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RESUMOS/ABSTRACTS

Oswaldo P. Forattini

RAMIREZ PÉREZ, J. – Estudio sobre la anatomía de Rhodnius prolixus. Rev. venez. Sanid. 34:11-98, jan./jun. 1969.

Trata-se de estudo morfológico circunstanciado de Rhodnius prolixus, um dos principais vetores da tripanossomose sulamericana na região norte da América do Sul. As descrições são focalizadas essencialmente para as formas adultas, embora na última parte tenham sido dedicadas ilustrações às fases imaturas, em especial modo, à ninfa de quinto estádio. O trabalho é bastante minucioso e acompanhado por desenhos de ótimo padrão, se bem que às vêzes um tanto esquemáticos. Inicia-se focalizando a morfologia externa para depois dedicar ampla matéria aos vários sistemas e órgãos internos. São feitas também considerações de ordem histológica. Termina com estudo bastante completo dos órgãos sexuais, e da morfologia de formas imaturas, incluindo o embrião na fase de pré-eclosão. Constitue pois, trabalho de apreciável utilidade para os que se dedicam às investigações relativas a essa espécie e aos triatomíneos em geral.

Herbert M. A. Stettiner

HARVEY, R. C. – Química Nuclear; trad, de Fausto W. Lima. São Paulo, Editôra da Univ. S. Paulo, 1969. 163 p.

O físico Werner Heisenberg, numa autobiografia publicada recentemente, preocupa-se com a falha que aparece quando o experimentador que trabalha no campo da física nuclear e o matemático que prevê, por seus cálculos, os resultados obtidos pelo primeiro, tentam comunicar-se em palavras. Necessàriamente usam metáforas baseadas na física clássica que devem servir para descrever e compreender os fenômenos nucleares. Sem omitir completamente as fórmulas matemáticas, Harvey usa o recurso destas metáforas de maneira muito feliz para esclarecer e tornar compreensíveis as descobertas da física e da química nucleares a quem, embora não esteja empenhado nas respectivas pesquisas, precisa estar a par das noções modernas nessas áreas. O livro é subdividido em oito capítulos. Nos três primeiros o autor trata das noções fundamentais referentes ao núcleo do átomo, das fôrças que agem nêle e das teorias sôbre sua estrutura. No quarto e quinto, descreve a desintegração radioativa e as reações de fissão nuclear. O sexto e o sétimo são dedicados ao uso prático das radiações e das reações nucleares, descrevendo a absorção de radiações e o funcionamento de contadores e reatores. Finalmente, o oitavo ocupa-se resumidamente de aplicações da ciência nuclear nos traçadores, na determinação de idades arqueológicas e geológicas, no sistema periódico dos elementos, na astrofísica e em vários outros campos. Uma bibliografia contendo 30 obras de diversos autores sôbre química, física e técnica nuclear abre o caminho para estudos mais amplos e profundos. Um índice compreendendo assuntos e nomes de pesquisadores completa a obra. O livro se recomenda ao químico que necessita do conhecimento dos fenômenos nucleares para compreender as teorias das ligações, ao médico que trabalha com raios X e substâncias radioativas, e ao sanitarista que se ocupa da proteção contra radiações ionizantes, pois fornece os conhecimentos básicos sôbre o núcleo do átomo e suas reações, indispensáveis para aquêles profissionais.

Diogo Pupo Nogueira

TIFFIN, J. & MCCORMICK, E. J. – Psicologia industrial; trad. de Maria Heloisa S. Cappellatto. São Paulo, Editôra da Univ. S. Paulo, 1969. 2 v.

Êste excelente livro, em boa hora editado em perfeita tradução pela Universidade de São Paulo, demonstra de forma evidente a extensão e a importância da Psicologia do Trabalho aplicada à indústria. Após estudar as diferenças de comportamento e a análise de função e requisitos do trabalho, os autores dedicam capítulos diversos à seleção e avaliação do pessoal; ao treinamento; à mensuração das atitudes e do moral; à motivação e à satisfação no trabalho; ao comportamento humano em organizações; aos incentivos e avaliação de funções; ao trabalho e a situação de trabalho e aos erros e acidentes humanos. Um interessante capítulo é dedicado aos aspectos psicológicos do comportamento do consumidor, assunto raramente abordado pelos tratados de psicologia do trabalho. O livro termina com uma revisão muito breve mas extremamente objetiva de estatística descritiva elementar e com um apêndice onde figuram numerosas tabelas de grande valor prático. De leitura fácil e excelente didatismo, êste livro é recomendável não sòmente àqueles que militam no campo da Saúde Ocupacional, mas ainda a diretores de emprêsa, administradores em geral e pessoal interessado na segurança do trabalho.

José Maria Pacheco De Souza

MEYER, P. L. – Probabilidade: aplicações à estatística; trad. de Ruy de C. B. Lourenço Filho. São Paulo, Editôra da Univ. S. Paulo, 1969. 391 p.

Segundo o autor é um livro destinado a um curso de um semestre de Introdução à Teoria da Probabilidade e algumas aplicações. É dirigido principalmente a alunos de Engenharia, os quais, para melhor aproveitamento do material apresentado, devem estar familiarizados com Cálculo Integral Diferencial. O autor emprega linguagem matemática rigorosa, enunciando definições e teoremos cuidadosamente. Em seguida à maioria dêstes enunciados, há comentários, onde o respectivo conceito ou resultado é explicado de maneira intuitiva. O livro apresenta mais de 330 problemas, metade dos quais tem resposta. Sempre que necessário, são apresentados exercícios resolvidos, como exemplo. A disposição dos capítulos é a seguinte:

1 – Introdução à probabilidade.

