “A galeria superior” [Upper Gallery], and “Crimes de amor” [Love Crimes], themes that confirm, in the 21st century, traits of a backward and anachronistic Brazil, still marked by social inequality, racism, and violence against women, revealing what we call here “the trilogy of misery”: lack of protection for poor children and adolescents, victimization of men in crimes of passion, and class privileges in times of health crisis. With the study in question, we verify how much João do Rio’s writings -one hundred years after his death - still reveal an important literary testimony of a Brazil in which violence emerges in different ways in its most unequal manners of social coexistence.
  • Literatura de trânsito e transformações da percepção Dossiê

    Mathias, Dionei

    Resumo em Português:

    RESUMO As diferentes modalidades da literatura de trânsito (literatura de viagem, literatura pós-colonial, literatura de fluxos migratórios nacionais ou internacionais ou literaturas transnacionais) encenam contatos com alteridade. Esses encontros podem ocorrer com outras configurações culturais, mas também podem ser experiências dentro do próprio contexto de socialização. Em ambos os casos, há um deslocamento que propicia encontros, nos quais as redes de sentido interagem. Nessa interação, destaca-se a forma da condução do olhar para o mundo. O indivíduo pode buscar a manutenção de suas redes primárias de sentido, sua revisão ou mesmo uma confluência, em que os sentidos alheios são reciprocamente absorvidos. Implícita às diferentes formas de trânsito, portanto, encontra-se sempre uma atitude diante da diferença com a qual o indivíduo se depara. Essa atitude remete a estratégias de administração do sentido que se diferenciam conforme a narrativa pessoal e a visão de mundo dos sujeitos que participam da interação. Nessa esteira, este artigo deseja discutir a emergência de percursos da percepção na literatura de trânsito e, na sequência, analisar sua representação nos romances Europastraße 5 ( Rodovia Europa 5), de Güney Dal, e Die juristische Unschärfe einer Ehe ( A indeterminação jurídica de um matrimônio), de Olga Grjasnowa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The different modalities of transit literature (travel literature, post-colonial literature, literature on national or international migration flows, or transnational literature) reenact contact with otherness. These encounters can happen under other cultural configurations, but can also be experiences within the context of socialization itself. In both cases, there is a displacement that produces encounters, in which networks of meaning interact. In this interaction, the way of looking at the world plays an important role, so that the individual can try to maintain its primary networks of meaning, look for a revision or even make an effort to generate a confluence, in which the meanings of others are reciprocally absorbed. Implicit to the different forms of transit, there is always an attitude towards the difference that the individual is faced with. This attitude refers to the strategies of meaning management, which differ according to the personal narrative and worldview of the partners engaged in the interaction. With this in mind, this article aims to discuss the emergence of paths of perception in transit literature and, subsequently, analyze its representation in two novels: Güney Dal’s Europastraße 5 and in Olga Grjasnowa’s Die juristische Unschärfe einer Ehe.
  • Da representação à busca de expressão: visões do indígena na produção literária brasileira Dossiê

    Coutinho, Eduardo F.

    Resumo em Português:

