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Revista de Administração da UFSM, Volume: 14, Número: 2, Publicado: 2021
  • Modelo Descritivo de Atuação Sustentável para o Desenvolvimento de Inovações Sociais Article

    Costa, Priscila Rezende da; Itelvino, Lucimar da Silva; Monken, Sonia Francisca

    Resumo em Português:

    RESUMO Finalidade: A concepção da inovação social como um processo aberto, colaborativo e gerador de transformação da sociedade reforça a necessidade da ampliação de parcerias e da legitimação dos negócios que promovem impacto e mudança social. Considerando esse contexto, buscou-se responder à seguinte questão de pesquisa: Como a atuação dos negócios sociais pode potencializar o desenvolvimento de inovações sociais? Desenho / metodologia / abordagem: Para tanto, foram adotados: a abordagem indutiva, fundamentada em dados empíricos (Grounded Theory), a partir do paradigma qualitativo, em uma investigação de 24 negócios sociais; e o software Atlas.ti, para a organização e a recuperação dos dados. Constatações: A agregação dos resultados possibilitou a elaboração de um modelo descritivo, de atuação sustentável, para o desenvolvimento de inovações em negócios sociais, a partir das seguintes proposições: (a) atuação sustentável tanto nos processos quanto na inovação social propriamente dita; (b) prevalência de um contexto cooperativo para resolver questões sociais; (c) governança profissionalizada, como condicionante causal à geração de inovações sociais; (d) desenvolvimento de ações de interesse público como condicionante interveniente à geração de inovações sociais; (e) avaliação técnica e científica do impacto social, como estratégia de mensuração dos resultados das inovações geradas; e (f) expansão do impacto social, como consequência da atuação autoescalável dos negócios sociais. Originalidade / valor: Foi proposto um modelo descritivo de atuação sustentável para o desenvolvimento de inovações sociais em negócios sociais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The concept of social innovation as open, collaborative and social transformation process opens room to reinforce the need of legitimizing social impact businesses and of expanding partnerships for social change, as well as the urgency of establishing professional and more sustainable social innovation environments. Accordingly, we tried to answer the following research question: How can social business performance boost the development of social innovations? Design/methodology/approach: Therefore, we adopted the inductive approach of qualitative paradigm, based on the Grounded Theory, to investigate 24 social businesses. In addition, we adopted the Atlas.ti software for data organization and recovery. Aggregate results allowed us to propose a descriptive model of sustainable performance for the development of social innovations in social business, based on the following propositions: sustainable performance in processes and social innovation, the prevalence of a cooperative environment to solve social issues, professional governance as causal factor to social innovation development, the development of actions focused on public interests as influencing conditions for social innovation development, technical and scientific evaluation of social impacts as strategy to measure the outcomes of developed innovations and the expansion of social impacts as the consequence of the self-negotiation of social affairs. Originality/value: A descriptive model of sustainable acting was proposed for the development of social innovations in social businesses.
  • CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS PARA A CONSOLIDAÇÃO DO TURISMO SUSTENTÁVEL NO BRASIL Article

