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Comprometimento organizacional: um estudo no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais |
Descrever e analisar como se encontra configurado o comprometimento organizacional dos servidores do Fórum Lafayette, Belo Horizonte (MG). |
Estudo de Caso, descritiva, quantitativa e qualitativa. Levantamento documental, questionários e entrevistas. |
Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) |
Não identificado |
fragilidades no que tange ao comprometimento dos servidores |
2 |
Estudo exploratório da eficiência dos Tribunais de Justiça estaduais brasileiros usando a Análise Envoltória de Dados (DEA) |
Comparar a eficiência relativa dos Tribunais de Justiça estadual do Brasil |
Exploratório, quantitativo e qualitativo, documental e bibliográfica. |
Tribunais de Justiça estaduais |
Análise da eficiência produtiva organizações judiciárias brasileiras. |
A técnica apresentada permite identificar o comportamento de determinados fatores inerentes à prestação jurisdicional, possibilitando um enriquecimento na gestão de recursos, tornando-a mais científica, ágil e confiável. |
3 |
Management Innovation at the Brazilian Superior Tribunal of Justice |
O estudo tenta lançar alguma luz sobre a gestão da inovação escrevendo a introdução de uma nova gestão modelo no Superior Tribunal de Justiça (STJ). |
Pesquisa qualitativa, Análise documental e entrevistas. |
Superior Tribunal de Justiça (STF) |
Estabelecimento de objetivos de desempenho e indicadores; Racionalização, organização e padronização do fluxo de atividades; Treinamento das equipes nos novos paradigmas da jurisprudência; Gestão por resultados; Uso de ferramentas de tecnologia da informação (TI); e Delegação de tarefas. Gestão judicial eletrônica; Gestão de projetos; e Gestão de processos. |
A inovação está contribuindo para o desenvolvimento de uma visão sistêmica, reduzindo os efeitos de fragmentação da divisão do trabalho atividades dentro do Tribunal; Gestão do conhecimento e de habilidades é um pré-requisito para o uso da gestão de projetos como uma ferramenta para a implementação da inovação; Essas rotinas são mais do que recursos organizacionais, pois envolvem não apenas o desenvolvimento e internalização de conhecimento, mas também a incorporação de tecnologias de gestão, manuais, programas e equipamentos para planejamento, monitoramento e controle de atividades. |
4 |
The impact of govemment-to-government endeavors on the intellectual capital of public organizations |
Medir a variação do capital intelectual em organizações públicas envolvidas em empreendimentos de governo para governo (G2G). |
Pesquisa quali-quantitativa, exploratória, coleta de dados por questionário. Metodologia baseado no modelo heurístico de existente de diversos autores. |
Banco Central do Brasil e Tribunais de Justiça dos estados brasileiros |
Instituições públicas ligadas de modo a compartilhar seus ativos intangíveis (redes interorganizacionais). O governo é (ou deveria ser) semelhante a empresas virtuais sem limites físicos ou barreiras. Criar, gerenciar e disponibilizar o conhecimento desenvolvido e acumulados por suas organizações em bancos de dados adequados. Medir os resultados intangíveis acumulados de redes interorganizacionais. |
O modelo foi validado por meio de uma correlação estatística positiva e forte entre a variação do capital intelectual nos Tribunais de Justiça e a percepção de valor dos empregados ambos provenientes do empreendimento G2G; O G2G permite a atuação colaborativa das entidades - tem um efeito positivo e impacto homogêneo em todos os componentes do capital intelectual de uma organização pública, ou seja, seu capital humano, organizacional, externo e de inovação. |
5 |
Liderança no Judiciário: o reconhecimento de magistrados como líderes |
Identificar o que faz com que um magistrado da Justiça Estadual do Rio Grande do Sul seja reconhecido como um líder pelos pares. |
Pesquisa qualitativa, coleta de dados por questionário, análise de conteúdo. |
Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) |
Atuação dos magistrados como líder com habilidades esperadas: inovação e criatividade; visão sistêmica e o conhecimento acerca do trabalho a ser realizado; e capacidade de mobilização do grupo de trabalho e de definição de objetivos e metas. |
Identificaram-se as características da liderança esperadas e existentes na magistratura, aspectos que fazem com que os magistrados sejam reconhecidos como líderes e as dificuldades existentes para o exercício da liderança nesta instituição pública. |
6 |
Inovação no setor público e evolução dos modelos de administração pública: o caso do TRE-SC |
Identificar, caracterizar e classificar as inovações ocorridas no TRE-SC no período de 2008 a 2012. |
Estudo de caso, exploratório, descritivo-avaliativo, de abordagem qualitativa, pesquisa documental. |
Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) |
Melhora no desenvolvimento de software visando aprimorar as práticas de governança corporativa e de Tecnologia da Informação (TI); Uso da Internet como recurso disponibilizando novos serviços à sociedade; Parcerias com outros prestadores de serviços (sejam públicos ou não) e o próprio cidadão; Integração compartilhar soluções e serviços de TIC com entidades públicas, visando à cooperação e ao intercâmbio de soluções. Extração automática, diretamente da base de dados do TRF4 (RS) para emissão certidões criminais necessárias à instrução de processos. |
