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Revista de Administração da UFSM, Volume: 15, Número: 1, Publicado: 2022
  • PERCEPÇÕES DOS FUNCIONÁRIOS DE CHÃO DE FÁBRICA EM RELAÇÃO AO SUPORTE DE GESTORES SENIORES EM PROJETOS LEAN E SUA RELAÇÃO COM INICIATIVAS DE SUCESSO Articles

    Torres, Luis F.; Anholon, Rosley; Rampasso, Izabela Simon; Quelhas, Osvaldo L. G.; Leal Filho, Walter; Silva, Dirceu

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo - Ao longo dos anos, a filosofia lean tem mostrado resultados satisfatórios empresas de diversos setores em diferentes países. Com o objetivo de contribuir para a base de conhecimento acerca da referida filosofia, este estudo tem como objetivo verificar a percepção dos funcionários do chão de fábrica em relação ao apoio da alta administração nos projetos lean e sua relação com iniciativas de sucesso. Design/metodologia/abordagem Por meio de uma revisão da literatura, 18 aspectos de uma jornada lean foram identificados e divididos em quatro construtos via um painel de especialistas. Essas informações foram utilizadas na estruturação de um questionário e uma survey foi realizada com 198 funcionários de duas empresas de autopeças. A análise dos dados foi feita por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Resultados Como resultado geral, foi possível comprovar que quando os funcionários percebem um apoio mais significativo da alta administração nos projetos lean, maior é a percepção do sucesso das iniciativas. Torna-se interessante, assim, que o envolvimento da alta administração ocorra em todas as etapas do projeto. Originalidade/valor Os resultados aqui descritos aqui têm implicações práticas principalmente para gerentes interessados em implementar projetos enxutos; eles devem estar cientes da importância do apoio da alta administração para o sucesso dos projetos mencionados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Over the years, the lean production philosophy has shown satisfactory results for companies from different sectors in different countries. Aiming to contribute to the knowledge base on the mentioned philosophy, this study aims to verify the perception of shop floor employees regarding senior management support in lean projects and its relationship with initiatives success. Design/methodology/approach Through a literature review, 18 aspects of a lean journey were identified and divided into four constructs by a panel of specialists. This information was used to compose a questionnaire, and a survey was conducted with 198 shop floor employees of two auto parts companies. Data analysis was done via Structural Equation Modeling. Findings As a general result, it was possible to prove that when employees perceive more significant support from senior management in lean projects, the greater is the perception of initiatives success. Therefore, it is interesting that the involvement of senior management occurs at all stages of the project. Originality/value The results described here have practical implications, especially for managers interested in implementing lean projects; they must be aware of the importance of senior management support for the success of previous projects.
  • RELAÇÃO ENTRE OS ATORES E O AMBIENTE: UMA ANÁLISE DOS SENTIMENTOS POSITIVOS E NEGATIVOS SOBRE UM ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR Articles