    RESUMO Habitante das terras brasileiras à época de seu descobrimento pelos portugueses, o ameríndio sempre esteve presente, enquanto tema, na produção literária do Brasil, tendo inclusive ocupado posto de relevo em alguns momentos, como nos períodos arcádico e romântico, e em algumas expressões do século XX, como na obra de Antônio Callado e Darcy Ribeiro. No entanto, a despeito do papel que desempenhou nessas narrativas, e dos esforços dos últimos escritores de aproximar-se de sua cultura, ele nunca deixou de ser tratado por uma ótica externa a si mesmo. Nas últimas décadas, contudo, graças em grande parte ao diálogo que vem sendo estabelecido entre os estudos literários e correntes do pensamento como os Estudos Culturais e Pós-Coloniais, descendentes de índios versados em português, estão buscando recuperar suas tradições ancestrais narrando as estórias de suas tribos e publicando-as em livros. Essa nova expressão, marcada por alto teor de resistência à dominação da cultura hegemônica, já tem dado frutos importantes tanto no que diz respeito à literatura e à cultura brasileira quanto no que se refere ao papel do indígena no quadro político e social do país. O presente ensaio é uma reflexão sobre essa passagem da representação do indígena à sua busca de uma expressão própria, que vem sendo conhecida como “Literatura indígena contemporânea no Brasil” e uma tentativa de desconstrução da ideia de integração e assimilação dos povos indígenas ao padrão nacional, mostrando que suas manifestações literárias, mesmo quando produzidas através dos códigos de comunicação dominantes, contribuem para o fortalecimento de suas lendas e tradições.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Siendo el habitante de las tierras brasileñas en la ocasión de su descubrimiento por los portugueses, el amerindio siempre estuvo presente como tema en la producción literaria brasileña y ha ocupado un puesto de relieve en algunos momentos: por ejemplo, en los movimientos arcádico y romántico, y en algunas expresiones del siglo XX, como en la obra de Antonio Callado y Darcy Ribeiro. Pero a despecho del rol que ha jugado en esas narrativas y de los esfuerzos de estos escritores para aproximarse de su cultura, él nunca ha dejado de ser tratado por una perspectiva externa a sí mismo. Sin embargo, en las últimas décadas, gracias al diálogo que se ha establecido entre los estudios literarios y corrientes del pensamiento como los Estudios Culturales y Postcoloniales, descendientes de los amerindios que hablan el portugués están empeñados en recuperar sus tradiciones ancestrales narrando las historias de sus tribus y publicándolas en libros. Esa nueva expresión, caracterizada por fuerte resistencia a la dominación de la cultura hegemónica, ya ha producido frutos importantes tanto respecto a la literatura y a la cultura brasileña como en lo que se refiere al rol del indígena en el cuadro político y social del país. El presente ensayo es una reflexión sobre ese pasaje de la mera representación del indígena por el hombre blanco a su búsqueda de una expresión propia, que está siendo conocida como “Literatura indígena contemporánea de Brasil”. Es también una tentativa de desconstrucción de la idea de integración y asimilación de los pueblos indígenas al padrón nacional, y la propuesta de que sus manifestaciones literarias, mismo cuando son producidas por medio de los códigos de comunicación dominantes, contribuyen para el fortalecimiento de sus leyendas y tradiciones.
  • Clave de Vupes ou lições de comunicação e escuta em Grande Sertão: Veredas Dossiê

    Oliveira, Danielle Naves de; Silva, Gustavo Castro

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo investiga a personagem Vupes, o alemão, do Grande sertão: veredas (1956). Para isso são considerados, a partir da narração de Riobaldo, aspectos históricos, poetológicos e sonoros que possam trazer informações tanto sobre a personagem como sobre a escuta de Riobaldo. Com ênfase na dimensão comunicacional da alteridade, da escuta e da condição de estrangeiro, fizemos um levantamento do estado da arte da relação de Guimarães Rosa com a Alemanha, analisamos cartas, diários, cadernetas, mapas, a biblioteca pessoal e papéis burocráticos do escritor no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article investigates the character Vupes, the German, from Grande Sertão: Veredas (1956). For this, based on Riobaldo’s narration, historical, poetological and sound aspects that can bring information about the character and about the listening of Riobaldo are considered. Vupes and Riobaldo are studied from the communicational dimension of alterity, listening and the condition of the foreigner. For the study of this German character, we surveyed the state of the art of Guimarães Rosa’s relationship with Germany, analyzed letters, diaries, notebooks, maps, the writer's personal library and bureaucratic papers at the Institute of Brazilian Studies at the University of São Paulo (IEB-USP).
  • Abionan e Exu se encontram no meio do caminho: o desdobramento do romance em trilogia, em Antonio Olinto Dossiê

    Novais, Luís Henrique da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este trabalho investiga os mecanismos que, a partir de uma exigência interna da linguagem narrativa olintiana, operam o desdobramento do romance em trilogia, resultando na série literária Alma da África. Buscou-se, seguindo a trilha indicada por Pereira (2017) e Sodré (2017), aproximação teórico-crítica entre a operação da dobra (DELEUZE, 1991) e elementos específicos da mitologia e da cultura iorubá, fortemente presentes na trilogia. Foi analisado o modo como se estrutura a relação entre os três romances, partindo da função desempenhada pelo segundo livro, O rei de Keto (OLINTO, 2007b). Com isso, considerando particularmente as conexões entre a protagonista Abionan e o Orixá Exu (PRANDI, 2020; VERGER, 2018), identificou-se uma economia narrativa pautada pelos princípios de ambivalência, repetição e expansão responsáveis, entre outras coisas, pela afirmação de certa experiência existencial relativa à visão de mundo iorubá. Tais princípios, que as figuras de Exu e de Abionan condensam especialmente, promovem a força expansiva da linguagem narrativa olintiana. Tal efeito é verificado, por exemplo, na sintaxe da frase, em que a opção pela vírgula, em vez do ponto final, demanda continuidade; mas também na ampla sintaxe da trilogia, na qual sobretudo o segundo livro se comporta como romance-vírgula, abrindo espaço para a expansão da forma romanesca.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This piece has the literary series Soul of Africa, by Antonio Olinto, as its object of study and investigates the mechanisms that operate an internal requirement of the narrative language, responsible for promoting the unfolding of the Olinto novel into a trilogy. By following the path indicated by Pereira (2017) and Sodré (2017), a theorical-critical approximation between the operation of the fold (DELEUZE, 1991) and specific elements from the Yoruba mythology and culture, strongly present in the trilogy, was sought. The way the relationship between the three novels is structured, starting from the role that is played by the second book, The King of Keto (OLINTO, 2007b), was investigated. With this, particularly considering the connections between the female protagonist Abionan and the Orixá Exu (PRANDI, 2020; VERGER, 2018), a narrative economy was identified punctuated by the principles of ambivalence, repetition and expansion, that are responsible, among other things, for the affirmation of certain existential experiences in the Yoruba worldview. Such principles, which the figures of Exu and Abionan specially condense, promote the expansive force of Olinto’s narrative language. Such an effect is seen, for example, in the syntax of the sentence, where the option for the comma, instead of the period, implies continuity; but also in the broad syntax of the trilogy, in which, specially the second book behaves as a comma-novel, an opening space for the expansion of the novelistic form.
  • Hagiografia de uma cortesã: idílio, modo romanesco e legenda em Lucíola, de José de Alencar Dossiê