38 inovações no período 2008-2012, seis classificadas como inovação de serviço, 28, como inovação de processo, quatro, como inovação auxiliar. |
7 |
Administration of justice: an emerging research field |
Conceitua Administração da Justiça como um campo de pesquisa e discute fenômenos relacionados a partir de perspectivas institucionais e econômicas sobre inovação, desempenho, governança e legitimidade. |
Ensaio crítico, análise teórica e conceitual. |
Sistema de Justiça brasileiro - Tribunais de Justiça estaduais |
Processos judiciais eletrônicos e criação de sistemas online; uso de inteligência artificial em decisões judiciais; base de dados: aumento relevante no conhecimento sobre a funcionamento dos tribunais medição de eficiência e comparação de tribunais |
melhorias na gestão técnicas de planejamento, monitoramento e controle; político-legal, que envolve legal mudanças e procedimentos de julgamento; e tecnológico, envolvendo principalmente o uso de novas tecnologias de informação e comunicação. Como fenômenos sociais, quatro níveis de análise são apropriados para investigar o sistema de justiça: social, interorganizacional, organizacional e operacional. Inovação, desempenho, governança e legitimidade são temas centrais da Administração da Justiça e apresentar várias lacunas e oportunidades de pesquisa. |
8 |
O paradoxo da reforma do Judiciário: embates entre a nova gestão pública e a cultura organizacional do jeitinho |
Analisar a reforma do Judiciário a partir das percepções dos servidores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia |
Pesquisa qualitativa, exploratória, coleta de dados por questionário. |
Tribunal de Justiça Bahia (TJBA) |
Estabelecimento de metas anuais para os tribunais brasileiros; definição de indicadores de eficiência, produtividade e qualidade. (pelo CNJ) |
Reflete sobre compatibilidades e incompatibilidades entre o modelo de reforma adotado pelo Judiciário e sua cultura organizacional. |
9 |
Implantação de processo eletrônico no sistema judiciário: um estudo sobre aprendizagem organizacional em uma secretaria de gestão de pessoas. |
Investigar a aprendizagem organizacional nesta situação de mudança crítica no processo de trabalho, à luz da perspectiva sociológica proposta por Giddens (2009). |
Abordagem qualitativo-descritivo. Pesquisa documental e Entrevistas com roteiro semiestruturado. |
Tribunal Regional Federal |
implantação do processo judicial eletrônico realização de seminários para problematizar as consequências dessa transformação digital formação de grupos de trabalho para análise e discussão da reorganização do trabalho. criação de espaços mais flexíveis e dialógicos em curso. |
Os resultados empíricos evidenciam um processo de aprendizagem organizacional pautado pela capacidade dos agentes em intervir em um processo para o qual não se preconizava tal participação. As relações intersubjetivas entre os servidores-agentes foram os espaços sociais onde ocorreram os processos de aprendizagem organizacional e de geração de conhecimento na prática A adoção de um modelo de gestão com compreensão histórica mais ampla, processo de aprendizagem organizacional no TRF, é capaz de desenhar tendências e antecipar leituras, e com reflexão ética baseada, predominantemente, na experiência prática dos próprios servidores da instituição. |
10 |
A gestão do conhecimento no compartilhamento de melhores práticas em uma base de dados no tribunal regional federal da primeira região |
Identificar as recomendações para estruturação de uma base de melhores práticas, levantando os benefícios de sua implantação para o Tribunal Regional Federal da Primeira Região |
Pesquisa quantitativa, coleta de dados por questionário. |
Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1 DF) |
- identificação dos fatores que influenciam a captura e transferência do conhecimento; - criar um ambiente que, verdadeiramente, valorize o compartilhamento; - as redes sociais no trabalho são importantes veículos para o compartilhamento do conhecimento, para criar uma cultura de compartilhamento é bom intensificar essas redes; - identificação das melhores práticas e os resultados alcançados; - comprometimento da adminsitração com o processo de transferência das melhores práticas; - tecnologia para obter, processar, armazenar e trocar informação (o que não garante o compartilhamento e o uso do conhecimento); |
- uma base de dados de melhores práticas é um instrumento de retenção, recuperação e disseminação do conhecimento; - identificar as melhores práticas auxilia nas tomadas de decisão e solução de problemas. Com relação à tomada de decisão, apesar de não ter sido constatado no questionário presume-se que o conhecimento existente em uma base de MPs pode auxiliar na tomada de decisões; - uma base de dados de melhores práticas auxilia a não repetição de erros do passado. Considerando que as pessoas têm clareza da missão e objetivos a serem atendidos pelo TRF - 1ª Região, existirá maior probabilidade de compartilharem suas melhores práticas. |
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Gestão do Conhecimento na Administração Pública: tendências de aprimoramento dos Tribunais de Contas |
Analisar tendências de aprimoramento dos Tribunais de Contas a partir da gestão do conhecimento na administração pública |
Bibliográfica, documental, qualitativa. Coleta de dados: questionário |
Tribunal de Contas brasileiros |
