RESUMO Objetivo: O objetivo do artigo é compreender como os discursos da mídia eletrônica apresentam reflexos e refrações das práticas de resistência dos jovens nos espaços organizacionais dos shopping centers. Essas práticas são denominadas atualmente "rolezinhos". Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Considerando os espaços urbanos produzidos socialmente e as cidades como palcos práticos e discursivos de dinâmicas simbólicas segregatórias, analisamos os processos de ocupação dos shopping centers - intitulados pela mídia eletrônica de "rolezinhos" - na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, por jovens da periferia. Principais aspectos metodológicos: Adotamos a análise de discurso francesa como base metodológica da pesquisa. Ocorpus de análise é constituído por discursos presentes em 15 portais eletrônicos de notícias sobre a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, que produziram, durante o ano de 2013, 18 reportagens sobre a ocupação coletiva de shopping centers por jovens da periferia. Síntese dos principais resultados: As práticas de resistência ampliam as fronteiras dos espaços organizacionais, na medida em que deslocam pontos de controle das ações dos sujeitos e questionam a construção do shopping center como espaço organizacional de segregação avesso a grupos sociais desfavorecidos, enfatizando o potencial de resistência e de ressignificação de grupos marginalizados nessas organizações. Principais considerações/conclusões: Entendemos os "rolezinhos" como questionamento dos limites do espaço organizacional que produziram deslocamentos das fronteiras das organizações. Eles são efeitos de alterações de relações de forças socioeconômicas que estavam na rua e, quando expandidas para espaços organizacionais, provocaram tensões que continuam latentes, pois a rua continua sua dinâmica e novamente questionará essas fronteiras.
ABSTRACT Purpose: The aim of this paper is to understand how discourses of electronic media present reflections and refractions of resistance practices of the youth in organizational spaces as shopping malls ; these practices are currently known as Rolezinhos. Originality/gap/relevance/implications: Considering urban spaces as socially produced and cities as practical and discursive stages of symbolic dynamics of segregation, we discuss the processes of occupation of shopping malls in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais, by youngsters from run-down areas, namedRolezinhos by electronic media. Key methodological aspects: We adopted the French Discourse Analysis as the basis of analysis of this research. The analysis corpus consists of discourses present in fifteen electronic news portals of the city of Belo Horizonte, Minas Gerais, which produced during the year 2013 eighteen reports on the collective occupation of shopping malls by youngstersfrom run-down areas. Summary of key results: Resistance practices have expanded the boundaries of organizational spaces once they displace control points of the actions of subjects and question the construction of the shopping malls as organizational space to segregate disadvantaged social groups, emphasizing the potential for resistance and reframing of groups marginalized in these organizations. Key considerations/conclusions: We understand the "rolezinhos" as achallenge of the limits of organizational space that produced border displacement of organizations. They are effects of changes in the relations of socioeconomic forces that were in the streets and, when expanded into organizational spaces, caused tensions which remain latent because the streets continue their dynamics and will again challenge these boundaries.
RESUMEN Objetivo: El propósito de este artículo es entender cómo los discursos de los medios electrónicos presentan reflejos y refracciones de las prácticas de resistencia de los jóvenes en espacios de organización de los centros comerciales, estas prácticas conocidas en la actualidad como "Rolezinhos". Originalidad/laguna/relevancia/implicaciones: Teniendo en cuenta los espacios urbanos producidos socialmente, y las ciudades como escenarios prácticos y discursivos de dinámicas simbólicas de segregación, se analizan los procesos de ocupación de los centros comerciales en la ciudad de Belo Horizonte, Estado brasileño de Minas Gerais, para los jóvenes de la periferia que fueron llamados por los medios electrónicos "Rolezinhos". Principales aspectos metodológicos: Hemos adoptado el análisis del discurso francés como base metodológica de la investigación. El corpus de análisis consiste en discursos presentes en quince portales electrónicos de noticias sobre la ciudad de Belo Horizonte, Minas Gerais, que produjeron durante el año 2013 dieciocho reportajes sobre la ocupación colectiva de los centros comerciales realizada por jóvenes de la periferia. Síntesis de los principales resultados: Prácticas de resistencia amplían los límites de los espacios de organización en la medida que mueven puntos de control de las acciones de los sujetos y cuestionan la construcción del centro comercial como un espacio organizacional de segregación con aversión a grupos sociales desfavorecidos, destacando el potencial de la resistencia y la reformulación de grupos marginados en estas organizaciones. Principales consideraciones/conclusiones: Entendemos los "Rolezinhos" como una manera de cuestionar los límites del espacio de organización que produjeron el desplazamiento de las fronteras de las organizaciones. Ellos son efectos de los cambios de relaciones socioeconómicas que estaban en la calle y que cuando se expanden a los espacios de organización causan tensiones que permanecen latentes, ya que la calle sigue sus dinámicas y nuevamente cuestionará esos límites.