Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, Volume: 17, Publicado: 2023
  • Cinco mitos sobre a pesquisa científica em turismo Editorial

    Santos, Glauber Eduardo de Oliveira
  • TOURQUAL-BAR: Validação de escala de mensuração da qualidade de serviços em bares turísticos Artigos - Gestão Do Turismo

    Mondo, Tiago Savi; Lavandoski, Joice; Souza Neto, Valerio; Castro Júnior, Deosir Flavio Lobo de

    Resumo em Português:

    Resumo Os bares têm desempenhado um papel importante no contexto turístico de diversos destinos. Os pubs ingleses, os sports bar americanos, os bares de praia caribenhos e os botequins tradicionais no Rio de Janeiro têm se tornado verdadeiros atrativos turísticos. Para o consumidor de serviços, em especial no setor do turismo, a qualidade da experiência é um elemento cada vez mais relevante e que impacta diretamente na sua satisfação. O presente artigo visa validar a escala de mensuração de qualidade de serviços TOURQUAL no contexto dos bares, criando uma ferramenta metodológica e de mercado para a gestão da qualidade nesse segmento de serviço. Para isso, aplicamos 239 questionários online destinados aos consumidores de 29 bares tradicionais da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram tabulados e analisados com estatística descritiva e inferencial (análise fatorial exploratória e confirmatória, confiabilidade com alpha de Cronbach e correlações). Os resultados validam três dimensões da qualidade adaptadas do protocolo TOURQUAL, que são: qualidade tangível, qualidade intangível e qualidade comercial. O estudo fornece avanços teóricos e metodológicos, além de contribuições gerenciais para a melhoria da gestão dos estabelecimentos gastronômicos e para o planejamento do turismo nas cidades.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los bares han jugado un papel importante enel contexto turístico de varios destinos. Los pubs ingleses, lossportsbars americanos, loschiringuitoscaribeños y los bares tradicionales de Río de Janeiro se han convertido enverdaderasatracciones turísticas. Para los consumidores de servicios, especialmente enel sector turístico, lacalidad de la experiencia es un elemento cada vez más relevante que impacta directamenteensusatisfacción. Este artículo tiene como objetivo validar la escala de medición de calidad de servicio TOURQUAL enel contexto de bares, creando una herramienta metodológica y de mercado para lagestión de calidaden este segmento de servicio. Para ello, se aplicaron 239 cuestionariosen línea dirigidos a consumidores en 29 bares tradicionales de laciudad de Río de Janeiro, Brasil. Los datosfueron tabulados y analizados mediante estadística descriptiva e inferencial (análisisfactorialexploratorio y confirmatorio, confiabilidadcon alfa de Cronbach y correlaciones). Los resultados validantres dimensiones de lacalidad adaptadas del protocolo TOURQUAL, que son: calidadtangible, calidadintangible y calidad comercial. El estudio aporta avances teóricos y metodológicos, así como aportes empresariales para mejorarlagestión de establecimientos gastronómicos y planificar el turismo enlasciudades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Bars have played an important role in the tourism context of different destinations. English pubs, American sports bars, beach bars in the Caribbean and traditional botequins/bars in Rio de Janeiro have become true tourist attractions. For service consumers, especially in the tourism sector, the quality of the experience is an increasingly relevant element that directly impacts their satisfaction. The aim of this article is to validate the adaptation of the TOURQUAL model in the context of bars, creating a methodological and market tool for quality management in this service segment. The research is characterized as exploratory and applied, quantitative in nature, with the application of an online questionnaire aimed at consumers in 29 traditional bars in the city of Rio de Janeiro, Brazil. The sample obtained consisted of 239 valid responses. Data were tabulated and analyzed using descriptive and inferential statistics (exploratory and confirmatory factor analysis, reliability with Cronbach's alpha and correlations). The results allow us to validate the measurement scale to measure the consumption experience through the quality of service composed of three dimensions adapted from the TOURQUAL protocol, which are: tangible quality, intangible quality, and commercial quality. The study provides theoretical advances and contributions to improve the management of gastronomic establishments and to the planning of tourism in cities and possibilities for replicating the scale in other contexts.
  • Credibilidade do travel influencer no Instagram afetando a intenção do viajante na escolha de destinos Artigos - Gestão De Turismo

    Silva, Ayslane; Mendes-Filho, Luiz

    Resumo em Português:

    Resumo A pesquisa analisa como a credibilidade do Travel Influencer no Instagram afeta a intenção do viajante na escolha de destinos de viagem. O modelo de análise foi construído com base na combinação das teorias: Modelo Heurístico Sistemático (MHS) e Teoria da Ação Racional (TAR). No modelo assume-se que o conteúdo produzido pelo influenciador de viagem é estudado através de duas rotas de processamento da informação: heurística e sistemática. É proposto como dimensão heurística: a confiabilidade do influenciador; e como dimensão sistemática: a qualidade do argumento, onde juntas influenciam a credibilidade da informação. O modelo também verifica a relação direta entre credibilidade, imagem, normas subjetivas e atitude com a intenção do viajante na escolha de destinos turísticos. O estudo utiliza do método hipotético-dedutivo com abordagem quantitativa. Foram coletados 222 questionários, distribuídos online via plataforma Instagram, pois os respondentes utilizam redes sociais e influenciadores de viagem na escolha de destinos de viagem. Como técnica de análise dos dados utilizou-sea modelagem de equações estruturais. Dentre os resultados encontrados, os roteadores heurístico e sistemático atuam no processamento da credibilidade do Travel Influencer, assim como a atitude, normas subjetivas e imagem percebida do destino afetando positivamente a intenção de escolha de destinos de viagem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La investigación analiza cómo la credibilidad del Travel Influencer en Instagram afecta la intención del viajero en la elección de destinos de viaje. El modelo de análisis se construyó a partir de la combinación de las teorías: Modelo Heurístico Sistemático (MHS) y Teoría de la Acción Racional (TAR). El modelo asume que el contenido producido por el travel influencer se estudia a través de dos rutas de procesamiento de la información: heurística y sistemática. Se propone como dimensión heurística: la confiabilidad del influencer; y como dimensión sistemática: la calidad del argumento, donde en conjunto influyen en la credibilidad de la información. El modelo también verifica la relación directa entre credibilidad, imagen, normas subjetivas y actitud con la intención del viajero en la elección de un destino turístico. El estudio utiliza el método hipotético-deductivo con un enfoque cuantitativo. Se recopilaron 222 cuestionarios, distribuidos en línea a través de la plataforma de Instagram, ya que los encuestados utilizan las redes sociales y los influencers de viajes al elegir los destinos de viaje. Como técnica de análisis de datos se utilizó el modelado de ecuaciones estructurales. Entre los resultados encontrados, los enrutadores heurísticos y sistemáticos actúan en el procesamiento de la credibilidad del Travel Influencer, así como la actitud, normas subjetivas e imagen percibida del destino incidiendo positivamente en la intención de elegir destinos de viaje.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research analyzes how the credibility of the Travel Influencer on Instagram affects the traveler's intention in choosing travel destinations. The analysis model was built based on the combination of theories: Heuristic-Systematic Model (HSM) and Theory of Reasoned Action (TRA). The model assumes that the content produced by the travel influencer is studied through two information processing routes: heuristic and systematic. It is proposed as a heuristic dimension: the influencer's reliability; and as a systematic dimension: the quality of the argument, where together they influence the credibility of the information. The model also verifies the direct relationship between credibility, image, subjective norms and attitude with the traveler's intention in choosing a tourist destination. The study uses the hypothetical-deductive method with a quantitative approach. 222 questionnaires were collected, distributed online via the Instagram platform, as respondents use social networks and travel influencers when choosing travel destinations. Structural equation modeling was used as data analysis technique. Among the results found, the heuristic and systematic routers act in the processing of the Travel Influencer's credibility, as well as the attitude, subjective norms and perceived image of the destination positively affecting the traveler's intention to choose travel destinations.
  • Turismo, governança e parques estaduais na amazônia brasileira: construção de framework de accountability Artigos - Gestão Do Turismo