    Garlet, Valéria; Grellmann, Camila Pascotini; Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Esta pesquisa visa analisar as práticas sustentáveis de 421 turistas, por meio de um estudo quantitativo (método survey). Desenho / metodologia / abordagem: O questionário identificou as escolhas e atitudes relacionadas a transporte, hospedagem, impacto ambiental, responsabilidade social, passeios, compra de passagens aéreas, compras, alimentação, cultura local e natureza. Resultados: Os resultados mostraram que a maioria dos respondentes afirma praticar a sustentabilidade quando viaja como turista e tenta auxiliar outros turistas ensinando e transmitindo os princípios do mínimo impacto sempre que há oportunidade. No entanto, alguns resultados da pesquisa são preocupantes: apenas 19,72% dos entrevistados planejam suas viagens pensando no impacto ambiental e apenas 17,58% verificam se o ambiente de hospedagem adota práticas de sustentabilidade. Além disso, 46,56% ficaram indiferentes em comprar em lojas e restaurantes com práticas sustentáveis. Originalidade / valor (obrigatório): Assim, ainda há muito a evoluir em relação a melhores escolhas e atitudes. Com o desenvolvimento de práticas sustentáveis, será possível alcançar um turismo favorável para todos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This research aims to analyze sustainable practices of 421 tourists, through a quantitative study (survey method). Design/methodology/approach: The questionnaire identified the choices and attitudes related to transportation, lodging, environmental impact, social responsibility, tours, airfare purchase, shopping, food, local culture and nature. Findings: The results showed that most respondents say they practice sustainability when traveling as tourists and try to assist other tourists by teaching and transmitting the principles of minimum impact whenever there is an opportunity. However, some research results are worrisome: only 19.72% of the respondents plan their trips thinking about the environmental impact and only 17.58% verify if the lodging environment adopts sustainability practices. In addition, 46.56% were indifferent about buying in stores and restaurants with sustainable practices. Originality/value (mandatory): Thus, there is still much to evolve regarding better choices and attitudes. With the development of sustainable practices, it will be possible to achieve favorable tourism for all.
  • INDICAÇÃO GEOGRÁFICA COMO RECURSO ESTRATÉGICO DE MARCA NA VITIVINICULTURA DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL Article

    Castro, Virginia Aparecida; Lourenção, Marina; Giraldi, Janaina de Moura Engracia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: As indicações geográficas (IGs) são consideradas um tipo de marca que é compartilhada por empresas de um mesmo setor com a finalidade de evidenciar a origem de determinado produto e para ter sua qualidade reconhecida. Elas têm sido amplamente utilizadas no setor de vinhos. O presente estudo busca verificar se as indicações geográficas podem ser consideradas um recurso interno que gera vantagem competitiva para o setor vitivinicultor brasileiro. Ademais, visa também: i) compreender o objetivo da criação de uma indicação geográfica; ii) entender como ocorre o processo de criação da indicação geográfica e o procedimento para autorização do seu uso; iii) compreender quais são os resultados intangíveis únicos obtidos por uma indicação geográfica; iv) verificar como está a visão de futuro em relação a indicação geográfica. Desenho/metodologia/abordagem: Foram realizadas entrevistas em profundidade com órgãos governamentais, associações e produtores de vinícolas do Rio Grande do Sul/Brasil. Achados: Conclui-se que os projetos de IG podem ser vistos como recursos difíceis de serem copiados ou substituídos e que constroem conhecimentos, identificando terroirs e redefinindo práticas produtivas. Originalidade/valor: Isto pode levar ao alcance de vantagem competitiva sustentável com aumento das exportações e produtos diferenciados a serem oferecidos no mercado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Geographical indications (GIs) are considered a type of brand that is shared by companies in the same sector in order to highlight the origin of a product and have its quality recognized. They have been widely used in the wine sector. This study aims to verify whether geographical indications can be considered an internal resource that generates competitive advantage for the Brazilian wine sector. Furthermore, it also aims to: i) understand the purpose of creating a geographical indication; ii) understand the process of creating the geographical indication and the procedure for authorizing its use; iii) understand what are the unique intangible results obtained by a geographical indication; iv) check the vision of the future concerning the geographical indication. Design/methodology/approach: It was conducted in-depth interviews with government agencies, associations, and winegrowers in Rio Grande do Sul/Brazil. Findings: Therefore, GI projects can be resources that are difficult to copy or replace, building knowledge, identifying terroirs, and redefining production practices. Originality/value: It can lead to the achievement of sustainable competitive advantage with increased exports and differentiated products in the market.
  • A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOS DEPUTADOS FEDERAIS FRENTE AOS ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO DE SEUS ESTADOS E A REGIÃO GEOGRÁFICA QUE OCUPAM Article

