Resumo Este trabalho se propõe a examinar a prática de escrita de Pedro Lozano, um jesuíta que também exerceu a função de historiógrafo na Companhia de Jesus, em meados do século XVIII. O exercício foi realizado a partir de uma missiva por ele destinada ao Procurador Geral, Pe. Bruno Morales. Sabese que a documentação produzida pelos inacianos possui reconhecido valor histórico e etnográfico sendo, por isso, intensiva e extensivamente explorada pelos acadêmicos, assim como por escritores literários. A análise sobre esse tipo de fonte também permite tomar por objeto a prática de escrita desses indivíduos, sobretudo, a partir da reflexão sobre seu “lugar de produção”, bem como sobre a “operação historiográfica” nela empregada, conforme sugeriu Michel de Certeau. Desse modo, não ignorando a existência de uma individualidade na escrita de Lozano, definiu-se -para circunscrever o lugar de onde ele escreve, bem como delimitar a atividade escriturária em si- delinear os limites impostos pela Ordem a partir do exame das Reglas de la Compañia de Jesús, das Constituciones e da autobiografia de Santo Inácio de Loyola. Coadjuvantes no relato de acontecimentos reais, e fazendo uso de uma representação cuja constante era a tensão social, organizava-se um discurso desenvolvido a partir de reiteradas orientações. Estas, expressadas nas cartas e supostamente obedecidas, ao tornar-se prática de leitura e de escrita, ao passo que informavam, também conformavam. Edificavam uma imagem institucional, ao mesmo tempo em que se elaboravam a si. O texto contribuía para a instrução, mas também resultava na construção de seu próprio autor. Se os edificavam, também os identificavam, podendo-se conhecer a Ordem pelo indivíduo, e ao mesmo pelas práticas.
Abstract This paper aims to examine the practice of the writing of Pedro Lozano, a Jesuit who served as a historiographer in the Society of Jesus, in the mideighteenth century. The reflection was made from a letter that he sent to the Attorney General, Father Bruno Morales. It is known that the documentation produced by the Ignatians possesses a recognized historical and ethnographic value, being, therefore, explored by researchers in a recurrent way, as well as by writers alien to the academic milieu of history. An analysis of this type of documentation also allows to consider as an object the practice of the writing of those individuals, above all, from the reflection of their “place of production”, as well as that “historiographical operation” employed in it, as suggested by Michel de Certeau. Thus, not ignoring the existence of an individuality in the writing of Lozano was defined -to circumscribe the place from where he writes as well as to delimit the writing activity itself- delineate the limits imposed by the Order on writing from an examination of the Rules of the Society of Jesus, of the Constitutions and of the autobiography of Saint Ignatius of Loyola. Simultaneously with the story of real events, and making use of a representation whose constant was social tension, a discourse developed from repeated orientations on writing was organized. These, expressed in the Letters, and supposedly obeyed, by becoming a practice of reading and writing, at the same time as they informed, also conformed an accurate idea about what was described and about the author of the writing. They built an institutional image although it also resulted in a construction of the author’s own. At the same time that the Letters were building, the authors were also identified, thus being able to know the Order by the individual as well as by the practices of the same.
Resumen Este trabajo se propone examinar la práctica de la escritura de Pedro Lozano, un jesuita que ejerció la función de historiógrafo en la Compañía de Jesús, a mediados del siglo XVIII. La reflexión fue realizada a partir de una misiva que él destino al Procurador General, Padre Bruno Morales. Se sabe que la documentación producida por los ignacianos posee un reconocido valor histórico y etnográfico, siendo, por ello, explorada por los investigadores de un modo recurrente, así como por escritores ajenos al medio académico de la historia. Un análisis sobre este tipo de documentación permite, además, considerar como objeto la práctica de la escritura de aquellos individuos, sobretodo, a partir de la reflexión de su “lugar de producción”, así como de aquella “operación historiográfica” en ella empleada, tal y como lo sugirió Michel de Certeau. De ese modo, no ignorando la existencia de una individualidad en la escritura de Lozano se definió -para circunscribir el lugar desde dónde él escribe así como para delimitar la actividad escrituraria en sí- delinear los límites impuestos por la Orden a la escritura a partir de un examen de las Reglas de la Compañía de Jesús, de las Constituciones y de la autobiografía de San Ignacio de Loyola. De modo simultáneo con en el relato de los acontecimientos reales, y haciendo uso de una representación cuya constante era la tensión social, se organizaba un discurso desarrollado a partir de reiteradas orientaciones sobre el escribir. Éstas, expresadas en las Cartas, y supuestamente obedecidas, al tornarse práctica de lectura y de escritura, al mismo tiempo que informaban, también conformaban una idea precisa sobre lo descripto y sobre el autor del escrito. Edificaban una imagen institucional aunque también daba por resultado una construcción propia del autor de las mismas. Al mismo tiempo que las Cartas edificaban, también se identificaba a los autores pudiendo así conocer a la Orden por el individuo así como por las prácticas del mismo.