    Cunha, Edileuza Lobato da; Flores, Luiz Carlos da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desse estudo é desenvolver um framework de accountability, para a governança nos Parques Estaduais Rio Negro – Setores Norte e Sul. A Amazônia, por sua singularidade, tornou-se elemento de discussões globais sobre alternativas de desenvolvimento socioeconômico, ajustadas ao meio ambiente natural e cultural dessa região. Nesse sentido, justifica-se a análise da atividade turística, potencialmente geradora de progresso social e econômico, quando administrada sob os princípios da sustentabilidade – social, ambiental e econômica. A pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo foi desenvolvida através de ciclos adaptativos. Os achados da investigação empírica foram obtidos por meio de entrevistas com um painel de especialistas, um gestor público e dois convidados e aplicou-se a técnica de análise de conteúdo. Como implicação gerencial deste estudo tem-se que, havendo a implementação adequada do framework de accountability, que consiste em um conjunto de orientações que auxiliam na gestão e na boa governança aos Parques Estaduais na Amazônia, será potencializada de forma a atender aos anseios dos atores que interagem nesses espaços.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de ese estudio es desarrollar un framework de rendición de cuentas, para la gobernanza en los Parques Estatales Rio Negro – Sectores Norte y Sur. La Amazonía, por su singularidad, se convirtió en elemento de discusiones globales sobre alternativas de desarrollo socioeconómico, ajustadas al medio ambiente natural y cultural de esa región. En ese sentido, se justifica el análisis de la actividad turística, potencialmente generadora de progreso social y económico, cuando administrada bajo los principios de la sostenibilidad – social, ambiental y económica. La investigación de naturaleza cualitativa, de carácter exploratorio y descriptivo fue desarrollada a través de ciclos adaptativos. Los hallazgos de la investigación empírica fueron obtenidos por medio de entrevistas con un panel de expertos, un gestor público y dos invitados, también se aplicó la técnica de análisis de contenido. Como implicación gerencial de este estudio está la implementación adecuada del framework de rendición de cuentas, que consiste en un conjunto de orientaciones que auxilian en la gestión y en la buena gobernanza a los Parques Estatales en la Amazonía, será potencializada de forma a atender a las necesidades de los participantes que interactúan en eses espacios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study is to develop an accountability framework for governance in Rio Negro State Parks – North and South Sectors. The Amazon, due to its uniqueness, has become an element of global discussions on alternatives for socioeconomic development, in relation to the natural and cultural environment of this region. In this sense, the analysis of tourist activity is justified, potentially generating social and economic progress when managed under the principles of sustainability – social, environmental and economic. The qualitative, exploratory and descriptive research was developed through adaptive cycles. The results of the empirical investigation were obtained through interviews with a panel of experts, a public manager and two guests, and the content analysis technique was applied. As a managerial implication of this study, if there is an adequate implementation of the accountability framework, which consists of a set of guidelines that assist in the management and good governance of State Parks in the Amazon, this implementation will be enhanced in order to meet the wishes of the actors, that interact in these spaces.
  • Mercado das viagens para concursos públicos no Brasil: perfil e experiências de concurseiros Artigos - Gestão Do Turismo

    Lobato, Flavio Henrique Souza

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo objetivou analisar o mercado das viagens para concursos públicos no Brasil, a partir do perfil e das experiências de concurseiros que viajam em busca de aprovação em cargo público. Os procedimentos metodológicos empregados para esta investigação, sob uma abordagem quali-quantitativa, exploratória e descritiva, se estabeleceram a partir de pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Ao buscar estabelecer uma “netnografia” na ambiência cibernética da rede social Facebook, foram realizadas incursões virtuais, observações/acompanhamentos de interações, de postagens e de depoimentos entre internautas de grupos de estudo para concursos públicos. Ademais, conceberam-se conversas informais (bate-papos), capturas de tela (Print Screens) e aplicação de questionários. Os resultados obtidos permitiram depreender que as viagens a concursos públicos compreendem pessoas que viajam, em um espaço de tempo determinado, para concorrer a vagas no serviço público, mas que também realizam gastos para desfrutar de atividades de lazer e de turismo. Assim, identificou-se a existência de dois perfis de concurseiros que viajam: o viajante e o visitante. Com efeito, dada a demanda de inscritos, essas viagens estabelecem uma movimentação social e econômica nas destinações onde são aplicadas as provas, pois, tanto o mercado turístico quanto outros mercados, diretos ou indiretos, se beneficiam.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo analizar el mercado de viajes para concursos públicos en Brasil, a partir del perfil y las experiencias de los concurseiros que viajan en busca de aprobación en el servicio público. Los procedimientos metodológicos utilizados para esta investigación, bajo un enfoque cualitativo-cuantitativo, exploratorio y descriptivo, se establecieron a partir de una investigación bibliográfica, documental y de campo. Buscando establecer una “netnografía” en el entorno cibernético de la red social Facebook, se realizaron incursiones virtuales, observaciones/seguimiento de interacciones, publicaciones y testimonios entre internautas de grupos de estudio para concursos públicos. Asimismo, se diseñaron conversaciones informales (chats), capturas de pantalla (Print Screens) y cuestionarios. Los resultados obtenidos permitieron inferir que los viajes para concursos públicos abarcan personas que viajan, dentro de un período de tiempo determinado, para concursar por vacantes en el servicio público, pero que también gastan para disfrutar de actividades de ocio y turismo. Así, se identificó la existencia de dos perfiles de concurseiros que viajan: el viajero y el visitante. De hecho, dada la demanda de los inscritos, estos viajes establecen un movimiento social y económico en los destinos donde se aplican las pruebas, ya que tanto el mercado turístico como otros mercados, directos o indirectos, se ven beneficiados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this study was to analyze the tourism market for public service examinations in Brazil, based on the profile and experiences of public service examiners who travel to be approved for public service. The methodological procedures used for this investigation, under a qualitative-quantitative, exploratory and descriptive approach, were established from bibliographical, documentary and field research. Seeking to establish a “netnography” in the cyber environment of the social network Facebook, virtual incursions, observations/follow-up of interactions, posts and testimonies were carried out among Internet users of study groups for public tenders. Furthermore, informal conversations (chats), print screens and questionnaires were designed. The obtained results allowed us to infer that those people who travel for this purpose, within a given period, also spend money to enjoy leisure and tourism activities. Thus, it was identified the existence of two profiles of applicants who travel: the traveler and the visitor. In fact, given the demand of the registered people, these trips establish a social and an economic movement in the destinations where the tests are applied, since both the travel market and other markets, direct or indirect, benefit from them.
  • Honra do residente: ampliando o bem-estar no apoio ao turismo Artigos – Gestão Do Turismo

    Vieira, Samara Jane Effting; Berselli, Cristiane; Zucco, Fabricia Durieux; Pereira, Tércio; Quadros, Cynthia Morgana Boos de

    Resumo em Português:

    Resumo A felicidade e o bem-estar subjetivo revelam a avaliação de um indivíduo sobre aspectos e condições gerais de vida e o quanto essa pessoa gosta da vida que leva, ou seja, o quanto está satisfeita com sua vida. Nosso estudo analisa a percepção dos moradores de Blumenau (Brasil) sobre a relação de honra, os impactos do turismo de eventos e a satisfação com a vida no apoio ao turismo. A honra do morador, formada por ganhos pessoais, orgulho, sentimento de pertencimento e qualidade de vida, pode impactar significativamente na sensação de satisfação com a vida e uma percepção mais positiva do turismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La felicidad y el bienestar subjetivo revelan la valoración que hace un individuo de aspectos y condiciones generales de vida y cuánto le gusta a esa persona la vida que lleva, es decir, qué tan satisfecho está con su vida. Nuestro estudio estudia la percepción de los residentes de Blumenau (Brasil) sobre la relación de honor, los impactos del turismo de eventos y la satisfacción con la vida en el apoyo al turismo. El honor del residente, formado por la ganancia personal, el orgullo y el sentido de pertenencia y calidad de vida, puede impactar significativamente en el sentido de satisfacción con la vida y una percepción más positiva del turismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Happiness and subjective well-being reveal an individual's assessment of general aspects and conditions of life and how much that person likes the life they lead, that is, how satisfied they are with their life. Our study analyzes the perception of Blumenau (Brazil) residents on the relationship of honor, the impacts of event tourism, and life satisfaction in supporting tourism. The resident's honor, formed by personal gains, pride, and a sense of belonging and quality of life, can significantly impact the sense of satisfaction with life and a more positive perception of tourism.
  • A influência dos relacionamentos interorganizacionais no desempenho de empresas hoteleiras – evidências de destinos peruanos Artigos – Gestão Do Turismo

    Vieira, Daniel Pires; Reyes Júnior, Edgar; Vásquez, Pamela Lylibeth Asmat

    Resumo em Português:

    Resumo Turismo é uma atividade econômica naturalmente complexa, na qual as organizações e empresas relacionam-se entre si. Partindo da perspectiva de que relacionamentos importam e que diferentes tipos de relacionamento estão disponíveis para as empresas em um destino turístico, o presente trabalho tem por objetivo analisar a relação entre diferentes tipos de relacionamentos interorganizacionais sobre o desempenho das empresas de hospedagem. De forma específica analisam-se os relacionamentos estabelecidos por estabelecimentos de hospedagem de três destinos turísticos peruanos: Cusco, Arequipa e Trujillo. Os dados coletados são de fonte primária e foram analisados a partir da técnica de Análise de Equações Estruturais. Os resultados indicam que somente os relacionamentos verticais influenciam o desempenho das empresas, reforçando o papel da complementariedade. Embora não influenciem diretamente o desempenho, os resultados apontam que as organizações de suporte desempenham papel relevante ao estimular o desenvolvimento de relacionamentos verticais e horizontais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El turismo es una actividad económica naturalmente compleja, en la que las organizaciones y empresas se relacionan entre sí. Desde la perspectiva de que las relaciones importan y que diferentes tipos de relaciones están disponibles para las empresas en un destino turístico, el presente trabajo tiene como objetivo analizar la relación entre diferentes tipos de relaciones interorganizacionales en el desempeño de las empresas de hospedaje. Específicamente, se analizan las relaciones que establecen los establecimientos de hospedaje en tres destinos turísticos peruanos: Cusco, Arequipa y Trujillo. Los datos recopilados provienen de una fuente primaria y se analizaron utilizando la técnica de Análisis de Ecuaciones Estructurales. Los resultados indican que solo las relaciones verticales influyen en el desempeño de las empresas, reforzando el papel de la complementariedad. Aunque no influyen directamente en el desempeño, los resultados muestran que las organizaciones de apoyo juegan un papel relevante para estimular el desarrollo de relaciones verticales y horizontales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Tourism is a naturally complex economic activity, in which organizations and companies relate to each other. From the perspective that relationships matter and that different types of relationships are available to companies in a tourist destination, the present work aims to analyze the relationship between different types of interorganizational relationships on hotel companies’ performance. Specifically, the relationships established by these companies from three Peruvian tourist destinations are analyzed: Cusco, Arequipa, and Trujillo. The data collected are from a primary source and were analyzed using the Structural Equation Modeling technique. The results indicate that only vertical relationships influence the performance of companies, reinforcing the role of complementarity.
  • O mundo de Walter Disney: experiência de consumo de geração dos millenials em parques temáticos Artigos – Gestão Do Turismo

    Santos, Rennan Carvalho dos; Costa, Marconi Freitas da

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa visa analisar a influência do otimismo na prontidão tecnológica e nas experiências de co-criação nas experiências de consumo da geração millenium nos parques temáticos da Disney, bem como sua relação com o encantamento do cliente. Foi realizada uma pesquisa quantitativa. A amostra obteve 530 respondentes e foi utilizada a Modelagem da Equação Estrutural para análise de dados. Os resultados indicam que as experiências de consumo dos Millenials estão ligadas a fatores não evidenciados anteriormente por outras gerações, tais como as experiências de co-criação e o otimismo para a prontidão tecnológica, o que aumenta o grau dessas experiências e pode levar ao encantamento do consumidor.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación pretende analizar la influencia del optimismo sobre la preparación tecnológica y las experiencias de co-creación en las experiencias de consumo de la generación millennial en los parques temáticos de Disney, así como su relación con el deleite del cliente. Se llevó a cabo una investigación cuantitativa. La muestra obtuvo 530 encuestados y se utilizó el Modelo de Ecuaciones Estructurales para el análisis de los datos. Los resultados indican que las experiencias de consumo de los millenial están vinculadas a factores no evidenciados anteriormente por otras generaciones, como las experiencias de co-creación y el optimismo por la preparación tecnológica, lo que aumenta el grado de estas experiencias y puede conducir al deleite del consumidor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aims to analyse the influence of optimism on technology readiness and co-creation experiences in the consumption experiences of the millennial generation at Disney's theme parks as well as their relationship to customer delight. Quantitative research was carried out. The sample obtained 530 respondents, and the Structural Equation Modeling for data analysis was used. The results indicate that the consumption experiences of the Millenials are linked to factors not previously evidenced by other generations, such as the co-creation experiences and the optimism for technological readiness, which increase the degree of these experiences and can lead to consumer delight. On a practical level, it is worth highlighting the importance of theme park marketing teams understanding the behaviour of the millennial consumer, given his/her continuous growth in purchasing power compared to other generations.
  • Respeito à marca de destino turístico por meio da Teoria Lovemarks Artigos - Gestão Do Turismo

    Barbosa, José William de Queiroz; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo da presente pesquisa é entender a percepção dos turistas sobre o respeito à marca do destino turístico Natal-RN a partir das dimensões da Teoria Lovemarks. O estudo, de caráter quantitativo descritivo, se propôs a testar um modelo teórico com base nas dimensões da Teoria Lovemarks, sendo elas: confiança, reputação, performance e respeito à marca. Os dados foram coletados por meio de um survey online criado na plataforma Google Forms, que obteve 285 respostas válidas. As análises foram feitas com auxílio dos softwares IBM SPSS Statistics versão 22 e SmartPLS 3. Os resultados mostraram que todas as hipóteses da pesquisa foram suportadas, validando a aplicação da Teoria Lovemarks em destino turístico. Sobre o construto 'respeito à marca', os achados do estudo indicaram maior relação dele com a dimensão 'confiança' (coeficiente estrutural = 0,481). As variáveis latentes ‘confiança’, ‘reputação’ e ‘performance’ explicam 60,10% do respeito à marca em âmbito de destino turístico. Do ponto de vista teórico, o estudo contribui fornecendo subsídios para que o modelo proposto seja replicado em outros destinos. Em termos gerenciais, a pesquisa sugere ações para desenvolver uma gestão de marca de destino pautada na oferta de elementos que garantam uma experiência positiva do viajante no local.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de esta investigación es comprender la percepción de los turistas sobre el respeto a la marca del destino turístico Natal-RN a partir de las dimensiones de la Teoría Lovemarks. El estudio, de carácter cuantitativo descriptivo, propuso probar un modelo teórico basado en las dimensiones de la Teoría Lovemarks, a saber: confianza, reputación, desempeño y respeto por la marca. Los datos fueron recolectados a través de una encuesta en línea creada en la plataforma Google Forms, que obtuvo 285 respuestas válidas. Los análisis se realizaron con el software IBM SPSS Statistics versión 22 y SmartPLS 3. Los resultados mostraron que todas las hipótesis de investigación fueron respaldadas, validando la aplicación de la Teoría Lovemarks en un destino turístico. En cuanto al constructo 'respeto por la marca', los hallazgos del estudio indicaron una mayor relación entre éste y la dimensión 'confianza' (coeficiente estructural = 0,481). Las variables latentes 'confianza', 'reputación' y 'rendimiento' explican el 60,10% del respeto a la marca en el contexto de un destino turístico. Desde un punto de vista teórico, el estudio contribuye otorgando subsidios para que el modelo propuesto sea replicado en otros destinos. En términos gerenciales, la investigación sugiere acciones para desarrollar una gestión de marca de destino basada en ofrecer elementos que garanticen una experiencia positiva para el viajero en el lugar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aims to understand the perception of tourists in relation to brand respect of Natal-RN (tourist destination in Brazil) from the dimensions of the Lovemarks Theory. The study, which has a descriptive quantitative nature, proposed to test a theoretical model based on the dimensions of the Lovemarks Theory, namely: trust, reputation, performance and brand respect. Data were collected through an online survey created on Google Forms platform, which obtained 285 valid responses. The analyses were carried out using IBM SPSS Statistics version 22 and SmartPLS 3 software. The results showed that all research hypotheses were supported, validating the application of the Lovemarks Theory in a tourist destination. Regarding the ‘brand respect’ construct, the study's findings indicated a greater relationship between it and the 'trust' dimension (structural coefficient = 0.481). The latent variables 'trust', 'reputation' and 'performance' explain 60.10% of brand respect in the context of a tourist destination. From a theoretical point of view, the study contributes by providing subsidies for the proposed model to be replicated in other destinations. In managerial terms, the research suggests actions to develop a destination brand management based on offering elements that guarantee a positive experience for the traveler in that place.
  • Agenda climática e o turismo no Brasil: contribuições para políticas públicas de adaptação frente às mudanças climáticas Artigos – Gestão Do Turismo