    Teixeira, Liliane; Lago, Ellen Corrêa Wandembruck; Tonon, Leonardo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O estudo a seguir tem por objetivo verificar se a atuação dos Deputados Federais das Unidades Federativas brasileiras guarda relação com o IDHM, com o PIB per capita e com a região geográfica em que elas estão localizadas. Metodologia: Com relação à atuação dos parlamentares, os dados utilizados foram os disponibilizados pelo portal Transparência Brasil e analisados a partir da técnica exploratória multivariada de análise de conglomerados não hierárquicos K-means. As Unidades Federativas foram divididas em clusters segundo às similitudes que apresentavam com relação às variáveis que compunham a análise. Resultados: Após as análises, foi possível constatar que não há uma relação de equivalência entre a atuação dos parlamentares da Câmara e os índices observados no desenvolvimento da pesquisa (IDHM e PIB per capita), de modo que Unidades Federativas de diferentes regiões e com condições de desenvolvimento bastantes distintas compuseram o mesmo grupo de análise. Originalidade/Valor: Os dados pesquisados ou mesmo a identificação de ações de transparência passam a demonstrar a diversidade de possiblidades de análise que surgem quando das discussões acerca da atuação dos agentes políticos e seu respectivo retorno à população. Sugere-se que estudos futuros possam percorrer outros dados ou relatórios disponibilizados por outros portais da transparência de várias esferas do governo. Outras possibilidades de estudo ainda poderão ser desenvolvidas a partir de análises qualitativas acerca da efetiva representatividade dos projetos propostos pelos representantes do povo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study seeks to verify whether the performance of Brazilian Congressional Representatives is related to MHDI and GDP per capita indices and the regions they represent. Methodology: Regarding the performance of the parliamentarians, the data used were those made available by the Transparência Brasil portal and analyzed using the multivariate exploratory non-hierarchical cluster analysis technique K-means. Federative Units were divided into clusters according to the similarities they presented with respect to the variables that made up the analysis. Findings: After the analyses, we were able to determine that there is no relation of equivalence between the performance of representatives in Congress and the observed research development indices (MHDI and GDP per capita) with states of different regions and quite distinct conditions of development making up the same group of analysis. Originality/value: The researched data, or even the identification of transparency actions demonstrates the wide variety of analysis possibilities that are available in terms of discussions of the performance of political agents and their respective returns for the population. We would suggest that future studies can use other data or other reports displayed in the transparency portals of various spheres of government. Other research possibilities can be developed based on qualitative analyses of the effective representativity of the projects proposed by these representatives of the people.
  • Negócios Sociais e Âncoras de Carreira: Um Estudo sobre o Envolvimento dos Estudantes Universitários Article

    Fogaça, Lucas Santana; Vasconcellos, Liliana; Uemura, Marise Regina Barbosa; Comini, Graziella Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: o objetivo deste trabalho é analisar as âncoras de carreira (Schein, 1974) de estudantes universitários com envolvimento em atividades sociais. Design/metodologia/abordagem: optou-se por uma abordagem quantitativa descritiva, com a aplicação de um questionário a 68 jovens participantes do programa de embaixadores CHOICE. Resultados: a âncora de serviço e dedicação a uma causa foi predominante, sendo a participação em entidades estudantis e voluntariado foi um aspecto marcante. A âncora de carreira atua como um fator influenciador para o interesse por negócios sociais, enquanto o envolvimento prévio em outras atividades sociais (voluntariado e entidades estudantis) parece ser o indicador que demonstra o quanto o indivíduo irá efetivamente se movimentar na direção dos negócios sociais. Originalidade/valor: o resultado demonstra o alinhamento existente entre a procura por um propósito e a atuação em negócios sociais. Embora o envolvimento com atividades sociais esteja se tornando cada vez mais presente na vida universitária, as empresas ainda não sabem determinar o valor dessas experiências. Destaca-se, portanto, a importância de se estudar esse fenômeno e trazer informações que permitam que essas barreiras se quebrem, afinal, cada vez mais a sociedade precisa de novas soluções para os problemas sociais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: the objective of this study is to analyze the career anchors (Schein, 1974) of university students involved in social activities. Design/methodology/approach: we chose a quantitative descriptive approach, with the application of a questionnaire to 68 young students participating in the CHOICE ambassador program. Findings: results showed the predominance of the service and dedication to a cause anchor, and the relevance of acting in student and volunteer organizations. The career anchor acts as an influencing factor for the interest in social businesses, while previous involvement in other social activities (volunteering and student entities) seems to be the indicator that shows how much the individual will effectively move in the direction of social businesses. Originality/value: this result demonstrates the existing alignment between the search for a purpose and working in social businesses. Although the involvement in social activities is becoming increasingly present in university life, companies still do not know how to determine the value of these experiences. Therefore, we emphasize the importance of studying this phenomenon and bringing information that allows these barriers to break, after all, society increasingly needs new solutions to social problems.
  • Processo de Inovação em Empresas de Capital Aberto da Serra Gaúcha Article