    Peres, Marcos Flamínio

    Resumo em Português:

    RESUMO Desde seu lançamento, Lucíola (1862) tem sido objeto de análises que abordam especialmente o paralelo com a A dama das camélias (Alexandre Dumas Filho) e Paulo e Virgínia (Bernardin de St-Pierre). Porém, raramente as questões ali presentes foram tratadas em seu conjunto, de modo a constituírem uma narrativa única e coerente. Pois, a despeito da linguagem erótica dos capítulos iniciais, as imagens idílicas ou “analogia da inocência” (Frye) acabam por sobrepor-se gradualmente na construção de cenas, diálogos e situações, assim como nas remissões à obra de St. Pierre, a Atala (Chateaubriand) e aos idílios de Teócrito. Assim, Lucíola sofre uma modificação crucial em seu mythos, que passa a orbitar em torno do conceito de idílio, não apenas enquanto locus amoenus (Curtius) mas sobretudo no sentido moderno atribuído a ele por Schiller (1800), segundo o qual trata-se de um vir-a-ser que só se realiza plenamente na chave da transcendência. Tal reorientação, da imanência à transcendência, aproxima-o de uma das chamadas “formas simples” (Jolles), que é a legenda cristã. Ao objetificar bem e mal, a legenda culmina na personagem qualitativamente superior do santo, cujos mythos se dão através do “trajeto que conduz à santidade” (Jolles). Discutindo tais premissas teóricas, o artigo propõe que a crítica a Lucíola revelou profunda incompreensão quanto ao papel discursivo de G.M., a digna senhora responsável por publicar as cartas a ela entregues por Paulo, o amante da heroína. G.M. compreende a construção do romance enquanto vita e exemplum - algo que o narrador não chega a entender.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Since its release, Lucíola (1862) has been the subject of analyses that especially address the parallel with La dame aux camélias (Alexandre Dumas, fils) and Paul et Virginie (Bernardin de St-Pierre). However, rarely have the issues therein been treated as a whole, so as to constitute a single coherent narrative. For, despite the erotic language of the initial chapters, the idyllic images or “analogy of innocence” (Frye) end up gradually overlapping in the construction of scenes, dialogues and situations, as well as in the references to the work of St. Pierre, to Atala (Chateaubriand) and to the idylls of Theocritus. Thus, Lucíola undergoes a crucial modification in its mythos, which comes to orbit around the concept of the idyll, not only as locus amoenus (Curtius) but above all in the modern sense attributed to it by Schiller (1800), according to which it is a coming-to-be which is only fully realised in the key of transcendence. Such a reorientation from immanence to transcendence brings it closer to one of the “simple forms” (Jolles), which is the Christian legend. By objectifying good and evil, the legend culminates in the superior character of the saint, whose mythos takes place through the “path that leads to sanctity” (Jolles). Discussing such premises, the article proposes that the criticism of Lucíola revealed a profound misunderstanding of the discursive role of G.M., the worthy lady responsible for publishing the letters delivered to her by Paulo, the heroine’s lover. G.M. understands the construction of the novel as vita and exemplum - something the narrator fails to grasp.
  • Visualidades: Nocturno de Chile, de Roberto Bolaño Dossiê