    Gil, Jaqueline; Marques, Nayara Rodrigues; Andrade, Gabrielle Nunes de

    Resumo em Português:

    Resumo O turismo contribui para o aquecimento global e é impactado pelas mudanças climáticas, sendo um dos setores vulneráveis ao clima, aos impactos nas infraestruturas das cidades, dependente de serviços ecossistêmicos e da conservação de bens culturais e naturais. Diretrizes internacionais e políticas nacionais para mitigação e adaptação às mudanças climáticas no turismo são estratégias essenciais para evitar desastres, promover justiça climática e, também, para oferecer suporte político e econômico às iniciativas locais e liderar o engajamento do setor privado. Este artigo analisa as principais políticas nacionais de mudanças climáticas e as políticas de turismo no Brasil, tendo como pano de fundo as diretrizes internacionais sobre turismo e mudanças climáticas no período de 2003 a 2022. Constatou-se que existe um baixo nível de integração entre as políticas climáticas e as políticas de turismo, o que reflete no não engajamento do setor nas questões climáticas e na falta de protagonismo do Brasil nos diálogos internacionais sobre mudanças climáticas e turismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El turismo contribuye al calentamiento global y se ve afectado por el cambio climático. Puede considerarse uno de los sectores vulnerables a la inconsistencia climática y sus consecuencias en la infraestructura de las ciudades, ya que ésta suele depender de los servicios ecosistémicos y la conservación de los bienes culturales y naturales. Las directrices internacionales y las políticas nacionales para la mitigación y adaptación al cambio climático en el turismo son estrategias esenciales para evitar desastres, promover la justicia climática, brindar apoyo político y económico a las iniciativas locales y liderar la participación del sector privado. Este artículo analiza las políticas nacionales de cambio climático y turismo en Brasil (de 2003 a 2022), teniendo como telón de fondo las directrices internacionales sobre ellas. Se ha verificado una falta de integración entre las políticas de clima y turismo, lo que se refleja en el compromiso negativo del sector en los temas climáticos, así como en el débil protagonismo de Brasil en las conversaciones internacionales sobre cambio climático y turismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Tourism both contributes to global warming and is impacted by climate change. Tourism can be considered one of the vulnerable sectors in relation to climate as well as to its consequences in cities’ infrastructure, as that usually depends upon ecosystemic services and the conservation of cultural and natural goods. International guidelines and national policies for the mitigation and adaptation to climate change in tourism are essential strategies in order to avoid disasters, promote climate justice, offer political and economic support to local initiatives and lead the engagement of the private sector. This article analyses national policies of climate change and tourism in Brazil (from 2003 to 2022), with the international guidelines about them as a background. A lack of integration between climate and tourism policies has been verified, which reflects in the negative engagement of the sector in climate issues, as well as in Brazil’s feeble protagonism in international talks about climate change and tourism.
  • Critérios de sustentabilidade para gestões hoteleiras em organizações de pequeno e médio porte Artigos – Gestão Do Turismo

    Santos, Rodrigo Amado dos; Paula, Helena Silvano de; Bem, Ellen da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo O turismo é um dos setores econômicos mais importantes da contemporaneidade e, em seu escopo, os meios de hospedagem se destacam por seu poder de transformação local graças aos impactos socioculturais, econômicos e ambientais que seus sistemas produtivos exercem sobre suas localidades. Logo, a condução de uma gestão sustentável torna-se vital para maximizar seus efeitos positivos e minimizar os negativos, além de estabelecer um equilíbrio entre anseios de proprietários e stakeholders hoteleiros. Todavia, considerando que este segmento é composto majoritariamente por pequenos e médios empreendimentos que carecem de expertises sobre o trato deste tema, apresenta-se aqui um conjunto de 39 critérios de sustentabilidade, distribuídos pelas seguintes dimensões: (11) ambiental, (10) social, (4) cultural, (8) econômica e (6) política. Assim, o presente trabalho expôs parâmetros para a operacionalização desses critérios, por meio de uma pesquisa exploratória-descritiva estruturada a partir de uma abordagem qualitativa conduzida por entrevistas em profundidade realizadas com seis gestores hoteleiros – situados nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro – cujas percepções foram tratadas pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados oferecem um panorama operacional para que empresas hoteleiras de pequeno e médio porte atuem como agentes de transformação local, impactando positivamente os atores que suportam seus sistemas produtivos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El segmento turístico es uno de los sectores económicos más importantes de la contemporaneidad y, dentro de su ámbito, los alojamientos destacan por su poder de transformación local gracias a los impactos socioculturales, económicos y ambientales que sus sistemas productivos ejercen sobre sus ubicaciones. Luego, realizar una gestión sustentable se vuelve vital para maximizar sus efectos positivos y minimizar los negativos, además de establecer un equilibrio entre las necesidades de los hoteleros y sus stakeholders. Todavía, considerando que este segmento es compuesto principalmente por pequeñas y medianas empresas que carecen de experiencia en el tratamiento de este tema, aquí se presenta un conjunto de 39 criterios de sostenibilidad, distribuidos por las siguientes dimensiones: (11) ambiental, (10) social, (4) cultural, (8) económico y (6) político. Así, este estudio expone parámetros para la operacionalización de estos criterios, a través de una investigación exploratoria-descriptiva estructurada a partir de un enfoque cualitativo realizado a partir de entrevistas en profundidad con seis gerentes de hoteles – situados en los Estados de São Paulo y Río de Janeiro – cuyas percepciones fueron tratadas por el análisis de contenido de Bardin. Los resultados ofrecen un panorama operativo para que las pequeñas y medianas empresas hoteleras actúen como agentes de transformación local, impactando positivamente a los actores que sustentan sus sistemas productivos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Tourism is one of the most important contemporary sectors and, in its scope, the hospitality sector stands out because of its power of local transformation, due to sociocultural, economic and environmental impacts on the localities. Thus, the conduction of a sustainable management system becomes vital to maximize its positive effects and minimize the negative ones, besides establishing a balance between owners and hospitality stakeholders. However, considering that this segment is mostly composed by small and midsized enterprises that lack expertise in dealing with this theme, a set of 39 sustainability criteria are presented here, distributed among the following dimensions: (11) environmental, (10) social, (4) cultural, (8) economic, and (6) political. Therefore, this paper exposed parameters for the operationalization of these criteria, through exploratory-descriptive research structured from a qualitative approach conducted by in-depth interviews carried out with six hotel managers – located in the states of São Paulo e Rio de Janeiro – whose perceptions were treated by Bardin's content analysis. The results offer an operational overview for small and medium-sized hotel companies to act as agents of local transformation, positively impacting the actors that support their production systems.
  • Dimensões da Hospitalidade no Turismo de Base Comunitária: simbologias, ritos e artefatos na casa de farinha em Mangabeira Artigos - Turismo E Sociedade

    Budel, Luana; Severini, Valeria Ferraz; Rejowski, Mirian

    Resumo em Português:

    Resumo Em Mangabeira, Pará, a comunidade ribeirinha mantém tradições relacionadas ao sistema culinário de da mandioca. Originada de uma tradição ancestral inicialmente de matriz indígena, a mandioca é a base da cultura alimentar regional, estruturada em padrões de produção e consumo com especificidades locais. Desde 2019 acontecem roteiros turísticos específicos nessa região, com o intuito de proporcionar uma vivência de todo o processo de fabricação da farinha de mandioca. Esse tipo de turismo de base comunitária possibilita maior integração entre os sujeitos da hospitalidade e pressupõe a acolhida do outro. A partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, baseada em observação assistemática, observação participante e entrevistas abertas, objetiva-se analisar o roteiro turístico organizado pelo Instituto Laurinda Amazônia em Mangabeira, identificando as dimensões simbólicas da hospitalidade centrada na casa de farinha. Para tanto, apresenta-se a cultura alimentar local e os artefatos utilizados na produção da farinha, analisados a partir dos ritos de acolhimento na recepção, acomodação, alimentação e entretenimento dos visitantes. Revelam-se as dimensões simbólicas da hospitalidade a partir do mito da mandioca, dos objetos, do manejo e saberes, do espaço e do modo de vida na comunidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En Mangabeira, Pará, la comunidad ribereña mantiene tradiciones relacionadas con el sistema culinario de la mandioca. Proveniente de una tradición ancestral inicialmente de origen indígena, la yuca es la base de la cultura alimentaria regional, estructurada en patrones de producción y consumo con especificidades locales. Desde 2019 se vienen realizando itinerarios turísticos específicos en esta región, con el objetivo de brindar una experiencia de todo el proceso de elaboración de la harina de yuca. Este tipo de turismo comunitario permite una mayor integración entre los sujetos de la hospitalidad y supone acoger al otro. A partir de una investigación cualitativa y exploratoria, basada en la observación asistemática, observación participante y entrevistas abiertas, el objetivo es analizar el itinerario turístico organizado por el Instituto Laurinda Amazônia en Mangabeira, identificando las dimensiones simbólicas de la hospitalidad centradas en la casa de la harina. Para ello, se presenta la cultura gastronómica local y los artefactos utilizados en la elaboración de la harina, analizados a partir de los ritos de acogida en la recepción, alojamiento, alimentación y entretenimiento de los visitantes. Se revelan las dimensiones simbólicas de la hospitalidad a partir del mito de la yuca, objetos, manejo y saberes, espacio y modo de vida en la comunidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In Mangabeira, Pará, the riverside community maintains traditions related to the manioc culinary system. Originating from an ancestral tradition initially of indigenous origin, cassava is the basis of regional food culture, structured in production and consumption patterns with local specificities. Since 2019, specific tourist itineraries have been taking place in this region, with the aim of providing an experience of the entire cassava flour manufacturing process. This type of community-based tourism enables greater integration between the subjects of hospitality and presupposes welcoming the other. From a qualitative and exploratory research, based on unsystematic observation, participant observation and open interviews, the objective is to analyze the tourist itinerary organized by Instituto Laurinda Amazônia in Mangabeira, identifying the symbolic dimensions of hospitality centered on the flour house. In order to do so, the local food culture and the artifacts used in the production of flour are presented, analyzed from the reception rites in the reception, accommodation, food and entertainment of the visitors. The symbolic dimensions of hospitality are revealed from the myth of cassava, objects, management and knowledge, space and way of life in the community.
  • A semiótica do turismo para análises visuais Artigos - Turismo E Sociedade

    Guissoni, Rodrigo; Luderer, Cynthia Arantes Ferreira; Carvalho, Joelma Monteiro de; Mello, Cynthia Menezes

    Resumo em Português:

    Resumo O humano é um ser simbólico que busca explicar os fenômenos que surgem diante de si, os fenômenos visuais. Para isso a semiótica o auxilia nesse caminho da interpretação. No universo turístico, as fotografias emergem como contributo para a evolução no modo de representar, registrar, documentar o que está ao alcance dos olhos ou além. Nesse sentido, esta pesquisa busca demonstrar como a semiótica do turismo contribui para adensar as análises visuais no campo do turismo. Para tanto, visa-se conferir sua usabilidade, assim como a aplicação desse método, suas categorias e uso na produção de sentido. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, realizou uma análise visual em fotos do Cristo Redentor extraídas do Instagram. Dentre os principais resultados, foi possível constatar o papel da semiótica do turismo como aporte metodológico junto as pesquisas com teor visual. Essa aplicabilidade possibilitou, por meio de categorias, elementos e composição, identificar três interpretações mediante as fotos do Cristo Redentor: (i) como representação (sentido semiótico); (ii) como um pano de fundo (tela semiótica); (iii) como cenário na dinâmica com os turistas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El humano es un ser simbólico que busca explicar los fenómenos que le presentan, especialmente los fenómenos visuales. Para ello se apoya en la semiótica para ayudarte en este camino de interpretación. En el universo turístico, las fotografías emergen como evolución en la forma de representar, registrar, documentar lo que está al alcance de los ojos o más allá. En este sentido, esta investigación busca demostrar cómo la semiótica del turismo contribuye a profundizar en los análisis visuales en el campo del turismo. Por lo tanto, pretende conferir la usabilidad de la semiótica del turismo en los análisis visuales, así como la aplicación de este método, sus categorías y uso en la producción de significado. Esta investigación cualitativa llevó a cabo un análisis visual sobre fotos de Cristo Redentor tomadas de Instagram. Entre los principales resultados, se pudo verificar la usabilidad de la semiótica turística como aporte metodológico junto con la investigación con contenido visual. Esta aplicabilidad permitió, a través de categorías, elementos y composición, identificar tres interpretaciones junto con las fotos de Cristo Redentor: (i) como representación (sentido semiótico); (ii) como fondo (pantalla semiótica); (iii) como escenario en la dinámica con turistas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Humans are symbolic beings who seek to explain the phenomena that arise before them, particularly visual phenomena. For this, they rely on semiotics for assistance in this path of interpretation. In the tourist universe, photographs emerge as evolution in representing, recording, and documenting what can attain the eyes or beyond. In this sense, this research seeks to demonstrate how the semiotics of tourism contribute to deepening visual analyses in the field of tourism. Therefore, it aims to confer the usability of the semiotics of tourism in visual analyses, as well as the application of this method, its categories, and its use in the production of meaning. This qualitative research conducted a visual analysis of photos of Christ the Redeemer taken from Instagram. Among the main results, it was possible to verify the usability of tourism semiotics as a methodological contribution for research with visual content. This applicability made it possible, through categories, elements, and composition, to identify three interpretations along with the photos of Christ the Redeemer: (i) as representation (semiotic sense); (ii) as a background (semiotic screen); (iii) as a scenario in the dynamics with tourists.
  • Mulheres Negras no Turismo: desafios enfrentados pelas integrantes do Coletivo Bitonga Travel Artigos – Turismo E Sociedade

    Morais, Isabela Andrade de Lima; Santos, Evenly Maria dos; Santos, Isabela Beatriz dos

    Resumo em Português:

    Resumo O coletivo Bitonga Travel, criado em São Paulo no ano de 2018, busca fortalecer o protagonismo das mulheres negras no turismo, além de incentivá-las e auxiliá-las através de uma rede de apoio e troca de experiências. Esta iniciativa ocorre porque a figura da mulher turista tem sido representada como uma pessoa branca, enquanto a pessoa negra é vista como uma trabalhadora que atua nos bastidores ou em atividades subalternas. Este artigo pretende entender os desafios enfrentados pelas mulheres negras do coletivo Bitonga Travel enquanto turistas e as discussões sobre racismo e gênero se fazem importantes. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com a aplicação de questionários com 35 mulheres e a realização de entrevistas semiestruturadas com 03 mulheres, das 116 mulheres negras participantes da Bitonga Travel. Foi possível traçar um perfil dessas mulheres e perceber que o racismo, o machismo e o sexismo são problemas presentes nos relatos dessas viajantes. Portanto, é de extrema importância pensar em uma atividade turística mais inclusiva e que promova estratégias para o combate ao racismo, ao machismo e ao sexismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El colectivo Bitonga Travel, creado en São Paulo en 2018, busca fortalecer el papel de la mujer negra en el turismo, además de incentivarlas y ayudarlas a través de una red de apoyo y intercambio de experiencias. Esta iniciativa se da porque la figura de la mujer turista ha sido representada como una persona blanca, mientras que la persona negra es vista como una trabajadora que trabaja tras bambalinas o en actividades subordinadas. Este artículo pretende comprender los desafíos que enfrentan las mujeres negras del colectivo Bitonga Travel como turistas y las discusiones sobre racismo y género se vuelven importantes. Se realizó una investigación cualitativa con la aplicación de cuestionarios con 35 mujeres y la realización de entrevistas semiestructuradas a 03 mujeres, de las 116 mujeres negras participantes de Bitonga Travel. Fue posible dibujar un perfil de estas mujeres y darse cuenta de que el racismo, el machismo y el sexismo son problemas presentes en los relatos de estas viajeras. Así es de suma importancia pensar en una actividad turística más inclusiva y que promueva estrategias para combatir el racismo, el machismo y el sexismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Bitonga Travel collective, created in São Paulo in 2018, seeks to strengthen the protagonism of black women in tourism as well as encourage and help them through a support network and experience exchange. This initiative occurs because the woman, as a tourist figure, has been represented as a white person, whilst the black person is seen as a worker who acts backstage or as inferior labor. This article intends to understand the challenges faced by the black women of the collective Bitonga Travel as tourists and the discussions about racism and gender become important. A qualitative research was conducted with the application of questionnaires on 35 women and the conducting of semi-structured interviews with 03 women out of the 116 black women participants of Bitonga Travel. It was possible to trace a profile of these women and to notice that racism, male chauvinism and sexism are problems present on these travelers´ reports. Hence, it is extremely importat to think about a more inclusive tourism activity which promotes strategies to face racism, male chauvinism and sexism.
  • A relevância do storytelling para a percepção da autenticidade Artigos - Turismo E Sociedade