Investimento em práticas predominantemente de suporte tecnológico, embora apontem tendências para mapeamento de processos estratégicos e gestão de pessoas por competências. Sistemas integrados para a prestação e análise de contas públicas, os Tribunais de Contas aplicam recursos em portais de transparência que estimulam o controle social As práticas de gestão do conhecimento são viabilizadas pela liderança, pessoas, processos e tecnologias da informação a fim de alcançar os objetivos da organização em benefício da sociedade |
A necessidade de implementação de práticas de gestão do conhecimento para aprimoramento do controle externo com a integração dos viabilizadores de gestão de pessoas, processos decisórios e suporte tecnológico; a importância da de lideranças para aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas e a tendência de valorização da tecnologia nestas instituições como suporte e aplicação para melhoria de seu desempenho organizacional. As práticas de aprendizagem e inovação oportunizam a melhoria do desempenho organizacional no que tange ao exercício do controle externo e, por conseguinte, à garantia da efetividade das políticas públicas e resultados positivos para a sociedade. |
12 |
Dimensões da inovação em organizações da justiça: proposição de um modelo teórico-metodológico |
Propor um modelo teórico-metodológico que aponte dimensões que influenciam o processo de inovação em organizações da Justiça. |
Pesquisa teórica criação de modelo |
Sistema de Justiça - Tribunais de Justiça |
O sistema de Justiça criou um arcabouço regulador que tem por objetivo fomentar a implementação de inovações que visam a melhorar a prestação de serviços judiciais aos cidadãos. Adoção de novas tecnologias e novos processos organizacionais pode constituir mecanismos úteis para a consecução dos objetivos indicados nos Pactos Republicanos. Definição de padrões e metas para implementar novas técnicas de gestão e governança (pelo CNJ), investimento em tecnologia e aprendizagem. A riqueza de experiências e conhecimentos criou oportunidades para inovações particularmente apropriadas em um momento no qual os orçamentos foram reduzidos e os tribunais necessitavam trabalhar juntos de forma mais eficiente. |
A implementação rápida e bem-sucedida da inovação na Justiça requer liderança, equipes efetivas e capacidade de gerenciar a mudança. A mudança e a inovação na Justiça são politicamente sensíveis, o que também pode sufocar a inovação. Vários autores discutem os fatores necessários para que a inovação ocorra no setor público, reconhecendo ser necessário considerar o caráter multinível dos processos de inovação. |
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O Juiz de Direito como gestor: competências necessárias para uma difícil conciliação de papéis |
Analisar as funções do Juiz de Direito, bem como as competências, possíveis conflitos e estratégias envolvidas no desafio de exercer a função diretiva simultaneamente com a função jurisdicional |
Qualitativa, entrevistas semi-estruturadas. |
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) |
Busca de capacitação ou de aprimoramento para exercer a função administrativa; Treinamento dos funcionários; Reuniões periódicas; Estabelecimento de metas; Diálogo; Ajuda externa da comunidade; |
A pesquisa constatou que a falta de preparo e de conhecimentos do Juiz de Direito para a função diretiva, além da falta de funcionários concursados especificamente para ajudá-lo e assessorá-lo nas questões relacionadas à gestão do foro. A função diretiva, considerada atividade-meio, acaba por afetar negativamente a atividade jurisdicional, atividade-fim do Poder Judiciário, pois essa muitas vezes acaba por ser deslocada para um segundo plano, no caso de premência de certas questões administrativas, para o que contribui também a falta de planejamento, preparo e de infraestrutura institucional |
14 |
Gamification for online training of court professionals in a labour court in sao paulo, brazil (trt-2): what can be implemented in moodle 2.5 |
Comparar a criação da estrutura de um curso on-line sem elementos de jogos com sua versão gamificada. |
Relato de experiência |
Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região. (TRT-2/SP) |
Desenvolvimento de curso a distância gamificados. |
Comparar a criação da estrutura de um curso on-line sem elementos de jogos com sua versão gamificada com elementos que possam motivar e engajar pessoas em contextos de aprendizagem on-line, como completação de atividades, acesso restrito, barra de progresso, badges e quizzes. O curso gamificado apresentou elementos motivacionais maiores que o curso sem gamificação. |
15 |
Management information and judicial knowledge: prospects and challenges |
Refletir sobre a criação de uma unidade capaz de servir de concentrador de habilidades e competências capazes de gerir a informação e o conhecimento? |
Pesquisa teórica proposta de modelo |
Tribunal Regional Federal de Justiça - 1ª região |
Criação de Política de Informação e de Conhecimento Criação Unidade de Inteligência Organizacional (UIO), unidade de natureza inter, multi e transdisciplinar com competência para conduzir ações relativas à CI. |
A proposta de criação da UIO, especializada em GICJ, é uma tentativa de resposta aos movimentos impostos pela sociedade e pela era da informação. Entre tais respostas, emerge a necessária gestão da informação, associada a veículos e repositórios compatíveis com as inovações tecnológicas presentes no mercado, que possibilitem rápida recuperação e inteligente processamento. O valor e utilidade da informação e do conhecimento, seus produtores e clientes devem ser considerados no mapeamento dos ativos organizacionais (tangíveis e intangíveis). |