    Rosa, Sara del Carmen Rojo de la

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo analizamos Nocturno de Chile (2000), del novelista chileno Roberto Bolaño (1953-2003), a partir de la forma visual de la narración. La extensa producción de este escritor posee un carácter imagético innegable que abordaremos a partir de su correlato con las formas de producción del teatro y el cine. La hipótesis es que el diálogo inter-artes nos ofrece una nueva forma de acercamiento a su obra y, especialmente, a la novela que abordaremos en este estudio. Las imágenes de Nocturno de Chile transitan entre el fin de la democracia y la dictadura por medio del delirio de un hombre agónico que revisa su vida afectivo-literaria como respuesta a una agresión intelectual.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We analyse, in this article, Nocturno de Chile (2000), by the Chilean novelist Roberto Bolaño (1953-2003), on the basis of the visual form of the story. The extensive production of this writer has an undeniable imagery-centred character that we address from its correlation with the production forms of the theater and the cinema. The hypothesis is that the inter-arts dialogue offers us a new way of approaching his work and, especially, the novel that we address in this study. The images in Nocturno de Chile circulate between the end of democracy and the dictatorship of Pinochet through the delirium of a dying man who reviews his emotional literary life in response to an intellectual attack.
  • Carmen, do estereótipo ao desafio: a personagem para além da obra de Prosper Mérimée Dossiê

    Carvalho, Sueleny Ribeiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo pretende discutir a possibilidade de subversão dos estereótipos atribuídos à mulher por meio da análise da representação da personagem Carmen entre o texto fonte e as adaptações cinematográficas inspiradas na narrativa de Mérimée e/ou na ópera de Bizet. O objetivo é perceber os mecanismos utilizados para a construção da personagem a partir de Uma teoria da adaptação de Hutcheon além de outros autores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to discuss the possibility of subverting the stereotypes attributed to women through the analysis of the representation of the character Carmen between the source text and the cinematographic adaptations inspired by Mérimée’s narrative and/or by Bizet’s opera in order to understand the mechanisms used for the construction of the character from Hutcheon’s A theory of adaptation as well as other authors.
  • O diário como possibilidade para a antificção romanesca Varia

    Silva, Edson Ribeiro da

    Resumo em Português:

    RESUMO O conceito de antificção tem sido usado por teóricos como Lejeune e Alberca para explicar a demanda por gêneros não-ficcionais, como o diário e a autobiografia. A proposta do presente estudo é estender o conceito de antificção às estéticas que se definem como romanescas. Entre essas estéticas estão algumas possibilidades da autoficção, como a praticada pelo francês Hervé Guibert. Ou aquela forma romanesca desenvolvida pelo brasileiro Ricardo Lísias, em que o ensaio sobre o presente é categorizado como um gênero ficcional. Os dois autores partem de diários para a elaboração de seus romances. A forma do diário, tornada romance e ainda mantendo o relato de realidade, é uma forma notável do que se pode definir como antificção romanesca.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The concept of antifiction has been used by theorists such as Lejeune and Alberca to explain the demand for non-fiction genres such as the diary and autobiography. The purpose of this study is to extend the concept of antifiction to aesthetic manifestations that define themselves as novels. Among these manifestations are some possibilities of autofiction, such as that practiced by Frenchman Hervé Guibert. Or that novel form developed by Brazilian author Ricardo Lísias, in which the essay on the present is categorized as a fictional genre. These two authors depart from diaries to elaborate their novels. The diary form, made into a novel and still retaining the account of reality, is a remarkable form of what might be defined as novelistic antifiction.
  • Emburrecimento e estudo Varia

    Cechinel, André; Durão, Fabio Akcelrud

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir do tripé ensino, pesquisa e extensão e de seus desdobramentos particulares na área dos estudos literários, este artigo discute o emburrecimento acadêmico como resultado da hiperatividade ininterrupta e do empreendimento incessante tomados como fins em si mesmos. Entre outros fenômenos, o texto aborda a centralidade do didatismo e do tempo obrigatório exigido em sala de aula, o caráter produtivista da universidade neoliberal e a naturalização da forma artigo como veículo fundamental de escrita, bem como o recente caso da curricularização da extensão, propondo a ênfase no estudo como único antídoto possível para esse estado de coisas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT From the teaching, research and extension tripod and its recent developments in the field of literary studies, this article discusses academic stupidification as a result of uninterrupted hyperactivity and ceaseless enterprise taken as ends in themselves. Among other phenomena, the text addresses the centrality of didacticism and the mandatory time required in the classroom, the productivist aspect of the neoliberal university and the naturalization of the article form as a fundamental vehicle for writing, as well as the recent case of the curricularization of university outreach programs, proposing the emphasis on study proper as the only possible antidote to this scenario.
  • A “tecnificação” da “alma” e a bomba: apontamentos sobre a correspondência entre Günther Anders e Claude Eatherly Varia