    Andrade-Matos, Mariana Bueno de; Cavalcante, Mariana Magalhães

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é compreender como o storytelling, ou a contação de histórias, é relevante para a autenticidade. Para tanto, foi desenvolvida revisão de literatura sobre autenticidade em experiências turísticas e sobre storytelling, o que deu base para as discussões teóricas deste estudo. Para que se pudesse alcançar o objetivo proposto, optou-se por uma abordagem interpretativista e qualitativa com trabalho de campo aplicado ao contexto do turismo cacaueiro e chocolateiro na Ilha do Combu, Pará. A coleta de dados se deu por meio de observação e de entrevistas semiestruturadas, e os dados - depois de organizados e transcritos - foram analisados por meio de análise de conteúdo. A partir do acesso aos dados, observou-se que o storytelling proporcionou conexão entre os objetos, o local, as pessoas (incluindo comunidade e prestadores de serviço) e a experiência turística. Nesse sentido, o estudo foi capaz de demonstrar a relação existente entre os elementos da abordagem relacional da autenticidade (Rickly-Boyd, 2012) com o storytelling. Ainda, o estudo permite perceber que as histórias conectam os envolvidos na experiência e seus repertórios, legitimam processos de produção, ilustram aspectos físicos e dão significados a ações.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El propósito de este artículo es comprender cómo el storytelling, o la narración de historias, es relevante para la autenticidad. Para ello, se realizó una revisión bibliográfica sobre la autenticidad en las experiencias turísticas y sobre el storytelling, que sirvieron de base para las discusiones teóricas de este estudio. Para alcanzar el objetivo propuesto, se eligió un enfoque interpretativo y cualitativo con trabajo de campo aplicado al contexto del turismo de cacao y chocolate en Ilha do Combu, Pará. La recolección de datos ocurrió a través de observación y entrevistas semiestructuradas, y los datos, después de ser organizados y transcritos, fueron analizados mediante análisis de contenido. Al acceder a los datos, se observó que la narración proporcionaba una conexión entre los objetos, el lugar, las personas (incluida la comunidad y los proveedores de servicios) y la experiencia turística. En este sentido, el estudio pudo demostrar la relación entre los elementos del enfoque relacional de la autenticidad (Rickly-Boyd, 2012) con el storytelling. Además, el estudio revela que las historias conectan a los involucrados en la experiencia y sus repertorios, legitiman procesos de producción, ilustran aspectos físicos y dan sentido a las acciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this paper is to understand how storytelling is relevant to authenticity. For the matter, a literature review was carried out on authenticity in tourism experiences and on storytelling, which provided the basis for the theoretical discussions of this study. An interpretative and qualitative approach was chosen with fieldwork applied to the context of cocoa and chocolate tourism at Combu Island (Ilha do Combu), Pará. Data collection took place through observation and semi-structured interviews, and the data - after being organized and transcribed - were analyzed using content analysis. It was found through the data that storytelling provided a connection between the objects, the place, the people (including the community and service providers) and the tourism experience. In this sense, the study was able to demonstrate the relationship between the elements of the relational approach to authenticity (Rickly-Boyd, 2012) with storytelling. Furthermore, the study reveals that the stories connect those involved in the experience and their repertoires, legitimize production processes, illustrate physical aspects and give meaning to actions.
  • Privacidade compartilhada: paradoxos e tensões no cotidiano “hosteleiro” Artigos - Turismo E Sociedade

    Pereira, Joyce Kimarce do Carmo; Gomes, Christianne Luce

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo objetiva compreender de que maneira a privacidade se manifesta em hostels, verificando os paradoxos e tensões que emergem no cotidiano destes meios de hospedagem compartilhados. A metodologia, de natureza qualitativa, envolveu pesquisa de campo em três hostels, selecionados por critérios previamente estipulados, localizados na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Além da observação, foram realizadas entrevistas com 18 hóspedes e 6 anfitriões. Os dados coletados foram sistematizados e analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), sendo esta técnica complementada com o auxílio do software NVivo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o quarto, mesmo compartilhado, representa o primeiro passo na caminhada para a privacidade dos sujeitos, sendo o mobiliário cama o principal local para sua concretização. Os hóspedes utilizam diferentes estratégias para resguardar a privacidade. Quanto aos paradoxos e tensões que a desafiam, os resultados da pesquisa de campo indicam que os principais são os ruídos, a desordem verificada nos quartos e na cozinha, dificuldades relacionadas ao uso coletivo do banheiro, a nudez, a intimidade sexual nos quartos compartilhados e o convívio com pessoas com hábitos e origens diversas. No entanto, neste meio de hospedagem complexo e ambíguo que é o hostel, foi constatado que o quarto pode ser, também, um espaço que possibilita um processo de trocas valorizado pelos hóspedes. Isso se deve, especialmente, às práticas de lazer e comensalidade experimentadas pelos sujeitos que ocupam temporariamente aquele território, e ao intercâmbio de experiências sobre os atrativos turísticos da capital mineira.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo tiene como objetivo comprender cómo se manifiesta la privacidad en los hostales, verificando las paradojas y tensiones que emergen en la vida cotidiana de este alojamiento compartido. La metodología, de carácter cualitativo, implicó una investigación de campo en tres hostales, seleccionados por criterios previamente estipulados, ubicados en la ciudad de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Además de la observación, se realizaron entrevistas con 18 huéspedes y 6 anfitriones. Los datos recolectados fueron sistematizados y analizados mediante el análisis de contenido propuesto por Bardin (2011), siendo esta técnica complementada por el software NVivo. Los resultados de la investigación mostraron que el dormitorio representa el primer paso en el viaje hacia la intimidad de los sujetos, siendo la cama el lugar principal para su realización. Los huéspedes utilizaron diferentes estrategias para garantizar un mínimo de privacidad. Los resultados de la investigación de campo indican que las principales paradojas y tensiones que desafían la privacidad son el ruido, el desorden verificado en las habitaciones y en la cocina, las dificultades relacionadas con el uso colectivo del baño, la desnudez, la intimidad sexual en las habitaciones compartidas y la convivencia con personas de costumbres y procedencias diferentes. Sin embargo, en ese medio de alojamiento complejo y ambiguo que es el hostal, la habitación también puede ser un espacio que permita un proceso de intercambio valorado por los huéspedes. Esto se debe especialmente a las prácticas de ocio y comensalidad vividas por los sujetos que ocupan temporalmente ese territorio, y al intercambio de experiencias sobre los atractivos turísticos de la capital de Minas Gerais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to understand how privacy can be seen in hostels, verifying the paradoxes and tensions that emerge in the daily life of these shared accommodations. The methodology is qualitative and involved field research in three hostels, selected by previously stipulated criteria, located in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. In addition to observation, interviews were carried out with 18 guests and 6 hosts. The collected data were systematized and analyzed using the content analysis proposed by Bardin (2011), this technique being complemented with the NVivo software. The research results showed that the bedroom, even if shared, represents the first step in the journey towards the subjects' privacy and the bed is the main place for its realization. As for the paradoxes and tensions that challenge privacy, the results of the field research indicate that the main ones are the noise, the disorder in rooms and in the kitchen, difficulties related to the collective use of the bathroom, nudity and sexual intimacy in shared rooms and living with people with different habits and origins. However, in this complex and ambiguous means of accommodation, it was found that the room can also be a space that allows a process of shared moments valued by the guests. This occurs, especially, due to the leisure and commensality practices experienced by the subjects who temporarily occupy that territory, and due to the exchange of experiences about the tourist attractions of the capital of Minas Gerais.
  • O turismo no governo de Jair Bolsonaro: políticas públicas e discursos ideológicos Artigos – Turismo E Sociedade