    Fialho, Camila Borges; Costa, Vânia Medianeira Flores; Nunes, Andrieli de Fatima Paz; Castro, Beatriz Leite Gustmann de; Rodrigues, Maria Carolina Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Analisar os sentimentos positivos e negativos em relação aos domínios de um ecossistema empreendedor. Desing/Metodologia/ Abordagem: O presente trabalho caracteriza-se, como exploratório e descritivo, em relação aos procedimentos como uma pesquisa de campo, e finalmente, em relação à abordagem, como qualitativo. Resultados: A maioria dos sentimentos sobre o ecossistema empreendedor relatados na pesquisa ainda são negativos (30 sentimentos). Todavia, existem percepções positivas (14 sentimentos) acerca do arranjo. Em síntese, o domínio Recursos Humanos apresentou a maioria dos sentimentos, negativos e positivos. Isso pode ser expresso pela relevância das pessoas, os atores e os empreendedores do ecossistema, pois são os agentes de transformação das ações. No que tange aos aspectos negativos, os domínios Políticas Públicas e Cultura também receberam vários apontamentos, principalmente no sentido da busca por incentivos e políticas para a disseminação do empreendedorismo no ecossistema. Implicações práticas e sociais: Acredita-se na sua relevância teórica e prática, guiando os empreendedores para outras especificidades do ecossistema empreendedor. Originalidade: Apresenta um caráter de ineditismo no tocante a sua realização no ambiente escolhido, pois outros estudos envolvendo esta temática e o arranjo local ainda não foram realizados. Além disso, em uma busca por estudos semelhantes desenvolvidos no Brasil, foram encontrados poucos trabalhos no tocante a temática do ecossistema empreendedor (Capes, 2020) o que sinaliza possibilidade de exploração.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective of the study To analyse the positive and negative feelings regarding the domains of an entrepreneurial ecosystem. Design/methodology/approach The present work is characterized as exploratory and descriptive in relation to the procedures as field research, and the approach is qualitative. Findings Most of the feelings regarding the entrepreneurial ecosystem in the study are negative (30 feelings). However, there are positive perceptions (14 feelings) about the arrangement. This can be seen through the importance of the people, actors and entrepreneurs in the ecosystem, as they act as agents in transforming actions. Concerning the negative aspects, the Public Policy and Culture domains also contain several indicators, mainly for the search for incentives and policies to disseminate entrepreneurship in the ecosystem. Practical & Social implications of the Study This work sought to collaborate with studies in the field of entrepreneurship, specifically, in the domains of the ecosystem. Its strength lies in its theoretical and practical relevance, guiding entrepreneurs towards other specific aspects of the entrepreneurial ecosystem. Originality The study is original due to the environment in which it was conducted, unlike other studies on this theme, and the local arrangement had not yet been considered. Furthermore, regarding similar studies conducted in Brazil, few studies were found approaching this theme of the entrepreneurial ecosystem (Capes, 2020), which indicates the possibility of exploring this theme.
  • PRÁTICAS DE INOVAÇÃO E RECURSOS HUMANOS EM EMPRESAS DO SUL DO BRASIL Articles

    Serafin, Vanessa Faedo; Severo, Eliana Andrea; Guimarães, Julio Cesar Ferro de; Rotta, Claudio; Philereno, Deivis Cassiano

    Resumo em Português:

    RESUMO Finalidade: O objetivo do estudo é analisar as relações entre inovação de processos, práticas de recursos humanos e vantagem competitiva das organizações, por meio de sete hipóteses de pesquisa. Desenho/metodologia/abordagem: A metodologia utilizada é um estudo descritivo, quantitativo, aplicado a 207 profissionais de recursos humanos de empresas do sul do Brasil, analisados pela modelagem de equações estruturais. Constatações: As hipóteses previam que a inovação de processos e as práticas de recursos humanos estariam positivamente relacionadas à vantagem competitiva, assim como a inovação de processos estaria positivamente correlacionada às práticas de recursos humanos. Os resultados confirmaram as relações diretas suportadas pelas hipóteses. Implicações práticas: No que se refere às contribuições gerenciais, o presente estudo trouxe informações importantes para direcionar as ações estratégicas das empresas, integrando a inovação de processos e as práticas de recursos humanos para gerar vantagem competitiva, tendo a gestão de recursos humanos como um vetor importante para a estratégia da empresa, orientando os gestores para os objetivos das empresas. Originalidade/valor: A originalidade do estudo consiste na construção de um framework teórico sobre as relações entre inovação de processos, práticas de recursos humanos e vantagem competitiva das organizações, que pode ser utilizado por outras pesquisas e, assim, avançar na Teoria da Administração.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The purpose of the study is to analyze the relationships between process innovation, human resources practices and the competitive advantage of organizations, through seven research hypotheses. Design/methodology/approach: The methodology used is a descriptive, quantitative study applied to 207 human resources professionals from companies in the south of Brazil, analyzed by the modeling of structural equations. Findings: The hypotheses predicted that process innovation and human resources practices would be positively related to competitive advantage, as well as process innovation would be positively correlated with human resources practices. The results confirmed the direct relationships supported by the hypotheses. Practical implications: Regarding the managerial contributions, the present study brought important information to direct the strategic actions of the companies, integrating process innovation and human resources practices to generate competitive advantage, having human resources management as an important vector for the company strategy, guiding individuals towards the companies’ objectives. Originality/value: The originality of the study consists in the construction of a theoretical framework on the relationships between process innovation, human resources practices and the competitive advantage of organizations, which can be used by other researches and thus advance in the Theory of Administration.
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE GARANTIA DE PREÇOS MÍNIMOS PARA PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE (PGPMBio): COMPOSIÇÃO DO CUSTO DE EXTRAÇÃO DE CASTANHA DA AMAZÔNIA EM RONDÔNIA E ACRE Articles