    Dutra, Catherine Chiappin; Pavinato, Cristiano Wagner Tesser; Carrer, Maria Luiza Furlanetto; Camargo, Maria Emília; Olea, Pelayo Munhoz

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O processo de inovação caracteriza-se por ser contínuo voltado especialmente a diferenciação das organizações, visando obter vantagem competitiva. Sendo assim, o artigo buscou analisar o processo de inovação em empresas de capital aberto da Serra Gaúcha. Design/metodologia/abordagem: Foi realizado um estudo quantitativo através de uma survey com análise estatística descritiva. O questionário foi elaborado a partir da proposta de Floriani, Beuren e Machado (2013) e enviado para sete empresas com capital aberto da Serra Gaúcha listadas na BM&F Bovespa. A análise foi segmentada em capacidades organizacionais, contextos da inovação, foco da inovação e performance alcançada. Resultados: Pode-se perceber que na maioria das empresas há procedimentos nos processos, o foco da inovação é especialmente em produtos e direcionado ao mercado. Todas as organizações utilizam recursos próprios para executar as inovações. A maioria das patentes registradas encontra-se na esfera nacional, e duas empresas não realizaram o registro de patente nos últimos dois anos. Originalidade/valor: Estudos anteriores não identificaram empresas da Serra Gaúcha como participantes no processo de inovação em empresas brasileiras de capital aberto. Além disso, é impossível definir um perfil da região a partir do tratamento de dados em estudos anteriores. O estudo proposto analisa a forma como o processo de inovação ocorre nas empresas de capital aberto da Serra Gaúcha cotadas na BM&F Bovespa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The innovation process is characterized by being continuous and focused mainly on the differentiation of the organizations, aiming at obtaining a competitive advantage. Thus, this study aimed to analyze the innovation process in publicly traded companies of Serra Gaúcha. Design/methodology/approach: A quantitative study was conducted through a survey with descriptive statistical analysis. The questionnaire was prepared based on the study of Floriani, Beuren and Machado (2013) and sent to seven companies from Serra Gaúcha listed on BM&F Bovespa. The analysis was segmented into organizational capabilities, innovation contexts, innovation focus, and enhanced performance. Findings: The results showed that there are procedures in the processes in most companies, and the focus of innovation is especially on products and directed to the market. All organizations use their own resources to execute innovations. Most of the registered patents are in the national sphere, and two companies have not registered any patents in the last two years. Originality/value: Previous studies have not identified any companies from Serra Gaúcha as participants in the innovation process in Brazilian publicly traded companies. Besides, it is impossible to define a profile of the region from the data treatment in previous studies. The proposed study analyzes how the innovation process occurs in publicly traded companies of Serra Gaúcha listed on BM&F Bovespa.
  • Você obtem todos os benefícios do uso das Mídias Sociais ? Uma revisão de literatura combinando os conceitos de Mídias Sociais, Capital Social e Compartilhamento do Conhecimento Article