    Lopes, Mariana Manzano; Panosso Netto, Alexandre

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo é analisar a influência dos discursos de Jair Bolsonaro nas políticas públicas de turismo no Brasil, durante o seu governo. O corpus contemplou discursos do ex-presidente sobre turismo e documentos oficiais dos anos de 2019 e 2020. Os discursos foram analisados por meio do modelo da Semiótica Francesa. O estudo revelou que Bolsonaro construiu seus discursos e projetos políticos sobre turismo a partir da perspectiva do “eu” e as propostas por ele defendidas refletiram seus desejos, gostos pessoais, posicionamentos ideológicos e seus hobbies. Também evidenciou que o turismo é, na construção discursiva de Bolsonaro, uma figura que contribui para a construção temática da desregulação, em especial a ambiental. Também apurou que o ex-presidente manipulava seus eleitores e apoiadores, pedindo poder, manifestado em apoio e aderência para pôr em prática seus projetos. Em adição, revelou-se que o ex-presidente utilizava o recurso da polarização, reafirmando a retórica do “nós contra eles”. Assim, a principal contribuição desta pesquisa foi compreender como os valores ideológicos do bolsonarismo operam, por meio dos seus discursos, o que nos permite compreender as prioridades e as direções que este governo tomou com relação ao turismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del artículo es analizar la influencia que tuvieron los discursos de Jair Bolsonaro en las políticas públicas de turismo en Brasil, durante su gobierno. El corpus incluyó discursos del expresidente sobre turismo y documentos oficiales de los años 2019 y 2020. Los discursos analizados a través del modelo de la Semiótica Francesa. El estudio reveló que Bolsonaro construye sus discursos y proyectos políticos sobre el turismo desde la perspectiva del “yo”, y las propuestas que defiende reflejan sus anhelos, gustos personales, posiciones ideológicas y sus aficiones. También mostró que el turismo es, en la construcción discursiva de Bolsonaro, una figura que contribuye a la construcción temática de la desregulación, especialmente la ambiental. También constató que el expresidente manipuló a sus votantes y simpatizantes, pidiendo poder, manifestado en apoyo y adhesión para poner en práctica sus proyectos. Además, se reveló que el expresidente utiliza el recurso de la polarización, reafirmando la retórica de “nosotros contra ellos”. Así, el principal aporte de esta investigación fue comprender cómo operan los valores ideológicos del bolsonarismo, a través de sus discursos, lo que permite comprender las prioridades y rumbos que tomó este gobierno en relación al turismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this paper is to analyze the influence that Jair Bolsonaro's speeches had on Brazilian public policies of tourism during his government. The corpus included speeches by the ex-president about tourism and official documents from the years 2019 and 2020. The speeches were analyzed through the model of French Semiotics. This study concluded that Bolsonaro constructed his political speeches and political projects about tourism from the perspective of the “self” and the proposals defended by him are those that reflect his desires, personal tastes, ideological position, and even his hobbies. It also demonstrated that tourism is, in the discursive construction of Bolsonaro, something that contributes to the issue of deregulation, specially an environmental one. Another highlighted point is that the ex-president manipulates his supporters, asking for power, manifested through support and adherence in order to put his projects in practice. In addition, it was revealed that the president constructed his speeches over polarization, reaffirming the rhetoric “we against them”. So, the main contribution is to understand how the ideological values of bolsonarism operates, through his speeches, what allow us to comprehend which priorities and directions that this government had in relation to tourism.
  • A produção do turismo mediada pela plataforma Airbnb: proposição de um instrumental/software para o levantamento de dados empíricos e teorizações introdutórias Artigos – Turismo E Sociedade

    Martoni, Rodrigo Meira; Nascimento, Amanda Savio; Martins, Victor Hugo; França, Galileu Filipe Nunes de

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo contempla a corporação Airbnb – plataforma de locação de imóveis para curtas temporadas –, tanto em sua atuação na cidade colonial mineira de Ouro Preto, quanto em escala mundial. Tal abordagem faz parte de uma reflexão acerca de processos mais amplificados, os quais dizem respeito à lógica produtiva e reprodutiva no tempo- histórico da acumulação flexível (Harvey, 1992), levada a cabo, cada vez mais, por meios tecnocientíficos e informacionais. Dois foram os objetivos traçados: desenvolver um instrumental/software para o levantamento de dados empíricos (sendo este utilizado de forma experimental na referida localidade); e teorizar os processos de produção de mais- valor no contexto do “capitalismo de plataforma” (Srnicek, 2016), contemplando os novos formatos da subsunção do trabalho ao capital. As técnicas para a obtenção de dados e informações adotadas foram as pesquisas documental e bibliográfica, além do software para o levantamento do quantitativo real de imóveis cadastrados em Ouro Preto. A partir da averiguação foi possível expor algumas das mediações da plataforma no âmbito da produção e do consumo, bem como tecer considerações acerca de desdobramentos socioespaciais contraditórios por ela alavancados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio incluye a la corporación Airbnb – una plataforma de alquiler de inmuebles por períodos cortos –, tanto en su actuación en la ciudad colonial de Ouro Preto, en Minas Gerais, como a escala global. Tal abordaje es parte de una reflexión sobre procesos más ampliados, que atañen a la lógica productiva y reproductiva en el tiempo histórico de la acumulación flexible (Harvey, 1992), realizados, cada vez más, por medios tecnocientíficos e informacionales. Se fijaron dos objetivos: desarrollar un instrumento/software para la recolección de datos empíricos (que se utiliza de manera experimental en la referida localidad); y teorizar los procesos de producción de plusvalía en el contexto del “capitalismo de plataforma” (Srnicek, 2016), contemplando los nuevos formatos de subsunción del trabajo al capital. Las técnicas de obtención de datos e información adoptadas fueron la investigación documental y bibliográfica, además del software para levantamiento del número real de propiedades registradas en Ouro Preto. A partir de la investigación fue posible exponer algunas de las mediaciones de la plataforma en el contexto de producción y consumo, así como hacer consideraciones sobre desarrollos socioespaciales contradictorios apalancados por ella.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study focuses on the Airbnb corporation - a platform for short-term property rentals - both in its activities in the colonial city of Ouro Preto, as well as on a global scale. This approach is part of a reflection on broader processes related to productive and reproductive logic in the historical time of flexible accumulation (Harvey, 1992), increasingly carried out through technoscientific and informational means. Two objectives were set: to develop a tool/software for the collection of empirical data (which was used experimentally in the aforementioned location); and to theorize the processes of added-value in the context of "platform capitalism" (Srnicek, 2016), considering new formats of labor subsumption to capital. The techniques for obtaining data and information adopted were documentary and bibliographical research, as well as the referred software for collecting the actual number of registered properties in Ouro Preto. Based on the investigation, it was possible to expose some of the platform's mediations in the context of production and consumption, as well as to make considerations about contradictory socio-spatial consequences promoted by it.
  • Uma análise da identidade gastronômica de um destino turístico do vinho, com base em comunicações digitais Artigos – Turismo E Sociedade

    Amaral, Marcia Mariluz; Tricárico, Luciano Torres

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo contempla a corporação Airbnb – plataforma de locação de imóveis para curtas temporadas –, tanto em sua atuação na cidade colonial mineira de Ouro Preto, quanto em escala mundial. Tal abordagem faz parte de uma reflexão acerca de processos mais amplificados, os quais dizem respeito à lógica produtiva e reprodutiva no tempo- histórico da acumulação flexível (Harvey, 1992), levada a cabo, cada vez mais, por meios tecnocientíficos e informacionais. Dois foram os objetivos traçados: desenvolver um instrumental/software para o levantamento de dados empíricos (sendo este utilizado de forma experimental na referida localidade); e teorizar os processos de produção de mais- valor no contexto do “capitalismo de plataforma” (Srnicek, 2016), contemplando os novos formatos da subsunção do trabalho ao capital. As técnicas para a obtenção de dados e informações adotadas foram as pesquisas documental e bibliográfica, além do software para o levantamento do quantitativo real de imóveis cadastrados em Ouro Preto. A partir da averiguação foi possível expor algumas das mediações da plataforma no âmbito da produção e do consumo, bem como tecer considerações acerca de desdobramentos socioespaciais contraditórios por ela alavancados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio incluye a la corporación Airbnb – una plataforma de alquiler de inmuebles por períodos cortos –, tanto en su actuación en la ciudad colonial de Ouro Preto, en Minas Gerais, como a escala global. Tal abordaje es parte de una reflexión sobre procesos más ampliados, que atañen a la lógica productiva y reproductiva en el tiempo histórico de la acumulación flexible (Harvey, 1992), realizados, cada vez más, por medios tecnocientíficos e informacionales. Se fijaron dos objetivos: desarrollar un instrumento/software para la recolección de datos empíricos (que se utiliza de manera experimental en la referida localidad); y teorizar los procesos de producción de plusvalía en el contexto del “capitalismo de plataforma” (Srnicek, 2016), contemplando los nuevos formatos de subsunción del trabajo al capital. Las técnicas de obtención de datos e información adoptadas fueron la investigación documental y bibliográfica, además del software para levantamiento del número real de propiedades registradas en Ouro Preto. A partir de la investigación fue posible exponer algunas de las mediaciones de la plataforma en el contexto de producción y consumo, así como hacer consideraciones sobre desarrollos socioespaciales contradictorios apalancados por ella.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study focuses on the Airbnb corporation - a platform for short-term property rentals - both in its activities in the colonial city of Ouro Preto, as well as on a global scale. This approach is part of a reflection on broader processes related to productive and reproductive logic in the historical time of flexible accumulation (Harvey, 1992), increasingly carried out through technoscientific and informational means. Two objectives were set: to develop a tool/software for the collection of empirical data (which was used experimentally in the aforementioned location); and to theorize the processes of added-value in the context of "platform capitalism" (Srnicek, 2016), considering new formats of labor subsumption to capital. The techniques for obtaining data and information adopted were documentary and bibliographical research, as well as the referred software for collecting the actual number of registered properties in Ouro Preto. Based on the investigation, it was possible to expose some of the platform's mediations in the context of production and consumption, as well as to make considerations about contradictory socio-spatial consequences promoted by it.
  • Os desafios enfrentados por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para a prática turística Artigos – Turismo E Sociedade