    Silva, Jean Marcos da; Souza, Mariluce Paes de; Souza Filho, Theophilo Alves de; Riva, Fabiana Rodrigues; Borbosa, Cleidimar da Silva

    Resumo em Português:

    Objetivo: analisar a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade - PGPMBio com um olhar para a composição do custo de extração da Castanha-da-amazônia nos Estados de Rondônia e Acre. Materiais e Métodos: utilizou-se da abordagem qualitativa por meio de um estudo de campo. A Matriz proposta por Easton (1957) possibilitou a análise da Política Pública. A pesquisa de campo ocorreu em três momentos distintos, com 34 entrevistados: o primeiro foi em Brasiléia - AC em novembro de 2014, em Porto Velho - RO em março de 2015 e por fim em Porto Velho-RO, em Brasiléia - AC e Cobija - Bolívia em junho de 2015. Resultados: Concluiu-se que há uma discrepância entre o preço mínimo definido na PGPMBio e o preço pago pelo mercado para os casos estudados. Os resultados apontam que a PGPMBio não considera custos ambientais na elaboração do preço mínimo, empregando critérios econômicos em um contexto que exige visão sustentável. Limitações do estudo: tamanho da amostra de extrativista que, por se apresentar em uma quantidade reduzida impossibilita a expansão dos resultados para toda a população, ficando limitada à realidade dos indivíduos entrevistados. Implicações práticas: Sugere-se a inclusão de bonificações por serviços ambientais no cálculo do preço mínimo. Originalidade: o reconhecimento da força de trabalho do extrativista da Castanha-da-amazônia na composição do custo do produto. Isso foi possível devido à análise de custos de produção da Castanha-da-amazônia por meio da metodologia de análise de políticas públicas de Easton (1957) e a simultânea verificação da aplicabilidade da PGPMBio entre os extrativistas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To analyze the Minimum Price Guarantee Policy for Sociobiodiversity Products - PGPMBio with focus on the composition of the extraction cost of the Brazil nut in the states of Rondônia and Acre. Materials and Methods: This work used a qualitative approach through a field study. The Matrix proposed by Easton (1957) enabled an analysis of Public Policy. The field research took place at three different times, with 34 respondents: the first was in Brasiléia -AC) Acre State) in November 2014, in Porto Velho - RO (Rondônia State) in March 2015, in Brasiléia - AC and Cobija - Bolivia in June 2015. Results: It was concluded that there is a discrepancy between the minimum price defined in PGPMBio and the price paid by the market in the cases studied. The results show that PGPMBio does not consider environmental costs in the elaboration of the minimum price, employing economic criteria in a context that requires a sustainable vision. Study limitations: The size of the extractivist sample, which, due to its small quantity, makes it impossible to expand the results for the entire population, being limited to the reality of the interviewees. Practical implications: It is suggested to include bonuses for environmental services in the calculation of the minimum price. Originality: The recognition of the workforce on the extractivism of the Chestnut-of-the-Amazon in the composition of the product’s cost. This was possible due to the analysis of production costs of the Chestnut-of-the-Amazon through the methodology of analysis of public policies of Easton (1957) and the simultaneous verification of the applicability of PGPMBio among the extractivists.
  • ANÁLISE DO PROCESSO EMPREENDEDOR A PARTIR DAS LÓGICAS EFFECTUATION E CAUSATION: UM ESTUDO DE CASO EM DUAS EMPRESAS MINEIRAS Articles

    Ferreira, Karina Fernanda Oliveira; Guimarães, Liliane de Oliveira; Salume, Paula Karina; Doyle, Maria Luiza de Fátima Costa Proença