    Santos, Rosangela Fritscher; Oliveira, Mirian; Chaves, Marcirio Silveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: As mídias sociais tem se tornado uma ferramenta relevante, que pode ser usada para mais atividades do que simplesmente conectar parentes e amigos como, por exemplo, auxiliando a encontrar trabalho ou como um espaço para propaganda. O objetivo desta pesquisa é apresentar os benefícios da combinação dos tópicos Compartilhamento do Conhecimento, Mídias Sociais e teoria do Capital Social. Método: Revisão de literatura de vinte e dois artigos relevantes quando combinando os assuntos Mídias Sociais, Compartilhamento do Conhecimento e teoria do Capital Social. Os 22 artigos são submetidos a análise de conteúdo. Resultados: A análise da literatura revelou dois papéis fundamentais para as mídias sociais dentro das organizações - um papel operacional - funcionando como um canal ou ferramenta; um papel transformador - usado para apoiar a estratégia organizacional. Limitações da Pesquisa/Implicações : A limitação deste estudo está relacionada ao limitado número de artigos que resultaram da busca. Implicações Práticas: Os benefícios de combinar os três assuntos incluem melhorias na comunicação informal, melhor colaboração e cooperação e uma influência positiva no desempenho do trabalho e na inovação. Originalidade: Uma agenda de pesquisa é proposta para destacar a importância de investigações futuras sobre o compartilhamento de conhecimento tácito por meio das mídias sociais, focando em como gerar confiança pelas mídias sociais; sugere-se também atenção a pesquisas relacionadas à proteção do conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The social media have become powerful tools that can be used to do much more than connecting relatives and friends, helping find a job or providing advertising space. This study aims to present the benefits of combining the subjects related to Knowledge Sharing, Social Media and Social Capital theory. Design/methodology/approach: Literature review of 22 papers identified as relevant when combining the subjects Social Media, Social Capital and Knowledge Sharing. The 22 documents were subjected of content analysis. Findings: The analysis of the literature revealed two fundamental roles for social media within organizations - an operational role - working as a channel or tool; a transformative role - used to support organizational strategy. Research limitations/implications: The limitation of this study is related to the limited number of papers that resulted from the search. Practical implications: The benefits of combining the three subjects include improvements on informal communication, better collaboration and cooperation, and a positive influence on job performance and innovation. Originality/value: The proposed research agenda highlights the importance of future investigations into the sharing of tacit knowledge through Social Media; focusing on how to generate trust via Social Media and suggests research attention related to knowledge protection.
  • O processo de colaboração comprador-fornecedor para a inovação: um estudo da indústria eletrônica Brasil-China Article