    Duarte, Donária Coelho; Mora, Maria Luíza Araújo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo objetiva apresentar os obstáculos enfrentados por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para a prática turística e apurar possíveis soluções para a sua inclusão no turismo. A metodologia, de cunho qualitativo, foi delineada por meio da aplicação de um questionário disponibilizado no Google Forms e enviado para 143 pessoas com TEA e familiares, a fim de entender quais os obstáculos enfrentados e quais sugestões esses indivíduos apresentaram para que haja sua completa inclusão na prática turística. O embasamento teórico contempla o turismo acessível e as características do TEA no contexto do turismo. Os resultados demonstram que os indivíduos pesquisados carecem de atendimento e infraestrutura qualificados e que devido a essa ausência, muitos deixam de viajar. Em relação às soluções, verifica-se que o treinamento de funcionários, o conhecimento sobre o TEA e a infraestrutura adequada são as maiores demandas por parte dos entrevistados para que haja possibilidade de retorno para o destino e/ou empreendimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar los obstáculos que enfrentan las personas com Trastorno Del Expectro Autistas (TEA) para la prátice del turismo e investigar posibles soluciones por su inclusión em el turismo. La metodología, de carácter cualitativo, se delineó a través de la aplicación de um cuestionario disponible em Google Formsy enviado a 143 personas com TEA y familiares, com el fin de comprender los obstáculos enfrentados y qué sugerencias presentar estos individuos para su completa inclusión em la práctica turista. La base teórica contempla lo turismo accesible y las características de los TEA em el contexto del turismo. Los resultados muestran que los encuestados carecen de servicios e infraestructura calificados y que debido a esta carencia, muchos dejan de viajar. Encuanto a las soluciones, parece que la capacitación de los empleados, el conocimiento sobre los TEA y la infraestructuraa de cuada son lãs mayores demandas por parte de los estrevistados para que exista la posibilidad de regresar al destino y/o empresa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to present the obstacles faced by people with Autistic Spectrum Disorder (ASD) for tourism practice and to investigate possible solutions for their inclusion in tourism. The methodology, of a qualitative nature, was outlined through the application of a questionnaire made available on Google Forms and sent to 143 people with ASD and family members in order to understand the obstacles faced and what suggestions these individuals presented for their complete inclusion in the practice of tourism. The theoretical basis contemplates accessible tourism and the characteristics of ASD in this context. The results show that the individuals surveyed need qualified service and infrastructure and that due to the lack of those many stop travelling. Regarding the solutions, it appears that employee training, knowledge about ASD and adequate infrastructure are the greatest demands according to those interviewees and after those requirements there is a possibility of returning to the destination and/or enterprise.
  • Turismo gastronômico: conceitos & características Revisões Didáticas

    Gimenes-Minasse, Maria Henriqueta Sperandio Garcia

    Resumo em Português:

    Resumo O Turismo e a alimentação se relacionam de formas diversas. Dentre as possibilidades, o Turismo Gastronômico se destaca por valorizar o patrimônio alimentar local, gerar experiências enriquecedoras para os visitantes e funcionar como um vetor do desenvolvimento econômico local e regional. Este artigo aborda o Turismo Gastronômico em seus aspectos fundamentais, tratando de seu conceito, subsegmentos, características, principais atrativos e desafios para o seu desenvolvimento sustentável. Apresenta também conceitos básicos para compreender a alimentação como uma prática cultural. Busca-se fornecer ao leitor um conhecimento geral e introdutório sobre o Turismo Gastronômico a partir da visão de autores nacionais e internacionais que são referência nas pesquisas sobre o tema.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El turismo y la alimentación se relacionan de diferentes maneras. Entre las posibilidades, el Turismo Gastronómico se destaca por poner en valor el patrimonio alimentario local, generando experiencias enriquecedoras para los visitantes y funcionando como vector de desarrollo económico local y regional. Este artículo aborda el Turismo Gastronómico en sus aspectos fundamentales, abordando su concepto, subsegmentos, características, principales atractivos y desafíos para su desarrollo sostenible. También presenta conceptos básicos para entender la alimentación como práctica cultural. El objetivo es brindar al lector conocimientos generales e introductorios sobre el Turismo Gastronómico desde la perspectiva de autores nacionales e internacionales que son referencia en la investigación sobre el tema.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Tourism and food are related in different ways. Among them, Food Tourism stands out for valuing the local food heritage, generating enriching experiences for tourists and functioning as a vector of local and regional economic development. This article addresses Food Tourism in its fundamental aspects, dealing with its concept, sub-segments, characteristics, main attractions and challenges associated with its sustainable development. It also presents basic concepts to understand food as a cultural practice. The aim is to provide the reader with general and introductory knowledge about Food Tourism from the perspective of national and international authors who are a reference in research on the subject.
  • Cluster turístico: conceitos, características e modelos de análise Revisões Didáticas

    Sohn, Ana Paula; Beni, Mario Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo tem como objetivo estabelecer uma base conceitual ao mesmo tempo em que fornece exemplos práticos de clusterização dentro do domínio do turismo. A pesquisa aprofunda-se em perspectivas analíticas, focando em redes regionais que, por meio de uma governança estratégica, promovem iniciativas colaborativas e o desenvolvimento local. Clusters são concentrações geográficas de empresas e instituições locais que operam em um mesmo setor e que cooperam e competem entre si obtendo vantagens competitivas por meio da eficiência coletiva. Por estar vinculado a sua base local e a ação conjunta, o conceito de cluster alinha-se com o setor de turismo. A constituição de clusters no turismo é uma tendência que promove o desenvolvimento regional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación tiene como objetivo establecer una base conceptual al mismo tiempo que proporciona ejemplos prácticos de agrupamiento dentro del ámbito del turismo. Profundiza en perspectivas analíticas, centrando su enfoque en redes regionales que, a través de una gobernanza estratégica, fomentan iniciativas colaborativas y avances locales. Los clusters son concentraciones geográficas de empresas y otros actores que operan en un mismo sector. Estos entes colaboran y compiten entre sí, aprovechando eficiencias colectivas para obtener ventajas competitivas. Debido a su asociación con raíces locales y esfuerzos colaborativos, el concepto de clúster se alinea con el sector turístico. La formación de clusters en el turismo es una tendencia que promueve el desarrollo regional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to establish a conceptual foundation while providing practical examples of clustering within the tourism domain. It delves into analytical perspectives, focusing on regional networks that, through strategic governance, foster collaborative initiatives and local development. Clusters represent geographic concentrations of enterprises and other stakeholders operating within the same sector. These entities collaborate and compete, harnessing collective efficiencies to gain competitive advantages. Due to its association with local roots and collaborative efforts, the cluster concept aligns with the tourism sector. The emergence of tourism clusters signifies a progressive trend that drives regional growth.
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo Rua Silveira Martins, 115 - cj. 71, Centro, Cep: 01019-000, Tel: 11 3105-5370 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: edrbtur@gmail.com