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O artigo teve por objetivo analisar como as lógicas effectuation e causation foram utilizadas no processo empreendedor de duas empresas mineiras. A lógica effectuation surgiu a partir de questões relacionadas à tomada de decisão do empreendedor e se contrapõe à lógica causation - que se refere aos métodos tradicionais sobre o processo de empreender baseado em planejamento e sequências determinadas. Metodologia: Foi realizado um estudo qualitativo comparativo em duas empresas mineiras. As evidências foram obtidas a partir de entrevistas com os sócios-fundadores, além de observação e documentos, sendo a análise dos dados feita a partir da análise de conteúdo. Resultados: Os resultados mostraram que, nos dois casos analisados, os empresários se basearam na lógica effectuation para criação das empresas, com pouco uso da lógica causation mas, na medida que os negócios se consolidaram e superaram a fase inicial de fundação, os empresários tomaram atitudes diferentes, baseando suas decisões e ações em maior planejamento e análise sistemática do contexto. Limitações: Alguns estudos mostram que diferenças culturais podem ter influência sobre o processo empreendedor e na forma como empreendedores tomam decisões. Essa variável não foi contemplada nesse estudo, o que representa uma limitação. Adicionalmente o estudo analisou o processo empreendedor de duas empresas mineiras, o que não permite generalização. Originalidade/contribuições: o trabalho contribui com os estudos nacionais sobre o processo empreendedor, principalmente a partir dos princípios que compõem a lógica effectuation, buscando identificar e classificar as decisões e ações dos empreendedores nas lógicas causation e effectuation.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: The article aimed to analyze how the effectuation and causation logics were used in the entrepreneurial process of two companies from Minas Gerais. The effectuation logic is based on issues related to the entrepreneur’s decision making and contrasts with the causation logic - which refers to traditional methods of the entrepreneurial process based on planning and determined sequences. Methodology: A qualitative comparative study was carried out in two companies from Minas Gerais. The evidence was obtained from interviews with the founding partners, in addition to observation and documents, and the data analysis was performed using content analysis. Results: The results showed that in the two cases analyzed, the entrepreneurs relied on effectuation logic for setting up the businesses, with little use of causation logic but as the businesses consolidated and moved beyond the initial founding phase, the entrepreneurs took different attitudes, basing their decisions and actions on greater planning and systematic analysis of the context. Limitations: Some studies show that cultural differences can have an influence on the entrepreneurial process and how entrepreneurs make decisions. This variable was not contemplated in this study, which represents a limitation. Additionally, the study analyzed the entrepreneurial process of two companies from Minas Gerais, which does not allow for generalization. Originality/contributions: the work contributes to the national studies on the entrepreneurial process, mainly from the principles that compose the effectuation logic, seeking to identify and classify the decisions and actions of entrepreneurs in the causation and effectuation logics.
  • QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA ELETRÔNICA: PAPEL DA MEDIAÇÃO DA IMAGEM DA MARCA E SATISFAÇÃO NA INTENÇÃO DE RECOMPRA Articles

    Vieira, Renan Araújo; Aguiar, Edvan Cruz; Costa, Marconi Freitas da; Policarpo, Manoela Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Este estudo analisou a relação entre a qualidade percebida dos serviços de assistência técnica de equipamentos eletrônicos com à intenção de recompra, com o modelo de mediação serial da satisfação e da imagem da marca. Desenho / metodologia / abordagem Foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descrito e adotado o método survey com clientes de assistência técnica (n = 158). O modelo conceitual foi avaliado por meio de regressão com bootstrapping. E, para a análise dos efeitos de mediação, com duas variáveis mediadoras, foi feita uma adaptação do macro PROCESS (Hayes, 2017) para o software R. Portanto, quatro hipóteses foram avaliadas por um método de pesquisa cross-section usando análise de mediação. Resultados Os resultados indicam que a satisfação geral do cliente medeia a relação entre a qualidade do serviço percebida e as intenções de recompra. Nesse sentido, pode-se concluir que as relações entre a qualidade percebida nos serviços e as intenções de recompra só ocorrem por meio da mediação pela satisfação ou pela relação causal hierárquica entre satisfação e imagem. O teste empírico do modelo proposto por meio de uma abordagem de mediação serial amplia as possibilidades de compreensão dos processos de afiliação de marca do consumidor. Além disso, destaca a importância das empresas de serviços de assistência como parceiras da marca. Originalidade/valor A principal contribuição desta pesquisa é que a satisfação e a imagem da marca estão positivamente associadas à intenção de recompra como reflexos da qualidade percebida pelos serviços de assistência técnica de produtos eletrônicos. Assim, o trabalho mostra que os clientes percebem a qualidade do serviço, e isso, por sua vez, traz consequências positivas tanto para o prestador do serviço quanto para o fabricante (intenção de recompra) e para o cliente (satisfação).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This study analyzed the relationship between the perceived quality of electronic equipment technical assistance services with the intention of repurchasing, with the serial mediation model of satisfaction and brand image. Design/methodology/approach A quantitative research of a described character was carried out and the survey method was adopted with technical assistance clients (n = 158). The conceptual model was evaluated using regression with bootstrapping. And, for the analysis of the mediation effects, with two mediating variables, an adaptation of the macro PROCESS (Hayes, 2017) was made for the software R. Therefore, four hypotheses were assessed by a cross-section research method using mediation analysis. Findings The results indicate that general customer satisfaction mediates the relationship between the quality of the service perceived and the intentions to repurchase. In this sense, it can be concluded that the relationships between the perceived quality in services and the intentions of repurchase only occur through mediation for satisfaction or through the hierarchical causal relationship between satisfaction and image. The empirical test of the proposed model through a serial mediation approach expands the possibilities on understanding consumer brand affiliation processes. Moreover, it highlights the importance of assistance service companies as brand partners. Originality/value The main contribution of this research is that satisfaction and brand image are positively associated with the intention to repurchase as reflections of the perceived quality by the technical assistance services of electronic products. Thus, the work shows that customers perceive the quality of the service, and this, in turn, provides positive consequences for both the service provider and the manufacturer (repurchase intentions) and for the customer (satisfaction).
  • TEORIA E PRÁTICA EM INOVAÇÕES SOCIAIS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, BRASIL Articles