    Tirolli, Camila Fadel; Lemos, Dannyela da Cunha

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar o processo de colaboração para inovação de uma empresa de produtos eletrônicos brasileira com fornecedores chineses, nos vínculos gerados a partir do desenvolvimento de novos produtos. Desenho: Primeiramente buscou-se os fundamentos teóricos sobre a temática, relacionados aos vínculos cooperativos de desenvolvimentos de novos produtos com fornecedores internacionais, com enfoque aos processos de aprendizagem e capacidade de inovação. Para a coleta de dados foram realizadas doze entrevistas com atores internos e fornecedores chineses, e pesquisa documental. A análise dos dados foi descritiva e interpretativa, por meio de análise de conteúdo categorial. Resultados: O estudo de caso em questão mostrou que a Empresa I não possui uma base de dados sólida de fornecedores e não executa práticas internas colaborativas de definição de portfólio, o que torna os sourcings morosos e por vezes ineficazes. Em relação à colaboração com os fornecedores, as interações são bastante reativas e focadas na resolução de problemas. Também não existe uma política formal de valorização de práticas de aprendizagem e de disseminação interna do conhecimento adquirido em projetos. Originalidade/valor: Vislumbra-se a possibilidade de aprimorar os processos de colaboração com fornecedores no que tange ao desenvolvimento de novos produtos, impactando no time-to-market e capacidade de inovação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study aimed to study the process of collaboration for innovation in a Brazilian electronics company with its Chinese suppliers, specifically in the bonds generated for the development of new products. Methodology: Firstly, it brings the theoretical ground about this field of study, related to the collaborative ties for the development of new products with international suppliers, focusing on the learning processes and innovation capacity. For the data collection, twelve interviews were made with internal actors and Chinese suppliers, as well as documental research. The data analysis was descriptive and interpretative through categorical content analysis. Findings: This study results show that the company does not have a solid supplier database nor stimulate internal collaborative practices of portfolio definition, which makes products sourcing slow and inefficient. In regards to the collaboration with suppliers, the interactions are reactive and focused on problem-solving. Besides, regarding the new product developments with suppliers, there is no formal policy that values learning processes and knowledge sharing practices internally. Originality/Value: These glimpses the possibility of improving the collaboration processes with suppliers regarding new products’ development impacting on the time-to-market and innovation capacity.
  • INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NA CAPACIDADE DE APRENDIZADO ORGANIZACIONAL: O CASO DE UMA FABRICANTE MUNDIAL DE VEÍCULOS COMERCIAIS Article

    Hörbe, Tatiane de Andrade Neves; Moura, Gilnei Luiz de; Machado, Emanuelly Comoretto; Campos, Simone Alves Pacheco de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste estudo consiste em analisar a influência das dimensões da estrutura organizacional na capacidade de aprendizado organizacional em uma empresa do setor de transportes. Design / metodologia / abordagem: Para isso, adotou-se como delineamento de pesquisa o método de estudo de caso e para coleta e análise dos dados, utilizou-se os procedimentos quantitativo e qualitativo. Para fins deste estudo, optou-se pela escolha da Unidade Administrativa de Equipamentos de Construção de uma fabricante mundial de veículos comerciais. Resultados: Dentre os resultados constatou-se que: (i) um ambiente propício ao aprendizado organizacional deve ser apoiado por estruturas organizacionais orgânicas; (ii) as dimensões centralização e integração quando atuam em congruência tendem a reforçar os processos e níveis de aprendizado; e, (iii) o elevado grau de formalização não exerce influência na capacidade de aprendizado organizacional. Limitações/implicações da pesquisa: Como fatores limitantes da pesquisa, considera-se a abordagem de corte transversal para estudar a temática de aprendizado organizacional. Ainda, a coleta de dados em apenas uma Unidade da empresa Alfa, o número de entrevistas realizadas e o fato de envolver somente gestores dos setores comerciais e de vendas. Implicações práticas: As dimensões Centralização e Integração exercem influência na Capacidade de Aprendizado Organizacional. Originalidade/valor: Para desenvolver um ambiente propício ao aprendizado organizacional, as organizações devam fazer uso de formas estruturais mais flexíveis, que incentivem a autonomia e a liberdade das pessoas por meio da descentralização. Também que as organizações busquem um alto nível de integração, compartilhamento de informações e que a comunicação seja fluída por toda a empresa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study aims to analyze the influence of the dimensions of the organizational structure on the organizational learning capacity in a transport company. Design/methodology/approach: For this, we adopted as a research design the method of case study and for data collection and analysis, using the quantitative and qualitative procedures. For the purposes of this study, the choice was made of the Administrative Unit of Construction Equipment of a worldwide manufacturer of commercial vehicles. Findings: Among the results it was verified that: (i) an environment conducive to organizational learning must be supported by organizational organizational structures; (ii) the dimensions of centralization and integration when working in congruence tend to reinforce processes and levels of learning; (iii) the high degree of formalization has no influence on organizational learning capacity. Research limitations/implications : As limiting factors of the research, the cross-sectional approach is considered to study the theme of organizational learning. Still, the data collection in only one Unit of the company Alpha, the number of interviews carried out and the fact that it involves only managers from the commercial and sales sectors. Practical implications: - The dimensions Centralization and Integration influence the Capacity for Organizational Learning. Originality/value: In order to develop an environment conducive to organizational learning, organizations should make use of more flexible structural forms, which encourage people’s autonomy and freedom through decentralization. Also, that organizations seek a high level of integration, information sharing and that communication is fluid throughout the company.
  • CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA À LUZ DA GOVERNANÇA CORPORATIVA: A PERSPECTIVA DOS STAKEHOLDERS Article