    Gavioli, Nicola

    Resumo em Português:

    RESUMO Explosões atômicas e radiações - os grandes temores da Guerra Fria repropostos com frequência pela literatura e pelo cinema - são temas deste ensaio inspirado pela leitura de Burning conscience (1989; [1961]), coletânea de cartas trocadas entre o filósofo Günther Anders e Claude Eatherly, um dos pilotos responsáveis pela destruição de Hiroshima. Revisito as reflexões de Elsa Morante, João Guimarães Rosa, Albert Camus e Günther Anders, entre outros, sobre as ligações entre tecnologia de guerra e mutações da “alma” humana. A parte central do texto concentra-se na troca de cartas entre Anders e Eatherly e analisa características estilísticas e temáticas dessa correspondência. A parte final do ensaio propõe alguns pontos de reflexão (sobre retórica nacionalista, o tema da guerra na educação, testemunho dos vitimários e tema do perdão) instigados pela leitura de Burning conscience.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Atomic explosions and radiation - the main fears during the Cold War, often depicted in literature and cinema - are the subject of this essay inspired by Burning conscience (1989; [1961]), a collection of letters exchanged between the philosopher Günther Anders and Claude Eatherly, one of the pilots responsible for the destruction of Hiroshima. I review reflections on the links between technology of war and mutations of the human “soul” proposed by Elsa Morante, João Guimarães Rosa, Albert Camus and Günther Anders, among others. The central part of my text focuses on the exchange of letters between Anders and Eatherly and analyzes stylistic and thematic characteristics of these texts. The final part of the essay proposes points of reflection (on nationalist rhetoric, the topic of war in education, testimonies of executioners and the theme of forgiveness) prompted by the reading of Burning Conscience.
  • Como contar 80 tiros? A questão do primeiro disparo, segundo Clarice Lispector Varia

    Hermann, Victor

    Resumo em Português:

    Resumo Como contar a violência? Em 2019, membros das Forças Armadas desferiram mais de 80 tiros contra uma família da Zona Oeste do Rio de Janeiro, assassinando Evaldo Rosa e Luciano Macedo. Para dar conta de mais outro episódio de violência policial, muitos intérpretes buscaram na crônica “Mineirinho”, de Clarice Lispector, uma maneira de se fazer da “contagem” dos disparos uma “contação” da história da necropolítica brasileira. No presente artigo, seguiremos nesse esteio, propondo uma leitura “jusliterária” do caso. O texto de Clarice servirá como ponto de partida de uma breve análise das mudanças na dinâmica da violência policial no Rio de Janeiro, desde o caso Mineirinho até a morte de Evaldo. Vamos enfatizar a perspectiva clariciana de justiça, isto é, o modo como a autora contradisse a emergente “sensibilidade jurídica” da sociedade brasileira, que passava a ser demarcada pela dicotomia “eu” versus “outro”, pela oposição “trabalhador” versus “bandido”. Buscando aprofundar essa perspectiva alternativa de justiça, nos aprofundaremos na questão do primeiro disparo pois, se o bandido Mineirinho morreu, de acordo com Clarice, com “treze balas quando uma só bastava”, Evaldo não merecia ser alvejado com uma bala sequer.

    Resumo em Inglês:

    Abstract How to count violence? In 2019, members of the Armed Forces fired more than eighty shots at a family in the west zone of Rio de Janeiro, killing Evaldo Rosa and Luciano Macedo. To deal with yet another episode of police violence, many interpreters sought in the newspaper column “Mineirinho”, by Clarice Lispector, a way of making the “counting” of shots a “telling” of the history of Brazilian necropolitics. In the present article, we will continue on this basis, proposing a “jusliterary” reading of the case. Clarice's text will serve as a starting point for a brief analysis of changes in the dynamics of police violence in Rio de Janeiro, from the Mineirinho case to Evaldo’s death. We will emphasize Clarice's perspective of justice, that is, the way in which the author contradicted the emerging “legal sensitivity” of Brazilian society, which began to be demarcated by the dichotomy “I” versus “other”, by the opposition “worker” versus “bandit”. Seeking to deepen this alternative perspective of justice, we will delve into the issue of the first shot because, if the bandit Mineirinho died, according to Clarice, with “thirteen bullets when only one was enough”, Evaldo did not deserve to be shot with a single bullet.
  • Eneida Maria de Souza e o hic et nunc de suas Narrativas impuras Resenha

    Aguiar, Ana Lígia Leite e
  • Uma obra necessária Resenha

    Brandini, Laura
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