    Afonso, Rita; Kleine, Dorothea; Orsi-Tinoco, Gabriel

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este artigo realiza revisão de literatura sobre inovação social, com foco também na produção da América Latina, identificando como os conteúdos dialogam com a realidade de iniciativas na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Design/metodologia/abordagem: A pesquisa qualitativa mapeou 53 iniciativas de inovação social com algum uso digital e analisou 20 destas iniciativas. Utilizando uma metodologia descritiva e exploratória, o estudo foi realizado em cinco etapas: (1) revisão de literatura, (2) mapeamento de iniciativas, (3) seleção de 20 iniciativas, (4) entrevistas e análise, (5) oficina de discussão dos resultados. Resultados: Os resultados mostraram que as iniciativas diferem um pouco em relação a literatura. Mais especificamente, percebeu-se nesta análise que na cidade (1) as inovações sociais ocorrem quase que exclusivamente por movimento de atores da sociedade civil, (2) há pouca, nenhuma, ou articulação indireta com governos e políticas públicas, e (3) o uso do digital e a gestão ainda são reativos e não estratégicos, centrados, quase que exclusivamente, nas redes sociais tanto como ferramenta de comunicação, quanto de gestão. Limitações/implicações da pesquisa: Este estudo não pode ser generalizado para a cidade uma vez que a amostra foi identificada por adesão voluntária das iniciativas a um chamado na internet. Originalidade: Este estudo contribui com o conhecimento das inovações sociais na cidade do Rio de Janeiro, fornecendo elementos para debate de decisores públicos e privados, além da academia e mostra a necessidade de produção de conhecimento para gestão de inovações sociais enraizado no contexto e na realidade local.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This article reviews the literature on social innovation, also focusing on Latin American production, identifying how the contents dialogue with the reality of initiatives in the city of Rio de Janeiro, Brazil. Design/methodology/approach: Qualitative research mapped 53 social innovation initiatives with some digital use and analyzed 20 of these initiatives. Using a descriptive exploratory methodology, the study was conducted in five stages: (1) review of the literature, (2) mapping of the initiatives, (3) the selection of 20 initiatives, (4) interviews and analysis, (5) a discussion workshop on the results. Findings: The results indicate that the researched initiatives differ a little in relation to the literature. More specifically, this analysis helped perceive that in the city, (1) social innovations occur almost exclusively through the movement of civil society actors, (2) there is little to none, or only indirect articulation with governments and public policies, and (3) digital use and management remain reactive rather than strategic and are almost exclusively centered on social networks, both as a communication and management tool. Research limitations/implications: This study cannot be generalized for the city since the sample was identified by voluntary adherence of the initiatives to an internet call. Originality/value: This study contributes to knowledge on social innovations in the city of Rio de Janeiro, providing elements for debate by public and private decision makers, in addition to academic interest and shows the need for knowledge production for management rooted in the local context and reality.
  • INTENÇÃO DE ADOÇÃO DE SISTEMAS SOLARES FOTOVOLTAICOS Articles

    Filgueira, Álvaro José de Araújo; Lima, Afonso Carneiro; Castelo, José Sarto Freire