    Silva, Renato Rodrigues da; Santos, Ruan Carlos dos; Sousa, Antônia Márcia Rodrigues; Orso, Lidinei Éder; Khatib, Saleh Fadel Ahmad

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Avaliar o tema “Código de Ética e Conduta” em organizações privadas ou públicas, considerando a relação entre as questões éticas e as boas práticas de Governação Corporativa, medidas que subsidiem o planeamento e o fortalecimento das culturas éticas no contexto interpessoal. Concepção / metodologia / abordagem: O inquérito descritivo baseou-se na aplicação de questionários e obteve 184 respostas de organizações de vários tipos. O estudo foi realizado utilizando códigos de conduta disponibilizados pelas empresas nos seus sítios web, caracterizados como fontes primárias. Os dados recolhidos foram trabalhados no SPSS, tabelados e apresentados como resultados sob a forma de tabelas ou gráficos, com análises adequadas. Resultados: Os resultados mostram a adopção de boas práticas de integridade, especialmente sobre o Código de Ética e Conduta. A adopção de um código de ética pode ser considerada uma forma de formalizar, encorajar e orientar o comportamento responsável entre funcionários e organizações. Vista do exterior, contribui para criar e manter uma boa reputação corporativa e a confiança das partes interessadas. Neste sentido, as razões por detrás da criação de um código têm sido expostas na Teoria dos Acionistas, na Teoria da Legitimidade e na Teoria das Partes Interessadas. Originalidade / valor: O Código de Ética e Conduta surge como um instrumento para orientar o comportamento ético nas organizações. Por conseguinte, é a declaração do conjunto de direitos, deveres, conduta empresarial perante as partes interessadas, refletindo a cultura e o conjunto de normas que enriquecem os processos decisórios da empresa e orientam o seu comportamento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To evaluate the theme “Code of Ethics and Conduct” in private or public organizations, considering the relationship between ethical issues and good practices in Corporate Governance, measures that subsidize the planning and strengthening of ethical cultures in the interpersonal context. Design / methodology / approach: The descriptive survey relied on the application of questionnaires and obtained 184 responses from organizations of various types. The study was carried out using codes of conduct made available by companies on their websites, characterized as primary sources. The data collected were worked in the SPSS, tabulated and presented as results in the form of tables or graphs, with appropriate analyses. Findings: The results show the adoption of good practices of integrity, especially on the Code of Ethics and Conduct. The adoption of an ethical code can be considered a way to formalize, encourage and guide responsible behavior among employees and organizations. Seen from the outside, it contributes to creating and maintaining a good corporate reputation and stakeholder trust. In this sense, the reasons behind the creation of a code have been stated in the Shareholders’ Theory, the Legitimacy Theory and the Stakeholder Theory. Originality / value: The Code of Ethics and Conduct arises as an instrument to guide ethical behavior in organizations. Therefore, it is the declaration of the set of rights, duties, business conduct towards stakeholders, reflecting the culture and set of norms that enrich the company’s decision-making processes and guide its behavior.
  • GERAÇÃO DISTRIBUIDA DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: IMPACTOS DA PROPOSTA DE NOVA REGULAMENTAÇÃO PELA ANEEL NA ATRATIVIDADE DO INVESTIMENTO Article

    Cardoso, Diego Silva; Locatelli, Pedro Sartori; Ramalho, Wanderley; Asgary, Nader