2 – Espaços Amostrais Finitos.

3 – Probabilidade Condicionada e Independência.

4 – Variáveis Aleatórias Unidimensionais.

5 – Funções de Variáveis Aleatórias.

6 – Variáveis Aleatórias de Duas ou Mais Dimensões.

7 – Caracterização Adicional das Variáveis Aleatórias.

8– Variáveis Aleatórias Discretas: A de Poisson e Outras.

9 – Algumas Importantes Variáveis Aleatórias Contínuas.

10 – A Função Geratriz de Momentos.

11 – Aplicações à Teoria da Confiabilidade.

12 – Somas de Variáveis Aleatórias.

13 – Amostras e Distribuições Amostrais.

14 – Estimação de Parâmetros.

15 – Testes de Hipóteses.

Joaquim Alberto Cardoso de Melo

GOUVEIA, A. J. & HAVIGHURST, R. J. – Ensino médio e desenvolvimento. São Paulo, Editôra da Univ. S. Paulo, 1969. 237 p.

Os autores analisam o processo de desenvolvimento do Brasil, em relação à oferta de emprêgo e outras variáveis, e a influência do desenvolvimento nas atitudes dos estudantes quanto à escolha do ramo de ensino médio. Os países subdesenvolvidos apresentam, como uma de suas características, um maior crescimento das atividades econômicas do setor primário (agricultura, pecuária e mineração). Nesses países essas atividades perduram ainda que em regime de sub-emprêgo. Não exigem preparação escolar além da elementar, e muitas vêzes até mesmo esta é indispensável. Êsses países apresentam uma estrutura sòlidamente estratificada e bastante estável.

Com o início do desenvolvimento do setor secundário, e mesmo terciário, são exigidas novas capacitações e aquisição de habilidades para o trabalho.

São êsses os fatos que os autores analisam, interpretam e correlacionam, levando em conta ainda a ocupação e o grau de instrução dos pais e as variações que o desenvolvimento acarreta nas aspirações, ideais e valores dos jovens. Êsses dados são analisados em função de cada uma das regiões do país. Dizem os autores que, enquanto o ensino primário visa homogeneizar as novas gerações e o superior diversificar e especializar, o ensino médio deve levar em conta, além da capacitação para o trabalho, a formação geral de atividades e sentimentos para com a vida cívica e os propósitos humanos.

Êste livro interessará a políticos, administradores escolares, homens de emprêsa, economistas, sociólogos, educadores em geral e a todos os que se preocupam com as funções sociais do ensino médio.

Luiza Malo Bragança Pernice

VILLALOBOS, J. E. R. – Diretrizes e bases da educação – Ensino e Liberdade. São Paulo, Editôra da Univ. s. Paulo, 1969. 252 p.

Villalobos neste livro pretendeu analisar dados que lhe pareceram relevantes e que lhe permitiram trazer à luz alguns dos fatos que influiram na tramitação do Projeto de Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no Congresso Nacional, e que poderão servir de subsídio à compreensão do drama do ensino brasileiro. O Projeto, enviado à Câmara Federal em 1948, só foi transformado em Lei em 1961.

Inicialmente o autor analisa antecedentes do problema do ensino no Brasil, a partir da Constituição de 1934 e da posição assumida pela Associação Brasileira de Educação com respeito aos dispositivos daquela Carta sôbre o assunto.

A seguir, apresenta as fases pelas quais passou o Projeto entre 1948 a 1961 e finalmente, expressa o autor suas convicções sôbre o tema da liberdade em relação à educação, tema êste presente principalmente na última etapa da discussão do Projeto, tendo em vista a polêmica que o mesmo suscitou entre os Congressistas.

O trabalho consta de 7 capítulos: Diretrizes e Bases, Antecedentes, O Projeto de 1948, A Longa Gestação, Até o Substititutivo de Lacerda, A Câmara Decide, O Epílogo do Congresso, Educação e Liberdade.

O texto definitivo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, promulgada a 20-12-1961, aparece na íntegra no fim do livro.

A obra apresenta interêsse para todos aquêles que se dedicam ao campo do ensino e educação. Traz esclarecimentos ao leitor sôbre um momento decisivo da educação brasileira contemporânea e abre-lhe perspectivas novas para reflexões sôbre questões de ensino.

Ruth Sandoval Marcondes

HOLLAND, J. G. & SKINNER, B. F. – A análise do comportamento. São Paulo, Editôra da Univ. S. Paulo, 1969. 175 p.

"Análise do Comportamento" é uma obra cujo estilo foge ao modêlo convencional dos livros de texto. Seu conteúdo é apresentado sob a forma de instrução programada. Começa com questões simples que vão gradualmente aumentando de complexidade. Como tôda unidade de ensino programado, leva o leitor à aquisição de conhecimentos dentro de seu próprio rítmo de aprendizagem. Holland e Skinner têm exaustivamente trabalhado na pesquisa relacionada à instrução programada.

O livro analisa o comportamento reflexo e condicionado, voluntário e involuntário, o refôrço da resposta, contrôle de estímulos, efeitos da privação, ansiedade, punição sôbre o comportamento e, finalmente, faz a interpretação da personalidade no último capítulo.

É uma obra que poderá ser útil como texto para alunos de um curso de introdução à psicologia, com ênfase na análise do comportamento. Para leitores já versados no assunto, sua leitura pode ser massante, especialmente em virtude de sua apresentação como unidade de instrução programada.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Set 2006
  • Data do Fascículo
    Dez 1970
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