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo É analisar a influência dos principais fatores que contribuem para a intenção de compra dos consumidores de sistemas fotovoltaicos conectados à rede entre os consumidores de energia residencial. Projeto/metodologia/abordagem Pesquisa realizada com base em Korcaj et al. (2014) foi realizada em uma grande cidade brasileira; 209 respostas válidas foram obtidas diretamente. Os dados foram analisados utilizando-se modelagem de equações estruturais. Achados Entre as influências significativas das decisões estão os benefícios ambientais, financeiros e autarquias sobre o benefício global percebido e a construção do controle comportamental percebido sobre a intenção de compra; os benefícios sociais percebidos, no entanto, não foram uma influência relevante em oposição a estudos anteriores. Limitações/implicações da pesquisa Fraqueza da confiabilidade do modelo levando à exclusão do construído de custo total percebido, o que, por sua vez, poderia reduzir o viés amostral e aumentar a confiabilidade do modelo e quanto à clareza em relação ao produto “sistema de energia solar fotovoltaica”, como nenhum texto foi utilizado; isso poderia ter deixado perguntas sem resposta devido à falta de conhecimento dos entrevistados sobre tecnologia solar. Implicações práticas O alto poder aquisitivo e o alto nível de escolaridade, juntamente com o clima e a geografia favoráveis, podem contribuir para perspectivas promissoras para o produto. Além disso, para promover a adesão da tecnologia na cidade é necessário aumentar benefícios, reduzir custos de tecnologia percebidos e valorizar a importância da geração de energia solar entre os grupos de referência. Implicações sociais A análise de fatores que influenciam as intenções dos moradores da cidade de adotar sistemas fotovoltaicos favorece uma promoção ainda maior da tecnologia na cidade. Originalidade/valor Contribui para o desenvolvimento de estudos de comportamento do consumidor sobre a intenção de adoção de tecnologias ecologicamente sustentáveis, ou seja, GCPSs, preenchendo assim uma lacuna na literatura sobre o comportamento do consumidor para este produto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The research objective is to analyze the influence of key factors contributing to consumers’ purchase intention grid-connected photovoltaic systems among residential energy consumers. Design/methodology/approach A survey based on Korcaj et al. (2014) was conducted in a major Brazilian city; 209 valid responses were obtained directly. Data was analyzed using structural equation modeling. Findings Among significant decision influences are environmental, financial, and autarchy benefits onto perceived global benefit and perceived behavioral control construct onto purchase intention; perceived social benefits, however, were not a relevant influence as opposed to previous studies. Research limitations/implications Weakness of the model’s reliability leading to the exclusion of the perceived total cost construct, which in turn could reduce sample bias and increase the reliability of the model and regarding clarity regarding the product “solar photovoltaic energy system”, as no text was used; this could have left questions unanswered due to the lack of knowledge of respondents about solar technology. Practical implications The high purchasing power and high education level, along with favorable weather and geography, may contribute to promising perspectives for the product. Furthermore, to promote adhesion of the technology in the city there is a need to increase benefits, to reduce perceived technology costs, and to value the importance of solar energy generation among reference groups. Social implications The analysis of factors influencing the city’s residents’ intentions of to adopt photovoltaic systems favors further promotion of the technology in the city. Originality/value It contributes to the development of consumer behavior studies regarding the adoption intention of ecologically sustainable technologies, i.e., GCPSs, thus, filling a gap in the literature on consumer behavior for this product.
  • INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA DE CAPITAL NO DESEMPENHO ECONÔMICO DE EMPRESAS FAMILIARES E NÃO FAMILIARES BRASILEIRAS Articles

    Zaluski, Felipe Cavalheiro; Hedlund, Patrique Rosa; Cordeiro, Marcelo de Moraes; Sausen, Jorge Oneide