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: A produção de energia solar fotovoltaica tem ganhado destaque internacional, sendo objeto de políticas governamentais voltadas ao seu desenvolvimento. O objetivo deste estudo é analisar a rentabilidade de um projeto de energia solar fotovoltaica compartilhada, localizado em território nacional, decorrente de mudanças no marco regulatório do setor representado por diferentes níveis tarifários. Desenho/metodologia/abordagem: É um estudo quantitativo baseado nas finanças corporativas como substrato teórico-conceitual. Foram realizadas simulações utilizando diferentes cenários de preços e tarifas de energia do segmento. Resultados: Os resultados revelam que, nas condições atuais, a geração distribuída de energia solar fotovoltaica é financeiramente muito atrativa para os investidores. Ademais, foi constatado que mudanças significativas no regime tarifário deste tipo de energia poderiam dificultar novos investimentos neste segmento. Implicações práticas: As evidências sugerem cautela em mudanças do marco legal de um segmento ainda incipiente no país, que gera energia limpa e renovável, e com um enorme potencial de crescimento. Originalidade/valor: O estudo apresenta, de forma sistemática, os possíveis impactos das alterações dos cenários de preços e tarifas na atratividade do investimento na geração distribuída de energia solar fotovoltaica. Nesse sentido, pode ser facilmente adaptado para avaliar projetos de plantas industriais de diferentes portes em regiões com distintos níveis de irradiação solar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The production of photovoltaic solar energy has gained international prominence, being the subject of government policies aimed at its development. The purpose of this study is to analyze the profitability of a shared photovoltaic solar energy project, located in the national territory, resulting from changes in regulatory framework of the sector represented by different tariff levels. Design/methodology/approach: It is a quantitative study based on corporate finance as its theoretical-conceptual substrate. Simulations were carried out using different energy price and tariff scenarios. Findings: The results reveal that, under current conditions, distributed photovoltaic solar energy generation is financially very attractive to investors. In addition, it was found that significant changes in the tariff regime for this type of energy might prevent new investments in the segment. Practical implications: The evidence suggests caution in changing the legal framework of a segment that is still incipient in the country, which generates clean and renewable energy, and with enormous growth potential. Originality/value: The study presents, in a systematic way, the possible impacts of changes in the price and tariff scenarios on the attractiveness of investment in the distributed generation of photovoltaic solar energy generation. In this sense, it can be easily adapted to evaluate industrial plant projects of different sizes in regions with distinct levels of solar irradiation.
  • EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS FEMININOS: A EXPERIÊNCIA DE UM BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO Article

    Brasil, Kátia Regina Calixto; Marquesan, Fábio Freitas Schilling; Mesquita, Rafael Fernandes de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: O objetivo desta pesquisa é compreender a relação entre a concessão de microcrédito em banco comunitário de desenvolvimento e a atuação de empreendimentos solidários femininos. Metodologia: A pesquisa descritiva tem abordagem qualitativa e natureza teórico-empírica. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo para organização e interpretação dos achados. Constatações: A partir dos resultados, pode-se concluir que a concessão do microcrédito por parte do banco comunitário pode influenciar positivamente a atuação dos empreendimentos solidários femininos, mas possui alguns fatores limitantes, dentre eles baixo limite de crédito disponibilizado. Originalidade/valor: Análise da relação entre os processos de concessão de microcrédito e o desenvolvimento de empreendimentos femininos solidários.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The purpose of this research is to understand the relationship between the granting of microcredit in a community development bank and the performance of female solidarity enterprises. Methodology: This research is descriptive with a qualitative approach and a theoretical-empirical nature. The data were submitted to the content analysis technique for organisation and interpretation of the findings. Findings: From the results, it can be concluded that the granting of microcredit by the community bank can positively influence the performance of female solidarity enterprises, but it has some limiting factors, such as a low credit limit. Originality: This study analyses the relationship between the microcredit concession processes and the development of female solidarity enterprises.
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