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O estudo tem como objetivo a proposição e validação de uma escala de mensuração da capacidade adaptativa em organizações. Design / metodologia / abordagem Para proposição das dimensões da escala levou-se em consideração o modelo de Stabler e Sydow (2002) e para proposição dos indicadores de cada dimensão analisou-se estudos anteriores relacionados à temática com base em uma revisão sistemática em bases acadêmicas. Para validação quantitativa da escala adotou-se o e-survey em 122 organizações da região Noroeste Colonial do Estado do Rio Grande do Sul, utilizando a modelagem de equações estruturais (MEE) com o software SmartPLS 3.2.8. Resultados Os resultados do estudo demonstram a articulação dos indicadores de Estrutura Organizacional Flexível e Gestão Inovadora, Pluralidade e Multifuncionalidades das Equipes e Sistemas de Informações e Análise de Mercado resultam em escala em que vários aspectos relacionados à existência do desenvolvimento de capacidades adaptativas em organizações podem ser analisados. Limitações / implicações da pesquisa Destaca-se que a amostra considerada para as análises se baseia em uma região específica, portanto, seus resultados devem ser interpretados com cautela. Implicações práticas A escala contribui para instrumentar os gestores permitindo a identificação de pontos fracos, pertinentes às dimensões e aos indicadores, de maneira que os gestores possam nortear seus esforços. Originalidade / valor Este estudo se mostra proeminente, uma vez que, a sua mensuração e validação de uma escala fundamentada no desenvolvimento da capacidade adaptativa permitirá de tal maneira novos estudos e também novas comparações para o avanço da temática.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The paper aims to propose and validate a scale for measuring adaptive capacity in organizations. Design / methodology / approach To propose the scale dimensions, the model by Stabler and Sydow (2002) was taken into account and to propose the indicators for each dimension, previous studies related to the theme were analyzed based on a systematic review on academic bases. For quantitative validation of the scale, an e-survey was adopted in 122 organizations in the Northwest Colonial region of the State of Rio Grande do Sul, Brazil, using structural equation modeling (MEE) with the SmartPLS 3.2.8 software as support. Findings The results of the study demonstrate the articulation of the indicators of Flexible Organizational Structure and Innovative Management, Plurality and Multifunctionality of Teams and Information Systems and Market Analysis result in a scale in which several aspects related to the existence of the development of adaptive capacities in organizations can be analyzed. Research limitations / implications It is noteworthy that the sample considered for the analysis is based on a specific region, therefore, its results should be interpreted with caution. Practical implications The scale contributes to instrumenting the managers allowing the identification of weaknesses, relevant to the dimensions and indicators, so that the managers can guide their efforts. Originality / value This study shows itself to be prominent, since its measurement and validation of a scale based on the development of adaptive capacity will allow, in such a way, other studies and also new comparisons for the advancement of the subject.
  • SOBRE HISTÓRIA, GESTÃO E NEGÓCIOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA E AGENDA DE PESQUISA Articles

    Silva, Ítalo da; Santos, Elisabeth Cavalcante dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O objetivo deste artigo é realizar uma revisão sistemática de literatura sobre a área da história dos negócios e a história da gestão em periódicos especializados. Projeto/metodologia/abordagem Realizamos uma revisão sistemática de literatura nos periódicos: Business History, Business History Review, Journal of Management History e Management & Organizational History, entre os anos de 2011 e 2020. Ao todo, foram analisados 231 artigos usando o técnica de codificação aberta, axial e seletiva. Achados Respondemos a duas questões analíticas centrais sobre as escolhas teórico-metodológicas dos pesquisadores e resumimos os resultados em seis linhas de pesquisa. As abordagens historiográficas são apresentadas a partir das epistemologias, teorias, métodos, contribuições, limitações e problemas de pesquisa apresentado pelos pesquisadores em seus artigos. Originalidade/valor O artigo é contributivo quando assume a premissa central de que a compreensão das decisões teórico-metodológicas dos pesquisadores resulta nas abordagens historiográficas adotadas nas pesquisas em negócios e gestão. Além disso, oferecemos uma agenda de pesquisa preocupada com problemas sobre: (1) os contextos empíricos marginais, (2) a abordagem comparativa da história; e (3) a percepção do passado como uma narrativa histórica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The purpose of this article is to conduct a systematic review of the literature on business history and management history in specialized journals in the area. Design/methodology/approach We conducted a systematic review of the literature in the journals: Business History, Business History Review, Journal of Management History, and Management & Organizational History, between 2011 and 2020. In all, we analyzed 231 articles using the open, axial coding technique, and selective. Findings We answered two central analytical questions about the researchers’ theoretical-methodological choices and summarized the results in six research lines. Historiographic approaches are presented from the epistemologies, theories, methods, contributions, limitations, and research problems chosen by the researchers in their articles. Originality/value (mandatory) The article is contributory when it assumes the central premise that the understanding of the researchers’ theoretical-methodological decisions results in the historiographic approaches adopted in business and management research. Also, we offer a research agenda concerned with problems about (1) marginal empirical contexts, (2) the comparative approach to history; and (3) the perception of the past as a historical narrative.
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